prefeitura informa ii

12
Informativo de prestação de contas da Prefeitura de Botucatu - Setembro de 2014 - Ano I - Nº 2 Construção do prédio já foi finalizada e as primeiras matrículas efetivadas marcando um novo tempo que se abre para a educação no município. Pág. 3 Cambuí abrigará primeira escola em tempo integral de Botucatu SAMU SOMA 23 MIL ATENDIMENTOS - Ao completar três anos de atuação em Botucatu, o Serviço contabiliza números expressivos, comprova eficiência e agilidade no atendimento e reforça a complexa rede de urgência e emergência do município. Página 4 Página 10 Feira do Verde faz 20 anos com várias atrações Página 7 Coleta seletiva deve alcançar 100% da cidade Página 5 GCM: autorizada contratação de 10 novos agentes A UNIT (Universidade do Trabalhador) está com inscrições abertas para novas turmas nos cursos de qualificação profissional. Para Soldador MAG, com carga horária de 160h, serão três turmas com 16 vagas cada. A primeira terá aulas de 9 de setembro a 18 de novembro, das 8 às 12h. O curso será oferecido pelo Via Rápida Emprego. As inscrições podem ser feitas no portal www.empregasaopaulo. sp.gov.br. As outras duas turmas, via Pronatec, serão formadas priorizando cadastrados no CAD ÚNICO, sob gestão da Secretaria de Assistência Social. As aulas acontecerão de 16 de setembro a 1 de dezembro, em dois horários: 13 às 17 horas e das 18 às 22 horas. Também pelo Via Rápida serão oferecidas 16 vagas o curso de Eletricista Instalador, com carga horária de 160h, de 9 de setembro a 18 de novembro, das 13 às 17 horas. As inscrições podem ser feitas através do portal www. empregasaopaulo.sp.gov.br. Para o curso de Pintura Automotiva, com carga horária de 180 UNIT abre vagas para vários cursos no mês de setembro horas, a UNIT montará duas turmas com 16 vagas cada. As aulas acontecerão de 22 de setembro a 24 de novembro, com as turmas divididas nos períodos das 13 às 17 horas e das 18 às 22 horas. Também estão abertas inscrições para o curso de Controle Dimensional, com carga horária de 120h e um total de 16 vagas. As aulas serão ministradas de 2 de setembro a 3 de outubro, das 14 às 17 horas. Para Operador de Microcomputador, com 160 horas, serão 12 vagas. As aulas acontecem de 8 de setembro a 18 de novembro, das 8 às 12 horas. Já os interessados no curso de Word Avançado, com 40 horas, terão 12 vagas à disposição. As aulas serão de 15 a 30 de setembro, das 13 às 17 horas. O curso de Eletricista Automotivo, com carga horária de 160h, oferecerá 16 vagas, com aulas de 15 de setembro a 27 de novembro, das 19 às 22 horas. Mais informações sobre os cursos da UNIT, em Botucatu, poderão ser obtidas através do telefone 3814-7346. Página 10 Parceria prevê modernização da Av. Vital Brazil

Upload: prefeitura-de-botucatu

Post on 03-Apr-2016

215 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Boletim informativo mensal das ações e obras viabilizadas pela Prefeitura Municipal de Botucatu. Produção: Secretaria Municipal de Comunicação

TRANSCRIPT

Page 1: Prefeitura Informa II

Informativo de prestação de contas da Prefeitura de Botucatu - Setembro de 2014 - Ano I - Nº 2

Construção do prédio já foi finalizada e as primeiras matrículas efetivadas marcando um novo tempo que se abre para a educação no município. Pág. 3

Cambuí abrigará primeira escola em tempo integral de Botucatu

SAMU SOMA 23 MIL ATENDIMENTOS - Ao completar três anos de atuação em Botucatu, o Serviço contabiliza números expressivos, comprova eficiência e agilidade no atendimento e reforça a complexa rede de urgência e emergência do município.

Página 4

Página 10

Feira do Verde faz 20 anos com várias atrações

Página 7

Coleta seletiva deve alcançar 100% da cidade

Página 5

GCM: autorizada contratação de 10 novos agentes

A UNIT (Universidade do Trabalhador) está com inscrições abertas para novas turmas nos cursos de qualificação profissional. Para Soldador MAG, com carga horária de 160h, serão três turmas com 16 vagas cada. A primeira terá aulas de 9 de setembro a 18 de novembro, das 8 às 12h. O curso será oferecido pelo Via Rápida Emprego. As inscrições podem ser feitas no portal www.empregasaopaulo.sp.gov.br. As outras duas turmas, via Pronatec, serão formadas priorizando cadastrados no CAD ÚNICO, sob gestão da Secretaria de Assistência Social. As aulas acontecerão de 16 de setembro a 1 de dezembro, em dois horários: 13 às 17 horas e das 18 às 22 horas.

Também pelo Via Rápida serão oferecidas 16 vagas o curso de Eletricista Instalador, com carga horária de 160h, de 9 de setembro a 18 de novembro, das 13 às 17 horas. As inscrições podem ser feitas através do portal www.empregasaopaulo.sp.gov.br. Para o curso de Pintura Automotiva, com carga horária de 180

UNIT abre vagas para vários cursos no mês de setembro

horas, a UNIT montará duas turmas com 16 vagas cada. As aulas acontecerão de 22 de setembro a 24 de novembro, com as turmas divididas nos períodos das 13 às 17 horas e das 18 às 22 horas.

Também estão abertas inscrições para o curso de Controle Dimensional, com carga horária de 120h e um total de 16 vagas. As aulas serão ministradas de 2 de setembro a 3 de outubro, das 14 às 17 horas. Para Operador de Microcomputador, com 160 horas, serão 12 vagas. As aulas acontecem de 8 de setembro a 18 de novembro, das 8 às 12 horas. Já os interessados no curso de Word Avançado, com 40 horas, terão 12 vagas à disposição. As aulas serão de 15 a 30 de setembro, das 13 às 17 horas. O curso de Eletricista Automotivo, com carga horária de 160h, oferecerá 16 vagas, com aulas de 15 de setembro a 27 de novembro, das 19 às 22 horas. Mais informações sobre os cursos da UNIT, em Botucatu, poderão ser obtidas através do telefone 3814-7346.

Página 10

Parceria prevê modernização da Av. Vital Brazil

Page 2: Prefeitura Informa II

2

EXPEDIENTEBoletim informativo mensal dasações e obras viabilizadas pela

Prefeitura Municipal de Botucatu.

Produção: Secretaria Municipalde Comunicação

Textos: Andréia Seullner, Carlos Pessoa, Igor Medeiros e Pedro Sales

Diagramação: Marco MagnoniArtes: Marco Magnoni e Rafael BartoliFotos: César Culiche e Marco Magnoni

Jornalista Responsável: Carlos Pessoa

e-mail: [email protected]

Impressão: Gráfica Diagrama Tiragem: 10.000 exemplares

PAT passa por reestruturação para melhor atender Botucatu e região

Visando dinamizar os serviços disponíveis à população de Botucatu e região, o Posto de Atendimento ao Trabalhador [PAT] passou por uma reestruturação operacional. As mudanças realizadas são fruto da parceria entre a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho [Sert] e a Secretaria Municipal de Administração.

Composta hoje por nove pessoas, a equipe do PAT Botucatu tem conseguido gerar maior facilidade ao público interessado nos serviços como: cadastro de currículos (média de 12 por dia), agendamentos para o seguro desemprego (média de 38 por dia), e consulta das vagas disponíveis (média de 45 por dia). O supervisor do PAT, Esli Roma, destaca a melhor distribuição do serviço realizado

Inaugurada em 7 de abril de 2013, a Unidade de Saúde da Família do Jardim Santa Elisa leva o nome do Dr. Antonio Carlos Corsi Laperuta, numa homenagem ao renomado médico que ao longo de 45 anos atuou profissionalmente em Botucatu. Por 10 anos, a população foi atendida em uma chácara sem as condições e o conforto necessários. O novo prédio de 867 metros quadrados conta com sete consultórios médicos gerais, dois consultórios ginecológicos, dois consultórios odontológicos, auditório, sanitários adaptados e salas de espera; acolhimento; espera; reunião; observação e emergência; medicação e procedimentos; curativo; administração; esterilização e de medicamentos. O investimento na construção, mobiliário e compra de equipamentos da nova unidade de saúde foi de R$ 1,5 milhão. A unidade atende na Rua B, nº 11, no Jardim Santa Elisa.

USF “Dr. Antonio Carlos Corsi Laperuta” – Jd. Santa Elisa

A decisão tomada pela direção da Irizar, de devolver ao município o terreno de pouco mais de 234 mil metros quadrados que havia sido doado para a construção de sua nova planta industrial, levou a Secretaria de Desenvolvimento a rever os planos para utilização da área, localizada ao lado do Distrito Industrial 3, na Rodovia Marechal Rondon. O projeto está em fase final de elaboração e deverá ser apresentado ainda neste mês de setembro. A intenção do governo é transformar o imenso terreno no Distrito Industrial 4. Os 10 alqueires devolvidos deverão ser divididos em lotes de mil metros quadrados para serem doados a outras empresas. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento informou que existem mais de 60 empresas que já manifestaram interesse por terrenos para ampliação de suas atividades.

Desenvolvimento finaliza projeto do Distrito Industrial 4

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer lançou no mês de agosto um folder explicativo relacionado aos três principais locais de atividades físicas em Botucatu. O panfleto visa informar à população os horários das diversas escolas de esportes disponibilizadas pela Prefeitura, além de orientar a melhor forma de utilização da Praça da Juventude “José Fernando Donida – Ferinha”, do Estádio Municipal “Professor José Roberto Pilan” (Inca) e do Ginásio Municipal “Dr. Mário Covas Júnior”. Os folders estão espalhados para os interessados nos pontos das atividades, além da Prefeitura Municipal.

Secretaria lança folder instrutivo de escolas de esportes

pelo órgão após as mudanças. “Antigamente havia um grande número de vagas, mas poucas contratações . Hoje realizamos uma triagem melhor, diminuindo esta diferença. As mudanças mostraram-se muito positivas”, resume.

Mais informações sobre vagas disponíveis, cadastro e seguro desemprego, poderão ser obtidas no Posto de Atendimento ao Trabalhador que funciona na Casa do Cidadão [Rua Cardoso de Almeida, 1001 – Centro]. O telefone é o (14) 3815-8804.

Mudanças realizadas no PATde Botucatu incluíram melhoria

na triagem para aumentaro número de pessoas contratadas

Page 3: Prefeitura Informa II

3

A Escola Municipal de Ensino Fundamental do Jardim Cambuí, que acaba de ser construída na

região Norte, já recebeu a pré-inscrição de alunos do 1º ao 5º ano do ensino regular interessados em frequentar a nova unidade que será a primeira a funcionar em regime de período integral no Município. As atividades serão divididas ao longo da jornada diária. As crianças entrarão às 8 horas e sairão às 17 horas, e receberão cinco refeições durante o período. Além de aulas de Português, Matemática, Estudo do Meio (História e Geografia) e Ciências, os alunos terão artes plásticas, teatro, música, inglês e atividades esportivas.

A escola em tempo integral oferece oportunidades de aprendizagem de acordo com o aluno, suas aptidões e talentos, visando sua formação completa como sujeito da sua aprendizagem. Com a ampliação do horário das aulas,

NOVIDADE - Escola será a primeira em Botucatu a atender integralmente os alunos com atividades que vão além da grade curricular normal

Cambuí terá escola de tempo integral

Moradores da região já procuraram a escola para matricular seus filhos

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou a entrega da reforma e ampliação da Creche e EMEI “Ida Rosa Pilan Dell’Omo”, no distrito de Vitoriana. Esta é a terceira de uma série de 13 reformas e construções de unidades escolares que estão acontecendo na Secretaria Municipal de Educação e que serão entregues ao longo deste ano.

Com a reforma e ampliação, a unidade escolar, que atendia cerca de 100 crianças de quatro meses a cinco anos, terá agora espaço para atender até 220 alunos com todo conforto e segurança. A área

Reformada, Creche de Vitoriana dobra a quantidade de vagas

construída foi ampliada de 431 m2² para 780 m2, que conta agora com quatro amplas salas de aula, sala de professores/coordenação, sala de diretoria/secretaria, cinco sanitários que foram ampliados e adequados, sanitário com acessibilidade, lavanderia, amplo refeitório, depósito, cozinha, despensa, dois solários, dois amplos berçários, lactário, varanda, jardim e área para carga e descarga.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a ampliação da creche possibilitará atender em sua totalidade a demanda da comunidade para os próximos três anos.

A Secretaria Municipal de Educação realizou no dia 17 de agosto a entrega da reforma e revitalização da escola Prof. Américo Virgínio dos Santos, no bairro da Cecap. A unidade, compartilhada entre Estado e Município, é a terceira entre cinco escolas que foram municipalizadas que passaram por reformas. As outras duas foram a Francisco Guedelha e a Martinho Nogueira.

Iniciada em junho de 2013, a reforma da Américo custou R$ 740 mil. Durante as obras os alunos ficaram alojados no prédio da Casa das Meninas. A escola sofreu ampla reforma: pintura completa;

Escola Américo de cara nova

Com ambientes amplos, creche levará mais conforto aos alunos

substituição do forro e telhado; plantio de grama; instalação de reservatório elevado para abastecimento de água; construção de novo passeio em concreto, piso e infraestrutura para drenagem de águas pluviais; substituição de portas e janelas; adequações nas instalações de elétrica e hidráulica; reforma dos banheiros e cozinha; novo acesso para carga e descarga, entre outras melhorias.

Atualmente, a escola municipal abriga cerca de 170 alunos, do 1º ao 5º ano e a estadual conta com 520 alunos do 6º ao 9º ano e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.

Escola da Cecap é uma das mais tradicionais da cidade

a Secretaria Municipal de Educação pretende criar um novo modelo de escola.

Cerca de 50% das vagas foram preenchidas, principalmente por alunos vindos de escolas mais próximas como a José Antonio Sartori e Angelino de Oliveira. A Secretaria de Educação ainda organiza a melhor maneira de preencher o restante das vagas, que poderá beneficiar inclusive crianças residentes em bairros mais distantes.

A intenção é que a escola do Cambuí possa atender inicialmente cerca de 120 alunos, podendo chegar a 150 com o passar do tempo. A obra já foi concluída e a Secretaria de Educação depende da chegada de mobiliário e dos equipamentos para marcar a inauguração. A unidade escolar conta com seis salas de aula. O prédio levará o nome da Professora Leonor Bicudo. O projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.

Page 4: Prefeitura Informa II

4ANIVERSÁRIO - Serviço completa três anos e soma a expressiva marca de 23 mil atendimentos reforçando a rede de urgência e emergência

SAMU: 3 anos e 23 mil atendimentosO Serviço de Atendimento

Móvel de Urgência (Samu - 192) - regional de Botucatu

comemorou seus três anos de atuação com a realização de um simpósio voltado à qualificação dos profissionais da Rede de Urgência e Emergência (RUE) dos municípios aderidos ao serviço [Pardinho, Areiópolis e Anhembi], no final do mês de julho.

Desde julho de 2011 até o momento, o Samu já recebeu 113 mil ligações e realizou mais de 23 mil atendimentos em Botucatu e região, com envio de

ambulâncias [Unidades de Suporte Básico e Avançada] e equipe especializada ao atendimento de urgência e emergência. Quedas e traumas físicos graves, falta de ar, dores torácicas e abdominais, e crises convulsivas são os casos mais frequentes atendidos.

Entre o deslocamento da viatura e o tempo de resposta efetivo do paciente, o tempo de atendimento do Samu em Botucatu gira em torno de 7 a 12 minutos em média. O preconizado pelo Ministério da Saúde é que o serviço seja realizado no máximo em 15 minutos.

Instalado em Botucatu no ano de 2011, SAMU já recebeu mais de 113 mil ligações

-Problemas cardiorrespiratórios graves-Dor aguda no peito-Convulsão-Acidentes ou agressão com armas “brancas”

ou de fogo-Suspeita de derrame (AVC): alteração na fala

ou na face e falta de força nos braços-Intoxicação-Queimaduras graves-Crises hipertensivas-Afogamentos-Choque elétrico-Desmaios-Acidentes com traumas graves-Trabalho de parto onde há risco de morte da

mãe/feto-Quaisquer outros casos de ameaça à vida

ServiçoCentral de Regulação/Samu BotucatuEspaço Saúde Profª Cecília MagaldiAvenida Santana, 323 – CentroTelefone: 192

Quando chamar o SAMU?

Além dos atendimentos de urgência e emergência, o Samu começou a implantar o projeto “Samuzinho”. Nele, alunos de 5º ano do Município passam a conhecer mais de perto as atividades do Samu e a importância dele dentro do sistema de saúde. A iniciativa também é uma forma de conscientizar este público em relação aos trotes, que hoje em Botucatu correspondem a quase 5% dos chamados.

PROJETOSAMUZINHOSemutran prepara atividades

da Semana Nacional de TrânsitoPrevista na Lei 9.503, de 23 de

setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a “valorização da vida” focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) aprovou o tema da Semana Nacional de Trânsito do ano de 2014: “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao

Pedestre”. Como vem acontecendo nos últimos anos, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semutran) organiza uma série de atividades para envolver os botucatuenses nessa importante campanha. Confira a programação:

Pontos de ônibus ganham nova sinalizaçãoA Secretaria de Mobilidade Urbana

(Semutran) tem instalado um novo tipo de sinalização vertical para identificar pontos de rota dos ônibus do sistema de transporte coletivo. Trata-se de um totem de metal, que instalado na calçada fica a 1,60m de altura. A principal diferença em comparação aos antigos modelos de “postinhos” é que o atual traz informações como a identificação das linhas e empresas que passam pelo ponto além do número do ponto e do telefone 156. Assim,

caso note algum tipo de anormalidade em relação ao serviço, o usuário pode informar sua posição e acionar a Semutran. Até o momento 35, de um total de 80, já foram instalados pela Cidade.

Bairros novos, vias de grande circulação, pontos de ônibus que ainda não eram identificados ou mesmo que tinham postes danificados são locais que preferencialmente têm recebido este novo modelo de sinalização. Hoje Botucatu contabiliza mais de 400 pontos de ônibus.

Dia 18/09 (quinta-feira)8h30 - Abertura da Semana Nacional de Trânsito e inauguração da nova sede da SEMUTRANBloqueios educativos de trânsito (Paratodos e Catedral)Dia 19/09 (sexta-feira)8h00 - 4º Cruzada contra os acidentes de trânsito de Botucatu 19h00 - 2º Caminhada contra os acidentes de trânsito de Botucatu (Praça Alexandre Fleming)Dia 20/09 (sábado)8h30 - Bloqueio Educativo de Trânsito – Rota kids (Paratodos)Dia 25/09 (quinta-feira) Dia Botucatuense sem acidentes de trânsito

Page 5: Prefeitura Informa II

5

Evento discute plantas medicinais e fitoterápicos

Tendo como tema central “a produção de insumos estratégicos e a indústria farmacêutica”, a Prefeitura de Botucatu, o Ministério da Saúde, Unesp, Proex e Fundação UNI realizam o 3º Seminário do Arranjo Produtivo Local (APL) de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Sistema Único de Saúde de Botucatu. O evento acontecerá nos dias 11 e 12 de setembro no Anfiteatro da Central de Aulas do Instituto de Biociências da Unesp, em Rubião Jr. Empresas e instituições apresentarão seus fitomedicamentos e as perspectivas do setor em painéis temáticos. O evento é gratuito e as vagas limitadas. Informações 3882-9959/3882-6313.

Infestação do mosquito da dengue é baixa

A Vigilância Ambiental em Saúde realizou mais uma Avaliação de Densidade Larvária (ADL). A atividade mede o índice de infestação do mosquito transmissor da dengue [Aedes aegypti] em sua fase larvária e identifica quais recipientes são potenciais criadouros do inseto. De 3.537 imóveis, apenas 0,5% estavam com larvas. De acordo com índices de infestação preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o índice do Município é classificado como “satisfatório”. De 1,1% a 3,9% o sinal é de alerta. Acima de 3,9% há risco de epidemia. A VAS continuará a intensificar as visitas nas regiões que apresentaram maiores índices de infestação: bairros da região Central/Oeste e Leste.

Canil realiza 860 castrações gratuitas até junho

O Canil Municipal realizou no primeiro semestre de 2014 a castração gratuita de 860 animais (510 felinos e 350 caninos). Este número já é maior que o realizado durante todo o ano de 2013, quando foram realizados 821 procedimentos. Em Botucatu, a parceria com clínicas particulares, Unesp e ONG’s aumenta o número de animais castrados. A principal preocupação da Secretaria de Saúde é a “superpopulação” de animais que vaga pelas ruas. Na maioria dos casos isso está atrelado à falta de responsabilidade dos proprietários. O Canil Municipal atende de segunda a sexta-feira, das 7 as 16h30, na Avenida Itália, s/nº - Lavapés [Garagem Municipal]. O telefone é o 3813-2555.

RECONHECIMENTO - Benefício atende um pleito antigo da categoria que desempenha atividades de risco

GCMs passam a contar com adicional de periculosidadePor meio de um Projeto de Lei

Complementar, de autoria do prefeito municipal, que foi

aprovado pela Câmara de Vereadores, os guardas civis municipais de Botucatu passam a contar com um importante benefício: o adicional de periculosidade. Com a nova lei, os agentes agora passam a ter direito ao adicional de 30% em seus vencimentos.

O benefício atende um pleito antigo da categoria que desempenha atividades perigosas, em trabalho com arma de fogo e permanece em exposição contínua a situações de risco. O benefício não será incorporado aos salários e não se estende aos servidores inativos.

Apesar de reconhecer que a reivindicação era legítima, a administração adotou cautela de preparar o orçamento municipal para suportar mais uma despesa de caráter continuado. De acordo com a Secretaria Municipal de Administração, o impacto financeiro está estimado em R$ 400 mil anuais. Guardas civis municipais agora contam com adicional de periculosidade de 30%

GCM fecha 1º semestre com 17 mil ações

Nos primeiros seis meses de 2014, a Guarda Civil Municipal de Botucatu realizou um total de 17.902 atendimentos. No balanço apresentado durante evento realizado na sede da corporação, foram anunciadas 7.599 ações de cunho social; 5.732 atividades policiais; 3.761 atividades administrativas; 3.529 patrulhamentos em pontos de estacionamento de viaturas; 2.216 patrulhamentos comunitários; 881 averiguações em espaço público; 850 atendimentos comunitários; 782 mediações de conflitos; 514 orientações e apoio à equipe de zoonoses; 489 apoios a outras instituições públicas; 330 abordagens decorrente perturbação do sossego público; e 120 auxílios ao projeto migrante.

A GCM foi responsável por 93 prisões, sendo 38 condenados pela Justiça e 55 pessoas presas em flagrante. Também foram recolhidos 22 veículos. Deste número, 11 veículos foram apreendidos por estarem irregulares. A outra metade é produto de furto ou roubo recuperado.

Prefeitura prepara contrataçãode mais 10 guardas municipais

No evento de apresentação do balanço das atividades da Guarda Civil Municipal no primeiro semestre de 2014, o prefeito municipal assinou o oficio que garante a abertura do processo de seleção para a contratação de dez novos guardas, ainda neste ano. Com isso, a corporação, que hoje conta com 65 agentes atingirá a marca de 75 oficiais, o maior contingente de sua história. Até o ano de 2009, a GCM somava em seus

quadros um total de 39 guardas.Atualmente oito novos agentes (sete

homens e uma mulher) que foram aprovados no concurso público realizado pela Prefeitura de Botucatu no início deste ano, passam por processo de capacitação. Na ocasião foram 427 candidatos inscritos [355 homens e 72 mulheres] interessados em seguir carreira profissional na Guarda Civil Municipal. Em breve esses novos guardas estarão em ação.

Após inspeção, Botucatu mais pertode contar com posto da Polícia Federal

O delegado chefe da Polícia Federal de Bauru, Carlos Alberto Fazzio Costa, responsável pelo setor de emissão de passaportes, realizou uma visita técnica ao Shopping Botucatu para avaliar as instalações colocadas à disposição para instalação do órgão no município. O local conta com quase 60 m2 e atende as expectativas impostas pelo órgão de

segurança. O posto deve contar com áreas de acomodação, atendimento e serviços. Na primeira etapa, o objetivo central da instalação da PF em Botucatu será a emissão de passaportes. Atualmente, 84 passaportes são expedidos por dia em Bauru. Deste montante, 40% dos passaportes emitidos são de Botucatu e sua micro região.

Page 6: Prefeitura Informa II

6

A Secretaria de Obras de Botucatu realiza o recape completo das ruas da Vila

Jardim e adjacências como Vila Santa Inês, Santa Catarina e Lavapés, na região Sul da Cidade. São investidos cerca de R$ 1,2 milhão para a recuperação de 52 mil metros quadrados de ruas, com utilização de 4.300 toneladas de massa asfáltica.

O recape na Vila Jardim é mais uma antiga demanda do Orçamento Participativo (OP) que sai do papel na atual gestão. O serviço complementa outro recape realizado ano passado em bairros próximos como o Residencial Souza Santos e Jardim São Vicente. É uma região da Cidade bastante populosa e que

INFRA-ESTRUTURA - Desde que o bairro foi criado é a primeira vez que as ruas recebem investimentos para recuperação do pavimento

Ruas da Vila Jardim ganham recapehá décadas carecia de investimentos em infraestrutura.

Benedito Crispin Rodrigues, líder comunitário da Vila Jardim, se mostrou bastante satisfeito com o trabalho que tem sido realizado no bairro. “Aqui, desde que foi asfaltado, nunca havia recapeado nenhum quarteirão. Isso aqui é uma demanda do Orçamento Participativo e eu faço parte dele. Só tenho que dar os parabéns à Secretaria de Obras e ao Governo”, declara.

Neste ano, a Secretaria Municipal de Obras também já realizou serviços de recape em bairros como Jardim Bom Pastor, Jardim Flamboyant, Vila Pinheiro, Vila Nossa Senhora de Fátima e Vila Carmelo.

Prefeitura investe R$ 1,2 milhão para recuperar ruas na Vila Jardim

A Prefeitura de Botucatu avança na construção de galerias de águas pluviais na região da Rua Jaguaribe, no setor Norte. Serão implantados cerca de 1,6 km de tubos, desde o cruzamento da Rua Galvão Severino até a altura da Rua Ricardo Zanotto. A obra permitirá a captação das águas de chuvas de setores populosos como Vila Antártica e Vila dos Lavradores, que ao longo dos anos transformaram-se em pontos críticos de alagamentos.

O investimento, que deverá superar os R$ 2 milhões, é fruto de um convênio assinado entre a Prefeitura de Botucatu e o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) do Governo do Estado. Na primeira etapa, os serviços se

Construção de galerias avança na região da Rua Dr. Jaguaribe

Investimento nas obras de galerias da Jaguaribe devem superar R$ 2 milhões

concentraram nas imediações do acesso à Secretaria Municipal de Saúde, próximo aos trilhos da antiga Fepasa. Foram construídas três caixas de passagem profundas, com altura variando entre 5 e 8 metros e na sequência feito o assentamento dos tubos.

A segunda etapa já foi iniciada para implantação de duas linhas de tubos de um metro de diâmetro no trecho entre as ruas Galvão Severino e Brás Assis. No local será construída uma caixa de passagem e implantada a nova tubulação. Os serviços avançam dentro do cronograma estabelecido pela Prefeitura. O prazo de execução da obra é estimado em oito meses.

No distrito de Vitoriana, a Secretaria de Obra executa os serviços de construção de 481 metros de tubulações de galerias nas ruas C, Duque de Caxias, Jayme Carnietto e Joaquim Lopes da Silva, no bairro Vitória II. A previsão de conclusão é para o mês de outubro. O investimento é de R$ 266.651,16. Esta obra é fundamental para a conclusão da pavimentação de todo o bairro, iniciada em 2013.

O Jardim Vitória II é um loteamento que há mais de 10 anos encontrava-se irregular. Para solucionar o problema, a Prefeitura de Botucatu somou esforço com o Ministério Público do Estado de São Paulo e empreendedores do local. Através do programa Cidade Legal, da Secretaria Estadual de Habitação, foi possível regularizar, em fevereiro deste ano, os 154 lotes implantados em 14 quadras, numa área de 79.660,45 metros quadrados.

Regularizado,Jardim Vitória II ganha galerias

A Secretaria de Obras de Botucatu iniciou a pavimentação da Estrada Municipal João da Cruz (antiga BTC-452), que dá acesso ao bairro rural Pátio 8. A intenção é pavimentar quase 1 km do trecho de serra. Os serviços são executados com mão-de-obra própria da Prefeitura e somam pouco mais de R$ 100 mil.

A pavimentação de acesso ao Pátio 8 é uma reivindicação antiga dos moradores daquela região. Em 2009, a Prefeitura havia pavimentado cerca de 300 metros da estrada. Estarley Pereira de Andrade (32) morador do Pátio 8 há 14 anos, comemora a conquista.

“O trecho é muito íngreme, cheio de curva e passa muito caminhão de produtor rural. Transporte escolar e ambulância também têm dificuldades por aqui. Mas agora está ficando muito bom e deve valorizar mais esta região”, comenta.

Estrada do Pátio 8 começa a ser pavimentada

Page 7: Prefeitura Informa II

7

O novo Sistema Integrado de Limpeza Urbana de Botucatu agora está a cargo do Consórcio Botucatu Ambiental, formado pelas empresas Revita Engenharia S/A

AVANÇO - Novo contrato permitirá ampliação da coleta seletiva e gestão adequada do aterro sanitário

Limpeza pública: cidade conta com novo sistema

e Monte Azul Engenharia LTDA. O grupo foi o vencedor da concorrência pública nº001/13 e em julho passado já assinou contrato, válido pelo prazo de 24 meses.

O investimento mensal da Prefeitura de Botucatu será de R$ 1.013.693,31.

Além dos serviços de coleta de lixo, varrição e roçagem de mato convencionais, o consórcio ficará responsável pela operação e manutenção do aterro sanitário, expansão da coleta seletiva para 100% da Cidade e ampliação de pontos de entrega voluntária (PEVs), incluindo plano de conscientização ambiental.

A Secretaria de Obras tem realizado reuniões frequentes com representantes do consórcio com objetivo de acertar os detalhes do plano de trabalho a ser executado a partir de agora. Uma das exigências do contrato é que a frota de caminhões seja 100% nova.

A coleta e tratamento adequado do lixo em Botucatu há anos tem sido uma preocupação da atual administração que investiu numa série de ações que ampliaram a vida útil do aterro sanitário em mais 20 anos.

Entre os vários serviços, novo contrato inclui gestão do aterro sanitário

A construção da rotatória que disciplinará o trânsito na Avenida Dante Delmanto, próximo a alça de acesso à rodovia Marechal Rondon ganhou ritmo nas últimas semanas. A obra é executada pela empresa Fortpav Pavimentação e Serviços Ltda., vencedora do processo licitatório. O custo total é de R$ 332.736,91, fruto de convênio entre a Prefeitura de Botucatu e Governo Federal. A previsão é que a conclusão dos trabalhos aconteça neste mês de setembro.

Após a implantação de tubulação do sistema de galerias de águas pluviais e a definição das desapropriações necessárias para delimitar a área a ser atingida pelo novo dispositivo de segurança, o trabalho agora se concentra na demarcação do traçado das vias e preparação para receber a pavimentação asfáltica. A Prefeitura ainda aguarda que a CPFL providencie a remoção de dois postes de energia elétrica para avançar com os trabalhos.

Os motoristas devem redobrar a atenção em razão da circulação de maquinário pesado que trafega pelo local.

Empresa acelera o ritmo e obras avançam para construção de rotatória na Av. Dante Delmanto

O trecho está sinalizado e parcialmente interditado por cones. O novo dispositivo organizará a distribuição do trânsito nas imediações do Distrito Industrial 1 e, futuramente, garantirá acesso rápido e

seguro ao AME (Ambulatório Médico de Especialidades) e ao Centro de Recuperação Lucy Montoro, que estão em fase de instalação nas antigas dependências da Brashidro.

Dispositivo de segurança reorganizará o fluxo de veículos na Dante Delmanto

A Prefeitura de Botucatu não para de investir em obras de drenagem urbana. Mais um bairro contemplado com galerias para a captação da águas das chuvas é o Jardim Santa Elisa. Estão em construção 1.246,50 metros de tubulações de concreto na Rua Rubens Rúbio da Rosa e Rua 6, e nas avenidas Milton Aparecido de Oliveira, Waldemar Vizotto e Bons Ares. A previsão de conclusão das obras é para outubro deste ano. O investimento é de R$ 614.494,17. Na sequência será executada a construção de guias e sarjetas para pavimentação que permitirá a ligação ao Distrito de Rubião Júnior pela Rua Pedro Donini, que ganhou galerias e asfalto também neste ano.

Galerias beneficiamSanta Elisa

O Jardim Monte Mor é outro importante bairro que recebe investimentos da Prefeitura na implantação de galerias de águas pluviais. A infraestrutura beneficiará a Rua João Barreiro Filho, Rua 16 e Avenida Claudio Ferreira Cesário. Serão assentados 942 metros de tubos. Os trabalhos, executados pela MFL Construtora Ltda – ME seguirão até janeiro de 2015, caso as condições climáticas sejam favoráveis. O investimento é de R$ 464.959,02. Com as galerias será possível levar pavimentação e valorização ao local.

Monte Mor é contemplado com galerias

Até o final deste ano, a Prefeitura trabalhará para dar início também às obras de mais 1,3km de galerias no Convívio. O plano de drenagem urbana prevê, até o fim de 2014, um investimento público superior a R$ 6 milhões para que sejam construídos mais de 8,7 km de galerias em Botucatu. De 2009 a 2013, a Prefeitura proporcionou a construção de outros 9,7 km de tubulações para captação da água das chuvas.

Page 8: Prefeitura Informa II

8

A Prefeitura de Botucatu promoveu recentemente a recepção do terceiro grupo de

65 novos servidores públicos municipais admitidos em 2014. A maioria está vinculada à Secretaria Municipal de Educação como atendentes de creche e professores, vagas criadas no concurso público realizado em fevereiro deste ano.

Outros aprovados em concursos anteriores também são convocados para suprir aposentadorias, exonerações e novas vagas criadas no Poder Público Municipal. Neste ano a Prefeitura de Botucatu já admitiu 164 pessoas para compor seu quadro de funcionários que hoje já passa dos 2,4 mil servidores, o que a credencia como uma das maiores empregadoras e estimuladoras da economia da Cidade.

O programa de integração dos servidores públicos municipais é proposto pelo Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal da Administração. Os admitidos recebem o Manual do Servidor Público e todas as informações sobre direitos, deveres, benefícios, planos

FUNCIONALISMO - Administração reforça quadro de funcionários admitidos através de concurso público beneficiando diversas áreas

Prefeitura integra mais 65 servidores; mais de 160 já foram admitidos no ano

de carreira, saúde do trabalhador, entre outros assuntos.

Também são organizadas dinâmicas de trabalho em equipes para estreitar ainda mais a relação entre os novos contratados, com apoio da associação (ATFPMB) e sindicato (Sispumb) dos servidores públicos municipais.Serviço - Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura de BotucatuRua General Telles, nº 1.021 – CentroTelefone (14) 3813-7002

Programa busca promover a integração dos novos servidores contratados

A Secretaria Municipal da Administração está finalizando o processo para a abertura de um novo concurso público, que deve ocorrer ainda neste ano. Por enquanto não há um número exato de vagas, mas elas irão contemplar diversas áreas do Poder Público Municipal como Saúde, Educação e Segurança.

Em dezembro de 2013, o setor de Tecnologia e Recursos da Informação da Prefeitura de Botucatu formalizou contratação de empresa para fornecimento dos serviços de telefonia móvel, buscando ganho de eficiência e geração de economia para os cofres públicos. A vencedora da licitação foi a empresa Vivo. No contrato anterior a prefeitura possuía 69 números de celulares. Agora conta com 7 modens e 310 números de celulares, sendo que 110 utilizam o serviço apenas para falar no chamado “grupo prefeitura”, onde as ligações não têm custo.

Desde janeiro/2014 toda fatura é verificada e se algum valor estiver incorreto é feita uma contestação junto a empresa. Esse procedimento, de janeiro a julho gerou mais de R$ 38 mil em economia aos cofres públicos. Em relação a telefonia fixa, uma das principais medidas foi a implantação de três interfaces (chip celular) no PABX da prefeitura. De forma inteligente, quando uma ligação é feita para um celular é direcionada para um desses chips, de forma que seja feita de celular para celular, gerando grande economia.

Telefonia: Prefeitura consegue economia

Antecipando-se a uma decisão que deverá ser tomada pelo Congresso Nacional e que terá validade em todo o país, a Prefeitura de Botucatu adotará, a partir de 1º de janeiro de 2015, a carga horária máxima de 30 horas semanais para os psicólogos, equiparando a jornada de trabalho com os assistentes sociais .

Além disso, o governo municipal fará a equiparação salarial dos assistentes

Anunciados benefícios para psicólogos e assistentes sociaissociais com os psicólogos, atendendo uma antiga reivindicação da categoria. A decisão resultará em um ganho nos vencimentos da ordem de 30% aos profissionais. Esse benefício também deverá ter validade a partir de 2015.

As novidades só foram anunciadas depois de um amplo estudo administrativo, jurídico e financeiro que demonstraram a viabilidade da implantação das medidas.

Um projeto de lei, acompanhado dos relatórios de impacto financeiro, deverá ser encaminhado à Câmara Municipal para oficializar as modificações.

As medidas significam mais um passo importante no processo de valorização dos servidores públicos municipais e no aperfeiçoamento das relações entre os profissionais que atuam na área de assistência social.

Já estão em andamento as obras para a instalação de um elevador no Paço Municipal “Luiz Aparecido da Silveira” (Lico Silveira), sede da Prefeitura de Botucatu. O investimento do Poder Público é de R$ 123 mil e as obras devem ser concluídas ainda este ano. O equipamento será instalado em um vão do lado externo do prédio e ligará o andar térreo, onde ficam os guichês de tributos, ao 1º andar, onde está o gabinete do prefeito. Esta será uma primeira etapa para deixar a Prefeitura ainda mais acessível a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida [idosos e gestantes]. Desde abril passado o Paço Municipal conta com uma rampa de acessibilidade. Banheiros também ficarão mais acessíveis. Os de uso exclusivo dos servidores estão com obras avançadas. Até o final deste ano a intenção da Secretaria da Administração é iniciar a reforma dos banheiros direcionados ao público em geral.

Agente de Atividades Escolares – 7Arquiteto – 1Assistente Social – 2Atendente de creche – 31Auxiliar de serviços gerais – 48Auxiliar de escritório – 11Enfermeiro – 2Guarda Civil Municipal – 8Inspetor de alunos – 2Instrutor musical – 1Interprete de Libras – 1Lançador contador – 1Monitor – 3Monitor ambiental – 2Motorista – 6Orientador de Esportes e Recreação – 1Padeiro – 1Prof. Ed. Básica (Ed. Física) – 8Prof. Ed. Básica (Fundamental ) – 10Prof. Ed. Básica (Infantil) – 10Prof. Ed. Básica (Português) – 1Prof. Ed. Básica (Ed. Artística) – 1Psicólogo – 1Téc. Segurança do Trabalho – 1Téc. de Enfermagem – 3Téc. Imagem e Som – 1

Número de admitidospor cargo em 2014 pela Prefeitura de Botucatu

Prédio da Prefeitura ganhará elevador

Page 9: Prefeitura Informa II

9

Aberta licitação para fechar quadra da escola “Jonas”

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Educação, prepara a reforma e adequação da quadra poliesportiva da EMEF “Jonas Alves de Araújo”, no Conjunto Habitacional Comerciários. A Comissão Permanente de Licitações finaliza o processo licitatório para contratação da empresa. O custo das obras está orçado em R$ 194.669,41 e o prazo para execução é de quatro meses. Cumprindo compromisso assumido com a comunidade escolar, a administração municipal providenciará a recuperação do telhado e transformará a quadra em um mini-ginásio. As obras incluem fechamento completo, instalação de alambrado, troca do piso, além de adequação dos sanitários.

HABITAÇÃO - Lei permite pagamento temporário de aluguel para famílias carentes em áreas de risco

“Aluguel Social” beneficia famílias no Pq. Marajoara

Prefeitura começa a construir praça no Jd. Vista Linda

A Prefeitura de Botucatu iniciou obras para construção de uma nova praça no Jardim Vista Linda, na confluência das ruas Ary Thomaz Simonetti, Monsenhor José da Silva Paes com a Avenida A. Serão investidos R$ 343.667,22 e os serviços estão a cargo da empresa Tecnoplan. A obra foi viabilizada por meio de convênio firmado entre a Prefeitura de Botucatu e o Ministério do Turismo. O projeto inclui a construção no local da Praça do Idoso, academia ao ar livre, quadra de futebol de areia, pista para caminhada, playground com balanço, escorregador, gira gira e gangorra; bicicletário, bebedouro antivandalismo e rampas de acessibilidade. O prazo de conclusão da obra é de 120 dias.

Flamboyant: CEI ganhará reforma de R$ 500 mil

Dando continuidade ao programa de melhoria da estrutura das unidades de ensino da rede municipal de educação, a Prefeitura de Botucatu prepara uma ampla reforma e ampliação do prédio do Centro de Educação Infantil “Romualdo José Balestrim”, no Jardim Flamboyant. O processo licitatório já foi aberto e deverá ser concluído ainda este mês. O valor orçado pela administração é de R$ 580.623,07. O prazo de execução é de sete meses. As melhorias envolvem readequação completa de estruturas hidráulica e elétrica, troca do telhado, novo piso, construção de pátio, setor administrativo, ampliação de salas, novos sanitários, ampliação de muro, pintura em geral e acessibilidade.

Aprovada em fevereiro deste ano, a lei que reestruturou o “Aluguel Social” no município

de Botucatu começa a contemplar as primeiras famílias. O programa permite que a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Habitação, repasse recursos no valor máximo de um salário mínimo (hoje R$ 724,00), pelo período de seis meses, para pagamento de aluguel de um imóvel para famílias ou indivíduos em situação de risco habitacional de emergência, vulnerabilidade social, risco individual ou social a moradores de áreas submetidas a intervenções urbanas de interesse público.

Para serem incluídas no programa as famílias e indivíduos não podem ter renda superior a três salários mínimos e devem estar inscritos no Cadastro Único (CADUNICO) junto a Secretaria de Assistência Social. O coordenador da Defesa Civil, Paulo Renato da Silva, é o presidente da Comissão Municipal de Moradia Emergencial. O órgão, que também é composto por representantes das secretarias de Habitação e Assistência

Primeiras famílias contempladas com o benefício deixaram barracos no Marajoara

Social, tem como atribuição deliberar os casos pertinentes à aplicação da lei.

Foi aprovada recentemente a concessão do aluguel social para quatro famílias que viviam em barracos em áreas de risco e situação de vulnerabilidade social no Parque Marajoara. Após uma

avaliação rigorosa, todas atenderam os critérios fixados pela lei e terão direito ao benefício. As famílias já encontraram imóveis que foram aprovados e elas farão o pagamento direto aos proprietários. Duas já se mudaram e as outras duas estarão na casa nova em breve.

No primeiro semestre de 2014, a Coordenadoria da Defesa Civil de Botucatu realizou 473 atendimentos. Somadas as parcerias com demais áreas ligadas à Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) são mais de mil ações executadas.

As ocorrências atendidas pela Defesa Civil variam entre os mais diversos tipos de casos: 150 podas preventivas

Defesa Civil: mais de 470 ações no 1º semestrede árvores; 126 atendimentos diversos ao público; 69 processos; 63 vistorias técnicas; 21 ocorrências em parceria com o Corpo de Bombeiros; oito de queda de árvores; oito destelhamentos de imóveis; sete incêndios, seis laudos de intervenção emergencial; cinco desabamentos; quatro laudos técnicos diversos; três obras em risco; duas inundações; e um de árvore com queda de risco iminente.

As ações também são voltadas a prevenção e informação da população, além da realização de atividades ambientais, obras de contenção e recuperação, palestras, bloqueios educativos, visitas em locais com maior incidência de ocorrências, além da “Operação Verão” e o “Corta Fogo” que atuam na prevenção contra queimadas e estão em plena execução.

Page 10: Prefeitura Informa II

10

A Avenida Vital Brazil, um dos principais corredores comerciais da cidade, deverá

passar por um amplo processo de modernização, fruto de parceria entre o poder público municipal e o setor privado. Através do programa “Adote uma Área”, a Construtora Resiplan ficará responsável pela revitalização e manutenção dos canteiros centrais da avenida. O acordo foi assinado no último dia 15 de agosto, no gabinete do prefeito.

O trecho que será revitalizado tem cerca de 1.100 metros de extensão e contempla as quadras entre a Rua Prefeito Tonico de Barros e a Rua Pinheiro Machado. A parceria tem prazo inicial de um ano de duração podendo ser renovada se houver interesse entre as partes. A

MODERNIZAÇÃO- Através do Projeto Adote uma Área a Construtora Resiplan ficará responsável pela mudança visual de trecho de 1.100 metros

Av. Vital Brazil: revitalização à vista

Desenho mostra como deverão ficar os canteiros centrais a serem modificados

intervenção contempla alterações ao longo de 12 canteiros centrais que incluem o plantio de lírios de cores diversas,

criação de passagens para pedestres, plantio de 22 mudas de Palmeira Elegante com altura mínima de dois metros,

instalação de totens energizados por painéis fotovoltaicos com indicação do nome da avenida e divulgação da marca Resiplan, além de introdução de um grande relógio-termômetro que indicará hora certa e temperatura.

A Prefeitura pretende avançar ainda mais no processo de modernização da Vital Brazil, avenida que nos últimos anos tem atraído uma série de investimentos. Circulam pelo local em torno de 14 mil veículos por dia. A proposta é buscar entendimento com os comerciantes da região para investir em outras mudanças que deem ainda mais charme e modernidade à avenida como a padronização completa das calçadas, com utilização de piso drenante e intertravado, instalação de lixeiras e troca dos abrigos de ônibus.

Feira do Verde completa sua 20a edição

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, promove de 4 a 7 de setembro a 20ª edição da Feira do Verde. Pelo segundo ano consecutivo o evento acontecerá no Parque Municipal Joaquim Amaral Amando de Barros, no Jardim Paraíso, das 9 às 21 horas. O tradicional evento, iniciado em 1994, sempre é uma excelente opção de lazer às famílias em pleno mês de chegada da primavera.

Serão cerca de 20 expositores que irão comercializar plantas ornamentais, vasos e sementes, equipamentos de jardinagem e materiais para paisagismo, artesanato em bambu e madeira, serviços de consultoria ambiental, entre outros. Apresentações artísticas, trilha monitorada pelo parque e praça de alimentação também irão compor as atividades da feira.

O público ainda poderá participar de cursos gratuitos de Noções de Arborização Urbana; Arranjo Floral; Decoração de Jardins com Materiais Recicláveis; Cultivo de Plantas Medicinais e de Orquídeas. A Feira do Verde 2014 conta com o apoio da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp; Consórcio de Estudos, Recuperação e Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo (Cedepar); Círculo Orquidófilo Botucatuense e Sabesp.

O novo Sistema Integrado de Limpeza Urbana de Botucatu, que está em fase de implantação e prevê a ampliação da coleta seletiva para 100% de Botucatu, irá trazer benefícios para a população e melhorar as condições de trabalho da Cooperativa de Agentes Ambientais. O grupo, que atua junto ao aterro municipal chegou a ser proibido de operar por irregularidades

Reestruturada, cooperativa completa 1 ano

administrativas. Em agosto de 2013, após profunda reformulação e composição de uma nova diretoria, a cooperativa foi totalmente legalizada. Um ano depois dessa reestruturação, a perspectiva aos atuais 18 cooperados é promissora.

Hoje a cooperativa realiza coleta de reciclados apenas na região Norte e alguns Pontos de Entrega Voluntária

(PEVs) instalados em condomínios, campi da Unesp e um supermercado da Cidade. São recolhidas cerca de 50 toneladas/mês de materiais plásticos, papeis e metais. Com a ampliação do serviço, a Secretaria de Meio Ambiente estima que esse volume suba para pelo menos 130 toneladas/mês.

A principal diferença é que agora esses trabalhadores irão se concentrar mais na parte de triagem do material, que depois é comercializado junto a empresas que fazem o seu processamento. A coleta será realizada pela equipe do novo consórcio Botucatu Ambiental [formado pelas empresas Revita Engenharia S/A e Monte Azul Engenharia LTDA].

Márcia Regina da Silva (32) há quatro anos trabalha junto à cooperativa. Do lixo que ajuda a retirar das ruas, consegue tirar em média R$ 1 mil por mês para o sustento de suas duas filhas. “Com a ampliação da coleta a gente espera ganhar um pouco mais, né? Ao mesmo tempo, a gente ajuda a não sobrecarregar o aterro com mais lixo que poderia parar lá”, diz ela, que se sente orgulhosa da atividade que desempenha.

Cooperativa de agentes ambientais projeta novos rumos após ser reestruturada

A Secretaria de Meio Ambiente de Botucatu realizou a revitalização do canteiro central das avenidas Leonardo Villas Boas e Camilo Mazoni, importante trecho de ligação entre bairros da região Norte. Foram plantadas 500 mudas de dracenas [verdes e vermelhas]. O investimento foi de aproximadamente R$ 7 mil. Além de mais resistentes, essas

Canteiros da Leonardo Villas Boas e Camilo Mazoni estão de cara novamudas não tem raízes profundas. De porte baixo, elas ainda são cultivadas com espaçamento adequado até para não atrapalhar a visão dos motoristas. Quem passa pelo local elogia a mudança no visual da avenida.

Foram plantadas 500 mudas de dracenas ao longo das avenidas

Page 11: Prefeitura Informa II

11

No mês de agosto o Cine Janelas, instalado no Espaço Cultural “Dr. Antonio Gabriel Marão”,

começou a exibir as primeiras sessões de filmes ao público. As exibições gratuitas de cinema acontecerão todas as quintas-feiras para adultos, às 20 horas, e sábados para crianças, às 15 horas. As escolas das redes municipal, estadual e particular também podem fazer agendamentos pelo telefone (14) 3882-0133.

O Cine Janelas é espaço totalmente adaptado e equipado para recriar em ambientes públicos a arte e magia do cinema, de forma permanente. Ele conta com acervo de 273 filmes em formato DVD (todos licenciados para exibição), incluindo títulos educativos, animações, documentários, clássicos e lançamentos do cinema mundial, além de um projetor multimídia de 5 mil lúmens, sonorização de cinema, suportes de cabeamentos, telão e adequação de incidência de luminosidade.

São mais de 80 lugares (incluindo cadeiras, poltronas, “puffs” e espaço para pessoas com deficiência física) que proporcionam um ambiente mais aconchegante e intimista. O projeto, concebido pela Rede Educare, tem patrocínio da Duratex, por meio do ProAc (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo) e apoio da Secretaria Municipal da Cultura.

NA TELA - Acervo inclui animações, documentários, clássicos e lançamentos do cinema mundial

Cine Janelas já exibe sessõesSETEMBRO

Sessões gratuitas de cinema para comunidade acontecem às quintas e sábados

Sessões - Público adulto Setembro Dia: 4 - Náufrago - Drama Dia: 11 - Onze de Setembro - Tragédia Dia: 18 - A Vida é Bela - Comédia/Drama Dia: 25 - Perfume de Mulher – Drama OutubroDia: 2 - A Menina que Roubava Livros - Drama Dia: 9 - Cor púrpura - Drama Dia: 16 - Sociedade dos Poetas Mortos - Drama Dia: 23 - ET – O Extraterrestre - Ficção Dia: 30 - Na Hora da Zona Morta - Drama Novembro Dia: 6 - Os pássaros - Suspense Dia: 13 - O discurso do rei - Drama Dia: 20 - Como perder um homem em dez dias - Comédia Dia: 27 - Meu pé de laranja lima - Drama

Sessões - Público infanto juvenil SetembroDia: 6 - Madagascar - Desenho Dia: 13 - A Fuga das Galinhas - Desenho Dia: 20 - Homem de Ferro 3 - Ficção Dia: 27 - Em Busca da Terra do Nunca - Infanto/Juvenil OutubroDia: 11 - Harry Potter em “A Pedra Filosofal” - Aventura Dia: 18 - Kung Fu Panda - Desenho Dia: 25 - O Rei Leão - Desenho NovembroDia: 1 - Vida de Inseto - Desenho Dia: 8 - Wall-E - Desenho Dia: 22 - Mogli, o Menino Lobo - Desenho Dia: 29 - Rio - Desenho

Programação - Cine Janelas

No dia 13 de setembro, das 9 às 13 horas, será realizada na Secretaria Municipal de Cultura a oficina “A Música do Filme - Das origens aos novos olhares sobre a música de cinema”. A ação gratuita é viabilizada pelo programa Pontos MIS [Museu da Imagem e do Som], do Governo do Estado de São Paulo. A oficina apresenta ao participante o universo da música de cinema em vários aspectos.

A atividade será ministrada por Tony Berchmans, autor do livro “A Música do Filme - Tudo o que você gostaria de saber sobre a música de cinema”. São 30 vagas para pessoas com idade a partir de 16 anos. Os interessados podem realizar suas inscrições na própria Secretaria de Cultura, localizada na Praça Coronel Moura, nº27, no Centro. Outras informações pelos telefones (14) 3882 -1489 ou 3882-1747.

Pontos MIS trazoficina sobre música de cinema

Dia 2 Apresentação da Corporação Musical Dr. Damião Pinheiro Machado 20 horas -Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci Dia 4 Exibição do filme - Náufrago (Drama) – Projeto Cine Janelas 20h - Espaço Cultural Dr. Antonio Gabriel Marão - Entrada gratuita Dias 4,5,6 e 7 Feira do Verde 9 às 21h - Parque Municipal “Joaquim Amaral Amando de Barros” - Entrada gratuita Dias 5 e 6Show de Talentos do Colégio Anglo Botucatu20h -Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci - Entrada gratuita Dia 6Exibição do filme - Madagascar (Desenho) – Projeto Cine Janelas 15h - Espaço Cultural - Dr. Antonio Gabriel Marão - Entrada gratuita Apresentação da Corporação Musical Dr. Damião Pinheiro Machado 17h - Parque Municipal “Joaquim Amaral Amando de Barros”Dia 7 Apresentação da Corporação Musical Dr. Damião Pinheiro Machado 8h - Ato Cívico em frente a Prefeitura Municipal)Stand Up - A vida é uma comédia com Carlos Denoni19h - Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci - Classificação: 14 anos - Ingressos: R$ 15 (estudantes e idosos) e R$15 (inteira)Dia 11 Exibição do filme - Onze de setembro (Tragédia) – Projeto Cine Janelas20h - Espaço Cultural - Dr. Antonio Gabriel Marão - Entrada gratuita Show do Ed Mota20h30 - Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci - Classificação: 12 anos - Ingressos: R$ 30 (estudantes, idosos e clientes da Porto Seguro), R$ 40 (clientes Unimed e Uniodonto) e R$ 60 (inteira)Dia 12Apresentação do Circuito Cultural Paulista – Banda Aláfia 20h30 - Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci Classificação: 12 anos - Entrada GratuitaDia 13Ponto MIS – Oficina gratuita sobre o universo da música no cinema9 às 13h - Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci Exibição do filme - A fuga das galinhas (Desenho) – Projeto Cine Janelas 15h - Espaço Cultural - Dr. Antonio Gabriel Marão - Entrada gratuita Dia 16MUSICASA 2014 - Fundação CASA Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci Evento fechado para familiares dos jovens da FundaçãoDia 17Audição dos alunos da escola Drum Shop20h -Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci - Classificação livre - Ingressos: R$10 (preço fixo)Dia 18 Exibição do filme - A vida é bela (Comédia/Drama) – Projeto Cine Janelas20h - Espaço Cultural - Dr. Antonio Gabriel Marão - Entrada gratuita Apresentação da Filarmônica de Pasárgada20h30 - Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci - Classificação 12 anos - Entrada Gratuita Dia 20 Apresentação da Corporação Musical Dr. Damião Pinheiro Machado 10h30 - Praça Comendador Emílio Pedutti (Bosque)Exibição do filme - Homem de ferro 3 (Ficção) – Projeto Cine Janelas 15h - Espaço Cultural - Dr. Antonio Gabriel Marão - Entrada gratuita Espetáculo Maturidade Dança - Semana do Idoso18h - Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci - Classificação livre - Entrada Gratuita Dia 21Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu com o pianista Vital Walter 19h - Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci - Entrada GratuitaDia 23Teatro da terceira idade - Semana do Idoso19h30 - Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci - Classificação livre - Entrada Gratuita Dias 24,25 e 26Projeto Osesp ItineranteLocal: Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci - Entrada gratuita. Dia 24 das 9 às 12h - Apreciação musical/17 às 19h - Oficina Musical do Quinteto de Metais/20 às 21h - Concerto do Quinteto de Metais da OsespDia 25 das 9 às 12h - Apreciação musical/17 às 19h - Oficina Musical do Quinteto de Cordas/ 20 às 21h - Concerto do Quinteto de Cordas da OsespDia 26 das 9 às 12h - Apreciação musical/13h30 às 15h30 - Oficina Musical do Quinteto de Sopros/17 às 18h - Concerto do Quinteto de Sopros da Osesp/20 às 21h - Concerto do Coro da OsespDia 25Exibição do filme - Perfume de mulher (Drama) – Projeto Cine Janelas 20 horas - Espaço Cultural - Dr. Antonio Gabriel Marão - Entrada gratuita Dia 27Apresentação da Corporação Musical Dr. Damião Pinheiro Machado 10h30 - Praça Cavalheiro Virgílio Lunardi (Vilas dos Lavradores)Exibição do filme - Em busca da terra do nunca (Infanto/Juvenil) – Projeto Cine Janelas 15 horas - Espaço Cultural - Dr. Antonio Gabriel Marão - Entrada gratuita

Programação MAC Itajahy Martins - Setembro

Exposição - Impressões e ReflexõesLocal: Galeria Fórum das ArtesAv. Dom Lúcio, nº29 – Centro (ao lado do antigo

Fórum)Agendamento de grupos para visitas: (14)3882-

1747 Horário: Terça a domingo, das 10 às 18 horasEntrada gratuitaA exposição Impressões e Reflexões apresenta

62 obras pertencentes ao acervo do MAC Itajahy Martins e da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Ela marca a abertura da sala de exposições temporárias do Fórum das Artes, equipamento cultural que será instalado no edifício do antigo Fórum, em reforma com conclusão prevista para o segundo semestre de 2015. Esta exposição é uma parceira entre a Pinacoteca e o MAC com curadoria de Carlos Martins.

Exposição - Atelier Cultura de FotografiaLocal: Terminal Rodoviário de BotucatuEntrada gratuitaExposição das fotos dos participantes do Atelier Cultura

de Fotografia, ministrado pela fotógrafa Rose Machado. A mostra traz o resultado das aulas do atelier que proporcionou aos alunos mais do que a técnica, como também a descoberta de um novo olhar para as imagens do cotidiano e da Cidade.

Exposição Arte Não Tem Idade 2014 Local: Saguão do Teatro Municipal Camillo

Fernandez DinucciPraça Coronel Moura, nº27 – Centro Horário: Terça a sexta-feira, das 13 às 19 horasEntrada gratuitaA exposição coletiva Arte Não Tem Idade é uma

iniciativa da Secretaria de Cultura e do Conselho do Idoso que tem por objetivo incentivar e revelar a produção dos talentos da maturidade para demonstrar que a arte pode ser um dos caminhos que levam o ser humano a adquirir qualidade de vida física e emocional.

Atelier Cultura Seguem abertas as inscrições para as oficinas

artísticas que serão realizadas durante o segundo semestre de 2014, por meio do programa Atelier Cultura. Ele tem como finalidade estimular o processo criativo e proporcionar a prática em linguagens das artes visuais: atelier infantil, desenho, estamparia, fotografia, pintura, poéticas visuais, xilogravura e vídeo.

Para se inscrever, os interessados devem possuir alguma afinidade com as áreas de expressão escolhidas. As inscrições podem ser feitas no MAC [Praça Coronel Moura, nº 27 – Centro], de segunda a sexta, das 9 às 17 horas, ou pelo e-mail [email protected].

A agenda do Museu de Arte Contemporânea (MAC) - Itajahy Martins, vinculado à Secretaria Municipalde Cultura, está com diversas atividades durante todo este mês de setembro como exposições e oficinas.

Page 12: Prefeitura Informa II

12

Novo campo de futebol atende demanda elencada pelo Orçamento Participativo

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, deu início às obras para construção do campo de futebol do Parque dos Pinheiros, na região Sul da Cidade. O novo equipamento esportivo terá grama natural, medidas

INVESTIMENTO - Nova área de lazer já está em construção para beneficiar moradores da região sul. Obra atende uma demanda do OP

Começa construção de novo campo de futebol no Parque dos Pinheiros

oficiais [45 x 98 metros] e será cercado com alambrado. Ele será construído na confluência das ruas Florêncio Perez e Mário Spera. O investimento total é de R$ 217.112,46, viabilizado com recursos dos cofres municipais. O prazo de execução é

de 90 dias.A obra atende mais uma demanda votada

entre as prioridades da comunidade nas assembleias do Orçamento Participativo (OP). Esse pedido era feito pela população desde 2006, já que o Parque dos Pinheiros não dispõe de nenhum equipamento público voltado ao lazer e à prática esportiva.

O coordenador da equipe e morador do bairro, Rogério Arruda (Duda), está com

as esperanças renovadas ao ver o início das obras. “A comoção das pessoas do bairro foi muito importante para a ideia sair do papel. A obra agora ajudará não só nosso time, mas também os jovens do bairro e de regiões próximas”, argumenta.

Mais lazer - Além do campo, a segunda etapa do projeto prevê a implantação de uma praça pública com academia ao ar livre, praça do idoso e playground.

28o Jogos Estudantis reúne mais de 700 atletas de 13 escolas da cidade

A 28ª edição dos Jogos Estudantis de Botucatu “Mateus Sugizaki” tiveram início no último dia 18 de agosto e se estendem até 26 de setembro. A competição, promovida pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, reúne mais de 700 atletas de 13 escolas particulares, estaduais e municipais. Os alunos participantes têm idade entre os 12 e 16 anos e disputam oito modalidades, tanto no masculino quanto no feminino. São elas: atletismo, basquetebol, damas, futsal, handebol, tênis de mesa, voleibol e

xadrez. O título da competição em 2013 ficou com o Colégio La Salle, seguido por Santa Marcelina e Elda Moscogliato.

Além das três principais colocadas do último ano, em 2014 a competição conta com a participação dos colégios: Cepra, Colégio Embraer, Liceu Anglo, Tyto Alba, Aitiara, Escola Cristã, 24 de Maio, Luiz Tácito, Joana De Angelis e Sesi. As disputas acontecem nas quadras da EMEF Luiz Carlos Aranha Pacheco (Jd. Paraíso) e no Estádio Municipal “Professor João Roberto Pilan” [Inca].

Na Cohab 1, Praça Padre Bento passa por melhorias

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, realiza melhorias na Praça Padre Bento, localizada no Conjunto Habitacional Humberto Popolo (Cohab 1,) região Sul. Os serviços incluem a construção de um acesso à quadra, construção de valetas para melhor escoamento de água, além da colocação de mais 88 metros cúbicos³de areia destinados à quadra de futebol e caixa de areia para o lazer das crianças. Também está prevista a troca dos alambrados que cercam a quadra de areia. A Praça Padre Bento foi entregue à comunidade em 2012 e conta com playground, academia ao ar livre, academia do idoso e campo de areia.

REFORMA NA PRAÇA - A Secretaria de Meio Ambiente de Botucatu investiu pouco mais de R$ 7 mil para a reforma dos equipamentos (bancos, brinquedos e aparelhos de ginástica) da Praça Alexandre Fleming, localizada em frente ao Hospital do Bairro, região Norte da Cidade. Alguns destes equipamentos encontravam-se danificados devido ao desgaste natural do tempo, mau uso e até mesmo atos de vandalismo, oferecendo riscos a quem os utilizava. As antigas estruturas de madeira foram trocadas por peças novas tratadas, que suportam por mais tempo as ações do sol e da chuva. A praça foi totalmente reformada e entregue à comunidade em novembro de 2011. Desde então virou reduto da população botucatuense que busca algumas horas de descanso e lazer ao lado da família.

‘Obras’ conclui construção de rotatória na Eduardo Zucari

A Secretaria de Obras de Botucatu concluiu a construção de uma rotatória na Rodovia Eduardo Zuccari (BTC-040), próxima à entrada da Duratex. Foram utilizadas mais de 300 toneladas de massa asfáltica, além de serem construídas saídas para o escoamento da água das chuvas. O investimento foi superior a R$ 110 mil. Além da rotatória, cerca de 2 km deste mesmo trecho da rodovia já haviam sido recapeados ano passado. Os investimentos fazem parte da contrapartida da Prefeitura na desapropriação amigável de parte do lote da Fazenda Pinheiro [12,6 alqueires], pertencente ao grupo Duraflora S.A. A área será utilizada na futura expansão do aterro sanitário.