projeto "splash, smac, bang!"

14
projeto projeto da apresentação da apresentação projeto da apresentação

Upload: augusto-figliaggi

Post on 31-Mar-2016

225 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Projeto de narração de histórias em quadrinhos realizado pela Cia Arte Negus

TRANSCRIPT

Page 1: Projeto "Splash, smac, bang!"

projetoprojetoda apresentaçãoda apresentação

projetoda apresentação

Page 2: Projeto "Splash, smac, bang!"

contato:mail: [email protected]: www.artenegus.com.brfone: (11)3578-8161 | (11) 97064-5775twitter: @artenegus

“A fantasia não é exatamente uma fuga da realidade. É um modo de entendê-la.”

Lloyd Alexander

Vários manifestos artísticos surgiram da necessidade humana de contar histórias. É algo inerente a nossa espécie, evoca a idéia de compartilhar uma visão de mundo com parceiros, e se entremeia em várias linguagens artísticas, como o cinema, teatro, literatura, música e outras. Todas essas artes oferecem narrativas para que nossos olhos, ouvidos, mente e coração experimentem os caminhos percorridos pelos personagens.

A Cia Arte Negus é uma companhia que vive de contar causos seja através da linguagem do Palhaço, Teatro ou História em Quadrinhos. Histórias é a força pulsante nas motivações do grupo. A partir disso foi natural a elaboração do projeto “Splash, Smac e Bang!”, que trata-se de uma narrativa oral cênica realizada por duas personagens que são apaixonadas por histórias em quadrinhos e resolvem compartilhar suas paixões utilizando um misto de oralidade, performance corporal e ilustrações para que a plateia sinta um pouco dessa paixão.

Os dois levam pequenas malas, e dentro de suas bagagens existe o material cênico para a ambientação das histórias, são ilustrações utilizadas como recurso que permite que, tal como em gibis, o conto ganhe contornos artísticos híbridos (misturando literatura, performance e artes visuais). Então são sacadas das bagagens placas com balões, desenhos e todo tipo de metáfora visual, complementando e ilustrando a oralidade.

O tema inicial das histórias escolhidas para esse projeto são as histórias de Nhô Quim e Zé Caipora, do Ítalo brasileiro Angelo Agostini, um grande precursor das histórias em quadrinhos no Brasil,

os dois narradores de histórias realizam sessões onde contam as aventuras desses personagens, e, entre uma narração e outra, cantam músicas e realizam brincadeiras da cultura popular brasileira. Em suma, a Cia Arte Negus trabalha com a linguagem das Artes Cênicas, mais especificamente com o caráter cômico, e mistura a isso todo tipo de elemento de outros manifestos artísticos, como música, artes visuais, entre outros. A companhia viu nesse projeto a possibilidade fértil de mesclar linguagens artísticas e mediar conhecimento acerca de narrativas que ajudaram a dar forma à visão de mundo própria de nossa sociedade.

release do projeto

Page 3: Projeto "Splash, smac, bang!"

contato:mail: [email protected]: www.artenegus.com.brfone: (11)3578-8161 | (11) 97064-5775twitter: @artenegus

histórico e currículo do grupo

CECIRCUITO CULTURAL PAULISTA - PARTICIPAÇÃO COM O ESPETÁCULO «AMBULANTE» - Paraguaçu Paulista, Ouroeste, Fernandópolis, Itanhaém, Registro e Iguape - SPFENTEPP (FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE PRESIDENTE PRUDENTE) 2013 - COM O ESPETÁCULO «AMBULANTE» - Presidente Prudente - SPFESTIVALE (FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DO VALE DO PARAÍBA) - COM O ESPETÁCULO «AMBULANTE» - São José dos Campos - SPTEMPORADA NO CENTRO CULTURAL SÃO PAULO (2013) - COM O ESPETÁCULO «CAQUILHOS DE MUNCHAUSEN» - São Paulo - SPFESTIVAL AMÉRICA DO SUL - COM O ESPETÁCULO «MÍMESIS» - Corumbá - MS (2013) PARTICIPAÇÃO NO ÔNIBUS BIBLIOTECA DA PREFEITURA DE SÃO PAULO (2012)ENCONTRO DE CONTADORES DE HISTÓRIAS DE CUIABÁ – Cuiabá – MT (2012)FESTA LITERÁRIA DE PARATY – Paraty – RJ (2011)SEMANA DE LEITURA SIDARTA – Cotia – SP (2011)SEMANA SESC DE LEITURA E LITERATURA – Cuiabá – MT (2012, 2011 e 2010) TENDA MÓVEL – São Carlos – SP (2010) MOSTRA MÍNIMA CENA – Cuiabá – MT (2010)MÍMESIS EM CIRCULAR AÇÃO – Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Nobres, Jangada, Rosário Oeste, Santo Antônio do Levergerb – MT (2010)MOSTRA TEATRO DE LETRINHAS – Cuiabá – MT (2010)III FESTIVAL DE VERÃO DE IVINHEMA – Fundação Nelito Câmara - Ivinhema – MS (2010)MOSTRA PORTO À DERIVA – Cuiabá – MT (2009)SESC ENCENA – Campo Grande – MS (2009)FESTIVAL TUDO SOBRE MULHERES – Chapada dos Guimarães – MT (2008)MITI – MOSTRA INTERNACIONAL DE TEATRO INFANTIL – Cuiabá – MT (2008)MOSTRA CURTO CIRCUITO DE TEATRO – Cuiabá – MT (2008)FESTIVAL PALCO GIRATÓRIO – SESC Arsenal – Cuiabá – MT (2008)MOSTRA MÍNIMA CENA – Cuiabá – MT (2008)

PRÊMIOS

PRÊMIO PROAC DE CIRCULAÇÃO PARA O PROJETO “MÍMESIS EM CIRCULAR AÇÃO” – Prêmio pelo edital de incentivo à cultura de Mato GrossoPRÊMIO MICROPROJETOS NA AMAZÔNIA LEGAL 2010PRÊMIO FUNARTE ARTES NA RUA 2011PRÊMIO FUNARTE/PETROBRÁS CAREQUINHA 2012

HISTÓRICO

A Cia Arte Negus foi fundada por Elaine Guarani e Augusto Figliaggi junto de Umberto Lima em 2007. As ideias que levaram a sua formação existem até hoje como elemento norteador do grupo, sendo que a principal dessas ideias é a crença no riso como elemento de comunicação extremamente eficaz e agente de transformação social. Acreditamos que ideias complexas, questionamentos, poesia e tudo o mais pode ser transmitido a partir do uso da comicidade.

Diante disso, uma das linguagens mais pesquisadas pelo grupo é a linguagem do palhaço, onde o relacionamento entre artista e platéia é mais importante do que qualquer outra face do fazer artístico.

Outra força pulsante da trupe é o envolvimento em um modo de produzir arte que dialogue claramente com a platéia, trazendo um modo de conversação que se debruça sobre a arte popular e sobre a oralidade.

No processo de descoberta desse modo de fazer arte encontramos mestres que nos guiaram, entre eles: Abel Saavedra, Ângela de Castro, Giba Pedroza, Kamunjin, Ricardo Pucetti, Ésio Magalhães, Álvaro Assad, entre outros.

Atualmente o grupo trabalha em três frentes, inicialmente realizam apresentações de espetáculos teatrais, isto é, apresentações previamente ensaiadas que originam obras diversas; realizam também contações de histórias, onde a brecha para o improviso e divagação com a platéia é muito mais amplo do que nos espetáculos, e também com capacitação, realziando oficinas e workshops, tentando passar aos outros o que descobrimos com nossos mentores.

ESPETÁCULOS MONTADOS

MÍMESIS (2007)CLASSICLUM (2009)CAQUILHOS D E MUNCHAUSEN (2010)AMBULANTE (2012)

FESTIVAIS E MOSTRAS

VII FESTIVAL VELHA JOANA - COM O ESPETÁCULO «AMBULANTE» - Primavera do Leste - MTXV MOSTRA SESC CARIRI DE CULTURAS - COM O ESPETÁCULO «AMBULANTE» - Juazeiro, Crato e Altaneira -

Page 4: Projeto "Splash, smac, bang!"

contato:mail: [email protected]: www.artenegus.com.brfone: (11)3578-8161 | (11) 97064-5775twitter: @artenegus

FICHA TÉCNICAContadores: Augusto Figliaggi e Elaine GuaraniRoteiro para as Histórias: Cia Arte NegusFigurino: Milton Venturini e Vera BarbosaHistórias: Historias de Nhô Quim e Zé Caipora de Angelo AgostiniClassificação: LivreDuração: 30 à 60 minutos, dependendo da quantidade de histórias que se queira.

SINOPSEAugusto e Elaine são dois contadores de histórias apaixonados por Histórias em Quadrinhos. Disputam entre si para ver quem sabe mais coisas sobre essa paixão, quando descobrem que ambos tem admiração pelo ítalo brasileiro Angêlo Agostini, resolvem compartilhar as histórias dele e de outros pioneiros das HQ’s, em sessões com muita música, brincadeiras e cultura popular.

NECESSIDADES TÉCNICAS

Dependendo do público presente na sessão de narração de histórias certas necessidades técnicas são importantes para que todos se divirtam em maior plenitude.

Abaixo de 100 pessoas não há necessidade de elementos técnicos.

Acima de 100 pessoas segue um descritivo abaixo:

SONORIZAÇÃO

02 Microfones headset Entrada P10 para violão Saídas PA para a plateia e monitor para os contadores

ILUMINAÇÃO

Se dia e em espaço externo, nenhuma. Caso for noite, ou espaços fechados, apenas uma geral para iluminar o ambiente.

sinopse e ficha técnica

Page 5: Projeto "Splash, smac, bang!"

contato:mail: [email protected]: www.artenegus.com.brfone: (11)3578-8161 | (11) 97064-5775twitter: @artenegus

fotos da apresentação SPLASH, SMAC, BANG!

Page 6: Projeto "Splash, smac, bang!"

contato:mail: [email protected]: www.artenegus.com.brfone: (11)3578-8161 | (11) 97064-5775twitter: @artenegus

Nome: Elaine Cristina Gonçalves da ConceiçãoNascimento: 25/05/1980RG: 860689 SSP/MSCPF: 875732961-34DRT: 594/MT

Elaine desenvolve pesquisas tanto no âmbito acadêmico quanto trabalhos de caráter artístico. É historiadora de formação com a dissertação de mestrado intitulada «O Riso entre os Jê: apresentação das figuras ritual humorísticas indígenas», pesquisando a figura do palhaço em comunidades indígenas na Universidade Federal de Mato Grosso.

Entre suas atividades artísticas destacam-se a fundação em 2006 da Cia Arte Negus em Cuiabá - MT, onde pesquisa potencialmente a linguagem do palhaço e a comicidade, realizando intervenções e espetáculos como «Mímesis», «Classiclum», «Caquilhos de Munchausen» e «Ambulante». No grupo ela também ministra oficinas de humor e atua como produtora.

Participou como atriz de alguns curta-metragens, entre eles «Fico feliz em ver que você se foi», dirigido por Adelino Neto; e «Bolhas de Sabão desmancham no ar», dirigido por Maria Thereza Azevedo.

Além disso é contadora de histórias, tendo realizado em parceria com Augusto Figliaggi a contação «Esses Viajantes e suas Historietas» e mais recentemente participou de contações junto do mestre narrador Giba Pedroza, num projeto onde investigam a cultura popular, contando histórias, cantando músicas e propondo brincadeiras oriundas da tradição popular brasileira.

Também exerce seu lado de historiadora em pesquisas que se tornaram roteiros para histórias em quadrinhos, mais especificamente a história em quadrinhos «SESC Arsenal: Uma viagem no tempo» e «Paiaguá: Donos do Rio», ambas desenvolvidas em parceria com Augusto Figliaggi.

Sua formação artística se deu (e continua ocorrendo, pois acredita que todos somos sempre aprendizes) em cursos e oficinas de mestres como Angela de Castro, Ricardo Pucetti, Álvaro Assad, Abel Saavedra, Fabiana Mello, Kamunjim, entre outros.

Recentemente Elaine, junto de Augusto Figliaggi e Abel Saavedra, tiveram o projeto de montagem do espetáculo “Ambulante” aprovado pelo edital PRÊMIO FUNARTE ARTES NA RUA 2011; este é sua mais recente investida artística.

12

currículos corridos

Nome: Augusto Cezar Barbosa FigliaggiNascimento: 24/09/1983RG: 46943393-0 SSP/SPCPF: 224397608-03DRT: 593/MT

Augusto é formado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, tendo atuado nesse estado em outras áreas artísticas, tais como ator, figurinista e cenógrafo independente. Fixou-se em um grupo apenas após a fundação da Cia Arte Negus. Fez especialização em Cinema e Audiovisual pela Universidade de Cuiabá, pesquisando a possibilidade de viabilização de filmes e vídeos com a utilização de formas animadas; e mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea, na Universidade Federal de Mato Grosso.

Sua trajetória nas artes cênicas se iniciou em grupos de Mato Grosso do Sul, onde além de participar de montagens de grupos como ator, era arte educador, lecionando em instituições como o SESC e o Espaço Vida. Trabalhou com teatro com adolescentes, adultos e idosos. Continuou lecionando em cursos de Comunicação (Publicidade e Propaganda, Design Gráfico e Jornalismo). Mas atualmente foca-se em dedicar-se apenas a carreira artística.

Pesquisa predominantemente a linguagem do palhaço na Cia Arte Negus. Onde teve o projeto «Mímesis em Circular Ação» contemplado pelo PROAC do Governo do Estado de Mato Grosso; ainda por esse grupo, encabeçou o projeto «Sinuca de Bico», investigando a poética do improviso junto de atores como Elaine Conceição, Umberto Lima, Caio Mattoso, Maurício Ricardo, entre outros, todos de Mato Grosso. Além disso, dentro do universo das artes visuais, foi premiado pelo projeto de Histórias em Quadrinhos «Paiaguá: Donos do Rio», e ilustrou vários livros e revistas, bem como realizou dezenas de ilustrações publicitárias.

Também investiga contações de histórias junto de Elaine Guarani e Giba Pedroza com a narração “Esses Viajantes e suas historietas”, nesse projeto investigam a cultura popular, contando histórias, cantando músicas e propondo brincadeiras oriundas da tradição popular brasileira.

Recentemente Augusto, junto de Elaine Guarani e Abel Saavedra, tiveram o projeto de montagem do espetáculo “Ambulante” aprovado pelo edital PRÊMIO FUNARTE ARTES NA RUA 2011; este é sua mais recente investida artística.

Page 7: Projeto "Splash, smac, bang!"

contato:mail: [email protected]: www.artenegus.com.brfone: (11)3578-8161 | (11) 97064-5775twitter: @artenegus

clipping

Page 8: Projeto "Splash, smac, bang!"

contato:mail: [email protected]: www.artenegus.com.brfone: (11)3578-8161 | (11) 97064-5775twitter: @artenegus

clipping

Page 9: Projeto "Splash, smac, bang!"

contato:mail: [email protected]: www.artenegus.com.brfone: (11)3578-8161 | (11) 97064-5775twitter: @artenegus

clipping

Page 10: Projeto "Splash, smac, bang!"

contato:mail: [email protected]: www.artenegus.com.brfone: (11)3578-8161 | (11) 97064-5775twitter: @artenegus

clipping

Page 11: Projeto "Splash, smac, bang!"

contato:mail: [email protected]: www.artenegus.com.brfone: (11)3578-8161 | (11) 97064-5775twitter: @artenegus

clipping

Page 12: Projeto "Splash, smac, bang!"

contato:mail: [email protected]: www.artenegus.com.brfone: (11)3578-8161 | (11) 97064-5775twitter: @artenegus

clipping

Page 13: Projeto "Splash, smac, bang!"

contato:mail: [email protected]: www.artenegus.com.brfone: (11)3578-8161 | (11) 97064-5775twitter: @artenegus

clipping

Page 14: Projeto "Splash, smac, bang!"

contato:mail: [email protected]: www.artenegus.com.brfone: (11)3578-8161 | (11) 97064-5775twitter: @artenegus

clipping