predadores de lentes

2
Predadores de Lentes ecoclics.com.br /2012/11/19/predadores-de-lentes/ Um dos componentes mais caros de uma câmera é sua objetiva, que é formada por um conjunto de lentes. Fabricadas com uso de técnica sofisticada, seus preços chegam a atingir US$ 26.000,00 (objetiva zoom 200- 500mm f/2.8 da Sigma). É importante, consequentemente, tomar-se o máximo de cuidado com tais preciosidades. No dia a dia, certamente você evita o contato dos dedos com as lentes, sendo recomendável a utilização de filtro UV ou Sky para proteção da lente frontal. Mas e quanto as precauções quando a câmera não está em uso? Caso você não as esteja tomando, saiba que sua objetiva está em risco. Nosso clima tropical, geralmente quente e úmido, favorece a proliferação de fungos que se instalam em suas lentes. Embora numa oficina de confiança isso possa ser resolvido com uma boa (e cara) limpeza, as lentes assim afetadas terão sua qualidade comprometida irreversivelmente. Para evitar essa catástrofe, é necessário adotar os seguintes procedimentos: • Ao chegar do campo, limpar o equipamento (ver manual da câmera) e, no caso de contato com a umidade, deixar secar à sombra; • Sem o estojo, bolsas etc., guardar o equipamento em ambiente ventilado, de preferência fora de armários de madeira (preferir o aço); • Usar desumificadores, facilmente encontrados em supermercados, por exemplo. Prefira aqueles que podem ser reutilizados após aquecimento, pois saem mais em conta no longo prazo; • Preferencialmente, acondicionar a câmera e as objetivas em uma caixa que possa ficar bem fechada, para alongar o prazo de validade do desumidificador (sachê na foto ao lado, que exemplifica essa idéia) e aumentar sua eficácia. Além disso, é recomendável guardar a objetiva fora do corpo da câmera. Nesse caso ambos devem ser acondicionados com as respectivas tampas.

Upload: pedro-trindade

Post on 27-Jul-2015

23 views

Category:

Art & Photos


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Predadores de lentes

Predadores de Lentesecoclics.com.br /2012/11/19/predadores-de- lentes/

Um dos componentes mais caros de uma câmera é sua objetiva, que é formada por um conjunto de lentes.Fabricadas com uso de técnica sofisticada, seus preços chegam a atingir US$ 26.000,00 (objetiva zoom 200-500mm f/2.8 da Sigma). É importante, consequentemente, tomar-se o máximo de cuidado com tais preciosidades.

No dia a dia, certamente você evita o contato dos dedos com as lentes, sendo recomendável a utilização de filtroUV ou Sky para proteção da lente frontal. Mas e quanto as precauções quando a câmera não está em uso? Casovocê não as esteja tomando, saiba que sua objetiva está em risco.

Nosso clima tropical, geralmente quente e úmido, favorece a proliferação de fungos que se instalam em suaslentes. Embora numa oficina de confiança isso possa ser resolvido com uma boa (e cara) limpeza, as lentesassim afetadas terão sua qualidade comprometida irreversivelmente. Para evitar essa catástrofe, é necessárioadotar os seguintes procedimentos:

• Ao chegar do campo, limpar o equipamento (ver manual da câmera) e, no caso de contato com a umidade,deixar secar à sombra;

• Sem o estojo, bolsas etc., guardar o equipamento em ambiente ventilado, de preferência fora de armários demadeira (preferir o aço);

• Usar desumificadores, facilmente encontrados em supermercados, por exemplo. Prefira aqueles que podemser reutilizados após aquecimento, pois saem mais em conta no longo prazo;

• Preferencialmente, acondicionar a câmera e as objetivas em uma caixa que possa ficar bem fechada, paraalongar o prazo de validade do desumidificador (sachê na foto ao lado, que exemplifica essa idéia) e aumentarsua eficácia.

Além disso, é recomendável guardar a objetiva fora do corpo da câmera. Nesse caso ambos devem seracondicionados com as respectivas tampas.

Page 2: Predadores de lentes

Forte abraço,

Pedro Trindade

Editor do site fotoambiental Ecoclics

www.ecoclics.com

www.facebook.com/ecoclics

Faça nosso curso de fotograf ia online gratuito para aprender fotograf ia aplicandooutros técnicas ainda mais simples.

Quem leu esse artigo, também se interessou por outros publicados na categoria “Dicasde Fotograf ia”.