revisão 01 maio 2014

16
R evisão ANOS 25 O jornal da nossa terra JORNAL Osório/RS Quinta-feira 1º de maio 2014 Edição 1298 Ano XXVI R$ 1,50 Escola Rural está com obras paradas GASTÃO MURI Com recursos escassos, obra de recuperação do prédio da Escola Rural está parada há duas semanas. Reforma, que começou no início do ano passado, avança devagar e sem solução a curto prazo. A escola municipal Criança Feliz, na rua Costa Gama, também está inacabada. PÁGS. 4 e 7 Nosso maior prazer é levar até você a melhor parte do seu dia Revendedor Ambev do Litoral Norte BR 101, Km 85, 2800 - Osório/RS. Fone: 51 3663.5454 email: [email protected] - facebook.com/UnimarBebidas P. 5 P. 14 POLÍTICA POLÍCIA Helio Bogado realiza primeiro depoimento na CPI do Boxe As lembranças que Ricardo Gomes deixou DIVULGAÇÃO

Upload: jornal-revisao

Post on 10-Mar-2016

233 views

Category:

Documents


18 download

DESCRIPTION

Edição 1298. Jornal Revisão. Quinta-feira, 1º de maio de 2014.

TRANSCRIPT

Page 1: Revisão 01 maio 2014

RevisãoANOS25O jornal da nossa terra

JORNALOsório/RS

Quinta-feira1º de maio

2014Edição 1298

Ano XXVI

R$ 1,50

Escola Rural está com obras paradas

GA

STÃO

MU

RI

Com recursos escassos, obra de recuperação do prédio da Escola Rural está parada há duas semanas. Reforma, que começou no início do ano passado, avança devagar e sem solução a curto prazo. A escola municipal Criança Feliz, na rua Costa Gama, também está inacabada.

PÁGS.4 e 7

Nosso maior prazer é levar até você a melhor parte do seu dia Revendedor Ambev do Litoral Norte

BR 101, Km 85, 2800 - Osório/RS. Fone: 51 3663.5454email: [email protected] - facebook.com/UnimarBebidas

P. 5

P. 14

POLÍTICA

POLÍCIA

Helio Bogado realiza

primeiro depoimento na

CPI do Boxe

As lembranças que Ricardo

Gomes deixou

DIV

ULG

ÃO

Page 2: Revisão 01 maio 2014

C M

Y K

EDITORIAL Osório/RS, quinta-feira, 1º de maio de 20142

PINGA-FOGOANTÃO SAMPAIO

[email protected]

“Vem aí um dos maiores eventos tradicionalistas do Estado, o Rodeio

de Osório. Vem pra cá tchê.”

a Informação vinda da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Osório, é de que vão abrir licitação para contratação de uma Agência de Publicidade. Nota 10 pela informação de Mateus Junges.

a Dia 07 de abril man-dei uma correspondência a Prefeitura de Osório solici-tando os dados para escla-recimento público sobre os funcionários e CCs da prefeitura, seguindo deter-minação da Lei de Acesso a Informação.

a Dia 14 recebi uma correspondência onde per-guntando qual o motivo do pleito? Pelo jeito não conse-gui me fazer entender. O mo-tivo do pleito é que a prefei-tura cumpra a Lei de Acesso a Informação, e divulguem a lista dos funcionários muni-cipais com seus respectivos cargos e salários. Aliás, a câmara de Vereadores já faz isso há muito tempo. Para-béns ao presidente Rossano Teixeira pela gestão trans-parente.

a Semana que vem, dia 07 de maio, o Sindica-to dos Servidores Públicos Municipais vai convocar uma Assembléia Geral de Prestação de Contas, onde vai revelar o que concluiu uma auditoria feita no Sin-dicato. Se comenta que vai sair cobras e lagartos, e al-guns elefantes também. A reunião vai ser na sede da AFMO, às 18 horas.

a Comentários é que Maninho Moni está indo para o PDT. Uma grande notícia já que ultimamente o que mais se ouve é gente saindo do PDT.

a Ciro Simoni vai co-memorar seu aniversário. Será dia 14 de maio na Churrascaria Galpão Criou-lo. Em Porto Alegre. O PDT avisa que vai ter ônibus a disposição para o pessoal de Osório que quiser ir dar um abraço no deputado.

a Em breve inaugura mais uma grande loja dos Doces Maquiné na BR 101. As obras já estão em fase fi-nal. Empresário Raulino Pe-reto não se cansa de elogiar o prefeito Eduardo Abrahão pela política de incentivos a novos empreendimentos, in-clusive o dele.

a Aliás, o bom traba-lho nas secretarias do PP, está gerando alguns ciumi-nhos. Enquanto isso, o PP vai mandando bala e admi-nistrando muito bem.

a Comunidade de Atlân-tida Sul quer saber o que será feito de bom no lugar da Festa do Peixe que foi cancelada.

a Rodeio Crioulo In-ternacional de Osório pro-mete ser um dos maiores dos últimos tempos. Estive no Parque de Rodeios e fi-quei impressionado com o ritmo e as obras. Lá o “ xe-rifão”, é o Martim Tressoldi que está tocando o evento.

TEMPO

23º 18º

EXPEDIENTE

A saúde pública é setor que exi-ge constante

controle e coordenação dos gestores e colabora-dores no sentido de se ter atendimento sempre presente e de qualidade. Em Osório vemos que há uma boa estrutura, com posto médico, unidades menores e hospital que recebe significativo apoio da Prefeitura.

Nesta semana surgi-ram aqueles problemas localizados, como a fal-ta de pediatra no posto médico e filas no posto das Laranjeiras. São pro-blemas que servem para mostrar onde estão os pontos mais frágeis da rede pública de um mu-nicípio como Osório que

procura desenvolver uma política séria neste campo.

Na Câmara Municipal os debates em relação à saúde se arrefeceram um pouco, mesmo porque a campanha eleitoral agora é passado mais ou menos distante, tendo sido um período em que a oposi-ção fazia desabar críticas sobre a Secretaria Muni-cipal de Saúde, pois o ex--secretário da pasta era candidato a prefeito.

O componente político na saúde ressurgiu quan-do a médica Leda Rios te-ceu comentários pesados e a resposta da Prefeitura veio em seguida.

O certo é que mexer com saúde pública não é fácil para nenhum gestor. Em Osório a administra-

ção municipal ainda tem recursos suficientes para manter tudo em dia, mas logo mais será preciso cortar na carne, inclusive no que se refere aos repas-ses destinados ao Hospital São Vicente.

Infelizmente não há um plano de carreira de futuro para os médicos nos municípios e entida-des que realizam atendi-mento pelo SUS. Há falta gritante de pediatras e nas unidades sanitárias médicos costumam não cumprir todo o horário, eis que desestimulados e sempre prontos a ficar pé na iniciativa privada, onde podem manter um bom padrão de vida sem as agruras de vivenciar o SUS.

Saúde, uma área sensível

PIADA DA SEMANA

Certo dia um homem resolve se inscrever-se em um concurso para locutor de rádio:

- O seu nome?

- Jo-jo-ão dda Ssssil-silva Ssantos.

- Ora meu senhor, como você espera participar de um concurso para locutor se você é gago?

- Não, gago era meu pai, e imbecil o escrivão que me registrou com esse nome!

FUNDADO EM 19/10/1988CNPJ: 14.118.747/0001-53

DIRETOR E JORNALISTA RESPONSÁVEL:Renan Sampaio -RMT 17092/RS

REDAÇÃO: Gastão Muri - RMT 8194/RS

Anelize Sampaio - RMT 16899/RS

PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO: Renan Sampaio e

Caroline Tidra

ADMINISTRATIVO: Laurine Sampaio

Veículo filiado a ADJORIAssociação dos Jornais do

Interior do Rio Grande do Sul

SÓCIOS-FUNDADORES:Antão Sampaio - RMT - 5514/RS

Neli N. S. Sampaio

MÁX. MÍN.

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva

a qualquer hora.

Chuva: 9mmVento: 23 km/h

Fonte: Climatempo

TELE GÁS DO JEFFERSON3663.3386 3663.3333

R E V E N D E D O R A U T O R I Z A D O

Rua Santos Dumont, 1260 - Osório/RS

Concurso pra locutor

Rua Mario Santo Dani, 921, sala 02 – Osório – RS – 95520-000

Fone: (51) 3663.9511Email: [email protected]

Assinaturas: Franciele Farias

Page 3: Revisão 01 maio 2014

Osório/RS, quinta-feira, 1º de maio de 2014

3

CAFEZINHOGASTÃO [email protected] Av. Jorge Dariva, 1042

(51) 3601. 1276

LEIA MAISAponte para o QR Code com o celular ou tablet e leia mais notícias no blog http://www.gastaomuri.com/

Após a consulta com seu médico, a confiabilidade de seus exames

Há mais de 40 anos prestando serviços de qualidade para você

Acesse também seus resultados pela internet.Consulte também a disponibilidade de coleta domiciliarOsório - Matriz

Rua Manoel Marques da rosa, 416Fone/Fax: (51) 3663.1520 - (51) 8189.0386

E-mail: [email protected]

Osório - Filial: (51) 3601.2704Capão da Canoa: (51) 3665.2491

Santo Antônio da Patrulha:(51) 3662.1520

Palmares do Sul: (51) 3668.1956Tramandaí: (51) 3689.1590

Imbé: (51)3627.1031Maquiné: (51) 3628.1548Capivari: (51) 3685.1009www.iberleo.com.br

Esta edição é em homenagem a

assinante:Elena Maria

Hass Chemale

FOTO

S GA

STÃO

MU

RIO vereador Rossano Teixei-ra (PP), presidente da Câmara Municipal de Osório, foi home-nageado no dia 10 de abril, em Tramandaí, com a Medalha da 53º Legislatura da Assembleia Legislativa. Na ocasião também foram homenageados outros vereadores do Litoral Norte.

A Assembleia estava repre-sentada pelo deputado Mano Changes (PP). Também esteve presente o presidente estadual do PP, Celso Bernardi.

Teixeira fez alusão à honra-ria recebida na sessão da Câma-ra Municipal de Osório. Ainda na tribuna abordou a investi-gação realizada pelo Ministério Público no Legislativo osorien-se, ação desenvolvida em todos os municípios gaúchos visando corrigir pontos referentes à Lei de Acesso à Informação.

Rossano Teixeira homenageado pela Assembleia

Estive conferindo as ruas do bair-ro Caiu do Céu, constatando que a campanha “Jogue Limpo com Osório” surtiu um bom efeito por estas ban-das, em especial na rua Leda Leal e imediações. Esta questão foi muito

enfocada pelo vereador Rossano Tei-xeira. Hoje, está colocada uma faixa na Leda Leal referente à campanha. O descarte de lixo teve redução, mas sempre existem aqueles porcalhões de última hora, infelizmente.

Limpeza da Cidade

Assisti ao depoimento de Helio Bogado na CPI do Boxe. O depoente estava bastante interessado em passar informações, mas foi interrompido pelo re-lator, vereador Ed Moraes. O parlamentar considerou que a partir daquele mo-

mento já haviam sido co-lhidos bastante dados. O advogado de Gilmar Luz, Vilmar Pacheco, se pro-nunciou e criticou a pos-tura de Bogado, pois teria agido como um acusador, um magistrado integrante da Justiça.

CPI do Boxe I CPI do Boxe IIConversei com o presi-

dente da CPI, vereador Gil Davóglio. O pedetista consi-dera de vital importância o depoimento de Anildo Pe-reira, treinador da equipe de boxe do Sulbrasileiro. A fala de Anildo poderá já apontar para algumas conclusões.

A Semana do Meio Ambiente que acontece em Osório tem a sua 10ª edi-ção programada entre os dias 2 e 6 de junho. Promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Urbana e cola-boradores o evento ocorre anualmente na cidade, almejando levar a população

um conhecimento a mais sobre a educa-ção ambiental que cada um deve manter com a sociedade em que vive.

Os cidadãos poderão desfrutar de uma programação que inclui palestras, exposições e mostras, sessão de vídeos ambientais, oficinas e peças teatrais.

Meio ambiente

Dados do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) apontam que 91,39% da área semeada com arroz foi colhida no Rio Grande do Sul, totalizando 7,6 milhões de toneladas. A produtividade média é de 7.457 quilos por hectare.

Entre as seis regiões arrozeiras do estado, a mais próxima de finali-zar a colheita é a Fronteira Oeste, com 98,68% da área colhida, seguida pela Planície Costeira Externa, com 97,7%. A região com menor percentual colhi-do é a Planície Costeira Interna, com 83,83%. A colheita já foi finalizada nos municípios cobertos pelos Nú-

cleos de Assistência Técnica e Exten-são Rural (Nate) de Alegrete, Rosário do Sul, Palmares do Sul e Torres. To-das as regiões apresentaram queda de produtividade em relação à última semana, variando de 6.489 quilos por hectare, na Planície Costeira Externa, a 7.960 quilos por hectare, na Frontei-ra Oeste.

Segundo o engenheiro agrônomo do Irga, Mário Azeredo, a estimativa é que a colheita seja finalizada até a metade de maio. Até lá, espera-se que sejam colhidas entre 8 milhões e 8,3 milhões de toneladas do grão.

Colheita do arroz

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai en-caminhar ofício à Casa Civil da Presidência da República com manifestação de apoio à assina-tura do Decreto Presidencial de criação do Sis-tema de Informações de Registro Civil (SIRC). O sistema, quando o decreto for assinado, vai reu-nir informações de todos os cartórios de registro civil do país sobre nascimento, casamento e óbi-to, contribuindo para a prevenção e combate a fraudes com uso de documentos falsos.

“É muito importante que a presidente assine o decreto, porque o Sistema de Informações de Registro Civil tem a função de melhorar o regis-tro civil, o que ajuda a prevenir a subnotificação; de facilitar a comunicação entre os cartórios e o acesso à informação tanto de nascimento, quan-to do casamento e do óbito”, afirmou, na última quarta-feira (23/4), a conselheira do CNJ Luiza Cristina Frischeisen.

Fonte: CNJ

Registro Civil

Page 4: Revisão 01 maio 2014

C M

Y K

GERAL Osório/RS, quinta-feira, 1º de maio de 20144

Sabor de qualidade e tradiçãoEstr. da Borrússia, s/nº - Cep 95520-000 - Cx Postal 142 - Osório/RS

Fones: (51) 3501.6383 - 9974.2171 - 98230863www.frigorificoborrussia.com.br

Escola Rural permanece com obras empacadasGastão Muri

A reportagem do Jornal Revisão esteve na Escola Ildefonso Simões Lopes, a Escola Rural,

conferindo a situação das obras que ti-veram início no ano passado. Segundo a vice-diretora Joana Leal, as reformas estão paradas há duas semanas, pois a empresa contratada está fazendo com-patibilização para que a verba seja su-ficiente para recuperação do prédio da frente. A meta é obter mais recursos para a totalidade da obra.

Foi realizada drenagem do terreno e também reforma do telhado. No en-tanto, desde fevereiro do ano passado sete salas de aula, um laboratório e um alojamento de estudantes permanecem interditados. Como os recursos escas-searam, a firma vencedora da licitação procura meios para aumentar as verbas para a obra, o que é revelador de que não haverá solução a curto prazo.

Circulando pela área interditada, a reportagem constatou que há muito ainda o que fazer nas salas de aula. Piso, aberturas e paredes precisam passar por trabalho de alvenaria. O mesmo vale para o corredor do prédio.

Segundo a coordenadora regional de Educação, Mônica Huegel, a compa-tibilização da obra está sendo realizada para adequação ao Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI) e padrões de acessibilidade. Caso estes dois itens estejam incompletos na obra, a escola poderá ser alvo de ação do Ministério Público. No âmbito do Governo do Esta-do, a obra está a cargo da Coordenado-ria de Obras, localizada em Santo Antô-nio da Patrulha.

PROFESSORES – Mônica explica que as vagas de professores nas escolas estaduais da região estão preenchidas. Contratações foram efetuadas, inclusive de monitor na Escola General Osório. Segundo ela, o calendário escolar se-gue sem problemas, pois até agora não houve greve do magistério. Existe mobi-lização do Cpers no sentido de realizar a eleição da sua diretoria neste ano.

COPA – A coordenadora regional afirma que as férias de inverno vão acontecer nas duas últimas semanas de julho, não coincidindo com a Copa do Mundo, disputada no Brasil. A com-petição irá ocorrer de junho a meados de julho.

Salas de aula ainda precisam de grandes reparos

FOTO

S GA

STÃO

MU

RI

Mônica Huegel, coordenadora regional de Educação

Posto Médico fica sem pediatraGastão Muri

Tendo sido avisada por tele-fone, a reportagem do Jornal Re-visão foi até o Hospital São Vicen-te de Paulo para saber do grande número de pacientes sendo aten-didos pelo setor de pediatria.

Conforme a médica Leda Rios, estão sendo atendidas muitas crianças vindas do Pos-to Médico, pois este está sem pediatra. Esta informação tam-bém foi confirmada pela en-fermeira Caroline Gomes. São muitos casos de resfriado, gri-pe, diarréia, lesões de pele, con-juntivite, entre outras doenças que não são graves.

O secretário municipal da Saúde, Emerson Magni, expli-ca que nesta terça-feira (29) a pediatra de plantão no Posto Médico, Dra. Carla, estava com seu filho doente, ficando impos-sibilitada de vir ao trabalho. Ela reside em Capão da Canoa. Os outros três pediatras estavam impossibilitados de atender. Se-gundo Magni, um está de férias, outro atende nesta quarta-feira (30) e o quarto atua apenas em regime de 20 horas.

Leda Rios ressalta que de 14 de dezembro do ano passado a 19 de abril houve cinco óbitos de recém-nascidos em Osório. A pediatra considera impor-tantes estas informações, num contraponto ao que o secretário Magni falou em reportagem da edição anterior do Revisão.

Emerson Magni, secretário

AN

TÃO

SAM

PAIO

, BD

municipal de Saúde

Page 5: Revisão 01 maio 2014

Osório/RS, quinta-feira, 1º de maio de 2014

5

MODALISIÊ [email protected]

A fashion bolsa colombiana

O novo hit entre as fashionis-tas de plantão é a bolsa colombia-na Wayuu. Desde que a Colômbia virou um destino cool para o tu-rismo, o artesanato de lá ganhou o mundo. E uma das peças que mais vem fazendo sucesso são as coloridas bolsas feitas pelo povo Wayuu (daí o nome), que vivem na Península de La Guajira, que faz fronteira com a Venezuela.

aVárias grifes já estão criando “réplicas” das famo-sas bolsas, mas as mais cobi-çadas ainda são as originais, feitas de lã ou algodão em teares de madeira. E todinhas são exclusivas, pois a padro-nagem da estampa depende do estilo pessoal de desenhar de cada mulher que a confec-ciona. Levam em média 20 dias para ficarem prontas, e são cada vez mais procura-das nos sites de e-commerce, onde esgotam rapidinho.

aE a fama é mereci-da, pois as bolsas, no estilo “saco”, são realmente um trabalho primoroso de ar-tesanato. Por isso lembre-se que o preço é salgadinho, mas justo!

FOTO

S DIV

ULG

ÃO

GERAL

aQuer a sua também? Dá uma procurada aqui: E-Closet: (11) 2307-0221Muzungu Sisters: [email protected] Nag: [email protected] Market: (11) 3078-7255Wayuu Mochila Bags: [email protected]

Gastão Muri

Na quarta-feira (23) aconte-ceu mais uma sessão da Comis-são Parlamentar de Inquérito (CPI), realizada pela Câmara Municipal, que trata dos R$ 30 mil destinados à equipe de boxe do clube Sulbrasileiro, através da Prefeitura.

A fase dos depoimentos teve início e o primeiro a depor foi Helio Bogado, autor da denún-cia encaminhada ao Ministério Público que motivou a instau-ração de inquérito civil. O presi-dente do Sulbrasileiro e secre-tário municipal da Juventude,

Esporte e Lazer, Gilmar Luz, compareceu, acompanhado do advogado Vilmar Pacheco.

Bogado foi interrogado pelo vereador Ed Moraes, relator da CPI. Também estavam presentes o presidente da comissão, vere-ador Gil Davóglio, e Beto Gueiê.

Bogado manteve a sua de-núncia no tocante às supostas irregularidades cometidas pelo clube, pois teria havido desvio de finalidade, já que os recur-sos acabaram não sendo desti-nados para benefício da equipe de boxe que tem como treina-dor Anildo Pereira. Este foi ci-tado por Bogado.

“A testemunha tem que se ater a responder às perguntas”, advertiu Ed Moraes quando Bo-gado referiu-se a depoimento de Gilmar Luz dado ao Ministé-rio Público. Logo em seguida o advogado de Luz pronunciou--se, frisando que já transcorrem procedimentos de investigação na Prefeitura, Câmara e Ministé-rio Público, e que não é papel do depoente partir para acusações.

Bogado tentou ainda dar uma resposta, mas como já havia realizado seu pronuncia-mento, a comissão em seguida encerrou a sessão, tendo sido feita a elaboração da ata.

CPI do Boxe entra na fase de depoimentos

Helio Bogado foi enfático em suas afirmações, apresentando documentos

FOTO

S GA

STÃO

MU

RI

Advogado de Gilmar Luz, Vilmar Pacheco, questionou afirmações de Bogado

Page 6: Revisão 01 maio 2014

C M

Y K

Osório/RS, quinta-feira, 1º de maio de 20146

REGIONALISMOCLÁUDIO MARTINS

[email protected]

Rodeios do Litoral Norte

RELIGIÃODOM JAIME KOHL

BISPO DIOCESE DE OSÓRIO

Não ardia o nosso coração...Nesse tempo pascal, a Palavra con-

tinua surpreendendo com manifesta-ções particulares do Ressuscitado que nos convidam a deixar-nos envolver pela sua presença viva.

Vejamos como tudo aconteceu. Dois dos discípulos de Jesus que tinham deixado tudo para andar com ele. De-cepcionados com a morte de Jesus, de-cidem voltar para casa, pois para eles tudo parecia terminado: “Esperáva-mos que ia restaurar Israel, mas já é o terceiro dia e nada aconteceu, só umas mulheres dizem ter tido uma visão de anjos...”.

O papo continua sereno, Jesus vai falando e mostrando como os fatos acon-tecidos tinham uma relação com o que estava anunciado nas Escrituras. Eles continuam caminhando e ouvindo com interesse e a esperança vai voltando aos seus corações.

Chegando ao cair da tarde o con-vidam a ficar com eles e, no momento de partirem o pão, eis que seus olhos se abriram e reconhecendo que era Jesus. Voltam correndo para contar aos outros como a escuta da Palavra reacendeu ne-les a esperança e sentiram que Jesus tinha ressuscitado.

Gostaria de parar um pouco sobre essa verdade da Eucaristia como lugar privilegiado para ver o Senhor, para expe-rimentar a presença do Ressuscitado. Se

compreendêssemos isso, quanto diferen-tes seriam nossas Missas.

Precisamos deixar que a Palavra de Deus e a Eucaristia façam conosco o que fez com os dois discípulos de Emaús: “Não estava ardendo o nosso coração, quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?” E “no par-tir o pão seus olhos se abriram e reco-nheceram Jesus”.

Infelizmente, nós católicos mesmo tendo experiências maravilhosas, não provocamos e não estamos acostumados a partilhar nossas experiências espiritu-ais. Cada um volta para casa e fica guar-dando para si aquilo que vivenciou. Não damos testemunho. Não contagiamos. Não percebemos que o melhor jeito de evangelizar e propagar a fé é contar aos irmãos aquilo que nós sentimos, experi-mentamos e vivenciamos.

Muito, portanto, resta a fazer, mas não tenhamos medo. Ele nos prometeu o Espírito Santo que nos ajudaria a enten-der tudo o que nos disse e falaria em nós na ocasião oportuna.

Alimentando-nos na mesa da Pa-lavra e da Eucaristia - Corpo doado e Sangue derramado para nossa salvação - nosso coração vai sentido aquele ardor e vontade de sair correndo pelo mundo para contar aos outros a alegria de tê--lo encontrado e a iluminação que troce para a nossa vida.

Preocupados com a segurança pública de Osório e região o Legislativo Osoriense encami-nhou Moção de Apoio direcio-nada ao Governador do Estado Tarso Genro, com o intuito de que todos os candidatos apro-vados no concurso da Polícia Civil sejam convocados para as carreiras de inspetor e escrivão de polícia.Segundo dados, atualmente a polícia gaúcha conta com 5,5 mil servidores, número este que representa 1/3 do efetivo ideal considerando 11 milhões de ha-bitantes no Estado.Destaca-se que existe previsão legal para 8.137 cargos de ins-petor e escrivão que, caso se-jam nomeados, contribuiriam para um aumento de 47% do efetivo da Polícia Civil do Esta-do, trazendo mais segurança a

PROJETO APROVADO NA SESSÃO ORDINÁRIA

DE 28 DE ABRIL DE 2014:

• PROJETO DE LEI Nº 056/2014 – EXECUTIVO – Autoriza o Poder Executivo a celebrar Termo de Permissão de Uso de área públi-ca municipal e suas benfeitorias, em caráter precário e não onero-so destinado a implantação da Empresa MULTPLAST EXTRUSAO E TERMOFORMAGENS – LTDA.

PARTICIPE DAS SESSÕES ORDINÁRIAS!

TODAS AS SEGUNDAS-FEIRAS

ÀS 19 HORAS, NO PLENÁRIO FRANCISCO

MAINERI.

Câmara de Osório envia ao Governador Tarso Genro Moção de Apoio a campanha “Academia para todos já”

sociedade atualmente acuada. Por estas razões, a Câmara de Verea-dores de Osório filia-se a campanha “Academia para todos já”, iniciada

pelo Sindicato dos Servidores da Po-lícia Civil – Sindipol RS, e que conta com o apoio de toda sociedade rio-grandense.

A Moção tem o intuito de apoiar o chamamento de todos os candidatos aprovados no concurso da Polícia Civil

Rodeio, festa e alegriaAlegria, festa e rodeioDa gaita ouço o floreioDa peonada a cantoriaÉ a chucra filosofia Da tradição bela e puraMisto, beleza e ternuraCoragem, arrojo e emoçãoE o taura calção o garrãoPra resgatar a cultura.

Tive a oportunidade de participar de quase todos os rodeios dos municípios do Litoral Norte, neles no-tei a grande diferença entre os rodeios passados, nesses municípios, outrora havia mais participantes, tanto na campeira quanto na artística.

A notícia é que dimi-nuiu surpreendentemente a quantidade de participan-tes nas duas modalidades. Não sei a que atribuir esta “crise”, se financeiro ou de-sinteresse das entidades em participar dos eventos tradi-cionalistas. O fato é que re-almente diminuiu o número dos participantes na artística e campeira.

A grande espectativa fica por conta do nosso Rodeio de Osório. A programação já esta na “rua”. Nos resta aguardar e torcer para que

não ocorra o que ocorreu no resto do litoral.

Não é crítica, mas a nos-sa premiação este ano, não é das mais atrativas. Sabemos o quanto custa para uma invernada vir participar no que diz respeito a desloca-mento, alimentação, pilchas, musical, ensaiadores etc...

A diferença do rodeio de Osório para os demais do li-toral, esta nas atrações que nós oferecemos, como: Laço, Gineteadas, Grande Shows Artísticos, Tafona da Canção Nativa, Fandangos e de lam-buja temos a Feira Agropecu-ária com a participação mui-to forte do Cavalo Crioulo.

Quando eu falo em rodeio sempre gosto de terminar a minha coluna com um verso para os meus leitores, lá vai, do lado, um que eu fiz na abertura do rodeio de Osorio em 1995.

Page 7: Revisão 01 maio 2014

EDUCAÇÃOOsório/RS, quinta-feira, 1º de maio de 2014

7

(51) [email protected]

Que tal comemorar o seu dia com um lindo ensaio seu e do(a) seu/sua pequeno(a)? Agende já o seu horário!

Equipe de GarçonsPedro Santos oferece seus serviços com equipe qualificada para todo tipo de festa: bailes, coquetéis, casamentos e aniversários

Fones: 8222.1528 - 9439.0651 - 96680684

PORCHER - SOLTEC*Plano de assistência técnica a partir de R$

30,00 por mês*Câmeras de segurança

*Centrais telefônicas *Estruturas de rede

*Assessoria técnica para construtores e engenheiros em projetos de

redeestruturada (elétrica, dados, voz, alarme e ar-condicionado).

Apresente este anúncio e ganhe uma revisão gratuitaJosé Porcher ME

Av. Jorge Dariva, 264 - Centro - Osório/RSFones: 9876.9898 / 8413.2452 / 8250.7330

E-mail: [email protected]

FÉLIX LANCHES9721.1050 8293.9677

T E L E E N T R E G A G R ÁT I S

Horário de Atendimento: Segunda à Sábado 18h às 23h30

Construção de escola infantil na Costa Gama está parada

Obra que era para estar concluída no início de 2013 aguarda licitação

GA

STÃO

MU

RI

A construção da Escola In-fantil Criança Feliz, na rua Costa Gama, está parada desde o ano passado. Conforme a Prefeitura de Osório, a obra teve início no primeiro semestre de 2012 e era

para estar concluída no máximo até o início de 2013.

Com a desistência da firma contratada via licitação, aguarda--se a conclusão dos trâmites legais para a realização de nova concor-

rência. A Criança Feliz terá capaci-dade para atender a 80 crianças.

A necessidade de vagas em es-colas infantis tem crescido, tanto que está prevista a construção de mais duas unidades na cidade.

Mamãe: Nathalia GularteBebê: Eloá

Page 8: Revisão 01 maio 2014

C M

Y K

Osório/RS, quinta-feira, 1º de maio de 20148

VITRINESIRLEI AMARAL

[email protected] - (51) 9653.9785 Profissionais especializados para tratamento estético e realce da sua beleza.

Agende um horário para sua Mãe curtir a delícia do Day Spa!Rua Costa Gama, 1092 - Osório/RS - Fone: 51 3663.2483

Mais de 400 calçasPromoção Jeans Feminino

por apenasR$ 80,00

Em terra ou no ar, a arte milenar de celebrar momentos marcantes é compromisso sério na vida do ser humano. Das pequenas vitórias aos grandes feitos, do batizado aos aniversários, da aliança de compromisso às raras bodas, do parisiense 14 Bis à incrível chegada na Lua, dos primeiros passos às ofegantes e suadas maratonas. Tudo é motivo para festejar e registrar para a posteridade o currículo pessoal e social, que redige a história com nova ótica, mas que ninguém duvide, com a mesma emoção da descoberta do primeiro dente!

AEROCLUBE - Na tarde do último sábado, o hangar do Aeroclube de Planadores Albatroz foi cenário para um encerramento de atividades diferente, quando o Cmte. Eduardo de Moura Ferreira fez a entrega do “escudo da quadrilha de Albatrozes” aos pilotos com mais de duas horas de voo de colina. Esta distinção premia o domínio de aprendizado do voo à vela, o perfeito entrosamento e conhecimento dos ventos e estimula sua aspiração aos demais Albatrozes. O sonho de Ícaro contagia a ala feminina que ganha asas em nossas aeronaves e e faz o vento soprar na sua rota.

Altos voos à equipe!

Celebrar a vida

Jantar da “Dama Antiga”A terceira edição do jantar lotou na

última quinta-feira, as dependências do Salão Paroquial, onde o público feminino comemorou com alegria e descontração, a boa e velha amizade. Um desfile com mulheres dos vários segmentos da sociedade agitou a mulherada que aplaudiu a ideia muito bem representada. Na oportunidade, também, foi eleita a senhora com mais idade presente no evento, motivo de orgulho para as escolhidas por empate numérico! Parabéns!

Page 9: Revisão 01 maio 2014

Osório/RS, quinta-feira, 1º de maio de 2014

9INFORME COMERCIAL

Um modelo empreendedor: como podemos direcionar nossa carreira?

ESPAÇO

Rua 7 de setembro, 99 Fone 51 3663.3144 Osório/RS

FONTE: WWW.IDEIADEMARKETING.COM.BR

Jonatan FortesConsultor Empresarial

Neste fim de semana prolongado, ao rever a história de vida de Steve Jobs, do seu início na garagem do pai, ao seu ápice, no lançamento do iPod, vi nele al-gumas atitudes interessantes como em-preendedor, que me fizeram pensar um pouco sobre marketing pessoal, análise de futuro, carreira e um pouco de emo-ção. E o que eu gostaria de fazer com vocês nesse artigo é justamente buscar um raciocínio sobre a verdade de cada um, do ponto de vista da sua entrega nas suas carreiras, no seu trabalho e no mundo em que vivemos.

O que isso tem a ver com marke-ting? O que tem a ver com organizações, com planejamento, com design, com propaganda? Tudo! Nossa forma de vi-ver e lidar com a vida demonstra nossa dedicação para com o mundo lá fora, nossas atitudes poderão definir todo o nosso caminho, e é sobre isso que gosta-ria de falar a partir de agora.

É muito importante, em algum momento da vida, analisarmos para onde estamos indo. Muitos conseguem fazer isso logo no início da fase escolar, desenvolvendo habilidades; outros, irão se deparar com isso somente quando a necessidade bater à porta. Quando algu-mas coisas acontecem em nossas vidas precisamos parar, pensar e reagir a elas. Algumas pessoas nunca reagem, elas apenas agem: são proativas e capazes de direcionar suas ações, com base no empirismo ou a partir de alguns apren-dizados aleatoriamente empregados em outras situações.

Nas organizações, uma pessoa se destaca pela sua produção, pelo seu conhecimento, mas também por sua capacidade de liderança, o seu dife-rencial pode ser tanto produtivo como motivador, ela induz ou encoraja outras pessoas para agir, consegue desenvol-ver talentos e organizar pessoas para que elas possam produzir algo a partir de ideias. Essas pessoas são diferentes, são empreendedoras, interna ou exter-namente. São possuidoras de uma capa-cidade diferenciada de comunicação, e isto é um grande potencial a ser levado em conta pelas empresas.

O diferencial que estou me referin-do não necessariamente precisa estar no produto, na comunicação ou até mesmo na forma de desenvolver uma ideia, mas sim, na forma de lidar com as pessoas envolvidas. O processo pelo qual todos os produtos são criados, sendo eles tangíveis ou não, pois esta-mos falando aqui também de serviços, o tratamento adequado no atendimen-to, além de qualquer outra abordagem mercadológica que possa ser compre-endida desde o processo inicial de cria-ção até a chegada do produto na casa do cliente final.

No filme Steve Jobs (2013), foi retratado o lançamento do iPod, em 2001, para o público interno da em-presa, onde o CEO da Apple mencionou uma frase que pode definir o marketing como eu enxergo, Jobs disse: “Quando é possível tocar o coração de alguém, não há limites!” Nesse caso, estamos fa-lando necessariamente de produtos ou serviços, mas não estamos falando das

pessoas que fazem parte de todo esse processo. Estas também precisam tocar o coração de alguém, precisam passar sua mensagem, precisam atingir a na-tureza do seu interlocutor, fazendo-se compreender, falando a sua linguagem, transformando a sua emoção em ação.

O foco nesse caso precisa ser anali-sado, pensado, levado a diante com total dedicação. A persistência, a intenção e a maneira com que se acredita nessa ideia pode realizar toda a diferença no resul-tado. Ao direcionar a atenção, é preciso limitar-se: mesmo que paradoxalmente, o foco não está relacionado apenas ao prestarmos atenção apenas em uma coisa, mas está na arte de dizer não a outras tantas maravilhosas ideias, para-fraseando novamente Steve Jobs.

O talento, desse modo, está na ca-pacidade de focar no lugar certo e na hora certa, na percepção de tendências, revelando a realidade, aproveitando-se de oportunidades em tempo real. Como disse Daniel Goleman, em seu livro FO-CUS (2013): “não é apenas o foco de um único tomador de decisão estratégico que faz uma empresa vencer ou que-brar: é toda a amplitude de atenção e destreza que envolve a todos”.

Para terminar o raciocínio, deixo um princípio cabalístico lido e relido por diversos estudiosos do mundo inteiro, onde Yehuda Berg ratifica em seu livro O poder da Kabbalah (2011): “não acredite numa única palavra que ler. Faça um ‘test-drive’ das lições que aprender”, que nada mais é do que: seja curioso, não acredite em tudo o que ver, busque desvendar, interagir, produzir, criar e recriar situações para que possa desenvolver o seu próprio método de raciocínio, isso certamente o tornará ca-paz de tomar decisões, desenvolver ha-bilidades e direcionar seu talento para uma boa carreira.

Para quem se reconhece nesse tex-to, ou se vislumbra um futuro empreen-dedor interno, procurando mudanças por onde quer que passe, nas suas car-reiras ou na vida, o brilhante texto que embala o comercial institucional da Ap-ple de 1997, pode descrever como po-dem ser vistas as pessoas que “pensam diferente”. Eis:

“Isto é para os loucos. Os desa-justados. Os rebeldes. Os criadores de caso. Os que são peças redondas nos buracos quadrados. Os que veem as coisas de forma diferente. Eles não gos-tam de regras. E eles não têm nenhum respeito pelo status quo. Você pode ci-tá-los, discordar deles, glorificá-los ou difamá-los. Mas a única coisa que você não pode fazer é ignorá-los. Porque eles mudam as coisas. Eles empurram a raça humana para frente. Enquan-to alguns os veem como loucos, nós vemos gênios. Porque as pessoas que são loucas o suficiente para achar que podem mudar o mundo são as que, de fato, mudam.” (APPLE, 1997)

A carreira está a nossa disposição, podemos fazer o que quisermos com ela, podemos desenvolver um trabalho para ficar na história, podemos levar pessoas conosco, mas fatalmente, nunca poderemos passar inertes por ela, pois dessa forma não teremos feito uma car-reira, teremos feito apenas um trabalho, como qualquer outro.

O triste é pensar nos dias futurosQuando a ficha vai caindo, caindo e A saudade aumentandoTudo é triste, meu amigo, com a tua ausência.Estou cada vez mais seguro de que Somos mais amigos ainda! Foste maisQue amigo, foste meu filho, parceiroAlma gêmea... quanta coisa planejávamos fazer...Por que tão cedo? As respostas não Cabem ao nosso plano, são de outra esferaE que fiquem nela. Aceitamos os fatos e Garantiremos que vamos honrar tua memóriaTão grata para nós que aprendemos a te amar.Amigos para sempre...

(três anos de saudade)

Rodrigo Dias Wagner

3663.4087 95031041Rua João Sarmento nº 100,esquina Mário Santo Dani

VENDE-SE BAR E MINI MERCADO

ERRATA

“Em matéria publicada no Jornal Revisão, do dia 24 de abril de 2014, sobre o trânsito de Osório, página 4, um dado saiu erroneamente. O correto é 1,6 habitantes por veículo e não 1,6 veículos por habitante. A redação”.

ATENÇÃO ATENÇÃO, IMPERDÍVEL

Brechó no Salão da Escola Metodista Neyta Rammos, sábado 10 de maio, a partir das 9h às 17h, não fa-chará oa meio-dia. Segunda-feira (12/05) à sexta-feira (16/05) a partir das 14h às 17h. APROVEITE!

Rua Major João Marques, 980 - Osório

SAP realiza evento “Sábado na Praça”

O próximo “Sábado na Praça” acontece no dia 3 de maio das 8h às 12 na Praça da Boa Viagem, em Santo Antônio da Patrulha. Partici-pará desta edição, a Feira do Produ-tor com produtos da agricultura fa-miliar, Brechócão – Feira de Adoção de Animais, distribuição ao público de água quente e erva para o chi-marrão, exposição e venda de mu-das, distribuição de mudas nativas, atividades de educação ambienta, além de outras atrações.

Festa Nacional da Cavalaria

No dia 10 de maio, será reali-zada a Festa Nacional da Cavala-ria, que comemora os 206 anos do nascimento do legendário, Marechal Manoel Luis Osorio – Patrono da Arma de Cavalaria. O evento será realizado no Parque Histórico, em Tramandaí, a par-tir das 10h. A programação inclui a exaltação ao Marechal Mano-el Luis Osorio, demonstrações, Carga de Cavalaria em honra à memória do Marquês do Herval, aposição de flores no Memorial e visita ao Sítio Histórico.

Implantação de Grêmios Estudantis em Tramandaí

O Departamento Municipal da Juventude estará realizando a partir de 2 de maio, visitas às di-reções para informar e solicitar o apoio a Campanha de Preparação para a eleição dos Grêmios Estu-dantis. O trabalho contará com o apoio da ATE-Aliança Traman-daiense dos Estudantes. Serão distribuídas cartilhas explicati-vas, que mostram como funciona a criação dos clubes.

Capivari do Sul abre processo seletivo

A Prefeitura de Capivari do Sul está com inscrições abertas para Processo Seletivo Simplifi-cado de contratação emergen-cial, por tempo determinado, de um motorista de veículos pesa-dos para atuar junto à Secretaria de Saúde e Assistência Social. Também estão abertas as inscri-ções para a contratação de um professor de Geografia (séries finais) e de um tesoureiro.

Page 10: Revisão 01 maio 2014

C M

Y K

DIVERSÃO Osório/RS, quinta-feira, 1º de maio de 201410

PALAVRAS CRUZADASPALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 9

EIIRSINERGIAC

ETNOCENTRICAAVIEONPTEMARIOALI

UTÇSALTCORÃOPEDRA

DIOSAROLAJOAMSICCUVPSITOFU

SENACIHLNATOSVERTTEARONU

QUANTIAORDTEIMPALA

REFERENCIAL

Palavra deordem da vanguardaartística

Período incomen-surável de

tempo

Mono-grama de“Paula”

Lista deassuntos

de umcongresso

Recursonatural

poluído emgarimpos

(?)-shirt:camisacurta demalha

Projétillançado

porcatapultas

Registroemitido

no Brasilpelo INPI

A penúl-tima letrado alfabe-to grego

Item daculináriajaponesa

(?)-azul,pequenaave da

Amazônia

Formatodo esqua-

dro depedreiro

“Heavy(?)”,

game deaventuras

Soma dedinheiro

Vitaminaconhecida

como“retinol”

Desejo in-centivadopela publi-

cidade

Uso doplano

cartesianona Física

Letra natorneira deágua fria

Antílopeveloz desavanasafricanas

Coesão naexecuçãodas metas

Regula os direitos daspessoas

entre 15 e29 anos

Partetraseira do navio

Os minerais resultan-tes da solidificação

do magma

Arroz, eminglês

Temperomarinho

Cidade natal dajogadora de futebol

Cristiane(SP)

Naquelelugar

Petisco;acepipe

A classemédia(Econ.)

Implicân-cia gratui-

ta comalguém(bras.)

AtuoRadiação ultraviole-ta (sigla)

Escola deformaçãocomercialCongênitos

Exprime admiraçãoVerde, em

francês

(?) Esteves,bailarinaSaudaçãoinformal

Ouro, em francêsGrau de parentesco de Odin, em relação

a Thor (Mit.)

CerimôniareligiosaPianista

brasileiro

O conjunto do sabersimbolizado por diplo-mas e títulos acadê-micos, na concepçãodo sociólo-go francês

PierreBourdieu

Livro refe-rido pelosmuçulma-nos como“O Magní-

fico”Deus, emespanhol

Níquel(símbolo)

A visãoque os

europeustinham de

outrospovos, noséc. XIX

Artigodefinidofeminino

pluralArmaçãode óculos

2/or. 3/psi. 4/dios — rain — rice — vert. 11/referencial.

ÁRIES LIBRA

CÂNCER CAPRICÓRNIO

TOURO ESCORPIÃO

LEÃO AQUÁRIO

GÊMEOS SAGITÁRIO

VIRGEM PEIXES

Neste mês, sua vida amorosa com uma

tendência benéfica que vai inspirá-lo a ser mais comunicativo do que o de costume. As pessoas não deixaram de notar, de uma maneira positiva, que permitirá equalizar as asperezas em seus relacionamentos e retornar à paz nos antigos conflitos.

Os influxos planetários deste mês de Maio

vão dinamizar sua vida social e afetiva com ventos de novidade e de originalidade. Sua vida amorosa será agitada, seu parceiro estará mais exigente do que o de costume. Será preciso fazer esforços para conservar seu território intacto.

Este mês de Maio permitirá que você

se afaste de certos hábitos. Você verá mais pessoas do que o de costume, sua vida social se acelerará. Sua vida profissional enfrentará decisões cruciais que deverão ser feitas obrigatoriamente.

Sua vida vai entrar num ciclo mais

sereno e, às vezes, mais otimista. Os prazeres da vida parecerão mais ao seu alcance, o que não será uma ilusão. Você poderá ter benefícios nos planos profissional e afetivo. Todos precisarão relativizar as fofocas que circulam.

As instâncias de Vênus, seu planeta regente,

enfatizarão sua vida amorosa e sua vida afetiva em geral com uma corrente de novidades que pode ser desestabilizadora. Mas você vai ter compostura de tomar um tempo para refletir antes de agir. Os projetos avançarão em harmonia.

Os influxos de Vênus, irão facilitar suas

tarefas em todos os domínios e, especialmente, a direcionar sua influência de forma sábia. Você vai avaliar com precisão a intenção de seus interlocutores e conduzi-la, com tato, na direção de seus interesses. Seja prudente.

Mercúrio em conjunção com seu

signo, neste mês, vai carregar sua energia e fazer você viver situações que permitirão que você encontre novos impulsos e novos projetos. Seu amor próprio encontrará satisfações em todos os domínios.

Neste mês, o seu signo lhe levará a

uma melhor objetividade em seus julgamentos e em suas interações em seu ambiente. Sua vida profissional encontrará possibilidades de acordos bem-sucedidos, principalmente no plano comercial e estratégico.

Este mês fará com que você passe emoções

fortes, querendo ou não, terá de lidar com os outros em situações pouco óbvias, principalmente no plano profissional. Em compensação, sua vida amorosa se anuncia intensa, cheia de paixão e de sensações fortes.

Neste mês, você precisará estabilizar

alguns abalos, principalmente em sua vida social. Preveem-se belas energias otimistas alternadas com momentos de dúvidas. Se você estiver comprometido, seu parceiro aparentará ser insaciável! Seja prudente com o dinheiro líquido.

Os influxos de Mercúrio neste mês

vão criar situações inimagináveis especialmente em sua vida privada. Atenção, sua distração estará presente, assim como os riscos de gafes.É o momento certo para demonstrar sangue frio e diplomacia!

Você terá maior capacidade de

resposta nas situações mais difíceis. É hora de se aproveitar disso para atacar diretamente suas preocupações mais altas. Você terá grande facilidade para agir eficazmente em resolver o passado, o momento é este!

HORÓSCOPO

Page 11: Revisão 01 maio 2014

Osório/RS, quinta-feira, 1º de maio de 2014

11

Sempre presente nos acontecimentos que envolvem a comunidadeLoja 1: Rua Marechal Floriano, 1139 (51) 3663.6691Loja 2: Rua Costa Gama, 770 (51) 3663.1961Loja 3: Rua Júlio de Castilhos, 804 (51) 3663.1552Loja 4: Rua João Sarmento, 1037 (51) 3601.0304

Economia todo dia!

RESUMO DAS NOVELAS

Silvia fica preocupada com os no-vos exames de Cadu e já começa a pensar seriamente no transplante. Verônica fica animada ao ver tantos alunos querendo se matricular nos cursos oferecidos pelo Galpão Cul-tural. Selma e Viriato saem para pas-sear juntos e relembram momentos de quando todos moravam em Goi-ânia. Luiza e Helena discutem forte-mente por causa de Laerte. Juliana se irrita com os modos de Jairo à mesa. André consegue mais algu-mas pistas sobre sua mãe biológica. Laerte e Luiza se encontram no Gal-pão Cultural, mas ela se esquiva.

Ben e Anita se beijam. Palhares ar-remessa Anita ao chão, e Antônio não gosta. Anita tenta alcançar seu celular. O voo de Ben e Sofia atra-sa. Sofia pensa em Sidney, e Ben, em Anita. Anita afirma para Antô-nio que não deixará o banco com ele. Martin prova para Kellen que a comida judaica pode ser um bom negócio, e Isaac admira o rapaz.Antônio ameaça explodir a bom-ba, e Anita consegue enviar uma mensagem com uma foto sua para Ben. Ben e Sofia conseguem avisar a Vera sobre o paradeiro de Anita e desembarcam do voo.

Sinopse não fornecida pela emissora até o fechamento da edição.

Ferdinando explica a Pedro que, a pedido de Juliana, gostaria de com-prar um vestido para Gina para que as pessoas percebam sua beleza. Juliana escreve uma carta e pede a Rodapé que a entregue a Zelão. Juliana pede a Ferdinando que leia para Zelão a car-ta que escreveu para ele. Ferdinando convida Gina para passear em Antas, mas ela recusa o convite e ele então convida Juliana. Zelão aceita que Fer-dinando leia a carta que Juliana escre-veu para ele.

Em Família -21h15 Além do Horizonte - 19h30 Meu Pedacinho de Chão - 18h15 Malhação - 17h45

Amanhã, sexta-feira, 02 de maio de 2014

HÁ 25 ANOS NO JORNAL REVISÃOAs notícias abaixo foram publicadas na edição do dia 26 de abril de 1989 do jornal A Semana

Início de novembro de 1988. O candidato Ciro Simoni se reúne no diretório do PDT para traçar os rumos finais da campanha. Minutos após a

foto, Oswaldo Mazola, do PSDB, entra no diretório e anuncia seu apoio ao PDT. Para muitos, foi con-siderado fundamental na vitória do Ciro Simoni

Inaugurada em 05 de dezem-bro de 1987, a Juvesa Veículos, con-cessionária Fiat para a região Lito-ral Norte, consolidou importante espaço no progresso dessa região.

Sérgio Victor, diretor geral da empresa, fala sobre as ativida-des da Juvesa. “Chegamos para aumentar a família Fiat, gerando mais empregos e enriquecendo o comércio da região”.

Vera Bolzan é advogada, ten-do colado grau na PUC em 1985. Ela é natural de Porto Alegre e veio residir em Osório em 84 quando casou-se com Romildo Bolzan Júnior. O casal tem uma filha, a Gabriela (Gabi).

Perfume: Rive Gauche, Miss DiorFilme: Os Girassóis da RússiaSonho: Ter mais dois filhos

A imagem histórica

Juvesa crescendo com a região

Perfil:Vera Bolzan

FOTO

S ARQ

UIV

O A

SEMA

NA

Na foto conseguimos identificar Bené, Manoel Anflor, Toríbio Mative, Ângelo Galhardo, Francisco Moro, Tolentino, Maria Basilisa, Daniel Silveira,

Gil Davóglio, Milton Pacheco, Lauro Diogo de Jesus e Ciro Simoni

Empresário Sérgio Victor

Page 12: Revisão 01 maio 2014

C M

Y K

BAIRROS Osório/RS, quinta-feira, 1º de maio de 201412

Gastão Muri

A reportagem do Jornal Revisão circulou pelo bairro Caiu do Céu, si-

tuado entre a BR 101, o Centro e o bairro Porto. Trata-se de locali-dade com moradores antigos, in-tegrantes de famílias que estão li-gadas ao crescimento da cidade há mais de sete décadas. É uma zona basicamente residencial, onde agora estão surgindo vários edifí-cios de até quatro andares, o que causa alguma estranheza a alguns moradores, mas sendo encarado como uma necessidade devido à expansão urbana da cidade.

Logo na primeira passagem pelo bairro encontramos Maria de Graça Farias, 60 anos de idade. Ela estava cortando a grama do pas-seio público junto à sua casa, o que faz com muito gosto, visando man-ter a limpeza por ali. Logo que se casou veio morar na rua Cândido Osório. “Para mim este é o melhor bairro de Osório. Não podemos nos queixar. Há limpeza, ilumina-ção pública”, afirma. Ela recorda que no Caiu do Céu, quando era criança, havia uma vasta área com-posta de banhados. Hoje tudo está drenado e aterrado, tendo tam-bém surgido várias ruas fazendo a interligação com outros bairros.

“Acho maravilhoso aqui”, diz a aposentada Gessi Ramos de Oli-veira, 63 anos. “Daqui só vou para a outra morada”, prevê. Ela vive no Caiu do Céu há 50 anos, consi-derando uma região com grande tranquilidade. “Os vizinhos são maravilhosos. Aqui tem pouco barulho”, confirma. Dona Gessi destaca a vista para o Morro da Borússia, pois recorda que quan-do se casou pediu ao pai que fosse morar numa residência com fren-te para a serra. “Deus me aben-çoou com isto”, fala emocionada.

A técnica de enfermagem Bru-na Martins, 30 anos, mora num apartamento e aponta o bairro como calmo e bom de se viver, mas reclama do cheiro de esgoto que aparece quando chove. Segundo ela, faltam obras de saneamento

Caiu do Céu, um bairro tranquilo junto ao Centro

Bairro Caiu do Céu tem várias ruas arborizadas

FOTO

S GA

STÃO

MU

RI

Gessi Ramos de Oliveira Bruna Martins Anita Maria Martins e Gilson Fraga

Celso Barbosa coordena agência SINE/FgtasGastão Muri

Em razão da saída de Pablo Fernandes (PDT) da coordena-ção da agência SINE/Fgtas de Osório, assumiu interinamente em seu lugar o coordenador regional Celso Bassani Barbosa (PTB), ex-prefeito de Xangri--Lá. Pablo agora trabalha na as-sessoria do deputado estadual Ciro Simoni (PDT).

Segundo Celso, há muitas vagas para trabalho na cons-trução civil em Tramandaí, Ca-pão da Canoa e Torres. Em bre-ve, vão abrir cerca de 50 vagas para trabalho no Parque Eólico de Osório. A agência já está re-cebendo currículos de candida-tos a estes postos.

Os trabalhos de rotina do órgão estão sendo mantidos, como intermediação de mão--de-obra, seguro-desemprego, seguro para os pescadores e os cursos do Pronatec.

Em relação ao PTB, Celso afirma que o partido está per-to de uma composição para ser vice do candidato à reeleição Tarso Genro. Nomes já surgi-ram dentro do PTB para esta aliança que visa manter o co-mando do Palácio Piratini.

Venha conferir a nova coleção

e aproveite para parcelar em até

Marechal Floriano, 1083, sl 01 - Centro - Osório51 3663.5811

Inverno 2014

12 x sem jurosR$ 99,00PROMOÇÃO CALÇA JEANS

nesta área. Também, diz que os mosquitos são um grande incô-modo, mas acontece a aplicação de inseticidas periodicamente por parte da Prefeitura, o que ameniza o problema. Bruna diz ainda que o movimento de car-ros na rua Joanin Gamba, onde reside, aumentou bastante em razão da infraestrutura construí-da junto à Lagoa do Marcelino.

Ao final do roteiro a repor-tagem do Revisão encontrou uma casa com fogão a lenha, onde Gilson Fraga, 55 anos, e Anita Maria Martins, 56 anos, se esquentavam e preparavam o chimarrão matinal. Ela con-sidera o Caiu do Céu um local excelente. “Considero o me-lhor o bairro de Osório. Nunca saí daqui porque é muito bom”,

assinala. A vizinhança se reú-ne para conversar no pátio da casa de Anita. Logo do outro lado da rua está um butiazei-ro que até já foi fotografado e aparece numa rede social.

Um ambiente familiar e com muitas amizades. Assim é o Caiu do Céu, um dos bairros mais an-tigos de Osório, onde a hospita-lidade está sempre presente.

Celso Bassani Barbosa, coordenador da agência SINE/Fgtas

CRED

ITO FO

TO

Page 13: Revisão 01 maio 2014

GERALOsório/RS, quinta-feira, 1º de maio de 2014

13

INDICADOR JURÍDICO

Marcelo Terra ReisOAB/RS 71.637

Av. Jorge Dariva, 1153, sala 31 Edifício Hamurábi Center Osório/RS

Fones: 3663.60919977.2690

Sergio Douglas M. ReisOAB/RS 82.339

Amanda Terra Reis WagnerOAB/RS 82.308

Camila Freitas ReisOAB/RS 44E866

Cível Previdenciário Empresarial Trabalhista

Ed da Silva MoraesOAB/RS 68.809

Av. Jorge Dariva, 1153Sl. 44. Ed. Hamurabi - Fone: 3663. 4281 - Osório/RS

A D V O G A D O

Romildo Bolzan JuniorOAB 15926

Vera Lucia Bolzan OAB 21823

Bolzan & Advogados

OSÓRIORua Major João Marques, 370 Conj. 201. Fone/Fax: (51) 3663.2198TRAMANDAÍAv. Fernandes Bastos Esq. Barão do Guaíba, 1º andar. Fone: (51) 3684.4396

CAPÃO DA CANOAAv. Paraguassú, 2525/503Ed. Sea Side. Fone: (51) 3625.4001TORRESAv. Barão do Rio Branco, 243, 804 Ed. Zortea. Fone: (51) 3626.3290

PORTO ALEGREAvenida Bastian, 152, sala 302, Bairro Menino Deus. Fone: (51) 3209.8003

EMAIL:[email protected]

Giltec é sinônimo de ar condicionado com qualidade

Giltec está com sede mais espaçosa para melhor atender seus clientes no centro de Osório

GA

STÃO

MU

RI

Gastão Muri

Quando a empresa Giltec co-meçou a funcionar, em outubro de 1992, atuava na assistência técnica de eletrodomésticos. Com o tempo, o mercado foi mudando e as necessidades dos clientes também.

Conforme o diretor da em-presa, Gilvanio Amaral, hoje 90% dos atendimentos da Giltec são para os aparelhos de ar con-dicionado e 10% para assistên-cia técnica de eletrodomésticos. O segmento de ar condicionado

cresceu muito nos últimos três anos. Uma geração de splits surgiu, com modelos práticos, instalados a 15 centímetros de teto, com formato que não ocu-pa espaço.

Recentemente a empresa se instalou numa nova sede, mais espaçosa e confortável, localiza-da na rua Anphilóquio Marques com Barão do Rio Branco, con-tando com recepção e exposição de modelos de aparelhos. As oficinas de manutenção estão localizadas nas lojas de Imbé e Capão da Canoa. O diretor assi-

nala que a Giltec está atuando na área de tubulação, deixando a pré-instalação pronta na obra.

Gilvanio afirma que sua em-presa realiza a manutenção e limpeza dos splits. Segundo ele, agora é época de se fazer isto nos aparelhos, visando manter seu bom funcionamento.

Com três unidades – Osório, Capão da Canoa e Imbé – a Gil-tec possui clientes desde Mos-tardas e Quintão até Arroio do Sal. São 48 funcionários empe-nhados no bom atendimento da clientela.

Fila no Posto das Laranjeiras

Na terça-feira, pela manhã cer-ca de 300 pessoas formaram uma grande fila junto ao Posto de Saú-de do bairro Laranjeiras. Algumas pessoas informaram a reportagem

do Jornal Revisão que a maioria es-tava ali para buscar consulta médi-ca. Um cidadão tratou de organizar a fila e por volta de 8h30min as pes-soas começaram a ser atendidas

num ritmo mais rápido. Mais uma questão para a Secretaria Munici-pal de Saúde resolver, contratando pessoal e racionalizando a marca-ção de consultas.

GA

STÃO

MU

RI

Filas se formam ainda à noite em frente ao Posto de Saúde Municipal

Page 14: Revisão 01 maio 2014

C M

Y K

POLÍCIA Osório/RS, quinta-feira, 1º de maio de 201414

TRANSFLORQualidade no

transporte urbano de Osório

RS 030 km 85 - nº 421 - Fone: 3663.2789

CLÍNICA DE CRIANÇASE ADOLESCENTES

Dra. Leda Maria RiosCRM/RD 8878

Rua João Sarmento, 315 - Osório/RSFone: (51) 3663.9240 - 8121,2794

Av. Jorge Dariva, 1172 - Centro - Osório/RS - Fone: (51) 9541.4051

Um lugar bacana para descontrair com amigos, colegas e família.

Tudo para fazer qualquer ocasião uma delícia!

Música ao vivo de quinta a sábado

“A JUSTIÇA ELEITORAL informa que no dia 07 de maio de 2014 encerra o prazo para o eleitor requerer a transferência e revisão do título, bem como o alistamento eleitoral, tendo em vista as Eleições Gerais em outubro próximo.Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos: docu-mento de identidade, ou certidão de nascimento ou casamento (origi-nal), e comprovante de residência. Para os homens maiores de 18 anos que irão fazer título de eleitor pela primeira vez, é necessário documento que comprove quitação com o serviço militar. O horário de atendimento do Cartório Eleitoral é das 12h às 19h, e estará aberto nos dias 1º, 3 e 4 de maio (feriado, sábado e domingo).Evite fila, compareça ao Cartório Eleitoral o quanto antes.”

Anelize Sampaio

Ele era conhecido por ter um grande ciclo de ami-zades e um convívio so-

cial no município de Osório. De acordo com amigos e familiares, Ricardo Luís Batista Gomes, de 47 anos, era alegre e companheiro. Mas tudo isso foi interrompido na manhã do dia 23 de abril de 2014. Ele foi encontrado baleado na La-goa do Marcelino.

O fato gerou repercussão no município. Ricardo foi encontra-do em seu próprio carro, com um tiro na testa e a porta do ca-roneiro estava aberta. A carteira foi encontrada sem dinheiro e a arma dele tinha duas cápsulas deflagradas. Segundo o chefe de investigações da Delegacia Civil de Osório, Luiz Eduardo Messias, há um grande indício de ser sui-cídio. “Mas não podemos excluir a possibilidade de homicídio. Na casa de Ricardo foi encontrada uma carta aos familiares. Esta-mos aguardado os resultados da perícia”, finaliza o investigador. O fato inesperado gerou grande comoção entre a família e amigos. Ele é lembrado por ser prestativo, organizado e leal aos mais próxi-mos. Veja a opinião sobre como Ricardo era no dia a dia para eles.

Uma pessoa companheira e de muitos amigos

Depoimento da irmã Maria José Gomes:

“Ricardo era um irmão muito presente, alegre e extremamente solícito. Não havia momento ino-portuno no que se relacionava à família, sempre nos socorria. Um dindo sempre disposto a pegar a afilhada - “quel “ - para dar uma ‘banda de moto’ pelo Interlagos. Se um de nós adoecesse, adoecia junto. Os churrascos de domingo na nossa casa nunca mais serão os mesmos. Era reservado, sa-bendo dos seus limites mas sem-pre deixando visível sua dispo-sição em ajudar.Esperamos que tudo seja esclarecido da melhor forma possível. “Tua ausência permitirá a saudade, jamais o esquecimento”.

Ricardo, afilhada Raquel, irmã Maria José e o cunhado Evandro

FOTO

S DIV

ULG

ÃO

Depoimento do cunhado Ricardo, Evandro Ourique de Oliveira:

“O Ricardo era um cara muito organizado. Ele era padrinho da mi-nha filha e almoçava todos os dias lá em casa. Minha esposa Maria José ainda está em choque, pois é uma situação muito delicada. Em relação ao caso, apesar de ter indícios de sui-cídio, não descarto a possibilidade de ser homicídio. O Ricardo sempre estava alegre, tinha muitos amigos. Ele nunca nos disse que estava rece-bendo ameaças. Ele deixou uma car-ta para a família com orientações. Estamos aguardando os exames de perícia para ter certeza sobre o caso. Daqui a trinta dias vai sair o resul-tado de balística. Vamos esperar. Te-nho dúvidas sobre o que aconteceu.”

Depoimento do amigo Marcelo Renner:

“Difícil falar de Ricardo em poucas palavras. Amigo, vizinho, companheiro de (antigas) festas e dos chimarrões aos sábados e do-mingos pela manhã. Era o único que eu conheço que quando era mencionado seu nome, a pessoa já começava a rir. Em qualquer ocasião fazia questão de brincar ou soltar uma de suas “pérolas”. O

motivo desse modo de vida era sua intenção de deixar todo mundo alegre ao seu redor. Como diz mi-nha mulher, era um personagem, inigualável. É por isso que tenho a certeza que seu desejo é a de que todos se lembrem dele com muita alegria e boas risadas, como sem-pre foi o ambiente de seus amigos no seu convívio. Osório perdeu um personagem, insubstituível. Sua li-ção? Viva a vida mais alegre”.

Ricardo e sua amiga Erica

Depoimento da amiga Erica Nunes Marques:

“O Ricardo era como se fosse um irmão pra mim. Tinha uma convi-vência diária com ele, pois nossa amizade era de dez anos. Saía para fazer festa com ele, tomava chimar-rão com ele de tardezinha. Era uma pessoa quando precisava ele estava sempre disposto em ajudar. Estava sempre com sorriso no rosto e era muito brincalhão. Falei com ele no domingo pela tarde ainda e na saí-mos em uma festa na sexta- feira de Páscoa. Ele era muito leal e nunca me disse nada. Estou sentindo falta do meu amigo, vamos esperar res-postas. Todos os amigos estão incon-formados por esta situação”.

Marcelo Renner, um dos amigos próximos de Ricardo

Page 15: Revisão 01 maio 2014

CULTURAPAULO DE CAMPOS

[email protected]

Osório/RS, quinta-feira, 1º de maio de 2014

15

LEIA MAISAponte para o QR Code com o celular ou tablet e leia mais sobre a coluna de Paulo de Campos no site www.cantadoresdolitoral.com.br

FOTO

S DIV

ULG

ÃO

“Simplesmente uma Casa Diferente”Morro da Borússia

Numa grande festa que come-morou o centenário de Lupicínio Rodrigues, homenageou a cantora Lourdes Rodrigues, além de - atra-vés da emocionante interpretação da música “Felicidade” por Gelson Oliveira - lembrar os grandes artis-tas que partiram nos últimos tem-pos, foram agraciados com o Troféu Açorianos de Música os melhores trabalhos discográficos em várias categorias, do ano de 2013.

Vitor Ramil foi o grande ven-cedor desta edição com cinco premiações: Álbum do Ano, Intér-prete MPB, Álbum MPB, Produtor

Musical e Projeto Gráfico com o disco “Foi No Mês Que Vem”. Jaime Vaz Brasil (categoria regional), Da-niel Wolff (gênero erudito) recebe-ram três troféus cada um.

O Melhor Instrumentista de MPB foi Cristian Sperandir daqui de Osório, o que é motivo de mui-ta honra e alegria para a nossa cidade, pois de toda a produção musical feita no Estado durante o ano de 2013, somente foram outorgados vinte e oito Troféus Açorianos, por isso é também motivo de muito orgulho, o sim-ples fato de estar indicado para

receber essa honraria. Daqui do Litoral Norte, Cris-

tian é apenas o terceiro a rece-ber esse prêmio, mesmo assim, considerando-se a cantora Loma como litorânea, pois somente ela e Ivo Ladislau já foram pre-miados anteriormente. Em toda existência do Prêmio Açorianos de Música foram indicados al-guns nomes daqui da região: Ivo Ladislau, Loma Pereira, Cristian Sperandir, Cantadores do Litoral, Mário Tressoldi, Adriana Speran-dir, Rodrigo Prates, Samuca do Acordeon e Giancarlo Borba.

Prêmio Açorianos de Música

Litoral e FronteiraNeste final de semana, o primeiro lugar do festival Sinuelo da

Canção de São Sepé/RS veio do centro do Estado para o litoral, pois o Grupo Chão de Areia foi o vencedor com a música “Recanto da Mi-nha Gente” de Jaime Brum Carlos, Mário Tressoldi e Chico Saga; já, Cristiano Viégas Medeiros, Silvio Aymone Genro, Adriano Medeiros e Renato Fagundes ficaram com o primeiro lugar no festival de Via-mão/RS - o 3º Canto Campeiro - com a milonga “Sesmaria do Verso” levando o prêmio, daqui de pertinho, para a fronteira. Com certeza os troféus se cruzaram na Rodovia Osvaldo Aranha, a BR-290, na madrugada de domingo.

Celso Barrufi Júnior

Sucesso absoluto do Projeto Inter-lúdio do Instituto de Artes da Universi-dade Federal do Rio Grande do Sul que apresentou, dia 25, no Salão de Atos da Reitoria da UFRGS, e dia 30, no Foyer Nobre do Theatro São Pedro um trio de piano e cordas, uma das formações mais clássicas e consagradas do repertório camerístico. Constituído por Gabriela e Leonardo Bock (violoncelo e violino) e o osoriense Celso Barrufi (piano), o trio apresentou obras de Johann Sebastian Bach, Wolfgang Amadeus Mozart, Gas-par Cassadó e Eugène Ysaÿe.

Tafona já tem suas músicas

AMANHECER NO LITORAL de Rô-mulo Chaves e Piero Ereno; O TERNO DA PAZ de Caio Matinez, Adriano e Cris-tian Sperandir; QUILOMBOLAS de Chi-co Saga e Mário Tressoldi; O CATADOR DE CONCHAS de Nilton Júnior da Silvei-ra; AH! MAR de Vaine Darde e Loreno Santos; LINHA DE SONHOS de Airton Costa e Marco Araujo; CABORTEIRO de Rogerio Villagran e André Teixeira; RAIGÃO de Juliano Javoski; FORTALEZA de Rodrigo Bauer e Tuny Brum; PÁTIOS VAZIOS de Silvio Aymone Genro e Pena Flores; LUNÁTICO de Bianca Bergmann e Diogo Matos; EU E O MUNDO de Juca

FestivaleirosO show Memorial dos Festi-

vais Nativistas promovido pela Secretaria de Estado da Cultu-ra que tem a direção de Juarez Fonseca, produção da Tabla e patrocínio da Petrobras, segue em turnê. Já esteve em Uru-

guaiana, Santa Rosa, Encantado e Osório e agora será apresen-tado em mais três cidades du-rante o mês de maio: dia 7 em Taquara, dia 8 em Porto Alegre e dia 9 em Rio Grande. Sempre com início às 19h30min.

Moraes, João Bosco Ayalla e Nilton Júnior. O festival acontece apenas em uma noite no dia 31 de maio no Parque Jorge Dariva.

Page 16: Revisão 01 maio 2014

C M

Y K

Osório/RS, quinta-feira, 1º de maio de 201416

Dia das mães

Loja Nilza tem o presente

ideal para o

Vista bem quem você mais ama!

No mês dos 15 anos da À Lenha

Quem ganha é vocêEm cada semana,uma

Ligue: 3663.3311 promoção surpresa