politica de propriedade intelectual da fapesb

5
1. Objetivo Definir as normas gerais para a gestão da Propriedade Intelectual (PI) nos projetos apoiados, nas solicitações de financiamento à proteção intelectual atendidas e nas criações desenvolvidas pelos seus colaboradores, no âmbito da Fapesb. O objetivo principal desta política é fomentar a proteção dos direitos de propriedade intelectual das criações originadas no Estado, com vistas a estimular o processo de desenvolvimento econômico e tecnológico. 2. Envolvidos Quadro Fapesb Pesquisadores Beneficiários de projetos Instituições de Ciência e Tecnologia Empresas Inventores Independentes 3. Definições Propriedade Intelectual = toda criação e expressão da atividade inventiva humana, fixada em qualquer suporte, tangível ou intangível, em seus aspectos científicos, tecnológicos e artísticos, que deve cumprir os requisitos legais. Criação = invenção, modelo de utilidade, desenho industrial, programa de computador, obras literárias ou científicas (publicação), topografia de circuito integrado, nova cultivar ou cultivar essencialmente derivada, e qualquer outro desenvolvimento tecnológico que acarrete ou possa acarretar o surgimento de novo produto, processo ou aperfeiçoamento incremental, obtida por ou mais criadores. Ganhos Econômicos = qualquer resultado pecuniário da exploração econômica direta ou indireta, através de cessão ou licença de direito de propriedade intelectual. Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) = para efeito desta política, ICT consiste em instituição que tenha como missão, dentre outras, executar atividades de pesquisa básica ou aplicada de caráter científico ou tecnológico. 4. Documentos Relacionados Convênios e Termos de Outorga Contratos de Parcerias entre as partes titulares 5. Normas gerais 5.1. Possibilidades de apoio à proteção da PI O apoio à proteção da PI pode ocorrer para projetos apoiados pela Fapesb ou para as solicitações de financiamento à proteção das criações que não tenham recebido anterior apoio da Fundação. POLÍTICA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL Data: 13/07/2006 Código: P 02 Revisão: 01 Página: 1/5

Upload: jamcarneiro

Post on 18-Dec-2015

10 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Manual Propriedade Intelectualda Fapesb

TRANSCRIPT

  • 1. ObjetivoDefinir as normas gerais para a gesto da Propriedade Intelectual (PI) nosprojetos apoiados, nas solicitaes de financiamento proteo intelectualatendidas e nas criaes desenvolvidas pelos seus colaboradores, nombito da Fapesb.

    O objetivo principal desta poltica fomentar a proteo dos direitos depropriedade intelectual das criaes originadas no Estado, com vistas aestimular o processo de desenvolvimento econmico e tecnolgico.

    2. EnvolvidosQuadro FapesbPesquisadoresBeneficirios de projetos Instituies de Cincia e TecnologiaEmpresasInventores Independentes

    3. DefiniesPropriedade Intelectual = toda criao e expresso da atividade inventivahumana, fixada em qualquer suporte, tangvel ou intangvel, em seusaspectos cientficos, tecnolgicos e artsticos, que deve cumprir osrequisitos legais. Criao = inveno, modelo de utilidade, desenho industrial, programa decomputador, obras literrias ou cientficas (publicao), topografia decircuito integrado, nova cultivar ou cultivar essencialmente derivada, equalquer outro desenvolvimento tecnolgico que acarrete ou possaacarretar o surgimento de novo produto, processo ou aperfeioamentoincremental, obtida por ou mais criadores. Ganhos Econmicos = qualquer resultado pecunirio da exploraoeconmica direta ou indireta, atravs de cesso ou licena de direito depropriedade intelectual. Instituio de Cincia e Tecnologia (ICT) = para efeito desta poltica, ICTconsiste em instituio que tenha como misso, dentre outras, executaratividades de pesquisa bsica ou aplicada de carter cientfico outecnolgico.

    4. Documentos RelacionadosConvnios e Termos de OutorgaContratos de Parcerias entre as partes titulares

    5. Normas gerais5.1. Possibilidades de apoio proteo da PI

    O apoio proteo da PI pode ocorrer para projetos apoiados pela Fapesb oupara as solicitaes de financiamento proteo das criaes que no tenhamrecebido anterior apoio da Fundao.

    POLTICA DE PROPRIEDADEINTELECTUAL

    Data: 13/07/2006Cdigo: P 02Reviso: 01Pgina: 1/5

  • Os beneficirios de apoios devem comunicar formalmente Fundaoquaisquer possibilidades de proteo das criaes decorrentes de projetosapoiados parcial ou integralmente pela Fapesb. A Fundao dever analisar osresultados potenciais dos referidos projetos e julgar cada situaoindividualmente, de modo a tomar as decises de apoio quanto proteo daPI, titularidade e aos ganhos econmicos.

    A Fapesb pode financiar a proteo legal dos direitos de PI, a ser realizada porpesquisadores e inventores independentes, ICTs e empresas privadas. Oreferido financiamento pode envolver servios de levantamento do estado datcnica, taxas de proteo nacional ou internacional, bem como serviosespecializados necessrios para o processo.

    No caso de solicitao de apoio proteo a empresas, micro, pequenas emdias empresas tm prioridades em relao a grandes empresas.

    O descumprimento pelo beneficirio de qualquer das obrigaesestabelecidas, implicar nas punies previstas nos instrumentos legais.

    5.2. Titularidade de PI e ganhos econmicos decorrentes da explorao A titularidade dos direitos de PI poder ser exercida em conjunto com outraspessoas fsicas e jurdicas (ICTs, pesquisadores e inventores independentes,empresas), devendo ser fixado a natureza e o valor dos benefcios e asobrigaes das partes em instrumento contratual.

    A Fapesb tem o direito de requerer at 1/3 da titularidade dos direitos da PI,decorrentes de projetos por ela financiados, parcial ou integralmente.Entretanto, a Fundao tambm pode abrir mo dos seus direitos de co-titularidade, caso o produto ou processo venha a ser produzido na Bahia epossa oferecer ganhos para o estado. Para os casos em que a produo se dem outra unidade federativa, a Fapesb deve obrigatoriamente requerer a co-titularidade.

    No que tange remunerao por royalties, a Fapesb tem o direito de exigir at2% de ganhos econmicos auferidos com os resultados de pesquisa por elabeneficiada, relacionada aos ativos de PI, protegidos ou no. Cada situaodeve ser analisada individualmente.

    Em se tratando de projetos no apoiados pela Fapesb, esta pode requerer aco-titularidade, bem como parcela dos ganhos econmicos oriundos daexplorao da criao, nos casos do atendimento s solicitaes definanciamento da proteo dos direitos de PI. Quando existe o envolvimento de mais de um pesquisador na criao, ocoordenador do projeto dever indicar os demais membros da equipe queparticiparam da criao intelectual, na qualidade de co-criadores, com aindicao de percentual devido para cada um, relacionado aos ganhoseconmicos futuros com a explorao da PI ou transferncia da tecnologiaprotegida, desde que em consonncia com as polticas das instituies.

    POLTICA DE PROPRIEDADEINTELECTUAL

    Data: 13/07/2006Cdigo: P 02Reviso: 01Pgina: 2/5

  • As decises sobre titularidade e ganhos econmicos entre pesquisadores,ICTs e empresas devem respeitar as polticas das instituies envolvidas e alegislao em vigor. Os direitos de titularidade e de ganhos econmicos devemser sempre definidos conjuntamente entre todos os envolvidos e as decisesdevem fazer parte de acordo entre as partes formalizando os direitos eobrigaes.

    As decises sobre titularidade e ganhos econmicos devem levar emconsiderao o montante de recursos investidos pela Fapesb e pelas demaisinstituies envolvidas; o tipo de apoio fornecido; o impacto da PI para oEstado, dentre outras variveis.

    A cesso ou licenciamento dos direitos de PI no responsabilidade daFapesb. As atribuies devem ser estabelecidas em instrumento contratual, oqual dever identificar claramente as organizaes responsveis por taisfunes.

    5.3. Operacionalizao dos recebimentos referentes exploraoeconmica Os recebimentos, quando devidos, devem ser pagos Fapesb a partir doexerccio seguinte ao incio da explorao econmica, referente aos ganhos doexerccio anterior. A Fapesb pode optar, a depender da situao, em concedermaior tempo para o repasse dos recursos, devendo esta condio ficarestabelecida no instrumento contratual entre as partes.

    Os ganhos econmicos da explorao da PI sero destinados a fundoespecfico para o financiamento de protees de PI e posterior realocao emprojetos de inovao.

    5.4. Direitos Autorais de publicaes apoiadas pela FapesbOs direitos autorais, patrimoniais e morais de publicaes apoiadas pelaFapesb pertencem integralmente aos autores das obras.

    5.5. Setor responsvel para gesto de PI a FapesbA Diretoria de Inovao o setor responsvel pela anlise de projetos queapresentem criaes passveis de serem protegidas, pela avaliao de pedidosde apoio proteo de PI e pela gesto dos ativos de PI da Fapesb.

    Quando necessrio, possvel contratar servios especializados que apiem aDiretoria nas funes de anlise, valorao, gesto, acompanhamento e/ouproteo.

    Em se tratando de criaes de pessoas que atuam na Fapesb, a DiretoriaGeral deve ser obrigatoriamente comunicada.

    POLTICA DE PROPRIEDADEINTELECTUAL

    Data: 13/07/2006Cdigo: P 02Reviso: 01Pgina: 3/5

  • 5.6. Gesto da PIA Fapesb no responsvel pelos requerimentos de proteo, nem peloacompanhamento dos processos de proteo da PI dos projetos apoiados,junto aos rgos competentes.

    Nos casos em que a Fapesb for co-titular, o requerimento e gesto dos direitosdever ser exercida por instituies co-titulares relacionadas com a gerao doativo e/ou comercializao deste.

    Para os casos em que a Fapesb no opte pela co-titularidade, o requerimentoe gesto dos direitos deve ser exercido pela(s) instituio(es) titulares dosdireitos.

    As questes referentes s obrigaes e direitos do requerimento devero estarprevistas em instrumento firmado entre as partes envolvidas.

    5.7. Orientaes sobre utilizao da marca FapesbA marca Fapesb, bem como todas as marcas de seus programas, devem serregistradas e acompanhadas.

    A meno Fapesb, por meio de sua marca, obrigatria, por parte dosbeneficirios, em todas as atividades e publicaes decorrentes de apoios daFapesb.

    A utilizao das marcas Fapesb e SECTI obrigatria em todos osequipamentos, espaos, apresentaes, materiais de eventos, publicaes econgneres, decorrentes de apoio da Fapesb.

    As exigncias de meno ao nome e uso das marcas devem estarcontempladas em todos os instrumentos legais firmados entre a Fapesb ebeneficirios, nos quais devem estar previstas sanes pela no utilizao, usoindevido ou no autorizado do nome ou marcas. As orientaes sobre utilizao das marcas devem estar facilmente acessveisaos usurios, cabendo Fapesb a fiscalizao da utilizao destas.

    5.8. Orientaes gerais para os Programas e aes da Fapesb, no quetange ao tema de PIOs Editais relacionados ao desenvolvimento de projetos devem contemplar arubrica servios relacionados PI, a fim de se incentivar levantamento dainformao tecnolgica e proteo dos direitos de PI.

    Na fase de submisso de projetos, a Fapesb deve solicitar informao acercada poltica ou orientao das instituies envolvidas sobre direitos de PI.

    Todos os projetos submetidos Fapesb devem contemplar a equipe executoraque participar da pesquisa, abrangendo inclusive, estudantes, bolsistas,estagirios e voluntrios, para fins de posterior avaliao dos criadores.

    POLTICA DE PROPRIEDADEINTELECTUAL

    Data: 13/07/2006Cdigo: P 02Reviso: 01Pgina: 4/5

  • Todo o projeto submetido Fapesb deve contemplar informaes acerca deprotees de PI a ele relacionadas.

    Projetos cooperativos entre pesquisadores ou ICTs com o setor empresarialdevem contemplar termo de cooperao entre os envolvidos, onde se estejaprevista a titularidade da propriedade intelectual e a participao nosresultados da explorao econmica das criaes resultantes da parceria,assegurando aos signatrios o direito ao licenciamento.

    Quando for aplicvel, todos os modelos de Relatrios Tcnicos, parciais efinais, devem contemplar a indicao de proteo da PI ou transferncia detecnologia dos resultados decorrentes dos projetos financiados.

    Todos os relatrios gerados, bem como pareceres de visita, devem contemplarformalmente a indicao dos produtos decorrentes das pesquisas realizadas,quando aplicvel.

    5.9. Orientaes sobre criaes desenvolvidas na FapesbAs pessoas que atuam na Fapesb devem comunicar Diretoria Geral as suascriaes intelectuais desenvolvidas no mbito da Fundao, decorrentes doexerccio das suas atividades ou da utilizao de recursos, meios ouinformaes da instituio. A Fapesb ser a titular destas criaes, devendoadotar as providncias necessrias para proteo jurdica e exploraoeconmica, se for o caso. Nesta regra, excetuam-se as publicaes.

    Os contratos de prestao de servios que tratem de desenvolvimento decriaes devem contemplar clusulas esclarecedoras sobre os direitos dosativos que possam ser decorrentes dos servios contratados.

    6. AnexosEste item no se aplica ao documento.

    Esta poltica passa a vigorar a partir desta data.

    Aprovado porConselho Curador da Fapesb

    POLTICA DE PROPRIEDADEINTELECTUAL

    Data: 13/07/2006Cdigo: P 02Reviso: 01Pgina: 5/5