polícia investiga duplo assassinato em sítio, na região do ... · de mandamento de deus:“amar...

12
1 Objetivo da ação idealizada pelo padre Ernesto Sassi- da, falecido em 2013, é proporcionar um Natal digno à famílias carentes. >>PÁGINA 09 PM também está reforçando o policiamento na área comercial da cidade. >>PÁGINA 07 Sino da Caridade faz arrecadação de doações para famílias carentes Comércio de Corumbá já funciona em horário especial SOLIDARIEDADE FIM DE ANO Sol com algumas nuvens. Não chove. Fonte: CLIMATEMPO máx.34º mín.21º EDIÇÃO IMPRESSA Nível do rio Paraguai (Ladário) ÚLTIMOS 3 DIAS SEXTA-FEIRA Edição: 2549| Ano: XI Preço: R$ 1,00 Corumbá, 07 de dezembro 2018 06/12 05/12 04/12 2,68m 2,72 m 2,70 m Polícia investiga duplo assassinato em sítio, na região do Urucum Anderson Gallo Anderson Gallo Uma das vítimas foi morta a tiros e estava do lado de fora da casa. O outro homem, foi laçado pelo pescoço e com a mesma corda teve as mãos e pés amarra- dos. Ele foi deixado preso a um tronco e possivelmente, morreu asfixiado. >> PÁGINA 05

Upload: buiminh

Post on 09-Dec-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Polícia investiga duplo assassinato em sítio, na região do ... · de mandamento de Deus:“amar ao próximo como a ti mesmo”. O primeiro, como todos sabem, é amar ao Senhor

Diário Corumbaense - Corumbá - MS07 a 13 de dezembro de 2018 - ANO: XI - Edição: 2549

[email protected]

twitter.com/diarionlinefacebook.com/diarionline

1

Anderson Gallo

Objetivo da ação idealizada pelo padre Ernesto Sassi-da, falecido em 2013, é proporcionar um Natal digno à famílias carentes. >>PÁGINA 09

PM também está reforçando o policiamento na área comercial da cidade. >>PÁGINA 07

Sino da Caridade faz arrecadação de doações para famílias carentes

Comércio de Corumbá já funciona em horário especial

SOLIDARIEDADEFIM DE ANO

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Fonte: CLIMATEMPOmáx.34ºmín.21º

EDIÇÃO IMPRESSA

Nível do rio Paraguai(Ladário)ÚLTIMOS 3 DIAS

SEXTA-FEIRA Edição: 2549| Ano: XIPreço: R$ 1,00

Corumbá, 07 de dezembro 201806/1205/1204/122,68m2,72 m2,70 m

Polícia investiga duplo assassinato em sítio, na região do Urucum

Anderson Gallo

Anderson Gallo

Uma das vítimas foi morta a tiros e estava do lado de fora da casa. O outro homem, foi laçado pelo pescoço e com a mesma corda teve as mãos e pés amarra-dos. Ele foi deixado preso a um tronco e possivelmente, morreu asfixiado. >>PÁGINA 05

Page 2: Polícia investiga duplo assassinato em sítio, na região do ... · de mandamento de Deus:“amar ao próximo como a ti mesmo”. O primeiro, como todos sabem, é amar ao Senhor

Diário Corumbaense - Corumbá - MS07 a 13 de dezembro de 2018 - ANO: XI - Edição: 2549

[email protected]

twitter.com/diarionline facebook.com/diarionline

2

Expediente

Jornal Diário CorumbaenseRua Cabral, nº 1.283 - CentroFones: 3232-4690 / 3232-4691 Corumbá-MS

www.diariocorumbaense.com.brwww.diarionline.com.br

A redação não se responsabiliza por artigos assinados ou de origem definida, portanto, os mesmos podem não representar, necessariamente, a opinião deste jornal.

Diagramação, Criação e Design

Repórter FotográficoAnderson Gallo - DRT-MS 1271

Ricardo Albertoni MirandaJoão Victor Nunes

RedaçãoDireção Geral:Rosana Nunes - MTB-064/[email protected]

Ricardo Albertoni - DRT 1765/[email protected]

/diarionline /diarionline

Se importe mais

ARTIGO

(*)Wilson Aquino é jornalista, professor e cristão SUD.

Por Wilson Aquino (*)

Em tempos normais, inclusive neste perí-odo de Natal, existem muitas maneiras pelas quais podemos demonstrar que nos importamos com nosso próximo, pa-

rentes, amigos, colegas, conhecidos e até des-conhecidos. Podemos dizer, escrever, registrar, compartilhar, orar, assar, cantar, abraçar, to-car, plantar, limpar, presentear ou doar. Tudo de que precisamos é fazer! tomar iniciativa de executar aquilo que o Espírito inspira e o cora-ção manda que façamos.

Muitas vezes tudo o que uma pessoa precisa para permanecer e continuar firme no caminho da vida é de alguém de bom coração que faça para ela qualquer desses verbos de ação men-cionados. Tão pouco para nós que até por con-ta dessa simplicidade, achamos desnecessário e não o fazemos. Enquanto que para o próximo, pode ser de vital importância sentir que alguém se importa.

Os tempos estão cada vez mais difíceis e a tendência é continuar assim ou pior. As causas são as mais diversas em todo lugar e vão des-de má gestão pública, econômica e social até a fatores naturais provocados pelo excesso ou es-cassez das chuvas, do vento, das altas e baixas temperaturas. Mais do que nunca o homem pre-cisa de Deus, Senhor de todas as coisas, e do próprio homem que deveria melhor se ajudar.

Se importar mais com nosso próximo é, se-gundo as Escrituras Sagradas, o segundo gran-de mandamento de Deus:“amar ao próximo como a ti mesmo”. O primeiro, como todos sabem, é amar ao Senhor acima de todas as coisas.

Mesmo com todas as dificuldades que atra-vessamos, se acreditamos em Deus e em seus mandamentos, podemos sim fazer mais pelo nosso próximo. Podemos fazer muito com nos-sas próprias palavras, levando mensagens de esperança, de paz, de amor, de tranquilidade.

Ao contrário disso, lamentavelmente observa-mos por exemplo, em grupo de jovens e mesmo de adultos, que o comum nas rodas de conversas é a utilização de assuntos fúteis, improdutivos e isso quando não pegam um dos membros do pró-prio grupo para servir de chacota para os demais. Como é difícil numa roda de pessoas alguém se levantar e enaltecer as qualidades do outro.

Aliás, esse ato deveria ser um procedimento comum das pessoas sobre seu próximo. Sabe-mos que existem tantos talentos, qualidades, habilidades nas pessoas que não custaria para absolutamente ninguém abrir a boca para tecer um elogio, um reconhecimento das virtudes do próximo ou por uma palavra ou ação por este desenvolvida.

Além de falar, podemos também ter a ha-bilidade de ouvir as pessoas. Ouvi-las de fato, atentos e olhando nos olhos da pessoa, demons-trando real interesse em conhecer seus lamen-tos, desabafos, tristezas e alegria inclusive. Essa habilidade nem sempre a cultivamos, inclusive dentro de nossa própria casa, com nossos côn-juges e filhos. Sempre é tempo de refletir, de nos auto analisarmos e nos esforçarmos por mudan-ças, para que possamos ser pessoas melhores para nós mesmos e para nosso próximo.

Esse período natalino ao qual entramos agora,

inspira a solidariedade, a bondade, a fraternida-de. Que o homem possa entesourar em seu peito essas virtudes de tal forma que ele passe os de-mais 11 meses do ano emanando essas qualida-des em seus atos e ações no dia a dia e em todo e qualquer lugar, para todo e qualquer indivíduo.

No ambiente de trabalho, por exemplo, po-demos nos atentar e procurar conhecer de fato aquela pessoa que trabalha a meses e até a anos ao nosso lado. Vivemos numa correria egoísta de tal forma que muitas vezes nem sabemos quase nada da vida pessoal e espiritual dessa pessoa. Não conhecemos sua família, seus filhos e se-quer a própria pessoa, porque não procuramos saber quem elas realmente são.

E muitas dessas pessoas que vivem ao nos-so redor, carregam pesados fardos e clamam em choro contido, por um ombro amigo para que te-nham forças para continuar. Insensíveis e ego-ístas, continuamos nossa jornada como se não fosse de nossa conta a dor e o sofrimento daque-les que vivem ao nosso lado e que na verdade, são nossos irmãos.

Que neste Natal, em que se deveria comemo-rar com mais alegria e gratidão o nascimento de Jesus Cristo, nosso Salvador e Redentor, possa-mos nos espelhar na Sua vida aqui na Terra e seguir o Seu exemplo de infinita bondade, cari-dade e amor ao próximo. (Inspirado na Liahona de dezembro)

Page 3: Polícia investiga duplo assassinato em sítio, na região do ... · de mandamento de Deus:“amar ao próximo como a ti mesmo”. O primeiro, como todos sabem, é amar ao Senhor

Diário Corumbaense - Corumbá - MS07 a 13 de dezembro de 2018 - ANO: XI - Edição: 2549

[email protected]

twitter.com/diarionlinefacebook.com/diarionline

3

ROSANA NUNES COMCAMPO GRANDE NEWS

POLÍTICA

Deputado tucano forma grupo de apoio para ser o novo presidente da Assembleia

Edilene Borges/Assessoria

Anderson Gallo

Felipe Orro (PSDB) também assinou apoio a Paulo Corrêa (PSDB), na disputa para presidência

Evander vai iniciar primeiro mandato e quer participar ativamente do dia a dia na Assembleia

O deputado Pau-lo Corrêa (PR) já tem 18 votos para sua can-

didatura à presidên-cia da Assembleia. Ele conseguiu no final da manhã desta quinta--feira (06), a adesão dos dois parlamentares do PT – Pedro Kemp e Cabo Almi – além do co-lega de partido, Felipe Orro. O tucano colheu as assinaturas e disse que busca um consen-so, para o pleito que vai ocorrer no dia 1° de fe-vereiro de 2019.

Escolhido pela ban-cada tucana e tendo o apoio do governo, Cor-rêa começou a buscar o apoio dos demais par-tidos para compor seu grupo de aliados. A pri-meira adesão foi do de-putado eleito, Londres Machado (PSD), ainda na terça-feira (04). Eles tinham sido colegas de legenda no PR, e man-têm uma parceria anti-ga no legislativo.

Na quarta-feira (05) firmou acordo, logo pela manhã, com a banca-da do MDB, recebendo

apoio de Eduardo Ro-cha (MDB), Renato Câ-mara (MDB) e Márcio Fernandes. No período da tarde, este grupo se ampliou, quando o tu-cano teve a adesão do chamado “G6”, que é formado por Hercula-no Borges (SD), Lucas de Lima (SD), Evander Vendramini (PP), Ger-son Claro (PP), Carlos Alberto David (PSL) e Neno Razuk (PTB).

As articulações con-tinuaram nesta quinta, com o candidato tuca-no recebendo apoio da bancada do DEM, que é composta por Zé Tei-xeira e José Carlos Bar-

bosa. Ainda durante a sessão chegaram mais três parlamentares nes-te grupo: Pedro Kemp (PT), Cabo Almi (PT) e Felipe Orro (PSDB).

Grupo

Desta forma, Corrêa já tem apoio de 18 dos 24 deputados. Ele fez questão de colher as assinaturas dos parla-mentares que aderiram ao grupo, como forma de “oficializar” esta par-ceria. O tucano adian-tou que em relação aos demais cargos, cada parlamentar vai “via-bilizar” sua respectiva

escolha.A composição da

mesa diretora segue com Eduardo Rocha (MDB) para a vice--presidência, e grandes chances de Zé Teixeira (DEM) continuar como primeiro-secretário. Ele

revelou que já tem oito votos para permanecer no cargo. O chamado “G6” também tinha a intenção de ficar com este espaço, mas corre por fora.

Já a bancada do PT pediu a 2ª secretaria,

que está com o partido na atual gestão. Corrêa ponderou que o pleito é “legítimo”, mas que no momento não pode as-segurar a vaga, já que a decisão será deste grupo que está sendo montado.

Evander quer espaço em comissões

O deputado elei-to por Corumbá e La-dário para o primei-ro mandato, Evander Vendramini (PP) disse que o grupo dos 6 fir-mou compromisso com

Paulo Corrêa como consequência do apoio ao governador tucano Reinaldo Azambuja em seu segundo mandato, mas vai buscar espaço na mesa diretora e nas

comissões da Casa. "É fundamental

que para a represen-tação dos municípios, no meu caso Corumbá e Ladário, tenhamos espaço nas comissões para que os interesses da região sejam defen-didos e eu vou brigar para participar", disse Evander.

"Uma força de seis votos tem que ser respeitada e também valorizada. Em nos-so grupo todos têm preparo, experiência, uma formação boa para estar ocupando os espaços, evidente-mente respeitando os nossos colegas que estão compondo", con-cluiu.

Câmara de Ladário altera regimento e anula eleição de mesa diretora

A Câmara de Ve-readores de Ladário aprovou, em primeira votação, na sessão da última segunda-feira (03), alteração no Regi-mento Interno do Legis-lativo, que não permitia que suplentes partici-passem de Comissão Processante. Agora, em caso de afastamento de 50 por cento mais um dos parlamentares, os suplentes que assumi-rem podem integrar a CP. A segunda votação está prevista para a próxima sessão, no dia 10 de dezembro.

Uma vez alterado o Regimento Interno, a Câmara pode dar início aos processos de cas-sação dos mandatos do

prefeito afastado Carlos Ruso (PSDB) e dos sete parlamentares presos em operação do Gaeco (Grupo de Atuação Es-pecial de Combate ao Crime Organizado) no dia 26 de novembro, que investiga pagamen-tos feitos por Ruso aos vereadores em troca de apoio político. Mas para isso, é preciso que um cidadão, ou algum parlamentar, faça a de-núncia formal à Câma-ra. É o que prevê a lei que trata de cassação.

Além da prisão pre-ventiva, a Justiça de-terminou a suspensão do exercício de man-datos eletivos e de car-go público de todos os acusados. Com isso,

a Câmara ladaren-se ficou composta de sete suplentes e ape-nas quatro titulares: o presidente da Mesa Diretora, Fábio Peixoto (PTB); o vice-presidente Daniel Benzi (PMDB); o 1º secretário, Jonil Júnior Gomes Barcelos (PMN) e Eurípedes de Jesus (PTB).

Mesa diretora

Por recomendação do Ministério Público Estadual, na sessão também foi votada a anulação da eleição da Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2019/2020, realizada no dia 20 de novembro. É que além de quatro

dos cinco eleitos esta-rem presos, a investi-gação do MPE aponta indícios de "negociata" entre os parlamenta-res. Foram 6 votos con-tra 3 pela anulação. A data da nova eleição deve ser anunciada também na sessão do dia 10.

A Mesa Diretora que havia sido eleita tinha Eurípedes Zaurízio de Jesus (presidente), Vagner Gonçalves (vi-ce-presidente), André Franco Cáffaro (segun-do vice), Paulo Rogé-rio Feliciano Barbosa (primeiro secretário) e Agnaldo Santos Silva Junior (segundo secre-tário).

Os sete vereado-

res presos são: Vagner Gonçalves (PPS), Ag-naldo dos Santos Silva Junior (PTB), André Franco Cáffaro (PPS), Augusto de Campos (MDB), pastora Lilia Maria Villalva de Mora-es (MDB), Paulo Rogé-rio Feliciano Barbosa (PMN) e Osvalmir Nu-nes da Silva (PSDB). O ex-secretário de Edu-cação e Administração da Prefeitura, Helder Botelho, também teve a prisão preventiva decretada. Todos per-manecem presos em Campo Grande, onde a investigação do Gaeco e MPE está concentrada.

O mensalinho pago pelo prefeito afastado Carlos Ruso, conforme

o Gaeco e o Ministério Público Estadual va-riava entre R$ 1,5 mil e R$ 3,5 mil e acon-tecia há mais de um ano. O salário mensal de um vereador na ci-dade é de cerca de R$ 6 mil.

Indicação de cargos na Secretaria de Edu-cação, pelos vereado-res acusados, também fazia parte do "acordo" e quem cuidava da no-meação era o então se-cretário de Educação, Helder Botelho. Os parlamentares ainda teriam barrado uma CPI (Comissão Parla-mentar de Inquérito) que averiguava de-núncias de irregulari-dades na Saúde. (RN)

Page 4: Polícia investiga duplo assassinato em sítio, na região do ... · de mandamento de Deus:“amar ao próximo como a ti mesmo”. O primeiro, como todos sabem, é amar ao Senhor

Diário Corumbaense - Corumbá - MS07 a 13 de dezembro de 2018 - ANO: XI - Edição: 2549

[email protected]

twitter.com/diarionline facebook.com/diarionline

4

ECONOMIA

Bolívia sinaliza fornecer gás natural a Mato Grosso do Sul

Chico Ribeiro/Governo do Estado

Reinaldo e ministro Luiz Sánchez, durante reunião na Governadoria

SILVIO ANDRADEASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO GOVERNO MS

A Bolívia sinali-zou concreta-mente a pos-sibilidade de

fornecimento direto de gás natural a Mato Grosso do Sul e um acordo de importa-ção pode ser fechado na próxima semana, em Santa Cruz de La Sierra, quando o Es-tado apresentará uma planilha de deman-das para os próximos anos. A garantia foi dada pelo ministro de Hidrocarburos, Luiz Alberto Sánchez, em encontro na terça-feira (04) com o governador Reinaldo Azambuja.

Após a redução das importações pela Pe-trobras, há dois anos, o Governo do Estado

busca uma saída para garantir a manuten-ção de um volume de importação que mini-mize os impactos com a queda do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Servi-ços (ICMS). O gover-nador defende a im-portação conjunta do gás por distribuidoras regionais, dentre elas a MSGÁS, e tem co-brado do país vizinho a garantia de forneci-mento do combustível para a termoelétrica de Ladário, em fase de instalação.

Reinaldo Azambu-ja destacou ainda a garantia do governo brasileiro de executar projetos estratégicos para a região de fron-teira e na integração comercial latino-ame-ricana, citando a re-construção da ferrovia

que ligará Santos (SP) a Ilo, no Peru, passan-do pelo estado de Mato Grosso do Sul e a Bo-lívia. “São investimen-tos que ampliam as possibilidades comer-ciais e projetam novos empreendimentos e uma demanda cres-cente do consumo de gás natural”, pontuou.

Cenário de consumo

Durante reunião na Governadoria, com a presença do gover-nador Reinaldo Azam-buja, do ministro Luiz Sánchez e João Carlos Parkinson (coordena-dor-geral de Assuntos Econômicos do Minis-tério das Relações Ex-teriores), secretários estaduais e represen-tantes da MSGÁS e da estatal petrolífera

YPFB (Bolívia), além de empresários, ficou definido que o encon-tro de Santa Cruz de La Sierra, nos dias 12 e 13 de dezem-bro, será fundamental para a formulação dos acordos comerciais.

Após as pondera-ções do governador de MS, pedindo à Bolívia uma definição em re-lação aos pleitos do Estado, o ministro boliviano afirmou que seu país tem interesse na comercialização do gás extracontrato da Petrobras e hoje tem produção suficiente para garantir esse for-necimento. Luiz Sán-chez apenas solicitou que o Estado apre-sente uma projeção de demanda e sinalizou que a Bolívia quer for-malizar o acordo ain-da neste ano.

Presente à reunião, o diretor-presidente da MSGÁS, Rudel Trindade, adiantou que a companhia tem um levantamento da demanda, com base no consumo das ter-moelétricas de Ladá-rio e Três Lagoas e de outros empreendi-mentos, estimado em cinco milhões de m³/dia. Somente a ter-moelétrica de Ladá-rio tem previsão de consumo imediato de 1,3 milhão de m³/dia, com perspectiva de comprar 2,5 milhões de m³/dia em cinco

anos para produzir 620 MW.

“O ministro Luiz Sánchez disse ao go-vernador, inclusi-ve, que se quisermos sair do contrato com a Petrobras, podemos fazer um acordo indi-vidual”, disse Rudel Trindade. “Isso é uma possibilidade, mas o importante é que a Bolívia nos disse com clareza seu interesse na venda desse gás, com o ministro pedin-do que tudo aconteça ainda esse ano”, com-pletou. O dirigente da MSGÁS informou que hoje a companhia compra 700 mil m³/dia de gás boliviano.

Ministro: maior acordo

O ministro boli-viano demonstrou o grande interesse do seu país em fornecer o gás diretamente ao Estado e em conjunto com as companhias do Paraná, Santa Ca-tarina, Rio Grande do Sul e São Paulo – o grupo lançou um edi-tal de Chamada Públi-ca Coordenada, a fim de buscar um merca-do mais competitivo e diversificado de fontes supridoras. “A Bolívia fará um dos maiores acordos comerciais com o Mato Grosso do Sul em todos os tem-pos”, disse Luiz Sán-chez.

O secretário es-tadual de Desenvol-vimento Econômico, Meio Ambiente, Pro-dução e Agricultura Familiar, Jaime Ver-ruck, acompanhou a região e disse que o avanço nas nego-ciações com a Bolí-via será fundamental para a recuperação das perdas na arreca-dação de ICMS e para o desenvolvimento da região fronteiriça. Ele citou o forte in-cremento comercial com a importação de ureia, que deve atin-gir 400 mil toneladas em 2019, e a melhoria da parte logística, que hoje é um gargalo.

A reunião de San-ta Cruz de La Sier-ra discutirá também novos contratos de importação de ureia e cloreto de potássio. Participaram do en-contro na Governa-doria: o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel; se-cretário estadual de Infraestrutura, Helia-ney Silva; presiden-te da YPFB (Bolívia), Óscar Barriga; pre-sidente da Copagaz Distribuidora de Gás, Caio Turqueto; diretor de novos negócios da GPE-Termo Fronteira, Valfredo Ribeiro; e re-presentantes de em-presas importadoras de ureia e cloreto de potássio.

Page 5: Polícia investiga duplo assassinato em sítio, na região do ... · de mandamento de Deus:“amar ao próximo como a ti mesmo”. O primeiro, como todos sabem, é amar ao Senhor

Diário Corumbaense - Corumbá - MS07 a 13 de dezembro de 2018 - ANO: XI - Edição: 2549

[email protected]

twitter.com/diarionlinefacebook.com/diarionline

5

POLÍCIA

Homem é preso pela PM com porção de cocaína

Um homem de 34 anos foi flagrado por equipe da Força Táti-ca da Polícia Militar de Corumbá com 60 gra-mas de cocaína. Ele estava em uma moto junto com uma mulher de 22 anos, quando foi abordado na rua Por-to Carrero, próximo ao Poliesportivo, às 20h

ROSANA [email protected]

de quarta-feira (05). Os policiais tinham recebi-do informações que in-divíduos em motocicle-ta estariam vendendo entorpecente naquela região.

Na abordagem, foi encontrada com o homem, envolta em plástico, a porção de cocaína. Ele afirmou

que pegou a droga com outro indivíduo e que iria revender para um casal. A mulher que estava com o ho-mem disse que apenas o acompanhava, mas acabou sendo levada junto com ele e o en-torpecente para a 1ª Delegacia de Polícia Civil. (RN)

Em plena manhã, bandido com faca assalta idosa

Idosa de 61 anos procurou a Polí-cia Civil de Corum-bá após ter sido assaltada por vol-ta das 08h10 desta quinta-feira (06). Ela relatou no bo-letim de ocorrência número 6846/2018

que seguia pela rua Quinze de Novem-bro, bairro Popular Velha, em direção a um mercado, quando repentinamente um indivíduo que esta-va em uma bicicleta vermelha se aproxi-mou e empunhando

uma faca mandou que ela entregasse o celular. O bandido fugiu depois que pe-gou o aparelho e foi descrito pela vítima como moreno, magro que usava camise-ta branca, bermuda tactel e boné. (RA)

Preso em Ladário acusado de descumprir

medida protetivaAnderson Duar-

te Pedrosa (23) foi preso na manhã de quarta-feira (05) por policiais civis de La-dário, que cumpriram mandado de prisão expedido pela 2ª Vara Criminal de Corum-bá. Ele é acusado de violência doméstica e de descumprir medi-da protetiva de urgên-cia que o impedia de se aproximar de sua ex-companheira. An-derson também fazia

constantes ameaças à vítima.

De acordo com o delegado Rodrigo Blonkowski, titular da Delegacia de Ladá-rio, a prisão do autor foi representada pela autoridade policial e chancelada pelo Mi-nistério Público. Após o Poder Judiciário ex-pedir o mandado, o acusado foi encontra-do e conduzido sem lesões para a Polícia Civil.

O delegado alertou que é grande o número de casos registrados de violência domésti-ca e ressaltou que a Polícia vai continuar atuando na repressão desses delitos. “Infe-lizmente muitos casos envolvendo violência doméstica vêm sendo registrados na cidade de Ladário. A Policia Civil está atenta e atu-ará de modo firme na repressão a esse deli-to”, destacou. (RA)

Dois homens são assassinados em sítio na região do Urucum

Anderson Gallo

Funerária chegando ao IMOL com os dois corpos

A Polícia Civil de Corumbá investiga as mortes de dois

homens na região do Urucum, na BR-262, distante cerca de 20 quilômetros da cidade. Uma pessoa que passa-va pelo sítio viu os cor-pos e acionou a Polícia

Militar, na tarde desta quinta-feira (06). A pe-rícia técnica também foi ao local.

As informações dão conta de que uma das vítimas foi morta a ti-ros e estava do lado de fora da casa. O ou-tro homem, foi laçado pelo pescoço e com a mesma corda teve as mãos e pés amarra-dos. Ele foi deixado

preso a um tronco e possivelmente, mor-reu asfixiado.

Uma das hipóteses investigadas pela Po-lícia Civil é latrocínio, roubo seguido de mor-te, pois a casa estava revirada e pertences foram levados. Até o fechamento desta edi-ção, a identificação das vítimas não havia sido confirmada.

Mulher é presa por tráfico de drogas após chamar PM para atender violência doméstica

RICARDO [email protected]

Após ser acusado de violência doméstica pela mulher na ma-drugada de quarta-fei-ra (05), homem de 25 anos decidiu denunciar a companheira acusan-do-a de vender drogas e manter entorpecentes na residência, situada na área central de Co-rumbá.

A guarnição da For-ça Tática foi acionada à 01h10 para averiguar a denúncia da mulher de 24 anos, que relatou que por ciúmes, o com-panheiro teria chegado embriagado em casa e quebrado a mobília.

Ela manifestou aos po-liciais, interesse em re-presentar contra o au-tor que foi detido.

Quando seguia para o Distrito Poli-cial, o homem disse à guarnição que a casa da mulher servia de ponto de venda de dro-gas e que havia entor-pecente no local. Os policiais retornaram ao imóvel e com a au-torização da proprie-tária realizaram uma busca nos cômodos, encontrando trinta gramas de cocaína, di-vididas em três emba-lagens, dentro de uma meia em uma gaveta.

A mulher foi condu-zida para a delegacia

por tráfico de drogas enquanto o homem por violência doméstica.

Divulgação/PM

A mulher foi conduzida para a delegacia por tráfico de drogas enquanto o autor foi levado por violência doméstica

Page 6: Polícia investiga duplo assassinato em sítio, na região do ... · de mandamento de Deus:“amar ao próximo como a ti mesmo”. O primeiro, como todos sabem, é amar ao Senhor

Diário Corumbaense - Corumbá - MS07 a 13 de dezembro de 2018 - ANO: XI - Edição: 2549

[email protected]

twitter.com/diarionline facebook.com/diarionline

6

CIDADE

Fonplata vai destinar R$ 30 milhões para drenagem em Corumbá

Anderson Gallo

Prefeito disse que vai em busca de mais recursos para execução de obras de drenagem

ROSANA [email protected]

Duas fortes chuvas, nos dias 21 e 30 de novem-

bro, trouxeram muitos transtornos para a po-pulação de Corumbá, atingida por alagamen-tos em vários pontos da cidade. Média de 30 milímetros de precipi-tação em curto espaço de tempo em um dia, deixou ruas e casas inundadas e a neces-sidade de intervenções imediatas nos pontos mais críticos.

Na manhã da últi-ma terça-feira (04), o secretário municipal de Habitação e Infraestru-tura, Ricardo Ametlla, explicou à imprensa quais medidas estão sendo tomadas pela pasta. Serviços de ro-çada, capinação, lim-peza e manutenção de galerias e bocas de lobo já estão em execução. "Mas é preciso que a população colabore, não jogando lixo nas ruas ou em terrenos. Temos encontrado de tudo nas galerias, até sofá, fogão. Não adian-ta limpar e no outro

dia está sujo novamen-te", disse ao adiantar que uma campanha de conscientização está sendo preparada e terá a distribuição de car-tilhas com os horários da passagem dos cami-nhões de coleta de lixo doméstico, além da co-leta de galhos e outros materiais.

Em relação aos ala-gamentos, o secretário lembrou que os pon-tos críticos da drena-gem estão localizados nas regiões da bacia do bairro Popular Nova; rua Dom Pedro II até Duque de Caxias; Ba-cia do Jatobazinho; Ba-cia do Previsul e área do Anel Viário nas ruas 21 de Setembro e Mare-chal Floriano, além da rua Rio Grande do Sul, que na última chuva, na sexta-feira (30), pa-recia um rio.

"O problema ali co-meçou após a cons-trução do Anel Viário e desde 2016 estamos solicitando ao DNIT autorização para reali-zar a intervenção, por se tratar de uma via federal. Continuamos buscando posição do órgão, pois sem essa autorização não pode-

mos executar frente de trabalho", disse Ame-tlla.

Ruas como a Ca-bral, Colombo e Porto Carrero, também afeta-das pela chuva e com a pavimentação compro-metida pelos buracos, têm recursos do Fon-plata, financiamento obtido pelo Município para execução de vá-rios projetos de infraes-trutura, mas a empresa ganhadora da licitação não cumpriu exigên-cias e a Prefeitura teve de rescindir o contrato

e pedir autorização ju-dicial para chamar a segunda colocada.

"Na Cabral, por exemplo, solicitamos à Sanesul que fizes-se mudança na sua rede de abastecimento, transferindo-a do meio para as laterais da via. O serviço foi feito, mas não pudemos iniciar a recuperação do pavi-mento por causa desse problema no contrato. Esperamos resolver a questão o mais bre-ve possível", destacou o secretário. Ametlla

ainda lembrou que o bairro Padre Ernesto Sassida, é um ponto onde os alagamentos foram contidos com as obras de drenagem e pavimentação que são executadas pelo Estado e Município.

Investimentos em drenagem

Participando da co-letiva, o secretário de Governo e coordenador do Fonplata, Cássio Costa Marques, lem-brou que de 2008 até

2012, foram executa-das grandes obras de drenagem, através do PAC (Programa de Ace-leração de Crescimen-to). "Essas intervenções foram fundamentais, foram construídos grandes canais para o escoamento da água", ressaltou.

Agora, o Fonplata vai destinar, do total de R$ 120 milhões, cerca de R$ 30 milhões so-mente para drenagem. Mas o município preci-sa de pelo menos mais R$ 2 milhões para atender pontos emer-genciais que não estão incluídos no programa.

Ainda na terça--feira, o prefeito Mar-celo Iunes viajou para Campo Grande e de-pois Brasília em bus-ca de recursos para a drenagem e outros projetos. "Nós temos a meta de conseguir ver-bas junto aos governos estadual e federal, mas se não conseguirmos vamos investir recur-sos próprios nesses pontos críticos. Vamos trabalhar para que o mais rápido possível possamos sanear essas deficiências", frisou o prefeito.

Cravo Vermelho recebe mutirão para combate ao Aedes aegypti

A Prefeitura de Co-rumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza no sábado, 08 de dezem-bro, um mutirão no bairro Cravo Verme-lho com objetivo de eliminar os reserva-tórios para o controle da dengue, zika, chi-kungunya e leishma-niose. A ação será das 07h às 11 horas e terá como ponto de apoio a unidade de Estratégia de Saúde da Família Dr. Walter Victorio.

O Município vai destinar 20 profissio-nais de saúde, além de equipes de apoio da Secretaria Munici-

ASSESSORIA DECOMUNICAÇÃO DA PMCwww.corumba.ms.gov.br/

pal de Infraestrutura e Serviços Públicos; Fundação do Meio Ambiente do Pantanal e Secretaria Municipal de Assistência Social.

Dengue

De acordo com Bo-letim epidemiológi-co da Vigilância em Saúde mostra que durante a Semana 46 de 2018 (referente ao período de 18 a 24 de novembro), foram no-tificados 173 casos de Dengue, destes 09 foram confirmados. A dengue é uma do-ença febril aguda, de origem viral e de evo-lução benigna na for-ma clássica, e grave quando se apresenta

na forma hemorrági-ca. Transmitida pelo mosquito Aedes ae-gypti, a dengue é uma doença viral que se es-palha rapidamente no mundo.

Vírus Zika

Até a semana 46 fo-ram notificados 19 ca-sos de Zika e 01 caso confirmado no Bair-ro Cristo Redentor. A Zika é uma doença vi-ral aguda, transmitida principalmente, pelos mosquitos Aedes Ae-gypti e Aedes albopic-tus, caracterizada por exantema manchas avermelhadas na pele, febre, vermelhidão nos olhos, dor nas articu-lações, dor de cabeça

e dores musculares. A maior parte dos casos apresentam evolução benigna e os sintomas geralmente desapare-cem espontaneamente após 3-7 dias.

Chikungunya

Até a semana 46 fo-ram notificados 37 ca-sos de Chikungunya destes, 04 casos fo-ram confirmados. A transmissão se dá através da picada de fêmeas dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus infectadas pelo vírus. Casos de transmissão vertical (transmissão da mãe para o filho durante a gestação ou durante o parto) podem ocorrer

e, muitas vezes, pro-vocam infecção neona-tal grave. Pode ocorrer também transmissão por via transfusional (transfusão de san-gue), considerada rara de acordo com proto-colos analisados.

Leishmaniose

Até a semana epi-demiológica 46 de 2018, foram confirma-dos 12 casos de Leish-maniose Visceral e 02 casos de Leishmaniose Tegumentar. A leish-maniose visceral era, primariamente, uma zoonose caracterizada como doença de cará-ter eminentemente ru-ral. Mais recentemen-te, vem se expandindo

para áreas urbanas de médio e grande porte e se tornou crescen-te problema de saúde pública no país e em outras áreas do conti-nente americano, sen-do uma endemia em franca expansão geo-gráfica. É uma doença, caracterizada por fe-bre de longa duração, perda de peso, fraque-za e anemia, dentre outras manifestações. Quando não tratada, pode evoluir para óbi-to em mais de 90% dos casos. No Brasil, a for-ma de transmissão é através da picada dos vetores Lutzomyia lon-gipalpis, ou Lutzomyia cruzi, conhecidos po-pularmente por “mos-quito palha”.

Page 7: Polícia investiga duplo assassinato em sítio, na região do ... · de mandamento de Deus:“amar ao próximo como a ti mesmo”. O primeiro, como todos sabem, é amar ao Senhor

Diário Corumbaense - Corumbá - MS07 a 13 de dezembro de 2018 - ANO: XI - Edição: 2549

[email protected]

twitter.com/diarionlinefacebook.com/diarionline

7

GERAL

Comércio já funciona em horário especial e PM reforça policiamento

Fotos: Anderson Gallo

Policiamento na área central vai até 04 de janeiro

Consumidores aproveitam horário alternativo para ir às compras

ROSANA [email protected]

O comércio de Corumbá já começou a funcionar em

horário especial de Natal. Segundo a As-sociação Comercial e Empresarial, as lo-jas funcionarão até o dia 14 das 08h às 20h e do dia 15 a 23 de dezembro, o aten-dimento se estenderá até 22h. Nos dias 24 e 31, o funcionamento é facultativo para o co-mércio.

O horário diferen-ciado vai favorecer clientes que não po-dem se deslocar em horário comum até o comércio para reali-

zar compras. É o caso de Adélia Silva, de 43 anos, que já foi pesqui-sar preços. "Trabalho até às 17h30, geral-mente as lojas fecham às 18h, mas com esse horário estendido dá para vir e pesquisar. Não vou comprando de cara, gosto de conferir o produto, aliar qua-lidade a bom preço", explicou ao Diário Co-rumbaense.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Corum-bá/Ladário, Otávio Philbois, espera que a movimentação no comércio seja positi-va. “Ainda há reflexo da crise econômica, mas nós temos a ex-pectativa que, além

do décimo terceiro sa-lário que deverá fluir para o comércio, que também haja reforço dos bolivianos porque nossos preços ainda estão 'atraentes' devi-do ao valor do dólar", comentou Philbois ao acrescentar que está apostando na melho-ra do poder de compra dos consumidores lo-cais.

Segurança

E para que o consu-midor vá às compras com tranquilidade, o Comando do 6º Bata-lhão da Polícia Militar, reforçou o policiamen-to no centro comercial de Corumbá. Há equi-pe em viatura específi-

Divulgação

Simone Tebet (MDB-MS) e o autor do projeto, o deputado Dagoberto Nogueira (PDT-MS)

Simone pede urgência para criação das Áreas de Livre Comércio de

Corumbá e Ponta Porã

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) pediu urgência para votação em Plenário do projeto (PLC 87/2018), de au-toria do deputado Da-goberto Nogueira (PDT--MS), que cria as Áreas de Livre Comércio de exportação e importa-ção nos Municípios de Corumbá e de Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul. O projeto deve ser votado na próxima semana no Senado. Si-mone disse que a ban-cada estará unida para garantir a aprovação da matéria.

O projeto concede

DA REDAÇÃ[email protected]

benefícios fiscais se-melhantes aos da Zona Franca de Manaus, prevendo a isenção dos impostos de importação (II) e dos impostos so-bre produtos industria-lizados (IPI). A medida visa atrair a instalação de empresas na região de fronteira, estabe-lecendo regime fiscal especial, com isenções e benefícios mantidos durante 5 anos. O ob-jetivo é incrementar as relações com os países vizinhos, segundo a política de integração latino-americana.

“É uma forma de contribuir para o de-senvolvimento da re-gião, gerando emprego

e renda”, defendeu a senadora Simone Te-bet. Ela também res-saltou que é impor-tante criar alternativas para tentar diminuir o impacto provocado pela violência decorrente do tráfico de drogas e de armas, devido à pro-ximidade de Corumbá com a Bolívia e de Pon-ta Porã com o Paraguai.

Restrições aos in-centivos – empresas que produzam armas, munições, veículos de passageiros, bebi-das alcoólicas e fumo e seus derivados não receberão os incenti-vos fiscais. Além disso, isenção de II e IPI só será concedida a pro-dutos industrializados que se destinem ao mercado nacional.

O projeto foi aprova-do na semana passada na Comissão de Desen-volvimento Regional e Turismo do Senado, deveria passar pela Comissão de Assuntos Econômicos, mas como houve pedido de urgên-cia, passará direto para o Plenário.

Assessoria de im-prensa com informa-ções da Agência Sena-do.

ca com pontos-base na Frei Mariano em frente ao Jardim da Indepen-dência e na esquina da Frei Mariano com De-lamare.

Os policiais mili-tares que atuam no setor administrativo também foram escala-dos para o serviço de fim de ano. Segundo o comandante do 6º BPM, tenente-coronel Silva Neto, o policia-mento segue o horário de funcionamento do comércio e vai até 04 de janeiro.

Page 8: Polícia investiga duplo assassinato em sítio, na região do ... · de mandamento de Deus:“amar ao próximo como a ti mesmo”. O primeiro, como todos sabem, é amar ao Senhor

Diário Corumbaense - Corumbá - MS07 a 13 de dezembro de 2018 - ANO: XI - Edição: 2549

[email protected]

twitter.com/diarionline facebook.com/diarionline

8

GERAL

Celular irregular será bloqueado a partir de amanhã em 10 estados

Usuários já estão recebendo mensagens de SMS, informando que o aparelho irregular será bloqueado

Marcello Casal Jr./Agência Brasil

AGÊNCIA BRASILwww.agenciabrasil.ebc.com.br

Começa neste sá-bado (08), o blo-queio de celula-res irregulares

(piratas) nos estados do Acre, Espírito San-to, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Para-ná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondô-nia, Santa Catarina e Tocantins, habilitados a partir de 23 de se-tembro. A informação

foi dada pela Agência Nacional de Telecomu-nicações (Anatel).

Os usuários estão recebendo mensagens de SMS, informando que o aparelho irre-gular será bloqueado. “Operadora avisa: Pela Lei 9.472 este celular está irregular e não funcionará nas redes celulares em 75 dias”, diz a mensagem. A pri-meira delas foi encami-nhada no dia 23 de se-tembro. Outros alertas

chegaram 50 dias e 25 dias antes.

Na véspera do blo-queio, o usuário rece-berá a seguinte men-sagem: “Operadora avisa: Este celular IMEI XXXXXXXXXXXXXXX é irregular e deixará de funcionar nas redes ce-lulares”. A agência in-formou que os usuários que aparelhos habili-tados antes do dia 23 de setembro, mesmo que estejam irregula-res, não serão afetados,

desde que o número não seja alterado. De acordo com a Anatel, a medida visa combater o uso de aparelhos fal-sificados ou com IMEI adulterado, clonado ou outras formas de frau-de. A medida também busca inibir a comer-cialização de aparelhos móveis não homologa-dos no país.

O IMEI (do inglês International Mobile Equipment Identity) é o número de identifica-ção do celular. É com-posto por um código de 15 números, utilizado internacionalmente, que permite identificar a marca e modelo. To-das as mensagens são enviadas pelo número 2828. Para saber se o número de IMEI é legal, basta discar *#06#. Se a numeração coincidir com a que aparece na caixa, o aparelho é re-gular. Caso contrário, há uma grande chance de ser irregular.

A Anatel informou ainda que o usuário de serviço móvel com situação irregular deve

procurar a empresa ou pessoa que vendeu o aparelho e buscar seus direitos como consumi-dor. A Anatel criou em seu Portal na Internet um espaço com infor-mações do projeto de bloqueio de celulares, o projeto Celular Le-gal. No Portal da Ana-tel (http://www.anatel.gov.br/celularlegal/consulte-sua-situacao) também é possível veri-ficar se o celular apre-senta alguma irregula-ridade.

Cronograma

O bloqueio de celu-lares irregulares come-çou pelo Distrito Fe-deral e por Goiás. Os aparelhos começaram a ser bloqueados no dia 8 de maio. Segundo a Anatel, os aparelhos já foram excluídos das redes das prestadoras móveis 103 mil "pira-tas" nas duas unidades da federação.

Nos estados da Re-gião Nordeste e demais estados das regiões Norte e Sudeste, in-

cluindo São Paulo, o encaminhamento de mensagens aos usuá-rios ocorrerá a partir de 7 de janeiro de 2019. O impedimento do uso começará a partir de 24 de março de 2019, no caso de aparelhos irregulares habilitados a partir de 7 de janeiro de 2019.

Estrangeiros

Aparelhos móveis comprados no exterior vão continuar funcio-nando no Brasil, desde que sejam certificados por organismos estran-geiros equivalentes à agência reguladora. Um celular só é conside-rado irregular quando não tem número IMEI registrado no banco de dados da GSMA, asso-ciação global de opera-doras. Não serão consi-derados irregulares os equipamentos adquiri-dos por particulares no exterior que, apesar de ainda não certificados no Brasil, tenham por origem fabricantes le-gítimos.

Detran pede prorrogação de 60 dias para implantação da Placa Mercosul

Modelo da Placa Mercosul

NOTÍCIAS MSwww.noticias.ms.gov.br

O Departamento Estadual de Trânsi-to de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) en-caminhou na sema-na passada, ofício ao Departamento Nacio-nal de Trânsito (De-natran) solicitando a prorrogação do prazo de 60 dias para a im-plementação da placa de identificação veicu-lar, a chamada Placa Mercosul, para o Mato Grosso do Sul.

Conforme resolu-ção publicada recente-mente, o Detran teria até o dia 1º de dezem-bro deste ano para a adoção obrigatória, no entanto, o órgão justi-fica a necessidade de prorrogação do prazo alegando problemas operacionais e de lo-gísticas existentes.

De acordo com o d i r e t o r -p r e s i d en t e do Detran, Rober-to Hashioka Soler, o Estado não possui o número suficiente de empresas credencia-das para atuar na tro-ca das placas da frota de todo o Estado e, assim, atender a de-terminação em tempo hábil.

Embora o Depar-tamento tenha soli-citado o prazo maior para a implantação da nova placa, o Diário Oficial da União pu-blicou na sexta-feira (30) a Resolução 748 do Conselho Nacional do Trânsito (Contran) que resolve, entre ou-tras coisas, estender o prazo para até 31 de dezembro para o De-tran em Mato Grosso do Sul, e outros onze estados e no Distrito Federal.

Padrão

A Placa Mercosul foi criada para ser um pa-drão entre os países do Mercosul. O primeiro modelo apresentado te-ria uma faixa azul, com o símbolo do Mercosul, o nome e a bandeira do país, além de sete caracteres que combi-nam letras e números conforme a opção de cada unidade federa-tiva. No Brasil, no en-tanto, foram inseridos dois novos elementos que não constavam na resolução assinada en-tre os países, a bandei-ra do Estado e o brasão do município.

No dia 28 de no-vembro, o ministro das Cidades, Alexan-dre Baldy, determinou a retirada dos brasões dos novos modelos le-vando em conta o apelo da sociedade e de es-

pecialistas que avaliam a medida como desne-cessária, já que eleva os valores cobrados. A decisão também foi ofi-cializada nessa segun-da-feira (3.12) pelo Go-verno Federal e consta na Resolução 748 do Contran.

“Após análise téc-nica de viabilidade e

impacto, decidimos retirar os brasões das novas Placas Padrão Mercosul. Com isso, evitaremos qualquer despesa extra aos con-dutores de nosso País, embora o objetivo te-nha sido desde o iní-cio apenas adotar um modelo mundial de identificação veicular

e proporcionar mais agilidade por parte da polícia e segurança a todos”, afirmou Baldy.

Com a retirada dos brasões, a placa per-manecerá a mesma por toda sua vida útil sem a necessidade de troca caso o proprietário se mude de município ou de Estado.

Jornal do Comércio

Page 9: Polícia investiga duplo assassinato em sítio, na região do ... · de mandamento de Deus:“amar ao próximo como a ti mesmo”. O primeiro, como todos sabem, é amar ao Senhor

Diário Corumbaense - Corumbá - MS07 a 13 de dezembro de 2018 - ANO: XI - Edição: 2549

[email protected]

twitter.com/diarionlinefacebook.com/diarionline

9

CIDADANIA

RICARDO [email protected]

EDITAIS

Sino da Caridade recebe doações e espera entregar 500 cestas de Natal para famílias carentes

Lindivalda dos Santos explicou que a ação conta com poucos veículos disponíveis para a coleta em residência

Fotos: Anderson Gallo

O Sino da Cari-dade, campa-nha que faz parte das tra-

dições natalinas em Corumbá há cerca de meio século, está ar-recadando alimentos e outras doações. O ob-jetivo da ação idealiza-da pelo padre Ernesto Sassida, falecido em 2013, é proporcionar um Natal digno à famí-lias carentes, além de despertar a solidarie-dade da população.

Ao Diário Corumba-ense, o padre Eduardo Moura, diretor do Polo Salesiano de Corumbá, destacou a mobilização por parte da comuni-dade de Corumbá e La-dário na ação.

“Essa atividade já tem uma memória his-tórica através da inicia-tiva brilhante do padre Ernesto. É um trabalho bonito que envolve a responsabilidade tam-bém de muitas enti-dades, órgãos que nos ajudam. Conseguimos um número grande de doações, mas temos trabalhado bastante para chegar à nossa meta e quem sabe até ultrapassá-la. É claro que isso é o reflexo da generosidade do povo corumbaense e lada-rense, além de muitas outras pessoas e enti-dades que nos ajudam, o que demonstra que a solidariedade conti-nua presente no nosso povo, nas crianças e jovens, olhando princi-palmente para as pes-soas que mais preci-

sam”, destacou o padre Eduardo. A

Este ano, além das famílias cadastradas pela Cidade Dom Bos-co, as doações serão encaminhadas para a comunidade do Jato-bazinho, localizada ao lado dos bairros Popu-lar Nova e Jardim dos Estados, na parte alta do município.

Diferentemente de como ocorria em anos anteriores, o Sino da Caridade não está per-correndo as ruas da ci-dade. A coordenadora de assistência social da Missão Salesiana Cidade Dom Bosco, Lindivalda dos Santos, explicou que a ação conta com poucos veí-culos disponíveis para a coleta em residência, portanto, recomenda que as pessoas levem as doações até os pos-tos de arrecadação na Cidade Dom Bosco ou no Colégio e Faculdade Salesiana de Santa Te-resa.

“Nós temos um pro-blema com a questão do transporte. Então, pedimos para as pes-soas que querem doar, se puderem trazer aqui pra gente seria melhor. Mas, quem não tiver condições pode tele-fonar e na medida do possível iremos bus-car com agendamento, porque são poucos ve-ículos”, disse Lindival-da que destacou ainda que esse ano o Sino da Caridade seguiu meto-dologia diferente que acabou contribuindo para a união do Polo Salesiano.

“A família Salesia-

na e a CEP (Comissão Educativa Pastoral) assumiram o Sino da Caridade. Então, cada setor tem uma meta e isso envolveu todo o Polo Salesiano. Acho que essa foi uma ideia muito boa e interessan-te porque além de nós fazermos um trabalho solidário, fez com que tivesse essa união, que todos trabalhassem juntos em prol de uma mesma causa”, contou.

Engajamento mesmo na crise

O padre Eduardo lembrou que mesmo diante das dificulda-des, da crise financei-ra, é grande o número de pessoas dispostas a ajudar o próximo. “Acredito que essa soli-dariedade é expressada em um momento como esse porque com a cri-se econômica que cada família passa entende-mos e percebemos que muito maior é o cora-ção do povo. Nosso tra-balho é semear aquilo que recebemos por he-rança de Dom Bosco, ajudamos aqueles que mais precisam porque o próprio Deus nos aju-da. Que essa ação seja uma representativida-de do amor que a Cida-de Dom Bosco tem por Corumbá, em especial a atenção com as pes-soas mais humildes da nossa cidade”, ressal-tou.

Presente em mui-tas ações do Sino da Caridade, Lindivalda também destacou a generosidade da co-munidade e lembrou dos ensinamentos dei-xados pelo idealizador da ação. “Em outras épocas, nesse tempo nós já tínhamos bem mais cestas, mas en-tendemos que com a crise tem muita gente

desempregada. Porém, temos a expectativa de atingir a nossa meta porque o povo corum-baense e ladarense é muito generoso, muito solidário, vamos con-seguir. O padre Ernes-to sempre nos ensinou que por mais que a gente tenha um pou-quinho, podemos di-vidir com o outro que nada tem”, finalizou.

Para doar

Quem deseja cola-borar com a ação deve ir até a Cidade Dom Bosco, no Colégio e Faculdade Salesiana de Santa Teresa ou solicitar por telefone que a equipe vá até o local indicado fazer a coleta da doação. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 3232-4459 e (67) 3019-0403.

Os produtos essen-ciais para a montagem das cestas de alimen-tos são: arroz, feijão, açúcar, óleo, café, fubá, sabão em barra, trigo, extrato de toma-te, macarrão, biscoito, farinha de mandioca, sal e materiais de hi-giene e limpeza em geral. Roupas e brin-quedos também são aceitos, mas o foco são os alimentos.

A entrega das ces-tas às famílias já ca-dastradas será realiza-da às 09h do dia 20 de dezembro no Colégio Dom Bosco. A meta é entregar 500 cestas básicas.

Meta é arrecadar o suficiente para 500 cestas básicas

Page 10: Polícia investiga duplo assassinato em sítio, na região do ... · de mandamento de Deus:“amar ao próximo como a ti mesmo”. O primeiro, como todos sabem, é amar ao Senhor

Diário Corumbaense - Corumbá - MS07 a 13 de dezembro de 2018 - ANO: XI - Edição: 2549

[email protected]

twitter.com/diarionline facebook.com/diarionline

10

EDITAIS

leiloesjudiciais.com.br/ms | 0800-707-9272

FAZENDA EM CORUMBÁ/MS1.638ha (parte ideal),

Fazenda Santana.Aval iação R$ 2.293.395,00

Proposta mínima R$ 1.376.037,00(PARCELÁVEL)

Page 11: Polícia investiga duplo assassinato em sítio, na região do ... · de mandamento de Deus:“amar ao próximo como a ti mesmo”. O primeiro, como todos sabem, é amar ao Senhor

Diário Corumbaense - Corumbá - MS07 a 13 de dezembro de 2018 - ANO: XI - Edição: 2549

[email protected]

twitter.com/diarionlinefacebook.com/diarionline

11

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 8

AVRCANARQUISTA

ALTITUDEOREIAEDOIN

IMPROCEDENTEDOANISAI

RODASTERROBAINGRATO

ESTOUROONMONSAGOMO

NEGRANOBDTRADUZIU

TOFUBSAIRMIRALUDIDAANAIRAOC

CLARACAMARÃO

Plebe (?),banda de rock

brasiliense

Antônimode

"canhoto"

Navio quejá foi can-tado peloSalgueiro

Técnicaoriental

de digito-pressão

Fruto como qual

se faz oáraque

Volume de enci-clopédia

Aquele que "tirasarro"

dos outros

Tecla dememória

de calcula-doras

Filme dequalidadeinferior(Cin.)

Signifi-cado do "A" de RAF

Nesselugar

A atual é aCenozoica

Mal-agra-decidoCausarsuplício

Manifestar desagrado(a plateia)

Tamanho de jogo de cama (ing.)

Sufixo de"cortesia"

Divisão doparapente

503, emromanos

Vogalanasalada

Logo, em inglês

Prato típico e símboloda cidade de Campo

Mourão (Paraná)

Que legal!

A "raçaperfeita",segundo

Hitler

Urânio(símbolo)

"O (?) de Ouro",obra deApuleio

Sol, eminglês

Sandáliarústica

O desejo da pessoa consumista

Torneio como o US Open (tênis)

Conjunçãoaditiva

Originar;provocar

InfundadoFormaçõesde jogos de

capoeira

Elevação(fig.)

Interjeiçãode ânimo

Seguidor da doutrinade Bakunin

Livro de FriedrichNietzsche (Filos.)

Os brasileiros, emrelação aos japoneses

A cor daCaaba(Islã)

Dispersãode boiada

em marcha

"Disc", em CDQueijo de soja

Índia espo-sa de Poti, considera-

da uma das precur-soras do

feminismono Brasil

Delgada

Passou deuma línguapara outra

Referida;mencio-

nadaÓrgão afe-tado pela

nefrite

3/air — ita — sun. 4/soon — tofu. 5/queen.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br© Revistas COQUETEL

BANCO14

L C M EE N R O S C A D A

L I B E R A M B OA D A T O L V

O A L E I J A D OV I R A N U L AM

N E M T E I SQ U A R T E I R Ã O

P I T E T E O RL A T A S F R

G I R A A T E S T A

N P A L P I T EJ A B U T I Ç I

T M A N H Ã RM O D E R A D O R A

N

Norma queregula a

locação deimóveis

Liga debasquetenorte-a-

mericana

Espevita-da; assa-

nhada(fig.)

Ir e (?):direito

básico docidadão

Mutilado;defor-mado

A maneirade agir doindivíduo

dissimulado"(?) só depão vive

o homem"(dito)

Chá, eminglês

Proteçãodo can-teiro deobras

As dealumíniosão reci-cláveis

Elementode pastasde dentes(símbolo)

Consoan-tes de"sótão"

O discorígido docompu-tador

Formatodo palito

de fósforo

A pessoa que coorde-na debatesem grupo

Letra queantecedeo cifrãono real

As pétalasda flor

Sem cur-vas (fem.)

1.900, emromanos

Autor(abrev.)

Cheia;repleta

Apelido de"Juliana"

Enrolada;torcida

Isentam; dispensam

Retomar (o namoro)

Tornaminválido

Quadra de ruas

(?) bull, ra-ça de cães

(?) aqui: cá está!Post-(?),adesivo

Conteúdo(do texto)

Monte de sal

Confirma

Amarrar

Roda; vira Espécie detartarugaterrestre

Antônimode "noite"

O diadecisivo

Sugestão;opiniãoSucedeao "M"

Boletim de Ocorrên-cia (sigla) Substitui o

dinheiro do trabalha-dor no pagamento do

almoçoIrmão deCosme(Rel.)

(?) Motta,cantor Prêmiosalarial

2/it. 3/pit — tea. 6/jabuti. 7/palpite. 10/quarteirão — sorrateira.

Solução Anterior

ENTRETENIMENTO

Rosangela Villa é professora Associada da UFMS, com Doutorado em sociolin-guística, e atua no Mestrado em Estudos de Linguagens/Campo Grande e no curso de Letras do CPAN.Contato para sugestões: [email protected].

SAPIENSCaros leitores, o título acima é do livro – Sapiens. Uma breve história

da humanidade. Lançado em 2015, o livro teve sua 35ª edição publicada pela editora L&PM, de Porto Alegre, em 2018, sendo, desde então, um dos livros mais lidos e comentados pela crítica literária internacional. Leitura de cabeceira nestas férias, divido o livro com o meu filho que o lê entu-siasmado quando não está na escola. O autor da obra é Yuval Noah Ha-rari, um professor israelense, de História, que leciona no departamento de História da Universidade Hebraica de Jerusalém. O bestseller interna-cional é um relato da aventura de nossa extraordinária espécie – de pri-matas insignificantes a senhores do mundo, como ressaltam os editores. Eles nos revelam as motivações do autor baseadas em perguntas do tipo: O que possibilitou ao Homo sapiens subjugar as demais espécies? O que nos torna capazes das mais belas obras de arte, dos avanços científicos mais impensáveis e das mais horripilantes guerras? E apontam a nossa capacidade criativa como responsável por tudo isso, ao dizer que somos a única espécie que acredita em coisas que não existem na natureza, como Estados, dinheiro e direitos humanos. Diante dessas reflexões, o autor teria concluído que o capitalismo é a mais bem-sucedida religião; que o imperialismo é o sistema político mais lucrativo; que nós, humanos modernos, embora sejamos muito mais poderosos que nossos ancestrais, provavelmente não somos mais felizes. Nessa esteira, Harari aborda, em Sapiens, a história da humanidade sob uma perspectiva inovadora, par-tindo do que chama de A revolução cognitiva, ao explicar o aparecimento da matéria, da energia, do tempo e do espaço, características fundamen-tais do nosso universo, surgidas a partir do Big Bang; passando pela revolução agrícola; pela unificação da humanidade; pela revolução cien-tífica; e pela revolução industrial, marcada pela substituição da família e da comunidade pelo Estado e mercado; além da extinção em massa de plantas e animais. Destaca, do presente, que os humanos transcenderam os limites do planeta Terra, que as armas nucleares ameaçam a nossa so-brevivência e que, cada vez mais, os organismos são moldados por design inteligente e não por seleção natural. Por fim, o autor nos faz refletir se o design inteligente se tornará o princípio básico da vida. Embora tentasse resumir o livro, concordo com a crítica do Financial Times que sugere “Este livro fascinante não pode ser resumido; você simplesmente terá de lê-lo. ” E com as palavras de Jared Diamond, autor de Armas, germes e aço, “Ilumina as grandes questões da história e do mundo moderno”. Não vejo a hora de concluir essa envolvente leitura para iniciar outra obra do Harari, Homo Deus. História breve do amanhã. Boas férias.

COLUNA

Page 12: Polícia investiga duplo assassinato em sítio, na região do ... · de mandamento de Deus:“amar ao próximo como a ti mesmo”. O primeiro, como todos sabem, é amar ao Senhor

Diário Corumbaense - Corumbá - MS07 a 13 de dezembro de 2018 - ANO: XI - Edição: 2549

[email protected]

twitter.com/diarionline facebook.com/diarionline

12