Transcript
Page 1: Polícia investiga duplo assassinato em sítio, na região do ... · de mandamento de Deus:“amar ao próximo como a ti mesmo”. O primeiro, como todos sabem, é amar ao Senhor

Diário Corumbaense - Corumbá - MS07 a 13 de dezembro de 2018 - ANO: XI - Edição: 2549

[email protected]

twitter.com/diarionlinefacebook.com/diarionline

1

Anderson Gallo

Objetivo da ação idealizada pelo padre Ernesto Sassi-da, falecido em 2013, é proporcionar um Natal digno à famílias carentes. >>PÁGINA 09

PM também está reforçando o policiamento na área comercial da cidade. >>PÁGINA 07

Sino da Caridade faz arrecadação de doações para famílias carentes

Comércio de Corumbá já funciona em horário especial

SOLIDARIEDADEFIM DE ANO

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Fonte: CLIMATEMPOmáx.34ºmín.21º

EDIÇÃO IMPRESSA

Nível do rio Paraguai(Ladário)ÚLTIMOS 3 DIAS

SEXTA-FEIRA Edição: 2549| Ano: XIPreço: R$ 1,00

Corumbá, 07 de dezembro 201806/1205/1204/122,68m2,72 m2,70 m

Polícia investiga duplo assassinato em sítio, na região do Urucum

Anderson Gallo

Anderson Gallo

Uma das vítimas foi morta a tiros e estava do lado de fora da casa. O outro homem, foi laçado pelo pescoço e com a mesma corda teve as mãos e pés amarra-dos. Ele foi deixado preso a um tronco e possivelmente, morreu asfixiado. >>PÁGINA 05

Page 2: Polícia investiga duplo assassinato em sítio, na região do ... · de mandamento de Deus:“amar ao próximo como a ti mesmo”. O primeiro, como todos sabem, é amar ao Senhor

Diário Corumbaense - Corumbá - MS07 a 13 de dezembro de 2018 - ANO: XI - Edição: 2549

[email protected]

twitter.com/diarionline facebook.com/diarionline

2

Expediente

Jornal Diário CorumbaenseRua Cabral, nº 1.283 - CentroFones: 3232-4690 / 3232-4691 Corumbá-MS

www.diariocorumbaense.com.brwww.diarionline.com.br

A redação não se responsabiliza por artigos assinados ou de origem definida, portanto, os mesmos podem não representar, necessariamente, a opinião deste jornal.

Diagramação, Criação e Design

Repórter FotográficoAnderson Gallo - DRT-MS 1271

Ricardo Albertoni MirandaJoão Victor Nunes

RedaçãoDireção Geral:Rosana Nunes - MTB-064/[email protected]

Ricardo Albertoni - DRT 1765/[email protected]

/diarionline /diarionline

Se importe mais

ARTIGO

(*)Wilson Aquino é jornalista, professor e cristão SUD.

Por Wilson Aquino (*)

Em tempos normais, inclusive neste perí-odo de Natal, existem muitas maneiras pelas quais podemos demonstrar que nos importamos com nosso próximo, pa-

rentes, amigos, colegas, conhecidos e até des-conhecidos. Podemos dizer, escrever, registrar, compartilhar, orar, assar, cantar, abraçar, to-car, plantar, limpar, presentear ou doar. Tudo de que precisamos é fazer! tomar iniciativa de executar aquilo que o Espírito inspira e o cora-ção manda que façamos.

Muitas vezes tudo o que uma pessoa precisa para permanecer e continuar firme no caminho da vida é de alguém de bom coração que faça para ela qualquer desses verbos de ação men-cionados. Tão pouco para nós que até por con-ta dessa simplicidade, achamos desnecessário e não o fazemos. Enquanto que para o próximo, pode ser de vital importância sentir que alguém se importa.

Os tempos estão cada vez mais difíceis e a tendência é continuar assim ou pior. As causas são as mais diversas em todo lugar e vão des-de má gestão pública, econômica e social até a fatores naturais provocados pelo excesso ou es-cassez das chuvas, do vento, das altas e baixas temperaturas. Mais do que nunca o homem pre-cisa de Deus, Senhor de todas as coisas, e do próprio homem que deveria melhor se ajudar.

Se importar mais com nosso próximo é, se-gundo as Escrituras Sagradas, o segundo gran-de mandamento de Deus:“amar ao próximo como a ti mesmo”. O primeiro, como todos sabem, é amar ao Senhor acima de todas as coisas.

Mesmo com todas as dificuldades que atra-vessamos, se acreditamos em Deus e em seus mandamentos, podemos sim fazer mais pelo nosso próximo. Podemos fazer muito com nos-sas próprias palavras, levando mensagens de esperança, de paz, de amor, de tranquilidade.

Ao contrário disso, lamentavelmente observa-mos por exemplo, em grupo de jovens e mesmo de adultos, que o comum nas rodas de conversas é a utilização de assuntos fúteis, improdutivos e isso quando não pegam um dos membros do pró-prio grupo para servir de chacota para os demais. Como é difícil numa roda de pessoas alguém se levantar e enaltecer as qualidades do outro.

Aliás, esse ato deveria ser um procedimento comum das pessoas sobre seu próximo. Sabe-mos que existem tantos talentos, qualidades, habilidades nas pessoas que não custaria para absolutamente ninguém abrir a boca para tecer um elogio, um reconhecimento das virtudes do próximo ou por uma palavra ou ação por este desenvolvida.

Além de falar, podemos também ter a ha-bilidade de ouvir as pessoas. Ouvi-las de fato, atentos e olhando nos olhos da pessoa, demons-trando real interesse em conhecer seus lamen-tos, desabafos, tristezas e alegria inclusive. Essa habilidade nem sempre a cultivamos, inclusive dentro de nossa própria casa, com nossos côn-juges e filhos. Sempre é tempo de refletir, de nos auto analisarmos e nos esforçarmos por mudan-ças, para que possamos ser pessoas melhores para nós mesmos e para nosso próximo.

Esse período natalino ao qual entramos agora,

inspira a solidariedade, a bondade, a fraternida-de. Que o homem possa entesourar em seu peito essas virtudes de tal forma que ele passe os de-mais 11 meses do ano emanando essas qualida-des em seus atos e ações no dia a dia e em todo e qualquer lugar, para todo e qualquer indivíduo.

No ambiente de trabalho, por exemplo, po-demos nos atentar e procurar conhecer de fato aquela pessoa que trabalha a meses e até a anos ao nosso lado. Vivemos numa correria egoísta de tal forma que muitas vezes nem sabemos quase nada da vida pessoal e espiritual dessa pessoa. Não conhecemos sua família, seus filhos e se-quer a própria pessoa, porque não procuramos saber quem elas realmente são.

E muitas dessas pessoas que vivem ao nos-so redor, carregam pesados fardos e clamam em choro contido, por um ombro amigo para que te-nham forças para continuar. Insensíveis e ego-ístas, continuamos nossa jornada como se não fosse de nossa conta a dor e o sofrimento daque-les que vivem ao nosso lado e que na verdade, são nossos irmãos.

Que neste Natal, em que se deveria comemo-rar com mais alegria e gratidão o nascimento de Jesus Cristo, nosso Salvador e Redentor, possa-mos nos espelhar na Sua vida aqui na Terra e seguir o Seu exemplo de infinita bondade, cari-dade e amor ao próximo. (Inspirado na Liahona de dezembro)

Page 3: Polícia investiga duplo assassinato em sítio, na região do ... · de mandamento de Deus:“amar ao próximo como a ti mesmo”. O primeiro, como todos sabem, é amar ao Senhor

Diário Corumbaense - Corumbá - MS07 a 13 de dezembro de 2018 - ANO: XI - Edição: 2549

[email protected]

twitter.com/diarionlinefacebook.com/diarionline

3

ROSANA NUNES COMCAMPO GRANDE NEWS

POLÍTICA

Deputado tucano forma grupo de apoio para ser o novo presidente da Assembleia

Edilene Borges/Assessoria

Anderson Gallo

Felipe Orro (PSDB) também assinou apoio a Paulo Corrêa (PSDB), na disputa para presidência

Evander vai iniciar primeiro mandato e quer participar ativamente do dia a dia na Assembleia

O deputado Pau-lo Corrêa (PR) já tem 18 votos para sua can-

didatura à presidên-cia da Assembleia. Ele conseguiu no final da manhã desta quinta--feira (06), a adesão dos dois parlamentares do PT – Pedro Kemp e Cabo Almi – além do co-lega de partido, Felipe Orro. O tucano colheu as assinaturas e disse que busca um consen-so, para o pleito que vai ocorrer no dia 1° de fe-vereiro de 2019.

Escolhido pela ban-cada tucana e tendo o apoio do governo, Cor-rêa começou a buscar o apoio dos demais par-tidos para compor seu grupo de aliados. A pri-meira adesão foi do de-putado eleito, Londres Machado (PSD), ainda na terça-feira (04). Eles tinham sido colegas de legenda no PR, e man-têm uma parceria anti-ga no legislativo.

Na quarta-feira (05) firmou acordo, logo pela manhã, com a banca-da do MDB, recebendo

apoio de Eduardo Ro-cha (MDB), Renato Câ-mara (MDB) e Márcio Fernandes. No período da tarde, este grupo se ampliou, quando o tu-cano teve a adesão do chamado “G6”, que é formado por Hercula-no Borges (SD), Lucas de Lima (SD), Evander Vendramini (PP), Ger-son Claro (PP), Carlos Alberto David (PSL) e Neno Razuk (PTB).

As articulações con-tinuaram nesta quinta, com o candidato tuca-no recebendo apoio da bancada do DEM, que é composta por Zé Tei-xeira e José Carlos Bar-

bosa. Ainda durante a sessão chegaram mais três parlamentares nes-te grupo: Pedro Kemp (PT), Cabo Almi (PT) e Felipe Orro (PSDB).

Grupo

Desta forma, Corrêa já tem apoio de 18 dos 24 deputados. Ele fez questão de colher as assinaturas dos parla-mentares que aderiram ao grupo, como forma de “oficializar” esta par-ceria. O tucano adian-tou que em relação aos demais cargos, cada parlamentar vai “via-bilizar” sua respectiva

escolha.A composição da

mesa diretora segue com Eduardo Rocha (MDB) para a vice--presidência, e grandes chances de Zé Teixeira (DEM) continuar como primeiro-secretário. Ele

revelou que já tem oito votos para permanecer no cargo. O chamado “G6” também tinha a intenção de ficar com este espaço, mas corre por fora.

Já a bancada do PT pediu a 2ª secretaria,

que está com o partido na atual gestão. Corrêa ponderou que o pleito é “legítimo”, mas que no momento não pode as-segurar a vaga, já que a decisão será deste grupo que está sendo montado.

Evander quer espaço em comissões

O deputado elei-to por Corumbá e La-dário para o primei-ro mandato, Evander Vendramini (PP) disse que o grupo dos 6 fir-mou compromisso com

Paulo Corrêa como consequência do apoio ao governador tucano Reinaldo Azambuja em seu segundo mandato, mas vai buscar espaço na mesa diretora e nas

comissões da Casa. "É fundamental

que para a represen-tação dos municípios, no meu caso Corumbá e Ladário, tenhamos espaço nas comissões para que os interesses da região sejam defen-didos e eu vou brigar para participar", disse Evander.

"Uma força de seis votos tem que ser respeitada e também valorizada. Em nos-so grupo todos têm preparo, experiência, uma formação boa para estar ocupando os espaços, evidente-mente respeitando os nossos colegas que estão compondo", con-cluiu.

Câmara de Ladário altera regimento e anula eleição de mesa diretora

A Câmara de Ve-readores de Ladário aprovou, em primeira votação, na sessão da última segunda-feira (03), alteração no Regi-mento Interno do Legis-lativo, que não permitia que suplentes partici-passem de Comissão Processante. Agora, em caso de afastamento de 50 por cento mais um dos parlamentares, os suplentes que assumi-rem podem integrar a CP. A segunda votação está prevista para a próxima sessão, no dia 10 de dezembro.

Uma vez alterado o Regimento Interno, a Câmara pode dar início aos processos de cas-sação dos mandatos do

prefeito afastado Carlos Ruso (PSDB) e dos sete parlamentares presos em operação do Gaeco (Grupo de Atuação Es-pecial de Combate ao Crime Organizado) no dia 26 de novembro, que investiga pagamen-tos feitos por Ruso aos vereadores em troca de apoio político. Mas para isso, é preciso que um cidadão, ou algum parlamentar, faça a de-núncia formal à Câma-ra. É o que prevê a lei que trata de cassação.

Além da prisão pre-ventiva, a Justiça de-terminou a suspensão do exercício de man-datos eletivos e de car-go público de todos os acusados. Com isso,

a Câmara ladaren-se ficou composta de sete suplentes e ape-nas quatro titulares: o presidente da Mesa Diretora, Fábio Peixoto (PTB); o vice-presidente Daniel Benzi (PMDB); o 1º secretário, Jonil Júnior Gomes Barcelos (PMN) e Eurípedes de Jesus (PTB).

Mesa diretora

Por recomendação do Ministério Público Estadual, na sessão também foi votada a anulação da eleição da Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2019/2020, realizada no dia 20 de novembro. É que além de quatro

dos cinco eleitos esta-rem presos, a investi-gação do MPE aponta indícios de "negociata" entre os parlamenta-res. Foram 6 votos con-tra 3 pela anulação. A data da nova eleição deve ser anunciada também na sessão do dia 10.

A Mesa Diretora que havia sido eleita tinha Eurípedes Zaurízio de Jesus (presidente), Vagner Gonçalves (vi-ce-presidente), André Franco Cáffaro (segun-do vice), Paulo Rogé-rio Feliciano Barbosa (primeiro secretário) e Agnaldo Santos Silva Junior (segundo secre-tário).

Os sete vereado-

res presos são: Vagner Gonçalves (PPS), Ag-naldo dos Santos Silva Junior (PTB), André Franco Cáffaro (PPS), Augusto de Campos (MDB), pastora Lilia Maria Villalva de Mora-es (MDB), Paulo Rogé-rio Feliciano Barbosa (PMN) e Osvalmir Nu-nes da Silva (PSDB). O ex-secretário de Edu-cação e Administração da Prefeitura, Helder Botelho, também teve a prisão preventiva decretada. Todos per-manecem presos em Campo Grande, onde a investigação do Gaeco e MPE está concentrada.

O mensalinho pago pelo prefeito afastado Carlos Ruso, conforme

o Gaeco e o Ministério Público Estadual va-riava entre R$ 1,5 mil e R$ 3,5 mil e acon-tecia há mais de um ano. O salário mensal de um vereador na ci-dade é de cerca de R$ 6 mil.

Indicação de cargos na Secretaria de Edu-cação, pelos vereado-res acusados, também fazia parte do "acordo" e quem cuidava da no-meação era o então se-cretário de Educação, Helder Botelho. Os parlamentares ainda teriam barrado uma CPI (Comissão Parla-mentar de Inquérito) que averiguava de-núncias de irregulari-dades na Saúde. (RN)

Page 4: Polícia investiga duplo assassinato em sítio, na região do ... · de mandamento de Deus:“amar ao próximo como a ti mesmo”. O primeiro, como todos sabem, é amar ao Senhor

Diário Corumbaense - Corumbá - MS07 a 13 de dezembro de 2018 - ANO: XI - Edição: 2549

[email protected]

twitter.com/diarionline facebook.com/diarionline

4

ECONOMIA

Bolívia sinaliza fornecer gás natural a Mato Grosso do Sul

Chico Ribeiro/Governo do Estado

Reinaldo e ministro Luiz Sánchez, durante reunião na Governadoria

SILVIO ANDRADEASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO GOVERNO MS

A Bolívia sinali-zou concreta-mente a pos-sibilidade de

fornecimento direto de gás natural a Mato Grosso do Sul e um acordo de importa-ção pode ser fechado na próxima semana, em Santa Cruz de La Sierra, quando o Es-tado apresentará uma planilha de deman-das para os próximos anos. A garantia foi dada pelo ministro de Hidrocarburos, Luiz Alberto Sánchez, em encontro na terça-feira (04) com o governador Reinaldo Azambuja.

Após a redução das importações pela Pe-trobras, há dois anos, o Governo do Estado

busca uma saída para garantir a manuten-ção de um volume de importação que mini-mize os impactos com a queda do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Servi-ços (ICMS). O gover-nador defende a im-portação conjunta do gás por distribuidoras regionais, dentre elas a MSGÁS, e tem co-brado do país vizinho a garantia de forneci-mento do combustível para a termoelétrica de Ladário, em fase de instalação.

Reinaldo Azambu-ja destacou ainda a garantia do governo brasileiro de executar projetos estratégicos para a região de fron-teira e na integração comercial latino-ame-ricana, citando a re-construção da ferrovia

que ligará Santos (SP) a Ilo, no Peru, passan-do pelo estado de Mato Grosso do Sul e a Bo-lívia. “São investimen-tos que ampliam as possibilidades comer-ciais e projetam novos empreendimentos e uma demanda cres-cente do consumo de gás natural”, pontuou.

Cenário de consumo

Durante reunião na Governadoria, com a presença do gover-nador Reinaldo Azam-buja, do ministro Luiz Sánchez e João Carlos Parkinson (coordena-dor-geral de Assuntos Econômicos do Minis-tério das Relações Ex-teriores), secretários estaduais e represen-tantes da MSGÁS e da estatal petrolífera

YPFB (Bolívia), além de empresários, ficou definido que o encon-tro de Santa Cruz de La Sierra, nos dias 12 e 13 de dezem-bro, será fundamental para a formulação dos acordos comerciais.

Após as pondera-ções do governador de MS, pedindo à Bolívia uma definição em re-lação aos pleitos do Estado, o ministro boliviano afirmou que seu país tem interesse na comercialização do gás extracontrato da Petrobras e hoje tem produção suficiente para garantir esse for-necimento. Luiz Sán-chez apenas solicitou que o Estado apre-sente uma projeção de demanda e sinalizou que a Bolívia quer for-malizar o acordo ain-da neste ano.

Presente à reunião, o diretor-presidente da MSGÁS, Rudel Trindade, adiantou que a companhia tem um levantamento da demanda, com base no consumo das ter-moelétricas de Ladá-rio e Três Lagoas e de outros empreendi-mentos, estimado em cinco milhões de m³/dia. Somente a ter-moelétrica de Ladá-rio tem previsão de consumo imediato de 1,3 milhão de m³/dia, com perspectiva de comprar 2,5 milhões de m³/dia em cinco

anos para produzir 620 MW.

“O ministro Luiz Sánchez disse ao go-vernador, inclusi-ve, que se quisermos sair do contrato com a Petrobras, podemos fazer um acordo indi-vidual”, disse Rudel Trindade. “Isso é uma possibilidade, mas o importante é que a Bolívia nos disse com clareza seu interesse na venda desse gás, com o ministro pedin-do que tudo aconteça ainda esse ano”, com-pletou. O dirigente da MSGÁS informou que hoje a companhia compra 700 mil m³/dia de gás boliviano.

Ministro: maior acordo

O ministro boli-viano demonstrou o grande interesse do seu país em fornecer o gás diretamente ao Estado e em conjunto com as companhias do Paraná, Santa Ca-tarina, Rio Grande do Sul e São Paulo – o grupo lançou um edi-tal de Chamada Públi-ca Coordenada, a fim de buscar um merca-do mais competitivo e diversificado de fontes supridoras. “A Bolívia fará um dos maiores acordos comerciais com o Mato Grosso do Sul em todos os tem-pos”, disse Luiz Sán-chez.

O secretário es-tadual de Desenvol-vimento Econômico, Meio Ambiente, Pro-dução e Agricultura Familiar, Jaime Ver-ruck, acompanhou a região e disse que o avanço nas nego-ciações com a Bolí-via será fundamental para a recuperação das perdas na arreca-dação de ICMS e para o desenvolvimento da região fronteiriça. Ele citou o forte in-cremento comercial com a importação de ureia, que deve atin-gir 400 mil toneladas em 2019, e a melhoria da parte logística, que hoje é um gargalo.

A reunião de San-ta Cruz de La Sier-ra discutirá também novos contratos de importação de ureia e cloreto de potássio. Participaram do en-contro na Governa-doria: o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel; se-cretário estadual de Infraestrutura, Helia-ney Silva; presiden-te da YPFB (Bolívia), Óscar Barriga; pre-sidente da Copagaz Distribuidora de Gás, Caio Turqueto; diretor de novos negócios da GPE-Termo Fronteira, Valfredo Ribeiro; e re-presentantes de em-presas importadoras de ureia e cloreto de potássio.

Page 5: Polícia investiga duplo assassinato em sítio, na região do ... · de mandamento de Deus:“amar ao próximo como a ti mesmo”. O primeiro, como todos sabem, é amar ao Senhor

Diário Corumbaense - Corumbá - MS07 a 13 de dezembro de 2018 - ANO: XI - Edição: 2549

[email protected]

twitter.com/diarionlinefacebook.com/diarionline

5

POLÍCIA

Homem é preso pela PM com porção de cocaína

Um homem de 34 anos foi flagrado por equipe da Força Táti-ca da Polícia Militar de Corumbá com 60 gra-mas de cocaína. Ele estava em uma moto junto com uma mulher de 22 anos, quando foi abordado na rua Por-to Carrero, próximo ao Poliesportivo, às 20h

ROSANA [email protected]

de quarta-feira (05). Os policiais tinham recebi-do informações que in-divíduos em motocicle-ta estariam vendendo entorpecente naquela região.

Na abordagem, foi encontrada com o homem, envolta em plástico, a porção de cocaína. Ele afirmou

que pegou a droga com outro indivíduo e que iria revender para um casal. A mulher que estava com o ho-mem disse que apenas o acompanhava, mas acabou sendo levada junto com ele e o en-torpecente para a 1ª Delegacia de Polícia Civil. (RN)

Em plena manhã, bandido com faca assalta idosa

Idosa de 61 anos procurou a Polí-cia Civil de Corum-bá após ter sido assaltada por vol-ta das 08h10 desta quinta-feira (06). Ela relatou no bo-letim de ocorrência número 6846/2018

que seguia pela rua Quinze de Novem-bro, bairro Popular Velha, em direção a um mercado, quando repentinamente um indivíduo que esta-va em uma bicicleta vermelha se aproxi-mou e empunhando

uma faca mandou que ela entregasse o celular. O bandido fugiu depois que pe-gou o aparelho e foi descrito pela vítima como moreno, magro que usava camise-ta branca, bermuda tactel e boné. (RA)

Preso em Ladário acusado de descumprir

medida protetivaAnderson Duar-

te Pedrosa (23) foi preso na manhã de quarta-feira (05) por policiais civis de La-dário, que cumpriram mandado de prisão expedido pela 2ª Vara Criminal de Corum-bá. Ele é acusado de violência doméstica e de descumprir medi-da protetiva de urgên-cia que o impedia de se aproximar de sua ex-companheira. An-derson também fazia

constantes ameaças à vítima.

De acordo com o delegado Rodrigo Blonkowski, titular da Delegacia de Ladá-rio, a prisão do autor foi representada pela autoridade policial e chancelada pelo Mi-nistério Público. Após o Poder Judiciário ex-pedir o mandado, o acusado foi encontra-do e conduzido sem lesões para a Polícia Civil.

O delegado alertou que é grande o número de casos registrados de violência domésti-ca e ressaltou que a Polícia vai continuar atuando na repressão desses delitos. “Infe-lizmente muitos casos envolvendo violência doméstica vêm sendo registrados na cidade de Ladário. A Policia Civil está atenta e atu-ará de modo firme na repressão a esse deli-to”, destacou. (RA)

Dois homens são assassinados em sítio na região do Urucum

Anderson Gallo

Funerária chegando ao IMOL com os dois corpos

A Polícia Civil de Corumbá investiga as mortes de dois

homens na região do Urucum, na BR-262, distante cerca de 20 quilômetros da cidade. Uma pessoa que passa-va pelo sítio viu os cor-pos e acionou a Polícia

Militar, na tarde desta quinta-feira (06). A pe-rícia técnica também foi ao local.

As informações dão conta de que uma das vítimas foi morta a ti-ros e estava do lado de fora da casa. O ou-tro homem, foi laçado pelo pescoço e com a mesma corda teve as mãos e pés amarra-dos. Ele foi deixado

preso a um tronco e possivelmente, mor-reu asfixiado.

Uma das hipóteses investigadas pela Po-lícia Civil é latrocínio, roubo seguido de mor-te, pois a casa estava revirada e pertences foram levados. Até o fechamento desta edi-ção, a identificação das vítimas não havia sido confirmada.

Mulher é presa por tráfico de drogas após chamar PM para atender violência doméstica

RICARDO [email protected]

Após ser acusado de violência doméstica pela mulher na ma-drugada de quarta-fei-ra (05), homem de 25 anos decidiu denunciar a companheira acusan-do-a de vender drogas e manter entorpecentes na residência, situada na área central de Co-rumbá.

A guarnição da For-ça Tática foi acionada à 01h10 para averiguar a denúncia da mulher de 24 anos, que relatou que por ciúmes, o com-panheiro teria chegado embriagado em casa e quebrado a mobília.

Ela manifestou aos po-liciais, interesse em re-presentar contra o au-tor que foi detido.

Quando seguia para o Distrito Poli-cial, o homem disse à guarnição que a casa da mulher servia de ponto de venda de dro-gas e que havia entor-pecente no local. Os policiais retornaram ao imóvel e com a au-torização da proprie-tária realizaram uma busca nos cômodos, encontrando trinta gramas de cocaína, di-vididas em três emba-lagens, dentro de uma meia em uma gaveta.

A mulher foi condu-zida para a delegacia

por tráfico de drogas enquanto o homem por violência doméstica.

Divulgação/PM

A mulher foi conduzida para a delegacia por tráfico de drogas enquanto o autor foi levado por violência doméstica

Page 6: Polícia investiga duplo assassinato em sítio, na região do ... · de mandamento de Deus:“amar ao próximo como a ti mesmo”. O primeiro, como todos sabem, é amar ao Senhor

Diário Corumbaense - Corumbá - MS07 a 13 de dezembro de 2018 - ANO: XI - Edição: 2549

[email protected]

twitter.com/diarionline facebook.com/diarionline

6

CIDADE

Fonplata vai destinar R$ 30 milhões para drenagem em Corumbá

Anderson Gallo

Prefeito disse que vai em busca de mais recursos para execução de obras de drenagem

ROSANA [email protected]

Duas fortes chuvas, nos dias 21 e 30 de novem-

bro, trouxeram muitos transtornos para a po-pulação de Corumbá, atingida por alagamen-tos em vários pontos da cidade. Média de 30 milímetros de precipi-tação em curto espaço de tempo em um dia, deixou ruas e casas inundadas e a neces-sidade de intervenções imediatas nos pontos mais críticos.

Na manhã da últi-ma terça-feira (04), o secretário municipal de Habitação e Infraestru-tura, Ricardo Ametlla, explicou à imprensa quais medidas estão sendo tomadas pela pasta. Serviços de ro-çada, capinação, lim-peza e manutenção de galerias e bocas de lobo já estão em execução. "Mas é preciso que a população colabore, não jogando lixo nas ruas ou em terrenos. Temos encontrado de tudo nas galerias, até sofá, fogão. Não adian-ta limpar e no outro

dia está sujo novamen-te", disse ao adiantar que uma campanha de conscientização está sendo preparada e terá a distribuição de car-tilhas com os horários da passagem dos cami-nhões de coleta de lixo doméstico, além da co-leta de galhos e outros materiais.

Em relação aos ala-gamentos, o secretário lembrou que os pon-tos críticos da drena-gem estão localizados nas regiões da bacia do bairro Popular Nova; rua Dom Pedro II até Duque de Caxias; Ba-cia do Jatobazinho; Ba-cia do Previsul e área do Anel Viário nas ruas 21 de Setembro e Mare-chal Floriano, além da rua Rio Grande do Sul, que na última chuva, na sexta-feira (30), pa-recia um rio.

"O problema ali co-meçou após a cons-trução do Anel Viário e desde 2016 estamos solicitando ao DNIT autorização para reali-zar a intervenção, por se tratar de uma via federal. Continuamos buscando posição do órgão, pois sem essa autorização não pode-

mos executar frente de trabalho", disse Ame-tlla.

Ruas como a Ca-bral, Colombo e Porto Carrero, também afeta-das pela chuva e com a pavimentação compro-metida pelos buracos, têm recursos do Fon-plata, financiamento obtido pelo Município para execução de vá-rios projetos de infraes-trutura, mas a empresa ganhadora da licitação não cumpriu exigên-cias e a Prefeitura teve de rescindir o contrato

e pedir autorização ju-dicial para chamar a segunda colocada.

"Na Cabral, por exemplo, solicitamos à Sanesul que fizes-se mudança na sua rede de abastecimento, transferindo-a do meio para as laterais da via. O serviço foi feito, mas não pudemos iniciar a recuperação do pavi-mento por causa desse problema no contrato. Esperamos resolver a questão o mais bre-ve possível", destacou o secretário. Ametlla

ainda lembrou que o bairro Padre Ernesto Sassida, é um ponto onde os alagamentos foram contidos com as obras de drenagem e pavimentação que são executadas pelo Estado e Município.

Investimentos em drenagem

Participando da co-letiva, o secretário de Governo e coordenador do Fonplata, Cássio Costa Marques, lem-brou que de 2008 até

2012, foram executa-das grandes obras de drenagem, através do PAC (Programa de Ace-leração de Crescimen-to). "Essas intervenções foram fundamentais, foram construídos grandes canais para o escoamento da água", ressaltou.

Agora, o Fonplata vai destinar, do total de R$ 120 milhões, cerca de R$ 30 milhões so-mente para drenagem. Mas o município preci-sa de pelo menos mais R$ 2 milhões para atender pontos emer-genciais que não estão incluídos no programa.

Ainda na terça--feira, o prefeito Mar-celo Iunes viajou para Campo Grande e de-pois Brasília em bus-ca de recursos para a drenagem e outros projetos. "Nós temos a meta de conseguir ver-bas junto aos governos estadual e federal, mas se não conseguirmos vamos investir recur-sos próprios nesses pontos críticos. Vamos trabalhar para que o mais rápido possível possamos sanear essas deficiências", frisou o prefeito.

Cravo Vermelho recebe mutirão para combate ao Aedes aegypti

A Prefeitura de Co-rumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza no sábado, 08 de dezem-bro, um mutirão no bairro Cravo Verme-lho com objetivo de eliminar os reserva-tórios para o controle da dengue, zika, chi-kungunya e leishma-niose. A ação será das 07h às 11 horas e terá como ponto de apoio a unidade de Estratégia de Saúde da Família Dr. Walter Victorio.

O Município vai destinar 20 profissio-nais de saúde, além de equipes de apoio da Secretaria Munici-

ASSESSORIA DECOMUNICAÇÃO DA PMCwww.corumba.ms.gov.br/

pal de Infraestrutura e Serviços Públicos; Fundação do Meio Ambiente do Pantanal e Secretaria Municipal de Assistência Social.

Dengue

De acordo com Bo-letim epidemiológi-co da Vigilância em Saúde mostra que durante a Semana 46 de 2018 (referente ao período de 18 a 24 de novembro), foram no-tificados 173 casos de Dengue, destes 09 foram confirmados. A dengue é uma do-ença febril aguda, de origem viral e de evo-lução benigna na for-ma clássica, e grave quando se apresenta

na forma hemorrági-ca. Transmitida pelo mosquito Aedes ae-gypti, a dengue é uma doença viral que se es-palha rapidamente no mundo.

Vírus Zika

Até a semana 46 fo-ram notificados 19 ca-sos de Zika e 01 caso confirmado no Bair-ro Cristo Redentor. A Zika é uma doença vi-ral aguda, transmitida principalmente, pelos mosquitos Aedes Ae-gypti e Aedes albopic-tus, caracterizada por exantema manchas avermelhadas na pele, febre, vermelhidão nos olhos, dor nas articu-lações, dor de cabeça

e dores musculares. A maior parte dos casos apresentam evolução benigna e os sintomas geralmente desapare-cem espontaneamente após 3-7 dias.

Chikungunya

Até a semana 46 fo-ram notificados 37 ca-sos de Chikungunya destes, 04 casos fo-ram confirmados. A transmissão se dá através da picada de fêmeas dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus infectadas pelo vírus. Casos de transmissão vertical (transmissão da mãe para o filho durante a gestação ou durante o parto) podem ocorrer

e, muitas vezes, pro-vocam infecção neona-tal grave. Pode ocorrer também transmissão por via transfusional (transfusão de san-gue), considerada rara de acordo com proto-colos analisados.

Leishmaniose

Até a semana epi-demiológica 46 de 2018, foram confirma-dos 12 casos de Leish-maniose Visceral e 02 casos de Leishmaniose Tegumentar. A leish-maniose visceral era, primariamente, uma zoonose caracterizada como doença de cará-ter eminentemente ru-ral. Mais recentemen-te, vem se expandindo

para áreas urbanas de médio e grande porte e se tornou crescen-te problema de saúde pública no país e em outras áreas do conti-nente americano, sen-do uma endemia em franca expansão geo-gráfica. É uma doença, caracterizada por fe-bre de longa duração, perda de peso, fraque-za e anemia, dentre outras manifestações. Quando não tratada, pode evoluir para óbi-to em mais de 90% dos casos. No Brasil, a for-ma de transmissão é através da picada dos vetores Lutzomyia lon-gipalpis, ou Lutzomyia cruzi, conhecidos po-pularmente por “mos-quito palha”.

Page 7: Polícia investiga duplo assassinato em sítio, na região do ... · de mandamento de Deus:“amar ao próximo como a ti mesmo”. O primeiro, como todos sabem, é amar ao Senhor

Diário Corumbaense - Corumbá - MS07 a 13 de dezembro de 2018 - ANO: XI - Edição: 2549

[email protected]

twitter.com/diarionlinefacebook.com/diarionline

7

GERAL

Comércio já funciona em horário especial e PM reforça policiamento

Fotos: Anderson Gallo

Policiamento na área central vai até 04 de janeiro

Consumidores aproveitam horário alternativo para ir às compras

ROSANA [email protected]

O comércio de Corumbá já começou a funcionar em

horário especial de Natal. Segundo a As-sociação Comercial e Empresarial, as lo-jas funcionarão até o dia 14 das 08h às 20h e do dia 15 a 23 de dezembro, o aten-dimento se estenderá até 22h. Nos dias 24 e 31, o funcionamento é facultativo para o co-mércio.

O horário diferen-ciado vai favorecer clientes que não po-dem se deslocar em horário comum até o comércio para reali-

zar compras. É o caso de Adélia Silva, de 43 anos, que já foi pesqui-sar preços. "Trabalho até às 17h30, geral-mente as lojas fecham às 18h, mas com esse horário estendido dá para vir e pesquisar. Não vou comprando de cara, gosto de conferir o produto, aliar qua-lidade a bom preço", explicou ao Diário Co-rumbaense.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Corum-bá/Ladário, Otávio Philbois, espera que a movimentação no comércio seja positi-va. “Ainda há reflexo da crise econômica, mas nós temos a ex-pectativa que, além

do décimo terceiro sa-lário que deverá fluir para o comércio, que também haja reforço dos bolivianos porque nossos preços ainda estão 'atraentes' devi-do ao valor do dólar", comentou Philbois ao acrescentar que está apostando na melho-ra do poder de compra dos consumidores lo-cais.

Segurança

E para que o consu-midor vá às compras com tranquilidade, o Comando do 6º Bata-lhão da Polícia Militar, reforçou o policiamen-to no centro comercial de Corumbá. Há equi-pe em viatura específi-

Divulgação

Simone Tebet (MDB-MS) e o autor do projeto, o deputado Dagoberto Nogueira (PDT-MS)

Simone pede urgência para criação das Áreas de Livre Comércio de

Corumbá e Ponta Porã

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) pediu urgência para votação em Plenário do projeto (PLC 87/2018), de au-toria do deputado Da-goberto Nogueira (PDT--MS), que cria as Áreas de Livre Comércio de exportação e importa-ção nos Municípios de Corumbá e de Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul. O projeto deve ser votado na próxima semana no Senado. Si-mone disse que a ban-cada estará unida para garantir a aprovação da matéria.

O projeto concede

DA REDAÇÃ[email protected]

benefícios fiscais se-melhantes aos da Zona Franca de Manaus, prevendo a isenção dos impostos de importação (II) e dos impostos so-bre produtos industria-lizados (IPI). A medida visa atrair a instalação de empresas na região de fronteira, estabe-lecendo regime fiscal especial, com isenções e benefícios mantidos durante 5 anos. O ob-jetivo é incrementar as relações com os países vizinhos, segundo a política de integração latino-americana.

“É uma forma de contribuir para o de-senvolvimento da re-gião, gerando emprego

e renda”, defendeu a senadora Simone Te-bet. Ela também res-saltou que é impor-tante criar alternativas para tentar diminuir o impacto provocado pela violência decorrente do tráfico de drogas e de armas, devido à pro-ximidade de Corumbá com a Bolívia e de Pon-ta Porã com o Paraguai.

Restrições aos in-centivos – empresas que produzam armas, munições, veículos de passageiros, bebi-das alcoólicas e fumo e seus derivados não receberão os incenti-vos fiscais. Além disso, isenção de II e IPI só será concedida a pro-dutos industrializados que se destinem ao mercado nacional.

O projeto foi aprova-do na semana passada na Comissão de Desen-volvimento Regional e Turismo do Senado, deveria passar pela Comissão de Assuntos Econômicos, mas como houve pedido de urgên-cia, passará direto para o Plenário.

Assessoria de im-prensa com informa-ções da Agência Sena-do.

ca com pontos-base na Frei Mariano em frente ao Jardim da Indepen-dência e na esquina da Frei Mariano com De-lamare.

Os policiais mili-tares que atuam no setor administrativo também foram escala-dos para o serviço de fim de ano. Segundo o comandante do 6º BPM, tenente-coronel Silva Neto, o policia-mento segue o horário de funcionamento do comércio e vai até 04 de janeiro.

Page 8: Polícia investiga duplo assassinato em sítio, na região do ... · de mandamento de Deus:“amar ao próximo como a ti mesmo”. O primeiro, como todos sabem, é amar ao Senhor

Diário Corumbaense - Corumbá - MS07 a 13 de dezembro de 2018 - ANO: XI - Edição: 2549

[email protected]

twitter.com/diarionline facebook.com/diarionline

8

GERAL

Celular irregular será bloqueado a partir de amanhã em 10 estados

Usuários já estão recebendo mensagens de SMS, informando que o aparelho irregular será bloqueado

Marcello Casal Jr./Agência Brasil

AGÊNCIA BRASILwww.agenciabrasil.ebc.com.br

Começa neste sá-bado (08), o blo-queio de celula-res irregulares

(piratas) nos estados do Acre, Espírito San-to, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Para-ná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondô-nia, Santa Catarina e Tocantins, habilitados a partir de 23 de se-tembro. A informação

foi dada pela Agência Nacional de Telecomu-nicações (Anatel).

Os usuários estão recebendo mensagens de SMS, informando que o aparelho irre-gular será bloqueado. “Operadora avisa: Pela Lei 9.472 este celular está irregular e não funcionará nas redes celulares em 75 dias”, diz a mensagem. A pri-meira delas foi encami-nhada no dia 23 de se-tembro. Outros alertas

chegaram 50 dias e 25 dias antes.

Na véspera do blo-queio, o usuário rece-berá a seguinte men-sagem: “Operadora avisa: Este celular IMEI XXXXXXXXXXXXXXX é irregular e deixará de funcionar nas redes ce-lulares”. A agência in-formou que os usuários que aparelhos habili-tados antes do dia 23 de setembro, mesmo que estejam irregula-res, não serão afetados,

desde que o número não seja alterado. De acordo com a Anatel, a medida visa combater o uso de aparelhos fal-sificados ou com IMEI adulterado, clonado ou outras formas de frau-de. A medida também busca inibir a comer-cialização de aparelhos móveis não homologa-dos no país.

O IMEI (do inglês International Mobile Equipment Identity) é o número de identifica-ção do celular. É com-posto por um código de 15 números, utilizado internacionalmente, que permite identificar a marca e modelo. To-das as mensagens são enviadas pelo número 2828. Para saber se o número de IMEI é legal, basta discar *#06#. Se a numeração coincidir com a que aparece na caixa, o aparelho é re-gular. Caso contrário, há uma grande chance de ser irregular.

A Anatel informou ainda que o usuário de serviço móvel com situação irregular deve

procurar a empresa ou pessoa que vendeu o aparelho e buscar seus direitos como consumi-dor. A Anatel criou em seu Portal na Internet um espaço com infor-mações do projeto de bloqueio de celulares, o projeto Celular Le-gal. No Portal da Ana-tel (http://www.anatel.gov.br/celularlegal/consulte-sua-situacao) também é possível veri-ficar se o celular apre-senta alguma irregula-ridade.

Cronograma

O bloqueio de celu-lares irregulares come-çou pelo Distrito Fe-deral e por Goiás. Os aparelhos começaram a ser bloqueados no dia 8 de maio. Segundo a Anatel, os aparelhos já foram excluídos das redes das prestadoras móveis 103 mil "pira-tas" nas duas unidades da federação.

Nos estados da Re-gião Nordeste e demais estados das regiões Norte e Sudeste, in-

cluindo São Paulo, o encaminhamento de mensagens aos usuá-rios ocorrerá a partir de 7 de janeiro de 2019. O impedimento do uso começará a partir de 24 de março de 2019, no caso de aparelhos irregulares habilitados a partir de 7 de janeiro de 2019.

Estrangeiros

Aparelhos móveis comprados no exterior vão continuar funcio-nando no Brasil, desde que sejam certificados por organismos estran-geiros equivalentes à agência reguladora. Um celular só é conside-rado irregular quando não tem número IMEI registrado no banco de dados da GSMA, asso-ciação global de opera-doras. Não serão consi-derados irregulares os equipamentos adquiri-dos por particulares no exterior que, apesar de ainda não certificados no Brasil, tenham por origem fabricantes le-gítimos.

Detran pede prorrogação de 60 dias para implantação da Placa Mercosul

Modelo da Placa Mercosul

NOTÍCIAS MSwww.noticias.ms.gov.br

O Departamento Estadual de Trânsi-to de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) en-caminhou na sema-na passada, ofício ao Departamento Nacio-nal de Trânsito (De-natran) solicitando a prorrogação do prazo de 60 dias para a im-plementação da placa de identificação veicu-lar, a chamada Placa Mercosul, para o Mato Grosso do Sul.

Conforme resolu-ção publicada recente-mente, o Detran teria até o dia 1º de dezem-bro deste ano para a adoção obrigatória, no entanto, o órgão justi-fica a necessidade de prorrogação do prazo alegando problemas operacionais e de lo-gísticas existentes.

De acordo com o d i r e t o r -p r e s i d en t e do Detran, Rober-to Hashioka Soler, o Estado não possui o número suficiente de empresas credencia-das para atuar na tro-ca das placas da frota de todo o Estado e, assim, atender a de-terminação em tempo hábil.

Embora o Depar-tamento tenha soli-citado o prazo maior para a implantação da nova placa, o Diário Oficial da União pu-blicou na sexta-feira (30) a Resolução 748 do Conselho Nacional do Trânsito (Contran) que resolve, entre ou-tras coisas, estender o prazo para até 31 de dezembro para o De-tran em Mato Grosso do Sul, e outros onze estados e no Distrito Federal.

Padrão

A Placa Mercosul foi criada para ser um pa-drão entre os países do Mercosul. O primeiro modelo apresentado te-ria uma faixa azul, com o símbolo do Mercosul, o nome e a bandeira do país, além de sete caracteres que combi-nam letras e números conforme a opção de cada unidade federa-tiva. No Brasil, no en-tanto, foram inseridos dois novos elementos que não constavam na resolução assinada en-tre os países, a bandei-ra do Estado e o brasão do município.

No dia 28 de no-vembro, o ministro das Cidades, Alexan-dre Baldy, determinou a retirada dos brasões dos novos modelos le-vando em conta o apelo da sociedade e de es-

pecialistas que avaliam a medida como desne-cessária, já que eleva os valores cobrados. A decisão também foi ofi-cializada nessa segun-da-feira (3.12) pelo Go-verno Federal e consta na Resolução 748 do Contran.

“Após análise téc-nica de viabilidade e

impacto, decidimos retirar os brasões das novas Placas Padrão Mercosul. Com isso, evitaremos qualquer despesa extra aos con-dutores de nosso País, embora o objetivo te-nha sido desde o iní-cio apenas adotar um modelo mundial de identificação veicular

e proporcionar mais agilidade por parte da polícia e segurança a todos”, afirmou Baldy.

Com a retirada dos brasões, a placa per-manecerá a mesma por toda sua vida útil sem a necessidade de troca caso o proprietário se mude de município ou de Estado.

Jornal do Comércio

Page 9: Polícia investiga duplo assassinato em sítio, na região do ... · de mandamento de Deus:“amar ao próximo como a ti mesmo”. O primeiro, como todos sabem, é amar ao Senhor

Diário Corumbaense - Corumbá - MS07 a 13 de dezembro de 2018 - ANO: XI - Edição: 2549

[email protected]

twitter.com/diarionlinefacebook.com/diarionline

9

CIDADANIA

RICARDO [email protected]

EDITAIS

Sino da Caridade recebe doações e espera entregar 500 cestas de Natal para famílias carentes

Lindivalda dos Santos explicou que a ação conta com poucos veículos disponíveis para a coleta em residência

Fotos: Anderson Gallo

O Sino da Cari-dade, campa-nha que faz parte das tra-

dições natalinas em Corumbá há cerca de meio século, está ar-recadando alimentos e outras doações. O ob-jetivo da ação idealiza-da pelo padre Ernesto Sassida, falecido em 2013, é proporcionar um Natal digno à famí-lias carentes, além de despertar a solidarie-dade da população.

Ao Diário Corumba-ense, o padre Eduardo Moura, diretor do Polo Salesiano de Corumbá, destacou a mobilização por parte da comuni-dade de Corumbá e La-dário na ação.

“Essa atividade já tem uma memória his-tórica através da inicia-tiva brilhante do padre Ernesto. É um trabalho bonito que envolve a responsabilidade tam-bém de muitas enti-dades, órgãos que nos ajudam. Conseguimos um número grande de doações, mas temos trabalhado bastante para chegar à nossa meta e quem sabe até ultrapassá-la. É claro que isso é o reflexo da generosidade do povo corumbaense e lada-rense, além de muitas outras pessoas e enti-dades que nos ajudam, o que demonstra que a solidariedade conti-nua presente no nosso povo, nas crianças e jovens, olhando princi-palmente para as pes-soas que mais preci-

sam”, destacou o padre Eduardo. A

Este ano, além das famílias cadastradas pela Cidade Dom Bos-co, as doações serão encaminhadas para a comunidade do Jato-bazinho, localizada ao lado dos bairros Popu-lar Nova e Jardim dos Estados, na parte alta do município.

Diferentemente de como ocorria em anos anteriores, o Sino da Caridade não está per-correndo as ruas da ci-dade. A coordenadora de assistência social da Missão Salesiana Cidade Dom Bosco, Lindivalda dos Santos, explicou que a ação conta com poucos veí-culos disponíveis para a coleta em residência, portanto, recomenda que as pessoas levem as doações até os pos-tos de arrecadação na Cidade Dom Bosco ou no Colégio e Faculdade Salesiana de Santa Te-resa.

“Nós temos um pro-blema com a questão do transporte. Então, pedimos para as pes-soas que querem doar, se puderem trazer aqui pra gente seria melhor. Mas, quem não tiver condições pode tele-fonar e na medida do possível iremos bus-car com agendamento, porque são poucos ve-ículos”, disse Lindival-da que destacou ainda que esse ano o Sino da Caridade seguiu meto-dologia diferente que acabou contribuindo para a união do Polo Salesiano.

“A família Salesia-

na e a CEP (Comissão Educativa Pastoral) assumiram o Sino da Caridade. Então, cada setor tem uma meta e isso envolveu todo o Polo Salesiano. Acho que essa foi uma ideia muito boa e interessan-te porque além de nós fazermos um trabalho solidário, fez com que tivesse essa união, que todos trabalhassem juntos em prol de uma mesma causa”, contou.

Engajamento mesmo na crise

O padre Eduardo lembrou que mesmo diante das dificulda-des, da crise financei-ra, é grande o número de pessoas dispostas a ajudar o próximo. “Acredito que essa soli-dariedade é expressada em um momento como esse porque com a cri-se econômica que cada família passa entende-mos e percebemos que muito maior é o cora-ção do povo. Nosso tra-balho é semear aquilo que recebemos por he-rança de Dom Bosco, ajudamos aqueles que mais precisam porque o próprio Deus nos aju-da. Que essa ação seja uma representativida-de do amor que a Cida-de Dom Bosco tem por Corumbá, em especial a atenção com as pes-soas mais humildes da nossa cidade”, ressal-tou.

Presente em mui-tas ações do Sino da Caridade, Lindivalda também destacou a generosidade da co-munidade e lembrou dos ensinamentos dei-xados pelo idealizador da ação. “Em outras épocas, nesse tempo nós já tínhamos bem mais cestas, mas en-tendemos que com a crise tem muita gente

desempregada. Porém, temos a expectativa de atingir a nossa meta porque o povo corum-baense e ladarense é muito generoso, muito solidário, vamos con-seguir. O padre Ernes-to sempre nos ensinou que por mais que a gente tenha um pou-quinho, podemos di-vidir com o outro que nada tem”, finalizou.

Para doar

Quem deseja cola-borar com a ação deve ir até a Cidade Dom Bosco, no Colégio e Faculdade Salesiana de Santa Teresa ou solicitar por telefone que a equipe vá até o local indicado fazer a coleta da doação. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 3232-4459 e (67) 3019-0403.

Os produtos essen-ciais para a montagem das cestas de alimen-tos são: arroz, feijão, açúcar, óleo, café, fubá, sabão em barra, trigo, extrato de toma-te, macarrão, biscoito, farinha de mandioca, sal e materiais de hi-giene e limpeza em geral. Roupas e brin-quedos também são aceitos, mas o foco são os alimentos.

A entrega das ces-tas às famílias já ca-dastradas será realiza-da às 09h do dia 20 de dezembro no Colégio Dom Bosco. A meta é entregar 500 cestas básicas.

Meta é arrecadar o suficiente para 500 cestas básicas

Page 10: Polícia investiga duplo assassinato em sítio, na região do ... · de mandamento de Deus:“amar ao próximo como a ti mesmo”. O primeiro, como todos sabem, é amar ao Senhor

Diário Corumbaense - Corumbá - MS07 a 13 de dezembro de 2018 - ANO: XI - Edição: 2549

[email protected]

twitter.com/diarionline facebook.com/diarionline

10

EDITAIS

leiloesjudiciais.com.br/ms | 0800-707-9272

FAZENDA EM CORUMBÁ/MS1.638ha (parte ideal),

Fazenda Santana.Aval iação R$ 2.293.395,00

Proposta mínima R$ 1.376.037,00(PARCELÁVEL)

Page 11: Polícia investiga duplo assassinato em sítio, na região do ... · de mandamento de Deus:“amar ao próximo como a ti mesmo”. O primeiro, como todos sabem, é amar ao Senhor

Diário Corumbaense - Corumbá - MS07 a 13 de dezembro de 2018 - ANO: XI - Edição: 2549

[email protected]

twitter.com/diarionlinefacebook.com/diarionline

11

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 8

AVRCANARQUISTA

ALTITUDEOREIAEDOIN

IMPROCEDENTEDOANISAI

RODASTERROBAINGRATO

ESTOUROONMONSAGOMO

NEGRANOBDTRADUZIU

TOFUBSAIRMIRALUDIDAANAIRAOC

CLARACAMARÃO

Plebe (?),banda de rock

brasiliense

Antônimode

"canhoto"

Navio quejá foi can-tado peloSalgueiro

Técnicaoriental

de digito-pressão

Fruto como qual

se faz oáraque

Volume de enci-clopédia

Aquele que "tirasarro"

dos outros

Tecla dememória

de calcula-doras

Filme dequalidadeinferior(Cin.)

Signifi-cado do "A" de RAF

Nesselugar

A atual é aCenozoica

Mal-agra-decidoCausarsuplício

Manifestar desagrado(a plateia)

Tamanho de jogo de cama (ing.)

Sufixo de"cortesia"

Divisão doparapente

503, emromanos

Vogalanasalada

Logo, em inglês

Prato típico e símboloda cidade de Campo

Mourão (Paraná)

Que legal!

A "raçaperfeita",segundo

Hitler

Urânio(símbolo)

"O (?) de Ouro",obra deApuleio

Sol, eminglês

Sandáliarústica

O desejo da pessoa consumista

Torneio como o US Open (tênis)

Conjunçãoaditiva

Originar;provocar

InfundadoFormaçõesde jogos de

capoeira

Elevação(fig.)

Interjeiçãode ânimo

Seguidor da doutrinade Bakunin

Livro de FriedrichNietzsche (Filos.)

Os brasileiros, emrelação aos japoneses

A cor daCaaba(Islã)

Dispersãode boiada

em marcha

"Disc", em CDQueijo de soja

Índia espo-sa de Poti, considera-

da uma das precur-soras do

feminismono Brasil

Delgada

Passou deuma línguapara outra

Referida;mencio-

nadaÓrgão afe-tado pela

nefrite

3/air — ita — sun. 4/soon — tofu. 5/queen.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br© Revistas COQUETEL

BANCO14

L C M EE N R O S C A D A

L I B E R A M B OA D A T O L V

O A L E I J A D OV I R A N U L AM

N E M T E I SQ U A R T E I R Ã O

P I T E T E O RL A T A S F R

G I R A A T E S T A

N P A L P I T EJ A B U T I Ç I

T M A N H Ã RM O D E R A D O R A

N

Norma queregula a

locação deimóveis

Liga debasquetenorte-a-

mericana

Espevita-da; assa-

nhada(fig.)

Ir e (?):direito

básico docidadão

Mutilado;defor-mado

A maneirade agir doindivíduo

dissimulado"(?) só depão vive

o homem"(dito)

Chá, eminglês

Proteçãodo can-teiro deobras

As dealumíniosão reci-cláveis

Elementode pastasde dentes(símbolo)

Consoan-tes de"sótão"

O discorígido docompu-tador

Formatodo palito

de fósforo

A pessoa que coorde-na debatesem grupo

Letra queantecedeo cifrãono real

As pétalasda flor

Sem cur-vas (fem.)

1.900, emromanos

Autor(abrev.)

Cheia;repleta

Apelido de"Juliana"

Enrolada;torcida

Isentam; dispensam

Retomar (o namoro)

Tornaminválido

Quadra de ruas

(?) bull, ra-ça de cães

(?) aqui: cá está!Post-(?),adesivo

Conteúdo(do texto)

Monte de sal

Confirma

Amarrar

Roda; vira Espécie detartarugaterrestre

Antônimode "noite"

O diadecisivo

Sugestão;opiniãoSucedeao "M"

Boletim de Ocorrên-cia (sigla) Substitui o

dinheiro do trabalha-dor no pagamento do

almoçoIrmão deCosme(Rel.)

(?) Motta,cantor Prêmiosalarial

2/it. 3/pit — tea. 6/jabuti. 7/palpite. 10/quarteirão — sorrateira.

Solução Anterior

ENTRETENIMENTO

Rosangela Villa é professora Associada da UFMS, com Doutorado em sociolin-guística, e atua no Mestrado em Estudos de Linguagens/Campo Grande e no curso de Letras do CPAN.Contato para sugestões: [email protected].

SAPIENSCaros leitores, o título acima é do livro – Sapiens. Uma breve história

da humanidade. Lançado em 2015, o livro teve sua 35ª edição publicada pela editora L&PM, de Porto Alegre, em 2018, sendo, desde então, um dos livros mais lidos e comentados pela crítica literária internacional. Leitura de cabeceira nestas férias, divido o livro com o meu filho que o lê entu-siasmado quando não está na escola. O autor da obra é Yuval Noah Ha-rari, um professor israelense, de História, que leciona no departamento de História da Universidade Hebraica de Jerusalém. O bestseller interna-cional é um relato da aventura de nossa extraordinária espécie – de pri-matas insignificantes a senhores do mundo, como ressaltam os editores. Eles nos revelam as motivações do autor baseadas em perguntas do tipo: O que possibilitou ao Homo sapiens subjugar as demais espécies? O que nos torna capazes das mais belas obras de arte, dos avanços científicos mais impensáveis e das mais horripilantes guerras? E apontam a nossa capacidade criativa como responsável por tudo isso, ao dizer que somos a única espécie que acredita em coisas que não existem na natureza, como Estados, dinheiro e direitos humanos. Diante dessas reflexões, o autor teria concluído que o capitalismo é a mais bem-sucedida religião; que o imperialismo é o sistema político mais lucrativo; que nós, humanos modernos, embora sejamos muito mais poderosos que nossos ancestrais, provavelmente não somos mais felizes. Nessa esteira, Harari aborda, em Sapiens, a história da humanidade sob uma perspectiva inovadora, par-tindo do que chama de A revolução cognitiva, ao explicar o aparecimento da matéria, da energia, do tempo e do espaço, características fundamen-tais do nosso universo, surgidas a partir do Big Bang; passando pela revolução agrícola; pela unificação da humanidade; pela revolução cien-tífica; e pela revolução industrial, marcada pela substituição da família e da comunidade pelo Estado e mercado; além da extinção em massa de plantas e animais. Destaca, do presente, que os humanos transcenderam os limites do planeta Terra, que as armas nucleares ameaçam a nossa so-brevivência e que, cada vez mais, os organismos são moldados por design inteligente e não por seleção natural. Por fim, o autor nos faz refletir se o design inteligente se tornará o princípio básico da vida. Embora tentasse resumir o livro, concordo com a crítica do Financial Times que sugere “Este livro fascinante não pode ser resumido; você simplesmente terá de lê-lo. ” E com as palavras de Jared Diamond, autor de Armas, germes e aço, “Ilumina as grandes questões da história e do mundo moderno”. Não vejo a hora de concluir essa envolvente leitura para iniciar outra obra do Harari, Homo Deus. História breve do amanhã. Boas férias.

COLUNA

Page 12: Polícia investiga duplo assassinato em sítio, na região do ... · de mandamento de Deus:“amar ao próximo como a ti mesmo”. O primeiro, como todos sabem, é amar ao Senhor

Diário Corumbaense - Corumbá - MS07 a 13 de dezembro de 2018 - ANO: XI - Edição: 2549

[email protected]

twitter.com/diarionline facebook.com/diarionline

12


Top Related