preseed 2014-revisão 20

4
Página1 - CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIA - EXÉRCICIO DE FIXAÇÃO DE HISTÓRIA Nº 19 – PROF Jorge Marcos CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIA PRE HISTÓRIA EXÉRCICIO DE FIXAÇÃO Nº 20 SEED ALUNO:________________________________________ ANO BASE 2014 QUESTÕES PROPOSTAS QUESTÃO 01 O Governo Lula (2003-2010) corresponde ao período da história política brasileira que se inicia com a posse de Luiz Inácio Lula da Silva na Presidência, no dia 1° de janeiro de 2003, em sua quarta tentativa para chegar ao cargo presidencial, após derrotar o candidato do PSDB e ex -Ministro da Saúde José Serra, com 61,30% dos votos válidos, no segundo turno. A eleição de Lula, que havia sido derrotado nos anos de 1989, 1994 e 1998, é marcada por um fato histórico: foi a primeira de um ex-operário ao posto mais importante do país. No que se refere à política econômica e social do segundo Governo do Presidente Lula (2006-2010), é correto afirmar que: A) empresas estatais do setor de telefonia foram privatizadas. B) ocorreram o cancelamento do Programa Bolsa Família e a diminuição do consumo da população de classe média. C) o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) garantiu o investimento em obras de infraestrutura, para promover o desenvolvimento econômico-social do país. D) o deficit habitacional do país foi superado com investimentos no setor de construção civil. E) defendeu a não interferência do Estado na economia do país. QUESTÃO 02 A globalização, em seu estágio atual, torna as economias nacionais cada vez mais interdependentes, sobretudo pelos avanços nas telecomunicações, as quais diminuem as distâncias e estimulam os fluxos comerciais. A despeito das últimas décadas do século XX, o processo de globalização contribuiu para: A) a criação de um número maciço de empresas estatais na América Latina. B) o aumento das medidas protecionistas dos estados nacionais. C) a reorganização geopolítica do mundo em blocos econômicos regionais. D) a implementação de regimes socialistas no leste europeu. E) deliberações políticas do governo brasileiro que proibiram investimentos internacionais na economia do país. QUESTÃO 03 O Japão, no século XX, tornou-se uma das economias capitalistas mais desenvolvidas do mundo. Em 2011, com os danos naturais, sociais e econômicos, provocados pelo tsunami e pelos terremotos que o país sofreu, o governo japonês passou a enfrentar uma das maiores crises de sua história. Com relação a essa crise, assinale a alternativa correta. A) O Japão não recebeu apoio financeiro e tecnológico da com unidade internacional para enfrentar os efeitos da crise. B) O governo japonês não apresentou medidas de reconstrução das áreas destruídas do país. C) Ocorreram inúmeras manifestações políticas em favor da deposição do atual governo. D) Usinas nucleares japonesas foram danificadas pelos terremotos e desencadearam uma grave crise nuclear no país. E) O Japão suspendeu todas as atividades desenvolvidas pelas usinas nucleares existentes no país.

Upload: jorge-marcos-oliveira

Post on 27-Dec-2014

32 views

Category:

Education


3 download

DESCRIPTION

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO

TRANSCRIPT

Page 1: Preseed 2014-revisão 20

Págin

a1 - CIÊNC

IAS

HUMA

NAS

E SU

AS T

ECNO

LOGIA

- EX

ÉRCIC

IO D

E FIX

AÇÃO

DE

HIST

ÓRIA N

º 19 –

P

ROF Jorge Ma

rcos

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIA P R E HISTÓRIA

EXÉRCICIO DE FIXAÇÃO Nº 20 S E E D

ALUNO:________________________________________ ANO BASE 2014

QUESTÕES PROPOSTAS

QUESTÃO 01

O Governo Lula (2003-2010) corresponde ao período da história política brasileira que se inicia com a posse de Luiz Inácio Lula da Silva na Presidência, no dia 1° de janeiro de 2003, em sua quarta tentativa para chegar ao cargo presidencial, após derrotar o candidato do PSDB e ex -Ministro da Saúde José Serra, com 61,30% dos votos válidos, no segundo turno. A eleição de Lula, que havia sido derrotado nos anos de 1989, 1994 e 1998, é marcada por um fato histórico: foi a primeira de um ex-operário ao posto mais importante do país. No que se refere à política econômica e social do segundo Governo do Presidente Lula (2006-2010), é correto afirmar que: A) empresas estatais do setor de telefonia foram privatizadas. B) ocorreram o cancelamento do Programa Bolsa Família e a diminuição do consumo da população de classe média. C) o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) garantiu o investimento em obras de infraestrutura, para promover o desenvolvimento econômico-social do país. D) o deficit habitacional do país foi superado com investimentos no setor de construção civil. E) defendeu a não interferência do Estado na economia do país.

QUESTÃO 02

A globalização, em seu estágio atual, torna as economias nacionais cada vez mais interdependentes, sobretudo pelos avanços nas telecomunicações, as quais diminuem as distâncias e estimulam os fluxos comerciais. A despeito das últimas décadas do século XX, o processo de globalização contribuiu para:

A) a criação de um número maciço de empresas estatais na América Latina. B) o aumento das medidas protecionistas dos estados nacionais. C) a reorganização geopolítica do mundo em blocos econômicos regionais. D) a implementação de regimes socialistas no leste europeu. E) deliberações políticas do governo brasileiro que proibiram investimentos internacionais na economia do país.

QUESTÃO 03

O Japão, no século XX, tornou-se uma das economias capitalistas mais desenvolvidas do mundo. Em 2011, com os danos naturais, sociais e econômicos, provocados pelo tsunami e pelos terremotos que o país sofreu, o governo japonês passou a enfrentar uma das maiores crises de sua história. Com relação a essa crise, assinale a alternativa correta. A) O Japão não recebeu apoio financeiro e tecnológico da com unidade internacional para enfrentar os efeitos da crise. B) O governo japonês não apresentou medidas de reconstrução das áreas destruídas do país. C) Ocorreram inúmeras manifestações políticas em favor da deposição do atual governo. D) Usinas nucleares japonesas foram danificadas pelos terremotos e desencadearam uma grave crise nuclear no país. E) O Japão suspendeu todas as atividades desenvolvidas pelas usinas nucleares existentes no país.

Page 2: Preseed 2014-revisão 20

Págin

a2 - CIÊNC

IAS

HUMA

NAS

E SU

AS T

ECNO

LOGIA

- EX

ÉRCIC

IO D

E FIX

AÇÃO

DE

HIST

ÓRIA N

º 19 –

P

ROF Jorge Ma

rcos

QUESTÃO 04

“O TERRORISMO não morre com Bin Laden.” (Carta Capital, maio de 2011, p. 36.) Esta foi a declaração do próprio Barack Obama, no discurso do anúncio da ação fulminante que “entregou a Alá o príncipe do terror”.

Com relação à organização terrorista Al-Qaeda, é correto afirmar que: A) a criação da Al-Qaeda ocorreu nos anos 80 do século XX, para defender o território do Afeganistão da invasão das tropas americanas. B) não é permitida a participação de árabes e de muçulmanos em ações terroristas lideradas pela Al-Qaeda. C) a luta pela defesa do comunismo no Oriente Médio faz parte dos propósitos políticos da Al-Qaeda. D) nos anos 2000, os Estados Unidos intensificaram ações militares de combate às atividades terroristas promovidas pela Al-Qaeda. E) a morte de Bin Laden, para o governo dos Estados Unidos, representou o fim de atentados terroristas promovidos pela Al-Qaeda no país.

QUESTÃO 05

Modernizar o passado é uma evolução musical Cadê as notas que estavam aqui, não precisam delas! Basta deixar tudo soando bem aos ouvidos O medo dá origem ao mal O homem coletivo sente a necessidade de lutar O orgulho, a arrogância, a glória

Enchem a imaginação de domínio São demônios os que destroem o poder bravio da humanidade Viva Zapata! Viva Sandino! Antonio Conselheiro Todos os Panteras Negras Lampião sua imagem e semelhança Eu tenho certeza, eles também cantaram um dia. Chico Science. Monólogo ao pé do ouvido. Quais foram os movimentos sociais do século XX a que o texto faz alusão? A) A Revolução Mexicana, o movimento nicaraguense de libertação, o movimento dos negros americanos contra o sistema de discriminação racial e o cangaço. B) A Guerra da Secessão, o cangaço, o movimento contra o apartheid na África do Sul e a Revolução Mexicana. C) A Revolução Mexicana, a Guerra Civil americana, o movimento nicaraguense de libertação e o cangaço. D) A Guerra dos Canudos, a Guerra do Contestado, a Revolução Mexicana e o cangaço. E) A Revolução Mexicana, o movimento nicaraguense de libertação, a Guerra dos Emboabas e o cangaço.

QUESTÃO 06

TEXTO

Presidência da República Casa Civil

Letra: Joaquim Osório Duque Estrada Música: Francisco Manuel da Silva

HINO NACIONAL

Page 3: Preseed 2014-revisão 20

Págin

a3 - CIÊNC

IAS

HUMA

NAS

E SU

AS T

ECNO

LOGIA

- EX

ÉRCIC

IO D

E FIX

AÇÃO

DE

HIST

ÓRIA N

º 19 –

P

ROF Jorge Ma

rcos

Parte I

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heroico o brado retumbante, E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da pátria nesse instante. Se o penhor dessa igualdade Conseguimos conquistar com braço forte, Em teu seio, ó liberdade, Desafia o nosso peito a própria morte! Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, um sonho intenso, um raio vívido De amor e de esperança à terra desce, Se em teu formoso céu, risonho e límpido, A imagem do Cruzeiro resplandece. Gigante pela própria natureza, És belo, és forte, impávido colosso, E o teu futuro espelha essa grandeza. Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!

PARTE II Deitado eternamente em berço esplêndido, Ao som do mar e à luz do céu profundo, Fulguras, ó Brasil, florão da América, Iluminado ao sol do Novo Mundo! Do que a terra, mais garrida, Teus risonhos, lindos campos têm mais flores; “Nossos bosques têm mais vida”, “Nossa vida” no teu seio “mais amores”. Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, de amor eterno seja símbolo O lábaro que ostentas estrelado, E diga o verde-louro dessa flâm ula – “Paz no futuro e glória no passado.” Mas, se ergues da justiça a clava forte, Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte. Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada,

Brasil! O Hino Nacional é um dos principais patrimônios linguísticos, semiológicos e patrióticos. No dia 7 de setembro, ocorre no Brasil, desde 1995, a mobilização popular “Grito dos Excluídos”, fundamentada em uma pauta de reivindicações sociais associadas: A) à negação da soberania nacional dos países da América Latina. B) ao fim do regime presidencialista e instauração de um governo parlamentarista. C) à crítica ao modelo econômico capitalista e à política de inclusão social. D) à celebração da independência e do crescimento econômico do Brasil. E) à divisão política e territorial da região Nordeste do país.

QUESTÃO 07

“Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heroico o brado retumbante” Os versos acima referem-se a uma viagem que Dom Pedro I fazia, ao longo do rio Ipiranga, quando tomou a corajosa decisão de declarar a Independência do Brasil. A respeito da Independência do Brasil, é correto dizer que: A) afirmou a ineficiência do modelo econômico capitalista para o país. B) instituiu um governo republicano e presidencialista. C) implicou na ruptura de relações políticas com países da Europa ocidental . D) significou autonomia política e manutenção do modo de produção escravista. E) afirmou a necessidade de abolir a escravidão no território brasileiro.

QUESTÃO 08

Sobre alguns fatos do Brasil que ocorreram em torno do ano de 1913, marque a alternativa correta. A) Nos poderosos couraçados Minas Gerais e São Paulo, considerados dois dos mais

Page 4: Preseed 2014-revisão 20

Págin

a4 - CIÊNC

IAS

HUMA

NAS

E SU

AS T

ECNO

LOGIA

- EX

ÉRCIC

IO D

E FIX

AÇÃO

DE

HIST

ÓRIA N

º 19 –

P

ROF Jorge Ma

rcos

poderosos do mundo, a situação era bastante tensa. Sobrevivia um velho regimento disciplinar que, entre outros exageros, previa castigos corporais violentos com utilização da chibata, inclusive para infrações leves. B) O Brasil tornou-se o maior produtor de açúcar do mundo e o responsável pela riqueza dos senhores de engenho, da Coroa e de comerciantes portugueses. C) O levante ocorrido no Pará teve como ponto de partida a divisão da elite paraense em torno da nomeação do presidente da província. Os insurgentes, entre os quais estavam o cônego Batista Campos, os irmãos Vinagre e o seringueiro

Eduardo Angelim, decidiram proclamar a independência da província. D) Os primeiros passos para a redemocratização tinham sido dados, por meio de uma eleição indireta. Na véspera da posse, o candidato foi internado, às pressas, para uma cirurgia de emergência, cabendo ao vice assumir interinamente a Presidência da República, em meio à perplexidade nacional. E) Do ponto de vista político, a aliança PSD-PTB funcionou de modo a garantir uma base de apoio legislativo. No que se refere às Forças Armadas, nenhuma oposição era aguardada, uma vez que o prestigiado e legalista general Lott foi nomeado o ministro da Guerra.

DESAFIO HISTÓRICO

QUESTÃO 01

Os críticos literários e mesmo seus companheiros de ofício nunca souberam bem como lidar com ele. Eduardo Portela viu-o como “o entroncamento da geração de 30 com a de 45”. Sobre o período de 1930 a 1945, podemos dizer que: A) ficou conhecido como “A Era Vargas”, que acabou, de uma vez por todas, o populismo no Brasil, como prática política que desmobiliza a população, apesar de buscar satisfazer suas necessidades mais imediatas, sem promover conscientização. B) iniciou-se pelo Golpe de 1930, que depôs o presidente da República Washington Luís, impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes, pondo fim à República Velha e

elegendo democraticamente, como novo presidente da República, Getúlio Vargas. C) foi marcado pela Revolução de 1932, liderada por paulistas e mineiros, que queriam o retorno da “Política do Café-com-Leite”, caracterizada pelo revezamento no poder de representantes do Partido Republicano Paulista e do Partido Republicano Mineiro. D) foi iniciada por um golpe militar, que instaurou um governo provisório, com Getúlio Vargas no poder, que governaria o Brasil por 15 ininterruptos anos e que seria deposto novamente por outro golpe militar em outubro de 1945. E) ficou conhecido como “A Era Vargas”, período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos ininterruptos, num regime democrático e constitucional, que foi um divisor de águas na história brasileira, por causa das inúmeras alterações sociais e econômicas.