poluição1

16
Água,ar e solo Gestão do espaço urbano POLUIÇÃO por Beatriz Gonçalves Jéssica Silva Telles Ecogestão-profa Valéria Bolognini

Upload: vallmachado

Post on 05-Jun-2015

1.842 views

Category:

Education


0 download

DESCRIPTION

Trabalho realizado por Beatriz Gonçalves e Jéssica Silva Telles- Turma 11 do Senac/Tito para a Estação Ecogestão e Saneamento Ambiental.

TRANSCRIPT

Page 1: PoluiçãO1

Água,ar e solo Gestão do espaço

urbano

POLUIÇÃOpor Beatriz GonçalvesJéssica Silva Telles

Ecogestão-profa Valéria Bolognini

Page 2: PoluiçãO1

Não posso respirar Não posso mais nadar A terra está morrendo

Não dá mais pra plantar E se plantar não nasce e se nascer não dá

Até pinga da boa é difícil de encontrar Cadê a flor que tava aqui? – Poluição comeu

O peixe que é do mar? – Poluição comeu O verde onde é que está? – Poluição comeu

E nem Chico Mendes sobreviveu.

XOTE ECOLÓGICO

Page 3: PoluiçãO1

Alguém já disse que uma das aventuras mais fascinantes é acompanhar o ciclo das águas na Natureza. Suas reservas no planeta são constantes, mas isso não é motivo para desperdiçá-la ou mesmo poluí-la.

A água

Page 4: PoluiçãO1

A água que usamos para os mais variados fins é

sempre a mesma, ou seja, ela é responsável pelo

funcionamento da grande máquina que é a vida na Terra; sendo tudo isto

movido pela energia solar.

Page 5: PoluiçãO1

Apesar de parecer muito líquido distribuído, a Terra corre o risco de não mais dispor de água limpa, o que em última análise significa que a grande máquina viva pode parar.

Page 6: PoluiçãO1

Dados estatísticos da água- 1.200 milhões de seres humanos ainda não têm acesso a água potável.- 20% das espécies aquáticas de água fresca já estão extintas ou em vias de extinção.- As doenças geradas pelo consumo de água contaminada matam em torno de 4 milhões de crianças por ano.- Por ano, 330 milhões de metros cúbicos de água evaporam-se dos oceanos.- 63 milhões de metros cúbicos de água evaporam-se do solo todos os anos.- Anualmente, 100 milhões de metros cúbicos de água caem na Terra em forma de precipitação.- A água salgada do mar equivale a 97,02% de toda a água existente na Terra.A água fresca corresponde a 2,08%, sendo 2,38% água glacial (nos pólos em forma de gelo), 0,39% água subterrânea, 0,029% rios e lagos e 0,001% atmosfera- Os plásticos são altamente poluentes. Ficam até 100 anos sem sofrer processo algum de degradação no meio ambiente.

Page 7: PoluiçãO1

Sobre a contaminação agrícola temos, no primeiro caso, os resíduos

do uso de agrotóxicos (comum na agropecuária), que provêm de uma prática muitas vezes desnecessária ou intensiva nos campos, enviando

grandes quantidades de substâncias tóxicas para os rios através das

chuvas.

Contaminação e poluição das águas

Page 8: PoluiçãO1

Os resíduos gerados pelas indústrias, cidades e atividades

agrícolas são sólidos ou líquidos, tendo um potencial de

poluição muito grande. Os resíduos gerados pelas cidades, como lixo, entulhos e produtos tóxicos são carreados para os rios com a ajuda das chuvas.

Os resíduos e sua origem

Page 9: PoluiçãO1

O solo é um corpo vivo, de grande complexidade e muito dinâmico. O solo DEVE ser encarado como uma interface entre o ar e a água (entre a atmosfera e a hidrosfera), sendo

imprescindível à produção de biomassa. Sempre que lhe

adicionamos qualquer substância estranha, estamos a poluir o solo e, direta ou indiretamente, a água e o

ar.

O solo

Page 10: PoluiçãO1

A contaminação do solo tem-se tornado uma das preocupações

ambientais, uma vez que, geralmente, a contaminação

interfere no ambiente global da área afetada (solo, águas superficiais e

subterrâneas, ar, fauna e vegetação), podendo mesmo estar na origem de

problemas de saúde pública.

Contaminação e poluição do solo

Page 11: PoluiçãO1

O problema pode ser resolvido por: *remoção dos indivíduos e/ou bens ameaçados; *remoção da fonte de poluição; *bloqueamento das vias de transferência (isolamento da área).

Page 12: PoluiçãO1

O ar é um recurso natural da Terra, a alteração na

constituição química do ar através dos tempos indica

que o ar continua se modificando na medida em

que o homem promove alterações no meio

ambiente.

O ar

Page 13: PoluiçãO1

Existem quatro tipos principais de poluição do ar, segundo as fontes poluidoras.

A. Poluição de origem natural: resultante de processos naturais como poeiras, poeiras de origem extra terrestre, cinzas provenientes de queimadas de campos, gases vulcânicos, pólen vegetal, odores ligados à putrefação ou fermentação natural, entre outros.B. Poluição relacionada aos transportes: resultante da ação de veículos automotores e aviões. Devido a combustão da gasolina, óleo diesel, álcool etc., os veículos automotores eliminam gases como, produtos à base de chumbo, cloro, bromo e fósforo, além de diversos hidrocarbonetos não queimados. C. Poluição pela combustão: resultante de fontes de aquecimento domésticos e de incinerações, cujos agentes poluentes são: dióxido de carbono, monóxido de carbono, aldeídos, hidrocarbonetos não queimados, compostos de enxofre. D. Poluição devida às indústrias: resultante dos resíduos de siderúrgicas, fábricas de cimento e de coque, indústrias químicas, usinas de gás e fundição de metais ferrosos. Entre esses resíduos encontram-se substâncias tóxicas e irritantes, poluentes fotoquímicos, poeiras etc.

Contaminação e poluição do solo ar

Page 14: PoluiçãO1

Curiosidades sobre a águaVocê sabia?Que erosão é a ação do vento e da chuva, das águas dos rios e do mar que transporta partes do solo, deixando em seu lugar falhas e buracos?

Quando nosso planeta se formou, não havia terra. Tudo era um enorme bloco de rocha. vento, a chuva, durante milhões de anos, gastaram esses rochas e foram produzindo grãos menores. Como uma lixa, o vento e a chuva desgastaram as rochas, produzindo solo.Do solo e da água foram surgindo os pequenos animais e vegetais.Com a morte desses seres, aumentava a cada dia a matéria que depois seria decomposta pelos fungos e bactérias. O solo continua se formando mais isso é tão vagaroso que nem percebemos. São precisos, às vezes, 500 anos para formar 1 centímetro de solo. Dessa forma, para se formar o solo agrícola, que é a parte fértil do solo, são necessários perto de 15.000 anos!

Page 15: PoluiçãO1

Hoje acordei cedo, contemplei mais uma vez a natureza.A chuva fina chegava de mansinho.O encanto e aroma matinal traziam um ar de reflexão. Enquanto isso, o meio ambiente pedia socorro.Era o homem construindo e destruindo a sua casa. Poluição, fome e desperdício deixam o mundo frágil e degradado.Dias mais quentes aquecem o “planeta água”.Tenha um instante com a paz e a harmonia.Reflita e preserve para uma consciência coletiva.Ainda há tempo, cuide bem da natureza.

Cuide bem da natureza-texto para refletir

Page 16: PoluiçãO1

Ou seja, de que adianta o

progresso se não há qualidade de

vida?