práticas performativas na relação educativa

3

Click here to load reader

Upload: helenasamelo

Post on 09-Jul-2015

1.275 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Práticas performativas na relação educativa

PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DA UNIDADE CURRICULAR

O Educador e a Formação Ética

Professora Responsável: Prof. Dra. Luciana Maria Caetano

INTRODUÇÃO

Educar nos dias atuais tem maiores desafios porque a sociedade apresenta características que se impõem aos educadores como obstáculos ao processo educativo. Talvez a mais importante das características da sociedade atual para a atuação do educador é que o mundo tem valores instáveis (tudo pode e nada mais indigna ninguém). O que é o certo e o que é o errado? Como se deve agir? Que tipo de pessoa eu quero ser? Qual o papel do educador na elaboração desse conhecimento junto aos seus alunos?

Assim, a proposta dessa unidade curricular foi construir uma reflexão teórica a cerca do tema da Formação Ética, compartilhando esse ideal com o novo paradigma proposto pela UNESCO para a educação do século XXI, ou seja, o investimento na formação de um educador preparado para o trabalho com a aprendizagem do ser e do conviver. Os temas que compõem essa unidade curricular dizem respeito ao estudo da formação ética como condição para o estabelecimento de relações interpessoais na escola fundamentadas na construção da convivência cooperativa e democrática, consciente, defensora e promovedora dos direitos humanos universais.

AVALIAÇÃO

Os alunos deverão apresentar um trabalho de reflexão sobre um dos temas a ser eleito dentro do conteúdo programático da unidade curricular:

• Formação ética: conceitos, desenvolvimento psicológico da moral e da ética.• Formação ética na escola: ensino religioso, aulas de filosofia e ciências humanas,

disciplina de educação moral, transversalidade, convívio escolar.• As relações interpessoais na escola: o papel do educador, a construção do ambiente

sócio-moral, escola e democracia, resolução de conflitos, o professor como mediador.• Valores e virtudes: o querer fazer, sentimentos e o aspecto afetivo na escola. • Direitos Humanos Universais: educação positiva.• Relação escola e família: a proposta de construção de uma parceria em prol da

formação ética.

Como sugestão para a elaboração da reflexão, sugere-se que se sigam os seguintes passos:1- Eleição de um tema. Exemplo: Convívio Escolar 2- Leitura de um texto da referência bibliográfica básico sobre o tema. No caso do tema

do exemplo: Convivência Escolar (a leitura é o trecho do capítulo 4 do livro Formação Ética que trata dessa questão.

3- Levantamento dos argumentos do autor (La Taille, conforme esse exemplo).4- Leitura de um segundo texto sobre o tema, cujo escolha e pesquisa deverá ser

realizada pelo próprio aluno. (Pode ser um artigo, pode ser um capítulo de livro, pode ser um trecho de uma tese de doutorado, por exemplo).

5- Levantamento dos argumentos do segundo autor.6- Elaboração de um texto no qual se estabeleça uma espécie de diálogo entre os dois

autores, apresentando seus argumentos e contrapondo-os de modo reflexivo.

Page 2: Práticas performativas na relação educativa

7- Apresentação de uma conclusão com argumentos próprios e que possam ser defendidos conforme as leituras realizadas.

8- Pode-se também, utilizar mais de dois autores para a elaboração do texto.9- O trabalho deve ser apresentado como um pequeno artigo científico, utilizando-se as

normas ABNT de padronização de citações e referências bibliográficas. (resumo das normas enviadas em anexo).

10- Texto com no mínimo 2 laudas e no máximo 5 laudas.

OBS: coloco-me à disposição para sugestão das “outras leituras”. Seguem algumas indicações de bons sites de pesquisa:Biblioteca de teses e dissertações da USP: http://www.teses.usp.br/Biblioteca de teses e dissertações da UNICAMP: http://cutter.unicamp.br/Portal de Periódicos da Capes: http://www.periodicos.capes.gov.br/portugues/index.jspAcesso livre da Capes: http://acessolivre.capes.gov.br/Index PSI: http://www.bvs-psi.org.brScielo: http://www.scielo.br

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Aquino, J. G. (2000). Do cotidiano escolar: Ensaios sobre a ética e seus avessos. São Paulo: Summus Editorial.

Caetano, L. M. (2009). Dinâmicas para reunião de pais: construindo a parceria na relação escola e família. São Paulo: Paulinas.

Jares, X. R. (2008). Pedagogia da Convivência. E. M. Santana, Trad. São Paulo: Palas Athena.

La Taille, Y. (2009). Formação Ética. Porto Alegre: ArtMed.

Morin, E. (2002). Os sete saberes necessários à educação do futuro. C. E. F. da Silva e J. Sawaya, Trad. (6ª Ed.). São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO.

Sastre, G. e Moreno, M. (2002). Resolução de conflitos e aprendizagem emocional. A. Z. Fuzatto, Trad. São Paulo: Moderna.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

Araújo, U. e Sastre, G. (orgs.). (2009). Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. São Paulo: Summus.

Apap, G. e outros. (2002). A construção dos saberes e da cidadania. C. Schilling, Trad. Porto Alegre: Artmed.

Biaggio, A. (2006). Lawrence Kohlberg: ética e educação moral. (2a ed.). São Paulo: Moderna.

Page 3: Práticas performativas na relação educativa

Caetano, L. M. (2008). O conceito de obediência na relação pais e filhos. São Paulo: Paulinas.

Caetano, L. M. (2009). Dinâmicas para reunião de pais: construindo a parceria na relação escola e família. São Paulo: Paulinas.

Caetano, L. M. (2009). Pais, adolescentes e autonomia moral: Escala de Concepções Educativas. Tese de doutorado. São Paulo: Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia.

Costa, J. F. (2004). O vestígio e a aura: corpo e consumismo na moral do espetáculo. Rio de Janeiro: Garamond.

Freitag, B. (1992). Itinerários de Antígona: a questão da moralidade. (2a. ed.) São Paulo: Papirus.

Hart, S. N. e outros. (2008). O caminho para uma disciplina infantil construtiva: eliminando castigos corporais. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO.

Horowitz, S. R. (2008). Mediación en La Escuela: Resolución de conflictos em el âmbito educativo adolescente. Buenos Aires: Aique Grupo Editor.

Marcondes, D. (2008). Textos Básicos de Ética: de Platão à Foucault. Rio de Janeiro: Zahar Editor.

Piaget, J. (1948/2000). Para onde vai a Educação? (I. Braga, Trad). (15a ed.). Rio de janeiro: José Oympio Editora.

Vinyamata, E. e col. (2005). Aprender a partir do conflito: conflictologia e educação. E. Rosa, Trad. Porto Alegre: Artmed.