pró-saúde realiza atendimento à população indígena há mais ... · atendimento à população...

2
Boletim Boletim Edição nº 755 - 20 de abril de 2018 No dia 19/4 foi comemorado o Dia do Índio. A Pró-Saúde atua no atendimento de comunidades indígenas há mais de 20 anos. Os hospitais Bom Pastor, localizado em Guajará-Mirim (RO), pertencente à rede própria, o Regional do Baixo Amazonas, em Santarém (PA), o Yutaka Takeda, em Parauapebas (PA), e o Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz de Pinhais, localizado em Pinhais (PR), recebem pacientes de origem indígena e realizam um trabalho focado nesta população. O Hospital Bom Pastor promove um trabalho específico voltado para a comunidade indígena, com foco em clínica médica e pediatria. Em média, mensalmente, são realizados nove partos normais, duas cesáreas, nove atendimentos na clínica médica e 50 na clínica pediátrica da unidade. Em 2016, o hospital passou a oferecer o parto humanizado às futuras mães, respeitando a cultura indígena. Também foi construído um solário para a paciente. A gestante permanece ali durante toda sua estada no hospital. A unidade é referência no atendimento à população indígena. O Bom Pastor construiu uma Oca Hospedagem para proporcionar maior acolhimento aos familiares das crianças indígenas internadas no hospital. Em Pinhais (PR), o Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz de Pinhais fez uma campanha de arrecadação de roupas e materiais de higiene para beneficiar a aldeia Araçaí. Uma ação educativa disponibilizou aferição de pressão arterial, exame de glicemia, além de palestras sobre a saúde bucal. A unidade é referência para gestantes indígenas, que não conseguem realizar seus partos na aldeia, devido ao risco à saúde da mãe e do bebê. O Hospital Yutaka Takeda (HYT), localizado na Serra dos Carajás, em Parauapebas (PA), realiza atendimento à população indígena das aldeias Kateté e Kayapó. Durante o ano de 2017, foram realizados 1.972 atendimentos. Nos três primeiros meses de 2018, foram realizados 514 atendimentos. A unidade conta com parceria da Secretaria Especial de Saúde Indígena – SESAI e CASAI, com suporte de transporte e casa de apoio para hospedar o indígena da alta médica até o retorno para a aldeia de origem. Pró-Saúde realiza atendimento à população indígena há mais de 20 anos

Upload: others

Post on 12-Jun-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Pró-Saúde realiza atendimento à população indígena há mais ... · atendimento à população indígena das aldeias Kateté e Kayapó. Durante o ano de 2017, foram realizados

BoletimBoletimEdição nº 755 - 20 de abril de 2018

No dia 19/4 foi comemorado o Dia do Índio. A Pró-Saúde atua no atendimento de comunidades indígenas há mais de 20 anos. Os hospitais Bom Pastor, localizado em Guajará-Mirim (RO), pertencente à rede própria, o Regional do Baixo Amazonas, em Santarém (PA), o Yutaka Takeda, em Parauapebas (PA), e o Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz de Pinhais, localizado em Pinhais (PR), recebem pacientes de origem indígena e realizam um trabalho focado nesta população.

O Hospital Bom Pastor promove um trabalho específi co voltado para a comunidade indígena, com foco em clínica médica e pediatria. Em média, mensalmente, são realizados nove partos normais, duas cesáreas, nove atendimentos na clínica médica e 50 na clínica

pediátrica da unidade. Em 2016, o hospital passou a

oferecer o parto humanizado às futuras mães, respeitando a cultura indígena. Também foi construído um solário para a paciente. A gestante permanece ali durante toda sua estada no hospital.

A unidade é referência no atendimento à população indígena. O Bom Pastor construiu uma Oca Hospedagem para proporcionar maior acolhimento aos familiares das crianças indígenas internadas no hospital.

Em Pinhais (PR), o Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz de Pinhais fez uma campanha de arrecadação de roupas e materiais de higiene para benefi ciar a aldeia Araçaí. Uma ação educativa disponibilizou aferição de pressão arterial, exame de glicemia, além

de palestras sobre a saúde bucal. A unidade é referência para

gestantes indígenas, que não conseguem realizar seus partos na aldeia, devido ao risco à saúde da mãe e do bebê.

O Hospital Yutaka Takeda (HYT), localizado na Serra dos Carajás, em Parauapebas (PA), realiza atendimento à população indígena das aldeias Kateté e Kayapó. Durante o ano de 2017, foram realizados 1.972 atendimentos. Nos três primeiros meses de 2018, foram realizados 514 atendimentos.

A unidade conta com parceria da Secretaria Especial de Saúde Indígena – SESAI e CASAI, com suporte de transporte e casa de apoio para hospedar o indígena da alta médica até o retorno para a aldeia de origem.

Pró-Saúde realiza atendimento à população indígena há mais de 20 anos

Page 2: Pró-Saúde realiza atendimento à população indígena há mais ... · atendimento à população indígena das aldeias Kateté e Kayapó. Durante o ano de 2017, foram realizados

Colaboradoras do Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV) participaram do 35° Congresso da Sociedade de Cardiologia do Rio de Janeiro (SOCERJ), realizado de 11 a 13/4, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro (RJ). Durante o evento, foram ministradas palestras e debates sobre insufi ciência cardíaca, cardiologia clínica, arritmias, discussões de casos clínicos, prevenção e tratamento da

hipertensão arterial, entre outros temas. De acordo com a SOCERJ, o Rio de Janeiro é o estado brasileiro com maior prevalência da doença, com 31,7 casos para cada 100 mil habitantes. Estiveram presentes a gerente de Enfermagem, Eliane Casanova, a coordenadora de Enfermagem CTI, Maria Luciane, e a coordenadora médica adjunta do Serviço de Clínica Médica, Bruna Scalco.

/ ProSaude.OrganizacaoSocial @ ProSaude_OSSO Boletim da Pró-Saúde é produzido pela

Gerência de Comunicação.Envie sua opinião ou sugestão de pauta para:

[email protected]

RÁPIDAS

2

Edição nº 755 - 20 de abril de 2018 2

Enfermagem do HEGV participa decongresso de cardiologia

No dia 18/4, a diretoria Executiva, os diretores Operacionais e os gerentes da Sede Administrativa, se reuniram para dar andamento ao planejamento estratégico da entidade. Durante o encontro, foram alinhados os objetivos e as ações estratégicas.

2 Hospital Yutaka Takeda promoveu corrida, em Parauapebas (PA), para celebrar o Dia Mundial da Saúde.

3

Em Vitória (ES), membros da Comissão de Ética Médica e diretor clínico tomaram posse no Hospital Estadual de Urgência e Emergência.

1

O projeto elaborado pela Comissão de Humanização do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (SP) foi destaque em reportagem publicada no G1, portal de notícias online da Globo.

Para reconhecer a valentia das crianças que passam por procedimento cirúrgico, a unidade passou a emitir o “Certifi cado Coragem”.

Ketlyn Rayane, de 8 anos, precisou retirar as amígdalas. A coragem foi fundamental para

enfrentar a sala de cirurgia e o procedimento foi realizado com sucesso. Apesar de não conseguir falar por causa da cirurgia na garganta, o sorriso estava estampado no rosto quando viu o certifi cado. “Ela gosta muito de Frozen, de princesas. Ela e a irmã, que é um pouco mais nova, vivem brincando disso juntas. Ela fi cou bem contente com o certifi cado. Vamos guardar com carinho para sempre lembrar de que ela foi muito corajosa”, disse a mãe.

Crianças recebem certifi cado de coragem

Aguarde o lançamento do novo boletim Pró-Saúde

nas próximas edições.