profissão em expansão no brasil e no exterior - iag.usp.brsico... · ciência que estuda a terra...

17
Profissão em expansão no Brasil e no exterior

Upload: phamdiep

Post on 02-Oct-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Profissão em expansão no Brasil e no

exterior

Ciência que estuda a Terra utilizando métodos e princípios

físicos.

Profissão que utiliza métodos e princípios físicos na pesquisa

de recursos naturais (ex. petróleo, água, etc.), preservação do

meio ambiente e no apoio à engenharia

Busca por petróleo e minérios

Exploração de água subterrânea

Detecção da contaminação ambiental

Grandes obras de engenharia

Ciência básica

Aplicação de métodos elétricos em uma região de canavial no Estado de São Paulo.

Gravimetria com GPS em Morro do Engenho (Goiás).

Utilizando métodos e propriedades físicas dos materiais geológicos, o geofísico obtém informações do subsolo às regiões mais profundas da Terra.

Encontrar petróleo é uma atividade que envolve o conhecimento de algumas ciências tais como a Geologia, Geofísica, Matemática e Computação. A procura pelo petróleo é realizada de maneira indireta e, neste caso, o geofísico procura uma formação geológica capaz de armazená-lo. As recentes descobertas mostram que na Bacia de Santos há petróleo em camadas profundas denominadas pré-sal.

Plataforma Petrobras- Rio de janeiro Sísmica 3D-bacia de campos

Depois do trabalho de pesquisa, análise e interpretação dos dados feitos pelo geofísico, perfura-se um poço para averiguar o potencial comercial do reservatório. O geofísico acompanha a evolução dos campos petrolíferos no tempo usando a sísmica 4D (clique aqui).

Plataforma de exploração de petróleo. Sísmica 4D

Gravimetria, GPS e geoelétrica para prospecção de níquel em Goiás.

As características físicas e químicas dos minérios (ferro, alumínio, cobre e outros) permitem sua detecção por métodos geofísicos que podem utilizar corrente elétrica (clique aqui), densidade (clique aqui) ou propriedades magnéticas (clique aqui). O geofísico vai até o local de pesquisa com equipamentos para coletar dados que servirão de base para estudos da presença de recursos minerais economicamente viáveis para exploração.

Exploração de minério-Vale

A possibilidade concreta da escassez de água doce é um problema mundial. A utilização de métodos geoelétricos tem se mostrado eficiente na busca de aqüíferos subterrâneos.

Localização do aqüífero Guarani. Camadas do subsolo onde se aloja o aquífero

Esquema do processo de formação de aterro sanitário.

O descarte indevido de resíduos industriais e domésticos no solo tem causado danos ao meio ambiente e à saúde humana. Através dos métodos geoelétricos é possível identificar os locais e a extensão da contaminação. A Geofísica tem sido muito utilizada no monitoramento da contaminação e do saneamento das áreas atingidas.

Método geoelétrico na pesquisa para a linha 4 do metrô (SP).

A Geofísica é de grande importância para conhecer o solo e a subsuperfície de locais onde serão executadas grandes obras de engenharia, tais como hidrelétricas, metrô, usinas nucleares, etc. Para tanto, o geofísico utiliza métodos elétricos, métodos sísmicos e monitora a sismicidade natural.

Construção de um shopping sobre um solo estudado por geofísico

Nem sempre a Terra apresentou a forma dos continentes que conhecemos hoje. Na década de 1950, os geofísicos remodelaram a teoria da deriva continental do início do século XX e descobriram que a parte externa do planeta está dividida em placas. Estas placas se movimentam umas em relação às outras, devido ao calor interno da Terra.

Mapa com os limites de placas tectônicas

Principais placas litosféricas.

Mercado em expansão com a mudança da lei de exploração do petróleo (abertura à entrada de empresas estrangeiras), existência de grandes áreas inexploradas (por exemplo, Amazônia e oceanos) e descobertas recentes na Bacia de Santos (pré-sal).

Poucos cursos formadores no Brasil: somente universidades públicas (USP, UFBA, UFPA, UFF, UnB, UNIPAMPA, UFRN). Atualmente, o formando sai empregado.

Até 2010, formaram-se mais de 150 bacharéis em Geofísica na USP. Só a Petrobrás pretende contratar 350 novos geofísicos até 2016.

Setor do petróleo é o grande empregador, atividade aquecida pelo alto custo do barril no mundo e pelo início de escassez do mesmo. Aquecimento da atividade garantida para os próximos 50 anos.

Expansão das atividades voltadas ao meio ambiente e geo-engenharia.

Gostar e ter boa base em Cálculo e Física, ou seja, perfil de um profissional da área de Ciências Exatas. O mercado oferece oportunidades para diversas habilidades como coletar dados no campo, processamento de dados, gerência/ administração e desenvolvimento de equipamentos e de programas computacionais.

Capacidade de trabalhar em equipe.

Para atividades de geofísica de campo, gostar de atividades ao ar-livre e, em muitos casos, de ambientes desafiadores como alto-mar, florestas e desertos.

Ser organizado, observador, disciplinado, manter-se atualizado e informado.

Pesquisa em terreno contaminado com óleo utilizado em subestações elétricas. Medida de radônio – Laboratório de Geofísica Nuclear.

Professor do IAG-USP: [email protected]

Ou ver endereços em :

Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas:

http://www.iag.usp.br/geofisica/

Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf): http://www.sbgf.org.br/ Visite o portal de Geofísica Brasil: http://www.geofisicabrasil.com/

Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP).