programa de combate ao assÉdio moral atividade no itaú...

4
ANO XVIII - Nº 192 - MAIO/2011 - ÓRGÃO INFORMATIVO DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE GUARULHOS E REGIÃO www.bangnet.com.br FETEC/SP E m 19 de abril foi reali- zado nacionalmente o Dia de Luta no banco Itaú. A atividade foi deliberada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro – Contraf Cut, em decorrência dos problemas enfrentados no banco: falta de funcionários, péssimas con- dições de trabalho, aumento abusivo do plano de saúde e denúncias de assédio moral. Em Guarulhos, as agências escolhidas foram a 046 e Sete de Setembro. Com adesão dos funcionários, o horário de abertura da agên- cia foi retardado. Os clientes receberam material denun- ciando os problemas e os tra- balhadores realizaram reunião onde a situação foi discutida e encaminhada. “Enquanto houver abuso, o Sindicato cobrará efetivamente a di- reção da empresa”, informa Gilmar Hermano, funcionário do Itaú e diretor da Federação dos Bancários – Fetec CUT. 1ª Mostra de Curtas Fantásticos de Guarulhos Página 4 BB - Delegados Sindicais tomam posse Página 3 Atividade no Itaú fez parte do dia de luta PROGRAMA DE COMBATE AO ASSÉDIO MORAL CAMPANHA NACIONAL 2011 Discussões já começaram Página 2 CEF - Dias descontados de greve de 2008 foram pagos Página 2 Diretoria do Sindicato na porta do Itaú 046. No destaque, Gilmar Hermano, funcionário do banco e diretor da Federação dos Bancários dialoga com clientes sobre a atividade. Programa Na atividade, foram distribuídos aos bancários materiais sobre o Programa de Com- bate ao Assédio Moral. O Programa é uma conquista histórica da categoria, conseguida na Campanha Salarial de 2010 e implementada em 2011. Consiste em apurar sigilosamente entre Sindicato e banco a suspeita de Assédio e, em caso de confirmação, a resolução do problema. Foto: Eduardo Jacupini Foto: Carlos Gomes

Upload: others

Post on 20-Mar-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PROGRAMA DE COMBATE AO ASSÉDIO MORAL Atividade no Itaú …bangnet.com.br/bang/images/stories/bang/bang192.pdf · (foto), coordenado pela Contraf-CUT, aprovou a organização da

ANO XVIII - Nº 192 - MAIO/2011 - ÓRGÃO INFORMATIVO DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE GUARULHOS E REGIÃO

w w w . b a n g n e t . c o m . b r FETEC/SP

Em 19 de abril foi reali-zado nacionalmente o Dia de Luta no banco

Itaú. A atividade foi deliberada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro – Contraf Cut, em decorrência dos problemas enfrentados no banco: falta de funcionários, péssimas con-dições de trabalho, aumento abusivo do plano de saúde e denúncias de assédio moral.

Em Guarulhos, as agências escolhidas foram a 046 e Sete de Setembro. Com adesão dos funcionários, o horário de abertura da agên-cia foi retardado. Os clientes receberam material denun-ciando os problemas e os tra-balhadores realizaram reunião onde a situação foi discutida e encaminhada. “Enquanto houver abuso, o Sindicato cobrará efetivamente a di-reção da empresa”, informa Gilmar Hermano, funcionário do Itaú e diretor da Federação dos Bancários – Fetec CUT.

1ª Mostra de Curtas Fantásticos de GuarulhosPágina 4

BB - Delegados Sindicais tomam posse

Página 3

Atividade no Itaú fez parte do dia de luta

PROGRAMA DE COMBATE AO ASSÉDIO MORAL

CAMPANHA NACIONAL 2011 Discussões já começaram

Página 2

CEF - Dias descontados de greve de 2008 foram pagos

Página 2

Diretoria do Sindicato na porta do Itaú 046. No destaque, Gilmar Hermano, funcionário do banco e diretor da Federação dos Bancários dialoga com

clientes sobre a atividade.

ProgramaNa atividade, foram distribuídos aos

bancários materiais sobre o Programa de Com-bate ao Assédio Moral. O Programa é uma conquista histórica da categoria, conseguida na Campanha Salarial de 2010 e implementada em 2011. Consiste em apurar sigilosamente entre Sindicato e banco a suspeita de Assédio e, em caso de confirmação, a resolução do problema.

Foto: Eduardo JacupiniFoto: C

arlos Gom

es

Page 2: PROGRAMA DE COMBATE AO ASSÉDIO MORAL Atividade no Itaú …bangnet.com.br/bang/images/stories/bang/bang192.pdf · (foto), coordenado pela Contraf-CUT, aprovou a organização da

2 Guarulhos, maio / 2011 • Bang! Informativo do Sindicato dos Bancários

Discussões já começaramCAMPANHA NACIONAL 2011

O Comando Nacional dos Bancários (foto), coordenado pela Contraf-CUT, aprovou a organização da

Campanha Nacional 2011. A 13ª Conferên-cia será realizada em São Paulo e focará os

Dias descontados de greve de 2008 foram pagos

Após incessantes ações e cobranças dos Sindicatos, a Caixa finalmente pagou

os dias parados da greve de 2008. Os dias haviam sido descontados em descumprimento ao Acordo da Campanha Salarial daquele ano,

que não previa o desconto mesmo se o funcionário não fizesse repo-sição da paralisação até 15 de de-zembro. A devolução foi conquis-tada na greve de 2010 e teve até menção na última edição do Bang! pois o caso ainda estava pendente.

Veja o calendário definidopelo Comando:

Até 3 de julho - Encontros estaduais dos funcionários do BB, da Caixa e do BNB

9 e 10 de julho - Congressos do Banco do Brasil, da Caixa e do BNB

Até 24 de julho - Conferências regionais30 e 31 de julho - 13ª Conferência Nacio-

nal dos BancáriosAté 6 de agosto - Assembleias para aprova-

ção da pauta de reivindicações9 ou 10 de agosto - Entrega da pauta de

reivindicações à FenabanFonte: Contraf Cut

CEF

A Comissão Eleitoral divulgou o resultado final da apuração das eleições da Apcef-SP. A Chapa 1 - Nossa Luta (foto), liderada pelo atual presidente da Apcef-SP, Sérgio Takemoto, com apoio da Contraf-CUT e dos Sindicatos filiados, venceu a disputa com 4.890 votos, quase 60% dos válidos. A Chapa 2 obteve 3.332 votos.

Chapa apoiada pelo nosso Sindicato foi eleita na Apcef SP

quatro grandes temas da cam-panha definidos pelo Comando Nacional:- Emprego e remuneração - Saúde do trabalhador e condi-ções de trabalho- Segurança bancária- Sistema Financeiro Nacional

O maior e mais impor-tante fórum nacional de delibe-rações da categoria será prece-dido de conferências regionais e dos congressos nacionais dos bancos públicos federais.

Confira os números e os percentuais

de votação:

Chapa 1 - Nossa Luta: 4.890 votos (59,47%)Chapa 2 - Oposição

Unificada: 3.332 votos (40,53%)

Votos brancos: 72Votos nulos: 220

Diretores do Sindicato participam de atividade da CUT

1º DE MAIO - DIA DO TRABALHADOR

Nem a forte chuva foi suficiente para can-celar a atividade da Central Única dos Trabalhadores, que ocorreu no domingo,

1º de Maio, data em que é comemorado o Dia do Trabalhador. Eventos em vários lugares cele-braram o dia e reafirmaram as lutas dos trabalha-dores. No Vale do Anhangabaú, além dos shows, aconteceram eventos simultâneos: exposição fo-tográfica; esculturas e charges; feira de Livros; feira gastronômica; vídeo com personagens afro-brasileiros fundamentais da nossa história.

Na questão política, a atividade ressaltou os avanços e importância da luta pela redução da jornada de trabalho, fim do imposto sindical e ra-tificação da Convenção 87 da OIT, que garante liberdade e autonomia sindical.

Diretores do Sindicato participam da atividade da CUT no 1º de maio, Dia do Trabalhador

Foto: Divulgação

Foto: Zinho Silva

Page 3: PROGRAMA DE COMBATE AO ASSÉDIO MORAL Atividade no Itaú …bangnet.com.br/bang/images/stories/bang/bang192.pdf · (foto), coordenado pela Contraf-CUT, aprovou a organização da

Bang! Informativo do Sindicato dos Bancários • Guarulhos, maio / 2011 3

Delegados Sindicais tomam posse

Os sete delegados sindicais do Banco do Brasil, elei-tos em março, tomaram

posse no dia 03 de maio na sede do Sindicato, em Guarulhos. O evento contou com a participação dos diretores do Sindicato dos Bancários de São Paulo e fun-cionários do BB Claúdio Luis de Souza e Ernesto Shuji Izumi. No evento foi realizada uma reunião de caráter formativo, com infor-mações preciosas sobre a atual conjuntura no Banco do Brasil.

O mandato é de um ano. O representante sindical de base, ou delegado sindical, é a força expressiva fundamental para or-ganizar a luta e a mobilização dos

bancários e é o primeiro elo entre os trabalhadores e o Sindicato.

Os eleitos foram (na foto, da esquerda para a direita): Na frente, os delegados eleitos: Ci-dalva Pereira da Luz – agência Praça do Rosário; Ana Maria Barbosa – agência Praça Santos Dumont; Antonio Ubiraci Cra-veiro – agência Itaquaquecetuba 6882; Angela Kawahami de Me-nezes – agência Arujá; Fabiano Arroio dos Santos – agência Mai-riporã; Fernanda Piazza – agência Itaquaquecetuba 2180 e Thiago Francisco K. Sacoman – agência Guaru Centro. Ao fundo, os dire-tores do Sindicato e funcionários do BB Elenice, João e Amaury.

BB

Auditório do Sindicato foi utilizado na posse.

No destaque, Claúdio e Ernesto (ao microfone),

do Sindicato dos Bancários de SP,

presentes no evento

Fotos: Zinho Silva

Custeio do Plano II é recusado no Banesprev; reajustes e autoritarismo na Cabesp

SANTANDER BANESPA

No dia 30 de abril, no Es-porte Clube Banespa, em São Paulo, ocorre-

ram as assembleias de Banes-prev e Cabesp. Na oportunida-de, foram debatidas questões essenciais para participantes e assistidos do Fundo de Pensão e da Caixa Beneficente.

BanesprevA assembleia do Banes-

prev foi marcada pela recusa

unânime das propostas de cus-teio do Plano II. Dessa forma, as entidades agendaram um En-contro Nacional para o dia 2 de julho. Além disso, a diretoria do Fundo de Pensão convocará nova assembléia a ser realizada no dia 26 de novembro.

“As entidades organiza-rão a luta para reduzir ou sa-nar o déficit. Essas iniciativas serão divulgadas a partir desta

segunda-feira, dia 2 de maio”, diz o presidente da Afubesp, Paulo Salvador.

CabespJá na Cabesp, a as-

sembleia deu sinais de ter sido a mais desmotivada da história. Com péssima quali-dade de som e longas exposi-ções dos atuais diretores, os participantes pouco puderam compreender.

“No auge do autorita-rismo da presidência da Ca-besp, a votação foi iniciada antes das exposições. Nessa confusão, as proposições se voltaram para novos reajus-tes do PAP e do PAFE, que acabaram aprovados”, critica Paulo Salvador.

Fonte: Afubesp

CAMPANHA DE SINDICALIZAÇÃO 2011

Fortalecer a unidade da cate-goria é o objetivo da campa-nha unificada de sindicaliza-

ção, lançada pela FETEC-CUT/SP no dia 02 de maio.

A campanha, que terá o envolvimento dos sindicatos cutis-tas do Estado de SP, conta com um kit de materiais de divulgação para distribuição nas bases sindicais. A ideia é mostrar ao bancário a im-portância da sindicalização de ma-

neira a fortalecer as lutas e, conse-quentemente, avançar nos direitos da categoria.

Para incentivar a sindi-calização de novos trabalhadores estão previstos sorteios no próximo mês de agosto e um sorteio final, de um carro zero Km, em novembro. No próximo Bang! você fica saben-do maiores detalhes da campanha, mas as novas sindicalizações já es-tão concorrendo. Faça já a sua!

Page 4: PROGRAMA DE COMBATE AO ASSÉDIO MORAL Atividade no Itaú …bangnet.com.br/bang/images/stories/bang/bang192.pdf · (foto), coordenado pela Contraf-CUT, aprovou a organização da

4 Guarulhos, maio / 2011 • Bang! Informativo do Sindicato dos Bancários

Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!

O jornal Bang! é uma publicação do Sindicato dos Bancários de Guarulhos, Itaquaquecetuba, Arujá, Ferraz de Vasconcelos e Mairiporã.Endereço: Rua Paulo Lenk, 128 - Centro - Guaru-lhos - CEP 07094-040 - fone 2440-7888

PRESIDENTE: Jessé CostaDIRETOR DE IMPRENSA:Valdenir M. Silva (Zinho)TEXTOS DESTA EDIÇÃO:Valdenir M. Silva (Zinho)

DIAGRAMAÇÃO:Renato [email protected]:[email protected]@uol.com.br

TIRAGEM:3.000 exemplares

FOTOLITO E IMPRESSÃO: L.W.C. Gráfica Ltda

Em 30 de abril o auditório do Sindicato dos Bancários de Guarulhos e Região teve a

honra de sediar o 1º Festival Guarú Fantástico, mostra de vídeos voltados ao cinema fantástico. O ponto alto do evento foi a presença de José Mojica Marins, o Zé do Caixão e Liz Marins, sua filha, a Liz Vamp.

José Mojica recebeu um prêmio pelo conjunto de sua obra reconhecida internacionalmente, dedicada ao cine-ma de horror. No seu discurso, elogiou Rubens Mello, organizador da mostra,

e a parceria com o Sindicato, que com a iniciativa acaba ajudando a arte dedi-cada ao cinema fantástico. Liz Marins também foi homenageada por seu tra-balho social como Liz Vamp, de cons-cientização e incentivo da importância de salvar vidas doando sangue.

A mostra Guarú Fantástico contou com pessoas ligadas à cinema: produtores, diretores e atores, e tam-bém comemorou os 10 anos do sítio Boca do Inferno (www.bocadoinfer-no.com), que fez a cobertura do even-to. Que venham as próximas mostras!

Cultural

Guarú Fantástico Mostra de vídeos no Sindicato foi sucesso!

Público aprovou a mostra e o auditório do Sindicato

José Mojica (à esq.), Rubens Mello, organizador da mostra e Liz Vamp, filha do Zé do Caixão

Os mais novos leitores do jornal Bang!

Fotos: Zinho Silva