pplantando a conscientização ambientallantando a ... · entra em operação em 2012, com dois...

8
www.usinasaodomingos.com.br Órgão Informativo da Usina São Domingos Açúcar e Álcool S/A - Edição Especial - Junho de 2012 A nova era chegou na Usina São Domingos. Todos os seus setores da cadeia de produção, desde a área agrícola, passando pela industrial, até o manejo de solo e de cuidados ambientais já estão preparados para receber 100% da produção de cana-de- -açúcar sem queima e através de colheita mecanizada. Na indústria da Usina São Domingos as mudanças po- dem ser sentidas com melhor visibilidade. Nesse impor- tantíssimo setor, como expli- ca o diretor industrial Doutor Antonio Carlos Girol, estão as inovações mais significati- vas com a alteração total do perfil da matéria prima. Com 69 anos de vida e 44 vestindo a camisa da empre- sa, Doutor Antonio Carlos salienta que a indústria cen- traliza o topo da engenharia de produção da Usina, que exige um planejamento refi- nado de plantio, transporte e de produção industrial. “Tivemos um grande ga- nho tecnológico com nos- sos investimentos e um dos principais é o novo Sistema de Limpeza à Seco”, afirma o diretor, que explica que no processo é soprado ar na cana picada, separando sua massa orgânica da palha, terra e de- mais rejeitos. Os investimentos continu- am em 2012, com a consoli- dação do sistema de limpe- Uma indústria a frente de seu tempo Uma indústria a frente de seu tempo A nova era chegou na Usina za, no sistema de moagem e equipamentos de produção. Exemplo é o novo Decan- tador de Caldo, novo Filtro Prensa, além das caixas de evaporação, que inclusive vão possibilitar a flexibiliza- ção produtiva, aumentando a produção de açúcar.

Upload: phamnga

Post on 11-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

www.usinasaodomingos.com.br

Órgão Informativo da Usina São Domingos Açúcar e Álcool S/A - Edição Especial - Junho de 2012

A nova era chegou na Usina São Domingos. Todos os seus setores da cadeia de produção, desde a área agrícola, passando pela industrial, até o manejo de solo e de cuidados ambientais já estão preparados para receber 100% da produção de cana-de--açúcar sem queima e através de colheita mecanizada.

Na indústria da Usina São Domingos as mudanças po-dem ser sentidas com melhor visibilidade. Nesse impor-tantíssimo setor, como expli-ca o diretor industrial Doutor Antonio Carlos Girol, estão as inovações mais signifi cati-vas com a alteração total do perfi l da matéria prima.

Com 69 anos de vida e 44 vestindo a camisa da empre-sa, Doutor Antonio Carlos salienta que a indústria cen-traliza o topo da engenharia de produção da Usina, que exige um planejamento refi -nado de plantio, transporte e de produção industrial.

“Tivemos um grande ga-nho tecnológico com nos-sos investimentos e um dos principais é o novo Sistema de Limpeza à Seco”, afi rma o diretor, que explica que no processo é soprado ar na cana picada, separando sua massa orgânica da palha, terra e de-mais rejeitos.

Os investimentos continu-am em 2012, com a consoli-dação do sistema de limpe-

Uma indústria a frente de seu tempoUma indústria a frente de seu tempo

A nova era chegou na Usina

za, no sistema de moagem e equipamentos de produção. Exemplo é o novo Decan-tador de Caldo, novo Filtro Prensa, além das caixas de evaporação, que inclusive vão possibilitar a fl exibiliza-ção produtiva, aumentando a produção de açúcar.

Manutenção de VeículosManutenção de VeículosManutenção de Tratores e MáquinasManutenção de Tratores e MáquinasManutenção de ColhedorasManutenção de ColhedorasManutenção de Implementos AgrícolasManutenção de Implementos AgrícolasManutenção de Implementos RodoviáriosManutenção de Implementos RodoviáriosSala de Manutenção de BateriaSala de Manutenção de BateriaSala de Manutenção ElétricaSala de Manutenção ElétricaSala de Manutenção de TransmissãoSala de Manutenção de Transmissão

Área Automotiva alinhada a nova Área Automotiva alinhada a nova ordem de produçãoordem de produção

Página 2

ÁREAS DO SETOR DE MANUTENÇÃO AUTOMOTIVAÁREAS DO SETOR DE MANUTENÇÃO AUTOMOTIVASala de Manutenção de MotoresSala de Manutenção de MotoresSala de Manutenção de Pneumá caSala de Manutenção de Pneumá caSala de Manutenção de AspersoresSala de Manutenção de AspersoresLavador de PeçasLavador de PeçasLavador de EquipamentosLavador de EquipamentosAlmoxarifadoAlmoxarifadoBorrachariaBorrachariaFunilaria e PinturaFunilaria e Pintura

A área automotiva é uma das grandes responsáveis pelo avanço tecnológico da Usina São Domingos, com a aquisição de maquinários, veículos agrícolas e de trans-porte e implementos de última geração. E é no Setor de Manutenção Automotiva onde funciona o coração de todo esse processo.

Como explica seu coordenador Marcos Antonio Lui Rodrigues, engenheiro mecâ-nico com 30 anos de experiência e há 10 na empresa, 251 colaboradores trabalham nesse setor que tem a responsabilidade de colocar em pleno funcionamento e simulta-neamente 85% de toda a frota da Usina.

Novo prédioO novo prédio do Setor de Manutenção

Automotiva é uma verdadeira pérola da em-presa. Com 2.700 m² de área coberta e 3 mil de área construída, sua imponente estrutura abriga amplo pátio geral, salas de treina-mento e reunião, de diretor e coordenador, alem de Centro de Controle de Qualidade, escritório, copa e vestiários.

QUE VENHA 2014QUE VENHA 2014

Sempre em frenteCom mão de obra formada e especiali-

zada pela empresa, cerca de 10% da frota da Usina utilizam o setor por dia. Antes alo-cado em dois pequenos barracões no local e uma locação em Catanduva, o setor está totalmente preparado para atender toda a demanda da nova era de produção.

Colheita felizUma nova frota de colheita mecanizada

está sendo adquirida para 2012.

Uma empresa que luta por um mundo melhorUma empresa que luta por um mundo melhor

Página 3

O Departamento de Meio Ambiente da Usina São Domingos se destaca, colocando a São Domingos como uma das usinas “mais verdes” do Brasil. É a primeira da região a conquistar a Licença Prévia e a Licença de Instalação junto à Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, ligada à Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo) para seu recém-criado Pátio de Compostagem, que tem objetivo de transformar resíduos de cinza e fuligens em fertilizante orgânico nobre.

Etanol VerdeEtanol VerdeAcaba de ser recebida a primeira visita da equipe formada

por membros da Secretaria do Meio Ambiente, da Secretaria da Agricultura e da Unica (União da Indústria da Cana-de-Açú-car), que futuramente deve culminar com a adesão ao selo de certifi cação.

Recuperação de APPsRecuperação de APPs13.657 mudas de árvores nativas foram plantadas em área

própria da Usina na Fazenda Boa Vista, em Tabapuã. Recupe-rar as Áreas de Proteção Permanente (APPs) é compromisso da Usina São Domingos.

Barracão de HerbicidaBarracão de HerbicidaConstruído de acordo com a Legislação Ambiental para ser-

vir de estoque dos produtos novos e de embalagens vazias.

Central de ResíduosCentral de ResíduosEntra em operação em 2012, com dois barracões, um para

reciclagem e outro para resíduos perigosos.

Plantando a Conscientização AmbientalPlantando a Conscientização AmbientalEm 21 de setembro, no

Dia da Árvore, os alunos do Sesi de Catanduva visitaram a Usina, com ênfase em meio ambiente, conhecendo áreas de refl orestamento, práticas ambientais aplicadas pela em-presa e, ao fi nal, plantaram mudas de Ipê preparadas em viveiro próprio.

Página 4

Fé move montanhas, e a lavoura também

Tradição e louvorTradição e louvorViva Nossa Senhora do Carmo, a padroeira da Usina São Domingos

No dia 6 de maio a Usina São Domingos rea-lizou o Culto Ecumênico de Início de Safra, com a presença do Padre Jeová da Paróquia Santa Terezinha de Catanduva, do espírita Roberto Cacciari e do Pas-tor Vacir Miranda Caldeira. A cerimônia contou com a presença de todos os co-laboradores da empresa e Diretoria, além de convida-dos como representantes da Biocana.

Já no dia 28 de junho, em comemoração às festividades juni-nas, foi realizado o tradicional Terço Sertanejo. Com a presença de mais de cem pessoas entre colaboradores e comunidade, foi um momento de confraternização com muito chocolate quente, quentão, cachorro quente e bolos.

Dia 15 de julho foi celebrada na Capela da Usina a Tradi-cional Missa em Louvor a Nossa Senhora do Carmo. A cerimô-nia contou com a participação de colaboradores, moradores da colônia e da comunidade. Em comemoração ao dia de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da Usina, foi servido aos partici-pantes chocolate quente, café, bolos e roscas.

Página 5

Aquecimento físico garante saúde e segurança aos colaboradores ruraisAquecimento físico garante saúde e segurança aos colaboradores rurais

Para a Usina São Domingos, Para a Usina São Domingos, Saúde está em primeiro lugarSaúde está em primeiro lugarO Ambulatório Médico da Usi-O Ambulatório Médico da Usi-

na São Domingos preocupa-se com na São Domingos preocupa-se com a saúde de seus colaboradores, e a saúde de seus colaboradores, e anualmente realiza exames periódi-anualmente realiza exames periódi-cos para identifi car e controlar do-cos para identifi car e controlar do-enças como a hipertensão arterial, enças como a hipertensão arterial, diabetes e outras. Por isso, refor-diabetes e outras. Por isso, refor-çamos a importância de realizá-lo çamos a importância de realizá-lo anualmente.anualmente.

Também no Ambulatório Mé-Também no Ambulatório Mé-dico é verifi cado e controlado os dico é verifi cado e controlado os materiais de primeiros socorros, materiais de primeiros socorros, que juntamente com os treinamen-que juntamente com os treinamen-

Desenvolvido pela fi siote-rapeuta Caroline Cassoni Giro de Lima, o Programa Preventi-vo de Ginástica Laboral é apli-cado a todos os colaboradores rurais. Antes de iniciar o dia de trabalho, eles dedicam cerca de dez minutos a exercícios físicos e alongamentos. A atividade é monitorada periodicamente en-tre os 800 trabalhadores das 19 turmas. “São exercícios especí-fi cos para a função deles, e que reduzem as chances de lesões”, explica Caroline. A intenção é estender o programa a outros se-tores da Usina.

SAÚDE EM NÚMEROS3.357 vidas asseguradas pelo plano de saúdeR$ 723 mil em custeio de tratamentos médicos

R$ 282 mil em custeio de medicamentos4 veículos para atendimento (duas am-bulâncias de emergência)1 médico do trabalho1 médico do plano de saúdeExames periódicos para todos os cola-boradores

tos dos brigadistas é de extrema im-tos dos brigadistas é de extrema im-portância para a efi cácia no atendi-portância para a efi cácia no atendi-mento dos acidentes e incidentes no mento dos acidentes e incidentes no trabalho.trabalho.

“Saúde é Bom Saber” é um pro- “Saúde é Bom Saber” é um pro-jeto realizado todos os anos que jeto realizado todos os anos que deixa os colaboradores informados deixa os colaboradores informados sobre doenças como Hanseníase, Al-sobre doenças como Hanseníase, Al-coolismo e Conjuntivite, e recomen-coolismo e Conjuntivite, e recomen-da atitudes saudáveis para períodos da atitudes saudáveis para períodos festivos como o Carnaval, além de festivos como o Carnaval, além de reforçar a importância da higieniza-reforçar a importância da higieniza-ção das mãos aos colaboradores.ção das mãos aos colaboradores.

Investir em prevenção de acidentes e de doenças é o melhor remédioInvestir em prevenção de acidentes e de doenças é o melhor remédioNos dias 11 a 14 de abril foi realizada

a Semana Interna de Prevenção de Aci-dentes de Trabalho - SIPAT, no Salão Pa-roquial São Sebastião, de Catiguá.

Na ocasião, foi ministrada a palestra “Segurança no Trabalho e Qualidade de Vida”, pelo Técnico de Segurança do Tra-balho e palestrante José Antônio da Silva,

além de palestra sobre “Drogas e HIV”, com o palestrante Luiz Carlos Liossi, da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids - Núcleo de Catanduva.

Página 6

BELA REFEIÇÃOBELA REFEIÇÃOEm estilo colonial, o Refeitório passou por reforma e restauração Em estilo colonial, o Refeitório passou por reforma e restauração de pinturas internas e externas, além de tratamento do pisode pinturas internas e externas, além de tratamento do piso

Prêmio sela ação em busca da saúde coletivaPrêmio sela ação em busca da saúde coletiva

Qualidade de vida se conquista com ações positivasQualidade de vida se conquista com ações positivas

O dia 29 de agosto fi ca cravado no livro das grandes vitórias da Família São Domingos. Através do bem-aventurado “Pro-grama de Reeducação Alimentar – Qualidade de Vida – Prato Ligth”, a Usina São Domingos conquistou pela primeira vez o renomado Prêmio MasterCana Social Centrol-Sul, promovido pelo Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindús-tria em parceria com o JornalCana.

A premiação, que tem o objetivo de incentivar e reconhecer práticas de gestão de pessoal e responsabilidade sócio-ambien-tal de empresas no setor sucroalcooleiro, foi recebida pelos co-laboradores Marcos Antonio Bernardo (Supervisor de Recursos Humanos), Lucimara Fernanda Brolini Valverde (Enfermeira e uma das coordenadoras do projeto) e Cristiane Aleixo Simões (Nutricionista e outra coordenadora do projeto).

O projeto “Bem Viver” consiste em oportunidade de acesso às pessoas ao aprendizado, crescimento de modo ge-ral, tendo como principal objetivo le-var a todos qualidade de vida através do conhecimento, entretenimento e o fortalecimento do vinculo familiar , so-cial e cultural.

No dia 23 de novembro colaborado-res e familiares da Usina foram presente-ados com a peça teatral “De bem com a vida”, no Teatro Municipal de Catanduva Aniz Pachá. Na ocasião, foram sorteados diversos brindes aos participantes, como eletrodomésticos e utensílios do lar.

“A conquista do Prêmio MasterCana consolida nosso objetivo de levar adiante ações voltadas para a qualidade de vida de nossos colaboradores”

Marcos Antonio BernardoSupervisor de Recursos Humanos da

Usina São Domingos

Direitos e Deveres

Responsabilidade Profi ssionalA responsabilidade está ligada à confi ança, honestidade,

competência e iniciativa, pilares que orientam o comporta-mento humano diante das situações do dia-a-dia.

Sendo assim, o colaborador deve sempre dar preferência a ações que sirvam de exemplo aos demais integrantes da equipe, garantindo a integridade profi ssional, compartilhando aprendizados que aperfeiçoem a qualidade no trabalho, pro-movendo a evolução da equipe e respeitando as diferenças culturais e sociais.

São valores próprios da responsabilidade profi ssional: o respeito, que signifi ca desenvolver o seu pleno potencial, atra-vés do trabalho em equipe, onde cada um tenha espaço para sua contribuição, a segurança, saúde e meio ambiente, que re-velam preocupação responsável de uns para com os outros, para com a comunidade e para com os meios de convívio.

Portanto, agir com responsabilidade e comprometimento são condições básicas na demonstração da capacidade profi s-sional do indivíduo.

Juntos, por um futuro profi ssional promissorJuntos, por um futuro profi ssional promissor

Em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), a Usina realizou novamente o Pro-grama de Alfabetização do Trabalhador Rural, a fi m de prepará-los para o mercado de trabalho e incentivá-los a prosseguir nos estudos para o aprendizado de novas pro-fi ssões.

Neste ano, o projeto formou 14 colaboradores. No dia 28 de outubro, no município de Novais, foi realizada a formatura dos trabalhadores, com a participação de repre-sentantes do SENAR, da Biocana e da Prefeitura Muni-cipal de Novais. Iniciativas como esta fazem a diferença!

Jovem Aprendiz Rural é aposta na juventudeJovem Aprendiz Rural é aposta na juventudeSeguindo o princípio de Responsa-

bilidade Social a Usina São Domingos busca a formação de jovens para inser-ção no mercado de trabalho, o que deve garantir uma boa colheita de profi ssio-nais no futuro.

Desta forma, é um sucesso sua parce-ria com a Biocana, o SENAR e a Prefei-

tura Municipal de Catiguá, para um tra-balho conjunto de formação de fi lhos de colaboradores e pessoas da comunidade.

O projeto tem duração de nove me-ses, divididos em 23 módulos, como de Ação Comunitária, Ofi cina de Ética e Cidadania, Comunicação Oral e Escri-ta, Trabalho em Equipe, Tecnologia da

Informação, Recuperação de Áreas De-gradadas, etc.

Através do incentivo à educação, a Usina colabora para o crescimento pessoal e profi ssional de dezenas de jovens, formando cidadãos aptos para o mercado de trabalho e responsáveis pais de família.

A Usina São Domingos presenteou com Ovos de Páscoa as crianças das en-tidades benefi centes Caminho de Luz, de Pindorama, Lar da Criança Dona Lola Zancaner, de Catanduva, Projeto Espaço Amigo, de Catiguá e Projetos do Cras, de Tabapuã, deixando mais de 600 crianças com o sorriso estampado no rosto.

Páscoa, com Amor e CarinhoPáscoa, com Amor e Carinho

EXPEDIENTEEXPEDIENTEENERGIATIVA É UM BOLETIM INFORMATIVO DA USINA SÃO DOMINGOS AÇÚCAR E ÁLCOOL S/AENERGIATIVA É UM BOLETIM INFORMATIVO DA USINA SÃO DOMINGOS AÇÚCAR E ÁLCOOL S/A

Rodovia Vicente Sanchez, km 7 – Catanduva-SP - PABX (17) 3531-4136 Rodovia Vicente Sanchez, km 7 – Catanduva-SP - PABX (17) 3531-4136 TiragemTiragem – 2.000 exemplares - Distribuição Interna - Produzido por – 2.000 exemplares - Distribuição Interna - Produzido por MidiaValejo Edição e Impressão de JornaisMidiaValejo Edição e Impressão de Jornais

Projeto e Redação: Alex Valejo MTB 29.361 - Supervisão: Marcos Antonio Bernardo - Projeto e Redação: Alex Valejo MTB 29.361 - Supervisão: Marcos Antonio Bernardo - DiagramaçãoDiagramação: Marcus César Gouvea : Marcus César Gouvea

A animada Festa do Dia das Crianças, em 12 de outu-bro, contou com a participa-ção de cerca de 400 pessoas. Muita diversão invadiu o am-biente com brinquedos infl á-veis, pula-pula e a Turma do Tomate, que animou a crian-çada com pinturas artísticas e brincadeiras. As guloseimas também agradaram, como o tradicional cachorro-quente, pipoca, suco, algodão doce e sorvete à vontade.

A i d F t d Di

Dia das Crianças com alegria e diversãoDia das Crianças com alegria e diversão

Pro dia nascer feliz...Pro dia nascer feliz...No dia 23 de novembro foi re-No dia 23 de novembro foi re-

alizado o Café da Manhã do Tra-alizado o Café da Manhã do Tra-balhador Rural, que contou com balhador Rural, que contou com a presença de 900 colaboradores. a presença de 900 colaboradores. O evento já é tradição na empre-O evento já é tradição na empre-sa e festejado pelos participantes. sa e festejado pelos participantes. Durante o café foi feita a entrega Durante o café foi feita a entrega de brindes como uma TV LCD, de brindes como uma TV LCD, aparelho de som e DVD, grill, aparelho de som e DVD, grill, celulares e relógios. Ao término, celulares e relógios. Ao término, 340 colaboradores receberam o 340 colaboradores receberam o acerto de fi nal de safra.acerto de fi nal de safra.