pÓs gvlaw em direito administrativo -...

10
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FGV DIREITO SP (GVlaw) Rua Rocha, 233 – Bela Vista | São Paulo, SP – Brasil – CEP: 01330 000 direitosp.fgv.br PÓS GVLAW EM DIREITO ADMINISTRATIVO GRADE E CORPO DOCENTE: 1º SEMESTRE DE 2018

Upload: lamkhue

Post on 14-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FGV DIREITO SP (GVlaw)

Rua Rocha, 233 – Bela Vista | São Paulo, SP – Brasil – CEP: 01330 000

direitosp.fgv.br

PÓS GVLAW EM DIREITO ADMINISTRATIVO GRADE E CORPO DOCENTE: 1º SEMESTRE DE 2018

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FGV DIREITO SP (GVlaw)

Rua Rocha, 233 – Bela Vista | São Paulo, SP – Brasil – CEP: 01330 000

direitosp.fgv.br

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início às suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados para a administração pública e privada do país. Esse objetivo foi ampliado ao longo do tempo, expandindo o foco de atuação da FGV para o campo das ciências sociais. A atuação marcada pelo pioneirismo e pela inovação levou a FGV a inaugurar, no Brasil, a graduação e a pós-graduação stricto sensu em Administração Pública e de Empresas e a pós-graduação em Economia, Psicologia, Ciências Contábeis e Educação. Além disso, iniciativas como a elaboração do balanço de pagamento, das contas nacionais e dos índices econômicos ajudaram o profissional em busca de formação e o cidadão comum a entender melhor o desempenho econômico e social brasileiro além de contribuir para seu permanente desenvolvimento.

ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO – FGV DIREITO SP O posicionamento do Brasil no rol das potências e lideranças mundiais tem levado à redefinição dos conteúdos das áreas clássicas do direito e ao surgimento de novas áreas e novos tipos de advocacia, o que torna premente a necessidade de formação de quadros profissionais que sejam, além de altamente qualificados, capazes de atuar em patamares diferenciados. Para responder às demandas do mercado atual, os alunos da FGV DIREITO SP são preparados para atuar nas esferas pública e privada e para dialogar com outros campos do conhecimento, a fim de que possam influenciar positiva e profundamente o cenário jurídico no Brasil e no exterior. No que concerne à pós-graduação, a FGV DIREITO SP busca aumentar sua inserção substantiva no mercado jurídico, tendo em mente a integração entre o direito e outros campos do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades importantes para o desempenho das atividades profissionais de seus alunos. Seu Programa de Pós-Graduação Lato Sensu diferencia-se por dispor de grupos de pesquisa dedicados à produção de material didático e bibliográfico próprio, a fim de oferecer a seus alunos conteúdo atualizado e em consonância com as premissas da FGV DIREITO SP. Com tais pressupostos e ações em mente, a FGV DIREITO SP pretende consolidar-se como alternativa ao modelo tradicional de ensino do Direito e manter a postura crítica sempre assumida em relação a esse campo de saber.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FGV DIREITO SP (GVlaw)

Rua Rocha, 233 – Bela Vista | São Paulo, SP – Brasil – CEP: 01330 000

direitosp.fgv.br

PÓS GVLAW EM DIREITO ADMINISTRATIVO Apresentação A Pós-graduação em Direito Administrativo combina uma sólida formação acadêmico-teórica a conhecimentos práticos e coloca o aluno em contato com novas ferramentas que explicam a capacidade de o Estado se relacionar com os particulares, a forma de o Estado se organizar e a forma de o Estado prestar serviços públicos diante da realidade brasileira atual. O curso tem por objetivo conhecer e desenvolver a capacidade de enfrentar questões que envolvam os temas centrais do direito administrativo moderno. O curso oportuniza o aperfeiçoamento necessário à compreensão e utilização do repertório e instrumental oferecidos por outros saberes, tais como a economia. Público-Alvo Graduados em Direito com experiência relevante na advocacia pública ou privada, interessados em debater as tendências e desafios contemporâneos do direito administrativo. Metodologia O GVlaw enfatiza o uso de metodologias participativas de ensino, que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Os módulos mesclarão aulas com exposição dialogada, discussão de casos, exercícios aplicados e simulação de situações concretas. As disciplinas de Microeconomia, Direito Constitucional, Direito e Conjuntura e Direito e Desenvolvimento são oferecidas para as Pós em Direito Econômico e Pós em Direito Administrativo conjuntamente.

DISCIPLINAS DO CURSO

Compliance (32 horas-aula) Introdução ao compliance;

FCPA - Coreign Corrupt Practices Acts;

UK Bribery Act;

Lei n. 12.846/13 4;

Elementos de um programa de compliance;

Estruturação de um programa de compliance;

Due diligence em terceiros em operações de fusões e aquisições;

Investigações Internas;

Acordo de leniência;

Lavagem de capitais – Lei 9.613/98;

Sanções Administrativas em Licitações e Contratos.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FGV DIREITO SP (GVlaw)

Rua Rocha, 233 – Bela Vista | São Paulo, SP – Brasil – CEP: 01330 000

direitosp.fgv.br

Direito Administrativo Contratual (68 horas-aula) Contratos Administrativo regidos pela Lei 8.666/93. Peculiaridade do regime contratual público. Alteração contratual (cabimento e limites). Prazo de duração. Formas de Extinção. Concessões comuns, concessões administrativas e concessões patrocinadas. A multiplicidade do regime de concessão. Peculiaridades do regime das PPP. Divisão de riscos. Alterações nos contratos de concessões. Regime tarifário. Equilíbrio econômico-financeiro. Formas de Extinção. Reversibilidade de bens. Contratações com o Terceiro Setor. Controle das contratações públicas pelos Tribunais de Conta.

Direito Administrativo das Licitações (68 horas-aula) Os grandes desafios das contratações públicas: de onde viemos e para onde vamos? Competências legislativas. Licitação na Lei 8.666/93: modalidades e procedimento licitatório. Dispensa e inexigibilidade. Pregão. Licitação no Regime Diferenciado de Contratações. Licitação para registro de preços. Controle das licitações pelos tribunais de contas. Licitações internacionais. Licitações sustentáveis. Licitações e CADE. Licitações nas empresas estatais. Processo de manifestação de interesse e outras formas de estruturação de projetos de infraestrutura. Licitação para contratos de concessão e de PPP.

Direito Administrativo Econômico (68 horas-aula) As grandes categorias de atuação da Administração Pública na economia: serviço público e regulação de atividades econômicas (poder de polícia). Conceitos, semelhanças e diferenças. Atividades submetidas simultaneamente à exploração como serviço público e como atividade econômica. Regulação administrativa para proteção da concorrência e dos consumidores. Atuação estatal como agente do mercado na prestação de serviços públicos e na exploração de atividades econômicas. Universalização de serviços e liberdade de iniciativa. Restrições e condicionamentos à propriedade. Fiscalização estatal de atividades econômicas.

Direito Administrativo Geral (68 horas-aula) Peculiaridades do regime de direito público e seus princípios. Direito privado na Administração Pública. Funções administrativas de planejamento, reguladora, fiscalizadora, fomento/indução e solução de conflitos. Organização Administrativa: Agências Reguladoras, Empresas Públicas, Sociedades de Economia Mista. Poder Normativo e Discricionariedade Administrativa. Orçamento e Políticas Públicas. Novos Instrumentos de Controle da Probidade Administrativa. Controle dos Atos Administrativos pela Administração, pelo Poder Judiciário e pelos Tribunais de Contas. Processo e Procedimentos Administrativos Normativos e Sancionatórios. Exploração econômica de Bens Públicos. Responsabilidade Civil do Estado. Administração Pública consensual.

Direito Constitucional (32 horas-aula) Temas e conceitos de direito constitucional a partir da análise de decisões do STF e casos sobre: alocação constitucional de competências, princípios constitucionais da ordem econômica, bases constitucionais para a regulação e intervenção do Estado no domínio econômico, princípios constitucionais da Administração Pública, serviços públicos, serviços postais e responsabilidade do Estado.

Direito e Desenvolvimento (32 horas-aula) O que é Direito e Desenvolvimento? Arranjos Institucionais e os Modelos de Desenvolvimento. Momentos da relação Estado, Direito e Mercados no Brasil. As variedades de capitalismos e os modos de regulação. Autopsias institucionais: as economias e suas crises. Desafios regulatórios do capitalismo brasileiro.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FGV DIREITO SP (GVlaw)

Rua Rocha, 233 – Bela Vista | São Paulo, SP – Brasil – CEP: 01330 000

direitosp.fgv.br

Microeconomia (32 horas-aula) Modelos econômicos (monopólio, oligopólio, concorrência perfeita, monopsônio, oligopsônio). Noção de mercado relevante, elasticidade, substitutibilidade. Preço e lucro em mercados de pouca ou nenhuma rivalidade. Teoria dos jogos. Análise de bem estar. Falhas de mercado. Receita. Barreiras à entrada. HHI – Herfindahl-Hirschman Index e a resolução n. 2 do CADE. Inovação. Teoria dos leilões. Assimetria de informações, seleção adversa e risco moral.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Um dos requisitos para obtenção do título de especialista é a realização de uma pesquisa que resultará em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). No GVlaw, para além de um requisito formal, essa pesquisa é pensada como uma oportunidade. A realização do TCC possibilita que o aluno aprimore habilidades para a produção autônoma de conhecimento e que intervenha de forma qualificada na sua área de atuação profissional. A elaboração do TCC costuma gerar angústia no aluno de pós lato sensu e o início da redação desse texto tende a ser postergado por muito tempo. No fundo, a dificuldade do aluno em lidar com a demanda advém, sobretudo, da ideia equivocada de que se trata de um texto de extrema complexidade. O aluno não sabe que tema escolher ou por onde começar. No TCC, espera-se que o seu trabalho apresente uma pesquisa de viés prático em profundidade, conectada com as disciplinas do curso. O GVlaw oferece todo o suporte necessário ao desenvolvimento de um TCC de pós-graduação com este nível. A estrutura do curso contempla duas disciplinas, de 16 horas cada, em que o aluno terá aulas de metodologia e encontros presenciais de orientação. Na primeira disciplina – Metodologia e Orientação de Trabalho de Conclusão I (MOT I), o objetivo é a estruturação do projeto de pesquisa. Na segunda (MOT II), a execução da pesquisa e a redação do trabalho.

AVALIAÇÃO A média para aprovação em cada disciplina é de 7 (escala de 0-10), sendo 40% equivalente a atividades realizadas ao longo das aulas (trabalhos, exercícios, participação oral, etc.) e 60% referente a nota obtida nas provas (1 prova final em disciplinas de 32 horas-aula e 2 provas em disciplinas de 68 horas-aula). A aprovação também depende da presença mínima em 75% das aulas. Os critérios de avaliação se aplicam a todas disciplinas do curso.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FGV DIREITO SP (GVlaw)

Rua Rocha, 233 – Bela Vista | São Paulo, SP – Brasil – CEP: 01330 000

direitosp.fgv.br

CORPO DOCENTE

Carlos Ayres Professor da disciplina: Compliance LL.M. em direito comparado pela University of Florida. Especialista em Direito Penal Econômico e Europeu (Universidade de Coimbra). Especialista em Direito Tributário (Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas). Coordenador da Comissão Anticorrupção e Compliance do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial (IBRADEMP). Professor do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Penal Econômico da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas. Entre 2009 e 2010, trabalhou em escritório internacional de Chicago/EUA e, no segundo semestre de 2010, atuou na divisão de enforcement da U.S. Securities and Exchange Commission em Washington/DC. Contributing author do blog FCPAméricas. Advogado.

Cleveland Prates Teixeira Professor da disciplina: Microeconomia Mestre em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (USP). É Sócio-Diretor da MicroAnalysis, tendo trabalhado na elaboração de pareceres e na coordenação de projetos nas áreas financeira, de regulação e de defesa concorrência nos mais diversos setores da economia. Foi Conselheiro do CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica, Secretário Adjunto de Acompanhamento Econômico (SEAE) do Ministério da Fazenda e Coordenador-Geral de Comércio e Serviços e de Investigação de Cartéis da mesma Secretaria. Prestou ainda consultoria para organismos governamentais nacionais (IPEA) e internacionais (UNCTAD e Banco Mundial). Fez parte do Conselho Federal do Fundo Gestor dos Direitos Difusos do Ministério da Justiça e do Conselho do IBRE (Instituto Brasileiro de Economia) da Fundação Getúlio Vargas. É também professor de cursos de Microeconomia do GVLaw - programa de pós-graduação da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e Coordenador do MBA Regulação de Mercados da FIPE-USP (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Guilherme Jardim Jurksaitis Professor da disciplina: Direito Administrativo Contratual Mestre em direito do estado pela USP. Bacharel em direito pela PUC-SP. Formado pela Escola de Formação da Sociedade Brasileira de Direito Público (EF-SBDP). Coordenador de direito administrativo da Sociedade Brasileira de Direito Público.

Jacintho Silveira Dias de Arruda Câmara Professor da disciplina: Direito Administrativo Econômico Doutor e mestre em Direito Administrativo pela PUC/SP. Professor de Direito Administrativo da Faculdade de Direito da PUC/SP. Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Direito Público (SBDP).

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FGV DIREITO SP (GVlaw)

Rua Rocha, 233 – Bela Vista | São Paulo, SP – Brasil – CEP: 01330 000

direitosp.fgv.br

Luís Felipe Valerim Pinheiro Professor da disciplina: Direito Administrativo Geral Mestre em Direito Econômico e Financeiro pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Professor dos Cursos de Pós-Graduação em Direito Administrativo e Direito Econômico da FGV DIREITO SP, da PUC/SP e da Sociedade Brasileira de Direito Público – SBDP. Foi Coordenador de Licitações, Infraestrutura e Energia na SAJ/Casa Civil da Presidência da República e membro do Comitê Interministerial da AGU perante o TCU. É Diretor do Departamento de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP. Advogado líder da área de direito público econômico, infraestrutura e setores regulados em escritório em São Paulo. Possui livros e artigos publicados nas áreas de direito administrativo, financeiro e regulação econômica.

Mateus Piva Adami Professor da disciplina: Direito Constitucional Mestre em Direito Público pela Universidade de São Paulo. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Advogado em São Paulo, na área de direito público e regulação. É autor de artigos publicados no Brasil com assuntos relacionados ao direito administrativo e regulação econômica.

Vera Monteiro Professora da disciplina: Direito Administrativo das Licitações Doutora em Direito Administrativo pela USP e Mestre pela PUC-SP. Advogada. Professora de direito administrativo do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu, da graduação e do mestrado profissional da DIREITO SP. Se necessário, o Programa de Pós-Graduação Lato sensu da FGV DIREITO SP (GVlaw) poderá alterar o corpo docente original das disciplinas.

REALIZAÇÃO Carga horária: 432 horas-aula Duração: 18 meses Data de início: 05/03/2018 Dias da semana: segundas e terças-feiras Horário: das 19h às 22h40 Se necessário, o Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da FGV DIREITO SP (GVlaw) poderá alterar o calendário original das disciplinas. Reposições de aula (estipuladas pela Instituição), monitorias acadêmicas ou quaisquer outros eventos relacionados ao curso poderão ser agendados às sextas-feiras, no horário regular das aulas, exceto provas de 2ª chamada que serão aplicadas às 19h30.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FGV DIREITO SP (GVlaw)

Rua Rocha, 233 – Bela Vista | São Paulo, SP – Brasil – CEP: 01330 000

direitosp.fgv.br

INVESTIMENTO Valor à vista: R$ 33.571,13

I- Matrículas efetuadas no período de 16/10/2017 a 31/10/2017 receberão um desconto de

R$ 2.000,00 (dois mil reais) sobre o valor global do curso.

II- Matrículas efetuadas no período de 01/11/2017 a 30/11/2017 receberão um desconto de

R$ 1.500,00 (hum mil e quinhentos reais) sobre o valor global do curso.

III- Matrículas efetuadas no período de 01/12/2017 a 29/12/2017 receberão um desconto de

R$ 1.000,00 (hum mil reais) sobre o valor global do curso.

IV- Matrículas efetuadas no período de 02/01/2018 a 31/01/2018 receberão um desconto de

R$ 500,00 (quinhentos reais) sobre o valor global do curso.

V- Matrículas efetuadas no período de 01/02/2018 a 26/02/2018 não contemplam os descontos acima

mencionados.

Tais descontos serão aplicados sobre o valor global do curso, que pode ser pago em até 18 (dezoito) parcelas conforme abaixo:

PERÍODO DE MATRÍCULA VALOR TOTAL DO CURSO À VISTA COM DESCONTO

VALOR DA PARCELA EM ATÉ 1+17 VEZES

TOTAL A PAGAR

16/10/2017 a 31/10/2017 R$ 31.571,13 R$ 1.984,65 R$ 35.723,72

01/11/2017 a 30/11/2017 R$ 32.071,13 R$ 2.016,08 R$ 36.289,48

01/12/2017 a 29/12/2017 R$ 32.571,13 R$ 2.047,51 R$ 36.855,25

02/01/2018 a 31/01/2018 R$ 33.071,13 R$ 2.078,95 R$ 37.421,01

01/02/2018 a 26/02/2018 R$ 33.571,13 R$ 2.110,38 R$ 37.986,78

PROCESSO SELETIVO

O ingresso dar-se-á por meio de classificação no Processo Seletivo, observados os procedimentos, condições, regras e critérios descritos no Edital. O presente Processo Seletivo tem validade para o primeiro semestre letivo de 2018, não havendo reserva de vaga para semestres posteriores. Período: de 28/09/2017 a 15/02/2018 O Processo Seletivo é contínuo. Por essa razão, os cursos poderão ter suas inscrições encerradas antes do

período previsto caso sejam preenchidas todas as vagas disponíveis.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FGV DIREITO SP (GVlaw)

Rua Rocha, 233 – Bela Vista | São Paulo, SP – Brasil – CEP: 01330 000

direitosp.fgv.br

Inscrições: site www.fgv.br/direitosp

Os interessados deverão realizar sua inscrição, sem qualquer ônus financeiro, exclusivamente pela internet. É

obrigatório o preenchimento de todos os campos solicitados na ficha de inscrição e a inserção de arquivo digital

com o Curriculum Vitae do candidato. Certifique-se que o currículo anexado esteja atualizado, inclusive com o

detalhamento das atividades profissionais desempenhadas. A primeira fase do Processo Seletivo do GVlaw é

eliminatória e será realizada a partir dessas informações, que serão confrontadas com o público-alvo, os pré-

requisitos (quando houver) e os objetivos do curso preterido. Currículos extraídos da plataforma Lattes não serão

considerados. Serão avaliados, conjuntamente, (i) a formação acadêmica, (ii) a experiência profissional e (iii) a

correlação entre os objetivos do curso pretendido e a trajetória profissional do candidato.

Seleção dos Candidatos: O processo seletivo está estruturado em duas etapas: (i) análise curricular e (ii) entrevista

individual. Somente os candidatos pré-aprovados na análise curricular serão convocados para a entrevista. Para

que a entrevista ocorra de forma adequada é imprescindível que o candidato observe a data e o horário

previamente informados. Não serão atendidos candidatos fora do horário estabelecido. É necessário documento

de identificação com foto para a realização da entrevista.

Na impossibilidade de comparecer, o candidato poderá realizar apenas 1 (um) reagendamento e caso não

compareça na segunda oportunidade terá o processo seletivo automaticamente cancelado para o curso

pretendido no processo seletivo vigente.

É necessário documento de identificação com foto para a realização da entrevista.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FGV DIREITO SP (GVlaw)

Rua Rocha, 233 – Bela Vista | São Paulo, SP – Brasil – CEP: 01330 000

direitosp.fgv.br

(*) A aprovação no processo seletivo não garante vaga. A matrícula será confirmada após entrega de todos os

documentos solicitados e efetivação do pagamento da primeira parcela do plano de pagamento ou ainda do curso

à vista, conforme opção feita pelo candidato no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, em cumprimento

das exigências do edital publicado.

RESULTADO Período: processo seletivo contínuo A divulgação dos aprovados será feita via comunicação eletrônica (e-mail). É responsabilidade exclusiva do candidato manter seus dados de contatos atualizados, acompanhar a divulgação dos resultados, averiguar sua eventual aprovação e consequente convocação para a matrícula. Não haverá divulgação do desempenho dos candidatos, nem sua classificação relativa, apenas a informação quanto à aprovação ou não.

INFORMAÇÕES Central de Atendimento Telefone: (11) 3799-7777 E-mail: [email protected]