trainspotter junho 2012

41
EDIÇÃO N.º 23 | JUNHO DE 2012 PORTUGAL FERROVIÁRIO - OS CAMINHOS DE FERRO NA INTERNET A LINHA DO LESTE NA ACTUALIDADE

Upload: pedro-miguel-andre

Post on 23-Jul-2015

145 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Trainspotter Junho 2012

Edição n.º 23 | Junho dE 2012

Portugal FErroviário - os Caminhos dE FErro na intErnEt

A LinhA do Leste nA ActuALidAde

Page 2: Trainspotter Junho 2012

Índice

3

trAinspotter n.º 23 - Junho 2012

Redacção

• CarlosLoução• DavidAguaded• JoãoCunha• JoãoJoaquim• PedroAndré• RicardoCruz• RicardoFerreira• RicardoQuinas

Contribuiçõespara:[email protected]

Endereço:http://www.portugalferroviario.net

Comboio de distribuição nº75375, Entroncamento -Badajoz, emVale deCortiças,Marçode2011

Fotografia:RicardoQuinas

Editorial 3

4Spotting

Comboio Correio

ALinhadoLestenaactualidade(ParteI)

Faro-Lagos-Faro(ParteI)

SábadosdemanhãnaLinhadoNorte,2007

13

18 OPassadodosHorários-ZonaCentro(2002)

Opinião

Reportagem

Cais de Embarque

Cavalos de Ferro

Charters

ComboioPresidencialjáviajapelopaís

5

25

30

9

12Spotting

Comboio Histórico

Spotting 33

SobreosIC’sdoSul 34

Bitola Ibérica

AniversáriodaChegadadaFerroviaaMirandadeEbro 37

Figura do Passado

CPE123 39

Spotting

Estação Terminal

40

41

Page 3: Trainspotter Junho 2012

editoriAL

4

Dois anos. Com esta edição,atingimos a meta de dois anos aproduzir esta revista destinada atodososque,comonós,possuemobichinhodaferrovia.Écomenormesatisfação que, agora, à distânciade 24meses, olhamos para trás evemosoquantoestanossa–vossa–revistacresceu:deumanewsletterde cinco páginas, passou-se parauma revista de mais de vintepáginas, com uma mudança delayout de entremeio, que abordaas actualidades do mês passado,com artigos sobre o passado,o presente e o futuro da nossaferrovia.Fazemo-lodamelhorformapossível, especialmente tendo emcontaquenenhumdenóséformadoem jornalismo, nem tão-pouco fazvidadisto.Estes dois anos foram férteis emmudanças.Muitodonossomaterialcirculante foi reformado, caso das2600’s, das 1550’s, das 0600’s, ouestáemviasdisso,comoas1960’seas0350’s.Assistimos,paraobeme para o mal, à vinda dos 592 deEspanhaparaonortedopaís.Vimos

renovações de linhas, em Évorae na Beira Baixa – dois exemplossublimesdo8edo80queéanossaferrovia.Olhámos para omirrar donossodísparmapaferroviário,comaperdadotroçoBeja–OuriquedaLinhadoAlentejoeoeternoarrastar(e agonizar) da situação do troçoCovilhã–GuardadaLinhadaBeiraBaixa – para além do ponto final(que já o era, sejamos francos) naLinha de Évora além-PK 126.8 edo avançar inexorável do muro decimentoquecobreotúmulodaLinhado Tua. Contemplámos o fim dosregionaisnaLinhadoSul,ofimdas“experiências”dosregionaisdaLinhadeVendasNovasedosurbanosdaLinha de Leixões, a mudança dematerial dos Intercidades da BeiraBaixa e o aumentar de paragensnosAlfasPendularesemparagensinóspitas da Linha do Sul. Seráque todasestasmudanças fizerambem à nossa ferrovia? Bom, cadaum é dono da sua opinião sobreeste aspecto. Há quem ache queos nossos caminhos-de-ferroestão mais pobres, que estamos

Carlos Loução João Cunha

Uma reforma urgente na nossa ferrovia! Estação de Caxias em 2005

a caminhar para um futuro semcomboios–eháquemacheque,talcomo no país, a ferrovia necessitasofrerdeumperíododeausteridadepor forma a poder tentar-se que asempresaspúblicas–CPeREFER–consigam tentar regularizarassuasdepauperadas finanças por formaa tentar-se, daí em diante, poderdesenvolver alguma coisa maisprodutiva. Lá está: são opiniões: enão sendo nós, de forma alguma,opinion-makers com doutoramentosem ciências de transportes esimilares, não teremos grande votosobreestamatéria.Noentanto,eregressandoumpoucoao temado“agonizarde linhas”,háumalinhaurbanaquesofrecomosefosseuma linhado interior: aLinhadeCascais. Sendo a única do paíselectrificadaa1.500VDC,sofreaindapor o único material funcional emPortugalquesuporteessavoltagemsão umas automotoras velhas ea darem as últimas, que qualquerpaíscivilizado já teriaencostado.Oacidentede2deMaioéumperfeitoexemplodissomesmo,emquetemosduas composições a colidirem porviadumafalhatécnicadeumadelasquenãoconseguiufrenaratempo.E,casooacidentenãosetivessedadoa baixa velocidade, poderíamos terumacidenteaoníveldosqueeram,infelizmente, frequentes na décadade ’80, com muito mais feridos evítimasmortais.Oqueesteacidentevemdemonstraré,tãosóeapenas,adecrepitudedaLinhadeCascais–que, não esqueçamos, é uma linhaurbanadeLisboa,queéutilizadapormilhares de pessoas todos os dias.Há concursos para novo materialcirculante, mas acabam sempreporsercanceladosporviada fracasituaçãoeconómicadaCPedopaís.Assimcomotodasasideiasdealterara voltagem da linha, passando amesmaapoderservisitadaporoutraespéciedematerialautomotormaisconfortávelefiável,comoas3500’se as 2300’s. Será rocket scienceproceder-se a essa alteração? Nãocreio. Mas, lá está, era necessárioascoisasseremfeitas…edinheiro,o eterno problema. Assim, vamoscontinuar com esta linha presa porarames.Atéquando?OsutentesdaLinha de Cascais merecem mais emelhor.

Page 4: Trainspotter Junho 2012

Comboio de balastro Entroncamento - Monte Abraão, passando pela zona da antiga estação de Rego, Maio de 2012

Carlos Loução

spotting

5

Page 5: Trainspotter Junho 2012

comboio correio

6

breves

testes de penduLAres em unidAde múLtipLA

comboio histórico regressA tAmbém Ao domingo

No intuito de aferir ocomportamento em via duranteacirculaçãoemtracçãomúltipla,durante o dia 30 de Maio ospendulares 4002 e 4007 foramacopladosumaooutro,realizandoquatromarchasdeensaioentreoGrandePortoeAveiro.Durante asmarchas foi possívelcomprovarocomportamentodosengates durante a pendulaçãoemcurva,assimcomoareacçãodas duas unidades durante asfrenagens (tendosido realizadasalgumasfrenagensemplenavia).Uma vez que todas asmarchascumpriram o horário, é deprever que os resultados forampositivos,aocontráriodeensaiosanterioresem1999e2005onde,devidoaproblemasnacirculação

emplenavia,ocorreramatrasosesupressõesdemarchadeensaio.As marchas realizadas tiveramorigem em Contumil, de ondepartiu a primeira marcha às10h20 com destino a Aveiro.Pelas 11h36m a composiçãodupla partiu de Aveiro comdestino a Gaia, estação ondechegou pontualmente às 13h00.Após uma pausa para almoço,foirealizadaasegundapartedosensaios,tendoaduplapartidodeGaia cerca das 15h00 com umligeiroatrasoque foi recuperadoaté Aveiro. Às 16h iniciou-sea última marcha de ensaios,desde Aveiro para Contumil(umavezmaisdentrodohorárioestipulado).

CP “ENVOLVIDA” NA EDP 7ª MEIA MARATONA DO DOURO VINHATEIRO

Realizou-se, no passado dia 20 deMaio, a EDP 7ª Meia Maratona doDouro Vinhateiro, com o transportedos participantes a ser asseguradopelaCP.A organização envolveu também aRefer, que montou uma plataformaamovível situada a 700 metros doantigo apeadeiro de Bagaúste. Paraestaoperaçãoconjunta,aCPdestacouduas unidades da série 0450, querealizaramdiversasviagensentreestaparagemeaestaçãodaRégua.

João Joaquim

Ricardo Ferreira

LOCOMOTIVA DE MANOBRAS VOLTA AO IRIVO

Voltou ao serviço a locomotiva demanobrasnoterminaldemercadoriasdoIrivo.AlocomotivadieselSchöma,com número de fabricante 4498,voltouaoserviço,depoisde12anosencostada sem andar no mesmoterminal.Alocomotivafoiconstruídaem1982etrabalhouinicialmentenasinstalaçõesdo porto de Leixões, na APDL. Foimais tardevendidaparao Irivoondese manteve durante algum temponas manobras, onde foi encostadasensivelmentenoiníciodoséculo.

A CP anunciou os dias e oshoráriosparaocomboioavaporque circulará novamente esteano na Linha do Douro, entrea Régua e a estação do Tua.A principal novidade é o factode existirem circulações aoDomingodemanhã,ajuntarclaroàs circulações já habituais aosSábadosàtarde.

A oferta para este ano:

Sábados(de30deJunhoa13deOutubro):

Partida da estação da Réguaàs 14h48 e chegada à estaçãodo Tua às 16h05; no regresso,partida da estação do Tua às17h06 e chegada à estação daRéguaàs18h22.

Domingos (2, 9, 16 e 23 deSetembro):Partida da estação da Réguaàs 09h45 e chegada à estaçãodo Tua às 11h02; no regresso,partida da estação do Tua às11h58 e chegada à estação daRéguaàs13h14.

Page 6: Trainspotter Junho 2012

comboio correio

6

breves

ALterAções nA rede FerroviáriA

greve dos revisores pArALisou LisboANos dias 23, 24 e 25 de Maioos revisores e trabalhadoresdas bilheteiras da CP Lisboafizeramgreve,emprotestopelasremunerações nos dias feriadosededescanso,queserãopagasapenas a 50%, contrariamenteaos100%previstosnoacordodeempresa.A greve, convocada peloSindicatoFerroviário daRevisãoItinerante Comercial, teve umaenorme adesão e deixou Lisboa

praticamente sem comboiosurbanos. Não foram decretadosserviços mínimos, e circularampoucos comboios nas váriaslinhas a cargo da CP Lisboaduranteostrêsdiasdegreve.Esta greve soma-se a outrasem que o sector tem sido fértil,mantendo-se actualmentedecretada uma greve parcial àshorasextraporpartedoSindicatodosMaquinistas.

Surgiram no passado mêsde Maio algumas alteraçõesrelativamente à rede ferrovária.SegundoaREFER, oRamal deSinesfoicolocadoapartirdedia6 sem exploração ferroviária, oque,emtermospráticos,significamuitopouco:atéagora,apenasaMetalsines,aoPK171.2,utilizavao ramal, se bem que muitoesporadicamente; enquanto queo ramal daPetroquimica, aoPK171.8,jáhámuitosanosquenão

tinhaqualqueruso.NaLinhadoLesteasestaçõesdeBemposta,CratoeSantaEuláliaforameliminadas,evitandoassimafrouxamentos à passagemdestas zonas. A via entre Torredas Vargens a Portalegre passaa ser classificada como D4, talcomoacontecia entrePortalegree Elvas, o que faz com queos comboios de mercadoriaspossam circular pela linha semquaisquerrestrições.

FIM DAS OBRAS NOS TÚNEIS DA BEIRA ALTA

A REFER anunciou no seu site ofim das obras nos túneis doAzeval,Espinho, Ribeira e Monte de Lobos.A empreitada agora dada comoconcluídaabrangeuoseguinte:- Alargamento e refechamento dejuntasnointerioreportais;-Substituiçãodeblocosdealvenariapartidosnointerioreportais;-Reparaçãoeconstruçãodedrenagemtransversal,incluindoaconstruçãodecaixasdedecantação;- Tratamento dos taludes frontais ereparaçãodadrenagemdotardozdoparapeito;-Limpezadosportaisedezonasdointerior;-Substituiçãoereforçodafixaçãodeplacasdesinalética;-Reparaçãoepinturadenichos;-Reparaçãodascaleirasdecabosembetão.

CP AUMENTA FREQUÊNCIA DE COMBOIOS NA ESTAÇÃO DE AREGOS

A CP decidiu aumentar a oferta decomboios a servirem a estação deAregos, na Linha do Douro, a partirdodia6deMaio.Sendoassim,coma paragem dos comboios do serviçoInter–regional, passarama ser 26 asligações em ambos os sentidos queservemestaestação.Na origem desta medida está oaumentodeprocuraduranteoperiodode Verão, segundo declarações doadministrador da CP, Nuno Moreira.Esta medida estará em vigor até aodia14deOutubrode2012.

José Sousa

José Sousa

José Sousa

Page 7: Trainspotter Junho 2012

comboio correio

8

breves

o Adeus deFinitivo dAs 0600’s

entregA dos úLtimos vAgões sgnss

Nodia31deMaiode2012,aCPefectou uma marcha entre FaroeSantaApolónia envolvendo asUDD’s 0604 e 0617. Depois deterem realizado no início do diaumRegionalcomdestinoaFaro,asunidadesseguiramviagematéàcapital,materializandoassimofimdefinitivodoserviçocomercialdas 0600’s, meses depois das0450’steremcomeçadoacircular

regularmentenoAlgarve.Apenasafaltademateriallevouaqueestasduasúltimasunidadestivessemcirculadomaistempodoqueseriasupostoacontecer.Estas últimas automotorasficam agora encostadas noEntroncamento, junto dasunidades da restante série,fechando-se mais um ciclo naferrovianacional.

CP FAZ ALTERAÇÕES NO SERVIÇO INTERCIDADES DA BEIRA BAIXA

A CP introduziu, no dia 1 de Junho,várias alterações ao serviçoIntercidadesdaBeiraBaixa,emvirtudedasinúmerasqueixasrecebidasdesdeaintroduçãodasUTE’snofinaldoanopassado.Aempresaprepara-separareduzir os preços na Linha da BeiraBaixaparaasviagenscompreendidasestritamenteentreAbranteseCovilhã,e ainda para viagens realizadas,de 2ª a 5ª feira, em alguns dospercursos disponíveis. Uma viagementreLisboaeaCovilhã,nestesdiasreferidos, vai passar a custar 17 €,enquantoasviagensrealizadasentre6ª feira e Domingo mantêm o preçoanteriormentepraticadode18,50€.Outra novidade é a introdução do“FlexipasseCP”,umanovaassinaturamensal disponível para os percursosentre o Entroncamento e a Covilhã,que permite viajar nos serviçosIntercidades e Regional de formailimitada.Por outro lado, a CP também secomprometeu a introduzir melhoriasao nível do conforto das unidades,nomeadamente com a introdução decortinasnasjanelas.Foi já lançadoeadjudicadoumconcursopúblicoparafornecimentodasmesmas,novalordecercade9.000€.ComoobjectivodedistinguirasUTEafectasaesteserviço,estaspassaramjá a ter inscrito o logotipo do serviçoIntercidades junto às portas e adesignação “Intercidades” inscrita nafrentedasunidades.

Carlos Loução

A EMEF completou no mês deMaioaentregadosúltimosvintevagões da série de Sgnss à CPCarga. O seu fabrico iniciou-se ainda no ano de 2009 e foirealizado integralmente nasoficinas do Entroncamento.O material inseria-se numaencomendatotalde400unidadesem que se incluía esta série de300 vagões Sgnss, de bogies,

e a série de 100 vagões Lgnss,de eixos, cuja entrega já seencontravacompleta.Esteinvestimentonovalorde41,2milhõesdeeurospermitemàCPCargaaumentarsubstancialmenteafrotadedicadaaotransportedecontentoresecaixasmóveis,umtráfegocomexpectativacrescenteparaospróximosanos.

Ricardo Quinas

Ricardo Quinas

Page 8: Trainspotter Junho 2012

comboio correio

8

breves

incêndio em 592

iberiAn Link chegA A méridA

O serviço “Iberian Link” ganhounomêsdeMaiomaisumdestinopossível – Mérida. Na prática,trata-se da recuperação de umtráfego que havia desaparecidohá alguns meses e que foibastante consequente durantealgunsanos.Apesardeintegradonadinâmicadoserviço“IberianLink”,oserviçode Mérida cinge-se ao corredorAlcântara/Santa Apolónia –Mérida, serviço operado durantealguns anos com comboioscompletos, e que nos últimosmeses,devidoàcrise,deixoudeexistir.Esteserviçoéagorarecuperado,limitadoatrêsvagõesarticuladospor comboio e a dois comboiospor semana.Oserviço colocadoà disposição tem por isso acapacidade para o transporte

de até 24 TEU por semana porsentido, bem aquém dos 108TEU por semana que erampossibilitados até há unsmesesno serviço independente (9vagões articulados, três vezesporsemana).É,aindaassim,umregresso que se saúda, e quedeixa em aberto naturalmenteumaevoluçãopositivadoserviçoque possa motivar a inclusãodemais frequências ou demaisvagões.No horizonte continua apossibilidade do “Iberian Link”vir a ter uma quarta frequênciasemanal entre o Entroncamentoe Madrid, embora sem datadefinida, pois o difícil contextoeconómico dos dois paísesarrefeceu o crescimento dotráfegoferroviáriodecontentoresentreosdoispaíses.

A automotora 592-034, querealizava no passado dia 28de Maio o Regional 3105 entreNine eViana doCastelo, sofreuum pequeno incêndio numadas unidades motoras, junto aoapeadeirodaSilva.Ao local ocorreram ainda ascorporações dos bombeiros, noentanto o incêndio acabou porser apagado por um extintor.A automotora com parte dosmotores ligados conseguiuainda descer à estação deBarcelos, onde resguardou. ALinha do Minho esteve cortada

sensivelmente1h15eospoucospassageiros que seguiam nocomboio foram conduzidos portaxistasatéaoseudestino.Este é mais um caso que sejunta às fracas prestações queas automotoras espanholasestão a ter em Portugal. EmFevereiro passado, tambémumaautomotoradamesmasérieregistou uma situação idênticana Linha doDouro e desde queentraramaoserviçoemPortugalem 2009, são frequentes asavariasregistadas.

INTERCIDADES DO ALENTEJO APRESENTAM SINAIS DE MELHORIA

Desde a reabertura do serviçoIntercidades do Alentejo em Julhode 2011, a procura pelo serviçotem aumentado gradualmente.Comparando a procura entre Julhode 2011 e Março do corrente anocom o período homólogo de 2009 e2010, viajaram 229 mil passageirosnos serviços do Alentejo contra 154mil passageiros anteriormente. Aocupaçãodosserviçoséaindaassimreduzida, 31% nos Intercidades deÉvorae19,4%nosdeBeja, contudoé umnúmero de louvar numa regiãoque possui claras dificuldades emjustificar um meio como o comboio,principalmenteemtempoderecessão.Os gastos operacionais tambémmelhoraram. Antes da electrificaçãoda linha, a CP registou gastosoperacionaisde4,2milhõesdeeurosemnovemeses,valorquedesceupara3 milhões após as obras. O serviçosomou ainda assim 1,9 milhões deeurosemprejuízo(contra3,1milhõesnoperíodohomólogoanterior),ouseja,as receitas chegaram apenas paracobrir37%dosgastosoperacionais.Desde que o serviço Intercidadesde Évora é realizado com recursoa material eléctrico, Évora ficou a1h21docentrodacapital,tempoquetornou o serviço competitivo face aoautomóvel e que justifica claramentetodas estas melhorias. Este recenteserviço aposta claramente nasmovimentações pendulares entreLisboa e a cidade de Évora, comdois comboios de manhã e dois aofinal do dia por sentido. É, portanto,umaapostaquepodeaindatermuitamargemparacresceramédioprazo,caso se mantenha uma regularidadeadequada.

Fonte: Jornal “Público”

Ricardo Quinas

Valério dos Santos

Page 9: Trainspotter Junho 2012

comboio presidenciAL Já viAJA peLo

pAÍs

Foiconcluída,nosmesesdeAbrileMaio,emGuifões,aintervençãoderestaurodossalõesSRyf2eSy5edofurgãoDf408,materialqueintegra o Comboio Presidencial. Este material apresenta agora umaspectoimpecável,àimagemdascoresoriginais.

AcarruagemSRyf2efectuouensaiosdelinhanodia10deMaio,entreasestaçõesdeContumileLeixões.Foi levadaparaoEntroncamentono dia 17 de Maio, para a colocação dos adereços respeitantes aorestaurante.Nodia29deMaiofoideslocadaparaSantaApolóniapara,namadrugadadodiaseguinte,efectuarensaiosnaLinhadeCascais.

Aprimeiraactividadeoficialcomacarruagemfoirealizadanodia02deJunho,naorganizaçãodoCongressoAnualdaEuropaNostra,ondefoiincluídoumpasseiopelaLinhadeCascais.

Emrelaçãoaorestantecomboio,acarruagemA7yf407eosalãoSy3estãonesteprecisomomentoaserpintadosemGuifõesedevemficarprontos nos próximos dias.O salão Sy 4 estámais atrasado, porquefoi das últimas peças a chegar aContumil e é dos quemais precisadealterações.Emfaltaestátambémalocomotiva1805,queaindasemantémemGuifõesparapintura.EmfinaldeJunhohaverá,emprincipio,novidades.

chArters

No dia 24 de Abril, a 1413 àcabeça de uma marcha deContumil paraGuifões, comossalões Presidenciais SRyf 2 eSy 3 e da carruagemA7yf 704.Duas semanas depois, o salãorestaurante SRyf 2 já efectuavatestesnalinhadeLeixões.

Fotografia: JoãoFernandes

No dia 10 de Maio, o salãorestaurante SRyf 2 efectuaensaios na linha de Leixões,entre Leixões e Contumil. Omaterial agora restauradopossui freio a vácuo e dápassagem a freio pneumático.A1413éumadas locomotivasqueaindapossuifreioavácuo,daí a sua escolha para estasúltimasmarchas.A fotografia foi obtida junto àPontedoCarro,sobreorioLeça.

Fotografia: JoãoFernandes

9

Page 10: Trainspotter Junho 2012

chArters

Nodia17deMaio,osalãoSRyf2 foi levado até ao MNF noEntroncamento. Na fotografiavemos novamente a 1413 àpassagem por Aveiro, comduasCorail’sparapeso-freio.OcomboioPresidencial estáaptoacirculara100km/h.

Fotografia: RicardoFerreira

A mesma marcha anterior,mas desta vez à passagempor Paialvo. O salão deslocou-se ao Entroncamento devidoà cerimónia cultural que iriater lugar no dia 02 de Junho,na Linha de Cascais. NoMNF foram-lhe adicionadosos adereços respeitantes aorestaurante.

Fotografia: JoãoMorgado

O salão chegou a Lisboano dia 29 de Maio, onde foiimediatamente encaminhadopara testesdegabaritnaLinhadeCascais.No dia 02 de Junho, o MNFassociou-se à organização doCongressoAnualEuropaNostra,atravésdaorganizaçãodeumaviagemespecialentreaestaçãodo Cais do Sodré e Cascais,para o Grupo do PatrimónioIndustrial. Na fotografia vemosa 1413 à frente do referidocomboio,naCruzQuebrada.

Fotografia: JoãoCunha

10

Page 11: Trainspotter Junho 2012

chArters

A carruagem SRyf 2 durante asua actividade cultural, comvários convidados. A fotografiafoiobtidanaCruzQuebrada.

Fotografia: JoséSousa

A carruagem SRyf 2 na partidadeContumilparaasuaviagemde340kmatéLisboa.

Fotografia: GonçaloRibera

OperfildacarruagemSRyf2Fotografia: JoséSousa

11

Page 12: Trainspotter Junho 2012

IR Valença - Porto Campanhã à passagem pelo viaduto de Durrães, Agosto de 2011

Ricardo Ferreira

spotting

13

Page 13: Trainspotter Junho 2012

A infraestrutura

Nosdiasdehoje,aLinhadoLesteapresenta uma infraestruturaparcialmente renovada, subsistindoalguns troços com armação de viamaisantigamasquejánãocolocamas restrições a que assistíamoshá alguns anos atrás. Mas vamosanalisar mais ao detalhe estecapítulo.OprimeirotroçodeviaentreAbranteseTorredasVargens,numaextensãode39km,éoqueapresentamaiormovimento, especialmente porservir o Ramal de Cáceres, mastambém por ocasionalmente secarregar madeira em Ponte deSor. A infraestrutura encontra-seem razoável estado, com carrilUIC 54 em barra longa soldada

assente sobre travessas bibloco,reutilizados de outras renovações,sobretudo da Linha do Norte. Asvelocidades autorizadas rondam os110-120 km/h.A estação de Pontede Sor encontra-se desguarnecida.Entre Dezembro de 2009 e até aofim de 2011, às quartas, sextas edomingos, tinha um cruzamentoentre um regional e um comboiodemercadorias,entreas9eas10horas, que obrigava à necessidadede estar guarnecida durante essesperíodos.O fimdo serviço regionalditoutambémofimdessesperíodoseactualmenteapenaséguarnecidaesporadicamente quando semovimenta madeira. A estação daTorre das Vargensmantinha-se atéhápoucotempoguarnecida24horaspordia,encontrando-seactualmente

apenas com um turno durante anoite devido ao Lusitânia ComboioHotel.A indefinição em torno destecomboioéoquepermiteaindaqueestaestaçãotãosingularmantenhaalgumaactividade.Aantigaestaçãoda Bemposta foi, nomês deMaio,completamente eliminada coma publicação do 61º aditamento,publicadoa6deMaio,àIET50,nãoficandosequercomoapeadeiro.Nos25kmqueseparamaTorredasVargenseaantigaestaçãodoCrato,exclusivé,ainfraestruturaapresentacarrilUIC54embarracurta,assentesobre travessa bibloco, exceptonas ligações do carril, onde sãousadas travessas de madeira. Asvelocidades permitidas vão atéaos 80 km/h e havia restrições aníveldecargaatéhápoucotempo.

Nos últimos anos temos assistido a grandes mudanças na Linha do Leste, quer no que respeita à infraestrutura, quer no que respeita ao tráfego ferroviário que nela transita. A incerteza quanto ao corredor de mercadorias Sines – Badajoz e os investimentos realizados pela Refer permitem, a médio prazo, assegurar a continuidade desta ligação internacional. Aproveitamos agora para fazer uma retrospectiva e ver todos os passos que recentemente contribuíram para moldar o cenário a que assistimos nos dias que correm.

A LinhA do Leste nA ActuALidAde - pArte iRicardo Quinas Vários

Vista abrangente da estação de Elvas

reportAgem

13

João Morgado

Page 14: Trainspotter Junho 2012

Encontrava-seclassificadacomoC4(para efeitos de regulamentação,esta classificação estendia-se daTorre das Vargens a Portalegre),permitindo 8 toneladas por metrolinear,masapenas20toneladasporeixo.A IET52permitiaacirculaçãode material até 22,5 toneladaspor eixo, desde que a velocidadefosse limitada a 40 km/h. O 61ºaditamento à IET 50 ditou tambémofimdestarestrição,estandoagoraclassificadocomoD4,comoderestose encontra toda a Linha do Leste,permitindo 22,5 toneladas por eixoe 8 toneladas por metro linear. ODirectório da Rede para 2013 temprevista uma intervenção em 3 kmentre os apeadeiros de Chança eMataparapassagemdebarracurtaa barra longa soldada. A estaçãodo Crato tinha agulhas talonáveise era atravessada por esse motivoa 30 km/h mas, à semelhança daBemposta, foiagoracompletamenteeliminada, deixando também deconstarnaIET50.Noanode2010,aReferlançouumconcursopúblicoparaarenovaçãode26kmdeviaentreoCratoeAssumar,deixando de fora a estação dePortalegre.A intervenção,concluídaemAgostode2011,veiosubstituiraviaemcarrildebarracurtaassenteemtravessasdemadeiraepercorridaa 30-40 km/h, por carril UIC 54,travessas monobloco polivalentesebalastronovo, comvelocidadesarondar os 100-120 km/h.A estaçãodePortalegretinhaprogramadaumaintervenção no Directório da Redede2011,comaexecuçãoaterminarem Fevereiro deste ano, mas talnão se veio ainda a concretizar. Ofim do serviço regional no final doanode2011ditoutambémofimdaguarniçãodestaestação,que,atéàdata, apenas tinha um cruzamentoentreumregionaleumcomboiodemercadoriasaofimdatarde.No troço entre Assumar e SantaEulália, a linha encontra-secompletamente renovada, masapresentaduassituaçõesdiferentes.Nosprimeiros10km,aviaassentasobre travessas monoblocopolivalentes, tendo sofrido umaintervenção simultânea como troçoentre o Crato eAssumar, em 2010e 2011. Nos restantes 9 km atéà entrada de Santa Eulália, a viaassentaem travessasbibloco.Paraambososcasos,ocarriléUIC54eas velocidades rondam os 100-120km/h. Santa Eulália tinha agulhastalonáveismasfoitambémeliminada

Recta ao PK 141, entre Abrantes e a Bemposta

A antiga estação da Bemposta, ainda com os AMV’s instalados

Linha do Leste à saída da Torre das Vargens; à esquerda vê-se o Ramal de Cáceres

reportAgem

15

Pedro André

José Sousa

Ricardo Quinas

Page 15: Trainspotter Junho 2012

Aspecto da infraestrutura renovada, entre Assumar e Santa Eulália, ao PK 231

comoestaçãopelo61ºaditamentoàIET50.No ano de 2009 aRefer deu inícioa obras de renovação de via entreSantaEuláliaeElvas,numaextensãode19km,excluíndoestasestaçõesreferidas. A velha armação de viacom travessas de madeira e carrildebarracurtapercorridosaapenas40 km/h de velocidade máxima ecominúmerossolavancosdeulugaraumavia renovada,comtravessasmonobloco polivalentes e carril UIC54, assentes sobre balastro novo,percorridos a 120 km/h. A estaçãode Elvasmantém o antigo layout edispõedeumterminaldecontentoresexplorado pela Mota-Engil do ladooposto ao EP. Assume-se comoestação fronteiriça e encontra-seguarnecida24horaspordia.Os 11 km que separam a estaçãode Elvas da fronteira aguardamainda pela sua renovação. A viaassenta em travessas de madeirae é percorrida a 40 km/h. Do outroladodafronteira,nuestroshermanostêm a via renovada com travessasbibloco.

Tráfego ferroviário

Desde o ano 2008, assistimosa muitas mudanças no tráfegoferroviário, quer de passageiros,quer de mercadorias. O serviçoregional, além do prolongamentoatéBadajoznofimdoanode2009,viuoseu tempodeviagemdiminuirprogressivamentecomasrenovaçõesaté ao já esperado fim do serviço.Nos serviços de passageiros, notatambémparaoserviçointernacionalLusitânia Comboio Hotel paraMadrid, que viaja os últimos diaspor esta linha, seguindo até TorredasVargens,paradepoisenveredarpeloRamaldeCáceres.Osserviçosde mercadorias, nacionais einternacionais, foram apresentandoaltosebaixos,comoaparecimentodealgunstráfegosnovoseofimdeoutros tráfegos e beneficiaram, nãosó da renovação da infraestrutura,comodofimdoserviçoregional,parauma grande redução do tempo deligação do Entroncamento a Elvas/Badajoz.Vamospartirdoano2008everaopormenortodaestaevolução.Noiníciodoanode2008aLinhadoLeste contava com dois comboiosregionais em cada sentido, aligarem o Entroncamento a Elvas.ParaElvasos comboiospartiamàs9:49eàs18:45;nosentidooposto,às 5:26 e às 14:31 de Elvas. As

Linha do Leste à passagem pelo apeadeiro de Santa Eulália-A

Troço de via entre Elvas e a fronteira do Caia, ao PK 272

reportAgem

15

José Sousa

Pedro André

Ricardo Quinas

Page 16: Trainspotter Junho 2012

viagens demoravam entre 2 horase54minutose3horas.Todoselesfaziam ou recebiam ligação doRamal de Cáceres, com regionaisparaMarvão-Beirã.Poressemotivo,circulavam com múltiplas de Allan0350queseseparavamejuntavamnaestaçãodeTorredasVargens.O dia 14 de Dezembro de 2008,data em que a CP actualizou oshorários, mostrou-se negro para oserviço regional naLinhadoLeste.Asligaçõespassaramdasanteriores2horase54minutospara3horase25minutos(considerandoaviagemmais rápida) devido à degradaçãodas condições da via, com asalterações do horário a reflectirem-se sobretudo do Crato em diante.A título de exemplo, os 21minutosque demorava o percurso entreSantaEuláliaeElvaspassarama33minutos.Um ano volvido e a CP decidiuintroduzir novas alterações aoshorários em Dezembro de 2009.A principal novidade: o regressodos comboios a Badajoz, com acirculação para Elvas de manhã averapartidaserantecipadaparaas8:45eachegaraBadajozàs12:37(hora portuguesa).O regresso saíadacidadeespanholaàs17:30.Masas alterações não se ficaram por

aqui: um dos regionais que fazia aligação entre a Torre das Vargense Marvão-Beirã passou a ligardirectamente o Entroncamento aestaestaçãofronteiriça.ChegavadeMarvão-Beirãàcidadeferroviáriaàs14horasesaíapertodas16horas.ComestaalteraçãosóacirculaçãodemanhãparaBadajoz,antecipadaparaas8:45eoseuregressoeramrealizados com recurso a múltiplade0350atéouapartirdaTorredasVargens. De resto, apenas foramrealizados pequenos ajustes noshorários dos comboios de Elvas/Badajoz,comaviagemmaisrápidaa demorar 3 horas e 18 minutos(percurso Entroncamento – Elvas),emvirtudeapenasdadiminuiçãodotempo de paragem na estação deTorredasVargens.No início do mês de Agosto de2010,a já referida renovaçãoentreSantaEuláliaeElvasveioreduzirostemposde ligaçãodasanteriores3horase25minutospara3horase10minutos,comosajustesarecaíremmais uma vez apenas do lado deElvas/Badajoz.O dia 31 de Janeiro de 2010 ficoumarcado pelo fim dos comboiosregionais no Ramal de Cáceres.AsestaçõesentreAbranteseTorredasVargensvoltaramassimaficar

reduzidas a 2 ligações regionaispor dia para cada lado e com issodeixaram de se conseguir verdiariamente as múltiplas de Allan’sa circular entre o Entroncamento eTorredasVargens.Setembro de 2011 trouxe boasnovidades ao ameaçado serviçoregional desta linha. Com arenovação de via entre o Crato eAssumar, a ligação para a cidadefortificada completava-se assim nomínimo em 2 horas e 37 minutos,muito inferiores aos piores temposde 2009, 3 horas e 25 minutos emesmo inferiores às 2 horas e 54minutosdoanode2008.Contudo, pouco tempo passou atéaoanúnciodofimdesteserviço,quechegoucomoProgramaEstratégicode Transportes (PET) lançado emNovembro de 2011 pelo actualGoverno. As baixas ocupaçõesaliadas aos elevados custos deoperação das automotoras Allan eos problemas financeiros do paíse das empresas públicas, entre asquais a CP, foram determinantespara esta decisão. Em Dezembro,a CP ainda fez pequenos ajustesaoshorários,masadecisãoestavatomada. No dia 31 de Dezembroencerrou-se o capítulo do serviçoregional, deixando a linha entregue

reportAgem

17

João Lourenço

A ligação das Allan’s provenientes de Marvão, à esquerda, e de Elvas, à direita, na pitoresca estação da Torre das Vargens.

Page 17: Trainspotter Junho 2012

O Lusitânia procedente de Madrid, a aguardar a hora de partida da Torre das Vargens, Janeiro de 2012

porumdescarrilamento.AindanoqueserefereaoLusitânia,oPETcontemplavaadesactivaçãototal do Ramal de Cáceres até aofimde2011eaintençãodealteraropercursodestecomboio,passandoaseguirparaacapitaldopaísvizinhopelaLinhadaBeiraAlta.Essadatafoi depois prolongada até ao fimde Janeiro deste ano, com aCP aprocurar negociar com a Renfe aalteraçãodoseupercurso.Contudo,as negociações não produziramfrutos,muitodevidoaoGovernodaExtremadura que não quer abdicardoserviço ferroviário (oLusitâniaéoúnicocomboioaservirasestaçõesna Extremadura de Valência deAlcântara,SanVicentedeAlcântara,Cáceres eNavalmoral de laMata).A decisão foi adiada mais umavez para o fimdeFevereiromas aquestão,queviriamesmoaalcançara esfera política, nunca teve umconsensoentreosdoisgovernos.Odesfechodestaautênticatelevonelaaindaestáemaberto;porém,depoisdemuitas“manobrasdebastidores”,algumasdelaspoucoclaras,pareceque o Lusitânia, afinal de contas,se vaimanter via LinhadoLeste eRamaldeCáceres.

aos comboios de mercadorias. Aprometidaconcessãorodoviáriaemsubstituição do serviço ferroviárionãoseconcretizou.Em termos de serviços depassageiros, só o Lusitâniaatravessa a linha até Torre dasVargens, mas não efectua serviçoem nenhuma estação desta linha.ApartidadeLisboa-SantaApolóniaocorrepelas22horase30minutose o regresso chega às 7 horas e

30minutos.O percurso a partir doEntroncamentoeraasseguradoporlocomotivas1930.Apartirde16deOutubro de 2011, as locomotivas1400, nomeadamente a 1408 e1462,renderamas1930nopercursoadiesel.Desalientarque,desde23deJaneiroeaté14deDezembrode2008,estecomboiocirculoudurantealgunsmesesviaBeiraAlta,devidoaobrasnainfraestruturadoladodeEspanha - obras essas motivadas

Regional para Badajoz com uma UM de Allan’s na Bemposta, Dezembro de 2010

reportAgem

17

José Sousa

Ricardo Quinas

Page 18: Trainspotter Junho 2012

Linha do Norte

Por esta altura, o serviço “Alfa”de 1992, feito pelas locomotivasda série 2600 com carruagensCoRail, havia-se transformado no“Alfa Pendular”, efectuado pelasautomotoras da série 4000. NosentidoLisboa–Porto,desegundaaquinta-feira,haviacincocirculações,sextasedomingostinhamoito,eossábados cinco; no sentido inverso,de segunda a quinta-feira, existiamseisAlfas,àssextas-feirasoito,aossábadoscincoeaosdomingossete.A viagem demorava entre 3h10 a3h20 entre as estações de SantaApolónia e de Campanhã. Paraalém da ligação Lisboa – Porto,haviaainda,desegundaasexta,umAlfaPendular pordiaepor sentido

a viajar entreoPragal, namargemSul do Tejo, e Porto-Campanhã –aproveitandoaligaçãoferroviáriadaponte sobre oTejo inaugurada trêsanosantes.Aviagementreosdoispontosdemoravacercade3h24.PassandoaosIntercidades,existiamtrêscomboiospordiaaviajarementreas duas cidades mais importantesdopaís (comumdeles,desextaadomingo,aserestendidoatéBraga),e demoravam 3h40 de “topo” a“topo”. Diariamente, também haviaum comboio a ir até Braga (paraalémdo “extra” de fim-de-semana),em que a viagem total demoravaentre as 5h05 e as 5h15. EstescomboiosdeBraga,emCampanhã,deixavam carruagens destinadasaosIntercidadesdaRégua.Oserviçointer-regionalmantinha-se

ainda entre Lisboa e o Porto, comtrês comboios durante a semanaentre as duas cidades e dois aosfins-de-semana. Estas viagensdemoravam, namaioria dos casos,4h30,comosnocturnos(queapenasnão se efectuavam na madrugadadedomingo)aseremaexcepçãoàregraealevarementre4h50e5h20entreambasascidades.Deregistarainda que todos estes comboiospossuíam serviço de transportede automóveis. Nesta linha havia,ainda, serviço inter-regional entrePorto-Campanhã e Coimbra, comumcomboiomatinalentreambasasestações,emambosossentidos,desegundaasexta,comopercursoaser percorrido em, sensivelmente,1h40.Debruçando-nos sobre o (extenso)

Continuando na senda das ligações ferroviárias existentes no território português em 2002, é altura de nos debruçarmos sobre a zona centro.

o pAssAdo dos horários - ZonA centro (2002)Carlos Loução Vários

Jorge Monteiro

Allan 0307+0306 com o regional Coimbra-Parque - Serpins, passando por Vale de Açor a 14 de Julho de 2000

comboio histórico

19

Page 19: Trainspotter Junho 2012

Uma UTE da série 2000 em Coimbra-B no ano de 2002

serviço regional desta linha, talcomo em 1992, os principaispontos nevrálgicos desta linha emtermos de serviço regional eram oEntroncamento e Coimbra. Tantoque,nosentidoLisboa–Porto,nãoexistia qualquer comboio regionaldirecto, ao passo que, no sentidoinverso, existiam dois: o nocturnoda madrugada de segunda-feira,que demorava 4h35 entre as duascidades, com mais outro comboio,aos domingos à noite, com viagemde 4h10 e menos paragens. EntreLisboa e o Entroncamento existiamtrês regionais neste sentido (doisaosdomingos),quandonadirecçãoinversaexistiamquatrocomboiosdesegundaasexta-feira,umaosábadoetrêsaosdomingos–faltando,claro,as ligações entre Lisboa e Tomar,abordadas no parágrafo seguinte;estes comboios demoravam cercade 1h30. Entre o Entroncamento ePorto-Campanhãhaviaumcomboioàs sextas-feiras, unicamente nestesentido, de 3h10 de Viagem. Deseguida, tínhamos os comboiosregionais entre o Entroncamento eCoimbra-B:eramonzeoscomboiospor dia, (aos fins de semana, nosentidoEntroncamento–Coimbra-B,eram oito aos sábados e seis aosdomingos,enquantoque,nosentidoinverso, eram sete aos sábados eseisaosdomingos),comtemposdeviagementrea1h30ea1h45.Aindahavia um comboio extra que ia doEntroncamentoatéàestaçãocentralde Coimbra. Entre esta cidade e oPorto,ascirculaçõeseramimensas.Neste sentido, existiam quinzeregionais entre Coimbra e Porto-SãoBento (aos sábadoseramdez,aos domingos sete), com o sentidoinverso a ser contemplado comdezasseis comboios (onze aossábados, oito aos domingos), emque a viagem se fazia, em média,em 2h15. De referir que estescomboios continuavam a efectuarserviçosuburbanoentreasestaçõesdePorto-SãoBentoeAveiro.Haviaainda um comboio entre Coimbrae Aveiro, que se efectuava, nestesentido,dedomingoasexta,ànoite,e,nosentidoinverso,desegundaasábado,demanhã.Falta aqui abordar o serviçosuburbano entre o Porto e Aveiro.Este eixo de suburbanos tinha

João Paulo Ferreira

comboio histórico

Regional com Xepa 9400 entrando na estação de Sernada do Vouga, 2005

António Gonçalves

Uma Allan na Covilhã, esperando a hora de partida para a Guarda em Agosto de 2003

João Paulo Ferreira

20

Page 20: Trainspotter Junho 2012

comboios a ligarem o Porto-SãoBento a Ovar e a Aveiro e, paraalémdos regionais queefectuavamserviço urbano, havia comboiosentrePorto-SãoBentoeAveiroentreas5h10eas23h10,aopassoque,nosentidoinverso,deAveiro,saíamcomboiosentreas5h48eas22h48.Afrequência,quernumsentido,quernooutro,eradeumcomboioporhora,eaduraçãodeviagemerade1h22.Todavia, por via de obras na linha,aos fins-de-semana, a circulaçãodestes comboios era condicionada:até às 14h, os comboios nãopassavamdeOvar quer ao sábadoquer ao domingo; depois das 14h,essa suspensão só se mantinhaaos sábados. De segunda a sexta-feira, havia tambémuma família deurbanosacircularentreSãoBentoeOvar,aoperarementreas6h25eas0h25nestadirecção,eas6h50eas20h45 no sentido oposto.A viagemnestafamíliademorava55minutos.

Ramal de Tomar

Neste ramal apenas circulavamcomboios provenientes de SantaApolónia,sebemquededoistipos:inter-regionais e regionais. Osprimeirosefectuavam-sedesegundaasexta,demanhãnosentidoTomar–Lisboaeàtardenadirecçãooposta,e demoravam 1h41 entre as duascidades. Os regionais eram mais,muitomais:entreLisboaeTomar,desegundaasexta,existiamdezasseiscomboios regionais, com dez aossábadosenoveaosdomingos;entreTomar e Lisboa, tínhamos catorzeligações aos dias de semana, dezaos sábados e oito aos domingos.A viagem entre ambas as estaçõesdemorava, sensivelmente, duashoras.

Ramal de Alfarelos

Tal como em 1992, os únicoscomboios de passageiros quevisitavamoRamaldeAlfareloseramossuburbanosdaregiãodeCoimbra,quefaziamvaivénssucessivosentreestacidadeeaFigueiradaFoz.Desegundaasexta,nestesentido,havia21 comboios a circularem entre as5h21eas0h21,que,aossábados,passavam a ser dezanove e aosdomingosdezasseis.EntreaFigueira

comboio histórico

Jorge MonteiroIR Covilhã-Lisboa, ainda com os vagões do serviço auto-transportado entre Castelo Branco e Lisboa. Abrantes em 2001

Pela hora de almoço, uma Allan com um regional para a Figueira da Foz Cantanhede em 2003

1200 com um regional para Elvas, Abrantes em 2002.

João Paulo Ferreira

João Paulo Ferreira

Ricardo Ferreira

21

Page 21: Trainspotter Junho 2012

Coimbra: um comboio Coimbra –Figueira da Foz e dois Figueira daFoz – Coimbra detinham-se emCoimbra-B; e no tempo de viagem,quedecresceraparacercade1h40.

Linha da Beira Alta

Há dez anos atrás, a Beira Altapossuía três ligações diárias deIntercidadesentreLisboaeaGuarda– e vice-versa. O seu tempo deviagem variava entre as 4h10 e as4h35,sendoqueosmaisdemoradosefectuavamparagensemMortágua,CarregaldoSal,FornosdeAlgodreseVilaFrancadasNaves.Com o serviço inter-regionalsuprimido, os comboios regionaisentre Santa Apolónia e a BeiraAlta eram raros. De Lisboa, existiaum comboio, aos sábados, quedemorava 5h22 até se deterfinalmente na estação da Guarda,ao passo, que daqui, saiam duascomposições, unicamente aodomingo – uma à tarde, outra ànoite–cujaviagemduravaentre5ha5h19.Estescomboios(ocomboioLisboa – Guarda e a circulação datarde Guarda – Lisboa) estavamencarregados do serviço auto-transportadodaBeiraAlta.Ogrossode comboios para esta linha partiade Coimbra, com três comboios asaírem da estação central e um deCoimbra-B rumo à Guarda (trêsaossábadosedoisaosdomingos);no sentido inverso, o número decomboios era idêntico, excepto aosdomingos, em que só havia umregional.Otempodeviagemoscilavaentreas2h30eas3h10.Só falta falar nos regionais entrea Guarda e Vilar Formoso. Nestesentido, eram seis (cinco aossábados), ao passo que, de VilarFormoso, saíam cinco comboios(quatro aos domingos). A viagementre as duas estações tinha umaduraçãoentreos40eos50minutos.Exceptuandoos comboiosLisboa–Guarda,osregionaiseramdeclasseúnica.

Linha da Beira Baixa

De 1992 a 2002, o número deIntercidadesentreLisboaeaCovilhãmanteve-se nos dois comboiosdiários por sentido, com uma

comboio histórico

da Foz e Coimbra, os urbanos,durante a semana de trabalho,eram vinte, operacionais entre as5h50 e as 0h50, enquanto aossábadospassava-seaterdezanovecirculações e aos domingosdezasseis.O tempodeviagem,depontaaponta,variavaentrea1h10ea1h15.Aindaenglobadosnasredesde suburbanos, existiam comboiosentre as duas principais estaçõesde Coimbra, com seis comboios àsegunda,cincodeterçaasexta,trêsaossábadosequatroaosdomingosa circularem de Coimbra paraCoimbra-B;partindodeCoimbra-B,ao invés, existiam nove comboiosde segunda a sexta, e sete aosfins-de-semana. Era um percursoefectuadoemmerosquatrominutos.Para além destes comboios aquireferidos, logicamente, englobadono serviço urbano da regiãoconimbricense, havia também osregionais a efectuarem serviçosuburbanonaLinhadoNorte(entreAlfareloseCoimbra-B),naLinhadoOeste (entre a Figueira da Foz eBifurcaçãodeLares)enoRamaldaLousã(entreCoimbraeCoimbra-B).

Ramal da Lousã

Na Lousã, havia três tipos deregional; entre Coimbra-B eSerpins, entre Coimbra-Parque eMirandadoCorvo,eentreCoimbra-Parque e Serpins. No primeirocaso, existia apenas um regionalpor dia – todavia, aos domingos,não havia o comboio Coimbra-B

– Serpins – e por sentido, ambospela manhãzinha. A viagem nesteregionalduravaentre1h04a1h10.No segundo caso, também haviaum regional por dia – de segundaa sábado entre Miranda do CorvoeCoimbra-Parque,eaosdomingosno sentido inverso. Este regionaltinha uma viagem de pouco maisdemeia-hora.Finalmente, temosogrosso dos comboios deste ramal,os regionais entreCoimbra-ParqueeSerpins.Havia dezoito comboiosa circularementreCoimbra-ParqueeSerpinsaosdiasdetrabalho,quepassavamaserdozeaossábadose oito aos domingos; de Serpinspara Coimbra-Parque, tínhamosdezasseis regionais de segundaa sexta-feira, dez aos sábados eoito aos domingos. O tempo deviagemvariavaentreos45minutose a 1h15. Estes comboios haviamperdido a 1ª classe, sendo agoraregionaisdeclasseúnica.

Ramal de Cantanhede

Tal como em 1992, havia trêscomboios por dia e por sentido apercorreremoscarrisdoRamaldeCantanhede.Talcomoentão,eramcomboiosque ligavamacidadedeCoimbra à de Figueira da Foz, viaPampilhosa.Asmaioresdiferençascifravam-se no facto de, ao passoque, dez anos antes, todos osregionais saíam ou chegavamda estação central de Coimbra,agora, apenas três do total deseis circulações era originária de

Uma Allan e uma UTE à espera de serviço na Figueira da Foz, em Agosto de 2001

João Marques

22

Page 22: Trainspotter Junho 2012

pequenina diferença. Dez anosantes,apenasoICmatinalseguiaareboque do IC daBeiraAlta; destafeita, ambos os comboios seguiamatrelados aos Intercidades Lisboa– Guarda até ao Entroncamento,e chegavam à Covilhã após 4h18;o regresso, com os comboios aseguiremisoladosdosdaBeiraAlta,demorava4h25.O serviço inter-regional aindaexistia, ainda comum comboio porsentidoentreLisboaeaCovilhã; aida demorava 5h12, a volta 5h24.Dereferir,ainda,queointer-regionaldescendente efectuava serviçoauto-transportadoapartirdeCasteloBrancoàssegundas,terças,quintasedomingos.Olhando agora para o serviçoregional, entre Lisboa e a Covilhã,nestesentido,circulavaumcomboiopor dia, que percorria a distânciaentre as duas estações em 5h38e, às segundas, quartas, sextase domingos fazia serviço auto-transportadoentreLisboaeCasteloBranco;nosentidooposto,existiamtrêscomboiosdesegundaaquinta,doisàssextasesábadoseapenasumnodomingo,comviagensentreas 5h e as 5h45 de duração. Do

Entroncamento também partiamregionais para a Covilhã: um pordia e por sentido (se bem que odescendente não se efectuava àsextas nem aos domingos), comviagem de 3h35. Também havialigações do Entroncamento paraCastelo Branco, o inverso já nãoacontecia:umcomboiodesegundaasábado,nocturno,eoutro,apenasàs sextas; as viagens demoravamcerca de 2h20. Alferrarede eratérmino de comboios provenientesdo Entroncamento, com quatrocomboios no sentido ascendente(três aos fins-de-semana) e trêsno descendente, cujo tempomédiodeviagemsecifravanos40minutos.Finalmente,aindaexistiamcirculações entre o Entroncamentoe Abrantes: duas neste sentido(uma às segundas de madrugada,virada para os militares da basedeSantaMargarida, outra, à noite,todos os dias excepto às sextas-feiras) e uma no sentido oposto(que se realizava de segunda asexta), com viagemde poucomaisdemeia-hora; de SantaMargarida,àssextasàtarde,tambémhaviaumregional que seguia directamenteao Entroncamento, onde chegava

depoisde16minutos.Osregionaisentre o Entroncamento,Abrantes eAlferraredeeramdeclasseúnica.

Linha do Leste

Na Linha do Leste, para alémdo “Lusitânia” (abordado noutrocapítulo), só existiam comboiosregionais.UmdeleseraprovenientedoEntroncamentoedestinava-seaElvas,quepartiaàhoradoalmoçoe efectuava a viagem em 3h22(com o consequente regresso, demanhã, a demorar 3h07); o restodoscomboiostinhamAbrantescomopontodepartida.Um regional faziaaviagementreAbranteseElvas,àtardinha, em 2h30, com o regionalderegressoaefectuar-senamesmaaltura,demorando2h40.Efaltafalarainda dos regionais a Badajoz: eraum por dia e por sentido, partindodeAbrantesdemanhãechegandoà cidade espanhola 2h46 depois;o regresso era à tarde, e fazia opercursoem2h52.Estes comboiosrealizavam-se todos os dias; masaindahaviamaisalgunsemqueissonãoacontecia:todasassextas-feirasà noite, realizava-se um comboioentre Abrantes e Portalegre, com

Uma locomotiva da série 1930, com um comboio inter-regional para a Covilhã, passa por Belver em Agosto de 2002

comboio histórico

Jorge Monteiro

23

Page 23: Trainspotter Junho 2012

Um Intercidades para Lisboa sai de Coimbra-B em 2002

viagem de 1h35, enquanto, nosentidooposto,desegundaasexta,existiaumregionalquepartiadeTorredasVargens e demorava cinquentaminutosachegaratéAbrantes,ondedava ligaçãoaosregionaisdaBeiraBaixa.

Ramal de Cáceres

De 1992 para 2002, a maiordiferençanoserviçoacabouporsera perda da 1ª classe nos regionaisque circulavam entre Torre dasVargens e Marvão-Beirã. O restomantinha-se pouco mais ou menosinalterado, aparte das horas departida:eramdoisregionaispordiaeparacadasentido,comopercursoaserpercorridonumahora,omesmotempodedezanosantes.

Linha do Oeste

Em 1992, o serviço Intercidadesligava diariamente Entrecamposà Figueira da Foz; em 2002, esteserviço já tinha passado à história,sendo substituído por um comboiosemanal que, às sextas-feiras, saíada Gare do Oriente pouco depoisdas18hemdirecçãoaLeiria,ondechegava 2h28 depois. O regressoacontecia aos domingos, às 19h18,comocomboioachegaraodestinodepoisdeumaviagemde2h17.Quanto ao serviço inter-regional,eradiário,maspartiadaestaçãodoCacém.ExistiamdoiscomboiospordiaentreestaestaçãoeaFigueiradaFozevice-versa,demanhãeàtarde.Aviagemdemoravaentreas2h51eas 3h16. No final do ano, todavia,estes comboios passariam a tercomopontodepartidaEntrecampos-Poente.DeCampolide, de segundaa sextademanhã,saíaumcomboioregionalpara as Caldas da Rainha, ondechegava 2h16 depois. O restantegrosso dos comboios partia doCacém: dez comboios de segundaa quinta-feira, nove às sextas, oitoaos sábados e sete aos domingos,destinados às Caldas da Rainha;destacidade,emdirecçãoaoCacém,partiamonzeregionaisdesegundaasexta, seteaossábadoseseisaosdomingos.As viagens rondavamasduashorasdeduração.DoCacém,às sextas, saía ainda um regional

comboio histórico

UTE 2000 e Allan 0300 resguardadas na estação da Guarda, 2003

Inter-regional Covilhã - Entroncamento a passar por Ródão em Agosto de 2002

João Paulo Ferreira

João Paulo Ferreira

Jorge Monteiro

24

Page 24: Trainspotter Junho 2012

destinado a Torres Vedras, ondechegava 1h05 depois; a mesmacomposiçãoseguiriarumoàsCaldasdaRainha, comumaviagemde47minutos.Daíparacima,apenashaviacomboios regionaisentreasCaldasdaRainhaeaFigueiradaFoz:cincocomboiosentreambasasestações,de segunda a sexta e três aosdomingos; aos sábados, no sentidoascendente, eram quatro, enquantono descendente eram unicamentedois. Fazer-se uma viagem nestescomboiosdemoravaentrea1h59eas2h33.Dereferir,também,queosregionaisdestalinhaeramdeclasseúnica.

Linha do Vouga

Faltadarumolhoàúnicaviaestreitaainda resistente da zona centro.Por esta altura, a Linha do Vougaestava “amputada” do troço entreSernada do Vouga e Aveiro porinterrupção do serviço ferroviárionapontedeSernada–acirculaçãoentreasduasestaçõeserafeitaporintermédio de autocarros. No troçoaindaoperacional,existiamligaçõesregionais entre Espinho e Sernada,e entre Espinho e Oliveira deAzeméis. O primeiro tipo tinha doiscomboios diários por sentido entreambas as estações, com temposde viagem entre as 2h e as 2h10.A maioria dos comboios era entreEspinhoeOliveiradeAzeméis:cincocomboios nesse sentido e seis nadirecção oposta, em que a viagemduravasensivelmenteumahora.Talcomo algumas das linhas referidasanteriormente,osregionaisdoVougajáhaviamperdidoa1ªclasse.De referir ainda que a suspensãodotroçoAveiro–SernadadoVougaacabariaporserlevantadaemJunho;todavia foi interdita em meados deJulhonovamente,comalinhaaficartotalmenteoperacionalemOutubro.Apartirdomomentoqueessetroçofoi aberto, voltou a ter-se regionaisentre Aveiro e Sernada – dois pordia (manhã e tarde) e por sentido,comumahoradeviagem–eentreAveiro e Águeda – oito comboiosde segunda a sexta-feira, sete aossábadosecincoaosdomingos,comviagemde35minutos.

Finalmente, falta apresentar as distâncias entre Lisboa e os principaispontosdarededazonacentro,comparando-osa1992.

De ParaTempos de Viagem2002 1992

Lisboa

Tomar 01h41 01h40Coimbra 01h51 02h08Aveiro 02h19 02h42Leiria 02h23 02h32

FigueiradaFoz 02h561 03h05Porto 03h01 03h00

CasteloBranco 03h12 03h19Serpins2 03h20 04h01

SernadadoVouga 03h37 03h53Marvão-Beirã 03h46 04h16

Guarda 04h04 05h12Covilhã 04h09 04h33Elvas 04h12 04h32Braga 05h06 04h38

VilarFormoso 05h06 06h50Viseu X 04h203

1-ViaLinhadoNorteeRamaldeAlfarelos2-CommudançadeestaçãodeCoimbraparaCoimbra-Parque3-Comtransbordorodoviário

comboio histórico

Um conjunto de Allan’s com um regional no Ramal da Lousã em 2002

Jorge Monteiro

25

Page 25: Trainspotter Junho 2012

O dia 6 de Novembro de 2011 foia altura escolhida para fazer aderradeira viagem de 0600 entreFaroe Lagos, aproveitandoo factodeste material ainda não ter sidosubstituidopelas0450’seaproveitarpara“experimentar”alinhadepoisdeconcluida amodernização da via aníveldetravessas,carrisebalastro.Entrei na 0619, a automotora queiria realizar o Regional 5904 comsaída de Faro às 11h00.A lotaçãodo comboio está muito longe deser razoável, não ultrapassando adezenanasecçãoemqueviajo.A unidade põe-se em marchadentro do horário estabelecido evai ultrapassando as agulhas emdirecção da saída da estação,cruzandoapassagemdeníveljuntodoteatroe,apartirdaí,começamos

aganharvelocidade,ultrapassandoospontõesexistentesnestazonadalinhaepassandopelos locaisondeantigamenteexistiamosapeadeirosdeMarchiledoPatacão.Passamos pelo antigo ramal daProvimi, situado ao PK 334.692,onde, nos dias de hoje, existeuma empresa de reciclagem, e,após a passagem sob a EN 125,ultrapassamos o antigo apeadeirode São João da Venda antes deefectuarmos a primeira paragemnaestaçãodoParquedasCidades(estação construida para o serviçodo Euro 2004, que levou aoencerramento da paragem de SãoJoão da Venda e do apeadeiro deAlmancil-Nexe).É visível do comboio o estádio doAlgarve,queporalipermanececom

umautilizaçãoquasenula.Éapenasum passageiro que ali embarca nacomposição,quedepoisdesemeteremmarchapassapelodesactivadoapeadeiro de Almancil-Nexe, pelapassagemdeníveldoEstevalecurvaà esquerda em direcção à próximaparagem, Almancil (originalmenteera Vale Formoso). Nada deespecial a relatar nesta ocasião,em que entram algumas pessoase saem outras tantas, já que, pornorma,éemdiasdesemanaqueomovimentoémaissignificativo,comalguns estudantes e trabalhadoresdeeparaFaro.A nossa próxima paragem éem Loulé, onde a plataforma seapresenta quase deserta, apenascom uns passageiros de origeminglesaqueembarcamcomdestino

Depois de, no ano passado, se terem recordado as viagens de janela aberta a bordo das automotoras série 0600 que percorriam a zona mais a leste do Algarve, iremos agora relembrar a zona oposta, mais concretamente o percurso entre Faro e Lagos, incluindo a ida e volta.

FAro - LAgos - FAro (pArte i)Pedro André Pedro André / José Sousa

A aproximação de um regional à estação de Portimão

cAis de embArque

Pedro André

26

Page 26: Trainspotter Junho 2012

Na passagem sobre a ribeira do Arão

Pedro André

cAis de embArque

27

Page 27: Trainspotter Junho 2012

Terminal de mercadorias de Loulé, visto a bordo da 0619

a Albufeira. Saída da estação deLoulé e a passagem pelo terminalde mercadorias que se apresentaquase vazio, com apenas doisvagõesdasérieKlscomtijolo;nemohabitualcomboiodojetfuel,oquedemonstratambémqueomovimentonoaeroportodeFaro,porestesdias,nãoémuitointenso.Avelocidadeaumentamaisumavez,e deixamos para trás o apeadeirodesactivado de Vale Judeu, que,embora tenha óptimas condições,não tem utilidade nenhuma.Corremos agora velozmente emparalelocomaEN125,cruzando-adepois, até entrarmos na linha nº1daestaçãodeBoliqueime,ondenãoháqualquerpassageiro;esperamosaquialgunsminutospelachegadadoAlfaprovenientedoPorto(AP180).Após a passagem do CPA pelalinha desviada, a 0619 retoma asua marcha, e devido ao atrasodo Pendular, atrasamos também.Seguimos em direcção a Albufeira,passandoentretantopeloapeadeiroda Patã, desafecto ao serviçocomercial,equejáapresentaalgunsvidrospartidos,obradoabandonoaqueestásujeito.Chegamos a Albufeira, onde omovimentonestedomingoacabaporserrazoável,tendoemconsideraçãoque da estação até à cidade sãocerca de 6 km - existe aqui, noentanto, ligação por autocarros etáxis.Colocamo-nos mais uma vez emmarcha e só paramos em Tunes,onde os passageiros do AP 180esperam pelo Regional que vaioferecerligaçãoatéLagos.Paraalémdotempodeesperadaligação,queforam cerca de 30 minutos, passarde um CPA, para uma automotorade 1978 é caricato, quer para ospassageiros da classe Turistica,querparaosdaclasseConforto.Noentanto,sãoemnúmeroconsiderávelos que embarcam com destino aoBarlaventoAlgarvio.A linha entre Tunes e Lagos foicompletamente renovada (comexcepção de algumas estações),obraqueenvolveuasubstituiçãodetravessasdemadeirapor travessasdebetão,asubstituiçãoesoldaduradecarrisearenovaçãodebalastro,o que faz com que o conforto daviagemtenhamelhoradoumpouco,dentrodaspossibilidadesdomaterialcirculante.Passagem pela casa de PN deAlvalede onde antigamente existiuum apeadeiro, e o comboio detém-

Cruzamento na estação de Boliqueime

A aproximação a Tunes

cAis de embArque

Pedro André

Pedro André

Pedro André

28

Page 28: Trainspotter Junho 2012

Ramal Silves - Amorim

A paragem na estação de Portimão

Após a antiga paragem da Figueira

se em Algoz, onde em temposexistiu uma cerâmica, sendo aindavisíveisosvestigiosdocaisdecargaque permitiam o carregamento demercadoriasparaocomboio.ApróximaparageménaestaçãodeAlcantarilha-Praia de Armação dePêra, que fica também demasiadoafastada de qualquer uma destaslocalidades, acabando por servirapenas os residentes que povoama zona e que não são em grandenúmero.Maisumapeadeiroqueseaproxima,equeemtemposremotosfoi durante algum tempo estaçãoterminal – Poço Barreto. Edificioocupadoporumrestaurante,quelheprovocougrandesmudançasvisuaisemtermosdafachadaprincipal;emrelação à parte ferroviária, a únicaobraqueviunosúltimosanos foioaumentodaplataformaeacolocaçãode um abrigo. O armazém aindaexistenteapresentavárioselementosque denunciam a degradação aqueestásujeito,razãomaisdoquesuficiente para ser demolido antesquepossasucederalgumatragédia.O próximo elemento que apresentaalgumacuriosidadeéoantigoramalda Corticeira Amorim, que mantémo topo de linha e carris nalgumaextensão. Este ramal, nos seusúltimos dias de funcionamento,era controlado pelas estações deSilves e de Alcantarilha. A casinhado “agulheiro” destacado para esteramal continuapor ali juntoà linha,quase junto ao sinal avançado daestaçãodeSilves,anossapróximaparagem.Oaspectodazonaenvolventedestaestaçãoédeprimente.DesdequeoacordoentreaREFEReacâmaradeSilvespermitiuaentregadasantigascasasdaCPafamiliascarenciadas,o “ambiente” não é muito famoso,comoiremosdemonstrarmaistarde.AestaçãodeSilvessofredomesmoproblema de centenas de outrasestações e apeadeiros deste país,queéo factodesesituar longedocentro urbano, embora, neste caso,a povoação existente em redor daestação (Silves–Gare) tenha tidoalgumcrescimentourbanistico.O facto é que a construção dosnovos acessos àA22 e à EN 125,há alguns anos, retirou ainda maiscompetitividade ao comboio, emdetrimento dos automóveis e dosautocarrosquelevamaspessoasatéaoscentrospopulacionais.Ao fundoavista-seo rioArade,quebanhaacidadedeSilveseque,emtempos idos, foiuma importantevia

cAis de embArque

José Sousa

Pedro André

Pedro André

29

Page 29: Trainspotter Junho 2012

Chegada à estação de Lagos, ainda com as 0600’s como “rainhas”

ecopista que passamesmo junto àlinha (vim depois a descobrir queesta ecopista é parte integrante daEcovia do Litoral e quenesta zonapermite um contactomuito próximocomariadeAlvor).ApósasaídadaMexilhoeiraGrande,vamos encontrar nova passagemsobre uma ribeira – neste caso, adoArão–eumarectaquenos fazpassar rapidamente por mais umapeadeiro desactivado que é o deOdiáxere.Três quilómetros depois, estamosparadosnoapeadeirodaMeiaPraia,completamentedeserto,comoseriade esperar nesta altura do ano;todavia, nosmeses de Verão, estazonatemsemprealgummovimento,visto situar-se a escassas dezenasdemetrosdapraia.Com a saída da Meia Praia,começaa “sinfonia”dosconstantesapitos da automotora, já que sãovárias as passagens pedonais queatravessam a linha (as prometidaspassagens superiores continuamno papel), fazendo a ligação entreaestradaeoextensoarealquenosacompanhadurantealgunsminutosaté fazermos a última curva antesdaestaçãodeLagos,localdofimdaprimeirapartedaviagem.

de ligaçãoentreSilvesePortimão.Apósasaídadaestação,ocomboiocomeça a curvar em direcção aolitorale,cercadecincoquilómetrosdepois, efectua paragem naestação de Estômbar-Lagoa,embora só a primeira localidadeseja efectivamente servida pelocomboio,jáqueLagoaficaaquatroquilómetrosdaestação.Continuamos viagem e passamosmais uma vez sobre a EN 125até chegarnos ao apeadeiro deFerragudo-Parchal. Foi durantealguns anos o término da linhaenquanto não se construiu aponte que dá ligação a Portimão.Nessa altura, a ligação à cidadefoi realizada por barco, daí ter-seapetrechadoestaestaçãocomtodososmeiosnecessáriosàinversãodelocomotivaseumcaisalipertoparafacilitaradeslocaçãoetravessiadorioparaospassageiros.Com a passagem sobre o rioArade pela ponte com 303metros,a estação de Portimão surge-nosquase imediatamente,eéaquiquesaem muitos passageiros que vãono nosso comboio, embarcando,contudo,outros tantosemdirecçãoaLagos.Até aqui, entre Tunes e Portimão,

o movimento de passageiros foimuito residual: nas seis paragensintermédias, entre entradas esaídas, o número de passageirosqueocomboiomovimentou rondouasduasdezenas.Após o desembarque de uns eembarque de outros (com algumasbicicletas à mistura), a automotoraretomaasuamarchaserpenteandoa cidade de Portimão e passandopeloapeadeirodesactivadodoAlvor,quefoi,nosúltimostempos,alvodeuma limpeza em redor do edificio.Foi ainda emparedado, evitandoassim a ocupação indevida queaconteceu num passado recente;todavia,oabandonoemqueazonase mantém levou a que o matovoltasse mais uma vez a ocupartodaazonaenvolvente.Passamos mais uma vez pela EN125 (desta vez, por baixo dela) e,logo de seguida, aparece-nos aantigaparagemdaFigueira,quehávários anos deixou de ter serviçocomercial. Segue-se a passagempela ponte em betão da ribeira doFarelo e a chegada à estação daMexilhoeira Grande, onde, parasurpresa minha, saem algumaspessoas com e sem bicicletas quese dirigem na direcção de uma

cAis de embArque

Pedro André

30

Page 30: Trainspotter Junho 2012

Decerta formaaindahojeéassim,mas voltando atrás uns anos, até2007, percebemos que na alturahavia uma variedade que hoje emdiadesapareceudosnossoscarris.O Sábado de manhã apresentavaváriasvantagens.Nãoera(comonãoé) um dia útil,mas conservava umtráfego de mercadorias importante,a fechar a semana. O sábado demanhã mostrava a desaceleraçãodo tráfego de mercadorias rumoà pausa (quase total) do fim desemana... alguns comboios arecolherem aos depósitos, algunstráfegos de exportação resultadodofinaldaproduçãosemanalna6ªfeira,etc.O dia 22 de Setembro foi umdos Sábados em que sacrifiqueialgumas horas de sono, e decidi iratéàLinhadoNorteverunsquantoscomboios antes do almoço. PodiaterescolhidoaMargemSul,tambémelafortíssimanaalturanasmanhãsde Sábado, mas optei pela zonadaAzambuja–Cartaxoparapoderver algumas locomotivas 2600 nos

serviçosrápidosdepassageiros.A alvorada foi, como tantas outrasvezes,comoSolaindaadormecido.A primeira paragem foi perto doapeadeiro das Virtudes. O caféda localidade granjeou algumareputação junto de mim e de maisalgunstrainspotterspelasmagníficastorradas em pão rústico servidasde manhãzinha. Com o estômagoaquecido, rumeiaummíticomontede areia que havia a cerca de umquilómetroaNortedoapeadeirodasVirtudes.Nunca percebi a razão pelo qualaquele monte ali estava, mas ocerto é que estava numa posiçãoestratégica, do lado de fora deuma curva bastante interessante eque permitia por exemplo, para oscomboiospendulares,perceberbemainclinaçãodascaixasenquantoalipassavama220km/h.A chegada ao dito monte deu-se bastante antes do que eranecessário. Às 08:15 da manhã jáse faziam os primeiros testes aoenquadramento pretendido para os

comboiosvindosdeLisboa,afinaldecontas os grandes objectivos destaparagemnasVirtudes.Maisoumenosporessahorapassouo180Porto–Faro,comumatrasoapreciável. Depois um outro Alfaemsentidooposto,e logoatrásumregional Lisboa – Tomar que haviasido ultrapassado por esse Alfaentre a Castanheira do Ribatejo eAzambuja.Eesteregional,às08:40,anunciavaaproximidadedoprimeirograndeobjectivododia:o541Lisboa– Covilhã, previsivelmente a cargodeuma2600.Às08:53,sibilante,apareceua2621àcabeçado541.Arápidapassagema160km/hdáparaumpunhadodefotos,e logocomeçaaesperaparao 511... o Intercidades Lisboa –Guardaonde,àépoca,normalmenteviriaumaoutra2600.Easprevisõesnão falharam. Nem 10 minutosdepois, às 09:02, o 511 faz a suaaparição, com a 2624 em tracção.O stress havia sido grande, nem 5segundos separaram a foto ao 511dapassagemdeumAlfaemsentido

Volto para vos falar de jornadas passadas em busca de comboios pela rede nacional. E para este artigo escolhi relatar o que era um verdadeiro clássico da rede nacional: a manhã de Sábado.

sábAdos de mAnhã nA LinhA do norte , 2007João Cunha João Cunha

Intercidades 620 Guimarães -» Lisboa.

cAvALos de Ferro

31

Page 31: Trainspotter Junho 2012

Cruzamento no resguardo do Cartaxo entre um regional e o IC 540 Covilhã.

contrário que quase tapava a visãosobreo511.O desfile continuava. Às 09:08,apareceuoEixodesábadoBobadela– Entroncamento, o famoso 50033que à altura era uma caixinha desurpresas ao Sábado. Tanto podiaser uma locomotiva isolada, comopodia trazer os contentores destemundo e do outro atrás. Hojenão havia grande sorte, emboraa composição fosse castiça osuficiente.A5613,hojededicadaaoscomboiosdepassageiros, rebocavaas1462e1411eaindaumvagãodotipoSgs,habitualmentededicadoaotransportedoscontentoresValouro.Orelógiomarcava09:30quandonosentidoNorte–Sulapareceuo521Porto–Lisboa,rebocadopela5606e passando pelas Virtudes a 190km/h.Depoisdeumparderegionais,também vindo de Norte, apareceuo veículo de inspecção de via daRefer, em mais uma campanha deobservação da geometria da redenacional.Dois minutos depois do invulgaravistamento, às 09:43, apareceuvindo da Bobadela o 80387/6Bobadela – Terminal XXI, commais uma carrada de contentoresdestinadosaoportodeSines.Comohabitual ao fim de semana, estecomboio havia trocado a habitual5600dosdiasúteisporumirresistívelpar de enciclopédias andantesda aventura das electrificaçõesmonofásicas. As 2512 e 2556arrastavam então vagarosamenteeste comboio rumo à bifurcaçãodo Setil, onde entrariam depois nalinhadeVendasNovaseganhariamfinalmenteocaminhoparaoSuldopaís.Após a passagem deste comboio,nada mais havia que justificassea permanência nas Virtudes.ImportavasubiracimadoSetil,parapoderapanharalgunscomboiosquehaviam saído ameio damanhã dePraiasSadoedePenalva,equesedestinavamaNorte.A escolha foi o resguardo doCartaxo, uma infra-estrutura emserviço ainda há pouco e ondeeram habitual os comboios demercadoriasencostaremparaseremultrapassadosouaguardaremcanallivre antes de entrarem na linha deVendasNovas.Às 10:22, ainda a posição para asfotografias não estava escolhida ejá a 2629 aparecia com o comboioSud Expresso Irun – Lisboa, comsete carruagens, das quais duas

Especial de Bobines Penalva - Fuentes de Onõro, à entrada do resguardo.

Intercidades 511 Lisboa - Guarda, logo após as Virtudes.

cAvALos de Ferro

A passagem do VIV da REFER.

32

Page 32: Trainspotter Junho 2012

limitadasao serviçonacional desdeVilarFormoso.Faltavamcercade10minutosparaasonzedamanhã,esurgea2628comocomboio540Covilhã–Lisboa,que cruza no início do resguardocomumregionalparaTomar.OSol,progressivamente mais favorávelpara comboios vindos de Norte,permite colorir impecavelmenteo bonito conjunto formado porlocomotiva e carruagens francesas,visto que à época o comboio 540era habitualmente formado porcarruagens Corail, contrariamenteaos outros comboios descendentesformados sempre por carruagensSorefamerenovadas.E se ao início da manhã atrás docomboio para a Covilhã circulouo comboio para a Guarda, agorarepetia-seofilme.Depoisdocomboiovindo da Covilhã, o comboio vindodaGuarda,5minutosdepoisdo540.Traccionadoo510vinhaalocomotiva2608, acelerando furiosamente atéaos160km/hpermitidosdaentradado resguardo até ao apeadeiro deSantana-Cartaxo.Em relação às 2600’s, a manhãestava feita. Nada mais estavaprevisto com as francesas emtracção, mas ainda sobravam doismotivosdegrande interesse:oeixoPraiasSado–Entroncamento,eumespecial de bobines procedente dePenalvaecomdestinoaFuentesdeOñoro,paraseguirparaEspanha.Em relação ao comboio Eixo,a mesma conversa que para ocomboio da Bobadela: ao Sábado,alternava entre extremos. Tambémneste caso, a sorte foi madrasta.Às 11:03 a 5616, recentementesaídaderevisão,passouparaNorterebocando apenas cinco vagõesRlpsvazios.Ecincominutodepois,aparecia a 5609 comoespecial debobines para Fuentes de Oñoro.Um comboio verdadeiramenteimpressionanteequedurantealgunsmesesfoiumclássicodosSábados.28vagõesdaTransfesa,maisde300metros decomposição homogénea,a fecharem uma manhã carregadade comboios, o que era normal aoSábado.Aindaantesdevoltaracasa,tempoparavero620Guimarães–Lisboa,comoitocarruagens,quepassouàs11:24.Emcercade trêshoras foipossívelveracavalariaeléctricaemacçãonosmaisvariadoscomboios,semseremprecisasgrandesdeslocações.

cAvALos de Ferro

Alfa 180 Porto - Faro, nas Virtudes.

A passagem do VIV da REFER.

Vista de cauda do 50033 Bobadela - Entroncamento.

O VIV da Refer

33

Page 33: Trainspotter Junho 2012

Mercadorias Tuy - Soporcel, Barcelos em Março de 2012

Ricardo Ferreira

spotting

34

Page 34: Trainspotter Junho 2012

Não me vou aqui dedicar a olharpara o decréscimo de qualidadeda marca Intercidades, pois não éissoqueaqui estáemcausanestemomento. Durante anos, maispropriamente entre 2006 e 2009,usei regularmente o comboio nº570/1entreoPragaleaFuncheira,um percurso de pouco menos de180 km, e, durante esses anos,sempremedeuasensaçãoqueeraumcomboioqueeraextremamentelento,que,em2006,demorava1h47alevar-meaomeudestinomasondehavia troços de baixa velocidade,emqueocomboioia,literalmente,a“pastelar”,àscurvinhasevoltinhas.Os passageiros no comboioacabavampornãoteranoçãodeser

umaligaçãorápidaporissomesmo.Nodia22deAbrilde2007,piorou-se ainda mais a situação, quandoo tempo de viagem deste comboioaumentou para 1h59. Ou seja: deuma velocidade média de 100,26km/h, passou-se para uma de90,16km/h.Aprincipalcausadesteaumentar de tempo foi o localescolhido para o cruzamento comoIntercidades670/1Faro–Lisboa:a estação de Monte Novo-Palma,onde a composição efectuava umaparagemdecercadedezminutos…numa estação em que os únicoscomboios com paragem comercialprevista eram os regionais. O quese ganhou com isto? Um comboioque, já de si, não era rápido nem

dava a sensação de velocidadepassou a ser ainda mais lento,graças a uma paragem que podiaperfeitamente ter sido melhorestruturada para ocorrer noutroponto mais conveniente, como emAlcácerdoSal,ereduzindootempode espera de umdos comboios aomínimo possível. E, naturalmente,issocomeçouateroutroscustos:oseu comprimento normal1, que erade quatro carruagens (duas de 1ªclasse–umadelasbar–eduasde2ªclasse),passouaserdetrês,comaperdadacarruagemde1ªclasse–a1ª+barchegavaperfeitamentepara as encomendas. E demorouanos até a CP emendar a mão ereajustar este cruzamento – mais

Desde Dezembro que os Intercidades rumo ao Algarve passaram a circular pela Variante de Alcácer e pela Concordância do Poceirão. Naturalmente, isso gerou uma grande celeuma junto das populações e, mais especificamente, das câmaras municipais dos municípios que perderam o contacto ao serviço Intercidades (e, com o fim do serviço regional na Linha do Sul, Alcácer perdeu por completo a ligação à ferrovia nacional). Todavia, olhando na óptica de quem usa o comboio: não vale a pena?

sobre os ic’s do suL

Carlos Loução Carlos Loução / Nuno Morão

Um Intercidades na serra Algarvia, Agosto de 2011

opinião

Carlos Loução

35

Page 35: Trainspotter Junho 2012

Locomotiva 5610 com o IC 575 para Faro, Alcácer do Sal em Maio de 2009

especificamente em Dezembro de2008. Os dez minutos de paragemtécnica em Monte Novo-Palmatransformaram-se em quatrominutos de paragem técnica e umdeparagemcomercialnadeAlcácerdo Sal. Os ganhos temporais nasminhasviagens,todavia,foramde…doisminutos.E, comumaou outraalteração,foiassimquesemanteveaviagematéDezembrode2011.O cortar Setúbal e Alcácer do Saldomapa teve o benefício de cortarmeia-hora ao tempo de viagementreLisboaeFaro.EntreoPragale a Funcheira, esse ganho é,precisamente, de 23 minutos, aopasso que a distância se reduz emcerca de vinte quilómetros; todavia,há outra coisa que se nota, comesta radical alteração de percurso:o comboio parece rápido. Tive defazeressaviagemaquiháalgumassemanas e tenho de confessar quefiquei agradavelmente surpreendidoporque,secalhardesdeaprimeiravezqueandei de IntercidadespeloSul,sentiqueestivedentrodumcomboiorápido–mesmocomaentradaemvigor da paragem comercial emErmidas-Sado.Até à Torre Vã tem-se a percepção de que estamos air realmentedepressaequevamoschegar ao nosso destino o maisrapidamentepossível–detal formaqueavelocidademédiapassaaserde uns bastante aceitáveis 117,12km/h.E,parecendoquenão, issoéimportanteparaospassageiros.Sãocomligeirosdetalhescomoeste,queaté parecem insignificantes, que seganhaclientes.Agora, claro está, não chega. Emesmo sabendo que este é um“mero” comboio Intercidades, háque proporcionar aos passageirosuma viagem que faça com quequeiram voltar a usar o comboio –e não procurar-se exclusivamenteempurrá-los para o Alfa Pendular.Especialmente quando a ofertada Rede Expressos é vasta ediversificada, se bem que os seusautocarros demoram, na melhordas hipóteses, 3h15 desde Lisboaaté Faro (os comboios levam entre3h06 e 3h16 entre Sete Rios2 e acapital algarvia)mas têm um preçoligeiramente mais baixo: 19,50€ ou20€ contra os 21€ dum bilhete de2ªclassedo Intercidades.Quantoà

Nuno Morão

opinião

A paragem na Funcheira de um IC bem composto para Lisboa, Agosto de 2010

O IC 674 cruza em Alcácer do Sal com o Regional Barreiro - Faro

Carlos Loução

Nuno Morão

36

Page 36: Trainspotter Junho 2012

terceira opção, o automóvel… indosempreporauto-estrada,épossívelfazer-seaviagemempoucomenosde três horas, mas gastando pertode 22€ só em portagens (faltandoainda os gastos de gasolina). Poraqui,creioeu,sevêqueestameia-hora de poupança dos Intercidadesjádeixadeparecerummerodetalhe.Agora, poder-se-á falar duma outracoisa: a que custo foi obtido essareduçãodetempodeviagem?Seráque as pessoas de Setúbal e deAlcácerdoSalnãotêmdireitoaviajardecomboio?Quantoamim,sãodoiscasos completamente diferentes.Setúbal é uma capital de distrito,com uma estação razoavelmentebem situada, não muito longe docentro da cidade. Infelizmente nãotenhoacessoaosdadosestatísticosdospassageiroscujaorigem/destinofosse esta estação, mas até possoassumir que fosse um númeroaceitável. O problema de Setúbalé a volta descomunal que a linhadádepoisdaestaçãoatéÁguasdeMoura, para além da velocidade:indo do Pinhal Novo ao final daBifurcação de Águas de Moura viaSetúbal são32kmnuma linhacujoúnico troço verdadeiramente rápidoé entre oPinhalNovo e oPK 24.1(depoisdePalmela)emquesepodeatingir os 200 km/h; fora isso, e,especialmente a seguir a Setúbal,avelocidadeoscilaentreos80eos120km/h,comotraçadoaapresentartambém algumas curvas; ao passoque,viaConcordânciadoPoceirão,são20kmnuma linhapraticamentelivrederectas,ondeosIntercidadessepodemesticaratéaos160km/hsemgrandemudançadevelocidade.Para além deste factor, Setúbalnão ficou despida de comboios:existem ligações de suburbanosentre esta cidade e o Pinhal Novo,em que apanhar-se esta ligaçãonão representa um maior custo daviagem – apesar de compreendero argumento de quem diz que ostransbordos afastam pessoas daferrovia.O caso deAlcácer doSal,ao invés,édiferente.Asuaestaçãoestácolocadaforadamalhaurbana,acercadedoisquilómetrosdocentroda cidade. Mesmo com autocarros(ou mini-autocarros) a servirem aparagem ferroviária, o movimentode passageiros nos últimos anos

opinião

5605 com Intercidades na Cachofarra (Setúbal), Janeiro de 2010

Intercidades em Águas de Moura, Setembro de 2010

Carlos Loução

Carlos Loução

foi muito pouco significativo: dasvezesqueandeidecomboio,forammaisasvezesquenãovininguéma entrar nem a sair ali. Quanto aoperfildelinhaindopelaLinhadoSulou indo pela Variante de Alcácer,voltaaaconteceromesmocasodeSetúbal:onovotraçadoémaiscurto(em cerca de sete quilómetros),maisrápidoemaisrectodoqueindoviaAlcácerdoSal.Resumindo e concluindo, temosuma ligação Intercidades a ligarLisboaeoAlgarveque,mesmocomas novas paragens em Ermidas-Sado e Santa Clara-Sabóia (umapatética tentativa de compensaros municípios depois do fim doserviçoregional),consegueseralgode verdadeiramente competitivo

com as alternativas rodoviáriasexistentes nos dias de hoje.Tendoemcontaainfra-estruturaexistente,estehorárioparece-me,finalmente,algo que aproveita o máximo daslinhas rápidas existentes a Suldo Tejo. Agora, a ver vamos se opúblicovoltaaaderiràferroviacomestaoferta…

Notas:

1ForadosmesesdeVerãoeépocasfestivas.

2Que,nãonospodemosesquecer,é a estação vizinha do terminal daRedeExpressosemLisboa.

37

Page 37: Trainspotter Junho 2012

Aniversário dA chegAdA dA FerroviA

A mirAndA de ebroDavid Aguaded

David Aguaded

Nos passados dias 14 e15 de Abril teve lugar o 150.ºaniversário da chegada docaminho-de-ferro a Mirandade Ebro. Para celebrar estaefeméride, o Museo delFerrocarril III Generaciones,com sede em Miranda deEbro, programou uma série deactividades, das quais constoua circulação de um comboiocom locomotiva a vapor, entreesta localidadedaprovínciadeBurgoseAlsasua,emambososdias.

Para tal, o Museo delFerrocarril fez deslocar atéMiranda de Ebro a locomotivaavapor140-2054,4carruagensde madeira (os “costas”), 2“jotas”, estes habituais noTren de La Fresa e a 269.404como locomotiva de auxíliopara qualquer incidência,mas também para ajudar nasmanobras de inversão demarchada140-2054nosbypassdeMirandadeEbroeAlsasua.

Nesses dias, foi massivaa afluência de pessoas, tantode entusiastas, como decuriosos, que encheram asplataformas da estação deMiranda deEbro, Vitoria (ondea locomotiva a vapor contoucom a ajuda dos bombeiroslocais para reabastecer deágua) e de Alsasua, ondeos participantes na viagemtiveramaindaaoportunidadededegustar o almoço, preparadonuma “panela ferroviária”,pela Asociación de Amigos alFerrocarrildeMataporquera.

bitoLA ibéricA

Manzanos (Alava)

Alsasua (Navarra)

Alsasua (Navarra)

38

Page 38: Trainspotter Junho 2012

bitoLA ibéricA

AniversArio de LA LLegAdA deL

FerrocArriL A mi-rAndA de ebro

Los pasados días 14 y 15 deAbril tuvo lugar el 150 aniversariode la llegada del ferrocarril aMiranda de Ebro. Para celebrareste aniversario el Museo delferrocarril III Generaciones consedeenMirandadeEbroprogramóuna serie de actos en las que seincluían la circulación de un trencon locomotora de vapor entre lalocalidadBurgalesadeMirandadeEbro yAlsasua el sábado 14 y eldomingo15.

ParaelloelMuseodelFerrocarriltraslado hasta Mirada de Ebro lalocomotora de vapor 140-2054,4cochesdeviajerosdemadera(los“costas”),2“jotas”estoshabitualesenel“trendelafresa”yla269.404como locomotora de auxilio paracualquier incidencia y ademáspara ayudar en las maniobras deinversión de marcha de la 140-2054en los bypass deMirada deEbroyAlsasua.

En esos días la afluenciade gente fue masiva tanto deaficionados como de curiosos loscuales llenaron los andenes de laestación de Miranda de Ebro, deVitoria(ciudadenquelalocomotorade vapor necesitó de la ayudadelosbomberosdedichaciudadparareponer agua)y de Alsasua lugarenelcuallosasistentestuvieronlaposibilidad de degustar la comidaen una “olla ferroviaria” elaboradapor la Asociación de Amigos alFerrocarrildeMataporquera.

Miranda de Ebro

Alegria (Alava)

Alsasua (Navarra)

39

Page 39: Trainspotter Junho 2012

Para a inauguração do Vale doVouga, companhia detida porcapitais Franceses, foi necessárioadquirir novas locomotivas.Inicialmenteaslocomotivasprevistasiam ser encomendadas a França,no entanto por razões não muitobem conhecidas, o lote de quatrolocomotivas acabou por chegar dafábrica Borsig (na Alemanha) em1908. Estas locomotivas tinhamdisposição de rodados 4-6-0T einiciaramserviçocomanumeraçãoVV3.11a3.14.Nosanos30foramrenumeradas para VV 21 a 24 eem 1947, já na CP, receberiam anumeraçãofinalcomqueterminaramasuacarreira,E121aE124.AsBorsig foramatéàchegadadasMikado (1924) as locomotivasmaispotentes da companhia de Valedo Vouga e daí que tiveram a seucargoosserviçosmaispesadosnotroço Espinho-Sernada-Viseu, ondesó duas rampas as limitavam às100 toneladas. Embora não muitovelozes,alinhatambémnãopermitiagrandesaventurase,porisso,eramutilizadas sobretudo à frente doscomboiosmistos.Depoisda integraçãodoparquenaCPem1947,aE123passouaseguir

Num Domingo de ramos de Abril de 1969 (dia bem assinalado na cabine, vemos a E123 à frente de um Omnibus Viseu-Sernada.

A figura do passado vai desta vez até Macinhata do Vouga, onde, cravada em pedestal, está a Borsig E123.

cp e123Ricardo Ferreira Marc Dahlstrom / Ricardo Ferreira

Numeração UIC: 90 94 3 059123-2Numerações prévias: VV 3.13, VV 23, CP E123Construtor: BorsigNumeração de fábrica: 6449Data de construção: 1908Comprimento: 9,020 mLargura: 2,480 mAltura: 3,585 mPeso (ordem de marcha): 37 tDisposição dos rodados: 4-6-0TVelocidade máxima: ? km/hEsforço de Tracção: 4665 kgfPotência nas rodas: ? Cv

Fontes: Documentação CP; Narrow Gauge Railways of Portugal; LusoCarris.

Fotografia: Marc DahlstromDigitalização: Vapeur au Portugal

principAis cArActeristicAs

também à linha doDão. Em 1973,com o encerramento do Vouga, aE123 foi colocada exclusivamentenoDãoentreViseueSantaComba,onde efectuou serviço até 18 deMaiode1976.Foramquase70anos

deserviço,exclusivamentededicadaà Linha do Vouga e Dão, que lhemereceuoeternodescansojuntoàsecção museológica de Macinhatado Vouga, depois de restauradacosmeticamenteparaopedestal.

A E123 em pedestal em Macinhata do Vouga, Setembro de 2009

Ricardo Ferreira

FigurA do pAssAdo

40

Page 40: Trainspotter Junho 2012

Encaminhamento de um locotractor da Figueira da Foz para Campolide. Sabugo em Abril de 2012

João Cunha

spotting

41

Page 41: Trainspotter Junho 2012

curtAs

ARQUIVO DOS TAVARES

António da Silva Tavares temdisponibilizado recentemente noYoutubeumconjuntodepreciosidadesregistadasemfilmepeloseupainasdécadas de ‘40 e ‘50. São registosabsolutamentehistóricos,quechegamaretrataremfilmeaferroviaportuguesadaaltura,emdiapositivoKodachrome.Dentrodas imagensvindasapúblicoaté ao momento, podemos destacarregistos das automotoras AEG naLinha de Cascais na década de ‘40e vídeos nas estações de Penafiel,AregoseEspinho.Omaisimportantede todos data de 1954, filmado noapeadeiro de Francelos, com duaspassagens de dois rápidos (um coma carruagem “directa“ procedente daCorunha) liderados por ALCo’s 1500e1520.

Nodia14deAbril, registou-seainauguração de uma plataformade modelismo tripulado emValadares.AcasadeBernardinoRibeiro, um entusiasta, é umpalco recente para um circuitode modelismo fechado embitola 71/4 e 5’’. O circuito, commais de 300 metros, conta comdois túneis, três pontes e umaestação com capacidade paraduas composições, incluindosinalização.Além da via, que durante aconstrução teve a colaboraçãode particulares e da APAC,

Bernardino Ribeiro possui játambémumaréplicadalocomotivaALCo 1501 em escala reduzida,construída recentemente emEspanha. O circuito tem sidofrequentemente aberto a quempretendevereparticipar,comousemmaterialcirculanteseu.O modelismo tripulado éfelizmente uma prática cada vezmais recorrente em Portugal,que vem conquistandomiúdos egraúdos, à semelhança do queacontece há largos anos lá fora,principalmenteempaísescomoaInglaterra.

quintA dA ALdeiA em vALAdAres

estAção terminAL

42

Entreosdias8e10deJunho,vai realizar-se, no NúcleoMuseológico de Lousado, umaFeiradeModelismoFerroviário.Haveráumcircuitodemaquetasemminiatura,dogrupo“MódulosMaquetren - Porto”, ou seja,segundoanorma“Maquetren”àescalaH0(1/87).Afeiraéorganizadopelomesmogrupo,contandocomoapoiodoMuseu e da Câmara MunicipaldeVilaNovadeFamalicão.

FeirA de modeLismo

Rúben Oliveira