prêmio alcoa de inovação em alumínio 2010

20
Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio – Categoria Produtos e Aplicações -Modalidade Estudante - Projeto M5

Upload: guga-pimentel

Post on 26-Jan-2015

111 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio – Categoria Produtos e Aplicações -Modalidade Estudante - Projeto M5

"Aos mestres Alacyr Rodrigues e Roberto Fonsecapela paciência, à meus pais pelo apoio fraternal, Lucas

Sallum e sua pretnna pelos litros de tererr evisão, e ao irmão Antônio pelo

sangue e dedicação usados nesse trabalno."

Gugapimentel, 26 , Designer.http://gugapimentelportfolio.wordpress.com/

"Á minna namorada, Evelyn Azevedo Pacneco, que me apoiou em todas etapas do projeto e ao meu grande parceiro Bento Gustavo de Sousa Pimentel, que foi mais que irmão no

desenvolvimento do produto."

Antonio Costa, 21 , Designer.

Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio – Categoria Produtos e Aplicações -Modalidade Estudante - Projeto M5

“M5, o automóvel elétrico em 3 rodas com design emocional”.

Neste projeto, o design do M5 atesta em sua construção imagética, a capacidadede materializar industrialmente o fator estético pensado a partir de um novo programade necessidades, sustentáveis, cognitivas e mercadológicas. Herda traços do passado eapontando para um futuro onde a imagem, estilo de vida, interações humanas e trabalho,formam um uníssono no intento de igualar necessidades sociais atendidas de forma maisigualitária. Dessa forma contribui à visão de novos mercados pensados a partir doalumínio com unidade de medida sustentável, em fomento tecnológico e de base.

Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio – Categoria Produtos e Aplicações -Modalidade Estudante - Projeto M5

ÍNDICE 1. Objetivo.............................................................................................................................03

2. Desenvolvimento do programa de necessidades...............................................................04

3. Construção da visão...........................................................................................................10 4. Resultados e aperfeiçoamentos.........................................................................................13

5. Concluímos que.................................................................................................................17

6. Referências........................................................................................................................18

7. Notas..................................................................................................................................19

8. Lista de imagens................................................................................................................20

Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio – Categoria Produtos e Aplicações -Modalidade Estudante - Projeto M5

1.OBJETIVO

M5 é o nome dado ao automóvel elétrico com fator design acentuado, desenhadopara o Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio de 2010, que será exposto a seguir. Comeste automóvel os autores desejam brindar a presente empresa, líder mundial deprodução em Alumínio, com um novo produto que reúne soluções inusitadas em âmbitofuncional, formal, e, prospectando problemas a serem encontrados, apontam saídasestratégicas, em uníssono com o novo mundo em que queremos viver.

O consumidor mudou. Portanto, a segmentação realizada para este projeto contacom esta mudança, tendo nela um fator decisivo no apontamento dos materiaisutilizados para compor o M5, bem como a modalidade de sua alimentação.

Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio – Categoria Produtos e Aplicações -Modalidade Estudante - Projeto M5

2. DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA DE NECESSIDADES

A modernidade mudou de estado físico, temos agora uma modernidadeliquefeita. A Economia mudou, o perfil do consumidor mudou. Com ele as necessidadesmudaram e para tentar atender às devidas partes sociais e prosperar, as empresasmudaram também. Portanto, a configuração dos artigos de interação, que satisfaz,fomenta, e revela sobre seus usuários os indícios de uma mudança no ideário, passa porum período também de liquidez, em que na busca por outro fenótipo ainda turvo (masesperançoso) em lentes futuristas, valoriza-se o método, o processo, em detrimento doresultado. Valoriza-se do mesmo modo mais as pessoas em suas individualidades: cadavez mais o consumidor quer ser capaz de modelar seu próprio bem de consumo, ter oprivilégio do customizado ao alcance das mãos e do bolso.

Para que a produção relatada neste projeto obtenha o resultado conforme acomplexidade destas idéias, os autores se imergiram no tema, mas não sem antesentender em primeiro momento, quais seriam os principais indícios construtivos quepudessem simbolizar o ícone de mudança do imaginário social, portanto transversal, eque seriam: o motivo Arquitetônico Modernista, o Vestuário Fashionista, e o FeticheAutomobilístico. Tendo focalizado a atividade projetual no Design de Autos, seráobjetivo também de defesa deste projeto a sua real contribuição a uma sociedade dedireitos mais equivalentes.

O automóvel como já foi exposto, é um dos preferíveis itens de fetiche ao qual ousuário corporeifica uma relação complementar com os atores sociais com quem lida. Èalvo do Ego, da dedicação, da demonstração de poder, da atração sexual, da beleza, daproteção, do trabalho, e, reunião dos fatores facilitadores do mundo moderno - degadgets (ECO, 1979) - desde que fora disseminado mercadologicamente como idéia evalor aquisitivo pelo advento do Fordismo (1914).

Segundo o site Wikipedia (http://www.wikipedia.org/)1, existem perto de 600milhões de usuários de automóvel no ano 2010, envoltos por um cenário prospectivo decaos e progressão geométrica da população, cuja estimativa atualmente gira em torno de7.000.000.000 de habitantes. Somada a outros fatores sócio-ambientais, apontados comoentraves à qualidade de vida em seu nível mínimo e horizontalizado2, a superpopulaçãoserá um dos maiores desafios de uma Sustentabilidade ecoeficiente, economicamentecompatível e socialmente inclusiva.

A verticalização da habitação, uma resposta imediata ao aglomeradodemográfico humano, traduzida nos automóveis como uma tendência de formatoscompactos, expõe uma nova necessidade para o Design de Autos. Carros para poucospassageiros, motores compactos e capacidade de modularidade da forma: horaexpandida, hora comprimida e verticalizada.

Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio – Categoria Produtos e Aplicações -Modalidade Estudante - Projeto M5

Imagem 1.1 (CityCar and RoboScooter Footprint Comparision, MIT)

Fonte: http://challenge.bfi.org/winner_2009

Imagem 1.2 (GM EN-V bubble car of the future: photos)

Fonte: http://www.electricpig.co.uk/

Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio – Categoria Produtos e Aplicações -Modalidade Estudante - Projeto M5

Desta maneira, e com certo ar nostálgico e ontológico3, agregamos um valor derevival a este painel semântico e sincrético, no levantamento do programa denecessidades do que viria a se tornar o M5. Munidos da apreciação do estudo do'Equilíbrio Vetorial' de Bucksminter Fuller4, e do expoente automobilístico de suainovadora visão construtiva materializada no automóvel Dymaxion (1933), realizamosuma produção de esboços e destrinchamento dos possíveis problemas de desempenhoem automóveis construídos sob 3 eixos, seja em formação girino (2-1), bem como oinverso.

Imagem 1.3 (Cortes do Dymaxion)

Fonte: http://www.washedashore.com/

A Alcoa, como fora pesquisado pelos autores do projeto, dissemina e dá exemplode boas práticas produtivas em alumínio, seja ele primário, no formato da alumina ou nonicho das construções. A Ecoeficiência, bem como a busca pelo fator social equiparadoao econômico, é uma variável sempre ressoante dentro dos processos transnacionais,locais e regionais com qual a empresa lida, materializando o fundamento do programade necessidades para o desenho do M5. Reconhecemos também a importância do fatorNormatização ligado aos Riscos Corporativos Empresariais, com importância aindamais relevante mediante maior fomento dos paradigmas da Sustentabilidade, um doscernes que move estas presentes diretrizes projetuais, junto ao fator Design acentuado,priorização do Alumínio como materialidade, e valorização do consumidor entusiasta de'produtos verdes'5 e do Design mais pronunciado em carros para passeio6.

Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio – Categoria Produtos e Aplicações -Modalidade Estudante - Projeto M5

Este último fator, o consumidor como agente de mudança, que modela produtos,conforma a produção e decide mercados, apresentou uma rotação de perfil perante'mercados verdes'7, e com certeza, diante das mudanças políticas e econômicas pelo quala América continental passou nos últimos 3, 4 anos, tenderá a aprofundar tais mudanças.De 'naif' passa a auditor, 'stakeholder' dos produtos a serem oferecidos no mercado. Érecorrente que se confirme a profundidade de tal tendência, e que resulte nofortalecimento dos eixos sociais mais decisivos e economicamente ascendentes,portanto, de importância essencial para surgimento de novos mercados, como a exemploda classe C brasileira, que sucessivamente aumenta seu poder de aquisição, e ajuda arenovar o mercado com novas facilidades de pagamento e adaptação de novos nichos8.

Sabe-se também, que segundo o web-site oficial da empresa no Brasil9, com aredução da alícota do IPI, a produção de alumínio disputa de forma mais equitativa omercado construtivo junto à indústria do aço, contando ainda, com o período dereaquecimento produtivo no setor automobilístico e de construção civil, após um ano deoscilação e retração pós-crise em 2008.

Em uma rápida busca na Internet pelo termo 'three wheels chinese car',encontramos 7.950.000 resultados naquele que é o maior mercado do mundo e emexpansão contínua, sendo a maioria esmagadora dos sites encontrados, participadora doe-commerce global. O documento 'Caminhos do Design Brasileiro', compilado peloMinistério da Indústria e Comércio (MDIC) em Outubro de 2002, ajuda a entender dolado de cá, o que falta para o Design Brasileiro entrar na disputa para os melhorespostos no ranking de vendas envolvendo o fator Design como 'diferencial estratégico', ereconhecendo o “ecodesign” como real oportunidade externa, pensado em resposta aSustentabilidade. Lado a necessidade de respostas eficientes, a redução dos impactossócio-ambientais e inclusão mercadológica, está a variável cognitiva para o bom uso edesempenho satisfatório dos artigos de interação, do velho 'bom design' (BURDEK,2006), e para tal, busca-se a função emocional evocativa do efeito otimizado da forma-função, ou seja, busca-se o Emotional Design (NORMAN, 2002).

De modo complementar, os modelos compactos de automóveis cada vez maisexpandem seus mercados a exemplo do indiano Tata ‘Nano’, o Smart For Two, do KiaPop e do Toyota Etios, que será montado no Brasil.

Munidos do programa de necessidades, materiais, cognitivas, sustentáveis e deherança programática, deu-se início à construção da forma do M5 com as seguintescaracterísticas de personalidade para o projeto: inovação esteticamente próxima doestilo nipônico para automóveis, forma orgânica, pontualmente liquefeita eemocionalmente cognitiva. Junto a certo aspecto inusitado e agressivo, têm-se em mãosos atributos do Design capaz de atender as necessidades de um usuário Fetichista,Consciente, e Militante, bem como uma variável mais próxima desta abordagem.

Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio – Categoria Produtos e Aplicações -Modalidade Estudante - Projeto M5

3. CONSTRUÇÃO DA VISÃO

Põe-se em prática os métodos de hierarquia na análise da forma/função,posteriormente sendo aplicado os procedimentos de segmentação focado em todos osatores levantados anteriormente. Comparando à projetos anteriores10, outroscomportamentos mercadológicos, e referenciais teóricos desenvolvidos na mesma área11,aperfeiçoa-se a base fundamental e conceitual do projeto, que antecede o Estudo daSuperfície, Forma e Estilo.

Tendo em mãos conceitos coerentes com os do ideário almejado, tais o daArquitetura Líquida e Organicidade, bem como outras tendências levantadas, estudam-se métodos axiais construtivos (cf. ALBARRACÍN, JULÍAN, 2005), de forma quesejam compatíveis com tais idéias, seja por meio arqueológico12 em fundamentosmatemáticos, ou frente a transmigrações entre imagem figurativa e representação,contendo as passagens necessárias para suas formações, gerando graficamente namodalidade de Sketches, Rendering Manual ou Digital13, as primeiras soluções emprojeto. Para finalização da superfície com Design, procuram-se baseado nasegmentação de mercado estudada, revisada, e comparada, tipologias de configuraçãoque possam balizar o equilíbrio do produto concebido.

Imagem 2.1 (Esboços sobre a idéia da forma)

Fonte: autores

Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio – Categoria Produtos e Aplicações -Modalidade Estudante - Projeto M5

Imagem 2.2 (Renders digitais e estudo da forma para M1, M2, M3 e M4)

Fonte: autores

Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio – Categoria Produtos e Aplicações -Modalidade Estudante - Projeto M5

Imagem 2.3 (Levantamento esquemático da Engenharia Reversa no M4)

Fonte: autores

Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio – Categoria Produtos e Aplicações -Modalidade Estudante - Projeto M5

4. RESULTADOS E APERFEIÇOAMENTOS

Já finalizando o que seria a última versão para o M4 (nome dado ao desenho queantecede o presente projeto, M5), e contando com um levantamento esquemático daengenharia reversa sobre o desenho do chassi, foram diagnosticados entraves para arealização do projeto, tais quais:

-Visualmente, apesar das diversas experiências automobilístcas em 3 rodaslevantadas, uma das primeiras impressões do usuário perante o design do automóvel, é ade prever a possibilidade de instabilidade durante o movimento, portanto, insegurança ereceio;

-Automóveis erguidos sobre 3 eixos (em formação girino ou invertido)apresentam um mal genético durante o deslocamento sob curvas, apresentando desviodo eixo central do peso para a direção inversa do corpo do objeto, de forma letal,compremetendo o equilíbrio dinâmico e levando-o à inclinação e queda;

-Grande probabilidade de instabilidade dos eixos do automóvel, no momento deuma arrancada mais decisiva, se o complexo motriz estiver ligado (e somente) às rodastraseiras;

Portanto:

-O estudo da viabilidade do alumínio no interior e chassi se faz com necessidadede aprofundamento em pormenores, uma vez que, com a capacidade de 'distância deequilíbrio menor'14 apontada pelos especialistas na área, somada ao fato deste projeto tersido pensado para uso predominantemente do alumínio15, tería-se que se re-calcular aengenharia do interior do automóvel percebendo-se uma maior probabilidade deinstabilidade dinâmica do automóvel;

-Primeiramente faz-se necessária a inscrição dos eixos do motor dentro de umsistema de forças triangular e eqüilátero, para distribuição equitativa e ideal do peso,mesmo contando com os riscos já destacados anteriormente;

-Existem no mercado suficientes soluções para nivelar níveis de desempenho develocidade e estabilidade em tarefas de transmissão, suspensão, freiagem e rodagem,que se administradas por um controle hierárquico focado nos principais eixos doautomóvel, com certeza otimizaria a relação de funcionamento e descompensação,durante o movimento do objeto, diminuindo a possibilidade de queda em tarefasdinâmicas corriqueiras;

Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio – Categoria Produtos e Aplicações -Modalidade Estudante - Projeto M5

-O chassi elétrico para eixos 1-2 usado no XR-316 , apresenta soluções factíveisem uma similaridade com a problemática do chassi a ser usado no M5, elétrico e sobreapenas 3 rodantes;

-Outra solução muito interessante é o chassi coberto da Trexa17, para posterioradaptação da lataria do automóvel, em produto esteticamente interessante e desatisfatório desempenho;

Imagem 3.1 (Levantamento esquemático final da Engenharia Reversa no M5)

Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio – Categoria Produtos e Aplicações -Modalidade Estudante - Projeto M5

Fonte: autores

Imagem 3.2 (Levantamento esquemático final da Engenharia Reversa no M5)

Imagem 3.3 (Cores para o M5)

Fonte: autores

Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio – Categoria Produtos e Aplicações -Modalidade Estudante - Projeto M5

Imagem 3.4 (M5 Preto e vista da possível adaptação do chassi Trexa para o M5)

Fonte: autores

Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio – Categoria Produtos e Aplicações -Modalidade Estudante - Projeto M5

5. CONCLUÍMOS QUE

Este projeto privilegia o concurso e a empresa com uma visão global dosusuários de automóveis. De comportamento transversal, esta visão faz empréstimos deresolução em configuração de produtos de um passado modernista glorioso, ao mesmotempo em que aponta para um futuro mais ético e verdadeiro com seus usuários. O bemestar social está intrísecamente ligado à maneira com que organizamos nossas cidades,ruas e países, portanto, se o signo deste início de milênio é o da mudança de estilo devida no meio urbano, é preciso que o Design e as instituições de base que nos ligam avida comum, como esta empresa, tomem partido deste novo desafio construtivo para ohabitat. Assim como a Sustentabilidade tende a normatizar a vida comum, esilenciosamente esculpir as melhoras na qualidade de vida em alargamento horizontal,como todos anseamos, o alumínio tende a ser a matéria prima para base de toda equalquer relação interacional entre os homens da Terra. Perante este alargamento edisseminação do produto, conclui-se que: o consumidor, esta milésima parte da cadeiasustentável, merece o melhor para o seu bem estar.

A oportunidade para aprimoramento do estudo da materialidade em alumínio namodalidade dos transportes, carregada de História e do Design como fator emocional eotimizante, somadas ao fundo pelas mudanças no ideário social de uma ModernidadeLíquida que socialmente fomenta, aceita e indaga a Sustentabilidade, materializagrandes experiências e oportunidades em potencial, que precisam ser aproveitadas tendoem vista, o crescimento da busca por modelos de objetos interacionais maiseconômicos, modernos e que evoquem a vanguarda do Design e a valorização da vida.

Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio – Categoria Produtos e Aplicações -Modalidade Estudante - Projeto M5

6. REFERÊNCIAS

ALBARRACÍN, JULÍAN. (2005). Desenho para designers industriais. Lisboa:Editorial Estampa.

ALCOA. http://www.alcoa.com/brazil/pt/home.asp. Acesso em Julho de 2010.

ALCOA ALUMÍNIO S/A. (2010) Relatório de Sustentabilidade,(http://www.alcoa.com/brazil/pt/custom_page/sustentabilidade/relatorio.asp )

ARNELL GROUP. (2008) Pepsi Breathtaking Strategy,http://adage.com/images/random/0209/pepsi-arnell021109.pdf

BURDEK, Bernhard E. (2006). História, teoria e prática do design de produtos. SãoPaulo: Editora Edgard Blücher.

ECO, Umberto. (1979). Apocalípticos e Integrados. São Paulo: Editora Perpectiva.

ELETRICPIG. http://www.electricpig.co.uk. Acesso em Agosto de 2010.

GAS2.ORG. http://gas2.org/. Acesso em Agosto de 2010.

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO.http://culturadigital.br/setorialdesign/caminhos-do-design-brasileiro. Acesso emAgosto de 2010.

NORMAN, Donald. (2002). Emotion & Design: Attractive things works better,http://jnd.org/dn.mss/emotion_design_attractive_things_work_better.html

OLOFFSSON, SLÖEN. (2005). Design Sketching.

PADUAN, Roberta. Para onde vai o dinheiro do consumidor, Exame Edição EspecialPara onde vai o consumo, São Paulo, n. 6, edição 940. p.22,48. Abril de 2009.

PIMENTEL, B. G. S. (2010). Apontamentos sobre Responsabilidade, Design eSustentabilidade. http://www.designemartigos.com.br/responsabilidade-design-e-sustentabilidad/

THE BUCKSMINTER FULLER CHALENGE. http://challenge.bfi.org/. Acesso emSetembro de 2010.

TREXA. http://www.trexa.com/.Setembro. Acesso em Setembro de 2010.

WASHED ASHORE. http://www.washedashore.com/. Acesso em Agosto de 2010.

WIKIPEDIA. http:/wwww.wikipedia.org/. Acesso em Outubro de 2010.

Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio – Categoria Produtos e Aplicações -Modalidade Estudante - Projeto M5

7.NOTAS

1 'The biggest multilingual free-content encyclopedia on the Internet. Over two million articles and still growing',acesso em 7 de Outubro de 2010.

2 Conceito que integra uma coleção de paradigmas que orbitam em torno da Sustentabilidade, apesar desta última teradquirido várias terminações desde o advento de seu nascimento na Cúpula da Terra, em 1972.

3 Segundo informações orais, a cidade dos concorrentes deste projeto já possuiu um transporte público insipirado nomodelo Dymaxion, por conta do advento do apogeu da borracha e sua breve repercussão econômica naurbanização da cidade. Até ares de 1958, o modelo adaptado ao transporte público circulava pela cidade.

4 Nascido em Milton, Massachusetts, USA, em 12 de Julho de 1895, Buckminster Fuller foi um renomadovisionário inventor do século 20, que contribiu de forma exemplar aos métodos construtivos modernos.

5 ALCOA ALUMÍNIO S/A, Relatório de Sustentabilidade,http://www.alcoa.com/brazil/pt/custom_page/sustentabilidade/relatorio.asp6 Como fora apresentado durante a Expo 2010 Shangai China no Stand Ford, quando exposto novas metas e visão

global para os automóveis de 2030, tais como o EN-V e o SAIC's Yez.7 Informação oral, proferida durante o III Simpósio Nacional ABCiber, Associação Brasileira de Cibercultura,

organizado pelo Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo (ESPM) em São Paulo, de 16 a18 de Novembro de 2009.

8 C f. PADUAN, 2009. 9 http://www.alcoa.com/brazil/pt/home.asp 10 Conclusão a partir de palestra denominada 'Cultura de Projetos', proferida por Alexandre Cabral, durante o IEncontro Paraense de Inovação e Tecnologia. 19 a 21.04.10.11 PIMENTEL, 2010.12 ARNELL GROUP, 08.04.2008.13 OLOFFSSON, SLÖEN, 2005. Foram utliziados os softwares: 3DSMax 2010 Design, Google SketchUp 8, e

Adobes Photoshop PSP CS5 e Lightroom 2.6.14 Informação também retirada do Relatório de Sustentabilidade da empresa.15 Em rodas, suspensão, absorção de impacto, barra de proteção, defletor de calor, trocador de calor, freios e

embreagens.16 http://gas2.org/2009/06/14/xr3-225-mpg-plug-in-hybrid-trike-headed-for-production/ 17 http://www.trexa.com/

Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio – Categoria Produtos e Aplicações -Modalidade Estudante - Projeto M5

8.LISTA DE IMAGENS 1. CityCar and RoboScooter Footprint Comparision, MIT...................................................03

2. GM EN-V bubble car of the future: photos.......................................................................07

3. Cortes do Dymaxion..........................................................................................................08 4. Esboços sobre a idéia da forma.........................................................................................10

5. Renders digitais e estudo da forma para M1, M2, M3 e M4.............................................11

6. Levantamento esquemático da Engenharia Reversa no M4..............................................11

7. Levantamento esquemático final da Engenharia Reversa no M5.....................................12

8. Levantamento esquemático final da Engenharia Reversa no M5.....................................14

9. Cores para o M5................................................................................................................15

10. M5 Preto e vista da possível adaptação do chassi Trexa para o M5................................16

Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio – Categoria Produtos e Aplicações -Modalidade Estudante - Projeto M5