professor: equipe de histÓria -...

5
Página 1 de 5 - 21/07/2017 - 10:01 PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================ 01- A crise de 1929 abalou os Estados Unidos. Em 1933, Franklin Delano Roosevelt foi eleito com o objetivo de recuperar o país por meio do programa conhecido como New Deal, que propunha: (A) a defesa do isolacionismo e do planejamento econômico, por meio dos quais os Estados Unidos abdicavam do engajamento em questões internacionais. (B) a redução das importações estadunidenses que afetaram os países dependentes de seu mercado, repatriando capitais norte-americanos. (C) o conservadorismo em questões econômicas e na política externa, ampliando a 'missão civilizadora' dos Estados Unidos. (D) a intervenção e o planejamento do Estado na economia, em quatro setores: agricultura, trabalho, segurança social e administração. 02- A primeira metade do século XX foi marcada por conflitos e processos que a inscreveram como um dos mais violentos períodos da história humana. Entre os principais fatores que estiveram na origem dos conflitos ocorridos durante a primeira metade do século XX estão: (A) a corrida armamentista, o liberalismo em crise e o expansionismo socialista. (B) a Revolução Bolchevique, o imperialismo e a unificação da Alemanha. (C) a crise do colonialismo, a ascensão do nacionalismo e do totalitarismo. (D) o enfraquecimento do império britânico, a Grande Depressão e a xenofobia. 03- Considere o texto abaixo. "O filme 300, que chegou aos cinemas no início do ano de 2007, provocou nos meios de comunicação discussões e inquietações acerca das diferenças entre Ocidente e Oriente, tendo a "democracia" como um dos principais aspectos diferenciadores entre os dois polos. Mesmo com a derrota momentânea diante dos persas, os gregos são exaltados no filme e na mídia como aqueles que jamais aceitariam o "domínio de um só homem que estivesse acima da lei". (Super Interessante, n.238, abr. 2007, p.72.). No entanto, a Democracia no mundo ocidental nem sempre esteve na ordem do dia, especialmente com relação aàs duas décadas que antecederam a II Grande Guerra Mundial. Sobre esse assunto, pode-se afirmar que: (A) a forma de governo adotada na Itália foi seguida por diversos países, entre eles Portugal, cuja longa tradição republicana mostrava-se abalada em tempos de crise. (B) nas nações ocidentais a exacerbação das desigualdades políticas, econômicas e sociais geradas pelo liberalismo favoreceu a ascensão de regimes antidemocráticos. (C) a democracia adotada pelas nações ocidentais, tal qual o modelo das cidades gregas, privilegiava a participação direta dos cidadãos nas decisões do Estado. (D) o surgimento da república de Weimar e do governo de Franco são exemplos da ascensão de regimes não democráticos na Europa.

Upload: trinhdiep

Post on 09-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA - Educacionalpessoal.educacional.com.br/up/4660001/2828831/Historia-9oAno-2... · (C) anticomunismo, coletivismo, autoritarismo e antissemitismo. (D)

Página 1 de 5 - 21/07/2017 - 10:01

PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA

BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================ 01- A crise de 1929 abalou os Estados Unidos. Em 1933, Franklin Delano Roosevelt foi eleito com o

objetivo de recuperar o país por meio do programa conhecido como New Deal, que propunha:

(A) a defesa do isolacionismo e do planejamento econômico, por meio dos quais os Estados Unidos abdicavam do engajamento em questões internacionais.

(B) a redução das importações estadunidenses que afetaram os países dependentes de seu mercado, repatriando capitais norte-americanos.

(C) o conservadorismo em questões econômicas e na política externa, ampliando a 'missão civilizadora' dos Estados Unidos.

(D) a intervenção e o planejamento do Estado na economia, em quatro setores: agricultura, trabalho, segurança social e administração.

02- A primeira metade do século XX foi marcada por conflitos e processos que a inscreveram como

um dos mais violentos períodos da história humana.

• Entre os principais fatores que estiveram na origem dos conflitos ocorridos durante a primeira metade do século XX estão:

(A) a corrida armamentista, o liberalismo em crise e o expansionismo socialista. (B) a Revolução Bolchevique, o imperialismo e a unificação da Alemanha. (C) a crise do colonialismo, a ascensão do nacionalismo e do totalitarismo. (D) o enfraquecimento do império britânico, a Grande Depressão e a xenofobia.

03- Considere o texto abaixo.

"O filme 300, que chegou aos cinemas no início do ano de 2007, provocou nos meios de comunicação discussões e inquietações acerca das diferenças entre Ocidente e Oriente, tendo a "democracia" como um dos principais aspectos diferenciadores entre os dois polos. Mesmo com a derrota momentânea diante dos persas, os gregos são exaltados no filme e na mídia como aqueles que jamais aceitariam o "domínio de um só homem que estivesse acima da lei".

(Super Interessante, n.238, abr. 2007, p.72.).

• No entanto, a Democracia no mundo ocidental nem sempre esteve na ordem do dia,

especialmente com relação aàs duas décadas que antecederam a II Grande Guerra Mundial. Sobre esse assunto, pode-se afirmar que:

(A) a forma de governo adotada na Itália foi seguida por diversos países, entre eles Portugal, cuja longa tradição republicana mostrava-se abalada em tempos de crise.

(B) nas nações ocidentais a exacerbação das desigualdades políticas, econômicas e sociais geradas pelo liberalismo favoreceu a ascensão de regimes antidemocráticos.

(C) a democracia adotada pelas nações ocidentais, tal qual o modelo das cidades gregas, privilegiava a participação direta dos cidadãos nas decisões do Estado.

(D) o surgimento da república de Weimar e do governo de Franco são exemplos da ascensão de regimes não democráticos na Europa.

Page 2: PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA - Educacionalpessoal.educacional.com.br/up/4660001/2828831/Historia-9oAno-2... · (C) anticomunismo, coletivismo, autoritarismo e antissemitismo. (D)

Página 2 de 5 - 21/07/2017 - 10:01

04- Durante o período Entreguerras (1919-1939), explodiram, em diversos países, uma série de movimentos totalitários. Na Alemanha, Hitler subiu ao poder em 1933 e iniciou um dos governos mais autoritários e perseguidores da História ocidental. • São características do governo Nacional-Socialista alemão:

(A) autoritarismo, individualismo, nacionalismo e corporativismo. (B) corporativismo, antissemitismo, culto ao líder, utilização da propaganda. (C) anticomunismo, coletivismo, autoritarismo e antissemitismo. (D) socialismo, nacionalismo, militarismo e totalitarismo.

05- Os regimes totalitários da primeira metade do século XX apoiaram-se fortemente na mobilização

da juventude em torno da defesa de ideias grandiosas para o futuro da nação. Nesses projetos, os jovens deveriam entender que só havia uma pessoa digna de ser amada e obedecida, que era o líder. Tais movimentos sociais juvenis contribuíram para a implantação e a sustentação do nazismo, na Alemanha, e do fascismo, na Itália, Espanha e Portugal.

• A atuação desses movimentos juvenis caracterizava-se:

(A) pelas propostas de conscientização da população acerca dos seus direitos como cidadãos. (B) pela promoção de um modo de vida saudável, que mostrava os jovens como exemplos a

seguir. (C) pelo diálogo, ao organizar debates que opunham jovens idealistas e velhas lideranças

conservadoras. (D) pelo sectarismo e pela forma violenta e radical com que enfrentavam os opositores ao

regime. 06- Leia este trecho:

"Camisas negras de Milão, camaradas operários! Há cinco anos as colunas de um templo que parecia desafiar os séculos desabaram. O que havia debaixo destas ruínas? O fim de um período da história contemporânea, o fim da economia liberal e capitalista [...] Diante deste declínio constatado e irrevogável, duas soluções aparecem: a primeira seria estatizar toda a economia da Nação. Afastamo-la, pois não queremos multiplicar por dez o número de funcionários do Estado. Outra impõe-se pela lógica: é o corporativismo englobando os elementos produtores da Nação e, quando digo produtores, não me refiro somente aos industriais mas também aos operários. O fascismo estabeleceu a igualdade de todos diante do trabalho. A diferença existe somente na escala das diversas responsabilidades. [...] O Estado deve resolver o problema da repartição de maneira que não mais seja visto o fato paradoxal e cruel da miséria no meio da opulência."

Discurso de Mussolini dirigido aos operários milaneses, em 7 de outubro de 1934. In: MATTOSO, Kátia M. de Queirós. Textos e documentos para o estudo da história contemporânea (1789-1963).

São Paulo: Hucitec: Edusp, 1977. p. 175-177. • A partir dessa leitura e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto,

é CORRETO afirmar que o fascismo italiano:

(A) era anticapitalista e se propunha instalar uma nova ordem social coletivista, sem classes. (B) fazia uma defesa veemente do trabalho, destacando-o como elemento que deveria

fortalecer o papel político do proletariado. (C) propunha a união do capital e do trabalho, mediada pelo Estado e baseada no

corporativismo. (D) se considerava criador de um tempo e de um homem novos, no que rivalizava com o

discurso nazista.

Page 3: PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA - Educacionalpessoal.educacional.com.br/up/4660001/2828831/Historia-9oAno-2... · (C) anticomunismo, coletivismo, autoritarismo e antissemitismo. (D)

Página 3 de 5 - 21/07/2017 - 10:01

07- O depoimento a seguir, escrito por uma pesquisadora polonesa em 1985, relembra momentos de sua adolescência entre judeus em Varsóvia.

Trecho 1 (Anos Finais da Década de 30)

'Àquela época, era difícil para qualquer um ingressar na escola de medicina da Universidade de

Varsóvia – para uma moça ou um rapaz judeu, era quase impossível. Embora as universidades polonesas não tivessem chegado a adotar a exclusão total, havia não obstante uma clara restrição extra-oficial ao número de judeus admitidos como alunos, em especial nos cursos que preparavam profissionais liberais, como o de medicina.'

Trecho 2 (Meados da Década de 40) 'Os guardas obrigam mais e mais pessoas a entrarem, até que fica difícil respirar. Crianças

gritam, homens praguejam e blasfemam, uma pessoa fica histérica. — Vamos botar essas três judias pra fora! – exclama de repente uma mulher. – Estaremos bem

melhor sem elas. Uma forte reprimenda faz com que ela se cale. — Mais uma palavra – um homem mutilado diz asperamente – e quem vai ser jogada pra fora é

você.' BAUMAN, Janina. 'Inverno na Manhã. Uma jovem no Gueto de Varsóvia'.

Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005, p. 17 e 198.

• Considerando a narrativa apresentada e o contexto a que se refere, assinale a alternativa

correta.

(A) perseguição nazista aos judeus não causou inicialmente muita estranheza, pois diferentes práticas anti-semitas eram comuns no dia-a-dia em várias partes da Europa.

(B) O arianismo era muito difundido na Polônia já naquela época. Fato este que justificava o forte preconceito contra outros grupos étnicos, até mesmo antes do surgimento do nazismo.

(C) O convívio entre praticantes de diferentes religiões é indesejável, sobretudo em regiões com culturas tradicionais ou em espaços muito habitados, devido ao risco de violências.

(D) Hostilidades, restrições e perseguições são sempre lembradas por escritores que viveram o holocausto, mas não se repetem atualmente devido à grande tolerância religiosa.

08-

Em discurso proferido em 17 de março de 1939, o primeiro-ministro inglês à época, Neville Chamberlain, sustentou sua posição política: "Não necessito defender minhas visitas à Alemanha no outono passado, que alternativa existia? Nada do que pudéssemos ter feito, nada do que a França pudesse ter feito, ou mesmo a Rússia, teria salvado a Tchecoslováquia da destruição. Mas eu também tinha outro propósito ao ir até Munique. Era o de prosseguir com a política por vezes chamada de ‘apaziguamento europeu’, e Hitler repetiu o que já havia dito, ou seja, que os Sudetos, região de população alemã na Tchecoslováquia, eram a sua última ambição territorial na Europa, e que não queria incluir na Alemanha outros povos que não os alemães."

Internet: (com adaptações).

• Sabendo-se que o compromisso assumido por Hitler em 1938, mencionado no texto acima, foi rompido pelo líder alemão em 1939, infere-se que:

(A) a aliança entre a Inglaterra, a França e a Rússia poderia ter salvado a Tchecoslováquia. (B) a política de Chamberlain de apaziguar o líder alemão era contrária à posição assumida

pelas potências aliadas. (C) o rompimento desse compromisso inspirou a política de ‘apaziguamento europeu’. (D) Hitler ambicionava o controle de mais territórios na Europa além da região dos Sudetos.

Page 4: PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA - Educacionalpessoal.educacional.com.br/up/4660001/2828831/Historia-9oAno-2... · (C) anticomunismo, coletivismo, autoritarismo e antissemitismo. (D)

Página 4 de 5 - 21/07/2017 - 10:01

09- Adolf Hitler deu início à II Guerra Mundial por acreditar em um tipo integral de controle do Estado alemão, o mais forte do planeta.

• À época, a Alemanha era considerada a:

(A) supremacia das nações do Eixo, que inclusive dominava todo o Pacífico e controlava uma enorme rede de informação e de ações terroristas em território polonês.

(B) menor economia do mundo, embora fosse a mais avançada em tecnologia nuclear, o que permitia Hitler subjugar outras regiões ricas em urânio, como a Ucrânia.

(C) nação que mais tinha investido na tecnologia de destruição, isto é, na instalação de crematórios e de câmaras de gás, a serem usados no extermínio dos japoneses, que dominavam o Pacífico.

(D) maior potência industrial do mundo, além de ser detentora de um poderoso exército, violando as condições do Tratado de Versalhes, que previa a desmilitarização da Alemanha após a I Guerra Mundial.

10- Em 1939, teve início a maior e mais mortífera guerra da História que mobilizou as forças armadas

de dezenas de países e causou a morte de mais de cinquenta milhões de pessoas – mais de 1% da população mundial da época.

• Sobre a Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar:

(A) O acontecimento que marca o início da Guerra foi a invasão das tropas alemães à Polônia. Todavia, antes disso, a Alemanha já havia anexado a Áustria e os Sudetos (Boêmia e Moravia, parte da antiga Tchecoslováquia) colocando em prática um ambicioso programa expansionista inspirado na teoria do Espaço Vital.

(B) Na Segunda Guerra Mundial se enfrentaram três grandes blocos de países: o eixo encabeçado pela Alemanha, Itália e Japão, os aliados liderados pela Inglaterra, França e Estados Unidos, e os comunistas articulados em torno da União Soviética, do leste europeu, da China e da Índia. Com a derrota dos países do eixo, a guerra efetiva estava encerrada. Todavia, a Guerra Fria entre os aliados e os comunistas se estendeu até a década de 1970.

(C) O primeiro país a declarar guerra à Alemanha foi a União Soviética, que se sentiu ultrajada quando as tropas de Hitler anexaram a Polônia ao país germânico. Em resposta, os russos deflagraram a operação militar Barbarossa para "libertar" a Polônia e ampliar seu domínio a todo leste europeu.

(D) A Batalha da Normandia, também conhecida como Dia D, ocorreu em junho de 1943 e representa o auge do expansionismo alemão. Mediante essa batalha, as tropas nazistas conseguiram ocupar a França, que só seria libertada dois anos mais tarde.

11- O lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima e Nagasaki, em 6 de agosto de 1945,

provocou a rendição incondicional do Japão, na Segunda Guerra. Nesse momento, o mundo ocidental vivia a dualidade ideológica, capitalismo e socialismo.

• Nesse contexto, o lançamento da bomba está relacionado com:

(A) o descompasso entre o desenvolvimento da ciência, financiado pelos Estados beligerantes, e os interesses da população civil.

(B) a busca de hegemonia dos Estados Unidos, que demonstraram seu poder bélico para conter, no futuro, a União Soviética.

(C) a persistência da luta contra o nazi-fascismo, pelos países aliados, objetivando a expansão da democracia.

(D) a difusão de políticas de cunho racista associadas a pesquisas que comprovassem a superioridade da civilização europeia.

Page 5: PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA - Educacionalpessoal.educacional.com.br/up/4660001/2828831/Historia-9oAno-2... · (C) anticomunismo, coletivismo, autoritarismo e antissemitismo. (D)

Página 5 de 5 - 21/07/2017 - 10:01

12- A charge abaixo representa uma leitura cômica da atuação política de Stalin e Hitler na governabilidade dos países e tendo a brincadeira com bonecas como significação da manipulação do poder.

Hitler e Stalin. Fonte: AZEVEDO, Gislaine; SERIACOPI, Reinaldo. História. Série Brasil. São Paulo: Ática, 2005, p. 426

LEGENDA: Stalin se dirige a Hitler e diz: "Chega, Adolfinha!

Você já brincou muito com as bonecas. Agora vou levá-las de volta.".

• A partir da leitura da iconografia e dos conhecimentos sobre a Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar que as "bonecas" são representações dos países:

(A) resgatados pelos socialistas, simbolizados na luta de Stalin em prol da libertação dos judeus búlgaros e romenos dos campos de concentração e em defesa da fundação do Estado de Israel, em 1946.

(B) libertados por Stalin do poder alemão, impedindo, a posteriori, qualquer governabilidade totalitarista e ditatorial.

(C) anexados por Hitler e libertados pelas tropas soviéticas, anunciando a derrota da Alemanha na guerra.

(D) libertados por Hitler, representante da identidade ditatorial, e governados por Stalin, identificado pela democracia e pela política de Boa Vizinhança.

Gabarito 01- (D)

02- (C)

03- (B)

04- (B)

05- (D)

06- (C)

07- (A)

08- (D)

09- (D)

10- (A)

11- (B)

12- (C)

FM/1707/BANCO DE QUESTOES/HISTORIA/2017/HISTORIA - 9O ANO - 2A ETAPA - 2017.DOC