residÊncia multiprofissional 2016

20
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL Av. Marechal Campos, 1468 Bonfim/Maruípe - Vitória ES CEP: 29.040 -090 Tel / Fax: (27)3335 7219 Nome: Documento: Data de nascimento ( ) Residência multiprofissional Área:____________________________________ ( ) Residência uniprofissional: clínica médica ( ) Residência uniprofissional: clínica cirúrgica ( ) Residência uniprofissional: patologia clínica Assinatura do candidato RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL 2016 CONCURSO DE SELEÇÃO DE RESIDENTE MULTIPROFISSIONAL PROVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA COREMU CCS/HUCAM INSTRUÇÕES AOS CANDIDATOS Verifique se este caderno contém um total de 50 questões, numeradas de 1 a 50. Caso contrário, solicite ao fiscal da sala outro caderno completo. A prova terá duração de 4 horas, incluindo o tempo para preenchimento da folha de respostas. Cada candidato receberá uma folha de respostas, que deverá ser devidamente assinada e preenchida com caneta esferográfica azul ou preta. As folhas de respostas deverão permanecer sem qualquer sinal de dobra ou amassado. Não deixe questões sem resposta. Não será permitido o uso de celulares, calculadoras e outros equipamentos eletrônicos. Preencha apenas uma letra (alternativa) para cada questão. Mais de uma resposta anulará a questão. O candidato só poderá sair após 1 hora do início da prova. Somente será permitida a saída de um candidato da sala de exames quando acompanhado por um fiscal. As folhas de respostas que não forem entregues até 4 horas do início da prova serão recolhidas. O candidato somente poderá levar o caderno de provas, depois de decorridas 03 (três) horas do início da prova. Sugerimos que reserve alguns minutos da prova para copiar o gabarito para posterior conferência com o gabarito oficial. A prova e o gabarito oficial serão divulgados pela internet até o dia 02/02/2016 no site www.residenciamultiprofissional.ufes.br. BOA PROVA!

Upload: duonghanh

Post on 07-Jan-2017

238 views

Category:

Documents


8 download

TRANSCRIPT

Page 1: RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL 2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL

Av. Marechal Campos, 1468 – Bonfim/Maruípe - Vitória – ES CEP: 29.040 -090 – Tel / Fax: (27)3335 – 7219

Nome:

Documento: Data de nascimento

( ) Residência multiprofissional Área:____________________________________ ( ) Residência uniprofissional: clínica médica ( ) Residência uniprofissional: clínica cirúrgica ( ) Residência uniprofissional: patologia clínica

Assinatura do candidato

RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL 2016 CONCURSO DE SELEÇÃO DE RESIDENTE MULTIPROFISSIONAL

PROVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA COREMU CCS/HUCAM

INSTRUÇÕES AOS CANDIDATOS

Verifique se este caderno contém um total de 50 questões, numeradas de 1 a 50. Caso contrário, solicite ao fiscal da sala outro caderno completo. A prova terá duração de 4 horas, incluindo o tempo para preenchimento da folha de

respostas. Cada candidato receberá uma folha de respostas, que deverá ser devidamente

assinada e preenchida com caneta esferográfica azul ou preta. As folhas de respostas deverão permanecer sem qualquer sinal de dobra ou amassado. Não deixe questões sem resposta. Não será permitido o uso de celulares, calculadoras e outros equipamentos

eletrônicos. Preencha apenas uma letra (alternativa) para cada questão. Mais de uma resposta

anulará a questão. O candidato só poderá sair após 1 hora do início da prova. Somente será permitida a saída de um candidato da sala de exames quando

acompanhado por um fiscal. As folhas de respostas que não forem entregues até 4 horas do início da prova serão

recolhidas. O candidato somente poderá levar o caderno de provas, depois de decorridas 03

(três) horas do início da prova. Sugerimos que reserve alguns minutos da prova para copiar o gabarito para posterior

conferência com o gabarito oficial. A prova e o gabarito oficial serão divulgados pela internet até o dia 02/02/2016 no site

www.residenciamultiprofissional.ufes.br.

BOA PROVA!

Page 2: RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL 2016

2

Processo Seletivo para o Programa de Residência Uniprofissional – Medicina Veterinária

CONHECIMENTOS GERAIS

QUESTÃO 01 A sarna é uma enfermidade dermatológica muito frequente em cães e gatos, sendo causado por ácaros parasitas da pele. Sobre essa enfermidade, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. As sarnas sarcóptica e demodécica são as mais frequentes em cães e um raspado superficial é suficiente para o diagnóstico

II. A sarna notoédrica é mais comum em gatos, sendo muito contagiosa e pruriginosa, iniciando geralmente as orelhas e cabeça.

III. A sarna otodécica é a sarna auricular de cães e gatos, mas pode afetar raposas, furões e outros carnívoros silvestres. Determina irritação no conduto auditivo, com formação de crostas e cerúmen escuro.

IV. No diagnostico parasitológico pela observação dos ácaros em lâmina, se diferencia o gênero Sarcoptes de Demodex pelo formato do corpo, sendo o ácaro Demodex arredondado e Sarcoptes alongado.

V. A sarna é causada por ácaros, sendo transmitidos apenas por contato, portanto não há necessidade de outras medidas além do tratamento químico da sarna.

a. As alternativas II e V estão corretas. b. As alternativas II e III estão corretas. c. As alternativas I e IV estão corretas. d. As alternativas I e V estão corretas. e. As alternativas III e V estão corretas.

QUESTÃO 02

A verminose canina é observada mais frequentemente em filhotes, causada principalmente por helmintos dos gêneros Ancylostoma e Toxocara. Esses dois parasitos e suas consequências ao infectarem o animal, apresentam muitas características comuns, porém também apresentam algumas diferenças. Considerando este assunto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:

I. Com relação a forma de infecção, ambos (Ancylostoma e Toxocara ) podem infectar o cão por ingestão oral e também por via percutânea.

II. O sinal clínico mais comum da enfermidade são as mucosas hipocoradas devido a anemia, relacionada ao habito hematófago de Ancylostoma e Toxocara.

III. Nas infecções pelos dois helmintos pode haver quadros de pneumonia transitória devido a passagem de larvas pelos pulmões.

IV. No exame coproparasitológico, os ovos de Toxocara podem ser reconhecidos por serem ovos morulados e os de Ancylostoma por serem arredondados e de coloração castanho escuro.

V. A transmissão perinatal de formas larvares pode ser reduzida por meio da administração de febendazole oral nas fêmeas, antes e após o parto.

a. Todas as alternativas estão corretas b. As alternativas II, III e IV estão corretas. c. As alternativas I e IV estão corretas.

Page 3: RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL 2016

3

d. As alternativas III e V estão corretas. e. As alternativas III, IV e V estão corretas.

QUESTÃO 03 Segundo o RIISPOA, quanto aos padrões microbiológicos e químicos, a água deve apresentar as seguintes características, exceto:

a. Não demonstrar, na contagem global mais de 500 (quinhentos) germes por mililitro; b. Não demonstrar no teste presuntivo para pesquisa de coliformes maior número de

germes do que os fixados pelos padrões para 5 (cinco) tubos positivos na série de 10 ml (dez mililitros) e 5 (cinco) tubos negativos nas séries de 1 ml (um mililitro) e 0,1 ml (um décimo de mililitro) da amostra;

c. A água deve ser límpida, incolor, sem cheiro e de sabor próprio, agradável; d. Presença de nitrogênio nitroso e de sulfídrico; e. Grau de dureza inferior a 20 (vinte).

QUESTÃO 04

Quanto ao controle de roedores, todas são técnicas utilizadas com eficiência, exceto:

a. Através do uso simples de raticidas; b. Orientação de profissionais treinados; c. Modificações de ambiente necessárias para reduzir as possibilidades de ingresso de

ratos dentro dos ambientes; d. Envolvimento de diversos setores dentro de uma empresa; e. Implantação de um programa de conscientização de funcionários com a apresentação

de palestras e campanhas educativas sobre o assunto.

QUESTÃO 05 Durante as primeiras 3 ou 4 horas após uma hemorragia ocorrem mecanismos compensatórios para restaurar o volume de sangue perdido. Dentre os mecanismos está a reabsorção do líquido intersticial para dentro dos capilares. Esse mecanismo compensatório pode ser limitado por duas situações. Assim, marque a alternativa que representa as limitações da reabsorção intersticial após processo hemorrágico:

a. Redução na pressão hidrostática do líquido intersticial e pressão oncótica do líquido intersticial normal

b. Pressão hidrostática do líquido intersticial normal e aumento na pressão oncótica do líquido intersticial

c. Redução na pressão hidrostática do líquido intersticial e aumento na pressão oncótica do líquido intersticial

d. Aumento na pressão hidrostática do líquido intersticial e redução na pressão oncótica do líquido intersticial

e. Redução na pressão hidrostática do líquido intersticial e redução na pressão oncótica do líquido intersticial

QUESTÃO 06

A diarreia é tida como o aumento da frequência de defecação ou volume fecal. O volume na diarreia aumenta muitas vezes, principalmente, pelo aumento do conteúdo de água, e a água no intestino resulta de (1) água ingerida, (2) água secretada pelas glândulas do sistema gastrointestinal e (3) água secretada ou perdida diariamente através do epitélio mucoso.

Page 4: RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL 2016

4

Sabendo que o volume fecal de água é a soma da água ingerida e da água secretada, menos a água absorvida, assinale a alternativa que melhor nomeia as figuras A, B e C, respectivamente.

a. Diarreia má-absortiva, fluxo gastrointestinal de água normal, diarreia hipersecretória

b. Fluxo gastrointestinal de água normal, diarreia má-absortiva, diarreia hipersecretória

c. Diarreia má-absortiva, diarreia hipersecretória, fluxo gastrointestinal de água normal

d. Fluxo gastrointestinal de água normal, diarreia hipersecretória, diarreia má-absortiva

e. Diarreia hipersecretória, diarreia má-absortiva, fluxo gastrointestinal de água normal

QUESTÃO 07

O itraconazol é um antifúngico do grupo dos triazois usado para o tratamento de diversas infecções. Possui maior espectro de ação e menores manifestações de efeitos colaterais. Estudos em cães revelam que, após administração oral, o itraconazol atinge concentração plasmática ao redor de 3 h, com meia-vida plasmática de 8-12 h e biodisponibilidade máxima quando administrado após as refeições. Analise as opções abaixo e responda corretamente:

I – A administração do itraconazol junto ao alimento favorece sua absorção, uma vez que o mesmo é altamente lipofílico

II – A alta lipossolubilidade do itraconazol permite que aproximadamente 99% do mesmo se ligue às proteínas plasmáticas

III – O itraconazol se distribui amplamente, porém se liga fracamente à queratina diminuindo assim, seus níveis na pele.

a. Somente a alternativa III é verdadeira b. Somente as alternativas I e III são verdadeiras c. Somente as alternativas II e III são verdadeiras d. Somente as alternativas I e II são verdadeiras e. Nenhuma das alternativas são verdadeiras

QUESTÃO 08 O gráfico a seguir mostra a curva de concentração plasmática de um medicamento após administração oral em dose única. Analise as afirmações referentes ao gráfico e marque a alternativa correta.

FO

NT

E:

Cun

nin

gh

am

, J.G

.; K

lein

, B

.G.

(20

08)

FO

NT

E:

Cun

nin

gh

am

, J.G

.; K

lein

, B

.G.

(20

08)

Page 5: RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL 2016

5

I – O pico de concentração máxima (Cmáx) representa a concentração mais elevada no compartimento intravascular após administração oral do medicamento

II – O tempo do pico de concentração máxima (Tmáx) representa o tempo necessário para que ocorra o pico da concentração máxima e possui íntima relação com a velocidade de absorção do medicamento

III – A Área sob a curva de concentração (ASC) representa a quantidade de medicamento absorvido após administração de dose única

a. Todas as afirmativas são corretas b. Todas as afirmativas são falsas c. Somente a afirmativa III é correta d. Somente a afirmativa I é correta e. Somente as afirmativas II e III são corretas

QUESTÃO 09

Sobre anticorpos marque a alternativa falsa:

a. Anticorpos são específicos, o que faz com que se liguem a estruturas antigênicas particulares

b. São proteínas produzidas por linfócitos B imaturos funcionando como receptores, neste caso

c. Sua estrutura se divide em porção Fab e Fc d. São divididos em classes, a saber: IgA, IgD, IgE, IgG e IgM e. A classe encontrada em maiores concentrações no soro é a IgM, seguida da IgG.

QUESTÃO 10 Em uma população de 1.000 homens com 5% de prevalência de câncer de próstata, um pesquisador realizou a validação de um teste de detecção precoce do câncer de próstata, por meio do teste rápido Prostac, que detecta o antígeno prostático específico (PSA) no sangue dos homens com câncer de próstata. No final da pesquisa o pesquisador encontrou os seguintes resultados: 35 homens com câncer de próstata foram positivos no teste Prostac; e 80 dos que não tinham câncer de próstata apresentaram um teste positivo no Prostac. Com

Page 6: RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL 2016

6

base nestas informações marque a resposta CORRETA com relação à validação do teste Prostac para diagnóstico do câncer de próstata em homens.

a. Sensibilidade de 91,58% b. Especificidade de 70% c. Valor preditivo negativo de 90,5% d. Valor preditivo positivo de 30,43% e. Acurácia de 98,3%

QUESTÃO 11

Assinale a resposta INCORRETA acerca dos conhecimentos do processo saúde-doença e da epidemiologia.

a. Os coeficientes de morbidade expressam a frequência de uma doença em uma população de uma região, em determinado período de tempo, refletindo o risco ou a probabilidade que apresenta um indivíduo dessa população de adoecer.

b. Os coeficientes de morbidade prevalente, ou prevalência, expressam a frequência relativa de casos novos na população, em uma dada região, durante um determinado período de tempo.

c. A taxa de letalidade indica a probabilidade de morte de um indivíduo doente de uma dada população, em uma região definida, durante determinado período de tempo.

d. A identificação ou o isolamento de agente biológico em uma região pode não significar a ocorrência de casos clínicos da doença por ele provocada

e. O coeficiente de mortalidade revela o risco de morte de um indivíduo de uma dada população, em uma região definida, durante determinado período de tempo.

QUESTÃO 12

Um pesquisador interessado em estudar a cerveja como fator de risco para cirrose hepática nos estudantes universitários do município de Boa Vida, delineou e realizou um estudo epidemiológico de Coorte durante 05 anos. Foram selecionados aleatoriamente uma amostra de 1.000 estudantes universitários sem cirrose hepática, destes 300 bebiam no mínimo um copo de cerveja por dia. Durante o estudo 200 estudantes apresentaram cirrose hepática, destes 90 bebiam no mínimo um copo de cerveja por dia. Assinale a resposta CORRETA sobre o Risco Relativo (RR) entre a cerveja e a cirrose hepática encontrada pelo pesquisador nos universitários do município de Boa Vida.

a. Risco Relativo de 1,9 b. Risco Relativo de 2,8 c. Risco Relativo de 5,6 d. Risco Relativo de 3,7 e. Risco Relativo de 4,3

QUESTÃO 13

Em um inquérito epidemiológico com 1.000 cães do município de Boa Vida com início no ano de 2011, detectou-se que 05 cães estavam com cinomose canina. Durante os quatro (2011-2013) anos que se seguiram, esses cães foram examinados rotineiramente, tendo sido detectados mais 10 casos de cinomose canina. Assinale a reposta CORRETA sobre a medida de frequência (ocorrência) da cinomose canina encontrada no presente inquérito no município de Boa Vida.

a. A taxa de prevalência nos quatros anos foi de 1% b. A taxa de prevalência no início do inquérito foi de 1,5%

Page 7: RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL 2016

7

c. A taxa de incidência nos quatros anos foi de 1% d. A taxa de prevalência no final dos quatro anos foi 0,5% e. A taxa de incidência em 2011 foi de 0,5%

QUESTÃO 14

A Constituição Federal brasileira de 1988 afirma que a Saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doença e de outros agravos. Assinale a resposta INCORRETA acerca dos direito a saúde.

a. A igualdade de assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie.

b. O atendimento à saúde, em todos os níveis, é garantido por meio do acesso universal. c. O Sistema Único de Saúde é assegurado na Constituição Federal de 1988. d. Universalidade é um princípio garantido pelo Sistema Único de Saúde em que todo

cidadão tem direito de ser atendido nos serviços de saúde; e. A assistência à saúde deverá ser estruturada de forma diferenciada para as populações

urbanas e rurais.

QUESTÃO 15 Assinale a resposta INCORRETA acerca das ações da Vigilância Sanitária municipal.

a. Ações de eliminar, diminuir ou prevenir riscos a saúde. b. Ações somente em estabelecimentos urbanos destinados à distribuição de alimentos. c. Ações em problemas sanitários decorrentes da produção de bens de consumo. d. Ações em estabelecimentos de prestação de serviços de interesse à saúde. e. Ações em problemas sanitários decorrentes da circulação de bens de consumo.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

QUESTÃO 16 Um cão, Poodle, 10 anos de idade, macho, apresenta tosse há aproximadamente 3 meses e se intensificou nos últimos dias. Tutor ainda refere menor disposição para passeios e cianose quando encontra-se muito agitado, hiporexia há 5 dias e taquipnéia. Na auscultação cardiopulmonar verificou-se sopro sistólico em foco mitral grau IV/VI, batimentos cardíacos irregulares com intervalos constantes de variação da frequência cardíaca, e presença de crepitação pulmonar bilateral, frequência cardíaca de 130 bpm. O ecocardiograma revelou espessamente de válvula mitral, dilatação de câmara ventricular esquerda, aumento de átrio esquerdo e regurgitação em átrio esquerdo (Doppler colorido), diminuição na fração de encurtamento. Analise as afirmativas abaixo:

I – Como foi detectado batimentos cardíacos irregulares na auscultação cardíaca, o eletrocardiograma foi realizado e revelou a presença de arritmia sinusal respiratória. Esta alteração está frequentemente associada com insuficiência cardíaca e deve ser tratada com antiarrítmicos.

II - Considerando as doenças cardíacas adquiridas e os achados ecocardiográficos, sua suspeita principal seria uma cardiomiopatia dilatada, que tem como característica principal a dilatação das câmaras cardíacas e diminuição da fração de encurtamento miocárdica.

III - A tosse que este animal apresenta está relacionada com presença de efusão pleural, uma vez que a suspeita principal é um quadro de insuficiência cardíaca direita.

Page 8: RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL 2016

8

IV - A terapia mais adequada para este animal é a introdução de um diurético de Alça (furosemida) e um inotrópico positivo. O pimobendan não tem indicação neste caso, uma vez que este inodilatador não pode ser utilizado para cães com problemas valvulares.

V - A espironolactona pode ser introduzida ao tratamento com o objetivo de reduzir o efeito do remodelamento cardíaco, além de agregar um pequeno efeito diurético.

Assinale a alternativa correta:

a. Nenhuma das alternativas está correta. b. As alternativas I, II e V estão corretas. c. Somente a alternativa V está correta. d. As alternativas IV e V estão corretas. e. As alternativas I e IV estão corretas

QUESTÃO 17 Um cão, Beagle, macho, de 13 anos de idade apresenta apatia, hiporexia, perda de peso, vômitos esporádicos há sete dias. Neste dia proprietário notou déficit visual. No exame físico você observou temperatura corporal de 39,7°, mucosas róseas claras, leve desidratação, linfonodos discretamente aumentados, auscultação cardiopulmonar e palpação abdominal sem alterações e presença de petéquias em região abdominal. No hemograma verificou anemia regenerativa discreta, trombocitopenia e leucograma normal. A urinálise revelou proteinúria, sangue oculto e presença de elevada quantidade de hemácias. O bioquímico revelou azotemia discreta, enzimas hepáticas normais. O exame oftálmico revelou descolamento de retina bilateral. Analise as afirmativas:

I - A perda da visão pode estar relacionada a um quadro de hipertensão arterial sistêmica decorrente de doença cardíaca primária.

II – A azotemia encontrada neste caso não permite distinguir, se forma isolada, se a causa é de origem pré-renal, renal ou pós-renal.

III – Este animal apresenta quadro clínico característico de doença renal crônica idiopática. O tratamento será somente suporte e sintomático.

IV - O déficit visual decorrente do descolamento de retina é consequente de lesão neurológica e não tem relação com a possível ocorrência de hipertensão arterial sistêmica.

V – Uma das suspeitas clínicas é a erliquiose, que na fase aguda da doença pode causar glomerulonefrite por deposição de imunocomplexos nos glomérulos renais, com consequente proteinúria e hipertensão arterial sistêmica. O tratamento baseia-se na utilização de doxiciclina e enalapril, além do tratamento suporte.

Assinale a alternativa correta:

a. Nenhuma das alternativas está correta. b. As alternativas II, III e V estão corretas. c. Somente a alternativa IV está correta. d. Somente a alternativa I está correta. e. As alternativas II e V estão corretas

QUESTÃO 18 Um felino, Siamês, macho, castrado, com escore de condição corporal 8/9, apresenta poliúria, polidipsia, polifagia e perda de peso. Não apresenta alterações no exame físico. Sua suspeita clínica foi diabetes mellitus, devido à presença de hiperglicemia (480mg/dL) em jujum e

Page 9: RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL 2016

9

glicosúria. Não foram evidenciadas alterações nos bioquímicos hepáticos e renais. Analise as afirmativas:

I - A principal causa de diabetes mellitus no gato é a destruição imunomediada das células beta pancreáticas, ocasionando uma hipoinsulinemia. Dessa forma, os gatos necessitam ser tratados com insulina continuamente.

II - A principal causa de diabetes mellitus em felinos é a resistência à insulina e amiloidose nas ilhotas pancreáticas, associada com a presença de sobrepeso ou obesidade. O tratamento é baseado somente na redução do peso, não havendo necessidade de tratamento com insulina.

III - O tratamento inicial se baseia na administração de insulina regular a cada 2 horas até que se alcance uma glicemia de 300 mg/dL, trocando-se para uma insulina de ação intermediária, como a insulina NPH, a ser realizada continuamente.

IV - Pode haver remissão da doença em gatos diagnosticados e tratados precocemente com insulina glargina, associada à dieta e correção ou controle da resistência insulínica concomitante.

V – A suspeita clínica está incorreta, uma vez que os gatos podem apresentar hiperglicemia por estresse. Para confirmar o diagnóstico, deve ser realizada a curva glicêmica e dosagem de frutosamina sérica.

Assinale a alternativa correta:

a. Somente a alternativa IV está correta. b. Nenhuma das alternativas está correta. c. Somente a alternativa II está correta. d. Somente a alternativa V está correta. e. Somente a alternativa III está correta

QUESTÃO 19

Sobre oftalmologia em cães e gatos, analise as afirmativas abaixo:

I – As ceratites ulcerativas caracterizam-se por uma solução de continuidade sobre a superfície corneal que não tem a tendência a cicatrizar. Os sinais mais comuns incluem a dor, perda da transparência da córnea, secreção ocular e presença de vascularização. Os princípios gerais para o tratamento das úlceras corneais incluem eliminar a causa, diminuir a dor com o uso de midriáticos cicloplégicos, uso de antibióticos, estimulantes da cicatrização e glicocorticoides tópicos.

II – A ceratoconjuntivite seca é uma enfermidade comum no cão que se caracteriza por uma inflamação crônica das glândulas lacrimais, córnea e conjuntiva, que decorre de alterações qualitativas e quantitativas do filme lacrimal, que é composto pela camada lipídica, aquosa e mucosa. As principais manifestações da doença são a presença de uma secreção ocular mucosa, hiperemia conjuntival, vascularização corneal, infiltrados celulares corneais e ceratite pigmentar. O diagnóstico é confirmado com facilidade mediante a realização do teste lacrimal de Schirmer, sendo considerado valores normais acima de 10 mm/min.

III – A esclerose nuclear é uma opacidade patológica da lente (cristalino), considerada como estágio inicial para o desenvolvimento de catarata. Os animais acometidos apresentam diminuição da acuidade visual e o exame do fundo de olho estará prejudicado em consequência da opacidade do cristalino.

IV – O glaucoma primário nos cães é uma doença de predisposição racial e hereditária. O diagnóstico é realizado com a medição da pressão intraocular, que estará acima do valor normal. Os objetivos terapêuticos são manter a visão o maior tempo possível e eliminar a dor ocular, aumentando a drenagem do humor aquoso, diminuindo sua

Page 10: RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL 2016

10

produção e prevenindo o estabelecimento do glaucoma no olho contralateral. Os corticoides tópicos podem ser utilizados para diminuir a inflamação quando presente.

V – As uveítes são enfermidades inflamatórias que afetam toda a úvea ou parte dela. Geralmente estão associadas com causas sistêmicas, como doenças infecciosas, traumatismos, tumores ou causas imunomediadas. O diagnóstico das uveítes anteriores se baseia na observação de um olho vermelho com injeção ciliar, miose e diminuição da pressão intra-ocular. O tratamento baseia-se na utilização de antibiótico tópico e sistêmico e tratamento da causa primária.

Assinale a alternativa correta:

a. Somente a alternativa IV está correta. b. Nenhuma das alternativas está correta. c. Somente a alternativa II está correta. d. As alternativas II, III e IV estão corretas. e. As alternativas II e IV estão corretas.

QUESTÃO 20

Sobre as doenças neurológicas em cães e gatos, analise as afirmativas:

I - Epilepsia idiopática se caracteriza por episódios convulsivos repetidos, sem causa demonstrável. É o diagnóstico mais provável em um cão adulto jovem, neurologicamente normal, com histórico longo de um distúrbio convulsivo intermitente, não progressivo e longo período interictal. Em cães inicia-se o tratamento com fenobarbital, podendo duplicar a dose caso as convulsões persistam. Animais refratários ao tratamento com fenobarbital devem ser tratados com a inclusão de outro fármaco, que é o brometo de potássio.

II - A extensão da otite externa para otite média-interna é uma causa muito comum da doença vestibular central em cães e gatos. As bactérias podem infectar diretamente o ouvido médio e interno ou produzir toxinas indutoras de inflamação do labirinto. Os sinais vestibulares são compatíveis com lesão vestibular central unilateral, caracterizada por nistagmo vertical, incoordenação, inclinação da cabeça para o lado da lesão e múltiplos déficits em nervos cranianos.

III - O vírus da cinomose pode afetar o sistema nervoso central, sendo que os cães jovens não vacinados geralmente apresentam inicialmente sinais não-neurológicos e podem desenvolver desorientação, convulsões, andar em círculos, sinais cerebelares e vestibulares, tetraparesia e ataxia após 1 a 3 semanas após a recuperação da doença sistêmica. Já os cães mais idosos podem desenvolver encefalomielite na ausência de sinais sistêmicos.

IV - O envolvimento neurológico progressivo é comum em gatos com a forma efusiva da peritonite infecciosa felina (PIF). A maioria dos gatos também apresenta sinais sistêmicos, como febre, anorexia, depressão e presença de efusão pleural e/ou abdominal. O prognóstico para os gatos com manifestações neurológicas da PIF é bom se tratado precocemente com medicamentos antivirais e antibióticos.

V - O botulismo é uma das enfermidades que causas tetraparesia flácida em cães, estando associada à ingestão de alimento deteriorado ou carcaças em decomposição contendo a neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Esta toxina bloqueia a liberação de acetilcolina na junção neuromuscular, resultando em paralisia progressiva e ascendente do neurônio motor inferior.

Assinale a alternativa correta:

a. As alternativas II e V estão corretas. b. As alternativas I e III estão corretas.

Page 11: RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL 2016

11

c. Todas as alternativas estão corretas. d. Nenhuma das alternativas está correta. e. As alternativas I, III e V estão corretas.

QUESTÃO 21

Sobre oncologia em cães e gatos, analise as afirmativas abaixo:

I - O tumor venéreo transmissível (TVT) é um tumor de células redondas, contagioso, de origem mesenquimal. Ocorre exclusivamente nas superfícies mucosas da genitália externa de cães de ambos os sexos. Não há relatos de ocorrência de TVT em outros locais ou órgãos. O diagnóstico é baseado na aparência do tumor, exame citológico ou histopatológico. Responde bem à quimioterapia com vincristina em dose única.

II - A maioria dos gatos com linfoma apresentam a infecção pelo vírus da leucemia felina (VLFe). Já o vírus da imunodeficiência felina somente aumenta o risco do desenvolvimento do linfoma em gatos.

III - O linfoma em cães e gatos apresenta quatro formas de apresentação: forma multicêntrica, caracterizada pelo acometimento de órgão abdominais, como fígado, baço e trato gastrointestinal; forma mediastínica, caracterizada pela linfoadenopatia mediastínica; forma cardíaca, caracterizada pelo envolvimento do miocárdio ou pericárdio; forma extranodal, caracterizada pela linfonadenopatia periférica generalizada.

IV - A vincristina é um quimioterápico bastante utilizado nos protocolos quimioterápicos em animais de companhia. Pode causar necrose tecidual local por extravasamento em casos de aplicações incorretas, toxicidade hematológica (mielossupressão) e toxicidade gastrointestinal (vômito e diarreia).

V - A associação entre injeções/vacinações e o desenvolvimento de sarcomas tem sido recentemente reconhecida em gatos. Embora os sarcomas em local de injeção tenham baixo potencial metastático, são muito agressivos e o tratamento preferencial para gatos é a excisão cirúrgica agressiva (radical).

Assinale a alternativa correta:

a. As alternativas III e IV estão corretas. b. As alternativas II e V estão corretas. c. As alternativas II, IV e V estão corretas. d. Nenhuma das alternativas está correta. e. Todas as alternativas estão corretas.

QUESTÃO 22

Sobre dermatologia em cães e gatos, analise as afirmativas abaixo:

I – O tratamento usual da escabiose baseia-se na utilização de xampu anti-seborréico para remoção de crostas e debris, associado a um acaricida, podendo ser utilizado o amitraz e/ou a ivermectina. Cães das raças Collie, Shetland Sheepdog e Old English Sheepdogs são sensíveis à utilização do amitraz, não sendo recomendado a utilização em cães destas raças ou outros cães pastores e mestiços, podendo ser substituído o uso pela milbemicina.

II – A foliculite piotraumática é classificada como uma piodermite profunda causada por infecção bacteriana que envolve os tecidos mais profundos do que o folículo piloso. Os cães jovens são mais acometidos e respondem rapidamente ao tratamento com doses anti-inflamatórias de glicocorticoides e tratamento tópico com solução antisséptica.

III – Três fungos causam a grande maioria dos casos clínicos de dermatofitose em cães e gatos: Microsporum canin, M. gypseum e Trichophyton mentagrophytes. Em geral, o

Page 12: RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL 2016

12

M. canis é a causa mais comum de dermatofitose em cães e gatos. Nos gatos a dermatofitose aparece mais frequentemente como uma ou mais áreas irregulares ou anulares de alopecia com ou sem caspa, com pelos frequentemente quebrados e desgastados.

IV – O tratamento da atopia canina de baseia em evitar os possíveis alérgenos; tratamento tópico com xampus hipoalergênicos; agentes antipririginosos sistêmicos, como os anti-histamínicos, produtos contendo ácidos graxos e/ou glicocorticoides. A dessensibilização (imunoterapia) também pode ser utilizada quando as drogas antipruriginosas são insatisfatórias.

V – A Malassezia pachydermatis é uma levedura que causa dermatite pruriginosa em cães, geralmente associada com doenças primárias, como seborreias, alergias e piodermites bacterianas. O diagnóstico é a identificação de pelo menos uma levedura no exame citológico da pele. O tratamento de escolha antifúngico sistêmico, a base de griseofulvina, e xampu com sulfeto de selênio.

Assinale a alternativa correta:

a. As alternativas III, IV e V estão corretas. b. As alternativas III e IV estão corretas. c. Somente a alternativa III está correta. d. Nenhuma das alternativas está correta. e. As alternativas I, II e III estão corretas.

QUESTÃO 23

Sobre as doenças respiratórias em cães e gatos, analise as afirmativas:

I - A bronquite crônica é considerada uma doença tipicamente de cães de raças pequenas. A queixa clínica primária é tosse que não melhora, que pode ser seca ou produtiva. Em vista da predisposição por raças pequenas e a tosse como principal sinal clínico, a cardiomiopatia dilatada é o principal diagnóstico diferencial.

II - Felinos com doença bronquial (asma) geralmente manifestam tosse e dispneia. O tratamento a longo prazo envolve a utilização de corticosteróides para inibição da inflamação e broncodilatadores. Os antibióticos só devem ser utilizados quando houver evidências de infecção bacteriana. Como a maioria dos animais apresenta sinais persistentes da doença, ou episódios recidivantes, o tratamento pode ser contínuo.

III - A pneumonia por aspiração ocorre quando material estranho é inspirado para dentro dos pulmões. A aspiração por ocorrer devido à perda de mecanismos de proteção normais, como o megaesôfago e a fenda palatina, ou iatrogenicamente devido à administração de alimento, medicamentos ou contrastes diagnósticos. A maioria dos animais não apresenta sintomatologia clínica. Não há necessidade de tratamento específico e como não há contaminação bacteriana, não há necessidade de terapia antibiótica. Deve-se aguardar alguns dias para que o conteúdo aspirado seja reabsorvido. O prognóstico sempre é bom.

IV - A etiologia da traqueia colapsada é desconhecida. A condição é uma doença adquirida que em geral ocorre em cães com idade de média a avançada, em cães da raça toy ou miniatura. A doença é de natureza paroxística, muitas vezes com histórico de tosse crônica. O tratamento é exclusivamente cirúrgico, sendo indicado para todos os animais diagnosticados com a doença, uma vez que existe uma alteração anatômica da traqueia e a resposta ao tratamento cirúrgico é excelente.

V - O sinal clínico mais comum observado em cães e gatos com efusão pleural é a dispneia. A auscultação torácica pode revelar ruídos cardíacos e pulmonares abafados. Como tratamento emergencial, a toracocentese deve ser realizada mesmo antes dos

Page 13: RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL 2016

13

exames complementares naqueles animais com dispneia importante. O líquido retirado deve ser encaminhado para análise laboratorial e classificação em exsudato e transudato, o que pode auxiliar no diagnóstico da afecção primária.

Assinale a alternativa correta:

a. As alternativas III e V estão corretas. b. As alternativas II e V estão corretas. c. Somente a alternativa II está correta. d. Nenhuma das alternativas está correta. e. As alternativas I e II estão corretas.

QUESTÃO 24

Marque a opção mais apropriada para a reposição de fluido cristaloide em cães nos casos de doença renal crônica poliúrica, hipoadrenocorticismo, alcalose metabólica e acidose metabólica, respectivamente:

a. Ringer com Lactato, Cloreto de Sódio a 0,9%, Cloreto de Sódio a 0,9%, Ringer com Lactato.

b. Glicose a 5%, Cloreto de Sódio a 0,9%, Cloreto de Sódio a 0,9%, Ringer com Lactato. c. Ringer com Lactato, Ringer com Lactato, Cloreto de Sódio a 0,9%, Ringer com Lactato. d. Ringer com Lactato, Cloreto de Sódio a 0,9%, Cloreto de Sódio a 0,9%, Ringer Simples. e. Ringer com Lactato, Ringer com Lactato, Cloreto de Sódio a 0,9%, Ringer Simples.

QUESTÃO 25 A colangite refere-se à inflamação do trato biliar, sendo mais comum em gatos e pode ser dividida em três categorias:

a. Colangite plasmocítica; colangite neutrofílica; colangite viral. b. Colangite neutrofílica; colangite linfocítica; colangite crônica associada à infecção por

trematódeos. c. Colangite neutrofílica; colangite linfocítica; colangite plasmocítica. d. Colangite neutrofílica; colangite bacteriana; colangite viral. e. Colangite bacteriana; colangite imunomediada; colangite viral.

QUESTÃO 26

Sobre as doenças infecciosas em cães e gatos, assinale a alternativa correta:

a. A Babesia canis é um protozoário que parasita os glóbulos vermelhos do sangue e está frequentemente relacionado com o desenvolvimento de anemia e dos sinais associados.

b. O tratamento da leishmaniose visceral não é realizado pois os cães não melhoram clinicamente com o uso de medicamentos.

c. Os gatos eliminam oocistos de Toxoplasma gondii nas fezes. A detecção de oocistos em fezes é frequentemente relatada em gatos naturalmente expostos com ou sem diarreia, devido ao longo período de liberação nas fezes.

d. A Ehrlichia canis causa doença clínica comum em cães, sendo transmitida pelos carrapatos vetores, como o Rhipicephalus sanguineus. Petéquias e outras evidências de hemorragias são comumente observadas na fase crônica da doença, devido à presença do parasita dentro das plaquetas, levando à destruição destas células.

e. Para a prevenção da leptospirose, recomenda-se que cães residentes em áreas endêmicas recebam três doses de vacina, com intervalos de aplicação de dois a três semanas, sem necessidade de reforço anual.

Page 14: RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL 2016

14

QUESTÃO 27

O eletrocardiograma e o ecocardiograma são exames complementares bastante utilizados na investigação de alterações cardiovasculares em cães e gatos. Analise as afirmativas:

I - O eletrocardiograma representa graficamente a despolarização e a repolarização elétrica do músculo cardíaco. Pode ser utilizado para identificar a presença de insuficiência cardíaca congestiva.

II – O ritmo cardíaco normal origina-se no nó sinusal. Impulsos originados de fora do nó sinusal são anormais e criam uma arritmia, podendo ser descritas de acordo com o local de origem (atrial, juncional, supraventricular; ventricular) ou com o tempo (prematuros; tardios ou de escape).

III - No ecocardiograma, a fração de encurtamento é comumente usada para estimar a função do ventrículo esquerdo, sendo calculada pela porcentagem de alteração da dimensão de ventrículo esquerdo entre a diástole e a sístole.

IV – A ecocardiografia Doppler, na modalidade colorida, permite avaliar a velocidade dos fluxos sanguíneos que passam nas válvulas, sendo que fluxos de alta velocidade são vermelhos e fluxos de baixa velocidade são azuis.

V – O ecocardiograma permite avaliar as relações anatômicas e função cardíaca pela análise do tamanho das câmaras, espessura das paredes, movimento das paredes, configuração e movimento de valvas, além dos grandes vasos proximais.

Assinale a alternativa correta:

a. As alternativas II, III e V estão corretas. b. Todas as alternativas estão corretas. c. Somente a alternativa V está correta. d. As alternativas I, II e III estão corretas. e. As alternativas I, III e IV estão corretas.

QUESTÃO 28

Sobre os dissociativos, é errado:

a. Cetamina e tiletamina são exemplos b. Promovem salivação abundante c. Aumentam a frequência cardíaca d. O padrão respiratório característico é o apneustico e. São parassimapatomiméticos

QUESTÃO 29

Sobre medicação pré-anestésica, é correto afirmar:

a. A acepromazina é um exemplo das butirofenonas b. O droperidol é um benzodiazepínico c. O sulfato de atropina é um anticolinérgico d. O diazepam é um exemplo de opióide e. O fentanil é um alfa 2 adrenérgico

QUESTÃO 30

Em relação a morfina, é correto afirmar:

a. Não causa hipotensão, mesmo quando aplicado por via intravenosa, de maneira rápida.

Page 15: RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL 2016

15

b. Não causa êmese c. É extraído do alcaloide da papoula d. Não promove analgesia e. Isenta de estimular reação alérgica

QUESTÃO 31

Na emulsão do propofol, encontra-se, exceto:

a. Óleo b. Lecitina de ovo purificada c. Conservante e estabilizante d. Água e. Glicerol

QUESTÃO 32

Aplicando-se o conceito de medicação pré-anestésica, integra esse grupo:

a. Anti-inflamatórios (AINES) b. Anti-inflamatórios esteroidais (AIES) c. Benzodiazepínicos d. Propofol e. Tiopental

QUESTÃO 33

Em relação as hérnias diafragmáticas traumática, em cães e gatos, é incorreto afirmar que:

a. Pode ser congênita ou traumática. Porém, a maioria ocorre por trauma decorrente de acidentes automobilísticos, por ruptura nos pontos mais fracos do diafragma, geralmente porções musculares.

b. Ao exame físico, frequentemente os animais estão em choque quando apresentados ao tratamento. Pode-se observar, como sinais clínicos, membranas mucosas pálidas e cianóticas, taquipneia, taquicardia e/ou oligúria. Arritmias cardíacas são comuns. Outros sinais clínicos dependem de quais órgãos foram herniados.

c. A complicação mais comum em todos os casos, após o reparo cirúrgico, é o edema pulmonar por reexpansão, especialmente se a hérnia for crônica e as aderências estiverem presentes.

d. O acesso cirúrgico mais utilizado é o da linha média ventral. Caso seja necessário maior exposição, estender a incisão através do esterno. O fechamento do defeito diafragmático deve ser realizado em um padrão de sutura simples contínua.

e. O prognóstico se torna excelente se o animal sobreviver ao período pós-operatório inicial de 12 a 24h.

QUESTÃO 34

Um cão, macho, da raça Labrador, com oito meses de idade foi levado ao Hospital Veterinário. O proprietário relatou que o animal apresentava intolerância ao exercício e claudicação intermitente. Ao exame físico, notou-se atrofia da musculatura pélvica e marcha cambaleante. O animal apresentava sob anestesia, durante a avaliação, aumento da lassidão das articulações do quadril com subluxação provocada. Aponte a alternativa correta, para o caso relatado, quanto ao diagnóstico, exame complementar principal, diagnóstico diferencial e tratamento cirúrgico.

Page 16: RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL 2016

16

a. Displasia coxofemoral; artroscopia; ruptura do ligamento cruzado cranial; sinfisiosedese púbica juvenil.

b. Ruptura do ligamento cruzado cranial; radiografia; displasia coxofemoral; substituição total do quadril.

c. Displasia coxofemoral; radiografia; panosteíte; redirecionamento do ligamento colateral lateral.

d. Displasia coxofemoral; radiografia; panosteíte; ostectomia da cabeça e colo femoral. e. Ruptura do ligamento cruzado cranial; artroscopia; necrose asséptica da cabeça do

fêmur, redirecionamento do ligamento colateral lateral.

QUESTÃO 35

Os tumores mamários são incomuns em machos, mas é o tipo mais comum nas fêmeas. A respeito das neoplasias mamárias em caninos e felinos, qual a opção incorreta:

a. Os tumores malignos se espalham por meio dos vasos linfáticos e sanguíneos para os linfonodos regionais e pulmões. Outros locais de metástase menos comuns incluem glândula adrenal, rins, coração, fígado, ossos, cérebro e pele.

b. Cães e gatos sexualmente intactos têm sete vezes mais chances de desenvolver tumores mamários se comparados aos animais castrados.

c. As massas mamárias ulceradas e infectadas devem ser retiradas o mais rápido possível, sem tratamento prévio para evitar que a infecção se agrave.

d. A excisão é o tratamento de escolha para todos os tumores mamários, exceto os carcinomas inflamatórios.

e. A maioria dos tumores mamários ocorre na meia-idade ou em animais mais velhos. Os cães mais jovens são mais propensos a ter tumores benignos do que malignos.

QUESTÃO 36

A cistotomia, em cães e gatos, é uma técnica rotineiramente realizada para a retirada de cálculos vesicais em cães e gatos. Após o referido procedimento, marque a opção mais adequada para a realização da cistorrafia.

a. Sutura padrão simples contínua, camada simples, com material absorvível. b. Sutura padrão simples interrompida, em duas camadas, com material absorvível. c. Sutura padrão Wolf, camada simples, com material absorvível. d. Sutura padrão colchoeiro, camada simples, com material inabsorvível. e. Sutura padrão simples Sultan, camada simples, com material inabsorvível.

QUESTÃO 37

A respeito da proptose ocular traumática em cães, é incorreto afirmar que:

a. A imagem do tórax, do animal afetado, pode ser de grande importância para avaliação inicial do paciente.

b. O procedimento de reposicionamento do globo deve ser refeito, no caso de haver exoftalmias ou estrabismo logo após a proptose do globo ser reduzida e as suturas de tarsorrafias serem colocadas.

c. Qualquer animal pode sofrer proptose com trauma grave, no entanto, é mais observado em raças braquiocefálicas.

d. Corticosteroides sistêmicos podem ser administrados no período perioperatório mesmo que a ulceração de córnea esteja presente.

e. A perda da visão, logoftalmia, desvio do globo, úlceras ou perfurações de córnea, ceratite, hifema, ptíase bulbar e glaucoma são sequelas oculares à proptose traumática.

Page 17: RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL 2016

17

QUESTÃO 38

Em relação a fístula oronasal congênita, aponte a opção correta:

I. Uma fístula congênita é uma comunicação anômala entre as cavidades oral e nasal envolvendo palato mole, palato duro, pré-maxila e/ou lábio.

II. O lábio leporino é o fechamento incompleto do palato primário e a fissura secundária o fechamento incompleto do palato duro e mole.

III. A ocorrência isolada da fenda palatina primária é rara, porém, a fenda palatina secundária pode ocorrer isoladamente ou em combinação com as fendas primárias.

IV. Ocorre principalmente em cães, particularmente braquicefálicos. Cães de raça pura têm maior incidência do que raças misturadas.

V. Alguns recém-nascidos acometidos são incapazes de mamar efetivamente e morrem logo após o nascimento. Outros apresentam a cavidade nasal contaminada por saliva e alimento. Sinais de rinite e outras infecções respiratórias são comuns.

a. As opções II, III, IV e V estão corretas; b. As opções I, II, III, IV e V estão corretas; c. As opções I, II, IV e V estão corretas; d. As opções II, III e IV estão incorretas; e. A opção IV está incorreta.

QUESTÃO 39

Em relação aos implantes ortopédicos, marque a opção incorreta:

a. Os fixadores externos são adequados para estabilização após a redução fechada de fraturas cominutivas. Os mesmo são inadequados em casos de fratura articular e raramente são utilizados em fraturas pélvicas;

b. Os pinos intramedulares bloqueiam cargas de dobramento em qualquer direção. Porém, não resistem a cargas rotacionais ou axiais;

c. Os pinos Steinmann ou os fios Kirschner podem ser utilizados como pinos cruzados ou posicionados em um padrão triangular para estabilizar fraturas metafisárias ou fisárias em animais jovens;

d. As hastes bloqueadas resistem a todas as forças atuantes nas fraturas. Podem ser utilizadas com eficácia em animais que apresentam escores de avaliação de fraturas altos e médios.

e. Os fios de cerclagem são os implantes mais utilizados em medicina veterinária, por serem aplicados por meio de técnica cirúrgica simples, possuem menor percentual de complicação.

QUESTÃO 40

Qual tipo de hérnia está envolvida na seguinte patogênese: - Não-traumáticas, cadelas idosas ou cães jovens e raras em gatos; - correção imediata em caso de útero gestante; - uni ou bilateral; - cadela gestante ou obesa.

a. Hérnia incisional b. Hérnia perineal c. Hérnia femoral d. Hérnia escrotal e. Hérnia inguinal

Page 18: RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL 2016

18

QUESTÃO 41

Em um exame de urina tipo 1, o veterinário clínico observou que havia presença de proteína (++), cetonas (++), glicose (+++); bilirrubina (+), urobilinogênio (+), e a densidade 1.030. No sedimento havia presença de cilindros epiteliais (2/pc), granulosos (2/pc), hemácias (20/pc) e leucócitos (8/pc). O que o clínico pode suspeitar como diagnóstico para esse cão? Marque a resposta mais correta.

a. Proteinúria, Cetonúria, Glicosúria, Cilindrúria e Hematúria e Diabete Insipidus. b. Proteinúria com cilindrúria, glicosúria com densidade normal e hematúria. c. Glicosúria com normoestenúria e cetonúria, suspeitar de Diabetes Melitus. d. Suspeitar de Diabetes Melitus não controlada e consequente lesão tubular renal. e. Lesão renal pela glicosúria, mas a densidade deveria estar muito reduzida.

QUESTÃO 42

Quanto à obtenção de amostra de urina, para uroanálise e cultura, o que é recomendável?

a. Cistocentese e amostra armazenada em frascos estéreis, âmbar ou protegidos da luz. b. Sondagem e congelamento para conservar a amostra. c. Micção espontânea e conservar com formol para evitar alterações na sua composição. d. Em caso de urocultura, realizar sondagem ou micção espontânea. e. Nenhuma resposta acima está correta.

QUESTÃO 43

Para coleta sangue para hemograma com contagens de plaquetas e análise bioquímica para avaliar o perfil hepatocelular e hepatobiliar, o material enviado ao laboratório para que esses exames sejam realizados é:

a. Sangue em tubo de tampa lilás, e em tubo com tampa cinza mantidos sob-refrigeração, para análise de ALT, AST, gGT.

b. Sangue em tubo de tampa vermelho, e em tubo com tampa cinza mantidos sob-refrigeração para análise de ALT, AST, gGT e bilirrubina

c. Sangue em tubo de tampa azul, e em tubo com tampa cinza mantidos sob-refrigeração para análise de ALT, AST, gGT, bilirrubina, proteína, albumina e glicose.

d. Sangue em tubo de tampa lilás, e em tubo com tampa vermelha mantidos sob-refrigeração para análise de ALT, AST, FA, gGT, bilirrubina, proteína, albumina e glicose.

e. Nenhuma das respostas acima.

QUESTÃO 44 No laboratório, após realizar análise hematológica e bioquímica sérica de um paciente canino, macho, adulto e com icterícia manifesta, foi observado que o hematócrito estava diminuído, com reticulocitose e presença de esferócitos. O urobilinogênio aumentado e bilirrubina indireta aumentada. O que se pode informar ao clinico sobre o resultado das análises?

a. Hepatite aguda pela reticulocitose e urobilinogênio b. Hepatite crônica pela anemia e reticulocitose c. Colecistite pela anemia macrocitica e hipercromia d. Anemia crônica pela reticulocitose e icterícia e. Anemia hemolítica pela esferocitose com aumento da BI

QUESTÃO 45

Page 19: RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL 2016

19

A regeneração de uma anemia intensa após hemorragia é observada no esfregaço pela presença de:

a. Corpúsculo de Howell Jolly nas células renais e consequente hemoglobinúria. b. Após três dias da hemorragia, corpúsculo de Howell Jolly, policromasia e

reticulocitose. c. Após três dias da hemorragia, Corpúsculo de Howell Jolly e hemácias nucleadas. d. Hemólise intravascular, formação de corpúsculo de Heinz nas hemácias. e. Após três dias da hemorragia, formação de esferócitos, reticulócitos e policromasia

QUESTÃO 46

Canino, Pointer inglês, fêmea, 9 anos de idade. Sintomas: anorexia, fezes de coloração escura, linfonodos aumentados, febre noturna e fraqueza, quais os exames necessário para confirmar o diagnóstico de erliquiose?

a. Hemograma e biopsia de medula óssea e contagem de plaquetas b. Hemograma com pesquisa em capa leucocitária e contagem de plaquetas c. Hemograma, contagem de plaquetas e PCR d. Leucograma com punção com agulha fina dos linfonodos e. Nenhuma resposta acima

QUESTÃO 47

Achados laboratoriais de anemia sem resposta da medula óssea, normocítica e normocrômica, espera-se um eritrograma com essas características na:

a. Na insuficiência renal crônica em cães b. No Diabete Melitus c. Na hemorragia interna d. Na insuficiência renal aguda em cães e. Nenhuma das respostas está correta

QUESTÃO 48

Os valores de CHGM classificam as anemias quanto a cor:

a. Anemia Hipocrômica: CHGM diminuído provocada por deficiência de ferro. b. Anemia Normocrômica: CHGM normal provocada por ruptura da jugular c. Hipercrômica: CHGM aumentado provocado por lipemia d. Corretas A e B e. Corretas A, B e C

QUESTÃO 49

O Leucograma de estresse agudo, Leucograma de estresse sistêmico e Leucograma. inflamatório de processo infeccioso se caracterizam por:

a. Leucocitose com desvio a direita com linfopenia, com desvio degenerativo leve b. Leucopenia com desvio a esquerda e eosinopenia e neutrofilia c. Leucocitose com neutrofilia, leucocitose com neutrofilia, linfopenia e eosinopenia e

leucocitose com desvio a esquerda regenerativo. d. Leucocitose com linfopenia e eosinopenia e leucopenia com desvio a esquerda

regenerativo e leucocitose com desvio a direita e. Nenhuma resposta correta

QUESTÃO 50

Page 20: RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL 2016

20

Um canino, srd, macho, 4 meses de idade. Sintomas: epistaxe, mucosas pálidas, ascite e febre. Quais os exames recomendados para que o médico veterinário solicite ao laboratório?

a. Eritrograma, hematócrito e proteinograma, bioquímica sérica b. Eritrograma, leucograma, plaquetograma e dosagem de albumina c. Plaquetograma, proteinograma, perfil hepático e glicemia d. Hemograma, coagulograma, bioquimica renal e bilirrubinas e. Nenhuma resposta acima