programa de residência multiprofissional em oncologia · (a) na segunda fase do choque séptico,...

8
1 Este Caderno contém 40 questões de múltipla escolha, sendo 30 questões de Conhecimentos Específicos e 10 questões do Sistema Único de Saúde - SUS. Confira se este Caderno de Questões corresponde ao curso para o qual você se inscreveu; em caso contrário comunique, imediatamente, ao fiscal de sala. Além deste Caderno de Questões, você recebeu um Cartão-Resposta, onde deverá registrar as suas respostas utilizando caneta esferográfica azul ou preta. A duração desta prova é de 3 (três) horas. Não será permitido portar, durante a prova, qualquer tipo de aparelho que permita a intercomunicação de mensagens e nenhuma espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, nem a utilização de livros, códigos, manuais, impressos ou quaisquer anotações. O gabarito será divulgado a partir de 14 horas do dia 29 de novembro de 2010, através do site do www.inca.gov.br . Para recursos, você deverá seguir as orientações contidas no item 7 do Edital. Você deverá permanecer no local de realização da prova por, no mínimo, sessenta minutos. Os três últimos candidatos serão retidos em sala até que o último deles entregue a prova ou o tempo esteja esgotado, o que acontecer primeiro. Você só poderá levar o próprio Caderno de Questões caso permaneça na sala até 1 (uma) hora antes do término da prova. Certifique-se de ter assinado a lista de presença. AGUARDE O AVISO PARA INICIAR SUA PROVA INSTITUTO NAC IONAL DO CÂNCER 2011 Área: Enfermagem Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia

Upload: phungcong

Post on 11-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

Este Caderno contém 40 questões de múltipla escolha, sendo 30 questões de Conhecimentos Específicos e 10 questões do Sistema Único de Saúde - SUS.

♦ Confira se este Caderno de Questões corresponde ao curso para o qual você se inscreveu; em caso contrário comunique, imediatamente, ao fiscal de sala.

♦ Além deste Caderno de Questões, você recebeu um Cartão-Resposta, onde deverá registrar as suas respostas utilizando caneta esferográfica azul ou preta.

♦ A duração desta prova é de 3 (três) horas .

♦ Não será permitido portar, durante a prova, qualquer tipo de aparelho que permita a intercomunicação de mensagens e nenhuma espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, nem a utilização de livros, códigos, manuais, impressos ou quaisquer anotações.

♦ O gabarito será divulgado a partir de 14 horas do dia 29 de novembro de 2010, através do site do www.inca.gov.br.

♦ Para recursos, você deverá seguir as orientações contidas no item 7 do Edital.

♦ Você deverá permanecer no local de realização da prova por, no mínimo, sessenta minutos. Os três últimos candidatos serão retidos em sala até que o último deles entregue a prova ou o tempo esteja esgotado, o que acontecer primeiro.

♦ Você só poderá levar o próprio Caderno de Questões caso permaneça na sala até 1 (uma) hora antes do término da prova.

♦ Certifique-se de ter assinado a lista de presença.

AGUARDE O AVISO PARA INICIAR SUA PROVA

INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER

2011 Área: Enfermagem

Programa de

Residência

Multiprofissional

em Oncologia

2

3

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 01 Sr. Almerindo, 62 anos, de descendência escandinava, alcoolista, foi levado por sua esposa, à unidade de pronto atendimento, próxima a sua residência, com queixa de fadiga, parestesia nos MMII, dificuldade em manter o equilíbrio, diarreia moderada, sangramento gengival e língua dolorida. Os resultados dos exames laboratoriais mostraram que o paciente apresentava moderada eritropenia, leucopenia e plaquetopenia, níveis elevados de homocisteína e ácido metilmalônico. Com base na avaliação clínica e no resultado laboratorial, o tipo de anemia diagnosticada pelo médico é a: (A) Ferropriva. (B) Hemolítica. (C) Megaloblástica. (D) Mielodisplásica. 02 Dentre as ações de cuidado realizadas pela enfermeira voltadas à prevenção de complicações no cliente em diálise peritonial, assinale a afirmativa referente à prevenção da peritonite: (A) Avaliar os sinais vitais antes, durante e após a

sessão de diálise. (B) Proceder a lavagem das mãos após a troca do

curativo do cateter de diálise. (C) Aquecer o líquido para os banhos da diálise em

calor úmido a 37o C. (D) Orientar o cliente quanto à importância do

esvaziamento da bexiga e do intestino antes das sessões.

03 É correto afirmar que: (A) na segunda fase do choque séptico, referida como

hiperdinâmica ou quente, o paciente torna-se aquecido ou hipertérmico, com a pele quente e ruborizada.

(B) o choque neurogênico pode resultar da ação depressora de medicamentos ou da falta de glicose.

(C) durante a anestesia espinhal ou epidural, deve-se manter a cabeceira da maca reta, para evitar o choque neurogênico.

(D) no choque anafilático, a adrenalina não pode ser administrada devido a sua ação vasoconstritora.

04 O grupo de medicamentos utilizados na angina pectoris cujos mecanismos primários de ação estão voltados à redução da pré-carga, diminuição da pós-carga e têm efeito vasodilatador em segmentos de canais coronarianos colaterais são os: (A) Digitálicos. (B) Betabloqueadores. (C) Nitratos. (D) Diuréticos.

05 Para que a enfermeira implemente uma terapêutica adequada ao cliente que se encontra com dor, é necessário conhecimento acerca da base fisiológica da dor, as consequências fisiológicas e psicológicas da dor aguda e crônica, bem como os métodos disponíveis de tratamento. É correto afirmar que: (A) Na Síndrome de Guillain-Barré, a dor muscular é

intermitente, intensa e em queimação; pode ser tratada com anticonvulsivantes e aplicação de gelo.

(B) A Fibromialgia é uma síndrome de dor crônica caracterizada por dor musculoesquelética generalizada, fatigabilidade e distúrbio do sono; o tratamento consiste no uso de antidepressivos tricíclicos, redução do estresse.

(C) Se um paciente faz uso de naltrexone, apresenta uma dor aguda; o tratamento consiste de pequenas e contínuas doses de opioides.

(D) A dor aguda em pacientes com anemia falciforme e função renal comprometida pode ser controlada com analgésicos opioides administrados por bomba de analgesia controlada, uso de compressas quentes e/ou frias e elevação da parte afetada do corpo.

06 A eficácia e efetividade no uso de agentes analgésicos para o tratamento e alívio da dor estão relacionadas a fatores, como histórico de problemas de saúde, uso de medicamentos e a resposta do paciente à conduta selecionada. Nesse sentido podemos afirmar que: I antes de administrar um analgésico, deve-se avaliar

a intensidade da dor antes e depois da terapia medicamentosa.

II as prescrições farmacológicas são mais efetivas quando se emprega uma conduta de analgesia balanceada ou unimodal.

III a administração de analgésicos com base no tempo de ação impede que o nível sérico do medicamento caia até um nível subterapêutico e a dor se torne intensa.

IV o uso de opioides e de anti-inflamatórios não esteroides de maneira simultânea pode maximizar o alívio da dor e os efeitos potencialmente tóxicos dos analgésicos.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) INCORRETA(S): (A) I e IV (B) I, II e III (C) III (D) II e III 07 Que tipo de medicamento é contraindicado a pacientes com diagnóstico de glomerulonefrite pós-estreptocócica, pois podem agravar a retenção hídrica e a hipertensão, além de interferir nos mecanismos de defesa do organismo proporcionando a invasão de patógenos hospitalares? (A) Corticoides. (B) Digitálicos. (C) Diuréticos. (D) Analgésicos.

4

08 O Sr. Manolo tem 65 anos, casado, lúcido, orientado, encontra-se no CTI após 24 horas de pós-operatório de cirurgia de revascularização do miocárdio (RM). Tem histórico de êmbolos pulmonares e está recebendo 1000 UI/h de heparina endovenosa. Ao ser avaliado pela enfermeira do CTI, o paciente apresentava temperatura de 38.6ºC, frequência cardíaca de 84 batimentos por minuto com ritmo sinusal normal, pressão arterial de 110/70 mmHg e respiração superficial, com sons respiratórios claros, mas diminuídos nas bases. Quando perguntado sobre seu estado geral, informou ter sentido um pouco de desconforto no tórax, uma sensação de peso e medo de inspirar profundamente por causa da dor. O paciente também relatou que, ao tentar tossir, só conseguia limpar a garganta. Com base nesses dados, que diagnóstico de enfermagem você daria para esse paciente? (A) Padrão respiratório ineficaz. (B) Termoregulação ineficaz. (C) Risco para diminuição do débito cardíaco. (D) Desobstrução ineficaz de vias aéreas. 09 A Leucemia Mieloide Aguda (LMA) caracteriza-se pela proliferação excessiva de células blásticas na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais. É o tipo de leucemia não-linfocítica mais comum, com incidência maior em adultos. A maioria dos sinais e sintomas da LMA derivam da produção insuficiente de células sanguíneas normais, tais como: febre, fadiga, infecção, sangramento, fraqueza e dor óssea. Marque a alternativa referente ao cuidado de enfermagem para prevenção de complicações em pacientes com diagnóstico de enfermagem de risco de sangramento e lesão secundária à trombocitopenia/coagulação alterada. (A) Estimular o uso de supositórios ou enemas para

evitar a constipação. (B) Inspecionar os locais de punção endovenosa

constantemente. (C) Administrar terapia transfusional apenas por acesso

venoso profundo. (D) Verificar a temperatura corporal por via retal. 10 O uso do cateter balão Sengstaken-Blakemore em pacientes portadores de varizes esofagianas para o tamponamento do sangramento tem sido limitado aos casos de hemorragia maciça não controlada com a terapia endoscópica e/ou farmacológica, devido ao risco de complicações, como necrose do esôfago, perfuração esofágica e aspiração pulmonar. Dentre os cuidados de enfermagem listados abaixo, marque a medida a ser utilizada pela enfermeira para prevenir a necrose esofagiana: (A) Manter a pressão do balão esofágico igual à da

pressão arterial média. (B) Reduzir a pressão e a tração nos balões. (C) Desinsuflar os balões por 5 minutos em intervalos

de 8 a 12 horas. (D) Manter o cateter-balão insuflado por 24 horas. 11 São cuidados de enfermagem implementados pela enfermeira para o tratamento de pacientes com sangramento do trato gastrintestinal superior, EXCETO: (A) Iniciar terapia transfusional lenta se o paciente

apresentar taquicardia, sudorese e extremidades frias.

(B) Instalar sonda nasogástrica para monitorar a quantidade, avaliar o aspecto do sangramento e prevenir náuseas e vômitos.

(C) Administrar antiácidos prescritos, se o pH das secreções gástricas for menor do que 4.

(D) Monitorar sinais vitais, saturação de oxigênio e os valores da hemoglobina e do hematócrito para avaliação do sangramento.

12 Conceição, 44 anos, casada e com um filho de 10 anos, submeteu-se a uma cirurgia para ressecção de um tumor colorretal classe C, de Dukes, sendo necessária a realização de uma colostomia de proteção. Após passar o efeito da anestesia, o cirurgião foi conversar com a paciente e seu esposo, explicando-lhes que o prognóstico de cura era de 90% e por essa razão ele decidiu realizar esse tipo de colostomia. Os registros de enfermagem nas primeiras 48 horas de pós-operatório relatam que a paciente apresentou episódios de dor abdominal e náuseas, dificuldade em aceitar a dieta oferecida, a pele ao redor do estômago encontra-se levemente avermelhada, e o balanço hídrico apresenta uma perda de 2000 ml de líquidos referentes à eliminação urinária e à drenagem fecal. Diante das evidências apresentadas, marque a opção que apresenta os diagnósticos de enfermagem que requerem uma intervenção imediata da enfermeira do setor: (A) Disfunção sexual relacionada à alteração da

imagem corporal; risco de prejuízo para integridade da pele relacionado à irritação da pele periostomal pelo efluente.

(B) Ansiedade relacionada à perda do controle intestinal; potencial alteração da nutrição relacionada à privação de alimentos.

(C) Déficit de conhecimento sobre o procedimento e o preparo no pré-operatório; distúrbio da imagem corporal.

(D) Risco para um déficit de volume relacionado à anorexia, a vômitos e à perda de líquidos e eletrólitos do trato gastrintestinal; risco de prejuízo para integridade da pele relacionado à irritação da pele periostomal pelo efluente.

13 Uma das causas mais comuns de hipotensão postural em pacientes com problemas cardíacos refere-se ao: (A) aumento do volume de líquidos ou sangue no

sistema circulatório. (B) efeito autonômico insuficiente sobre a constrição

vascular. (C) mecanismo de vasoconstrição periférica elevado. (D) volume diastólico reduzido. 14 Ao examinar uma fita de ritmo cardíaco de um paciente em um serviço de emergência cardiológica, a enfermeira Carol detectou as seguintes alterações no traçado: frequências ventricular e atrial inferiores a 60, ritmos ventricular e atrial regulares, formato e duração do QRS regularmente anormais e onda P na frente de cada QRS. Essas alterações no ECG caracterizam uma: (A) arritmia sinusal. (B) taquicardia atrial paroxística. (C) bradicardia sinusal. (D) fibrilação atrial.

5

15 A Síndrome de Gullian-Barré é um distúrbio do sistema nervoso periférico de progressão rápida e etiologia desconhecida, que na maioria das vezes é precedida por uma infecção respiratória ou gastrintestinal. Os sintomas iniciais dessa síndrome são: (A) formigamento, dormência e fraqueza muscular nos

membros superiores. (B) atrofia muscular, dormência e formigamento nos

quatro membros. (C) paralisia dos músculos faciais, lacrimejamento

aumentado e dor atrás do ouvido. (D) dor penetrante, contratura súbita da boca e pressão

vascular. 16 A retenção urinária relacionada à incapacidade de urinar espontaneamente é um dos principais diagnósticos de enfermagem apresentados por pacientes com lesão raquimedular aguda (LMA). Marque nas alternativas que se seguem o cuidado de enfermagem que deve ser prescrito pela enfermeira para pacientes com LMA:

(A) Instalar cateter vesical de demora. (B) Estimular o uso da armação de halo. (C) Realizar cateterismo intermitente. (D) Medir diurese a cada 4 horas. 17 Os acidentes vasculares cerebrais do tipo hemorrágicos podem ser causados por:

(A) arritmias cardíacas. (B) fibrilação atrial. (C) embolia pulmonar. (D) malformações arteriovenosas. 18 O edema pulmonar caracteriza-se pelo acúmulo anormal de líquidos nos espaços intersticiais ou nos alvéolos. O fármaco utilizado no tratamento do edema pulmonar que possibilita a redistribuição do sangue a partir da circulação pulmonar para outras partes do corpo é: (A) Morfina. (B) Diurético de alça. (C) Digitálico. (D) Anti-inflamatório não-esteroide. 19 É INCORRETO afirmar que os cuidados de enfermagem a serem prestados pela enfermeira a pacientes com insuficiência cardíaca congestiva em uso de diuréticos incluem: (A) verificar os resultados laboratorias para a depleção

eletrolítica de potássio, magnésio e sódio. (B) administrar o diurético no período da tarde para

evitar a noctúria. (C) monitorar possíveis reações adversas, como

náuseas, agitação, fraqueza e disritmias cardíacas. (D) prever o potencial de ototoxidade em pacientes que

estão recebendo um diurético de alça. 20 O efeito colateral resultante da utilização da veia safena magna para a revascularização miocárdica com bypass cardiopulmonar é: (A) infecção no sítio cirúrgico por contaminação pelo

trato gastrintestinal. (B) lesão do nervo ulnar. (C) edema no membro do qual o vaso foi retirado. (D) diminuição da resposta vasovagal.

21 Qual solução hidroeletrolítica utilizada em pacientes hipovolêmicos pode ser administrada concomitantemente com sangue e derivados? (A) Ringer lactato. (B) Soro fisiológico a 0,9%. (C) Soro glicosado a 5%. (D) Soro glicofisiológico a 0.45%. 22 O oxigênio em excesso pode exercer efeitos tóxicos sobre os pulmões e o sistema nervoso central. O procedimento não invasivo de monitorização contínua da saturação de oxigênio da hemoglobina é: (A) Gasometria arterial. (B) Fluoroscopia. (C) Angiografia pulmonar. (D) Oximetria de pulso. 23 São considerados fatores de risco para a pneumonia em pacientes hospitalizados: (A) terapia respiratória com equipamento que não foi

limpo adequadamente e uso prolongado de antibióticos.

(B) neutropenia e tabagismo. (C) intoxicação alcoólica e reflexo da tosse deprimido. (D) herpes simples e broncoaspiração. 24 As causas da anemia aplástica podem estar relacionadas a fatores congênitos, adquiridos ou idiopáticos. Dentre as substâncias mais comuns que produzem aplasia incluem-se: (A) benzeno e anti-histamínicos. (B) analgésicos e antimicrobianos. (C) medicamentos antitireoidianos e metais pesados. (D) sulfonamidas e componentes de ouro. 25 Você está cuidando de um paciente com septicemia e que está recebendo agora uma transfusão de duas unidades de hemáceas. O paciente tem um pico de temperatura de 38,5 oC, calafrios e hipotensão, após a metade da segunda unidade ter sido transfundida. Qual complicação transfusional pode estar associada aos sinais e sintomas apresentados pelo paciente e que intervenções de enfermagem devem ser prescritas? (A) Reação alérgica; suspender imediatamente a

transfusão e administrar anti-histamínico. (B) Reação não hemolítica; administrar antipiréticos e

adicionar, durante o processo, um filtro de redução de leucócitos ao equipo de transfusão de sangue.

(C) Contaminação bacteriana; interromper o resto da transfusão, manter a linha endovenosa aberta, administrar soro fisiológico, corticoides e vasopressores e encaminhar as bolsas de sangue para teste e cultura no banco de sangue.

(D) Reação hemolítica aguda; interromper a transfusão imediatamente, coletar amostras de sangue e urina para evidenciar a hemólise, manter o volume sanguíneo e a perfusão renal.

6

26 As principais metas do plano de cuidados de enfermagem para o paciente submetido à cirurgia renal incluem a manutenção da limpeza eficaz das vias áreas, do padrão respiratório, do débito cardíaco, da eliminação urinária, do equilíbrio hídrico, o alívio da dor e desconforto e a ausência de complicações. Nas alternativas abaixo, assinale a prescrição de enfermagem que NÃO está relacionada ao diagnóstico de enfermagem padrões alterados de eliminação urinária relacionados à drenagem urinária, alto risco de infecção associado à drenagem urinária: (A) Utilizar luvas e solução de irrigação estéril e um

sistema fechado de drenagem e irrigação. (B) Ajudar o paciente na mobilização no leito e a

deambular, para evitar o deslocamento ou a retirada acidental do stent urinário ou dos cateteres urinários.

(C) Avaliar a adequação do débito urinário e a patência do sistema de drenagem.

(D) Instalar toda terapia parenteral em bomba infusora. 27 A hipotensão é considerada uma complicação comum durante uma sessão de hemodiálise. Essa ocorrência é causada por: (A) ultrafiltração rápida. (B) difusão lenta. (C) osmose reversa. (D) pressão negativa. 28 No infarto agudo do miocárdio (IAM), várias enzimas e izoenzimas são liberadas. As primeiras enzimas a apresentar níveis elevados no sangue e que confirmam o diagnóstico de IAM pertencem ao grupo das: (A) Mioglobinas. (B) Creatino-cinases. (C) Transaminases. (D) Desidrogenases. 29 A bexiga neurogênica resulta de uma lesão do sistema nervoso que pode ser causada por: (A) Hipertensão arterial. (B) Disco vertebral herniado. (C) Insuficiência renal aguda. (D) Neoplasia renal. 30 No traumatismo renal, a manifestação mais comum que sugere a possibilidade de lesão renal é: (A) Hipertermia. (B) Hipóxia. (C) Cianose. (D) Hematúria.

SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS 31 O Conselho de Saúde é uma das instâncias colegiadas do Sistema Único de Saúde (SUS) que deve existir em cada esfera do governo – federal, estadual e municipal. Sobre os Conselhos de Saúde, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) São órgãos colegiados compostos por representantes do governo, prestadores de serviços, profissionais de saúde e usuários.

( ) Atuam na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente.

( ) O chefe do poder executivo, em cada instância, homologa as decisões dos Conselhos de Saúde.

( ) Os Conselhos de Saúde devem se reunir de 4 em 4 anos, com a representação dos vários segmentos.

Assinale a opção cuja sequência está correta:

(A) F, F, V, V. (B) V, F, V, F. (C) V, V, V, F. (D) V, V, F, F. 32 Junto ao Artigo 10º da Lei no 8.080, de 1990, os municípios poderão constituir consórcios para desenvolver em conjunto as ações e os serviços de saúde do que lhes correspondam. No seu parágrafo primeiro, aplica-se aos consórcios administrativos intermunicipais um certo princípio, e os respectivos atos constitutivos disporão sobre sua observância. Esse princípio mencionado nesse parágrafo é o:

(A) da direção única. (B) da livre concorrência. (C) da executividade. (D) da corroboração intermunicipal 33 Quanto à Lei no 8.080/90, assinale a alternativa INCORRETA.

(A) Entende-se por vigilância epidemiológica um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

(B) Entende-se por saúde do trabalhador, para fins dessa lei, um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.

(C) As comissões intersetoriais de âmbito nacional terão a finalidade de articular políticas e programas de interesse para a saúde, cuja execução envolva áreas compreendidas no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS.

(D) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios exercerão em seu âmbito administrativo acompanhamento, avaliação e divulgação do nível de saúde da população e das condições ambientais.

7

34 Segundo a Norma Operacional da Assistência à Saúde 01/2002, a base territorial de planejamento da atenção à saúde, definida pela secretaria estadual de saúde, considerando as características demográficas, socioeconômicas, geográficas, sanitárias, epidemiológicas e oferta de serviços, entre outras, corresponde ao conceito de: (A) município – polo. (B) região de saúde. (C) módulo assistencial de saúde. (D) município – sede. 35 De acordo com a NOB – SUS 01/96, a atenção à saúde compreende três grandes campos a saber: (A) regionalização, intervenções ambientais, cálculo de

indicadores de saúde. (B) intervenção ambiental, regionalização da saúde e

formação de profissionais. (C) assistência, intervenções ambientais, políticas

externas. (D) assistência, atenção básica e medicação. 36 O conjunto de propostas regulamentado na Norma Operacional da Assistência à Saúde – NOAS SUS/2001 assume a regionalização como macroestratégia fundamental para o aprimoramento do processo de descentralização na implantação do SUS. Acerca da NOAS-SUS/2001, é correto afirmar que: I em cada estado, as Secretarias Estaduais de Saúde

devem promover um processo de planejamento integrado entre as Secretarias Municipais de Saúde que resulte em um Plano Diretor de Regionalização.

II a estratégia de ampliação da Atenção Básica parte da identificação de um conjunto de ações necessárias para uma atenção adequada aos problemas de saúde, mais frequentes na maior parte do território brasileiro, bem como da necessidade de garantir que essas ações sejam ofertadas com qualidade e efetividade no âmbito municipal, o mais próximo possível do local de residência dos usuários.

III do ponto de vista do modelo assistencial, um eixo importante para a ampliação e qualificação da Atenção Básica é a estratégia de Saúde da Família.

IV o conceito de Atenção Básica Ampliada se relaciona ao conjunto de ações do primeiro nível de atenção em saúde, que deve ser ofertado por todos os municípios do País, em seu próprio território, com qualidade e suficiência para sua população.

Assinale a opção cuja sequência está correta: (A) I e III, somente. (B) I, III e IV, somente. (C) II e IV, somente. (D) I, II, III e IV.

37 Segundo a Estimativa de Incidência de Câncer no Brasil 2010 (INCA), indique a ordem correta de incidência de câncer estimado para 2010, em ordem decrescente: (A) Pele do tipo não-melanoma – próstata – mama – cólon e

reto – pulmão (B) Pulmão – próstata – mama - pele do tipo não- melanoma

– colo do útero (C) Pulmão – próstata - Pele do tipo não-melanoma – mama

– colo do útero (D) Pele do tipo não-melanoma – próstata – pulmão – mama

– cólon e reto 38 Sobre o câncer de mama, assinale a alternativa INCORRETA: (A) A amamentação, a prática de atividade física e a

alimentação saudável com a manutenção do peso corporal estão associadas a um menor risco de desenvolver esse tipo de câncer.

(B) Mulheres que apresentam mutação nos genes BRCA1 e BRCA2 têm 85% de chance de desenvolver câncer de mama antes dos 70 anos de idade.

(C) Para as mulheres de grupos populacionais considerados de risco elevado para câncer de mama (com história familiar de câncer de mama em parentes de primeiro grau), recomendam-se o exame clínico da mama e a mamografia, anualmente, a partir de 35 anos.

(D) As recomendações do Ministério da Saúde para detecção precoce e diagnóstico desse câncer são baseadas no Documento de Consenso para Controle do Câncer de Mama, de 2004, que considera como principais estratégias de rastreamento um exame mamográfico, pelo menos a cada ano, para mulheres de 50 a 69 anos, e o exame clínico anual das mamas, para mulheres de 40 a 49 anos.

39 Segundo a Estimativa de Incidência de Câncer no Brasil 2010 (INCA), o uso de drogas anti-inflamatórias não esteroidais, como o AAS (ácido acetil salicílico) e a TRH (terapia de reposição hormonal), tem mostrado ser: (A) fator protetor contra o câncer de cólon e reto e de

mama. (B) fator protetor contra o câncer de mama e associado

ao aumento do câncer de cólon e reto. (C) fator protetor contra o câncer de cólon e reto e fator

associado ao aumento do câncer de mama. (D) fator associado ao aumento do câncer de cólon e

reto e do câncer de mama. 40 Em relação às diferenças dos tumores pediátricos e dos tumores de adulto, assinale a afirmativa correta: (A) Os tumores pediátricos apresentam menores

períodos de latência, se comparados aos tumores do adulto.

(B) Os tumores pediátricos, em geral, crescem mais devagar e são menos invasivos do que os tumores do adulto.

(C) Os tumores pediátricos respondem ao tratamento da mesma maneira que os tumores do adulto.

(D) Os tumores pediátricos são mais comuns no sexo feminino, assim como os tumores do adulto.

8