prefeitura municipal de cruzeiro · prefeitura municipal de cruzeiro secretaria municipal de...

17
PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO _______________________________________________________ Rua Major Hermógenes, 207, Centro, Cruzeiro-SP Telefones: (12) 3143-6919 / Fax: (12) 3145-5003 PROCESSO SELETIVO Nº 02/2011 “ANEXO III” “PROGRAMA DE PROVAS” A Secretaria Municipal de Educação de Cruzeiro/SP e a empresa contratada não aprova a comercialização de apostilas preparatórias para o presente Processo Seletivo, bem como não fornecerá e nem recomendará nenhuma apostila deste gênero, não se responsabilizando pelo conteúdo de qualquer uma delas. PROGRAMAÇÃO GERAL PARA TODOS OS EMPREGOS DESTE EDITAL FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO: Fundamentação, finalidades e conceituação do ensino fundamental de conformidade com a LDB - Lei Federal nº. 9.394/96 e PCN Parâmetros Curriculares Nacionais. Fundamentos: processo de avaliação educacional; processo do trabalho coletivo; processo de escolarização; sucessos e fracassos; evasão e repetência: causas, consequências e alternativas; processo de inclusão no ensino fundamental; questões políticas educacionais brasileiras; gestão educacional. CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: Currículo e cidadania: saberes para o desenvolvimento de competências cognitivas, afetivas, sociais e culturais. Escola inclusiva como espaço de acolhimento, de aprendizagem e de socialização. A relação professor-aluno: construção de valores éticos e desenvolvimento de atitudes cooperativas, solidárias e responsáveis. O papel do professor na integração escola-família. O ensino centrado em conhecimentos contextualizados e ancorados na legislação. O reforço e a recuperação: parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem. Pedagogias diferenciadas: progressão continuada, correção de fluxo, avaliação por competência, flexibilização do currículo e da trajetória escolar. O trabalho coletivo como fator de aperfeiçoamento da prática docente. A construção coletiva da proposta pedagógica da escola: expressão das demandas sociais, das características multiculturais e das expectativas dos alunos e dos pais. A formação continuada como condição de construção permanente das competências.

Upload: others

Post on 20-Jan-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO · PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO _____ Rua Major Hermógenes, 207, Centro, Cruzeiro-SP

PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO _______________________________________________________

Rua Major Hermógenes, 207, Centro, Cruzeiro-SP

Telefones: (12) 3143-6919 / Fax: (12) 3145-5003

PROCESSO SELETIVO Nº 02/2011

“ANEXO III” “PROGRAMA DE PROVAS”

A Secretaria Municipal de Educação de Cruzeiro/SP e a empresa contratada não aprova a comercialização de apostilas preparatórias para o presente Processo Seletivo, bem como não fornecerá e nem recomendará nenhuma apostila deste gênero, não se responsabilizando pelo conteúdo de qualquer uma delas.

PROGRAMAÇÃO GERAL PARA TODOS OS EMPREGOS DESTE EDITAL

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO: Fundamentação, finalidades e conceituação do ensino fundamental de conformidade com a LDB - Lei Federal nº. 9.394/96 e PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais. Fundamentos: processo de avaliação educacional; processo do trabalho coletivo; processo de escolarização; sucessos e fracassos; evasão e repetência: causas, consequências e alternativas; processo de inclusão no ensino fundamental; questões políticas educacionais brasileiras; gestão educacional. CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS:

Currículo e cidadania: saberes para o desenvolvimento de competências cognitivas, afetivas, sociais e culturais.

Escola inclusiva como espaço de acolhimento, de aprendizagem e de socialização.

A relação professor-aluno: construção de valores éticos e desenvolvimento de atitudes cooperativas, solidárias e responsáveis.

O papel do professor na integração escola-família.

O ensino centrado em conhecimentos contextualizados e ancorados na legislação.

O reforço e a recuperação: parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem.

Pedagogias diferenciadas: progressão continuada, correção de fluxo, avaliação por competência, flexibilização do currículo e da trajetória escolar.

O trabalho coletivo como fator de aperfeiçoamento da prática docente.

A construção coletiva da proposta pedagógica da escola: expressão das demandas sociais, das características multiculturais e das expectativas dos alunos e dos pais.

A formação continuada como condição de construção permanente das competências.

Page 2: PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO · PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO _____ Rua Major Hermógenes, 207, Centro, Cruzeiro-SP

PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO _______________________________________________________

Rua Major Hermógenes, 207, Centro, Cruzeiro-SP

Telefones: (12) 3143-6919 / Fax: (12) 3145-5003

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Adaptações Curriculares – estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília. MEC/SEF/SEESP. 1999. BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília. Junho de 2005. BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Ensino Fundamental de 9 anos: orientações para a inclusão da criança de 6 anos de idade. Brasília. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica, 2007. FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez: Autores Associados. 1988. SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 5ª Edição. Rio de Janeiro: WVA 2003. PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed. 2000. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia – Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Ed. Paz Terra, 1987. HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001. WEISZ, Telma, O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo. Editora Ática – 2000. ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003. COLL, César e outros. O construtivismo na sala de aula. 6ª edição. São Paulo: Editora Ática, 1999. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1990. LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação de Aprendizagem escolar. São Paulo: Editora Cortez, 2002. MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar – O que é? Por que? Como Fazer? Ed. Moderna, 2003. SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. São Paulo: Autores Associados, 2008. LEGISLAÇÃO: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB – 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei 8.069/90, de 13 de julho de 1990. Lei Federal nº. 11.274, de 06/02/2006 - Altera a redação dos artigos 29, 30, 32 e 87 da Lei 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir de 6 (seis) anos de idade.

Page 3: PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO · PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO _____ Rua Major Hermógenes, 207, Centro, Cruzeiro-SP

PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO _______________________________________________________

Rua Major Hermógenes, 207, Centro, Cruzeiro-SP

Telefones: (12) 3143-6919 / Fax: (12) 3145-5003

Lei Federal nº. 11.645, de 10/03/2008 – Altera a Lei 9.394/96, modificada pela Lei 10.639/03, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I – PEB I

O eixo pedagógico central que norteará as questões deste processo seletivo, será conforme indicam as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (Brasil: Ministério da Educação) e Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (Brasília: MEC/SEF, 1988) e tem como base os seguintes princípios:

Princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, a solidariedade e o respeito ao bem comum;

Princípios políticos dos direitos e deveres da cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática;

Princípios estéticos da sensibilidade, criatividade e diversidade de manifestações artísticas e culturais.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: A Educação Infantil de acordo com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, volume 1: Introdução; volume 2: Formação pessoal e social; volume 3: Conhecimento de mundo. http://portal.mec.gov.br/publicacoes; A Educação Básica das séries iniciais de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, volume 1 ao 10. http://portal.mec.gov.br/publicacoes; Construção coletiva da proposta pedagógica da escola; O papel do professor na integração escola-família; A relação professor-aluno; Reforço e recuperação. BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Secretaria da Educação Básica. Pró-letramento Alfabetização e Linguagem. Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Brasília. SEB. 2007. http://portal.mec.gov.br/publicacoes BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Secretaria da Educação Básica. Pró-letramento Matemática. Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Brasília. SEB. 2007. http://portal.mec.gov.br/publicacoes DANYLUK, O. Alfabetização matemática: as primeiras manifestações da escrita infantil. Porto Alegre: Sulina, 2002. FERREIRO, Emilia. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas. 1988.

Page 4: PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO · PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO _____ Rua Major Hermógenes, 207, Centro, Cruzeiro-SP

PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO _______________________________________________________

Rua Major Hermógenes, 207, Centro, Cruzeiro-SP

Telefones: (12) 3143-6919 / Fax: (12) 3145-5003

FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez: Autores Associados. 1988. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 36º Ed. São Paulo: Cortez, 1988. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia – Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Ed.Paz Terra, 1987. LERNER, Delia. A matemática na escola aqui e agora. Porto Alegre: Artmed, 1996. LERNER, Delia. Ler e Escrever na escola – o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002. LERNER, Delia. PIZANI, Alicia P. A aprendizagem da língua escrita na escola: reflexões sobre a prática pedagógica construtivista. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (org) Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. SMOLKA, Ana Luiza B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 2 ed., São Paulo: Cortez/Campinas: Editora da Unicamp, 1989. SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2003. SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1999. SOLER, Reinaldo. Jogos Cooperativos para educação infantil. São Paulo: Sprint, 2002. SOLER, Reinaldo. Brincando e aprendendo com os jogos cooperativos. São Paulo: Sprint, 2005. ZUNINO, Delia Lerner. A matemática na escola: aqui e agora. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. PERRENOUD, Philippe. Os ciclos de aprendizagem: um caminho para combater o fracasso escolar. Porto Alegre: Artmed. 2004. cap. 2, 3 e 8. PERRENOUD, Philippe. Dez Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artmed. 2000. FERREIRA NETO, Raul. Recreação na escola. São Paulo: Sprint, 2000. WEISZ, Telma, O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo. Editora Ática – 2000. SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 5ª Edição. Rio de Janeiro: WVA 2003.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I – EDUCAÇÃO ESPECIAL

- A Política Nacional de educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, o Decreto 6.571/2008 e as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado – AEE, na Educação Básica. - A formação continuada de Professores na Educação especial. - Salas de recursos Multifuncionais: oferta do atendimento educacional especializado – AEE. - Acompanhamento e monitoramento do acesso e permanência na escola das pessoas com deficiência. LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA: Resolução CNE/CEB – nº 02/2001 de 11 de setembro de 2001 que institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica.

Page 5: PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO · PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO _____ Rua Major Hermógenes, 207, Centro, Cruzeiro-SP

PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO _______________________________________________________

Rua Major Hermógenes, 207, Centro, Cruzeiro-SP

Telefones: (12) 3143-6919 / Fax: (12) 3145-5003

Resolução CNE/CEB – nº 04/2009 de 02 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Lei 10.436 de 24/04/2002 – Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e dá outras providencias. Decreto 3.298 de 20/12/99 que regulamenta a Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providencias. UNESCO. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília, CORDE, 1994. BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: BAPTISTA, Cláudio R. Bosa, Cleonice. Autismo e educação: reflexões e propostas de intervenção. São Paulo, Artmed, 2002. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: adaptações curriculares - estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília: MEC/SEF/SEESP, 1999. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Secretaria de Educação Especial. Referencial Curricular nacional para a Educação Infantil. Brasília, MEC/SEF/SEESP, 2001. BRASILIA, MEC, SEESP. Saberes e prática da inclusão: recomendações para a construção de escolas inclusivas; Brasília, MEC, SEESP, 2005. BRASILIA. Saberes e prática da inclusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos surdos. Brasília: MEC, SEESP, 2005. CAPOVILLA, G. S. e CAPOVILLA, F. C. Alfabetização: método fônico. São Paulo: Memnom, 2002. CARVALHO, Rosita E. Removendo barreiras para a aprendizagem. Porto Alegre: Editora Mediação, 2000. FONSECA Vitor. Educação Especial: programa de estimulação precoce, uma introdução às idéias de Feurstein. Porto Alegre, Artes Medicas, 1995. MANTOAN, Maria T. Compreendendo a deficiência mental: novos caminhos educacionais. São Paulo, Scipione, 2005. MAZZOTTA, Marcos José da Silveira. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Editora Cortez, 2005 STAINBACK, Susan e William Stainback. Inclusão: um guia para educadores; trad. Magda França Lopes. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. SASSAKI, R.K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos.Rio de Janeiro, WVA, 1997. WERNECK, C. Ninguém mais vai ser bonzinho, na sociedade inclusiva. Rio de Janeiro, WVA, 1997.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II – PORTUGUÊS

Page 6: PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO · PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO _____ Rua Major Hermógenes, 207, Centro, Cruzeiro-SP

PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO _______________________________________________________

Rua Major Hermógenes, 207, Centro, Cruzeiro-SP

Telefones: (12) 3143-6919 / Fax: (12) 3145-5003

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Aprendizagem da Língua Portuguesa:

Aprendizagem da gramática normativa;

Estrutura, uso e funções da língua materna;

Linguagem e texto: Uso, funções e análise;

Língua oral e língua escrita;

Variantes linguísticas: dialetos e registros;

Norma padrão;

Gêneros e tipos textuais;

Estilo, coerência e coesão;

Argumentação;

Intertextualidade;

Norma lingüística e o texto;

Leitura e processos de escrita. Literatura:

História literária;

Teoria da literatura;

A literatura infanto-juvenil na escola. BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: Brasil, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF. Volume Língua Portuguesa, 1998 Proposta Oficial do Estado de São Paulo – Volume Língua Portuguesa, Ensino Fundamental II – Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, 2008. CHIAPPINI, Lígia, CITELLI, Adilson (coord). Aprender e ensinar com textos não escolares. São Paulo: Cortez, 1997. CHIAPPINI, Lígia, NAGAMINE, Helena, MICHELETTI, Guaraciaba (coord). Aprender e Ensinar com textos didáticos e paradidáticos. São Paulo: Cortez, 1997. ILARI, Rodolfo; GERALDI, J.W. Semântica. São Paulo: Ática, 1985 LERNER, Delia – Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002 FRANCHI, Eglê. E as crianças eram difíceis – A redação na escola. São Paulo: Martins Fontes, 1993 KHEDE, Sônia Salomão (org). Literatura infanto-juvenil: um gênero polêmico. Petrópolis: Vozes, 1983. KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 2000. Oficina de Leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes, 2002. KOCH, Ingedore G. Vilaça; TRAVAGLIA, L.C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 1990. KOCH, Ingedore G. Vilaça. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1997. KOCH, Ingedore G. Vilaça. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002. VILELA, M.; KOCH, Ingedore G. Vilaça – Gramática da Língua Portuguesa. Coimbra: Livraria Almedina, 2001.

Page 7: PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO · PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO _____ Rua Major Hermógenes, 207, Centro, Cruzeiro-SP

PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO _______________________________________________________

Rua Major Hermógenes, 207, Centro, Cruzeiro-SP

Telefones: (12) 3143-6919 / Fax: (12) 3145-5003

KOCH, Ingedore G. Vilaça. Argumentação e Linguagem. São Paulo: Cortez, 1987. CUNHA, C.; CINTRA, L. Nova Gramática do Português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. MOISÉS, Massaud. Literatura Brasileira: das origens aos nossos dias. São Paulo: Cultrix, 1995 AGLETON, Terry. Teoria da Literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 1990. COUTINHO, A. A literatura no Brasil. São Paulo: Global, 1997. BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: CULTRIX, 1983. FIORIN, J. L.; SAVIOLI, F. P. Para entender o texto – Leitura e redação. 16ª Ed. São Paulo: Ática, 2003.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II – INGLÊS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Language as a communication.

Language system: phonology, syntax and morphology.

Teacher development and teaching practice: objectives in teaching English as a foreign language.

Methods approaches, techniques and resources.

The four skills: reading, speaking, listening and writing.

Evaluating, selecting and producing materials.

Texts comprehension.

A metodologia da língua estrangeira.

Proposta curricular de língua estrangeira moderna.

O ensino de língua para a comunicação e as dimensões comunicativas no ensino de inglês.

Construção de leitura e escrita da língua estrangeira.

A linguagem oral do ensino de inglês. BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: ALEXANDER, L. G. Longman advanced Grammar. Burnt Mill, Harlow, Essex: Longman, 1993. ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes, 1993. BRASIL: Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental – Língua Estrangeira. Brasília, MEC/SEF, 1998. KERN, R. Literacy and language teaching. Oxford: Oxford University Press, 2000 OXFORD, R. Language Learning strategies: what every teacher should know. Newbury House, 1990. SÃO PAULO. Currículo de Língua Estrangeira Moderna – Inglês 1º grau. São Paulo, SE/Cenp, 1988.

Page 8: PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO · PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO _____ Rua Major Hermógenes, 207, Centro, Cruzeiro-SP

PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO _______________________________________________________

Rua Major Hermógenes, 207, Centro, Cruzeiro-SP

Telefones: (12) 3143-6919 / Fax: (12) 3145-5003

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II – MATEMÁTICA CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Função de 1º grau.

Função de 2º grau

Função Exponencial

Função Logarítmica

Progressão Aritmética

Progressão Geométrica

Sistemas Lineares

Matrizes

Determinantes

Probabilidades

Noções básicas de Estatística

Matemática Financeira

Geometria Analítica

Números Complexos

Polinômios

Equações Polinomiais

Geometria Espacial

Geometria Plana

O Ensino da Matemática no Ensino Fundamental

As atuais Propostas Curriculares de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio

Objetivo do Ensino de Matemática

Uso de recursos no processo de ensino-aprendizagem de matemática (livros, calculadora, vídeo, computador, jornal, revistas, jogos, outros materiais )

Alguns caminhos para fazer matemática na sala de aula

Jogos e Resolução de Problemas

História da Matemática BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: MACHADO, Antonio dos Santos. Coleção Matemática Temas e Metas. Editora Atual, 1996. Volumes: 1, 2, 3, 4 e 5. IEZZI, Gelson e outros. Coleção Fundamentos de Matemática Elementar. Editora Atual, 1997. Volumes: 1, 2, 4, 5, 6, 7, 9 e 10. BUSSAB, Wilson e MORETIN, Pedro. Estatística Básica. Editora Saraiva, 2002. IFRAH, Georges. Os Números: a história de uma grande invenção. Editora Globo, 2004. BORIN, Júlia. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática, Editora CAEM - IME-USP, 1995. BOYER, Carl B. História da Matemática. Editora Edgard Blücher, 2010. KRULIK, Stephen e Reys, Robert E. A Resolução de Problemas na Matemática Escolar. Editora Atual, 2003. DANTE, L. R. Didática da Resolução de Problemas. Editora Ática, 1989.

Page 9: PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO · PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO _____ Rua Major Hermógenes, 207, Centro, Cruzeiro-SP

PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO _______________________________________________________

Rua Major Hermógenes, 207, Centro, Cruzeiro-SP

Telefones: (12) 3143-6919 / Fax: (12) 3145-5003

D’AMBRÓSIO, U. Da realidade à ação: reflexões sobre Educação Matemática. UNICAMP, Campinas,1986. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática da 5ª a 8ª séries. BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática do Ensino Médio.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II – HISTÓRIA CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Sistemas sociais e culturais de notação do tempo ao longo da história.

A vida na Pré-história e a escrita.

Civilizações do Oriente Médio - surgimento do Estado e as civilizações egípcia, mesopotâmica, hebraica, fenícia e persa.

Grécia Antiga.

Roma Antiga

Europa na Idade Média – migrações bárbaras e cristianismo.

A civilização do Islã - expansão islâmica e sua presença na península Ibérica.

Feudalismo: relações sociais, econômicas, políticas e religiosas.

Formação das Monarquias Nacionais.

Reforma e Contra-reforma.

A expansão marítima européia nos séculos XV e XVI.

Conquista espanhola na América.

O encontro de povos: portugueses e povos indígenas.

A sociedade no Brasil Colonial.

Iluminismo.

A colonização inglesa e independência dos Estados Unidos.

Revolução Industrial.

Revolução Francesa.

A Família Real no Brasil.

Independência do Brasil.

Período Regencial no Brasil.

II Reinado no Brasil e a economia cafeeira.

Escravidão e abolicionismo.

Brasil: industrialização, urbanização e imigração.

Imperialismo no século XIX.

Primeira Guerra Mundial.

Revolução Russa.

A República no Brasil até a década de 1920.

Nazifascismo.

Crise de 1929 e a Segunda Guerra Mundial.

O Período Vargas.

Descolonização da África e Ásia.

Page 10: PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO · PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO _____ Rua Major Hermógenes, 207, Centro, Cruzeiro-SP

PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO _______________________________________________________

Rua Major Hermógenes, 207, Centro, Cruzeiro-SP

Telefones: (12) 3143-6919 / Fax: (12) 3145-5003

Guerra Fria.

Populismo e ditadura militar no Brasil e na América.

A Nova Ordem Mundial. BIBLIOGRAFIA SUGERIDA SÃO PAULO. Proposta Curricular para o ensino de História. Ensino Fundamental. Secretária da Educação. SP, 2008. FREYRE, Gilberto. Casa Grande e Senzala. Editora Record, 1992. JÚNIOR, Caio Prado. História Econômica do Brasil. Editora Brasiliense, 1989. BERCITO, Sonia de Deus Rodrigues. Nos Tempos de Getúlio: da Revolução ao fim do Estado Novo. Editora Atual, 1990. RIBEIRO, Darcy. Diários Índios (os urubus – kaapor). Editora Companhias das Letras, 2004. HOBSBAWM, Eric. A Era das Revoluções- 1789-848. Trad. Maria Tereza Lopes Teixeira e Marcos Penchel. Rio de Janeiro. Editora Paz e Terra, 1997. HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos – O breve século XX (1914 a 1991). Trad. Marcos Santarrita, 2 . São Paulo. Editora Companhia das Letras, 1995. BITTENCOURT, Circe (org). O saber histórico na sala de aula. São Paulo. Contexto, 1997. BRAUDEL, Fernand. Escritos sobre a história. Trad. J. Guinsberg; T.C.S. da Motta. São Paulo. Perspectiva, 1978. PINSKY, Carla (org) Fontes históricas. São Paulo. Contexto, 2005. FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Grécia e Roma: Vida pública e vida privada. Cultura, pensamento e mitologia. Amor e sexualidade. São Paulo. Contexto, 2004 (Repensando a História). PINSKY, Jaime. As Primeiras Civilizações. São Paulo. Contexto, 2002. VEIGA, Luiz Maria. A Reforma Protestante. São Paulo. Ática, 1992 (Coleção: O Cotidiano da História). AMADO, Janaína. Magia das especiarias, a busca de especiarias e a expansão marítima. São Paulo. Atual, 2001. KARNAL, Leandro. A conquista do México. São Paulo. FTD, 1996. FALCON, Francisco José Calazans. Iluminismo. Série Princípios. São Paulo. Ática, 1994. KARNAL, Leandro. Estados Unidos – A formação da Nação. Coleção Repensando a História. São Paulo. Contexto, 2001. LAS CASAS, Bartolomeu de. O Paraíso Destruído. Coleção Descobertas. Porto Alegre. L&PM, 2001.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II – GEOGRAFIA CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Paisagem- ritmo e ciclos da natureza.

Escalas da Geografia- mundo, lugar.

Representações geográficas e linguagem dos mapas.

Os ciclos da natureza e a sociedade: água, clima,relevo,vida humana.

As atividades econômicas e o espaço geográfico: indústria, agronegócio, consumo.

Page 11: PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO · PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO _____ Rua Major Hermógenes, 207, Centro, Cruzeiro-SP

PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO _______________________________________________________

Rua Major Hermógenes, 207, Centro, Cruzeiro-SP

Telefones: (12) 3143-6919 / Fax: (12) 3145-5003

Território brasileiro: formação territorial; organização política e administrativa.

Regionalização do território brasileiro.

Domínios morfoclimáticos do Brasil.

Brasil: população e economia.

Globalização: espaço industrial e o encurtamento das distâncias.

Produção e consumo de energia: fontes, formas, matrizes energéticas e perspectivas energéticas.

A biodiversidade brasileira fauna e flora.

Poluição atmosférica e o efeito estufa.

Globalização e regionalização.

Os blocos econômicos supranacionais.

Geografia das populações: demografia; migrações internacionais.

Mundo árabe e mundo islâmico.

As redes sociais: consumo e cidades globais; turismo. BIBLIOGRÁFIA SUGERIDA SÃO PAULO. Proposta Curricular para o ensino de Geografia. Ensino Fundamental. Secretária da Educação. SP, 2008. COUTO, Mia. Pensatempos. Lisboa. Editoria Caminho, 2004. GIDDENS, Anthony. Mundo em descontrole. Rio de Janeiro, Record, 2000. HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo. Editora Loyola, 1996. LACOSTE, Yves. A Geografia - Isso serve em primeiro lugar para fazer guerra. Campinas, SP. Papirus, 1993. MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia - Pequena história crítica, 19ª Ed. São Paulo. Editora Annablume, 2003. PEREIRA, Diamantino. Paisagens, lugares e espaços: a geografia no ensino básico. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, nº 79, 2003. SANTOS, Milton. A natureza do espaço. São Paulo. Hucitec, 1996. SODRE, Nelson W. Introdução à geografia. Rio de Janeiro. Vozes,1985. JOLY, Fernando. A cartografia. São Paulo. Papirus, 1997. HAESBAERT, Rogério. O mito da (dês) territorialização. Rio de Janeiro. Bertand Brasil, 2004. CORRÊA, Roberto lobato. Região e organização do espaço. São Paulo. Ática.1987. MAGNOLI, Demétrio. Globalização: Estado Nacional e espaço mundial. São Paulo. Moderna, 2004. MARTIN, André Roberto. Geopolítica e poder mundial. São Paulo. SEESO/USP/CENP, 2004.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II – CIÊNCIAS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Meio Ambiente:

Ambiente natural: ecossistemas, relações alimentares, seres bióticos e abióticos; Biomas brasileiros.

Page 12: PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO · PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO _____ Rua Major Hermógenes, 207, Centro, Cruzeiro-SP

PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO _______________________________________________________

Rua Major Hermógenes, 207, Centro, Cruzeiro-SP

Telefones: (12) 3143-6919 / Fax: (12) 3145-5003

Ambiente construído: uso de recursos naturais. Matéria:

Fontes, obtenção, uso e propriedades dos materiais.

Materiais obtidos de vegetais fotossintetizantes.

Constituição, interações e transformações dos materiais.

Substâncias simples e compostas; constituintes das substâncias químicas.

Linguagem química; representação dos elementos químicos. Qualidade de vida:

Saúde individual, coletiva e ambiental;

Poluição do ar, da água e do solo e seus efeitos para a saúde.

Saneamento básico: tratamento de água, esgoto; coleta de lixo. Astronomia:

Elementos astronômicos visíveis: sol, lua, estrelas, planetas, galáxias.

Movimentos dos astros: direção norte/sul.

Elementos do Sistema Solar: sol e planetas.

As estações do ano: Eixo de rotação, inclinação e translação.

Sistema Sol – Terra – Lua. Planeta Terra:

Características e estrutura.

Rotação da Terra. Seres vivos:

Origem e evolução dos seres vivos.

Características básicas dos seres vivos.

Diversidade da vida animal.

Diversidade de plantas.

Fungos: características gerais. Tecnologia e os seres vivos:

Produção de alimentos, bebidas e remédios a parir de seres vivos mais simples (fungos e bactérias).

Conservação dos alimentos.

Recuperação dos solos e de ambientes aquáticos através de seres vivos. Saúde:

O que é saúde?

Saúde individual, coletiva e ambiental.

Os agravos da saúde - parasitas humanos: vírus, bactérias, protozoários e vermes. Manutenção do organismo:

Os nutrientes e suas funções no organismo.

Estrutura e funcionamento e inter-relações dos sistemas.

Manutenção da integridade – Sistema imunológico, antígenos e anticorpos. Manutenção das espécies:

Tipos de reprodução.

Sexualidade e reprodução humana.

Saúde reprodutiva.

Page 13: PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO · PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO _____ Rua Major Hermógenes, 207, Centro, Cruzeiro-SP

PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO _______________________________________________________

Rua Major Hermógenes, 207, Centro, Cruzeiro-SP

Telefones: (12) 3143-6919 / Fax: (12) 3145-5003

Energia no cotidiano:

Energia: fontes, obtenção, usos e propriedades.

Materiais como fonte de energia. Funções orgânicas:

Sistema nervoso.

Sistema endócrino.

Sistema locomotor.

Órgãos dos sentidos. Preservando o organismo:

Drogas. Uso Tecnológico das Radiações:

Radiação. Espectro das radiações.

Luz, cores e temperatura.

Aplicações das radiações. BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: BRANCO, Samuel Murgel. Poluição do ar. São Paulo: Moderna, 1995. COTRIM, Beatriz Carlini. Drogas: mitos e verdades. São Paulo: Ática, 1997. CURTIS, Helena. Biologia. Tradução Heni Sauaia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1977. DARWIN, Charles. A origem das espécies. São Paulo: Editora Martin Claret, 2004. GEWANDSZNAJDER, Fernando. Nutrição. São Paulo: Editora Ática, 1994. GIANSANTI, Roberto. O desafio do desenvolvimento sustentável. São Paulo: Atual, 1998. GRUPO PELA VIDA - http://www.aids.org.br. HELENE, Maria Elisa Marconde; MARCONDES, Beatriz. Evolução e Biodiversidade. São Paulo: Scipione, 1996. KRASILCHIK, Myriam; FRATESCHI, Myriam. Biologia para o cidadão do século XX. Primeira parte. São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 1995. MATSUURA, Oscar T. Atlas do Universo. São Paulo: Scipione, 1996. MOURÃO, Ronaldo Rogério de Freitas. Atlas Celeste. São Paulo: Vozes, 1997. MOURÃO, Ronaldo Rogério de Freitas. Explicando a origem do Sistema Solar. Rio de Janeiro: Tecnoprint, 1987. PENTEADO, Heloísa D. Meio ambiente e formação de professores. São Paulo: Cortez, 1994. PRESTES, Maria Elice Brzezinski. Teoria Celular: de Hooke a Schwann. São Paulo: Scipione, 1997. Proposta Curricular do Estado de São Paulo – Ciências, Ensino Fundamental II. Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo, 2008. RODRIGUES, R.M. Vida e alimetação. São Paulo: Editora Moderna, 1995. SCARLATO, Francisco Capuano; PONTIN, Joel Arnaldo. Do nicho ao lixo: ambiente, sociedade e educação. São Paulo: Atual, 1992. TEIXEIRA, Wilson. Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de textos, 2000.

Page 14: PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO · PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO _____ Rua Major Hermógenes, 207, Centro, Cruzeiro-SP

PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO _______________________________________________________

Rua Major Hermógenes, 207, Centro, Cruzeiro-SP

Telefones: (12) 3143-6919 / Fax: (12) 3145-5003

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II – ARTE

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Aspectos conceituais do ensino da arte; Arte como expressão; Arte como linguagem e arte como área de conhecimento.

Abordagens metodológicas do ensino da arte.

Contextualização, reflexo e fazer artístico.

Artes visuais e percepção visual.

Elementos formais das artes visuais; da dança, da música e do teatro.

O ensino da arte e a estética.

História da arte; movimentos artísticos;originalidade e continuidade.

A construção do conhecimento em arte.

Contextualização da formação profissional do professor.

Análise da função do professor de arte diante de uma proposta inclusiva.

Das origens da dança, do teatro, da música e das artes visuais à contemporaneidade.

Características, produções e produtores dos principais períodos, escolas, movimentos e tendências no Brasil e no mundo.

O conhecimento da arte no currículo escolar: razões e finalidades.

O ensino da arte no ensino fundamental.

O desenvolvimento expressivo nas diferentes áreas artísticas e suas relações com o desenvolvimento biológico, afetivo, cognitivo sócio-cultural do ser humano.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA SÃO PAULO (Estado), Secretaria da Educação. Programa Cultura é Currículo. Disponível em: http://culturaecurriculo.fde.sp.gov.br SÃO PAULO (Estado), Secretaria da Educação. Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o ensino de Arte para o Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio. São Paulo: SE, 2008. Disponível em: http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Portals/18/arquivos/Prop_ART_COMP_red_md_20_03.pdf BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC?SEF. Volume Arte. ALMEIDA, Berenice e PUCCI, Magda. Outras terras, outros sons. São Paulo: Callis, 2003. BARBOSA, Ana Mae. Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2007. BERTHOLT, Margot. História Mundial do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2004. BOURCIER, Paul. História da Dança no Ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 2001. DESGRANGES, Flávio. A Pedagogia do Espectador. São Paulo: Hucitec, 2003. HERNANDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 2000. OLIVEIRA, Marilda Oliveira de (org). Arte, Educação e Cultura. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2007. OSTROWER, Fayga Universos da Arte. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

Page 15: PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO · PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO _____ Rua Major Hermógenes, 207, Centro, Cruzeiro-SP

PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO _______________________________________________________

Rua Major Hermógenes, 207, Centro, Cruzeiro-SP

Telefones: (12) 3143-6919 / Fax: (12) 3145-5003

PAVIS, Patrice. A Análise dos Espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2008. SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado processo de criação artística. São Paulo: Annablume, 2007. SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Corpo e Ancestralidade: uma proposta pluricultural de dança, arte, educação. São Paulo: Terceira Margem, 2006 SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Editora da UNESP, 2000. SPOLIN, Viola. Jogos Teatrais na Sala de Aula. São Paulo: Perspectiva, 2008. VERTAMATTI, Leila Rosa Gonçalves. Ampliando o Repertório do Coro Infanto-Juvenil - um estudo de repertório inserido em uma nova estética. São Paulo: UNESP, 2007; Rio de Janeiro: FUNARTE, 2008.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II – EDUCAÇÃO FÍSICA CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Educação Física: reprodução e mudança: elementos para uma prática libertadora e democrática.

A educação física no currículo da educação básica: significado e possibilidades.

Desenvolvimento motor e desenvolvimento social: análise das tendências pedagógicas em educação física.

Corpo e sociedade: a cultura corporal enquanto construção social.

Corporeidade na escola: as práticas corporais no contexto das ações escolares.

Esporte: dimensões educativas da competição no âmbito escolar.

Educação física, esporte e lazer.

O movimento o se humano nas dimensões, política, histórica, sócio-cultural e biológica: sua importância e implicações pedagógicas.

A educação física e a cidadania, inclusão e qualidade de vida; a educação física e suas diferentes abordagens; o ensino e a aprendizagem em educação física; procedimentos metodológicos e avaliatórios.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Secretaria de Educação Fundamental, Brasília: MEC/SEF, 1997. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: Educação Física. Secretaria de Ensino Fundamental, Brasília: MEC/SEF, 1998. SEE. Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Educação Física. São Paulo: SEE, 2008. BETTI, M. Educação física e sociedade. São Paulo: Movimento, 1991. COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992. DANTAS, E.H.M. A prática da preparação física. 5ª ed. Rio de Janeiro: Shape, 2003. DARIDO, S. C.; RANGEL-BETTI, I. C.; RAMOS, G. N.; GALVÃO, Z.; FERREIRA, L. A.; MOTA e SILVA, E. V.; RODRIGUES, L. H.; SANCHES NETO, L.; PONTE, G.; CUNHA, F.

Page 16: PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO · PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO _____ Rua Major Hermógenes, 207, Centro, Cruzeiro-SP

PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO _______________________________________________________

Rua Major Hermógenes, 207, Centro, Cruzeiro-SP

Telefones: (12) 3143-6919 / Fax: (12) 3145-5003

A educação física, a formação do cidadão e os parâmetros curriculares nacionais. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 17-32, 2001. GOBBI, S.; VILLAR, R.; ZAGO, A. S. Bases teórico-práticas do condicionamento físico. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte, Ijuí: Unijuí, 1994. LIMA, M. E.; NEIRA, M. G. O currículo da Educação Física como espaço de participação coletiva e reconhecimento da cultura corporal da comunidade. Revista Ibero-Americana de Educação, n. 51/5, 25 de fevereiro de 2010. LIMA, Elvira Souza. Neurociência e Aprendizagem. Editora Inter Alia. São Paulo, 2007. MARCELINO, N. C. Lazer e educação. 2ª ed. Campinas: Papirus, 1990. PALMA, A. Atividade física, processo saúde-doença e condições socioeconômicas. Revista Paulista de Educação Física, v. 14, n. 1, p. 97-106, 2000. SOUSA, E.S.; ALTMAN, H. Meninos e Meninas: expectativas corporais e implicações na Educação Física escolar. Cadernos Cedes, ano XIX, n. 48, p. 52-68, 1999. FREIRE, João Batista. Educação de Corpo Inteiro – Teoria e prática da Educação Física. Editora Scipione, 1999. FREIRE, João Batista. SCAGLIA, Alcides J. Educação como Prática Corporal. São Paulo: Scipione, 2003. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido – Edição 40. Rio de Janeiro: Ed.Paz Terra, 2005. GARDNER, Howard; PERKINS, David; PERRONE, Vito e colaboradores. Ensino para a compreensão. A pesquisa na prática. Porto Alegre: Artmed, 2007. HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001 MOREIRA, Antonio Flávio B. (Org.). Currículo: Questões Atuais. Editora Papirus, 2003. PERRENOUD, Philippe. Dez Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artmed. 2000. SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 5ª Edição. Rio de Janeiro: WVA 2003. TARDIF, Naurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002. ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. TANI, Go (et alii) Educação física escolar: Fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU / EDUSP, 1988. SOARES, C. et. al. Metodologia do Ensino da Educação Física Escolar: São Paulo: Cortez, 1992. SOLER, Reinaldo. Educação Física: ima abordagem cooperativa. Rio de Janeiro: Sprint, 2006. Os programas de provas dos empregos deste edital, tomam como base o referencial educacional atualizado a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais e as disciplinas específicas de cada volume. Desta forma, aborda os conhecimentos sobre os fundamentos de cada área de conhecimento, seu objeto de estudo, suas dimensões e implicações relativas à aplicação didática e metodológica no desenvolvimento de seu trabalho, considerando os princípios da educação e as especificidades do ensino aprendizagem em relação ao currículo da área de atuação.

Page 17: PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO · PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO _____ Rua Major Hermógenes, 207, Centro, Cruzeiro-SP

PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO _______________________________________________________

Rua Major Hermógenes, 207, Centro, Cruzeiro-SP

Telefones: (12) 3143-6919 / Fax: (12) 3145-5003

Constam do anexo III, o programa de prova deste edital, sugestão bibliográfica para cada disciplina, no entanto, trata-se apenas de sugestão, o candidato poderá valer-se de outras obras que tratam dos assuntos em pauta, considerando-se em especial as obras básicas utilizadas nos cursos de graduação e livros didáticos utilizados.