portal blog zétransp

7
O blog corporativo do Setransp

Upload: fabiana-droppa

Post on 04-Aug-2015

171 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

O blog corporativodo Setransp

Porque o blog corporativo é importante?

Os Blogs Corporativos atuam como uma forma de comunicação bilateral por meio de uma estratégia efetiva de relacionamento. Através da interatividade no blog é possível saber o que os consumidores pensam de nossa marca ou produto.

Estes tipos de blogs criam um vínculo de relacionamento com o público-alvo, tornando-se uma importante ferramenta de marketing digital. Com o conteúdo apropriado o blog pode gerar uma série de “leads” qualificados, ou seja, assuntos relevantes ao nosso público. Ações como essa geram o tráfego de visitas para o site e aumenta o interesse dos nossos consumidores pela marca.

Possuir um Blog Corporativo é interessante para dar um novo tipo de visibilidade ao Setransp na internet. Essa nova estrutura pode: aumentar a popularidade do nosso site, elevar o posicionamento do site em buscadores como Google, Yahoo e Bing, deixando-o melhor rankeado. co

ncei

tuan

do

A linguagem usada é bastante clara, direta e até descontraída, permitindo uma leitura dinâmica e agradável.

Porque o blog corporativo é importante?

Abre um canal de comunicação direta com o cliente: num blog, você tenderá a escrever de um jeito mais informal. Abaixo de cada post, haverá um link “Comentar”. Adivinha o que vai acontecer? Os clientes escreverão para gente! E nós teremos a chance de demonstrar que conhecemos muito bem o nosso negócio. Quando outros consumidores lerem os comentários e as nossas respostas, saberão que a o Setransp sabe o que faz, conhece os produtos e serviços e dialoga com os clientes.

Promove produtos, serviços e dicas relevantes sobre o nosso negócio [transporte, pessoas, mobilidade, cidade]: um blog é uma conversa. No blog corporativo, poderemos escrever “Agora fazemos isso”, “Chegou tal produto”, “sabia que em tal cidade existe isso”, dicas, da mesma maneira que conversamos com os nossos amigos. Receberemos comentários e conversaremos a respeito através do próprio blog.

Aumenta o moral da equipe: quando usado apropriadamente, um blog pode aumentar o moral e a auto-estima dos colaboradores. Sendo uma ferramenta acessível a todos, por exemplo elogiar os funcionários que se destacam em suas funções, ou mesmo agradecê-los publicamente. Dá até para imaginar alguém dizendo “eu saí no blog este mês”.

Branding: Um canal para fortalecer e divulgar as marcas Setransp, Mais Aracaju, Mais Fácil e empresas associadas. É importante deixar claro que é um canal para todas as empresas do sistema e muitas delas nem site possuem.

Pesquisa: Saber o grau de aceitação ou rejeição de nossa marca ou produto.

Publicidade: Excelente meio de divulgar novos produtos ou serviços de forma barata e rápida com um excelente retorno.

PageRank: Melhora o posicionamento do site nos buscadores como Google, Yahoo e Bing.

Porque ativarmos o nosso mascote?

Hoje em dia, ao navegar em blogs, percebemos que a maioria tem uma coisa em comum: um mascote. Cada blog, literalmente, tem a sua cara, e a utilização de um mascote deixa isso muito mais “envolvente” – parte do conteúdo de alguns blogs, por exemplo, conta com fotos que os leitores mandam imitando o mascote. Ou seja, um mascote não é só algo bonitinho lá no topo, ele agrega valor ao blog e aproxima ainda mais os leitores. O mascote Zétransp é o personagem principal e simpático do nosso blog e não estava sendo utilizado há algum tempo.

O blog do Zétransp

Blogueiro: Autor dos posts (textos) de um blog, nesse caso serão 3: Alessandra Franco, Emanuela Nunes e Fabiana Droppa. O motivo está na oportunidade de usar diferentes visões e diferentes formas de explicar uma ideia para que todo tipo de leitor se identifique com o blog. No entanto, o nosso editor do blog será a Alessandra Franco, pessoa que garantirá o alinhamento do post, com as estratégias da empresa.

Comentário: Mensagem do leitor sobre o post lido.No blog existe a opção de comentar os posts, já em notícias no Portal Setransp-aju nós não abrimos para comentários.

Post: Ah, finalmente chegou o post. Este é o coração do blog! É, simplesmente, o texto publicado. Pensamos da seguinte forma: Alessandra Franco, posts opinativos, Emanuela Nunes, posts relacionados à comportamento e dados e Fabiana Droppa, posts com conteúdos mais visuais e de tendências.

Tags: São palavras-chave relacionadas ao post. Por exemplo, se escrevermos um texto relacionado a campanhas de trânsitos no país, as tags serão “campanhas”, “trânsito”.

Template: Modelo de layout e apresentação do blog. É a aparência do blog.

Assinatura de nosso conteúdo: implementaremos essa função para que o internauta que quiser saber dos nossos posts, ao assinar nosso conteúdo, ele receberá resumidamente uma vez por semana nosso conteúdo postado.

Botões de compartilhamento: As mídias sociais e o email devem ser os grandes impulsionadores de tráfego para o seu blog, por isso a presença desses botões são tão importantes. Hoje eles já estão presentes nas notícias do Portal.

Dicas estratégicas

1) Escreveremos sobre assuntos do momento, destaques, algo que nós vimos e ninguém reparou;

2) Não teremos medo de compartilhar nossos conhecimentos;

3) Escreveremos artigos com bastante informação mas evitaremos textos muito complexos, seremos objetivas;

4) Faremos nosso leitor fazer parte do blog, com enquetes, votações, sugestões de assuntos entre outros;

5) Sempre responderemos os comentários, assim como já ocorre em outros meios como Twitter e Facebook;

6) Entrevistas ou guest posts de experts da área são uma forma interessante de atrair nosso público específico; será oportunidade de estarmos mais próximos dos busólogos do estado, como um exemplo;

7) Periodicidade de post, há blogs que publicam um ou dois conteúdos por semana, porém são muito relevantes;

8) Artigos muito grandes são cansativos de se ler, por isso, quando existir, dividiremos em partes Artigo parte I, Artigo parte II, esse tipo de abordagem faz com que o leitor fique ansioso para ler a continuação e com certeza ele irá retornar ao blog;

9) Criar conteúdo extra de qualidade: promoções, divulgar eventos e outros conteúdos extras para maior interação entre blogueiros e leitor.

10) Utilização de links internos [são aqueles em que indicamos outra página do próprio site], como por exemplo um texto que cite outro post ou notícia antiga. Eles podem cumprir papéis interessantes em um blog. Primeiro porque “ressuscitam” matérias antigas, que voltam a ser lidos e compartilhados. Segundo porque permitem ir direto ao ponto ao escrever um post novo, sem precisar explicar conceitos já passados antes – nesse caso os links indicam o material de apoio caso necessário. E terceiro, porque os links podem te ajudar a dizer para o Google do que os posts de destino se tratam.

11) E por último e, bem longe de ser o menos importante, divulgaremos nosso blog! Usaremos nossas ferramentas sociais para darmos visibilidade a ele;

Fon

te:

Blog

par

a n

egóc

ios

- Re

sult

ados

Dig

itai

s, M

idia

tism

o, M

estr

eSEO