procedimento abertura de empresa

6
1) Como faço para abrir uma empresa? Quem pretende abrir uma empresa deve estar atento a estes passos: Decisão de novo negócio > Escolha de um Contador > Qual a Natureza e Tipo de Sociedade : 1. Para profissional Autônomo > Registro na Prefeitura > Registro no INSS > Parabéns. Você é um profissional liberal legalizado 2. Para Empresa – Sociedade Empresaria (LTDA) ou Sociedade Anônima (Indústria, Comércio ou Serviço) > Consulta prévia de nome e localização > Registro na Junta Comercial > Registro na Receita Federal > Registro na Receita Estadual > Registro na Prefeitura > Registro no INSS > Obtenção de Alvarás e Licenças > Confecção de Notas Fiscais > Inscrição Sindical (Caso tenha empregados) > Parabéns, sua empresa está aberta. Cuide bem dela. 3. Para Sociedade Simples (Serviços de profissão Regulamentada ) > Consulta prévia de nome e localização > Registro no Conselho Regulador > Registro em Cartório > Registro na Receita Federal > Registro na Prefeitura > Registro no INSS > Obtenção de Alvarás e Licenças > Confecção de Notas Fiscais > Inscrição Sindical (Caso tenha empregados) > Parabéns, sua empresa está aberta. Cuide bem dela. 2) Quais são os tributos que terei ao abrir uma empresa na área de web? O processo de abertura de sua empresa não a sujeita ao pagamento de tributos, apenas taxas de registro são cobradas junto a cada órgão regulador e variam de acordo com a localidade e capital social. 3) O que há de diferente no processo de abertura de uma empresa, se for empresa de desenvolvimento de serviços para WEB? Nada. O procedimento é igual ao de qualquer empresa prestadora de serviços. (Consulte o diagrama). Ocorre que a legislação fiscal (principalmente a municipal) distingui determinados tipos de serviços aplicando-lhes alíquotas diferenciadas de tributação. Para conhecimento é necessário consultar a lista de códigos e tributação de serviços da Prefeitura da localidade da Empresa. 4) Tenho uma empresa, mas não tenho nota fiscal. Se eu preciso emitir uma nota, como devo proceder?

Upload: de-angellis-neves

Post on 04-Jul-2015

129 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1) Como faço para abrir uma empresa?

Quem pretende abrir uma empresa deve estar atento a estes passos:

Decisão de novo negócio > Escolha de um Contador > Qual a Natureza e Tipo de Sociedade :

• 1. Para profissional Autônomo > Registro na Prefeitura > Registro no INSS > Parabéns. Você é um profissional liberal legalizado

• 2. Para Empresa – Sociedade Empresaria (LTDA) ou Sociedade Anônima (Indústria, Comércio ou Serviço) > Consulta prévia de nome e localização > Registro na Junta Comercial > Registro na Receita Federal > Registro na Receita Estadual > Registro na Prefeitura > Registro no INSS > Obtenção de Alvarás e Licenças > Confecção de Notas Fiscais > Inscrição Sindical (Caso tenha empregados) > Parabéns, sua empresa está aberta. Cuide bem dela.

• 3. Para Sociedade Simples (Serviços de profissão Regulamentada ) > Consulta prévia de nome e localização > Registro no Conselho Regulador > Registro em Cartório > Registro na Receita Federal > Registro na Prefeitura > Registro no INSS > Obtenção de Alvarás e Licenças > Confecção de Notas Fiscais > Inscrição Sindical (Caso tenha empregados) > Parabéns, sua empresa está aberta. Cuide bem dela.

2) Quais são os tributos que terei ao abrir uma empresa na área de web?

O processo de abertura de sua empresa não a sujeita ao pagamento de tributos, apenas taxas de registro são cobradas junto a cada órgão regulador e variam de acordo com a localidade e capital social.

 

3) O que há de diferente no processo de abertura de uma empresa, se for empresa de desenvolvimento de serviços para WEB?

Nada. O procedimento é igual ao de qualquer empresa prestadora de serviços. (Consulte o diagrama). Ocorre que a legislação fiscal (principalmente a municipal) distingui determinados tipos de serviços aplicando-lhes alíquotas diferenciadas de tributação. Para conhecimento é necessário consultar a lista de códigos e tributação de serviços da Prefeitura da localidade da Empresa.

4) Tenho uma empresa, mas não tenho nota fiscal. Se eu preciso emitir uma nota, como devo proceder?

Obtenha junto às gráficas autorizadas pelas Prefeituras, a “AIDF - Autorização para impressão de documentos Fiscais” devidamente preenchida e acompanhada dos documentos necessários protocole na Prefeitura Municipal ou Secretaria da Fazenda Estadual, de sua localidade.

De posse da AIDF devidamente autorizada, os blocos de Notas Fiscais poderão ser confeccionados. Em algumas localidades é possível a obtenção de Notas Fiscais avulsas, para tanto consulte os órgãos competentes de sua região.

CONTRATOS

5) Vou prestar serviço de web. Para redigir um contrato deste serviço a quem devo recorrer?

Cada qual com sua especialidade. Elaboração de contratos comerciais é competência de Advogados.

REGULARIZAÇÃO

6) Como regularizo a situação de minha empresa?

Primeiro é necessário o conhecimento de todos os problemas e pendências existentes.

Para tanto é necessária a obtenção do “Extrato da Situação Cadastral e Fiscal” de sua empresa junto aos órgãos governamentais fiscalizadores e arrecadadores.

Posteriormente é necessário proceder às baixas destas pendências, através do pagamento das obrigações principais (recolhimento dos tributos, taxas e contribuições) e do cumprimento de obrigações acessórias, que possam existir.

7) Qual é a situação de minha empresa junto à Receita Federal?

Esta informação é obtida diretamente na secretaria da receita federal de sua região após entrega do pedido do “Situação Cadastral e Fiscal”. – As instruções para obtenção e preenchimento deste formulário está no site da Receita Fedral – www.receita.fazenda.gov.br

8) Perco oportunidade de trabalho por não ter nota fiscal. Como resolver isso?

São duas as opções legalmente permitidas.

Cadastre-se junto à Prefeitura Municipal de sua localidade como profissional liberal autônomo, ou constitua uma empresa.

Vide diagrama de abertura e legalização de empresas.

Qualquer outra forma apontada será ilegal e você estará sujeito às sanções penais.

9)Tenho uma empresa, mas não está regularizada, como posso cobrar pelos meus serviços?

Somente como autônomo, através da emissão de RPA – recibo de pagamento à Autônomos” sujeitando-se às retenções de impostos previstas em Lei.

FUNCIONÁRIOS

11) Como proceder para contratar funcionários?

Profissionais podem ser contratados das seguintes formas:

Como CLT – registrado em carteira de trabalho.

Como Pessoa Jurídica ou como autônomo - através de contrato de prestação de serviços profissionais.

Por intermédio de cooperativas de trabalho e,

Como estagiário.

12) Quais encargos devo pagar quando contrato alguém?

Para Funcionários contratados pelo regime CLT:

INSS parte empresa e FGTS. – dependendo do tipo de tributação a que a empresa está sujeita.

13) Não sou funcionário contratado, como faço para cobrar pelos meus serviços?

Inscrevendo-se na Prefeitura Municipal de sua localidade como autônomo, vinculando-se à uma cooperativa de trabalho ou abrindo uma empresa.

São duas as opções legalmente permitidas.

Cadastre-se junto à Prefeitura Municipal de sua localidade como profissional liberal autônomo, ou constitua uma empresa.

Vide diagrama de abertura e legalização de empresas.

Qualquer outra forma apontada será ilegal e você estará sujeito às sanções penais.

14) Quais são as funções de Web que vêm descritas na carteira profissional?

O sindicato patronal da categoria é o SERPROSP ( www.seprosp.org.br ) e o dos funcionários é o SINDPD ( www.sindpd.org.br ), sendo que não há determinação de nomenclaturas a serem utilizadas. Cabe a cada Empresa adequar suas necessidades e criar sua hierarquia.

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

15) Devo pagar imposto se presto serviços de web para uma empresa? Qual é este imposto? E quanto devo pagar?

Os impostos devidos pela sua empresa diferem em alíquotas e base de cálculos dependendo da forma de tributação a que ela está sujeita. (Lucro real, Lucro Presumido e Simples). Em alguns casos há retenção antecipada (desconto no pagamento do IRRF 1,5% e da CRF 4,65%), à título de antecipação do devido.

16)Quais são os tributos que cercam minha atividade profissional?

Os tributos estão abaixo elencados, sendo que suas alíquotas e bases de cálculo variam de acordo com a opção pela tributação (ex.: Lucro Presumido, Lucro Real ou Simples).

Na esfera Federal

IRPJ – Imposto de renda da Pessoa Jurídica.

CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Liquido.

PIS – Programa de Integração Social

COFINS – Contribuição para a Seguridade Social.

IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados – se houver comércio de mídia própria

INSS – Instituto Nacional da Seguridade Social.

Na esfera Estadual

ICMs – Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços - se houver comércio.

Na esfera Municipal

ISS – Imposto sobre Serviços.

Além destes tributos o contribuinte estará sujeita a algumas taxas, por exemplo:

TFE - Taxa de Fiscalização de Estabelecimento,

TFA – Taxa de Fiscalização de Anúncio,

CADAM – Cadastro de Anúncios.

Alvará de licença e funcionamento

Contribuições sindicais (Empregado e Patronal), e a órgãos de classe.

ESTAGIÁRIOS

17) Quero contratar um estagiário:

a) Como deve ser feito o contrato?

O contrato deve ser obtido diretamente na secretaria da faculdade do estagiário. Caso não exista tal prerrogativa, o CIEE Centro de Integração Empresa Escola intermédia tais processos.

b) Que tributos eu devo pagar contratando um estagiário?

Não há tributos a serem pagos.

Há necessidade de se pagar o Vale transporte e um seguro de vida pessoal contra acidentes.