prof. frankes geografia regional - fatoconcursos.com.brba... · ... analise as afirmativas que se...

4
1 Prof. Frankes Geografia Regional 1. A imagem abaixo apresenta a Pirâmide Etária brasileira e por conseguinte de Mato Grosso, produzida por meio dos dados do Censo Demográfico de 2010. Tendo em vista suas informações e conhecimentos relativos às populações, analise as afirmativas que se seguem: I. O número de idosos, de acordo com a Pirâmide Etária, é baixo em relação ao número de jovens e adultos. Deste modo, podemos afirmar que se trata de uma pirâmide jovem. II. De acordo com a Pirâmide Etária, a expectativa de vida das mulheres é maior que a dos homens. III. A pirâmide etária brasileira assemelha-se às pirâmides da maioria dos países desenvolvidos, tendo em vista que sua base é mais larga que o seu topo. IV. Considerando a pirâmide etária em Mato Grosso a tendência é um aumento da população feminina e segue a uma tendência do Brasil. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas. b) Somente as afirmativas I e II estão corretas. c) Somente as afirmativas I e III estão corretas. d) Somente as afirmativas II e IV estão corretas. e) Todas as afirmativas estão corretas. 2. Desde o surgimento do homem, a busca por sobrevivência foi um dos principais objetivos das pessoas que migravam. Hoje, as migrações se dão por conta de fatores econômicos, conflitos regionais, falta de recursos naturais essenciais à vida, entre outros. Considerando o espaço de deslocamento populacional no mapa a seguir, é correto afirmar que ele retrata a) O movimento migratório para Mato Grosso foi feita principalmente por Nordestinos. b) as migrações inter-regionais, de 1960 até 1970, fez do Paraná, a área de maior atração de pessoas comparando com o estado de Mato Grosso. c) as migrações internas no Brasil, de 1940 a 1950, graças à expansão da fronteira agrícola para a região Sul, especialmente no Paraná, e a criação de colônias agrícolas no Centro-Oeste. d) as migrações intra-regionais ocorridas entre as décadas de 70 e 80, graças ao processo de industrialização que atraiu migrantes para São Paulo, Rio de Janeiro, e a construção de Brasília que intensificou a migração para Goiás. 3. A questão refere-se ao cartograma abaixo. A direção dos fluxos migratórios para a região norte de Mato Grosso do Brasil pode ser explicada pela: a) elaboração apenas projetos militares para ocupação da Amazônia. b) participação do INCRA na compra de terras setentrionais do país.

Upload: dangbao

Post on 15-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

Prof. Frankes – Geografia Regional 1. A imagem abaixo apresenta a Pirâmide Etária brasileira e por conseguinte de Mato Grosso, produzida por meio dos dados do Censo Demográfico de 2010. Tendo em vista suas informações e conhecimentos relativos às populações, analise as afirmativas que se seguem:

I. O número de idosos, de acordo com a Pirâmide Etária, é

baixo em relação ao número de jovens e adultos. Deste modo, podemos afirmar que se trata de uma pirâmide jovem.

II. De acordo com a Pirâmide Etária, a expectativa de vida das mulheres é maior que a dos homens.

III. A pirâmide etária brasileira assemelha-se às pirâmides da maioria dos países desenvolvidos, tendo em vista que sua base é mais larga que o seu topo.

IV. Considerando a pirâmide etária em Mato Grosso a tendência é um aumento da população feminina e segue a uma tendência do Brasil.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas. b) Somente as afirmativas I e II estão corretas. c) Somente as afirmativas I e III estão corretas. d) Somente as afirmativas II e IV estão corretas. e) Todas as afirmativas estão corretas.

2. Desde o surgimento do homem, a busca por sobrevivência foi um dos principais objetivos das pessoas que migravam. Hoje, as migrações se dão por conta de fatores econômicos, conflitos regionais, falta de recursos naturais essenciais à vida, entre outros. Considerando o espaço de deslocamento populacional no mapa a seguir, é correto afirmar que ele retrata

a) O movimento migratório para Mato Grosso foi feita principalmente por Nordestinos. b) as migrações inter-regionais, de 1960 até 1970, fez do Paraná, a área de maior atração de pessoas comparando com o estado de Mato Grosso. c) as migrações internas no Brasil, de 1940 a 1950, graças à expansão da fronteira agrícola para a região Sul, especialmente no Paraná, e a criação de colônias agrícolas no Centro-Oeste. d) as migrações intra-regionais ocorridas entre as décadas de 70 e 80, graças ao processo de industrialização que atraiu migrantes para São Paulo, Rio de Janeiro, e a construção de Brasília que intensificou a migração para Goiás.

3. A questão refere-se ao cartograma abaixo.

A direção dos fluxos migratórios para a região norte de Mato Grosso do Brasil pode ser explicada pela: a) elaboração apenas projetos militares para ocupação da

Amazônia. b) participação do INCRA na compra de terras setentrionais do

país.

2

c) saturação do Nordeste para reduzir o deslocamento inter-regional.

d) construção de grandes aeroportos para consolidar o setor agropecuário.

4. Observe o mapa:

Os termos emigração, imigração e migração têm significados distintos. Emigração é o movimento de saída de população. Imigração é o movimento de chegada de população. Migração é o termo genérico para qualquer deslocamento populacional.

Fonte: TAMDJIAN, J.O.; MENDES, I.L. Geografia Geral e do Brasil: estudos para a compreensão do espaço - ensino médio. São Paulo:

FTD, 2005. p.96.

Com base no mapa e em seus conhecimentos sobre migrações, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada afirmativa a seguir.

( ) O modelo econômico brasileiro praticado entre as décadas de 1970 — 1980 induziu a população a migrar para regiões cujo meio ambiente estava preservado, o qual agora sofre um grave processo de devastação. ( ) Os fluxos migratórios para o interior do território brasileiro são uma comprovação cada vez mais intensa da presença de atividades econômicas, como, por exemplo, a pecuária e a agricultura em regiões antes íntegras, como o domínio dos Cerrados e o da Amazônia. ( ) As migrações indicam a inserção de diversas regiões na lógica econômica brasileira como um sintoma de amadurecimento político e econômico do país. ( ) A ocupação do território brasileiro é muito irregular, e essa distribuição mantém uma relação direta com a dispersão das atividades econômicas pelo território.

A sequência correta é a) F − V − V − V. d) F − F − F − F. b) V − V − V − V. e) V − F − V − F. c) V − F − F − V.

5. Com o processo de industrialização, as mais numerosas migrações inter-regionais aconteceram em direção às cidades do Centro-Sul, devido ao apelo representado pela dinâmica da economia desse complexo regional. A partir da década de 1970, unidades da federação de outras regiões começaram a receber migrantes de outras partes do país, ajudando a incrementar os índices de crescimento demográfico.

Essas regiões receptoras de migrantes são, notadamente, a) Sudeste e Amazônia

b) Centro-Oeste e Nordeste c) Nordeste e Sul d) Sul e Centro-Oeste e) Amazônia e Centro-Oeste

6. A chegada dos haitianos em território brasileiro começou em 2011 e tornou-se maciça no início de 2012, sendo noticiada pelos principais meios de comunicação do país. Os Haitianos em Mato Grosso, assim como em outros estados da Federação se refere a quais motivos?

a) atender a uma demanda de imigração seletiva, com formação universitária nas áreas de engenharia e arquitetura.

b) suprir a necessidade de profissionais na área da saúde, devido às experiências adquiridas em missões internacionais.

c) melhorar as condições de vida e de trabalho devido à situação de precariedade vivida pela população no seu país de origem.

d) atender a uma demanda de mão de obra para o trabalho no campo, implementando novas técnicas agrícolas.

e) fugir da perseguição político-religiosa devido às diferenças do tratamento entre os grupos étnicos quanto à exploração fiscal.

7. Como país sede da Copa do Mundo de 2014, o Brasil possui vários desafios, dentre os quais o de criar condições estruturais para sediar o evento. As 12 cidades sedes dos jogos, conforme tabela a seguir, estão distribuídas nas cinco regiões brasileiras e possuem diferentes colocações/níveis hierárquicos na rede urbana nacional.

Cidades dos Jogos População

São Paulo 11 253 503

Rio de Janeiro 6 320 446

Salvador 2 675 656

Brasília 2 570 160

Fortaleza 2 452 185

Belo Horizonte 2 375 151

Manaus 1 802 014

Curitiba 1 751 704

Recife 1 537 704

Porto Alegre 1 409 351

Natal 803 739

Cuiabá 551 098

Considerando a rede urbana nacional e os dados apresentados na tabela, conclui-se que a maior parte dos jogos da Copa irão ocorrer em

a) metrópoles nacionais, que exercem forte vínculo econômico em todo o território brasileiro, comandando a rede urbana nacional.

b) metrópoles regionais, que funcionam como polo para variados centros regionais menores, com importância na sua região de origem.

c) centros regionais, que exercem influência sobre as demais cidades da região em que se encontra, com destaque em alguns setores.

d) metrópoles mundiais, que exercem influência além das fronteiras políticas do território nacional e impõem forte influência econômica nacional.

e) capitais regionais, que funcionam como área de influência normalmente estadual, ocupando baixa posição hierárquica no sistema urbano.

8. Durante o governo Vargas, no final da década de 1930, um projeto de desbravamento do território brasileiro ficou conhecido como “A Marcha para o Oeste”, visando explorar e ocupar as regiões Centro-Oeste e Norte. Uma expedição, comandada pelos irmãos Villas-Boas, em 1943, destacou-se pela descoberta de inúmeras etnias indígenas, até então desconhecidas. Como resultado, foi demarcada oficialmente, em 1961, uma das maiores áreas

3

indígenas do Brasil e do mundo, situada no estado de Mato Grosso, que é

a) a Terra Indígena Kayapó. b) o Parque Indígena de Tumucumaque. c) a Terra Indígena Raposa Serra do Sol. d) o Parque Indígena do Xingu. e) a Terra Indígena Waimiri-Atroari.

9. Considere as seguintes afirmações sobre a população de Mato Grosso. I. A taxa de fecundidade e, consequentemente, de

natalidade, vem declinando acentuadamente nas últimas décadas.

II. Tem, gradativamente, aumentado a esperança de vida. III. O percentual de idosos em nosso estado é mais elevado que a média das nações desenvolvidas. IV. Apresenta, nestas últimas décadas, o predomínio de pardos.

Assinale a alternativa correta. a) Apenas II, III e IV estão corretas. b) Apenas I e III estão corretas. c) Apenas I, III e IV estão corretas. d) Apenas I, II e IV estão corretas. e) Apenas III e IV estão corretas.

10. As migrações internas no território brasileiro tiveram

papel de destaque, com movimentos variáveis no tempo e

no espaço. Os fluxos migratórios internos, durante a

década de 1990, direcionaram-se predominantemente para

a) o Sudeste por causa da expansão da atividade industrial. b) as grandes metrópoles em consequência dos deslocamentos da população rural em direção às cidades. c) o Centro-Oeste em decorrência da Marcha para o Oeste. d) os municípios de pequeno e médio porte, em razão do acesso ao emprego e pelo custo de vida mais baixo. e) o Sul, estimulados pelas políticas desenvolvidas pelo governo federal.

Gabarito: Resposta da questão 1: [B]

Os itens incorretos são: [III] (a pirâmide etária do Brasil é intermediária, típica de país emergente em transição demográfica com queda da natalidade e crescimento da expectativa de vida, ou seja, entre o mundo desenvolvido e o mundo subdesenvolvido) e [IV] (com a queda da taxa de fecundidade e avanço na expectativa de vida, a tendência é de elevação nas proporções de adultos e de idosos com redução no porcentual de jovens).

Resposta da questão 2: [C]

O mapa destaca fluxos migratórios relacionados à expansão da fronteira agrícola em estados como Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso. Destacam-se migrações de nordestinos para o Rio de Janeiro e Centro-Oeste.

Resposta da questão 3: [B]

Gabarito Oficial: [A] Gabarito SuperPro®: [B]

Os fluxos migratórios em direção a Região Norte entre as décadas de 1970 e 1990 estão relacionados a projetos de colonização e reforma agrária liderados pelo INCRA, fluxos relacionados à expansão da agropecuária e a migração de sulistas em busca de terras com menor valor.

Observação: neste caso, a alternativa mais plausível é a [B],

uma vez que aconteceram alguns projetos de colonização com atuação do INCRA que estimularam migrações. Projetos militares em si (SIVAM, Calha Norte, pouco resultaram em migrações). A alternativa [A] estaria

correta caso fosse reescrita: "a) elaboração de projetos de ocupação da Amazônia a partir dos governos militares". Resposta da questão 4: [B]

VERDADEIRO. A década de 1970 está associada aos projetos de colonização promovidos pelo governo militar ocupando a última fronteira agrícola do país, cujo efeito será de forte impacto ambiental. VERDADEIRO. A expansão da produção para as regiões do interior do país denotam desenvolvimento do setor produtivo nacional. VERDADEIRO. As áreas de atração migratória indicam a dinâmica econômica da região e, portanto, áreas que passam a ser incorporadas pelo sistema produtivo do país. VERDADEIRO. A ocupação do território resultou no avanço, através da história, do desenvolvimento econômico, premiando as regiões litorâneas, onde está localizada a maior concentração humana, produtiva e financeira.

Resposta da questão 5: [E]

Como mencionado corretamente na alternativa [E], a Amazônia e o centro-oeste passaram a ser áreas de atração populacional a partir da década de 1970 em razão dos projetos de colonização promovidos pelo governo militar, da saturação socioeconômica das áreas tradicionais como o sudeste e o sul, do processo de modernização agrícola que liberou excedente de mão de obra no sudeste e sul. Estão incorretas as alternativas seguintes porque as regiões mencionadas não correspondem às áreas de atração populacional no período citado.

Resposta da questão 6: [C]

Como mencionado corretamente na alternativa [C], os haitianos buscam trabalho e melhores condições de vida, haja vista que seu país de origem, além de apresentar um baixo IDH, foi massacrado por um grande terremoto nos últimos anos. Estão incorretas as alternativas: [A], porque os imigrantes com formação universitária tem se originado de países europeus e Estados Unidos; [B], porque os profissionais de saúde que o Brasil recebeu fazem parte de um convênio com Cuba; [D], porque o setor agropecuário brasileiro não absorve mão de obra em razão de sua modernização; [E], porque os haitianos fogem da miséria e não de diferenças político-religiosas.

Resposta da questão 7: [B]

A maioria das cidades sede da Copa do Mundo de 2014 são metrópoles regionais, isto é, cidades populosas que exercem influência socioeconômica principalmente na região onde se localizam. Exemplos: Salvador, Fortaleza, Recife, Belo Horizonte, Manaus, Curitiba e Porto Alegre. As demais cidades são metrópoles nacionais: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Cuiabá e Natal são capitais regionais.

Resposta da questão 8: [D]

Como mencionado corretamente na alternativa [D], o Parque Indígena do Xingu foi a primeira terra indígena homologada pelo governo federal, na curta gestão de Jânio Quadros. Estão incorretas as alternativas seguintes por não corresponderem à data, local e características mencionadas estando a Terra Indígena de Kayapó [A] ao sul do estado do Pará e norte de Mato Grosso; o Parque de Tucumaque [B] no Pará e Amapá; a Raposa Serra do Sol [C] em Roraima; a Terra de Waimiri-Atroari [E] em Roraima e Amazonas.

Resposta da questão 9: [D]

4

A população brasileira passa por um processo de transição demográfica mostrando mudanças significativas em índices de crescimento populacional e taxas de fecundidade. A urbanização, os casamentos tardios, a maior informação e uso de métodos contraceptivos ajudam a entender esse momento. A frase III é falsa, apesar dos avanços biomédicos, da maioria de população adulta de do aumento no número de idosos da população brasileira, o país ainda não atinge os índices de qualidade de vida das nações mais desenvolvidas.

Resposta da questão 10: [D]