por by yango (fotos e texto) pai oyá gindê através do tel ...agenafro.com.br/pdf/pag9.pdf ·...

1
REVISTA AGEN AFRO Nº 1 9 Por By Yango (Fotos e Texto) Para marcação de consultas com Pai Oyá Gindê através do tel. 3390-2501 Um dos rituais mais belos do Candomblé é quando Oyá Kará, com seu tacho de cobre repleto de fogo, vem dançar o rítmo egó. Ritualmente akará representa o fogo que Oyá engole, mas é de fato o bolinho de akará que Oyá distribui aos seus, de cor avermelhada como brasa no ajerê depois de rodar na cabeça de Oyá por todo barracão. Quando feito para vender no comércio, chama-se akarajé (akará + ajé), ou seja, akará de comer e assim se popularizou a palavra Akarajé. Oyá também ergue a sua saia e pisa no fogo ao lado de Xangô, Oyá também troca fogo com Ogun realizando uma das mais belas danças do Candomblé. Oyá convida todos para guerrear e vão chegando Ogun, Opará, Iyágunté, Obá, Xangô e por último chega Oxaguiã, é a paz no meio da guerra, para apaziguar o coração de Oyá. O número 9 é sagrada a Iansã, nove também são as qualidades de Iansã e 4 são as Oyás de culto Igbalé. Senhora dos ventos, dos tufões, das nuvens de chumbo, tempestades, das águas agitadas pelo vento, águas do seu rio Níger, onde é cultuada. Oya Topé mora no tempo e normalmente vem pelos caminhos de Oxum e Exú. Pai Oyá Gindê e Pai Fomo D. Oxalá se entusiasmaram pelo carinho e a quantidade de amigos, clientes e convidados que foram saudar a Yansã, e ao mesmo tempo agradece muito emocionado a todos, inclusive seus filhos e netos que não mediram esforços para o brilhantismo da festa. Logo após uma deliciosa janta, quitutes, salgados, iguarias finas, doces e bebidas diversas foram degustados pelos presentes.

Upload: doanthu

Post on 11-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Por By Yango (Fotos e Texto) Pai Oyá Gindê através do tel ...agenafro.com.br/pdf/pag9.pdf · representa o fogo que Oyá engole, mas é de fato o bolinho de akará que Oyá distribui

REVISTA AGEN AFRO Nº 1 9

Por By Yango (Fotos e Texto) Para marcação de consultas comPai Oyá Gindê através do

tel. 3390-2501

Um dos rituais mais belos do Candomblé é quando Oyá Kará, com seu tacho de cobre repleto de fogo, vem dançar o rítmo egó. Ritualmente akarárepresenta o fogo que Oyá engole, mas é de fato o bolinho de akará que Oyá distribui aos seus, de cor avermelhada como brasa no ajerê depois de rodar nacabeça de Oyá por todo barracão. Quando feito para vender no comércio, chama-se akarajé (akará + ajé), ou seja, akará de comer e assim se popularizou apalavra Akarajé. Oyá também ergue a sua saia e pisa no fogo ao lado de Xangô, Oyá também troca fogo com Ogun realizando uma das mais belas danças doCandomblé. Oyá convida todos para guerrear e vão chegando Ogun, Opará, Iyágunté, Obá, Xangô e por último chega Oxaguiã, é a paz no meio da guerra, paraapaziguar o coração de Oyá. O número 9 é sagrada a Iansã, nove também são as qualidades de Iansã e 4 são as Oyás de culto Igbalé. Senhora dos ventos, dostufões, das nuvens de chumbo, tempestades, das águas agitadas pelo vento, águas do seu rio Níger, onde é cultuada. Oya Topé mora no tempo e normalmentevem pelos caminhos de Oxum e Exú. Pai Oyá Gindê e Pai Fomo D. Oxalá se entusiasmaram pelo carinho e a quantidade de amigos, clientes e convidados queforam saudar a Yansã, e ao mesmo tempo agradece muito emocionado a todos, inclusive seus filhos e netos que não mediram esforços para o brilhantismoda festa. Logo após uma deliciosa janta, quitutes, salgados, iguarias finas, doces e bebidas diversas foram degustados pelos presentes.