fotos e textos - agenafro.com.bragenafro.com.br/pdf/pag10.pdf · 10 z revista agen afro nº 1 fotos...

1
10 REVISTA AGEN AFRO Nº 1 Fotos e textos: By Yango Oxóssi é a expansão dos limites, do seu campo de ação, enquanto a caça é uma metáfora para o conhecimento, a expansão maior da vida. Ao atingir o conhecimento, Oxóssi acerta o seu alvo. Por este motivo, é um dos Orixás ligados ao campo do ensino, da cultura, da arte. Nas antigas tribos africanas, cabia ao caçador, que era quem penetrava o mundo “de fora”, a mata, trazer tanto a caça quanto as folhas medicinais. Além, eram os caçadores que localizavam os locais para onde a tribo poderia futuramente mudar- se, ou fazer uma roça. Assim, o Orixá da caça extensivamente é responsável pela transmissão de conhecimento, pelas descobertas. O caçador descobre o novo local, mas são os outros membros da tribo que instalam a tribo neste mesmo novo local. Assim, Oxóssi representa a busca pelo conhecimento puro: a ciência, a filosofia. Enquanto cabe a Ogum a transformação deste conhecimento em técnica. Apesar de ser possível fazer preces e oferendas a Oxóssi para as mais diversas facetas da vida, pelas características de expansão e fartura desse Orixá, os fiéis costumam solicitar o seu auxílio para solucionar problemas no trabalho e desemprego. Afinal, a busca pelo pão de cada dia, a alimentação da tribo, costumeiramente cabe aos caçadores. Por suas ligações com a floresta, pede-se a cura para determinadas doenças e, por seu perfil guerreiro, proteção espiritual e material. Foi contagiante a comemoração dos três anos (Odun Eketá) de Luciano D. Oxossi, realizado com alegria pela sua Zeladora a Yalorixá Marlene D Legbara. Mãe Marlene agradece a presença de Sacerdotes, Ogans, Ekedjis, amigos e convidados que deram tom e brilho a festa . LUCIANO VEM ATRAVÉS DESTE AGRADECER A SUA YALORIXÁ MARLENE DE LEGBARA, EGBOMY ROSE DE OXAGUIÃ, MEU PAI PEQUENO FLÁVIO DE OGUNJÁ, KAKA DE ODÉ (PADRINHO DE ORUNKÓ), OGÃ LEANDRO TY AGUÉ (IRMÃO CARNAL), MINHA MÃE FÁTIMA DE OGUNTÉ, PAI ANTÔNIO DE AMARALINA E A TODOS DO SEU ASÉ, PAI THIAGO DE OXOGUIÃ E A TODOS DA CASA DE COCAIS, PAI CÂNDIDO DE BAGÃ, LAG DII BA, ALINE DE YEMANJÁ, JONATHAN DE YEMANJÁ, PAI ALEX DE OXAGUIÃ E A TODOS DO SEU ASÉ, PAI OSVALDO D. AGANJU, EGBOMY GUIDO DAN BEWÁ, MARLON D. YEMANJÁ, MÃE PATRÍCIA DE OSUN, PAI CELSO DE OSUN, MARQUINHO DE BAGÃ, KADU COSTA DE LOGUN EDÉ, CIDA LOPES DE OSUN, DIEGO TY AYRÁ, ALEXANDRE FERREIRA DE OGUN, LIU DE OXUMARÊ, JANE MARIA DE OYÁ, PAI CARLOS TY IROCO, PAI YANGO TY OBALUAE, EDUARDO GAGO DE OXAGUIÃ, AUGUSTO TY YEMANJÁ, EDUARDO COSTA DE ODÉ E A TODOS OS AMIGOS E PARENTES QUE ESTIVERAM PRESENTE. MUITO OBRIGADO E MOTUMBÁ A TODOS! Logo em seguida um delicioso jantar com bebidas finalizou os festejos a Odé e os três anos do seu filho.

Upload: trinhdieu

Post on 30-Jan-2018

221 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Fotos e textos - agenafro.com.bragenafro.com.br/pdf/pag10.pdf · 10 z REVISTA AGEN AFRO Nº 1 Fotos e textos: By Yango Oxóssi é a expansão dos limites, do seu campo de ação,

10 REVISTA AGEN AFRO Nº 1

Fotos e textos:By Yango

Oxóssi é a expansão dos limites, do seu campo de ação,enquanto a caça é uma metáfora para o conhecimento, a expansãomaior da vida. Ao atingir o conhecimento, Oxóssi acerta o seu alvo.Por este motivo, é um dos Orixás ligados ao campo do ensino, dacultura, da arte. Nas antigas tribos africanas, cabia ao caçador, queera quem penetrava o mundo “de fora”, a mata, trazer tanto a caçaquanto as folhas medicinais. Além, eram os caçadores quelocalizavam os locais para onde a tribo poderia futuramente mudar-se, ou fazer uma roça. Assim, o Orixá da caça extensivamente éresponsável pela transmissão de conhecimento, pelas descobertas.O caçador descobre o novo local, mas são os outros membros datribo que instalam a tribo neste mesmo novo local. Assim, Oxóssirepresenta a busca pelo conhecimento puro: a ciência, a filosofia.Enquanto cabe a Ogum a transformação deste conhecimento emtécnica. Apesar de ser possível fazer preces e oferendas a Oxóssipara as mais diversas facetas da vida, pelas características deexpansão e fartura desse Orixá, os fiéis costumam solicitar o seuauxílio para solucionar problemas no trabalho e desemprego. Afinal,a busca pelo pão de cada dia, a alimentação da tribo,costumeiramente cabe aos caçadores. Por suas ligações com afloresta, pede-se a cura para determinadas doenças e, por seu perfilguerreiro, proteção espiritual e material. Foi contagiante acomemoração dos três anos (Odun Eketá) de Luciano D. Oxossi,realizado com alegria pela sua Zeladora a Yalorixá Marlene DLegbara. Mãe Marlene agradece a presença de Sacerdotes, Ogans,Ekedjis, amigos e convidados que deram tom e brilho a festa .

LUCIANO VEM ATRAVÉS DESTE AGRADECER A SUAYALORIXÁ MARLENE DE LEGBARA, EGBOMY ROSE DE OXAGUIÃ,MEU PAI PEQUENO FLÁVIO DE OGUNJÁ, KAKA DE ODÉ (PADRINHODE ORUNKÓ), OGÃ LEANDRO TY AGUÉ (IRMÃO CARNAL), MINHAMÃE FÁTIMA DE OGUNTÉ, PAI ANTÔNIO DE AMARALINA E ATODOS DO SEU ASÉ, PAI THIAGO DE OXOGUIÃ E A TODOS DACASA DE COCAIS, PAI CÂNDIDO DE BAGÃ, LAG DII BA, ALINE DEYEMANJÁ, JONATHAN DE YEMANJÁ, PAI ALEX DE OXAGUIÃ E ATODOS DO SEU ASÉ, PAI OSVALDO D. AGANJU, EGBOMY GUIDODAN BEWÁ, MARLON D. YEMANJÁ, MÃE PATRÍCIA DE OSUN, PAICELSO DE OSUN, MARQUINHO DE BAGÃ, KADU COSTA DE LOGUNEDÉ, CIDA LOPES DE OSUN, DIEGO TY AYRÁ, ALEXANDREFERREIRA DE OGUN, LIU DE OXUMARÊ, JANE MARIA DE OYÁ, PAICARLOS TY IROCO, PAI YANGO TY OBALUAE, EDUARDO GAGODE OXAGUIÃ, AUGUSTO TY YEMANJÁ, EDUARDO COSTA DE ODÉE A TODOS OS AMIGOS E PARENTES QUE ESTIVERAM PRESENTE.MUITO OBRIGADO E MOTUMBÁ A TODOS! Logo em seguida umdelicioso jantar com bebidas finalizou os festejos a Odé e os trêsanos do seu filho.