professor de educaÇÃo infantil - sme/sp 2015

11
VMSIMULADOS.COM.BR PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL - SME/SP WWW.VMSIMULADOS.COM.BR [email protected] 1

Upload: valdeci-correia

Post on 07-Apr-2017

438 views

Category:

Education


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL  -  SME/SP 2015

VMSIMULADOS.COM.BR

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL - SME/SP ─ WWW.VMSIMULADOS.COM.BR ─ [email protected] ─ 1

Page 2: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL  -  SME/SP 2015

VMSIMULADOS.COM.BR

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL - SME/SP ─ WWW.VMSIMULADOS.COM.BR ─ [email protected] ─ 2

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL Secretaria da Educação do Município de São Paulo

CONHECIMENTOS GERAIS E ESPECÍFICOS

01. Com base na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, assinale a informação incorreta.

(A) O atendimento educacional especializado é realizado mediante a atuação de profissionais com conhecimentos específicos no ensino da Língua Brasileira de Sinais, da Língua Portuguesa na modalidade escrita como segunda língua, do sistema Braille, do Soroban, da orientação e mobilidade, das atividades de vida autônoma, da comunicação alternativa, do desenvolvimento dos processos mentais superiores, dos programas de enriquecimento curricular, da adequação e produção de materiais didáticos e pedagógicos, da utilização de recursos ópticos e não ópticos, da tecnologia assistiva e outros.

(B) A avaliação pedagógica como processo dinâmico considera tanto o conhecimento prévio e o nível atual de desenvolvimento do aluno quanto às possibilidades de aprendizagem futura, configurando uma ação pedagógica processual e formativa que analisa o desempenho do aluno em relação ao seu progresso individual, prevalecendo na avaliação os aspectos qualitativos que indiquem as intervenções pedagógicas do professor.

(C) No processo de avaliação, o professor deve estabelecer estratégias comuns desconsiderando que os alunos demandam ampliação do tempo para a realização dos trabalhos e fazem uso da língua de sinais, de textos em Braille, de informática ou de tecnologia assistiva como uma prática cotidiana.

(D) Cabe aos sistemas de ensino, ao organizar a educação especial na perspectiva da educação inclusiva, disponibilizar as funções de instrutor, tradutor/intérprete de Libras e guia-intérprete, bem como de monitor ou cuidador dos alunos com necessidade de apoio nas atividades de higiene, alimentação, locomoção, entre outras, que exijam auxílio constante no cotidiano escolar.

(E) Para atuar na educação especial, o professor deve ter como base da sua formação, inicial e continuada, conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área.

(...)

Page 3: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL  -  SME/SP 2015

VMSIMULADOS.COM.BR

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL - SME/SP ─ WWW.VMSIMULADOS.COM.BR ─ [email protected] ─ 3

11. O Decreto nº. 51.778/2010 de 14/09/2010 “ Institui a Política de Atendimento de

Educação Especial, por meio do Programa Inclui, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação. O Programa Inclui destina-se ao que se lê nas alternativas abaixo, exceto uma. Assinale-a:

(A) Ao atendimento dos alunos, matriculados nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino, primordialmente os deficientes físicos.

(B) Ao atendimento dos alunos, matriculados nas unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino, que apresentem transtornos globais do desenvolvimento – TGD.

(C) Ao atendimento dos alunos, matriculados nas unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino, que apresentem altas habilidades/superdotação.

(D) Ao atendimento dos alunos, matriculados nas unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino, que apresentem quadros de deficiência.

(E) Ao atendimento dos alunos, matriculados nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino, que sejam da especificidade/público-alvo da educação especial.

(...) 22. A questão do índio no Brasil vem sendo amplamente discutida nas últimas

décadas entre governos e especialistas do assunto. No tocante a essa questão é correto afirmar que:

(A) a educação de indígenas preparada pelo Serviço de Proteção ao Índio (SPI) visou sempre a sedentarização e a preparação destes para trabalhos agrícolas e pastoris.

(B) as ideias de desenvolvimento e integração nacionais do regime militar no Brasil dos anos 1970 não passaram à frente dos direitos do índio, já consolidados no Brasil à época.

(C) o Estatuto do Índio, de 1973, rompeu com a perspectiva integracionista e civilizatória do Serviço de Proteção ao Índio (SPI), visando assegurar, tão somente, a integridade cultural dos povos indígenas.

(D) a reunião internacional sobre meio ambiente, a ECO-92, em nada contribuiu para a política de identificação e demarcação de terras indígenas no Brasil, que permanece estagnada até hoje.

(E) a Constituição de 1988 não reconheceu aos índios que, individualmente ou através de suas organizações, o direito de defender em juízo seus interesses.

(...)

Page 4: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL  -  SME/SP 2015

VMSIMULADOS.COM.BR

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL - SME/SP ─ WWW.VMSIMULADOS.COM.BR ─ [email protected] ─ 4

30. A Constituição Federal em seu artigo 205 diz que “ A educação, direito de todos e

dever ...................................................., será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Assinale a alternativa que completa corretamente e respectivamente os pontilhados acima.

(A) dos pais e dos Municípios brasileiros.

(B) da família e do Estado.

(C) da sociedade, da família e do Estado.

(D) do Estado e da família.

(E) dos familiares do aluno.

(...) 40. Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos

maiores têm o dever de (Constituição Federal, Artigo 229, caput):

(A) ajudar os pais a cuidar dos irmãos menores;

(B) ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade;

(C) ajudar e amparar os pais na doença e na velhice;

(D) amparar os pais na velhice e em asilos;

(E) colocar os pais em casa de repouso.

(...) 50. Do Título I – Da Educação, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

tem-se que “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”. (Artigo 1º; LDBEN/96). Desse modo, o ordenamento legislador da Educação Nacional ratifica que a Educação Escolar deverá vincular-se ______________________ .

Escolha a alternativa que complete a lacuna de maneira fidedigna ao proposto no artigo supramencionado.

(A) Aos objetivos nacionais e internacionais.

(B) De maneira estrita às tendências macro sistêmicas.

(C) Às demandas de mercado.

(D) Ás Tendências sociais e econômicas.

(E) Ao mundo do trabalho e à prática social.

Page 5: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL  -  SME/SP 2015

VMSIMULADOS.COM.BR

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL - SME/SP ─ WWW.VMSIMULADOS.COM.BR ─ [email protected] ─ 5

(...) 60. Conforme o artigo 11 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º

9.394/1996) são incumbências dos municípios, dentre outras:

(A) prestar assistência financeira aos Estados para o desenvolvimento de seus sistemas de ensino; assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar na educação infantil e no ensino fundamental; coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação.

(B) baixar normas gerais sobre cursos de graduação e pós--graduação; autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino; priorizar o oferecimento da educação infantil.

(C) elaborar e executar sua proposta pedagógica; delegar o oferecimento do transporte escolar ao Estado e à União; assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas.

(D) oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, priorizando o ensino fundamental; atuar em outros níveis de ensino somente quando atendidas as áreas de sua competência; assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal de ensino.

(E) oferecer o ensino fundamental e o médio; atuar na educação infantil somente quando atendidas as áreas de sua competência; assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal de ensino.

(...) 70. De acordo com o Art.30 da LDBEN (9394/96), a Educação Infantil será oferecida

para crianças de até três anos e de quatro a cinco anos, respectivamente, em:

(A) pré-escolas e escolas de Ensino Fundamental.

(B) organizações não governamentais e creches públicas.

(C) entidades filantrópicas e pré-escolas privadas.

(D) creches e pré-escolas.

(E) creches públicas para qualquer idade.

(...)

Page 6: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL  -  SME/SP 2015

VMSIMULADOS.COM.BR

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL - SME/SP ─ WWW.VMSIMULADOS.COM.BR ─ [email protected] ─ 6

80. Para a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, a Educação

Profissional e Tecnológica

(A) conduz o educando ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva.

(B) pode ser organizada por eixos tecnológicos, possibilitando a construção de diferentes itinerários formativos.

(C) oferecerá cursos profissionais técnicos de nível médio, regulares e especiais com matrícula condicionada necessariamente ao nível de escolaridade.

(D) não poderá ser desenvolvida nos ambientes de trabalho.

(E) não poderá ser desenvolvida em instituições especializadas.

(...) 90. O diretor de uma instituição de educação infantil municipal e sua equipe de

professores recorreu ao Parecer CNE/CEB no 20/2009 e verificou que, conforme esse documento legal, a gestão democrática da proposta curricular de Educação Infantil, tendo em vista o Projeto político--pedagógico dessa unidade educacional, deve

(A) ser, preferencialmente, responsabilidade do diretor da unidade educativa, limitando-se os professores a responderem individualmente pela elaboração, execução e avaliação dos planos de trabalho para suas turmas e atendimento de pais.

(B) garantir aos professores liberdade de ensino e autonomia para modificarem o modelo de gestão implantado, ficando o controle do desenvolvimento de currículo e da avaliação dos alunos ao encargo dos departamentos centrais da Prefeitura Municipal.

(C) contar, na elaboração e no acompanhamento dessa proposta, com a participação de representantes dos professores e dos demais profissionais da escola, os quais informarão aos pais e às crianças suas decisões e orientações.

(D) contar, na elaboração, no acompanhamento e na avaliação dessa proposta, com a participação coletiva de professores e professoras, demais profissionais da instituição, famílias, comunidade e, sempre que possível, das crianças, à sua maneira.

(E) pautar-se pelas metas de uma escola de ensino fundamental, para que seja assegurada a continuidade das aprendizagens das crianças na passagem da primeira para a segunda etapa da educação básica.

(...)

Page 7: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL  -  SME/SP 2015

VMSIMULADOS.COM.BR

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL - SME/SP ─ WWW.VMSIMULADOS.COM.BR ─ [email protected] ─ 7

100. Analise as informações contidas nos “Critérios para um Atendimento em

Creches que Respeite os Direitos Fundamentais das Crianças” e responda:

I. Os brinquedos estão disponíveis às crianças de acordo com o planejamento, ou seja, em horários específicos.

II. Os brinquedos são guardados em locais de livre acesso às crianças.

III. As rotinas da creche não são flexíveis logo não reservam períodos longos para as brincadeiras livres das crianças.

IV. As salas onde as crianças ficam estão arrumadas de forma a facilitar brincadeiras espontâneas e interativas.

V. As meninas também participam de jogos que desenvolvem os movimentos amplos: correr, jogar, pular.

(A) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

(B) Apenas as afirmativas II, IV e V estão corretas.

(C) Apenas as afirmativas I, III, e IV estão corretas.

(D) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

(E) Todas as afirmativas estão corretas.

(...) 110. Leia atentamente as proposições referentes ao documento elaborado em janeiro

de 2014 pela Diretoria de Orientação Técnica (DOT) da Secretaria Municipal de Educação (SME/SP). “Programa Mais Educação São Paulo: subsídios para a implantação”.

I. Servir de referência aos planejamentos e à elaboração dos projetos político-pedagógicos das unidades educacionais.

II. Subsidiar os horários de trabalho coletivo.

III. Subsidiar as reuniões pedagógicas, assim como suas demais ações formativas ou reflexivas.

IV. Ser compreendido como uma organização de possibilidades de trabalho, para serem estudadas e revisitadas pelos educadores da Rede nos diversos momentos de planejamento e formação.

V. Ser utilizado de forma autoral por todos os profissionais, que poderão organizar o trabalho a partir dos princípios dispostos, selecionando as práticas mais adequadas aos seus contextos.

Assinale a alternativa que apresenta os objetivos e/ou intenções do referido documento:

(A) Proposições I e III, apenas.

(B) Proposições II e IV, apenas.

(C) Proposição V, apenas.

Page 8: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL  -  SME/SP 2015

VMSIMULADOS.COM.BR

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL - SME/SP ─ WWW.VMSIMULADOS.COM.BR ─ [email protected] ─ 8

(D) Proposição II, apenas.

(E) Todas as proposições.

(...)

120. Na creche onde você trabalha, há um menino de 5 anos que sempre se

“masturba” em qualquer lugar e a qualquer hora.

Abaixo estão algumas iniciativas que você pode ter.

I. Chamar os pais e avisar que não dá para ficar com a criança nessas condições.

II. Avisar os demais pais para que as outras crianças não aprendam o ato.

III. Organizar uma atividade como “roda de conversa” para retirar o menino dessa situação sem chamar a atenção.

IV. Avisar os pais pedindo para deixar a criança um tempo em casa e pedir ajuda médica.

V. Pedir ao menino para ser seu “ajudante do dia” guardando brinquedos, materiais, para “ocupá-lo” e distraí-lo.

Você deve agir de acordo com o(s) item(s):

(A) III e V, apenas.

(B) III, apenas.

(C) III, IV e V, apenas.

(D) V, apenas.

(E) I, II, III, IV e V.

(...)

Com relação ao texto “Múltiplas Linguagens de Meninos e Meninas e a Educação Infantil” de Márcia Gobbi responda as questões 130, 131 e 132.

130. É importante que as crianças tenham oportunidade para debater, expor suas ideias, argumentar, criticar, relacionar-se com os outros e com isso:

(A) garantir a comunicação por diferentes linguagens.

(B) ficar concentradas nas disciplinas escolares.

(C) exteriorizar sensações, que por vezes, são roubadas das crianças.

(D) conhecer formas antigas e inventar novos modos de representar o mundo.

(E) garantir que sejam respeitadas suas especificidades.

Page 9: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL  -  SME/SP 2015

VMSIMULADOS.COM.BR

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL - SME/SP ─ WWW.VMSIMULADOS.COM.BR ─ [email protected] ─ 9

(...) 140. Os bebês e as crianças pequenas que ainda usam fraldas e que permanecem

durante muitas horas na instituição educativa podem precisar de um banho. Esta prática deve ser realizada:

(A) dissociada da prática pedagógica, pois se trata de uma atividade de rotina e higiene.

(B) com a supervisão de um adulto até que as crianças completem 2 anos, idade em que elas já possuem autonomia para tomar banho sozinhas.

(C) com atenção, inibindo as brincadeiras e explorações dos bebês ou crianças pequenas para que não se sujem novamente.

(D) com rapidez, respeitando o tempo determinado pelo cronograma para não deixar as outras crianças em espera.

(E) de forma que o banho sirva também para relaxar, refrescar, proporcionar conforto e prazer e preservar a integridade da pele.

(...) 150. De acordo com Iza Rodrigues da Luz (2010), no ambiente da educação infantil,

no que diz respeito ao comportamento das crianças, a utilização do termo “violência” é

(A) impertinente, pois a criança não tem consciência de que sua ação pode causar danos ou prejuízos a outras pessoas, além de não ter, ainda, a dimensão moral constituída.

(B) adequado, pois a criança, de 3 a 5 anos, já pode agir de forma violenta, com consciência de que suas ações vão causar danos aos colegas quando mordem ou realizam ações semelhantes.

(C) abusivo, pois cabe aos pais da criança educar seu filho e dar-lhe a formação moral; portanto, a escola não deve julgar o comportamento da criança como violento ou não. Tudo depende do histórico familiar.

(D) pertinente, pois a criança é estimulada a ser violenta pelas informações que recebe sobre crimes e atos semelhantes. Desse modo, podem ser classificados como violentos atos de crianças nesse contexto.

(E) inadequado, pois a maioria dos docentes ou pessoas ligadas ao ambiente escolar não costumam associar violência ao contexto educativo, limitando-o à vida da criança fora da escola.

Page 10: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL  -  SME/SP 2015

VMSIMULADOS.COM.BR

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL - SME/SP ─ WWW.VMSIMULADOS.COM.BR ─ [email protected] ─ 10

Confira suas respostas no gabarito!

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL Secretaria da Educação do Município de São Paulo

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL ─ SME/SP

01 ?

26 D

51 A

76 D

101 B

126 E

02 B 27 A 52 A 77 E 102 C 127 C

03 D 28 C 53 A 78 E 103 A 128 E

04 D 29 C 54 C 79 D 104 D 129 D

05 D 30 ? 55 E 80 ? 105 E 130 ?

06 C 31 E 56 D 81 A 106 E 131 A

07 C 32 A 57 B 82 B 107 A 132 B

08 C 33 C 58 C 83 C 108 C 133 E

09 A 34 D 59 E 84 B 109 D 134 B

10 B 35 E 60 ? 85 A 110 ? 135 E

11 ? 36 D 61 B 86 D 111 B 136 A

12 A 37 D 62 D 87 A 112 C 137 A

13 C 38 E 63 C 88 E 113 E 138 C

14 A 39 C 64 B 89 C 114 D 139 C

15 E 40 ? 65 B 90 ? 115 B 140 ?

16 B 41 D 66 E 91 E 116 A 141 B

17 B 42 D 67 A 92 E 117 A 142 E

18 E 43 C 68 E 93 B 118 D 143 D

19 D 44 B 69 A 94 B 119 B 144 B

20 C 45 E 70 ? 95 A 120 ? 145 A

21 B 46 A 71 E 96 E 121 B 146 C

22 ? 47 A 72 A 97 C 122 D 147 C

23 E 48 B 73 A 98 E 123 A 148 D

24 B 49 C 74 D 99 C 124 E 149 E

25 E 50 ? 75 B 100 ? 125 D 150 ?

ACESSE: WWW.VMSIMULADOS.COM.BR

Page 11: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL  -  SME/SP 2015

VMSIMULADOS.COM.BR

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL - SME/SP ─ WWW.VMSIMULADOS.COM.BR ─ [email protected] ─ 11

VMSIMULADOS .COM.BR

VEJA OS VÍDEOS NO YOUTUBE!

50 QUESTÕES 50 QUESTÕES 50 QUESTÕES 50 QUESTÕES R$: 6,99 R$: 7,99 R$: 6,99 R$: 6,99

50 QUESTÕES 50 QUESTÕES 50 QUESTÕES 50 QUESTÕES R$: 7,99 R$: 7,99 R$: 6,99 R$: 6,99

50 QUESTÕES 50 QUESTÕES 50 QUESTÕES 10 QUESTÕES R$: 7,99 R$: 6,99 R$: 6,99 R$: 6,00

ATENÇÃO: IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS. AS APOSTILAS SÃO DIGITAIS. NÃO COMERCIALIZAMOS MATERIAL IMPRESSO. PORÉM AS MESMAS PODEM SER IMPRESSAS PELO CLIENTE.