portal veritas_ holbach e o sistema da natureza a origem do ateismo

3
 Home  Sobre o Aut or  Breno Lucano Marco Aurélio  Filósofos nicos Mitologi a Gr eco- Roma na Di reitos Huma no s Text os In Livro de Visitas  Fale Conosco Seja o primeiro de seus amigos a recomendar isso. Recomendar Holbach e o Sistema da Natureza  Por  Ninguém d uvida que Meslier foi o fundad atéia, mas foi o Barão D'Holbach quem a de forma sis temát ica. Profundo conheced  bíblicos, afirma categoricamente que m desconhecem a mitologia fundamental crêem ant es por hábit o e tradição que p intelectual. A exege se do barão é tomada ao pé da le texto, confronta-se com outro seguinte inverso, compara-o com um terceiro que outr os dois. O Es píri to Sa nto é o autor d  portanto, expressão de verdade. Não  para incongru ências e imprecisões lógic Mas como submet er o dez ou cem i mp apenas uma, ao cri vo de deus? Holbac núme ro incr ível de err os em cad a narrati a conclusão a que se chega é que deu qualquer relação com a composição dos textos. A bíblia, l ivro escri to por homens para outros homens , concentra varia das antíte ses sobre d mesmo tempo magnânimo e colérico, elevado e vingativo, bom e irado, justo e impiedoso, rancoroso. Deus apr esenta uma i ncrível col eção de qualidades cont raditór ias, o que des  possibilidade logica. Jesus? Um charlatão que se faz passar por mágico, fundamenta suas ações nos anúncio Test amento para que o povo acredite que ele é o Messias esperado, o cordeiro de deus. Anuncia nunca se cumpriram, como a salvação do mundo. A crucificação ocorreu, mas o mal continu mundo. Holbach propõe uma genealogia de deus. Ou melhor, duas. A primeira estabelecida a criação homem por medo da morte. Em resposta à mortalidade, compõem um ser imortal, imutável, imaterial, capaz de garantir a sobrevivência humana por toda a eternidade. Na segunda, o autor  Natureza (1770) argumenta que o homem não admite n ão saber e p refere uma falsa resp osta a em suspenso. A qualquer pergunt a, como de onde vem o mundo, para ond e ele vai, quem som lógica da mat éria, t em-se as r espostas como desejo de deus, poder de deus, proj eto de deus, mis A ignorância da natureza e suas leis produz deus. Holbach também se volta para os primei ros crist ãos. Como uma pequena seita se torna um gran 9 R egiste em nosso Livro de Visitas suas impressões, sugestões e reclamações. Regravarei novo vídeo sobre os cínico. Breno Lucano @LucanoBreno Apenas se é culpado se f or possível não sêlo. Breno Lucano @LucanoBreno Dentre alguns minutos estará publicado meu primeiro vídeo de filosofia. Tema, Cinismo e Diógenes. Breno Lucano @LucanoBreno  12 Jun 12 Jun 9 Jun  Tweets  Follow Tweet to @LucanoBreno Nosso Twitter Widget by SemNome 409 158 <a href="http://w ww.portalverit Nosso Banner Acompanhe-nos! Cinismo Colunas: Filosofia Antiga

Upload: danilo-santana

Post on 05-Nov-2015

19 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Atheism Origin Of the

TRANSCRIPT

  • Home SobreoAutor BrenoLucano MarcoAurlio FilsofosCnicos MitologiaGrecoRomana DireitosHumanos TextosIntrodutrios

    LivrodeVisitas FaleConosco

    Sejaoprimeirodeseusamigosarecomendarisso.RecomendarHolbacheoSistemadaNatureza

    PorBrenoBastos

    NingumduvidaqueMeslierfoiofundadordaexegeseatia,masfoioBaroD'Holbachquemadesenvolveude forma sistemtica. Profundo conhecedor dos textosbblicos, afirma categoricamente que muitos cristosdesconhecem a mitologia fundamental de sua f ecrem antes por hbito e tradio que por convicointelectual.

    Aexegesedobarotomadaaopdaletra.Lseumtexto, confrontase com outro seguinte que diz oinverso, comparao com um terceiro que desmente osoutros dois.OEsprito Santo o autor divino, sendo,portanto, expresso de verdade. No h espaopara incongruncias e imprecises lgicas e factuais.Mascomosubmeternodezoucemimprecises,masapenas uma, ao crivo de deus? Holbach aponta umnmeroincrveldeerrosemcadanarrativa...Portanto,a concluso a que se chega que deus no possui

    qualquerrelaocomacomposiodostextos.

    A bblia, livro escrito por homens para outros homens, concentra variadas antteses sobre deus. Ele aomesmo tempo magnnimo e colrico, elevado e vingativo, bom e irado, justo e impiedoso, perdoador erancoroso. Deus apresenta uma incrvel coleo de qualidades contraditrias, o que desafia qualquerpossibilidadelogica.

    Jesus? Um charlato que se faz passar por mgico, fundamenta suas aes nos anncios do AntigoTestamentoparaqueopovoacreditequeeleoMessiasesperado,ocordeirodedeus.Anunciaprofeciasquenunca secumpriram,comoa salvaodomundo.Acrucificaoocorreu,masomal continuadispersonomundo.

    Holbach prope umagenealogia de deus.Oumelhor, duas.Aprimeira estabelecida a criao de deus porhomem pormedo damorte. Em resposta mortalidade, compem um ser imortal, imutvel, incorruptvel,imaterial,capazdegarantirasobrevivnciahumanaportodaaeternidade.Nasegunda,oautordeSistemadaNatureza(1770)argumentaqueohomemnoadmitenosabereprefereumafalsarespostaaumaperguntaemsuspenso.Aqualquerpergunta,comodeondevemomundo,paraondeelevai,quemsomosns,qualalgicadamatria,temseasrespostascomodesejodedeus,poderdedeus,projetodedeus,mistriodedeus.Aignornciadanaturezaesuasleisproduzdeus.

    Holbachtambmsevoltaparaosprimeiroscristos.Comoumapequenaseitasetornaumgrandeebelicoso

    9

    RegisteemnossoLivrodeVisitassuasimpresses,sugestesereclamaes.

    Regravarei novo vdeo sobre os cnico.

    Breno Lucano @LucanoBreno

    Apenas se culpado se for possvel no slo.

    Breno Lucano @LucanoBreno

    Dentre alguns minutos estar publicado meu primeiro vdeo de filosofia. Tema, Cinismo e Digenes.

    Breno Lucano @LucanoBreno

    Breno Lucano @LucanoBreno

    12 Jun

    12 Jun

    9 Jun

    12 May

    Tweets Follow

    Tweet to @LucanoBreno

    NossoTwitter

    WidgetbySemNome

    409158

  • Colunas:BrenoBastos,Holbach

    imprio?Arespostadaigrejafuncionaathoje.OstemposestavamprontosparaachegadadoMessias.Eleveioeatransioentrecristianismoepaganismosedeusuavemente.OautordeExameCrticodaVidaedosEscritosdesoPaulo(1770)dizocontrrio.Foramnecessriasaviolncia,abrutalidadeeasperseguiescrists, todas permeadaspela comovente e oportuna conversodeConstantino.Contra o poder doEspritoSanto, vrias alianas entre o clero e o poder temporal foram fundamentais para a fixao do corpoideolgico.Adisseminaocristnofoiobradedeus,masdoshomens.

    Sobreaquestodosuicdio,ocristianismooveta.Deus,dizem,onicocompoderparadispordavida,emboraexistaapologiaaosuicdiolentonosdetalhesdavidacomumpelasupressodaspequenasalegriascotidianas, aquelasque se possvel ter semprejudicar a si nemaoutrem.Holbach sepergunta:que seriauma divindade que dotasse os homens do poder do prazer mas os proibisse formalmente? Buscando suafelicidade, a religio prope o contrrio: a dor, o sofrimento, a amargura. Em prece, ajoelhado, assimsubmetido,ohomemsetransformadeprotagonistaafigurantedesuaprpriavida.

    Asvirtudescrists,fbulas.Vejamos.Caridade:impedeajustia.Aordemsocialdeusquemquer,jque,conformesoPaulo, tudoprovmdela.Detemposemtempos,paraganharoparasoeaprovaosocial,oricodaopobre.OpobrealcanaoReinoporqueaprendeasesubmeterconformeahumildadecristeoricoporquepresumidamentesecompadecedosinfortniosalheios.

    AEsperana: ao remeter para o depois uma justia que nunca ocorrer, impedese a implementao nestemundoaquieagora.Porissoimpedesequalquerprogressopolticoequalquertransformaosocial.Tudoseresolvercomf.

    Holbach tambmatacaoamoraoprximo. Perdoando as ofensas, dando a outra face, abolindo as armas,poeseemriscoasoberanianacionalsemsoldado,sempolcia,ficandodisposiodosmaisviolentoserao que Helvtius tambm pensava. Finalmente, o convite ao desprendimento. O que ocorreria caso todosdistribussemseusbens?Retornoaoestadodenatureza,ondetodosvivemcomoanimais.

    Todasessasvirtudes socontraprodutivasporque,generalizaapobreza, enquantoo rei eoclerozombamdessas lies e vivem no luxo, na devassido e no gasto excessivo. Aqui se encontra o centro da crticaholbaquiana:amoralascticadeterminaasubmissodosditoemfacedaprodigalidadedosricos.

    Comoresolvertalestadodecoisas?Pelainstruo.Aignornciadasleisdanaturezacausadainvenodedeus logo, a destruio de deus e de toda forma de religio se segue construo de um forteedifciosustentadopordoispilares:atesmoematerialismo.Masissoassuntoparaoprximoartigo.

    ArtigoRelacionado:

    HolbacheoDesejodeUsufruireConservar

    0 Comments Sort by

    Facebook Comments Plugin

    Newest

    Add a comment...

    Recomende isto no Google

    CaroleitordoPortalVeritas,aoescreverumaconsiderao,algumasmedidasdevemserobservadas.

    ConsideraessobreumapublicaoAPENASdevemsertecidasnapublicaorelativa.Todaequalquerconsideraosemrelaonoseraceitapelagerncia.

    Casohajanecessidadedeescreveralgosemnenhumarelaoespecficacomqualquerpublicao,utilizeoLIVRODEVISITAS,anunciadonomenudoportal.Neleseroaceitassugestes,comentrios,crticas,consideraesdiversassobrevriostemas.

    Emnecessidadedecontatocomagernciademodoprivado,sugerimosoFALECONOSCO,tambmnomenu.Todasasmensagenssodevidamenterespondidas.

    Agradecemospelacolaborao!

    BrenoLucanoGerentedoPortalVeritas

    Nenhumcomentrio:

    Postarumcomentrio

    ParticipardestesiteGoogleFriendConnect

    Membros(180) Mais

    Jummembro?Fazerlogin

    Visitas

    4 3 9 2 6 9

    1UsurioOnline

    VisitantesOnLine

    Visitantes

    LiveTrafficFeed

    RealtimeviewGetFeedjit

    AvisitorfromCuritiba,Paranaarrivedfromgoogle.com.brandviewed"PortalVeritas:HolbacheoSistemadaNatureza"2minsagoAvisitorfromRioPrto,RiodeJaneiroarrivedfromgoogle.com.brandviewed"PortalVeritas:Avicena:oSerPossveleoSerNecessrio"9minsagoAvisitorfromBraslia,DistritoFederalviewed"PortalVeritas:Epicuro:CartaaMeneceu"16minsagoAvisitorfromCasaBranca,SaoPauloviewed"PortalVeritas:Epicuro:CartaaMeneceu"45minsagoAvisitorfromBelm,Paraarrivedfromgoogle.com.brandviewed"PortalVeritas:AristteleseoJustoMeio"58minsagoAvisitorfromBrazilarrivedfromportalveritas.blogspot.com.brandviewed"PortalVeritas"1hr7minsagoAvisitorfromBeloHorizonte,MinasGeraisarrivedfrombr.search.yahoo.comandviewed"PortalVeritas:FilosofiaHelenista"1hr

    ProtgorasdeAbderaNascidoemAbderaporvoltade481a.C.,Protgoras,cujaakmsituaseporvoltade444440a.C.,viajouporquasetodasascidadesdaGr...

    Epicuro:CartaaMeneceuEpicuroenviasuassaudaesaMeneceuQueningumhesiteemsededicarfilosofiaenquantojovem,nemsecansedefazlodepoisdevelh...

    MitodeEreSeuSignificado

    PublicaesMaisLidasdaSemana

    EsticosAcadmicosEpicurismo SocrticoNeoplatonismoPeripatticos PrSocrticos CirenaicosCticosAgostinhoBocio

    Avicena

    IrmosdoLivreEspritoToms deAquino

    Colunas:FilosofiaMedieval

    Boaventura

    BossuetDescartes

    GassendiHegel Helvtius HobbesHolbach Kant

    MarxMeslier MontaigneNietzsche PascalRousseauSade

    Voltaire

    Colunas:FilosofiaModerna

    Bentham CharronErasmo

    FeuerbachGarasse

    Hume LaMettrie Lipsius

    Mill

    Saint

    vremond SchopenhauerValla

    Chau ComteSponvilleFoucault

    Onfray

    Colunas:FilosofiaContempornea(Sc.XX)

    Freud Misrahi

    Mostrartodos

    TrabalhosPreferidos!

    FilosofiaHojeOrientee

    Ocidente:OconhecimentodamentenopensamentoBudista.H39minutos

    LeonardoBoffEsmusseinenWegausderaktuellenKrisegebenH2dias

    CursodeExtenso:KanteaCrticadaRazoPuraH2dias

    AteusdoBrasilEvanglicostacampedraemgarotade11anosHumasemana

    Noesis50tonsdefilosofiaH3meses

    Selecioneoidioma

    Poweredby Tradutor

    Translate

    PublicaesAnteriores

    PublicaesAnteriores

  • Postagemmaisrecente PostagemmaisantigaPginainicial

    Assinar:Postarcomentrios(Atom)

    Digiteseucomentrio...

    Comentarcomo: ContadoGoogle

    Publicar Visualizar

    Terminadaaviagemdemilanos,renemseasalmasemumaplancie,ondeserdeterminadoodestinofuturodecadaumadelas.Nesseaspecto,...

    AristteleseoJustoMeioOhomemprincipalmenterazo,masnoapenasrazo.Comefeito,naalma"halgodeestranhorazo,queaelaseopeeresiste&quo...

    FilosofiaHelenistaUmacaractersticadafilosofiahelenistaumacertatendnciaparaasistematizaoeodogmatismo.Aescolafilosficatornaseolugar...

    MetafsicaCristEmboraametafsicacristsejaumareelaboraodametafsicagrega,muitasdasidiasgregasnopoderiamseraceitaspelocristianismo....

    Pesquisar

    Pesquiseoutraspublicaes!

    FilsofosAntigos

    FilsofosAntigosFotos

    MitologiaGrecoRomana

    MitologiaGrecoRomanaFotos

    ModeloSimple.Imagensdemodeloporandynwt.TecnologiadoBlogger.