processos gâlvanicos

23
s Galvânic os

Upload: xandaobyte

Post on 22-Dec-2014

505 views

Category:

Education


3 download

DESCRIPTION

Processos Galvânicos

TRANSCRIPT

Page 1: Processos Gâlvanicos

Processos Galvânicos

Page 2: Processos Gâlvanicos

O que é o Processo Galvânico?

A galvanoplastia é um processo químico ou eletroquímico de deposição de uma fina camada de um metal sobre uma superfície, que pode ser metálica ou não. No processo, as reações não são espontâneas. É necessário fornecer energia elétrica para que ocorra a deposição dos elétrons. Trata-se, então, de uma eletrodeposição na qual uma corrente contínua passa pelos eletrodos, fazendo com que o metal que dá o revestimento seja ligado ao polo positivo.

Page 3: Processos Gâlvanicos
Page 4: Processos Gâlvanicos

O objetivo

O objetivo deste processo é embelezar as peças, e também protegê-las contra a corrosão, aumentar sua durabilidade, melhorar as propriedades superficiais e características de resistência, espessura, condutividade e capacidade de estampar.

Utilidade •Proteção;•Melhora na condutividade;•Auxílio na soldagem;•Estética (aparência);•Aglutinação de partículas não condutoras de eletricidade;•Diminuição de atrito;•Aumento da dureza superficial;•Resistência à temperatura

Page 5: Processos Gâlvanicos
Page 6: Processos Gâlvanicos

A Aplicação

É aplicada em vários ramos da atividade econômica: na indústria automobilística, na indústria de bijuterias, construção civil, indústria de utensílios domésticos, informática, indústria de telefonia e recuperação de objetos decorativos. Para ganhar uma camada externa metálica, as peças são submetidas a um ou mais banhos, que podem ser de cromo, níquel, ouro, prata, cobre, zinco ou estanho.

Page 7: Processos Gâlvanicos

O Processo

Para o material estar pronto para receber o revestimento eletrolítico, deve estar limpo, isento de graxas, gorduras, óxidos, restos de tintas e outras impurezas quaisquer, e não deverá ter falhas, nem apresentar poros e lacunas, sendo estes últimos os mais perigosos. Nestas lacunas se acumulam sujeiras de massa politriz, ou de outra espécie qualquer, o qual evitará a deposição da camada de

revestimento.

Page 8: Processos Gâlvanicos

O Processo

O pré-tratamento – etapa responsável por retirar as imperfeições e materiais aderidos da superfície das peças. Podendo ser realizada através do processo mecânico (jateamento, esmerilhamento, polimento, processo manual) e pelo processo químico (desengraxamento, decapagem, neutralização).

Page 9: Processos Gâlvanicos

O Processo

O revestimento - segunda etapa do processo galvânico e refere-se à deposição eletrolítica, também chamada de deposição metálica.

Este processo se dá pela aderência do metal que se desprende do ânodo atravessando o banho, a qual se chama eletrólito, pela ação da eletricidade. Neste processo são usados vários tipos de metais, sendo os mais utilizados o zinco, a prata, o ouro, o cobre e o alumínio

Page 10: Processos Gâlvanicos
Page 11: Processos Gâlvanicos

O Processo

Em fins decorativos. Após passar por todas essas etapas as peças são encaminhadas para secar.

O pós-tratamento consiste em um processo de lavagem com água fria ou quente, secagem em centrífuga, estufa ou jatos de ar, banho de óleo para embalagem, proteção e pintura ou envernizamento.

Page 12: Processos Gâlvanicos
Page 13: Processos Gâlvanicos

Riscos a saúde do trabalhador

O Ruído- Para medição instantânea do ruído continuo ou intermitente dos ambientes laborais e para dosar o nível sonoro ao qual os trabalhadores estão expostos durante sua jornada de trabalho.

Os resultados foram comparados aos parâmetros estabelecidos pela NR-15 para uma jornada de trabalho de oito horas diárias, limite de tolerância (LT) de 85 dB(A) e nível de ação (NA), dose entre 50% e 100% do LT, equivalente ao o intervalo do nível médio de exposição entre 80 e 85 dB(A).

Page 14: Processos Gâlvanicos

Riscos a saúde do trabalhador

O Calor- Os trabalhadores estão expostos a niveis de calor excessivos no ambiente de trabalho, estão sujeitos a fontes de calor como fornos com altas temperaturas, estufas e aquecedores de banhos.

Agentes Químicos- A exposição dos trabalhadores ao cromo hexavalente, ao níquel e aos solventes orgânicos foi avaliada por determinações das concentrações destes agentes em amostras de ar e dosagens de seus indicadores biológicos em amostras de urina dos trabalhadores

Page 15: Processos Gâlvanicos

Riscos a saúde do trabalhador

As industrias galvânicas apresentam condições de risco a segurança e a saúde do trabalhador, necessitando de intervenção, e que estão relacionadas a presença de inúmeras substancias químicas, condiçõesergonômicas de trabalho, ruído, desconforto térmico e de condições de iluminação.As condições de manutenções das maquinas e equipamentos e a organização e limpeza do ambienteindustrial são insuficientes, podendo agravar os riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.

Page 16: Processos Gâlvanicos

Proteção do Trabalhador

Sugere-se a instalação de chuveiro de emergência e lava-olhos próximo a área dos banhos, mantendo oacesso fácil e desimpedido.Para equipamentos de pre-tratamento mecânico, lixadeiras, politrizes, esmeris e outros, devem ser instalados sistema de ventilação local exautora, coletor e anteparo contra projeção de partículas e das pecas.

E necessário realizar manutenção preventiva das partes moveis das maquinas e equipamentos, polias,engrenagens, rolamentos e mancais, e verificar periodicamente as hélices e demais componentes do sistema de ventilação local exautora.

Page 17: Processos Gâlvanicos

Proteção do Trabalhador

Page 18: Processos Gâlvanicos

Proteção do Trabalhador

Sugere-se adequar e manter limpa a área para

alimentação dos trabalhadores, com

instalação de pia para higienização das mãos e adequação da localização

dos bebedouros, que devem ser sinalizados,

instalados fora da área da produção ou de qualquer

área sujeita a contaminação e dispor de

copos descartáveis

Page 19: Processos Gâlvanicos

Proteção do Trabalhador

Os EPI apropriados para cada tarefa a ser executada, como protetores auditivos, luvas,

aventais, botas, botinas,óculos de segurança e

proteção respiratória, o que requer treinamento; mantidos limpos e em plena condição

defuncionamento; guardados

em locais adequados após o uso, e substituídos periodicamente.

Page 20: Processos Gâlvanicos

Proteção do Trabalhador

O trabalhador deve ser orientado a transportar

materiais o mais próximo possível do corpo, utilizando

asduas mãos para a

distribuição do peso. A empresa, sempre que possível, deve manter

dispositivos de transportemecanico, carrinhos ou talhas, para facilitar o

manuseio e o transporte dos materiais

Page 21: Processos Gâlvanicos

Proteção do Trabalhador

Para facilitar a movimentação e reduzir o esforço físico do trabalhador, sugere instalar

uma tabua com largurade aproximadamente 15 cm

nas bordas dos tanques, como ilustrado na figura,

para o deslizamentodo cesto de um tanque para

outro.

BORDAS PARA DESLIZAMENTO DOS CESTOS ENTRE TANQUES

Page 22: Processos Gâlvanicos

Proteção do Trabalhador

A instalação de sistema de regulagem de altura no suporte das gancheiras,

possibilita que o trabalhador evite, na

tarefa de colocação de pecas, a elevação dos membros superioresacima da altura dos

ombros.

Page 23: Processos Gâlvanicos

SEGURANÇA DO TRABALHO 2°F

Alexandre Miranda

Bárbara Nogueira

Daniela Neves

Eduardo Martins

Thayná de Lima