profetizando-junho-2012

4
Profetizando Paróquia Cristo Profeta Nas Palavras dos Profetas, Deus colocou a sua verdade Avenida Irati, 413 - Barra Funda - Fone: (43) 3422-1314 - Apucarana - Paraná - E-mail: [email protected] Informativo da Paróquia Cristo Profeta de Apucarana - Paraná Ano 3 - nº 34 - Junho de 2012 Pe. Amauri comemora dois anos na Paróquia Cristo Profeta No dia 29 de Maio comple- tei dois anos como pároco nes- ta Paróquia Cristo Profeta. Para comemorar e manifestar minha alegria e gratidão a to- dos os paroquianos, pensei nesta edição Especial do Profe- tizando. Desta forma, além de re- lembrar um pouquinho do histórico destes dois anos, através de algumas fotos sig- nificativas, queremos tam- bém comemorar algo muito importante para todos, a sa- ber, a conclusão da primeira etapa da reforma interna da igreja matriz. Graças ao Bom Deus e a cada dizimista, bem como às ofertas espontâneas de muitos paroquianos, con- seguimos, juntos, deixar nos- so templo mais belo, acon- chegante, confortável e até liturgicamente melhor. Para mim pároco, como tenho cer- teza, também o é para todos os membros desta comunida- de paroquial, este é um mo- mento que merece uma pro- funda comemoração. Por isso convido a todos a participar- mos das missas do último fi- nal de semana deste mês de Junho, dias 23 e 24, em agra- decimento a Deus por esta conquista que é de todos. Ao mesmo tempo, esta co- memoração não é, de forma alguma, um convite ao como- dismo. Por isso, já lançamos o novo desafio: A construção da Casa Paroquial, cujos pro- jetos já estão em andamento pelo Conselho de Assuntos Econômicos Paroquial. Com fé em Nosso Padroeiro, Cris- to Profeta, Na Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa, e com o empenho e colaboração de todos, tenho certeza de que conseguiremos, em breve, mais esta conquista para nossa paróquia. Assim, faço minhas as pala- vras do Apóstolo Paulo, mani- festando gratidão e alegria: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo: Ele nos abençoou com toda bên- ção espiritual, no céu, em Cris- to”. (Efésios 1,3) Pe. Amauri Aparecido Ruiz Pároco EDITORIAL Edição Especial Missa de posse do Pe Amauri, presidida por Dom Celso Antonio,concelebrada por Pe. Egídio e Pe. Marcos Bertanha. Missa de posse do Pe Amauri. Dom Celso entrega o Livro dos Evangelhos. Pe Amauri faz seu juramento diante de toda a assembleia. Acolhida ao Pe Amauri pelos paroquianos.

Upload: flavio-dias

Post on 26-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Profetizando-Junho-2012

Profetizando Paróquia Cristo ProfetaNas Palavras dos Profetas, Deus colocou a sua verdade

Avenida Irati, 413 - Barra Funda - Fone: (43) 3422-1314 - Apucarana - Paraná - E-mail: [email protected]

Informativo da Paróquia Cristo Profeta de Apucarana - Paraná Ano 3 - nº 34 - Junho de 2012

Pe. Amauri comemora dois anosna Paróquia Cristo Profeta

No dia 29 de Maio comple-tei dois anos como pároco nes-ta Paróquia Cristo Profeta. Para comemorar e manifestar minha alegria e gratidão a to-dos os paroquianos, pensei nesta edição Especial do Profe-tizando.

Desta forma, além de re-lembrar um pouquinho do histórico destes dois anos, através de algumas fotos sig-nificativas, queremos tam-bém comemorar algo muito importante para todos, a sa-ber, a conclusão da primeira etapa da reforma interna da igreja matriz. Graças ao Bom Deus e a cada dizimista, bem como às ofertas espontâneas de muitos paroquianos, con-seguimos, juntos, deixar nos-

so templo mais belo, acon-chegante, confortável e até liturgicamente melhor. Para mim pároco, como tenho cer-teza, também o é para todos

os membros desta comunida-de paroquial, este é um mo-mento que merece uma pro-funda comemoração. Por isso convido a todos a participar-mos das missas do último fi-nal de semana deste mês de Junho, dias 23 e 24, em agra-decimento a Deus por esta conquista que é de todos.

Ao mesmo tempo, esta co-memoração não é, de forma alguma, um convite ao como-dismo. Por isso, já lançamos o novo desafio: A construção da Casa Paroquial, cujos pro-jetos já estão em andamento pelo Conselho de Assuntos Econômicos Paroquial. Com

fé em Nosso Padroeiro, Cris-to Profeta, Na Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa, e com o empenho e colaboração de todos, tenho certeza de que conseguiremos, em breve, mais esta conquista para nossa paróquia.

Assim, faço minhas as pala-vras do Apóstolo Paulo, mani-festando gratidão e alegria: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo: Ele nos abençoou com toda bên-ção espiritual, no céu, em Cris-to”. (Efésios 1,3)

Pe. Amauri Aparecido RuizPároco

EDI TORIAL

Edição Especial

Missa de posse do Pe Amauri, presidida por Dom Celso Antonio,concelebrada por Pe. Egídio e Pe. Marcos Bertanha.

Missa de posse do Pe Amauri. Dom Celso entrega o Livro dos Evangelhos.

Pe Amauri faz seu juramento diante de toda a assembleia. Acolhida ao Pe Amauri pelos paroquianos.

Page 2: Profetizando-Junho-2012

Reforma do TemploA primeira etapa da reforma do templo, que visava: a confecção das Ca-

pelas dos Santos, a Capela do Santíssimo, iluminação, aquisição do ar con-dicionado, aquisição do som, pintura interna e a reforma do presbitério, está chegando ao fim. Agradecemos todas as pastorais, as comunidades, as empresas e principalmente os nossos dizimistas que abraçaram a reforma com todo carinho. E também não podemos esquecer do nosso pároco, Padre Amauri, que administrou essa reforma com muito zelo e amor pela nossa Paróquia Cristo Profeta.

Informativo da Paróquia Cristo Profeta de Apucarana - Paraná Ano 3 - nº 34 - Junho de 20122

Capela de Nossa Senhora Fátima inaugurada por Pe. Luciano.

Capela do Sagrado Coração de Jesus inaugurada por Pe. Roberto Rezende.

Capela de Nossa Senhora Aparecida inaugurada por Pe. João Ozório.

Capela do Cristo Profetainaugurada por Pe. Marcelo Miquelin.

Novas portas da Matriz inaugurada por Dom Celso Antonio.

Benção da Capela do Santíssimo na Matriz.

Nova disposição do presbitério.

ACONTECE EM JUNHOFique atento na programação e participe!

De 01 a 13 06h15 - Trezena na Comunidade Santo AntônioDia 03 - Domingo 08h - Encontro de Pais e PadrinhosDia 06 - Quarta-feira 19h30 - Hora da Palavra e Escola BíblicaDia 07 - Quinta-feira 15h - Missa e Procissão de Corpus ChristiDia 09 - Sábado 20h - Missa Sertaneja na Comunidade Santo AntônioDia 10 - Domingo Almoço na Comunidade Santo AntônioDia 13 - Quarta-feira 19h30 - Reunião do Conselho Paroquial de PastoralDia 14 - Quinta-feira 20h - Missa do Padroeiro na Diaconia Sagrado Coração de JesusDia 17 - Domingo 09h30 - Missa: Rito de Entrada para catequizandos da Primeira EtapaDia 20 - Quarta-feira 19h30 - Encontro de formação para Leitores e Reunião de LiturgiaDia 23 - Sábado 19h - Missa: Rito de Entrada para catequizandos da Catequese de adultosDia 27 - Quarta-feira 20h - Missa da Padroeira na Diaconia Nossa Senhora do Perpétuo SocorroDia 28 - Quinta-feira Das 18h às 21h30 - Adoração ao Santíssimo SacramentoDia 29 - Sexta-feira 20h - Reunião do CAEPDia 30 - Sábado 13h - Encontro de Formação para futuros ministros

HistórinhasO rei e o mendigo

Havia um mendigo que estava andando com um prato de arroz na mão, quando parou ao seu lado o Rei.

O Rei pediu para o mendigo um pouco do seu arroz.Ele pegou um único grão e deu ao Rei.O Rei, então, fechou o grão dentro da mão do mendigo

tocou seu cavalo e foi embora.Quando o mendigo abriu a mão, levou um susto.O grão de arroz havia se transformado em ouro.Neste momento, o mendigo olhou para o prato de arroz e

saiu correndo atrás do Rei, dizendo: Eu mudei de idéia, tome mais do meu arroz.

Então o rei disse: não, você já recebeu tudo aquilo que colocou na vida, de bom grado e de bom coração.

O que se recebe da vida é aquilo que nela se coloca: nem mais, nem menos.

“Tudo o que o homem semear, isso também colherá” Gl 6,6-10

Page 3: Profetizando-Junho-2012

Neste Mês de Junho dá-se continuida-de a um Projeto que está aguardando sua execução há 45 anos, em 01 de julho 1967 data de Fundação de nossa Paróquia Cristo Profeta.

Projeto este, sempre destacado em pautas de várias lideranças, presente no íntimo de nossos queridos Párocos anteriores e também atual, porém ha-via outras necessidades a serem conclu-ídas, mas tudo tem seu tempo, e enfim chegou-se o momento, foi formada atra-vés de casais e já apresentada a Equipe de Assuntos Econômicos da Paróquia, e a pedido do Bispo Dom Celso Antonio, a prioridade para este ano será a execução da Casa Paroquial.

Convocamos todas as lideranças e Comunidades de nossa Paróquia a abra-çar esta causa, com muita Fé e Oração, e principalmente mãos a obra, dando início ao “PROJETO CASA PAROQUIAL - Uma atitude de Fé.”

Será colocada a disposição várias maneiras para que a Comunidade pos-

sa participar tais como a “Campanha do Metro Quadrado M2”, a colabora-ção que poderá ser ofertada através dos envelopes, Livro Ouro, entre ou-tros. Dando início as obras em Julho com o levantamento da parte estru-tural, cobertura, rede elétrica e hi-dráulica e sua finalização e entrega em 2013.

A Casa Paroquial servirá a toda Comu-nidade dentro de suas necessidades, aco-lhimento de Missionários e Seminaris-tas, acolhimento para todas as Pastorais existentes e as que se formarão a partir de agora.

Muito se tem a fazer, mas com a cola-boração e união de cada Paroquiano(a), Juntos Somos Mais+.

Informativo da Paróquia Cristo Profeta de Apucarana - Paraná Ano 3 - nº 34 - Junho de 2012 3

É o conjunto dos primeiros 5 livros do AT. Também cha-mados “Torah” (Lei), porque contêm a Lei da Antiga Aliança. “Pentateuco”, do grego, significa “cinco livros”, nos quais as his-tórias e as leis giram em torno de um centro: o ato libertador de Deus no êxodo, que é o ato fundante do povo de Israel.

As Histórias que nasceram no meio do povo e eram trans-mitidas oralmente, de geração em geração e se tornaram nor-mativas. As leis procuram con-duzir a uma prática que reflita o ideal: a libertação do povo e a formação de uma sociedade onde haja liberdade e vida para todos. Essas leis não são pere-nes e intocáveis, mas expressam um momento determinado da vida; mais do que serem apli-cadas diretamente à nossa rea-lidade, elas servem de exemplo e modelo. A lei deve servir ao povo e não ser instrumento de opressão contra o povo: «O sá-bado foi feito para o homem e não o homem para o sábado» (Mc 2,27). Jesus, que veio trazer a libertação e a vida em plenitu-de, não aboliu, mas mostrou o

verdadeiro espírito dessas leis (cf. Mt 5,17). Ele próprio apre-sentou um resumo de toda a Lei: «Tudo o que vocês desejam que os outros façam a vocês, fa-çam vocês também a eles. Pois nisso consistem a Lei e os Profe-tas» (Mt 7,12).

Gênesis: Reflexões sobre as origens do mundo, do homem, do pecado, do Povo de Deus;

(Gn 1-11). A criação do mun-do e do homem por Deus mos-tra que o homem e a mulher são o ponto mais alto e o centro de toda a criação.

(Gn 12-50). A aliança entre Deus e a humanidade dá início à história do povo de Deus mar-cada por um ato de fé no Deus que promete terra e descen-dência. A missão de Israel é tes-temunhar o caminho que leva a humanidade a viver o projeto de Deus.

O bem e o mal: Tudo o que Deus cria é bom (Gn 1 e 2); o mal entra no mundo através da auto--suficiência do homem (Gn 3).

A fraternidade: é rompi-da (Gn 4,1-16), desvirtuando o projeto de Deus para os ho-mens. Deus repropõe a restau-

ração através de uma comunida-de que será bênção para todos os povos (12,1-3).

Êxodo (saída): reflete sobre a saída do povo hebreu do Egito sob a liderança de Moisés;

A mensagem central é a reve-lação do nome do Deus verda-deiro: JAVÉ; o único Deus que ouve o clamor do povo oprimido e o liberta, para estabelecer com ele uma aliança. Qualquer ou-tro deus é ídolo, e deve ser rejei-tado. A pergunta fundamental é: «Qual é o verdadeiro Deus?»

Levítico: se chama assim porque traz as leis do culto e as obrigações dos sacerdotes e levitas;

Foi escrito depois do exílio na Babilônia. Por trás das leis podemos descobrir o ideal pro-posto ao povo que, no passado, Javé havia libertado da escravi-dão do Egito e que, no presente, Javé libertou do exílio na Babi-lônia: cultuar o Deus liberta-dor que vive no meio do povo, reconhecer seus dons através dos sacrifícios, servi-lo através dos sacerdotes e voltar sempre à comunhão com ele através do perdão.

Números: se chama assim porque começa com a conta-gem do Povo de Israel;

A saída do Egito foi uma lenta e penosa caminhada em busca de uma terra. Uma majesto-sa marcha organizada de todo um povo, como uma procissão ou um exército. No centro vai a arca da Aliança. Deus é pere-grino e caminha para o Reino prometido por Jesus. A orga-nização mostra que dentro do povo de Deus as funções devem ser repartidas para realizar o projeto de Deus. O deserto foi o tempo da grande disciplina e pedagogia para o povo de Deus. Não basta estar livre: é preciso aprender a viver a liberdade e conquistá-la continuamente, para não voltar a ser escravo ou-tra vez.

Deuteronômio (segunda Lei): é o livro que relata nova-mente a promulgação da Lei da Aliança. Convida à conversão e à fidelidade.

A idéia central é que Israel viverá feliz e próspero na Terra se for fiel à aliança com Deus; se for infiel, terá a desgraça e acabará perdendo a Terra. O comportamento fundamental do homem para com Deus é o amor com todo o ser (6,4-9). Um projeto de sociedade nova, baseado na fraternidade entre os homens e na partilha de tudo o que Deus concedeu a todos. Deus é chamado Pai (1,31), e os membros do povo são chama-dos entre si irmãos. A vocação do povo de Deus é a fraternida-de e a partilha.

BíbliaPalavra de Vida Eterna

Venha participar da Hora da Palavra e Escola BíblicaQuarta-Feira - Dia 06 de Junho - às 19h30

Os livros da Bíblia: Antigo Testamento: O Pentateuco

Page 4: Profetizando-Junho-2012

Informativo da Paróquia Cristo Profeta de Apucarana - Paraná Ano 3 - nº 34 - Junho de 20124

DOMINGOS:08h - Comunidade Santo Antônio Jardim Menegazzo09h30 - Matriz19h - Matriz

SEGUNDAS-FEIRAS:20h - Comunidade São Miguel Arcanjo Vila Martins

QUARTAS-FEIRAS:12h - Matriz

SEXTAS-FEIRAS:12h - Matriz

SÁBADOS:19h - Matriz20h30 - Comunidade Sta. Edwiges - Interlagos

1ª SEXTA-FEIRA DO MÊS:19h30 - Missa do S. Coração de Jesus - Matriz

3º SÁBADO DO MÊS:11h - Missa - Cooperativa dos Catadores

Vila São Francisco3º DOMINGO DO MÊS:

15h30 - Missa no Lar São Vicente de Paula

Hora da Palavra - Escola BíblicaToda 1ª Quarta-feira às 19h30Adoração ao Santíssimo

Última Quinta-feira do Mês das 18h às 21h30Batizados

4º Domingo de cada mêsna missa das 09h30 na Matriz

Informações:Secretaria Paroquial

Avenida Irati, 413 - Barra FundaFone: (43) 3422-1314

Horários das Missas

Encontros e Atividades PastoraisSEGUNDAS-FEIRAS - Matriz

20h - Reunião de apoio do CRISTMA - MatrizTERÇAS-FEIRAS - Matriz

18h - Abastecimentodas Mães IntercessorasQUARTAS-FEIRAS - Matriz

19h30 - Abastecimento da RCCQUINTAS-FEIRAS - Matriz

18h - Grupo de Mães Intercessoras19h30 - Terço com RCC20h - Grupo de Oração da RCC

1ª QUINTA-FEIRA DO MÊS - Matriz20h - Missa no Grupo de Oração da RCC

1ª SEXTA-FEIRA DO MÊS - Matriz19h - Terço c/ o Apostolado da Oração20h30 - Reunião do Apostolado da Oração

SÁBADOS10h - Pastoral de Adolescentes - Matriz17h30 - Catequese com Adultos - Matriz19h - Grupo de Jovens - Com. Santa Edwiges20h - Grupo de Jovens - Com. Santo Antônio

3º SÁBADO DO MÊS19h - Missa da Pastoral Familiar e ECC20h15 - Pós Encontro do ECC20h - Após a Missa inicia-se a Vigília Eucarística até às 7h do Domingo para toda a Comunidade.

1º SÁBADO DO MÊS15h - Reunião dos Missionário do Dízimo18h - Terço dos Marianos20h - Após a Missa - Hora Mariana

Liturgia e Vida

A MISSA PARTE POR PARTELiturgia da Palavra

Profissão de Fé na MissaResposta do povo celebrante à proposta de Deus!

“O símbolo ou profissão de fé tem por objetivo levar o povo a dar sua resposta de adesão à Palavra de Deus ouvida nas leituras e na homilia, bem como recordar-lhe a regra de fé antes de começar a celebrar a Eucaristia” (IGMR, 43). Trata-se de um rito em que a assembleia, de pé, renova o compromisso de pautar sua vida na Palavra do Senhor, aguardando a plena realização de seu Reino.

As formas mais comuns de profissão de fé são o chamado Símbolo Niceno: “Creio em um só Deus...” e o Símbolo dos Apóstolos: o “Creio em Deus Pai...”, mais bíblico, mais próximo do querígma original (querígma = anúncio pascal), encontrado em tex-tos do Novo Testamento, como At 2,22-23; 3,13-17;10,39-40. É rezado na liturgia batismal e nas devoções populares, inclusive no início do terço. A profissão de fé, realizada aos domingos e solenidades, é ação de todo o povo, ao qual se une o presi-dente.

Oração dos fiéisUnir-se a Cristo, suplicando ao Pai a vinda do Reino!

Logo após o Credo, quem preside nos convida a elevar ao Pai os nossos pedidos, nossas preces e nossa súplica pela salvação, hoje. Inspirados na recomendação de Paulo: “...apresentai a Deus todas as vossas necessidades pela oração e pela súplica, em ação de graças” (Fl 4,6) e exercendo nossa missão de povo sacerdotal, de pé, er-guemos nossa voz, não só para expressar pedidos individuais, mas a súplica de todo o povo de Deus, de toda a humanidade, principalmente dos mais necessitados e sofri-dos que clamam por libertação e vida digna. Porém percebemos o quanto ainda nos falta para que o Reino de Deus se realize plenamente entre nós.... Por isso, pedimos e suplicamos, apresentando necessidades, angústia, dor e desejos... Alargando a ora-ção, expressamos também a esperança e o clamor de tantas pessoas que, apesar de muitas carências, confiam em Deus: doentes, crianças e idosos abandonados, mora-dores de rua, presos, desempregados, dependentes de drogas, pessoas angustiadas, famintas e solitárias. Dirigimos as preces a Deus Pai em nome de Jesus. Uma pessoa faz uma prece e todos respondemos, assumindo-a como sendo a nossa prece comum. A prece individual torna-se comunitária, torna-se prece da comunidade, oração uni-versal: “Senhor, escutai a nossa prece!”... “Senhor, ouvi nosso clamor”!

Fonte: Pulsandinhos litúrgicos de maio de 2012

Encontro de Formação para LeitoresDia 20 de Junho - Quarta-Feira - 19h30

Meu querido Santo Antônio, vós cuja língua abençoada ensinou aos homens a louvar a Deus, tende piedade de mim! Lembrai-vos meu Santo protetor e padroeiro que não é unicamente por vós que Deus vos cobriu de tanta gloria e poder; foi também para me ensinar com seus exemplos e ensinamentos a me colocar confiante nas mãos de Deus em todas as necessidades da minha vida. Meu caro e bem amado pai, Santo Antônio, suplico-vos, tomai os interesses da minha vida, velai sobre mim, me ajude na luta e desafios da vida. Ajude-me a vencer as tentações do mal, e quando chegar o momento derradeiro ficai junto a mim para introduzir-me na morada de Deus onde poderei me encontrar contigo e, perto de Maria, mãe de Jesus, e na companhia dos anjos e de todos os santos, posso louvar a Deus para sempre. Amém.