plateia - 19 de junho de 2015

16
[email protected] MANAUS, SEXTA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2015 ESTE É UM SUPLEMENTO DO JORNAL EM TEMPO, NÃO PODE SER VENDIDO SEPARADAMENTE DIVULGAÇÃO Estreia em palco (Págs. 4 e 5)

Upload: amazonas-em-tempo

Post on 22-Jul-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Plateia fim de semana - Caderno de entretenimento do jornal Amazonas EM TEMPO

TRANSCRIPT

Plateia16MANAUS, SEXTA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2015

[email protected], SEXTA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2015

ESTE

É U

M S

UPLE

MEN

TO D

O JO

RNAL

EM

TEM

PO, N

ÃO P

ODE

SER

VEN

DIDO

SEP

ARAD

AMEN

TEDIVULGAÇÃO

Estreia em palco(Págs. 4 e 5)

Madonna faz referência ao próprio legado

São Paulo, SP (FOLHAPRESS) – A cantora Madonna lançou na manhã de quarta-feira (17) o clipe para a música “Bitch I’m Madonna”, terceiro single de seu último disco, “Rebel Heart”, lançado em março. No vídeo, a cantora percorre cômodos e corredores de um hotel dan-çando e beijando quem ela encontra pelo caminho. Qualquer semelhança com “Jus-tify My Love”, não é mera coincidência.

Se naquele clipe a mensagem era mais hedonista, aqui o recado é outro. A Madonna de 1990 e a Madonna de 2015 são bem diferentes, mas nem tanto. Em “Justify...”, a cantora discutia sexualidade de forma escancarada; no atual, ainda que simbolicamente, ela brinca com a ideia de que uma pessoa de 56 anos ainda pode ser divertida, inconsequente e se rebelar contra as expectativas da maioria das pessoas sobre o seu comportamento e a sua aparência (quem disse que senhoras não podem tingir o cabelo de rosa?).

Seja incluindo seu nome no título da música ou convidando as “novas Madon-nas” (Miley Cyrus, Beyoncé e Katy Perry) a participar do clipe, a cantora derruba expectativas e continua sua jornada de rebeldia contra as convenções.

Ao contrário de boa parte de seus fãs e do público geral que acompanha sua carreira, Madonna não envelheceu e tam-pouco encaretou. Agora, porém, ela com-partilha sua mensagem com qualquer um que queira se empoderar e repetir com ela, “bitch, I’m Madonna”. Essa festa só acabará quando ela quiser.

CLIPE

No clipe de “Bitch I’m Madonna”, a popstar aniquila expectativas

DIV

ULG

AÇÃO

01_16 PLATEIA FIMSEMANA.indd 16-1 18/6/2015 18:58:27

Plateia2MANAUS, SEXTA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2015

Plateia 15MANAUS, SEXTA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2015

RIO DE JANEIRO, RJ, E SÃO PAU-LO, SP (FOLHAPRESS) - A Casa de Rui Barbosa liberou nesta quinta (18) o acesso à única

carta de Mário de Andrade que, per-tencente ao acervo de Manuel Bandeira na instituição desde 1978, ainda não tinha sido aberta a pesquisadores. Em trecho que ainda era desconhecido, o escritor comenta sua “tão falada (pelos outros) homossexualidade”.

A carta foi originalmente publicada pelo próprio Bandeira, em 1958, com um “X” substituindo um nome pró-prio e alguns parágrafos omitidos. Na carta, eles estão riscados com caneta vermelha.

Diz o trecho:“Mas em que podia ajuntar em gran-

deza ou milhoria para nós ambos, para você, ou para mim, comentarmos e eu elucidar você sobre minha tão falada (pelos outros) homossexualidade. Em nada. Valia de alguma coisa eu mostrar um muito de exagero que há nessas

contínuas conversas sociais não adian-tava nada pra você que não é indivíduo de intrigas sociais.

Pra você me defender dos outros, não adiantava nada pra mim, porque em toda a vida tem duas vidas, a social e a parti-cular, na particular isso só me interessa a mim e na social você não conseguia evitar a socialisão absolutamente des-prezível de uma verdade inicial.

Quanto a mim pessoalmente, num caso tão decisivo para a minha vida particular como isso é, creio que você está seguro que um indivíduo estudioso e observador como eu, ha-de estar bem inteirado do assunto, ha-de tê-lo bem catalogado e especificado. Ha-de ter tudo normalisado em si, si é que posso me servir de “normalisar” neste caso. Tanto mais Manu, que o ridículo dos socializadores da minha vida particular é enorme. Note as incongruências e contradições em que caem: o caso de “Maria” não é típico. Me dão todos os vícios que por ignorância ou interesse

de intriga são por eles considerados ridículos e no entanto assim que fiz de uma realidade penosa a “Maria”, não teve nenhum que caçoasse falando que aquilo era idealização para desencami-nhar os que me acreditam nem sei o quê, mas todos falaram que era fulana de tal. Mas si agora toco neste assunto em que me porto com absoluta e elegante discrição social, tão absoluta que sou incapaz de convidar um companheiro daqui a sair sozinho comigo na rua (veja como tenho minha vida mais regulada que máquina de precisão) e se saio com alguém é porque esse alguém me convida. Si toco no as-sunto, é porque se poderia tirar dele um argumento para explicar minhas amizades platônicas, só minhas.

Ah, Manu, disso só eu mesmo pos-so falar. E me deixe que ao menos para você, com quem apesar das delicadezas da nossa amizade, sou de uma sinceridade absoluta, me deixe afirmar que não tenho nenhum se-

questro não. Os sequestros num caso como este, onde o físico que é burro e nunca se esconde entra em linha de conta como argumento decisivo, os sequestros são impossíveis.

Eis aí os pensamentos jogados no papel sem conclusão nem consequên-cia. faça deles o que quiser.”

Em outra parte da carta, não rela-cionada a esse trecho omitido, Mário se refere à amizade com Oswald de Andrade, de quem se tornaria desafeto. É “Oswaldo” o nome substituído por “X” no trecho em que o modernista escreve: “E o mais bonito, Manu, é que o X não é meu amigo, fique sabendo. Eu é que sou amigo dele”.

A carta veio à tona por deter-minação da Controladoria-Geral da União, atendendo a pedido, via Lei de Acesso à Informação, do jorna-lista Marcelo Bortoloti, da revista “Época”, em fevereiro.

Por Luiza Franco e Raquel Cozer

O acesso à única carta de Mário de Andrade pertencente ao acervo de Manuel Bandeira na Casa de Rui Barbosa desde 1978 que ainda não havia sido aberta a pesquisadores foi liberado ontem. A carta foi publicada originalmente em 1958

Em carta, escritor cita a sua ‘tão falada’ homossexualidade

Na mesma carta, Mário de Andrade se refere à amizade com Oswald de Andrade, de quem se tornaria desafeto

REPRODUÇÃO

Festival chega a Porto Velho em agosto

Desde sua criação, o Mova-se Festival de Dança: Solos, Duos e Trios incentiva o intercâmbio entre os artistas da área da dança. Esta sexta edição, a ser reali-zada de 12 a 16 de agosto em Manaus, contará com um braço em Porto Velho. A cidade receberá o evento de 7 a 9 de agosto, no Teatro Estadual Palácio das Artes Rondônia. A entrada é franca.

O idealizador do Mova-se, João Fer-nandes, explicou que esta já era uma vontade antiga. “Ano passado, nós fi-zemos um ensaio dessa proposta de levá-lo para outra localidade da região Norte, mas essa é a primeira vez que solidificamos essa ideia. A finalidade do Mova-se é promover o intercâmbio entre os artistas. Percebendo atividades não continuadas em outros Estados, nós decidimos levar o festival para cada Estado do Norte, com o intuito de se criar uma rede”, afirmou o gestor.

As companhias já confirmadas para se apresentar na capital de Rondônia são Corpo de Dança do Amazonas (CDA), com o espetáculo “A Sagração da Primavera”, e Grupo Meme de Pesquisa do Movimento (RS), com o premiado “Teresinhas”. “A Sagração da Primavera” inspira-se no Ritual da Menina Moça, tradicional festividade dos povos do Alto Solimões. A montagem, apesar de possuir características universais, apre-senta traços da cultura amazônica.

Buscando inspiração no texto de Vinícius de Moraes que, na visão do diretor, soube captar como poucos a essência feminina, o espetáculo “Te-resinhas” oferece ao espectador uma reflexão sobre a mulher e suas esco-lhas. Inspirado no testemunho de sua mãe, Teresinha Machado Guimarães, o diretor e coreógrafo Paulo Guimarães leva ao palco os papéis de mãe, mulher, filha, amiga e companheira.

A sexta edição do Mova-se é realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Banco da Amazônia e O Boticário na Dança, com apoio do Governo do Estado do Amazonas, Pre-feitura Municipal de Manaus e Univer-sidade do Estado do Amazonas (UEA). A iniciativa é do Casarão de Ideias, Cia. de Ideias e Ministério da Cultura (MinC).

DANÇA

02_15 PLATEIA FIMSEMANA.indd 2-15 18/6/2015 19:01:12

Plateia14MANAUS, SEXTA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2015

Plateia 3MANAUS, SEXTA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2015

Olha só que legal: já chegou ao mercado local o Muv Drink, um harmonizador sem glú-ten, sem cafeína e sem tauri-na. O que signifi ca isso? Que agora você tem uma opção para diluir no seu drink sem fi car com aquele gostinho ou efeito do enérgico tradicio-nal. Ô, que maravilha!

O restaurante Sun, no Vi-reiralves, é um dos locais com o produto no menu. A novidade é distribuída pela

BV LOG, do Grupo VAD. Selo de qualidade!

#lidica E-mail: [email protected]

Lídia FerreiraJornalista

Harmonização e sabor

Vou de food bike!Vamos combinar que “food veículo” está na moda!

Melhor para gente, que vira e volta encontra um na esquina de casa. Para quem circula pelo bairro Dom Pedro, a pedida do sábado é o food bike Meu Menu e seu delicioso cardápio de bolos artesanais. As opções são os sabores da roça, entre eles o bolo de milho com coco. O valor do bolo de pote é R$ 20. A food bike estará estacionada, das 18h às 22h, na rua Cametá, 6 - Dom Pedro, em frente ao WTF Burguer. Corre!

O Festival Va-rilux de Cinema

Francês que, como sempre, arrasou na programação em Manaus: fi lmes de altís-sima qualidade. Já aguardo a próxima edição!

CurtiPara os tais

“cinéfi los” de Manaus, que reclamam da programação, mas quando tem um festival tipo do Varilux o que a gente vê são sessões quase vazias.

Não curti

GASTRONOMIA

O Abaré Sup & food (loca-lizado no Tarumã) é um lugar onde se vive as sensações amazôni-cas quepodem ser contempla-das com a natureza e a gastro-nomia des-se local”

Agnaldo Oliveira,Jornalista

BV LOG, do Grupo VAD. Selo

Eu não sei nem qual adjetivo usar para essa ideia tão “mimosa”, inteli-gente e prática. A publicitária Érica Andrade ilustra capas de cadernetas de forma artesanal. Até aí, normal. O diferencial é que ela busca temas di-ferentes e tira deles ícones para fazer a ilustração. Quem vê, só descobre o tema se conhecer do assunto. É quase uma brincadeira de adivinhação.

Por exemplo: na cole-ção Diretores de Cinema, você encontra, em uma das capas, desenhos de tubarões, dinossauros e alguém coberto por uma manta, andando em bici-cleta com uma cestinha.Só pode ser quem? Steven Spielberg, claro, e seus clássicos fi lmes.

A coleção também faz homenagens a Quentin

Tarantino, Stanley Kubrick e Tim Bur-ton. “Por enquanto. Em breve, lançare-mos mais”, conta Érica, que lançou a marca Papel de Mim para vender esses produtos artesanais.

O mais interessante é que você também pode encomendar, conforme o tema que você desejar. Claro que sempre sairá com o toque da Erica, uma arte exclusiva ao estilo “Papel de

Mim”. “Algumas empresas e até pessoas fazem pedidos para ter uma caderneta per-sonalizada”, disse. Os tama-nhos padrões são 9x13cm e 14x20 cm e podem ser ca-dernetas pautadas ou não. Claro que os tamanhos po-dem variar. As encomendas podem ser feitas pelo (92) 98111-2884.

Papel seu, deles e meu!

@lidialidica /Coluna Lidica

Sim, eu vesti a camisa de “nortista” e estou torcendo muito para a Versalle, de Rondônia, vencer o programa SuperStar. Também gostei por demais do site dos caras: bem clean e com todos as informações essenciais. Ah, lá também é possível baixar as músicas autorais da banda. O endereço é http://bandaversalle.com/. “Avante”, Versalle!!

Sim, eu voto!

a ilustração. Quem vê, só descobre o tema se conhecer do assunto. É quase a ilustração. Quem vê, só descobre o tema se conhecer do assunto. É quase a ilustração. Quem vê, só descobre o

uma brincadeira de adivinhação.

o tema que você desejar. Claro que sempre sairá com o toque da Erica, uma arte exclusiva ao estilo “Papel de

Mim”. “Algumas empresas e até pessoas fazem pedidos para ter uma caderneta per-sonalizada”, disse. Os tama-nhos padrões são 9x13cm e 14x20 cm e podem ser ca-dernetas pautadas ou não. Claro que os tamanhos po-dem variar. As encomendas podem ser feitas pelo (92) 98111-2884.

Ator faz releitura da própria vida e da carreira

‘USE ME’

O ator e comediante Eduardo Ster-blitch apresenta amanhã na cidade o seu novo show, “Use Me”. O palco será o do Teatro Manauara, em sessões às 21h e 23h. A direção é de Rafael Queiroga e o show contará ainda com as participações de André Pateta e DJ Rael Barja. Os ingressos custam R$ 70 (setor A, meia-entrada) e R$ 60 (setor B, meia-entrada) e estão à venda pelo site www.ingresse.com e na bilheteria do teatro, que fi ca no Piso Buriti, do Manauara Shopping (avenida Mário Ypiranga Monteiro, 1.300 – Adrianópo-lis). Outras informações: 3342-8030, www.teatromanauara.com.br e face-book.com/teatromanauara.

“Use me” estreou neste mês, em Fortaleza, e exibe tudo o que Eduardo Sterblitch já fez ou deixou de fazer num único espetáculo. Ao longo da apresentação, o ator faz questão de entregar o que se passa dentro de sua mente perturbada numa releitura de toda a sua vida e carreira.

Os compromissos, personagens e o público de Sterblitch cresceram na última década, depois de anos incor-porando, no programa de TV “Pânico”, personagens emblemáticos e cumprin-do a agenda teatral com suas peças.

TalentosEduardo Sterblitch foi destaque no

programa televisivo “Pânico”, na Band, com personagens como Poderoso Cas-tiga, César Polvilho e Fred Mercury Prateado e enxerga no teatro a pos-sibilidade de experimentar sua criati-vidade. A concepção de “Use Me” vem da vontade de conversar ainda mais de perto com seu público.

Rafael Queiroga, além de atuar em novelas, fi cou conhecido em todo país por ser parceiro de Marcelo Adnet no programa “15 Minutos” e, atualmente, é redator no “Caldeirão do Huck”, na TV Globo. E Rael Barja foi destaque ao viver o divertido Caju em três temporadas da novela teen “Malhação” (2008-2010). Ele começou a carreira após vencer um concurso de caça talentos no programa “Caldeirão do Huck”.

03_14 PLATEIA FIMSEMANA.indd 14-3 18/6/2015 19:06:47

Capa4MANAUS, SEXTA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2015

Canal [email protected]

Bate-rebate• “Amor & Sexo” caiu mesmo no esquecimento dentro da Globo...• ...Ninguém mais se lembrou dele, apesar de todo barulho e resultados

que alcançava.• Jô Soares, nos intervalos da TV, já está trabalhando num novo livro...• ...Mas por enquanto não fala e nem quer que perguntem dele.• O vice de jornalismo da Record, Douglas Tavolaro, já tem dedicado a

maior parte do seu tempo ao fi lme de Edir Macedo...• ...Mas encontrou tempo um dia desses para jantar com Marcelo Re-

zende...• ...O encontro se fez necessário para apagar um princípio de incên-

dio.• O Megapix terá um sábado de mascarados, com as exibições dos

fi lmes “O Besouro Verde”, “Todo Mundo em Pânico 4” e “Homem de Ferro 2”, a partir de 6 da noite.

Ainda como parte das mudanças na programação da Bandeirantes neste fi m de semana, domingo, após o fe-minino Brasil e Austrália de futebol, a partir das 14 horas, será apresentado o “Terceiro Tempo”. O que signifi ca que o Milton Neves irá entregar para o Datena às 18h30.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

C’est fi ni

Isto explicaO público do “CQC” deve ter ob-

servado que os investimentos em produção diminuíram de maneira bem acentuada nos últimos tempos. Em função dos atrasos da Band, o programa também passou a fazer o estritamente necessário. Nada de grandes viagens, por exemplo.

Assustando um poucoDentro da própria Globo, é bem

questionado o aproveitamento do ex-jogador Ronaldo como comen-tarista da Copa América. Primeiro porque as suas opiniões pouco acrescentam e, por outra, enten-dem que como ele ou melhores que ele a casa tem de sobra.

De muito tempo...A Globo decidiu se valer de cra-

ques aposentados para servir de comentaristas. O Casagrande foi um achado. Junior e Beletti – este

mais voltado para o SporTV, tam-bém, mas não são todos que dão certo. O Ronaldo, com todo res-peito ao seu passado, deixa muito a desejar.

AproveitamentoJosé Luiz Datena fez o vôlei da

Liga Mundial na semana passada – com direito a elogios do Marcelo Negrão e, na medida do possível, como hoje, será aproveitado em outras transmissões esportivas da Band. Isto para se manter em forma com vistas a Olimpíada do ano que vem.

Ana Paula continuaBandeirantes e Ana Paula Pa-

drão acertaram o prolongamen-to do contrato dela até junho do ano que vem. Confi rma-se, des-ta forma, a sua continuidade no “MasterChef”, pelo menos, para a terceira temporada.

Flávio Ricco

Colaboração:José Carlos Nery

Flávio Ricco 13MANAUS, SEXTA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2015

Após pequenas participa-ções na Globo e no SBT, Talita Younan, atriz de Presidente Prudente, SP, vive a persona-gem Damarina em “Os Dez Mandamentos”. É uma das irmãs de Zípora (Giselle Itié).

TV Tudo

MIC

HEL

ÂN

GEL

O

Prato do diaO “MasterChef” da Band é sucesso também na TV

paga. Na semana do dia 25 de maio, em sua estreia, o TLC, do Discovery, alcançou a melhor média desde que entrou no ar, em 2011. O programa entra às segundas, às 22h20, quintas, às 21h50 e domingos, às 17h30.

Vai malEstá só aumentando a dívida da Bandeirantes com os

seus principais fornecedores. A Eyeworks Cuatro Cabezas, do “CQC” e “MasterChef”, é a que mais tem a receber.

Então é assimA Bandeirantes, a princípio, vai colocar um “Brasil

Urgente” especial no domingo agora, das 18h30 às 21 horas, entregando para o “Pânico”. Mas só neste domingo, de acordo com a emissora.

Participantes das “aulas públicas” realizadas durante a “ExpoBag” apresentam-se no Les Artistes Café-Teatro, numa parceria entre a Escola de Ballet Álvaro Gonçalves e a Manauscult

Alunos e admiradores de balé terão a chance de pisar pela primeira vez no palco de um teatro. Essa oportunidade é

oferecida pela “ExpoBag”, exposição de balé iniciada na última segunda-feira (15), e faz parte do curso com “aulas públicas”, abertas a qualquer pessoa que goste de dança e que resultará em apresentações neste fi m de semana. As atividade da “ExpoBag” seguem até amanhã, no Les Artistes Café-Te-atro (avenida Sete de Setembro, 377, Centro). O evento é uma realização da Escola de Ballet Álvaro Gonçalves (Bag), em parceria com a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Mu-nicipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

As aulas abertas ao público en-cerraram na última quarta-feira. A “ExpoBag” também conta com uma exposição de fi gurinos dos espetáculos do Ballet Álvaro Gonçalves. Todas as atividades são gratuitas, realizadas das 9h às 20h. “São eventos como este que despertam a curiosidade de ado-lescentes e jovens que se predispõem a fazer dança e, a partir daí, surgem talentos escondidos em Manaus”, diz o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula.

A semana contou com três turmas de balé, com 20 alunos cada, em que foram treinados os movimentos bási-cos da dança, com a participação de bailarinos iniciantes e avançados. Para a jovem Sâmya Ataíde, a oportunidade de ensaiar em um palco de verdade, onde são realizadas performances im-portantes, é uma experiência inesque-cível. “Quando a gente sai da academia para um lugar como este é mágico. A sensação, mesmo que ainda não seja para valer, é de que um ciclo se fecha, para dar início a uma nova fase na vida da gente que ama tanto o balé”, completa Sâmya.

Michael Gonçalves faz apresenta-ções de dança há três anos. Nos últimos seis meses passou a treinar balé e não tem dúvida do que quer para o futuro: fazer parte de uma companhia local.

“Foi muito enriquecedor para mim. E agora poder viver essa experiência dentro de um teatro me faz pensar mais na frente, na minha carreira”, diz o aluno.

Segundo o fundador da escola, Ál-varo Gonçalves, as atividades visam fomentar a cultura do balé na cidade. “Queremos tornar o balé clássico mais conhecido e admirado em Manaus e tirar esse tabu de que a dança é voltada apenas para alguns tipos de classes”, observa Álvaro.

SurpresaA programação de hoje e de ama-

nhã da “ExpoBag” será dedicada a apresentações dos espetáculos de dança, com os alunos da própria escola e outros que participaram das aulas públicas. Hoje, o horá-rio é às 19h. No sá-bado, a apresentação será às 18h. “Apre-sentaremos trechos de espetáculos variados montados pela escola. Será uma surpresa para o público”, adianta Álvaro Gonçalves.

Além de assistir às apresen-tações, o visitante vai poder conhecer a exposição de fi gu-rinos, inspirados nos espetá-culos mais marcantes da es-cola. As roupas foram criadas pelo próprio Álvaro Gonçalves e os desenhos enviados para uma equipe na Bahia. “Não há como desvincular as produções musicais dos fi gurinos. É pre-ciso entender toda a evolução de cada um deles para que os espetáculos fi quem completos e ricos”, completa.

CarreiraBaiano de Salvador, Álvaro

Gonçalves começou a se inte-ressar pela dança aos 12 anos de idade. Desde então, não parou de frequentar aulas na capital baiana até que veio

morar em Manaus em 2005, quando fundou o Ballet Álvaro Gonçalves (Bag). O portfólio da escola conta com a participação em 25 mostras de dança, para mais de 15 mil espectadores. Em suas aulas, é utilizado o método da Royal Aca-demy of Dance, instituição de balé clássico sediada em Londres.

Participantes das “aulas públicas” realizadas durante a “ExpoBag” apresentam-se no Les Artistes Café-Teatro, numa parceria entre a Escola de Ballet Álvaro Gonçalves e a ManauscultParticipantes das “aulas públicas” realizadas durante a “ExpoBag” apresentam-se no Les Artistes Café-Teatro, numa parceria entre a Escola de Ballet Álvaro Gonçalves e a ManauscultParticipantes das “aulas públicas” realizadas durante a “ExpoBag” apresentam-se no Les

morar em Manaus em 2005, quando fundou o Ballet Álvaro Gonçalves morar em Manaus em 2005, quando fundou o Ballet Álvaro Gonçalves morar em Manaus em 2005, quando

(Bag). O portfólio da escola conta com a participação em 25 mostras de dança, para mais de 15 mil espectadores. Em suas aulas, é utilizado o método da Royal Aca-demy of Dance, instituição de balé clássico sediada

“ExpoBag” inclui tam-bém uma mostra de fi gurinos

04_13 PLATEIA FIMSEMANA.indd 4-13 18/6/2015 19:16:13

Plateia12MANAUS, SEXTA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2015

Capa 5MANAUS, SEXTA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2015

5h Desenhos Pré-escola6h Igreja Universal7h Carrossel8h Bom Dia10h Programa Waisser Botelho10h50 Programa Agora12h25 Programa Livre13h15 Série Tarde13h30 Casos de Família14h30 Maria Esperança15h30 Coração Indomável16h30 A Usurpadora17h30 Chaves18h20 Jornal EM TEMPO18h45 SBT Brasil19h30 Chiquititas20h15 Carrossel21h15 Seriado – 2 Broke Girls22h Programa do Ratinho23h15 Tela de Sucessos – Zuando na Escola0h45 The Noite com Danilo Gentili1h45 Jornal do SBT2h30 Okay Pessoal3h30 Big Bang4h Igreja Universal

SBT

PROGRAMAÇÃO DA TV

GLOBO5h Hora Um

6h Bom Dia Amazônia

7h30 Bom Dia Brasil

8h50 Mais Você

10h10 Bem Estar

10h50 Encontro com Fátima Bernardes

12h Amazonas TV

12h47 Globo Esporte

13h20 Jornal Hoje

13h59 Vídeo Show

14h58 Sessão da Tarde. Filme: O Auto da

Compadecida

16h45 Vale a Pena Ver de Novo: O Rei do Gado

17h45 Malhação

18h20 Novela: Sete Vidas

19h13 Jornal do Amazonas

19h30 Jornal Nacional

20h07 Novela: I Love Paraisópolis

21h17 Novela: Babilônia

22h32 Globo Repórter

23h24 Novela: Verdades Secretas

0h05 Jornal da Globo

0h41 Programa do Jô

1h23 Legends – Identidade Perdida: Fora de

Controle

2h07 Corujão 1

4h20 Corujão 2. Filme: Não se Preocupe, Nada Vai

Dar Certo

RECORD5h30 Balanço Geral

6h28 Manhã no Ar

7h55 Fala Brasil

9h Hoje em Dia

11h Magazine

12h Alô Amazonas

13h40 Programa da Tarde

16h Cidade Alerta

18h45 A Crítica na TV

19h30 Novela: Os Dez Mandamentos

20h30 Jornal da Record

21h30 Série: Todo Mundo Odeia o Chris

22h30 Super Tela

1h15 Programação IURD

REDE TV5h Nosso Tempo

7h10 Café com Jornal – Edição Brasil

8h30 Dia Dia

10h Jogo Aberto

12h Nosso Tempo

12h05 Exija Seus Direitos

12h50 Câmera 13

13h30 Cidade Urgente

13h50 Liga Mundial de Vôlei de Quadra – Itália X

Brasil

16h10 Nosso Tempo

17h10 Brasil Urgente

18h50 Band Cidade

19h20 Jornal da Band

20h25 Mil e Uma Noites

21h20 Show da Fé

22h10 Pânico na Band – Reapresentação

22h30 O Mundo Segundo os Brasileiros

0h20 Elementar

1h15 Jornal da Noite

1h45 Copa do Mundo de Futebol Sub-20 Masculino

da Fifa 2015

3h15 Igreja Universal

FOTO

S: D

AVID

BAT

ISTA

/ M

ANAU

SCU

LT

Três turmas de balé foram

treinadas com movimentos

básicos da dança

05_12 PLATEIA FIMSEMANA.indd 12-5 18/6/2015 19:18:17

Cinema 11MANAUS, SEXTA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2015

HORÓSCOPOÁRIES - 21/3 a 19/4 Sua casa e sua condição básica de organização de vida precisam mudar. Sua rotina não funciona mais e você precisa de novas condições de vida para continuar para o futuro.

TOURO - 20/4 a 20/5 A vida material carece passar por profunda reno-vação. Novos projetos e planos são bem vindos - são realmente necessários. Seus contatos e relações precisam ser aprimorados.

GÊMEOS - 21/5 a 21/6 Certa acomodação não pode mais continuar em sua vida e em sua maneira de ser. Deixar-se levar pela vida não cabe mais. Você precisa ter uma orientação própria.

CÂNCER - 22/6 a 22/7 Há coisas em você mesmo das quais precisa se libertar. É um longo processo, mas um primeiro passo pode ser dado hoje mesmo. Tire da frente os problemas do passado.

LEÃO - 23/7 a 22/8 É hora de começar a replanejar os passos a serem dados em sua vida. Um projeto geral, com base nos sonhos de seu coração, deverá guiar seus passos imediatos.

VIRGEM - 23/8 a 22/9 Comece a olhar com novos olhos para sua car-reira profissional e responsabilidades pessoais. Você é chamado a novos compromissos e a eles deverá responder.

LIBRA - 23/9 a 22/10 Não adianta agora apenas cultivar bons valores, é preciso colocá-los em prática, com certa urgência. Oriente sua vida de acordo com seu coração.

ESCORPIÃO - 23/10 a 21/11É tempo de transformação profunda em certos relacionamentos e condições em sua vida. Uma transformação para o bem, que trará a possibi-lidade de novas e melhores situações.

SAGITÁRIO - 22/11 a 21/12 As mudanças na relação a dois se aceleram, as-sim como nas associações e parcerias. Algumas escolhas terão que ser refeitas, outras organizadas novamente desde o início.

CAPRICÓRNIO - 22/12 a 19/1 Você começa um novo trabalho ou uma nova fase no trabalho atual. Veja quais relações não podem mais continuar como estão. Reorganize sua rotina geral de vida.

AQUÁRIO - 20/1 a 18/2 Uma nova fase na relação com o amor, com os filhos e as criações está por começar. O modo de você conduzir as atividades de rotina precisará mudar em função disso.

PEIXES - 19/2 a 20/3 A remodelação do lar e das relações familiares ganha nova dimensão a partir de agora. O tempo pede mais leveza e mobilidade na lida com os assuntos domésticos.

Plateia6MANAUS, SEXTA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2015

CONTINUAÇÕES

ESTREIA

Sob o Mesmo Céu: EUA. 12 anos. Cinemark 3 – 13h50 (dub/diariamen-te); Cinépolis Millennium 7 – 17h (leg/diariamente), 19h20 (leg/somente sábado e domingo); Cinépolis Ponta Negra 3 – 22h (leg/diariamente), Cinépolis Ponta Negra 10 – 21h40 (leg/diariamente).

Deixa Rolar: EUA. 14 anos. Ci-népolis Millennium 7 – 14h45 (leg/diariamente); Cinépolis Ponta Negra 10 – 14h50 (leg/diariamente), 19h30 (leg/somente sábado e domingo).

Jurassic World – O Mundo dos Dinossauros: EUA. 14 anos. Ci-nemark 1 – 11h40 (dub/somente sábado e domingo), 14h30, 17h20, 20h20 (dub/diariamente), 23h10 (dub/somente sexta-feira), Cinemark 3 – 16h30, 19h20 (3D/dub/diaria-mente), Cinemark 6 – 12h50, 15h30, 18h20, 21h15 (3D/dub/diariamente), 0h (3D/dub/somente sexta-feira e sábado); Cinépolis Millennium 1 – 14h, 16h45, 19h30, 22h15 (3D/leg/dia-riamente), Cinépolis Millennium 3 – 15h, 17h45, 20h30 (3D/dub/dia-

riamente), Cinépolis Millennium 5 – 20h (dub/diariamente), Cinépolis Millennium 7 – 21h45 (leg/diariamen-te), Cinépolis Millennium 8 – 18h30 (3D/dub/diariamente), 15h45, 21h15 (3D/leg/diariamente); Cinépolis Plaza 1 – 13h45, 16h15, 19h, 21h30 (3D/dub/diariamente), Cinépolis Plaza 2 – 14h, 16h50, 19h30, 22h15 (3D/dub/diariamente), Cinépolis Plaza 3 – 15h, 17h45, 20h30 (3D/dub/dia-riamente), Cinépolis Plaza 5 – 14h30, 17h15 (dub/diariamente); Cinépolis Ponta Negra 1 – 15h, 18h20, 21h20 (3D/leg/diariamente), Cinépolis Pon-ta Negra 2 – 14h (dub/exceto quin-ta-feira), 20h20 (dub/diariamente), 17h20 (leg/diariamente), 23h (leg/somente sábado), Cinépolis Ponta Negra 5 – 14h10, 19h30 (3D/dub/diariamente), 16h50, 22h05 (3D/leg/diariamente), Cinépolis Ponta Negra 7 – 13h10 (dub/somente sábado e domingo), 15h50, 18h30, 21h10 (dub/diariamente), Cinépolis Ponta Negra 8 – 22h15 (leg/diariamente); Kinoplex 1 – 16h25, 21h30 (dub/diariamen-te), 19h (leg/diariamente), Kinoplex 5 – 15h40, 18h20, 21h (3D/dub/diaria-

mente), 13h, 15h40 (3D/dub/somente sábado e domingo).

Qualquer Gato Vira-Lata 2: BRA. 12 anos. Cinemark 2 – 11h30 (somen-te sábado e domingo), 14h, 16h20, 19h, 21h45 (diariamente); Cinépolis Millennium 2 – 14h30, 17h15 (dia-riamente); Cinépolis Plaza 8 – 13h30, 16h, 18h30, 21h (diariamente), Ciné-polis Ponta Negra 6 – 15h10, 17h30, 19h50, 22h10 (diariamente); Kino-plex 2 – 14h15, 16h35, 19h05, 21h20 (diariamente).

Terremoto – A Falha de San Andreas: EUA. 12 anos. Cinemark 3 – 22h10 (dub/exceto quarta-feira), Cinemark 7 – 23h (dub/somente sex-ta-feira e sábado); Cinépolis Plaza 7 – 22h (3D/dub/diariamente); Cinépo-lis Ponta Negra 9 – 21h30 (dub/dia-riamente), Cinépolis Ponta Negra 10 – 17h (dub/diariamente); Kinoplex 1 – 14h (dub/diariamente).

Poltergeist - O Fenômeno: EUA. 12 anos. Cinépolis Plaza 6 – 21h45 (dub/diariamente).

Parque infantil em clima de festa junina

Neste fim de semana, o Parque Cida-de da Criança (avenida André Araújo, s/nº, Aleixo, com acesso pela rua Castro Alves), vai realizar o “Parque na Roça”. A programação gratuita terá entre as atividades a exibição do filme “O Galinho Chicken Little”, apresentações teatrais e brincadeiras populares em ritmo junino.

A diretora do parque, Socorro An-drade, informa que o público pode ir a caráter de festa junina para participar das brincadeiras. As crianças poderão entrar no clima da festa e se vestir de caipiras com participação na Oficina de Pintura Facial, que terá a temática juni-na, amanhã e no domingo (21), a partir das 15h, na Biblioteca do Parque.

Amanhã, os frequentadores do espa-ço podem se divertir com a apresen-tação dos Menestréis Contadores de Histórias. Será apresentado o “Casa-mento na Roça”, uma versão caipira para Romeu e Julieta. A programação será exibida em duas sessões: a pri-meira às 17h, e a segunda, às 18h, na Vila Feliz.

Além disso, a programação conta com brincadeiras populares das 17h40 às 18h no anfiteatro. A exibição do filme de animação “O Galinho Chicken Little”, que conta a história de um galo com planos de salvar o mundo e se tornar um herói, será no sábado e no domingo, às 18h, no cineminha do parque.

Para os amadores nos esportes radi-cais, o parque oferece às crianças de 5 a 12 anos “Aventuras na Tirolesa”, aos domingos, das 15h às 18h. Aos sábados, a tirolesa não funciona.

Para os fãs do filme de animação “Frozen – Uma aventura congelante”, os personagens Anna e Sven estarão disponíveis para uma sessão de fotos no gramado lateral da Vila Feliz, tam-bém no mesmo horário.

A programação inclui ainda artes cênicas, no anfiteatro do parque, com a apresentação “Os Saltimbancos”, dos alunos de teatro da professora Luciana Vasconcelos, do Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou. O espetáculo será no domingo, das 16h às 16h30.

DIVERSÃO

Em uma terra onde rei-na a paz, chegam dois sobreviventes do exér-cito de Freeza: Sorbet e Tagoma. O objetivo da dupla é reviver seu lí-der com as Esferas do Dragão e se vingar dos Saiyajins. Cinemark 5 – 13h10, 15h20, 17h40, 20h, 22h15 (3D/dub/dia-riamente); Cinépolis Mil-lennium 5 – 13h, 15h15, 17h30 (dub/diariamen-te); Cinépolis Plaza 7 – 13h, 15h15, 17h30, 19h45 (dub/diariamen-te); Cinépolis Ponta Negra 8 – 13h20 (dub/somente sábado e domin-go), 15h40, 17h40, 20h (dub/diariamente); Kino-plex 4 – 14h45, 19h10 (dub/diariamente).

Dragon Ball Z – O Re-nascimento de Freeza: EUA. Livre. Depois de sofrer um acidente terrível, Jessie volta a morar com

seu pai na casa onde passou sua infância. Uma presença malig-na começa a atormentá-la e ela fará de tudo para descobrir a verdade, nem que isso destrua seu futuro. Cinemark 8 – 11h10 (dub/somente sábado), 13h40, 16h10, 18h40, 21h (dub/diaria-mente), 23h30 (dub/somente sexta-feira e sábado); Cinépolis Millennium 2 – 19h45 (dub/diariamente), 22h (leg/diariamente); Cinépolis Plaza 5 – 20h, 22h20 (dub/diariamente); Kinoplex 4 – 17h, 21h25 (dub/diariamente).

Jessabelle – O Passado Nunca Morre: EUA. 14 anos.

DIVULGAÇÃO

06_11 PLATEIA FIMSEMANA.indd 6-11 18/6/2015 19:21:52

Elvya Nascimento e Marcelo Maciel

Cinema10MANAUS, SEXTA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2015

Coluna 7MANAUS, SEXTA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2015

Fernando Coelho [email protected] - www.conteudochic.com.br

. Elvys e Carol Da-masceno usaram o tema ‘Circo’ para a festa de primeiro ano do fi lho Elvinho, no fi m de semana

. O local da fes-ta? O Buff et infantil Boo Loo, que esteve lindamente ambien-tado para o evento supercolorido.

>> Circo

ESTREIA

Crescer pode ser uma jornada turbulenta, e com Riley não é diferente. Ela é retirada de sua vida no meio-oeste americano quando seu pai arruma um novo emprego em São Francisco. Como todos nós, Riley é guiada pelas emoções – Alegria (Amy Poehler), Medo (Bill Hader), Raiva (Lewis Black), Nojinho (Mindy Kaling) e Tristeza (Phyllis Smith). As emoções vivem no centro de controle dentro da mente de Riley, onde a ajudam com conselhos em sua vida cotidiana. Conforme Riley e suas emoções se esforçam para se adaptar à nova vida em São Francisco, começa uma agitação no centro de controle. Embora Alegria, a principal e mais importante emoção de Riley, tente se manter positiva, as emoções entram em confl ito sobre qual a melhor maneira de viver em uma nova cidade, casa e escola. Cinemark 1 – 11h40 (dub/somente sábado e domingo), 14h30, 17h20, 20h20 (dub/diariamente), 23h10 (dub/somente sexta-feira), Cinemark 4 – 12h (dub/somente sábado e domingo), 14h20, 16h40, 19h10, 21h30 (dub/diariamente), Cinemark 7 – 11h (3D/dub/somente sábado e domingo), 13h20, 15h45, 18h10, 20h40 (3D/dub/diariamente); Ciné-polis Millennium 4 – 13h10, 15h30, 18h, 20h45 (3D/dub/diariamente), Cinépolis Millennium 6 – 14h10, 16h30, 19h, 21h30 (dub/diariamente); Cinépolis Plaza 4 – 13h15, 15h45, 18h15, 20h45 (3D/dub/diariamente), Cinépolis Plaza 6 – 14h15, 16h40, 19h15 (dub/diariamente); Cinépolis Ponta Negra 3 – 13h (dub/somente sábado e domingo), 16h, 19h (dub/diariamente), Cinépolis Ponta Negra 4 – 15h30, 18h, 20h30 (3D/dub/diariamente), Cinépolis Ponta Negra 9 – 14h20, 16h40, 19h10 (dub/diariamente); Kinoplex 3 – 14h05, 16h15, 18h45, 21h05 (3D/dub/diariamente).

Divertida Mente: EUA. Livre.

Cinema de Arte destaca drama europeuO fi lme “Ida”, ganhador de 63 prêmios, será exibido nos shoppings Millennium e Ponta Negra

Acaba de estrear no Cinépolis dos shoppings Millennium e Ponta Negra, o drama europeu “Ida” (Polônia, 2014), ganhador de 63

prêmios, entre eles o César (França), Goya (Espanha), Oscar e Spirit (EUA) de Melhor Filme Estrangeiro. O longa foi um dos sucessos da mostra de abertura das atividades do projeto em Manaus e retorna agora para ser melhor apreciado pelos cinéfi los de plantão.

Rodado em preto e branco e em janela de exibição quadrada, padrão vigente até os anos 50, “Ida” será apresentado nas salas de cinema do Cinépolis, até o dia 24 de junho, de segunda a sexta, às 19h30 e, no sábado e domingo, às 12h.

O fi lme é o quinto trabalho do cineasta Pavel Pawlikowski e conta a história de Anna, jovem noviça prestes a fazer os seus votos para se tornar freira que, por insistência da Madre superiora, vai visitar a única pessoa de sua família que ela conhece, a sua tia Wanda.

Cínica, mundana e defensora do co-munismo, Wanda lhe revela segredos

que a afetam profundamente. Seu nome verdadeiro é Ida, é judia e seus pais padeceram em um campo na-zista. As duas iniciam uma jornada de autoconhecimento e confrontossobre o passado.

CuradoriaO Projeto Cinema de Arte, antes de che-

gar a Manaus, passou por cinco cidades do Nordeste (Fortaleza, Natal, Recife, João Pessoa e Salvador), sempre no circuito da rede Cinépolis. A seleção dos títulos foi feita pelo curador do Cinema de Arte, o jornalista e crítico de cinema Pedro Martins Freire.

A iniciativa visa provocar mudanças no modelo exibidor brasileiro, com a inserção de fi lmes de arte e produções elogiadas pela crítica e premiadas em festivais de cinema no Brasil e no exte-rior, e que geralmente não chegam ao circuito manauense.

Informações detalhadas sobre todos os fi lmes podem ser obtidas no site www.cinemadearte.com.br.

DIVULGAÇÃO

A jovem noviça Anna é a protagonista de “Ida”, do cineasta Pavel Pawlikowski

DIVULGAÇÃO

O deputado Belarmino Lins, o presidente da Assembleia Legislativa Josué Neto, o homena-geado Afonso Lobo, que recebeu a Medalha Ruy Araújo, o vice-governador Henrique Oliveira e o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, Josué Filho, no plenário da Aleam

. Zenaldo Motta come-morou aniversário com noite de drinks.

. A festa concorridíssi-ma aconteceu no Buff et Paulo Marinho, reunindo muitos nomes do society, que foram cumprimentar o animado anfi trião.

>> Niver

O alegre Zenaldo Motta, em sua festa de aniversário no Buff et Paulo Marinho Gizella e Marco Bolognese Silvestre e Beth Castro

Murad Aziz, o aniversariante Zenaldo Motta, Marília Zuazo e Jac Chagas

FOTOS: MARCO ANTONIO

. A última de Donald Trump, que anunciou na terça-feira sua candida-tura à Presidência dos EUA em 2016: o bilionário está decidido a convencer Oprah Winfrey a fazer parte da chapa dele, ocupando o posto de candidata à Vice-Presidência.

. A ideia é utópica, até porque Oprah já disse em diversas ocasiões que jamais se candidatará a cargo político algum. Mas deixa claro o tom que Trump pretende adotar em sua investida pela Casa Branca – ele quer mesmo fazer barulho!

>> Nomes

A primeira-dama de Manaus, Gore-th Garcia, e mestre Oswaldo Alves Elvana Delgado e Katiussa DibEwerson e Marcia Carvalho

Elvys e Carol Damasceno com o fi lho Elvy-nho, em sua festa de aniversário, no Boo Loo

FOTOS: MAURO SMITH

07_10 PLATEIA FIMSEMANA.indd 10-7 18/6/2015 19:27:36

Plateia8MANAUS, SEXTA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2015

Plateia 9MANAUS, SEXTA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2015

Com direção artística de Rinaldi Faria, o show será apresentado sábado e domingo com sucessos do DVD que dá nome ao show

Patati Patatá apresenta turnê ‘A vida é bela’

A dupla de palhaços Pa-tati Patatá vai divulgar o novo CD e DVD “A vida é bela” durante

os shows que apresentará amanhã e domingo (21), em sessões às 15h, com sessão extra no sábado, às 17h, no Teatro Manauara. Os ingressos já estão à venda pelo www.ingresse.com e na bilheteria do teatro, localizado no Piso Buriti, do Manauara Shopping (avenida Mário Ypiranga Mon-teiro, 1.300, Adrianópolis).

Os valores são R$ 60 (se-tor 1, meia-entrada) e R$ 40 (setor 2, meia-entrada). Criança paga a partir de 2 anos de idade e será exigida a certidão de nascimento na entrada do evento.

O novo DVD do Patati Patatá entrou na grade de exibições especiais do canal infantil Dis-covery Kids. O show “A vida é

bela” traz um mix das novas músicas que já são sucesso en-tre a criançada como o “Ronco do vovô”, “Vem bambolear”, “O mestre mandou”, “A vida é bela”, “Tudo o que eu preciso”, “A, E, I, O, U”. Além das já consagradas “A dança do macaco”, “Amigos para sempre”, “A dança do lôro”, entre outras.

O espetáculo estreou no iní-cio de maio, em Jundiaí (SP), e já percorreu Jacareí (SP) e Três Corações e Varginha, no sul de Minas Gerais. A produção do espetáculo conta com mais de 30 profissionais envolvidos. O diretor artístico da produção é Rinaldi Faria, criador dos personagens.

Mais informações so-bre o evento pelo telefone 3342-8030 ou pelas redes sociais no facebook.com/te-atromanauara e instagram @teatromanauara.

O repertório da apresentação

inclui um mix de novas e

antigas canções da dupla

DIVULGAÇ

ÃO

Para celebrar 10 anos de shows, tributos e apresentações es-peciais realizadas no palco do Porão do Alemão (estrada da

Ponta Negra, 1.986, São Jorge), a banda amazonense Critical Age promoverá, hoje, uma homenagem à trajetória de sucesso em parceria com o bar. Intitu-lado “10 anos de Porão”, o show terá a participação especial de integrantes de outras bandas de rock locais. O pré-show será do grupo Máfia.

De acordo com o vocalista da Critical Age, Arlley Souza, a primeira apresen-tação no Porão do Alemão marcou a história da banda. “O nosso primeiro show foi um sucesso e já conquis-tamos nosso espaço. Atuamos como apresentação fixa das sextas-feiras por três anos. E, desde então, temos realizado inúmeras apresentações e vivido momentos especiais no palco do Porão”, afirma.

Perto de completar 14 anos de car-

reira, a Critical Age decidiu relembrar essa trajetória através de um repertó-rio com o melhor de todos os tributos promovidos na casa como Metallica, Iron Maiden, Pearl Jam, The Beatles, Legião Urbana, Titãs, Capital Inicial, O Rappa, Os Paralamas do Sucesso e Mamonas Assassinas. Além de shows temáticos como “Love Metal”, “Anos 80”, “Rock Classics”, “Halloween”, “Ani-versário do Porão”, “Banda do Porão”, “Porão das Antigas”, entre outros.

O especial ainda terá a participação de convidados especiais e de integran-tes das bandas Barflys, Official 80, Hightower e Rahvox. Também será feito o lançamento da camisa come-morativa “10 anos de Porão”. “Será um show cheio de surpresas. Esperamos a participação massiva do público atual e da galera mais antiga que acompanhou essa trajetória desde o início. Com certeza colocaremos muita emoção no palco”, conclui Arlley.

Nos intervalos entre os shows have-rá a apresentação do DJ e radialista Marcelo Monteiro, que toca rock há mais de 25 anos nas rádios de Manaus. Os ingressos para o especial serão vendidos na bilheteria do Porão do Alemão. Reservas de mesas somente no telefone 98127-0439.

AudiçãoUm show com hits do rock nacional

e internacional será realizado pela banda amazonense Hightower, ama-nhã, a partir das 21h, no Porão do Alemão. O evento terá pré-show do grupo Fourtune e a continuação do projeto “Audição do Porão”, com a banda Rock&Pub, que vai tocar pela primeira vez na casa.

A Rock&Pub será avaliada pelo públi-co e profissionais da área na “Audição do Porão”, projeto dedicado a revelar bandas de rock iniciantes para integrar a programação oficial do Porão. Logo

depois, a Fourtune aquecerá o público com grandes clássicos do rock.

Já a banda Hightower mostrará al-gumas novidades no repertório. “Colo-camos algumas músicas novas, como ‘Shoot To Thrill’ e ‘TNT’ do AC/DC, ‘Ana’s Song’ do Silverchair, ‘Breakout’ do Foo Fighters, ‘Seek And Destroy’ do Metallica e ‘Crawling’ do Linkin Park. Também tocaremos grandes sucessos de Charlie Brown Jr. e CPM 22”, afirma o vocalista da banda, Marcel Batista.

Além de Marcel, subirão ao palco os músicos Werner Deimling (guitarra), Beto Montrezol (bateria) e Diego Souza (baixo). A banda que acumula 10 anos de carreira promete uma apresentação diferenciada. “O sábado já se tornou um dos dias mais tradicionais do Porão, com grande sucesso de público e shows de bandas consagradas. Por isso, prepa-ramos uma apresentação cheia de hits famosos e muita interação com a galera”, garante o frontman da Hightower.

Critical Age promove o especial ‘10 anos de Porão’

Banda local celebra uma década de parceria com o bar de rock Porão do Alemão, em evento com pré-show do grupo Máfia

Critical Age promove o especial ‘10 anos de Porão’

DIVULGAÇ

ÃO

A Critical Age tocará uma

seleção de hits dos tributos

que promoveu no bar

08_09 PLATEIA FIMSEMANA.indd 8-9 18/6/2015 19:43:43

Plateia8MANAUS, SEXTA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2015

Plateia 9MANAUS, SEXTA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2015

Com direção artística de Rinaldi Faria, o show será apresentado sábado e domingo com sucessos do DVD que dá nome ao show

Patati Patatá apresenta turnê ‘A vida é bela’

A dupla de palhaços Pa-tati Patatá vai divulgar o novo CD e DVD “A vida é bela” durante

os shows que apresentará amanhã e domingo (21), em sessões às 15h, com sessão extra no sábado, às 17h, no Teatro Manauara. Os ingressos já estão à venda pelo www.ingresse.com e na bilheteria do teatro, localizado no Piso Buriti, do Manauara Shopping (avenida Mário Ypiranga Mon-teiro, 1.300, Adrianópolis).

Os valores são R$ 60 (se-tor 1, meia-entrada) e R$ 40 (setor 2, meia-entrada). Criança paga a partir de 2 anos de idade e será exigida a certidão de nascimento na entrada do evento.

O novo DVD do Patati Patatá entrou na grade de exibições especiais do canal infantil Dis-covery Kids. O show “A vida é

bela” traz um mix das novas músicas que já são sucesso en-tre a criançada como o “Ronco do vovô”, “Vem bambolear”, “O mestre mandou”, “A vida é bela”, “Tudo o que eu preciso”, “A, E, I, O, U”. Além das já consagradas “A dança do macaco”, “Amigos para sempre”, “A dança do lôro”, entre outras.

O espetáculo estreou no iní-cio de maio, em Jundiaí (SP), e já percorreu Jacareí (SP) e Três Corações e Varginha, no sul de Minas Gerais. A produção do espetáculo conta com mais de 30 profissionais envolvidos. O diretor artístico da produção é Rinaldi Faria, criador dos personagens.

Mais informações so-bre o evento pelo telefone 3342-8030 ou pelas redes sociais no facebook.com/te-atromanauara e instagram @teatromanauara.

O repertório da apresentação

inclui um mix de novas e

antigas canções da dupla

DIVULGAÇ

ÃO

Para celebrar 10 anos de shows, tributos e apresentações es-peciais realizadas no palco do Porão do Alemão (estrada da

Ponta Negra, 1.986, São Jorge), a banda amazonense Critical Age promoverá, hoje, uma homenagem à trajetória de sucesso em parceria com o bar. Intitu-lado “10 anos de Porão”, o show terá a participação especial de integrantes de outras bandas de rock locais. O pré-show será do grupo Máfia.

De acordo com o vocalista da Critical Age, Arlley Souza, a primeira apresen-tação no Porão do Alemão marcou a história da banda. “O nosso primeiro show foi um sucesso e já conquis-tamos nosso espaço. Atuamos como apresentação fixa das sextas-feiras por três anos. E, desde então, temos realizado inúmeras apresentações e vivido momentos especiais no palco do Porão”, afirma.

Perto de completar 14 anos de car-

reira, a Critical Age decidiu relembrar essa trajetória através de um repertó-rio com o melhor de todos os tributos promovidos na casa como Metallica, Iron Maiden, Pearl Jam, The Beatles, Legião Urbana, Titãs, Capital Inicial, O Rappa, Os Paralamas do Sucesso e Mamonas Assassinas. Além de shows temáticos como “Love Metal”, “Anos 80”, “Rock Classics”, “Halloween”, “Ani-versário do Porão”, “Banda do Porão”, “Porão das Antigas”, entre outros.

O especial ainda terá a participação de convidados especiais e de integran-tes das bandas Barflys, Official 80, Hightower e Rahvox. Também será feito o lançamento da camisa come-morativa “10 anos de Porão”. “Será um show cheio de surpresas. Esperamos a participação massiva do público atual e da galera mais antiga que acompanhou essa trajetória desde o início. Com certeza colocaremos muita emoção no palco”, conclui Arlley.

Nos intervalos entre os shows have-rá a apresentação do DJ e radialista Marcelo Monteiro, que toca rock há mais de 25 anos nas rádios de Manaus. Os ingressos para o especial serão vendidos na bilheteria do Porão do Alemão. Reservas de mesas somente no telefone 98127-0439.

AudiçãoUm show com hits do rock nacional

e internacional será realizado pela banda amazonense Hightower, ama-nhã, a partir das 21h, no Porão do Alemão. O evento terá pré-show do grupo Fourtune e a continuação do projeto “Audição do Porão”, com a banda Rock&Pub, que vai tocar pela primeira vez na casa.

A Rock&Pub será avaliada pelo públi-co e profissionais da área na “Audição do Porão”, projeto dedicado a revelar bandas de rock iniciantes para integrar a programação oficial do Porão. Logo

depois, a Fourtune aquecerá o público com grandes clássicos do rock.

Já a banda Hightower mostrará al-gumas novidades no repertório. “Colo-camos algumas músicas novas, como ‘Shoot To Thrill’ e ‘TNT’ do AC/DC, ‘Ana’s Song’ do Silverchair, ‘Breakout’ do Foo Fighters, ‘Seek And Destroy’ do Metallica e ‘Crawling’ do Linkin Park. Também tocaremos grandes sucessos de Charlie Brown Jr. e CPM 22”, afirma o vocalista da banda, Marcel Batista.

Além de Marcel, subirão ao palco os músicos Werner Deimling (guitarra), Beto Montrezol (bateria) e Diego Souza (baixo). A banda que acumula 10 anos de carreira promete uma apresentação diferenciada. “O sábado já se tornou um dos dias mais tradicionais do Porão, com grande sucesso de público e shows de bandas consagradas. Por isso, prepa-ramos uma apresentação cheia de hits famosos e muita interação com a galera”, garante o frontman da Hightower.

Critical Age promove o especial ‘10 anos de Porão’

Banda local celebra uma década de parceria com o bar de rock Porão do Alemão, em evento com pré-show do grupo Máfia

Critical Age promove o especial ‘10 anos de Porão’

DIVULGAÇ

ÃO

A Critical Age tocará uma

seleção de hits dos tributos

que promoveu no bar

08_09 PLATEIA FIMSEMANA.indd 8-9 18/6/2015 19:43:43

Elvya Nascimento e Marcelo Maciel

Cinema10MANAUS, SEXTA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2015

Coluna 7MANAUS, SEXTA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2015

Fernando Coelho [email protected] - www.conteudochic.com.br

. Elvys e Carol Da-masceno usaram o tema ‘Circo’ para a festa de primeiro ano do fi lho Elvinho, no fi m de semana

. O local da fes-ta? O Buff et infantil Boo Loo, que esteve lindamente ambien-tado para o evento supercolorido.

>> Circo

ESTREIA

Crescer pode ser uma jornada turbulenta, e com Riley não é diferente. Ela é retirada de sua vida no meio-oeste americano quando seu pai arruma um novo emprego em São Francisco. Como todos nós, Riley é guiada pelas emoções – Alegria (Amy Poehler), Medo (Bill Hader), Raiva (Lewis Black), Nojinho (Mindy Kaling) e Tristeza (Phyllis Smith). As emoções vivem no centro de controle dentro da mente de Riley, onde a ajudam com conselhos em sua vida cotidiana. Conforme Riley e suas emoções se esforçam para se adaptar à nova vida em São Francisco, começa uma agitação no centro de controle. Embora Alegria, a principal e mais importante emoção de Riley, tente se manter positiva, as emoções entram em confl ito sobre qual a melhor maneira de viver em uma nova cidade, casa e escola. Cinemark 1 – 11h40 (dub/somente sábado e domingo), 14h30, 17h20, 20h20 (dub/diariamente), 23h10 (dub/somente sexta-feira), Cinemark 4 – 12h (dub/somente sábado e domingo), 14h20, 16h40, 19h10, 21h30 (dub/diariamente), Cinemark 7 – 11h (3D/dub/somente sábado e domingo), 13h20, 15h45, 18h10, 20h40 (3D/dub/diariamente); Ciné-polis Millennium 4 – 13h10, 15h30, 18h, 20h45 (3D/dub/diariamente), Cinépolis Millennium 6 – 14h10, 16h30, 19h, 21h30 (dub/diariamente); Cinépolis Plaza 4 – 13h15, 15h45, 18h15, 20h45 (3D/dub/diariamente), Cinépolis Plaza 6 – 14h15, 16h40, 19h15 (dub/diariamente); Cinépolis Ponta Negra 3 – 13h (dub/somente sábado e domingo), 16h, 19h (dub/diariamente), Cinépolis Ponta Negra 4 – 15h30, 18h, 20h30 (3D/dub/diariamente), Cinépolis Ponta Negra 9 – 14h20, 16h40, 19h10 (dub/diariamente); Kinoplex 3 – 14h05, 16h15, 18h45, 21h05 (3D/dub/diariamente).

Divertida Mente: EUA. Livre.

Cinema de Arte destaca drama europeuO fi lme “Ida”, ganhador de 63 prêmios, será exibido nos shoppings Millennium e Ponta Negra

Acaba de estrear no Cinépolis dos shoppings Millennium e Ponta Negra, o drama europeu “Ida” (Polônia, 2014), ganhador de 63

prêmios, entre eles o César (França), Goya (Espanha), Oscar e Spirit (EUA) de Melhor Filme Estrangeiro. O longa foi um dos sucessos da mostra de abertura das atividades do projeto em Manaus e retorna agora para ser melhor apreciado pelos cinéfi los de plantão.

Rodado em preto e branco e em janela de exibição quadrada, padrão vigente até os anos 50, “Ida” será apresentado nas salas de cinema do Cinépolis, até o dia 24 de junho, de segunda a sexta, às 19h30 e, no sábado e domingo, às 12h.

O fi lme é o quinto trabalho do cineasta Pavel Pawlikowski e conta a história de Anna, jovem noviça prestes a fazer os seus votos para se tornar freira que, por insistência da Madre superiora, vai visitar a única pessoa de sua família que ela conhece, a sua tia Wanda.

Cínica, mundana e defensora do co-munismo, Wanda lhe revela segredos

que a afetam profundamente. Seu nome verdadeiro é Ida, é judia e seus pais padeceram em um campo na-zista. As duas iniciam uma jornada de autoconhecimento e confrontossobre o passado.

CuradoriaO Projeto Cinema de Arte, antes de che-

gar a Manaus, passou por cinco cidades do Nordeste (Fortaleza, Natal, Recife, João Pessoa e Salvador), sempre no circuito da rede Cinépolis. A seleção dos títulos foi feita pelo curador do Cinema de Arte, o jornalista e crítico de cinema Pedro Martins Freire.

A iniciativa visa provocar mudanças no modelo exibidor brasileiro, com a inserção de fi lmes de arte e produções elogiadas pela crítica e premiadas em festivais de cinema no Brasil e no exte-rior, e que geralmente não chegam ao circuito manauense.

Informações detalhadas sobre todos os fi lmes podem ser obtidas no site www.cinemadearte.com.br.

DIVULGAÇÃO

A jovem noviça Anna é a protagonista de “Ida”, do cineasta Pavel Pawlikowski

DIVULGAÇÃO

O deputado Belarmino Lins, o presidente da Assembleia Legislativa Josué Neto, o homena-geado Afonso Lobo, que recebeu a Medalha Ruy Araújo, o vice-governador Henrique Oliveira e o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, Josué Filho, no plenário da Aleam

. Zenaldo Motta come-morou aniversário com noite de drinks.

. A festa concorridíssi-ma aconteceu no Buff et Paulo Marinho, reunindo muitos nomes do society, que foram cumprimentar o animado anfi trião.

>> Niver

O alegre Zenaldo Motta, em sua festa de aniversário no Buff et Paulo Marinho Gizella e Marco Bolognese Silvestre e Beth Castro

Murad Aziz, o aniversariante Zenaldo Motta, Marília Zuazo e Jac Chagas

FOTOS: MARCO ANTONIO

. A última de Donald Trump, que anunciou na terça-feira sua candida-tura à Presidência dos EUA em 2016: o bilionário está decidido a convencer Oprah Winfrey a fazer parte da chapa dele, ocupando o posto de candidata à Vice-Presidência.

. A ideia é utópica, até porque Oprah já disse em diversas ocasiões que jamais se candidatará a cargo político algum. Mas deixa claro o tom que Trump pretende adotar em sua investida pela Casa Branca – ele quer mesmo fazer barulho!

>> Nomes

A primeira-dama de Manaus, Gore-th Garcia, e mestre Oswaldo Alves Elvana Delgado e Katiussa DibEwerson e Marcia Carvalho

Elvys e Carol Damasceno com o fi lho Elvy-nho, em sua festa de aniversário, no Boo Loo

FOTOS: MAURO SMITH

07_10 PLATEIA FIMSEMANA.indd 10-7 18/6/2015 19:27:36

Cinema 11MANAUS, SEXTA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2015

HORÓSCOPOÁRIES - 21/3 a 19/4 Sua casa e sua condição básica de organização de vida precisam mudar. Sua rotina não funciona mais e você precisa de novas condições de vida para continuar para o futuro.

TOURO - 20/4 a 20/5 A vida material carece passar por profunda reno-vação. Novos projetos e planos são bem vindos - são realmente necessários. Seus contatos e relações precisam ser aprimorados.

GÊMEOS - 21/5 a 21/6 Certa acomodação não pode mais continuar em sua vida e em sua maneira de ser. Deixar-se levar pela vida não cabe mais. Você precisa ter uma orientação própria.

CÂNCER - 22/6 a 22/7 Há coisas em você mesmo das quais precisa se libertar. É um longo processo, mas um primeiro passo pode ser dado hoje mesmo. Tire da frente os problemas do passado.

LEÃO - 23/7 a 22/8 É hora de começar a replanejar os passos a serem dados em sua vida. Um projeto geral, com base nos sonhos de seu coração, deverá guiar seus passos imediatos.

VIRGEM - 23/8 a 22/9 Comece a olhar com novos olhos para sua car-reira profissional e responsabilidades pessoais. Você é chamado a novos compromissos e a eles deverá responder.

LIBRA - 23/9 a 22/10 Não adianta agora apenas cultivar bons valores, é preciso colocá-los em prática, com certa urgência. Oriente sua vida de acordo com seu coração.

ESCORPIÃO - 23/10 a 21/11É tempo de transformação profunda em certos relacionamentos e condições em sua vida. Uma transformação para o bem, que trará a possibi-lidade de novas e melhores situações.

SAGITÁRIO - 22/11 a 21/12 As mudanças na relação a dois se aceleram, as-sim como nas associações e parcerias. Algumas escolhas terão que ser refeitas, outras organizadas novamente desde o início.

CAPRICÓRNIO - 22/12 a 19/1 Você começa um novo trabalho ou uma nova fase no trabalho atual. Veja quais relações não podem mais continuar como estão. Reorganize sua rotina geral de vida.

AQUÁRIO - 20/1 a 18/2 Uma nova fase na relação com o amor, com os filhos e as criações está por começar. O modo de você conduzir as atividades de rotina precisará mudar em função disso.

PEIXES - 19/2 a 20/3 A remodelação do lar e das relações familiares ganha nova dimensão a partir de agora. O tempo pede mais leveza e mobilidade na lida com os assuntos domésticos.

Plateia6MANAUS, SEXTA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2015

CONTINUAÇÕES

ESTREIA

Sob o Mesmo Céu: EUA. 12 anos. Cinemark 3 – 13h50 (dub/diariamen-te); Cinépolis Millennium 7 – 17h (leg/diariamente), 19h20 (leg/somente sábado e domingo); Cinépolis Ponta Negra 3 – 22h (leg/diariamente), Cinépolis Ponta Negra 10 – 21h40 (leg/diariamente).

Deixa Rolar: EUA. 14 anos. Ci-népolis Millennium 7 – 14h45 (leg/diariamente); Cinépolis Ponta Negra 10 – 14h50 (leg/diariamente), 19h30 (leg/somente sábado e domingo).

Jurassic World – O Mundo dos Dinossauros: EUA. 14 anos. Ci-nemark 1 – 11h40 (dub/somente sábado e domingo), 14h30, 17h20, 20h20 (dub/diariamente), 23h10 (dub/somente sexta-feira), Cinemark 3 – 16h30, 19h20 (3D/dub/diaria-mente), Cinemark 6 – 12h50, 15h30, 18h20, 21h15 (3D/dub/diariamente), 0h (3D/dub/somente sexta-feira e sábado); Cinépolis Millennium 1 – 14h, 16h45, 19h30, 22h15 (3D/leg/dia-riamente), Cinépolis Millennium 3 – 15h, 17h45, 20h30 (3D/dub/dia-

riamente), Cinépolis Millennium 5 – 20h (dub/diariamente), Cinépolis Millennium 7 – 21h45 (leg/diariamen-te), Cinépolis Millennium 8 – 18h30 (3D/dub/diariamente), 15h45, 21h15 (3D/leg/diariamente); Cinépolis Plaza 1 – 13h45, 16h15, 19h, 21h30 (3D/dub/diariamente), Cinépolis Plaza 2 – 14h, 16h50, 19h30, 22h15 (3D/dub/diariamente), Cinépolis Plaza 3 – 15h, 17h45, 20h30 (3D/dub/dia-riamente), Cinépolis Plaza 5 – 14h30, 17h15 (dub/diariamente); Cinépolis Ponta Negra 1 – 15h, 18h20, 21h20 (3D/leg/diariamente), Cinépolis Pon-ta Negra 2 – 14h (dub/exceto quin-ta-feira), 20h20 (dub/diariamente), 17h20 (leg/diariamente), 23h (leg/somente sábado), Cinépolis Ponta Negra 5 – 14h10, 19h30 (3D/dub/diariamente), 16h50, 22h05 (3D/leg/diariamente), Cinépolis Ponta Negra 7 – 13h10 (dub/somente sábado e domingo), 15h50, 18h30, 21h10 (dub/diariamente), Cinépolis Ponta Negra 8 – 22h15 (leg/diariamente); Kinoplex 1 – 16h25, 21h30 (dub/diariamen-te), 19h (leg/diariamente), Kinoplex 5 – 15h40, 18h20, 21h (3D/dub/diaria-

mente), 13h, 15h40 (3D/dub/somente sábado e domingo).

Qualquer Gato Vira-Lata 2: BRA. 12 anos. Cinemark 2 – 11h30 (somen-te sábado e domingo), 14h, 16h20, 19h, 21h45 (diariamente); Cinépolis Millennium 2 – 14h30, 17h15 (dia-riamente); Cinépolis Plaza 8 – 13h30, 16h, 18h30, 21h (diariamente), Ciné-polis Ponta Negra 6 – 15h10, 17h30, 19h50, 22h10 (diariamente); Kino-plex 2 – 14h15, 16h35, 19h05, 21h20 (diariamente).

Terremoto – A Falha de San Andreas: EUA. 12 anos. Cinemark 3 – 22h10 (dub/exceto quarta-feira), Cinemark 7 – 23h (dub/somente sex-ta-feira e sábado); Cinépolis Plaza 7 – 22h (3D/dub/diariamente); Cinépo-lis Ponta Negra 9 – 21h30 (dub/dia-riamente), Cinépolis Ponta Negra 10 – 17h (dub/diariamente); Kinoplex 1 – 14h (dub/diariamente).

Poltergeist - O Fenômeno: EUA. 12 anos. Cinépolis Plaza 6 – 21h45 (dub/diariamente).

Parque infantil em clima de festa junina

Neste fim de semana, o Parque Cida-de da Criança (avenida André Araújo, s/nº, Aleixo, com acesso pela rua Castro Alves), vai realizar o “Parque na Roça”. A programação gratuita terá entre as atividades a exibição do filme “O Galinho Chicken Little”, apresentações teatrais e brincadeiras populares em ritmo junino.

A diretora do parque, Socorro An-drade, informa que o público pode ir a caráter de festa junina para participar das brincadeiras. As crianças poderão entrar no clima da festa e se vestir de caipiras com participação na Oficina de Pintura Facial, que terá a temática juni-na, amanhã e no domingo (21), a partir das 15h, na Biblioteca do Parque.

Amanhã, os frequentadores do espa-ço podem se divertir com a apresen-tação dos Menestréis Contadores de Histórias. Será apresentado o “Casa-mento na Roça”, uma versão caipira para Romeu e Julieta. A programação será exibida em duas sessões: a pri-meira às 17h, e a segunda, às 18h, na Vila Feliz.

Além disso, a programação conta com brincadeiras populares das 17h40 às 18h no anfiteatro. A exibição do filme de animação “O Galinho Chicken Little”, que conta a história de um galo com planos de salvar o mundo e se tornar um herói, será no sábado e no domingo, às 18h, no cineminha do parque.

Para os amadores nos esportes radi-cais, o parque oferece às crianças de 5 a 12 anos “Aventuras na Tirolesa”, aos domingos, das 15h às 18h. Aos sábados, a tirolesa não funciona.

Para os fãs do filme de animação “Frozen – Uma aventura congelante”, os personagens Anna e Sven estarão disponíveis para uma sessão de fotos no gramado lateral da Vila Feliz, tam-bém no mesmo horário.

A programação inclui ainda artes cênicas, no anfiteatro do parque, com a apresentação “Os Saltimbancos”, dos alunos de teatro da professora Luciana Vasconcelos, do Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou. O espetáculo será no domingo, das 16h às 16h30.

DIVERSÃO

Em uma terra onde rei-na a paz, chegam dois sobreviventes do exér-cito de Freeza: Sorbet e Tagoma. O objetivo da dupla é reviver seu lí-der com as Esferas do Dragão e se vingar dos Saiyajins. Cinemark 5 – 13h10, 15h20, 17h40, 20h, 22h15 (3D/dub/dia-riamente); Cinépolis Mil-lennium 5 – 13h, 15h15, 17h30 (dub/diariamen-te); Cinépolis Plaza 7 – 13h, 15h15, 17h30, 19h45 (dub/diariamen-te); Cinépolis Ponta Negra 8 – 13h20 (dub/somente sábado e domin-go), 15h40, 17h40, 20h (dub/diariamente); Kino-plex 4 – 14h45, 19h10 (dub/diariamente).

Dragon Ball Z – O Re-nascimento de Freeza: EUA. Livre. Depois de sofrer um acidente terrível, Jessie volta a morar com

seu pai na casa onde passou sua infância. Uma presença malig-na começa a atormentá-la e ela fará de tudo para descobrir a verdade, nem que isso destrua seu futuro. Cinemark 8 – 11h10 (dub/somente sábado), 13h40, 16h10, 18h40, 21h (dub/diaria-mente), 23h30 (dub/somente sexta-feira e sábado); Cinépolis Millennium 2 – 19h45 (dub/diariamente), 22h (leg/diariamente); Cinépolis Plaza 5 – 20h, 22h20 (dub/diariamente); Kinoplex 4 – 17h, 21h25 (dub/diariamente).

Jessabelle – O Passado Nunca Morre: EUA. 14 anos.

DIVULGAÇÃO

06_11 PLATEIA FIMSEMANA.indd 6-11 18/6/2015 19:21:52

Plateia12MANAUS, SEXTA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2015

Capa 5MANAUS, SEXTA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2015

5h Desenhos Pré-escola6h Igreja Universal7h Carrossel8h Bom Dia10h Programa Waisser Botelho10h50 Programa Agora12h25 Programa Livre13h15 Série Tarde13h30 Casos de Família14h30 Maria Esperança15h30 Coração Indomável16h30 A Usurpadora17h30 Chaves18h20 Jornal EM TEMPO18h45 SBT Brasil19h30 Chiquititas20h15 Carrossel21h15 Seriado – 2 Broke Girls22h Programa do Ratinho23h15 Tela de Sucessos – Zuando na Escola0h45 The Noite com Danilo Gentili1h45 Jornal do SBT2h30 Okay Pessoal3h30 Big Bang4h Igreja Universal

SBT

PROGRAMAÇÃO DA TV

GLOBO5h Hora Um

6h Bom Dia Amazônia

7h30 Bom Dia Brasil

8h50 Mais Você

10h10 Bem Estar

10h50 Encontro com Fátima Bernardes

12h Amazonas TV

12h47 Globo Esporte

13h20 Jornal Hoje

13h59 Vídeo Show

14h58 Sessão da Tarde. Filme: O Auto da

Compadecida

16h45 Vale a Pena Ver de Novo: O Rei do Gado

17h45 Malhação

18h20 Novela: Sete Vidas

19h13 Jornal do Amazonas

19h30 Jornal Nacional

20h07 Novela: I Love Paraisópolis

21h17 Novela: Babilônia

22h32 Globo Repórter

23h24 Novela: Verdades Secretas

0h05 Jornal da Globo

0h41 Programa do Jô

1h23 Legends – Identidade Perdida: Fora de

Controle

2h07 Corujão 1

4h20 Corujão 2. Filme: Não se Preocupe, Nada Vai

Dar Certo

RECORD5h30 Balanço Geral

6h28 Manhã no Ar

7h55 Fala Brasil

9h Hoje em Dia

11h Magazine

12h Alô Amazonas

13h40 Programa da Tarde

16h Cidade Alerta

18h45 A Crítica na TV

19h30 Novela: Os Dez Mandamentos

20h30 Jornal da Record

21h30 Série: Todo Mundo Odeia o Chris

22h30 Super Tela

1h15 Programação IURD

REDE TV5h Nosso Tempo

7h10 Café com Jornal – Edição Brasil

8h30 Dia Dia

10h Jogo Aberto

12h Nosso Tempo

12h05 Exija Seus Direitos

12h50 Câmera 13

13h30 Cidade Urgente

13h50 Liga Mundial de Vôlei de Quadra – Itália X

Brasil

16h10 Nosso Tempo

17h10 Brasil Urgente

18h50 Band Cidade

19h20 Jornal da Band

20h25 Mil e Uma Noites

21h20 Show da Fé

22h10 Pânico na Band – Reapresentação

22h30 O Mundo Segundo os Brasileiros

0h20 Elementar

1h15 Jornal da Noite

1h45 Copa do Mundo de Futebol Sub-20 Masculino

da Fifa 2015

3h15 Igreja Universal

FOTO

S: D

AVID

BAT

ISTA

/ M

ANAU

SCU

LT

Três turmas de balé foram

treinadas com movimentos

básicos da dança

05_12 PLATEIA FIMSEMANA.indd 12-5 18/6/2015 19:18:17

Capa4MANAUS, SEXTA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2015

Canal [email protected]

Bate-rebate• “Amor & Sexo” caiu mesmo no esquecimento dentro da Globo...• ...Ninguém mais se lembrou dele, apesar de todo barulho e resultados

que alcançava.• Jô Soares, nos intervalos da TV, já está trabalhando num novo livro...• ...Mas por enquanto não fala e nem quer que perguntem dele.• O vice de jornalismo da Record, Douglas Tavolaro, já tem dedicado a

maior parte do seu tempo ao fi lme de Edir Macedo...• ...Mas encontrou tempo um dia desses para jantar com Marcelo Re-

zende...• ...O encontro se fez necessário para apagar um princípio de incên-

dio.• O Megapix terá um sábado de mascarados, com as exibições dos

fi lmes “O Besouro Verde”, “Todo Mundo em Pânico 4” e “Homem de Ferro 2”, a partir de 6 da noite.

Ainda como parte das mudanças na programação da Bandeirantes neste fi m de semana, domingo, após o fe-minino Brasil e Austrália de futebol, a partir das 14 horas, será apresentado o “Terceiro Tempo”. O que signifi ca que o Milton Neves irá entregar para o Datena às 18h30.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

C’est fi ni

Isto explicaO público do “CQC” deve ter ob-

servado que os investimentos em produção diminuíram de maneira bem acentuada nos últimos tempos. Em função dos atrasos da Band, o programa também passou a fazer o estritamente necessário. Nada de grandes viagens, por exemplo.

Assustando um poucoDentro da própria Globo, é bem

questionado o aproveitamento do ex-jogador Ronaldo como comen-tarista da Copa América. Primeiro porque as suas opiniões pouco acrescentam e, por outra, enten-dem que como ele ou melhores que ele a casa tem de sobra.

De muito tempo...A Globo decidiu se valer de cra-

ques aposentados para servir de comentaristas. O Casagrande foi um achado. Junior e Beletti – este

mais voltado para o SporTV, tam-bém, mas não são todos que dão certo. O Ronaldo, com todo res-peito ao seu passado, deixa muito a desejar.

AproveitamentoJosé Luiz Datena fez o vôlei da

Liga Mundial na semana passada – com direito a elogios do Marcelo Negrão e, na medida do possível, como hoje, será aproveitado em outras transmissões esportivas da Band. Isto para se manter em forma com vistas a Olimpíada do ano que vem.

Ana Paula continuaBandeirantes e Ana Paula Pa-

drão acertaram o prolongamen-to do contrato dela até junho do ano que vem. Confi rma-se, des-ta forma, a sua continuidade no “MasterChef”, pelo menos, para a terceira temporada.

Flávio Ricco

Colaboração:José Carlos Nery

Flávio Ricco 13MANAUS, SEXTA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2015

Após pequenas participa-ções na Globo e no SBT, Talita Younan, atriz de Presidente Prudente, SP, vive a persona-gem Damarina em “Os Dez Mandamentos”. É uma das irmãs de Zípora (Giselle Itié).

TV Tudo

MIC

HEL

ÂN

GEL

O

Prato do diaO “MasterChef” da Band é sucesso também na TV

paga. Na semana do dia 25 de maio, em sua estreia, o TLC, do Discovery, alcançou a melhor média desde que entrou no ar, em 2011. O programa entra às segundas, às 22h20, quintas, às 21h50 e domingos, às 17h30.

Vai malEstá só aumentando a dívida da Bandeirantes com os

seus principais fornecedores. A Eyeworks Cuatro Cabezas, do “CQC” e “MasterChef”, é a que mais tem a receber.

Então é assimA Bandeirantes, a princípio, vai colocar um “Brasil

Urgente” especial no domingo agora, das 18h30 às 21 horas, entregando para o “Pânico”. Mas só neste domingo, de acordo com a emissora.

Participantes das “aulas públicas” realizadas durante a “ExpoBag” apresentam-se no Les Artistes Café-Teatro, numa parceria entre a Escola de Ballet Álvaro Gonçalves e a Manauscult

Alunos e admiradores de balé terão a chance de pisar pela primeira vez no palco de um teatro. Essa oportunidade é

oferecida pela “ExpoBag”, exposição de balé iniciada na última segunda-feira (15), e faz parte do curso com “aulas públicas”, abertas a qualquer pessoa que goste de dança e que resultará em apresentações neste fi m de semana. As atividade da “ExpoBag” seguem até amanhã, no Les Artistes Café-Te-atro (avenida Sete de Setembro, 377, Centro). O evento é uma realização da Escola de Ballet Álvaro Gonçalves (Bag), em parceria com a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Mu-nicipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

As aulas abertas ao público en-cerraram na última quarta-feira. A “ExpoBag” também conta com uma exposição de fi gurinos dos espetáculos do Ballet Álvaro Gonçalves. Todas as atividades são gratuitas, realizadas das 9h às 20h. “São eventos como este que despertam a curiosidade de ado-lescentes e jovens que se predispõem a fazer dança e, a partir daí, surgem talentos escondidos em Manaus”, diz o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula.

A semana contou com três turmas de balé, com 20 alunos cada, em que foram treinados os movimentos bási-cos da dança, com a participação de bailarinos iniciantes e avançados. Para a jovem Sâmya Ataíde, a oportunidade de ensaiar em um palco de verdade, onde são realizadas performances im-portantes, é uma experiência inesque-cível. “Quando a gente sai da academia para um lugar como este é mágico. A sensação, mesmo que ainda não seja para valer, é de que um ciclo se fecha, para dar início a uma nova fase na vida da gente que ama tanto o balé”, completa Sâmya.

Michael Gonçalves faz apresenta-ções de dança há três anos. Nos últimos seis meses passou a treinar balé e não tem dúvida do que quer para o futuro: fazer parte de uma companhia local.

“Foi muito enriquecedor para mim. E agora poder viver essa experiência dentro de um teatro me faz pensar mais na frente, na minha carreira”, diz o aluno.

Segundo o fundador da escola, Ál-varo Gonçalves, as atividades visam fomentar a cultura do balé na cidade. “Queremos tornar o balé clássico mais conhecido e admirado em Manaus e tirar esse tabu de que a dança é voltada apenas para alguns tipos de classes”, observa Álvaro.

SurpresaA programação de hoje e de ama-

nhã da “ExpoBag” será dedicada a apresentações dos espetáculos de dança, com os alunos da própria escola e outros que participaram das aulas públicas. Hoje, o horá-rio é às 19h. No sá-bado, a apresentação será às 18h. “Apre-sentaremos trechos de espetáculos variados montados pela escola. Será uma surpresa para o público”, adianta Álvaro Gonçalves.

Além de assistir às apresen-tações, o visitante vai poder conhecer a exposição de fi gu-rinos, inspirados nos espetá-culos mais marcantes da es-cola. As roupas foram criadas pelo próprio Álvaro Gonçalves e os desenhos enviados para uma equipe na Bahia. “Não há como desvincular as produções musicais dos fi gurinos. É pre-ciso entender toda a evolução de cada um deles para que os espetáculos fi quem completos e ricos”, completa.

CarreiraBaiano de Salvador, Álvaro

Gonçalves começou a se inte-ressar pela dança aos 12 anos de idade. Desde então, não parou de frequentar aulas na capital baiana até que veio

morar em Manaus em 2005, quando fundou o Ballet Álvaro Gonçalves (Bag). O portfólio da escola conta com a participação em 25 mostras de dança, para mais de 15 mil espectadores. Em suas aulas, é utilizado o método da Royal Aca-demy of Dance, instituição de balé clássico sediada em Londres.

Participantes das “aulas públicas” realizadas durante a “ExpoBag” apresentam-se no Les Artistes Café-Teatro, numa parceria entre a Escola de Ballet Álvaro Gonçalves e a ManauscultParticipantes das “aulas públicas” realizadas durante a “ExpoBag” apresentam-se no Les Artistes Café-Teatro, numa parceria entre a Escola de Ballet Álvaro Gonçalves e a ManauscultParticipantes das “aulas públicas” realizadas durante a “ExpoBag” apresentam-se no Les

morar em Manaus em 2005, quando fundou o Ballet Álvaro Gonçalves morar em Manaus em 2005, quando fundou o Ballet Álvaro Gonçalves morar em Manaus em 2005, quando

(Bag). O portfólio da escola conta com a participação em 25 mostras de dança, para mais de 15 mil espectadores. Em suas aulas, é utilizado o método da Royal Aca-demy of Dance, instituição de balé clássico sediada

“ExpoBag” inclui tam-bém uma mostra de fi gurinos

04_13 PLATEIA FIMSEMANA.indd 4-13 18/6/2015 19:16:13

Plateia14MANAUS, SEXTA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2015

Plateia 3MANAUS, SEXTA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2015

Olha só que legal: já chegou ao mercado local o Muv Drink, um harmonizador sem glú-ten, sem cafeína e sem tauri-na. O que signifi ca isso? Que agora você tem uma opção para diluir no seu drink sem fi car com aquele gostinho ou efeito do enérgico tradicio-nal. Ô, que maravilha!

O restaurante Sun, no Vi-reiralves, é um dos locais com o produto no menu. A novidade é distribuída pela

BV LOG, do Grupo VAD. Selo de qualidade!

#lidica E-mail: [email protected]

Lídia FerreiraJornalista

Harmonização e sabor

Vou de food bike!Vamos combinar que “food veículo” está na moda!

Melhor para gente, que vira e volta encontra um na esquina de casa. Para quem circula pelo bairro Dom Pedro, a pedida do sábado é o food bike Meu Menu e seu delicioso cardápio de bolos artesanais. As opções são os sabores da roça, entre eles o bolo de milho com coco. O valor do bolo de pote é R$ 20. A food bike estará estacionada, das 18h às 22h, na rua Cametá, 6 - Dom Pedro, em frente ao WTF Burguer. Corre!

O Festival Va-rilux de Cinema

Francês que, como sempre, arrasou na programação em Manaus: fi lmes de altís-sima qualidade. Já aguardo a próxima edição!

CurtiPara os tais

“cinéfi los” de Manaus, que reclamam da programação, mas quando tem um festival tipo do Varilux o que a gente vê são sessões quase vazias.

Não curti

GASTRONOMIA

O Abaré Sup & food (loca-lizado no Tarumã) é um lugar onde se vive as sensações amazôni-cas quepodem ser contempla-das com a natureza e a gastro-nomia des-se local”

Agnaldo Oliveira,Jornalista

BV LOG, do Grupo VAD. Selo

Eu não sei nem qual adjetivo usar para essa ideia tão “mimosa”, inteli-gente e prática. A publicitária Érica Andrade ilustra capas de cadernetas de forma artesanal. Até aí, normal. O diferencial é que ela busca temas di-ferentes e tira deles ícones para fazer a ilustração. Quem vê, só descobre o tema se conhecer do assunto. É quase uma brincadeira de adivinhação.

Por exemplo: na cole-ção Diretores de Cinema, você encontra, em uma das capas, desenhos de tubarões, dinossauros e alguém coberto por uma manta, andando em bici-cleta com uma cestinha.Só pode ser quem? Steven Spielberg, claro, e seus clássicos fi lmes.

A coleção também faz homenagens a Quentin

Tarantino, Stanley Kubrick e Tim Bur-ton. “Por enquanto. Em breve, lançare-mos mais”, conta Érica, que lançou a marca Papel de Mim para vender esses produtos artesanais.

O mais interessante é que você também pode encomendar, conforme o tema que você desejar. Claro que sempre sairá com o toque da Erica, uma arte exclusiva ao estilo “Papel de

Mim”. “Algumas empresas e até pessoas fazem pedidos para ter uma caderneta per-sonalizada”, disse. Os tama-nhos padrões são 9x13cm e 14x20 cm e podem ser ca-dernetas pautadas ou não. Claro que os tamanhos po-dem variar. As encomendas podem ser feitas pelo (92) 98111-2884.

Papel seu, deles e meu!

@lidialidica /Coluna Lidica

Sim, eu vesti a camisa de “nortista” e estou torcendo muito para a Versalle, de Rondônia, vencer o programa SuperStar. Também gostei por demais do site dos caras: bem clean e com todos as informações essenciais. Ah, lá também é possível baixar as músicas autorais da banda. O endereço é http://bandaversalle.com/. “Avante”, Versalle!!

Sim, eu voto!

a ilustração. Quem vê, só descobre o tema se conhecer do assunto. É quase a ilustração. Quem vê, só descobre o tema se conhecer do assunto. É quase a ilustração. Quem vê, só descobre o

uma brincadeira de adivinhação.

o tema que você desejar. Claro que sempre sairá com o toque da Erica, uma arte exclusiva ao estilo “Papel de

Mim”. “Algumas empresas e até pessoas fazem pedidos para ter uma caderneta per-sonalizada”, disse. Os tama-nhos padrões são 9x13cm e 14x20 cm e podem ser ca-dernetas pautadas ou não. Claro que os tamanhos po-dem variar. As encomendas podem ser feitas pelo (92) 98111-2884.

Ator faz releitura da própria vida e da carreira

‘USE ME’

O ator e comediante Eduardo Ster-blitch apresenta amanhã na cidade o seu novo show, “Use Me”. O palco será o do Teatro Manauara, em sessões às 21h e 23h. A direção é de Rafael Queiroga e o show contará ainda com as participações de André Pateta e DJ Rael Barja. Os ingressos custam R$ 70 (setor A, meia-entrada) e R$ 60 (setor B, meia-entrada) e estão à venda pelo site www.ingresse.com e na bilheteria do teatro, que fi ca no Piso Buriti, do Manauara Shopping (avenida Mário Ypiranga Monteiro, 1.300 – Adrianópo-lis). Outras informações: 3342-8030, www.teatromanauara.com.br e face-book.com/teatromanauara.

“Use me” estreou neste mês, em Fortaleza, e exibe tudo o que Eduardo Sterblitch já fez ou deixou de fazer num único espetáculo. Ao longo da apresentação, o ator faz questão de entregar o que se passa dentro de sua mente perturbada numa releitura de toda a sua vida e carreira.

Os compromissos, personagens e o público de Sterblitch cresceram na última década, depois de anos incor-porando, no programa de TV “Pânico”, personagens emblemáticos e cumprin-do a agenda teatral com suas peças.

TalentosEduardo Sterblitch foi destaque no

programa televisivo “Pânico”, na Band, com personagens como Poderoso Cas-tiga, César Polvilho e Fred Mercury Prateado e enxerga no teatro a pos-sibilidade de experimentar sua criati-vidade. A concepção de “Use Me” vem da vontade de conversar ainda mais de perto com seu público.

Rafael Queiroga, além de atuar em novelas, fi cou conhecido em todo país por ser parceiro de Marcelo Adnet no programa “15 Minutos” e, atualmente, é redator no “Caldeirão do Huck”, na TV Globo. E Rael Barja foi destaque ao viver o divertido Caju em três temporadas da novela teen “Malhação” (2008-2010). Ele começou a carreira após vencer um concurso de caça talentos no programa “Caldeirão do Huck”.

03_14 PLATEIA FIMSEMANA.indd 14-3 18/6/2015 19:06:47

Plateia2MANAUS, SEXTA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2015

Plateia 15MANAUS, SEXTA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2015

RIO DE JANEIRO, RJ, E SÃO PAU-LO, SP (FOLHAPRESS) - A Casa de Rui Barbosa liberou nesta quinta (18) o acesso à única

carta de Mário de Andrade que, per-tencente ao acervo de Manuel Bandeira na instituição desde 1978, ainda não tinha sido aberta a pesquisadores. Em trecho que ainda era desconhecido, o escritor comenta sua “tão falada (pelos outros) homossexualidade”.

A carta foi originalmente publicada pelo próprio Bandeira, em 1958, com um “X” substituindo um nome pró-prio e alguns parágrafos omitidos. Na carta, eles estão riscados com caneta vermelha.

Diz o trecho:“Mas em que podia ajuntar em gran-

deza ou milhoria para nós ambos, para você, ou para mim, comentarmos e eu elucidar você sobre minha tão falada (pelos outros) homossexualidade. Em nada. Valia de alguma coisa eu mostrar um muito de exagero que há nessas

contínuas conversas sociais não adian-tava nada pra você que não é indivíduo de intrigas sociais.

Pra você me defender dos outros, não adiantava nada pra mim, porque em toda a vida tem duas vidas, a social e a parti-cular, na particular isso só me interessa a mim e na social você não conseguia evitar a socialisão absolutamente des-prezível de uma verdade inicial.

Quanto a mim pessoalmente, num caso tão decisivo para a minha vida particular como isso é, creio que você está seguro que um indivíduo estudioso e observador como eu, ha-de estar bem inteirado do assunto, ha-de tê-lo bem catalogado e especificado. Ha-de ter tudo normalisado em si, si é que posso me servir de “normalisar” neste caso. Tanto mais Manu, que o ridículo dos socializadores da minha vida particular é enorme. Note as incongruências e contradições em que caem: o caso de “Maria” não é típico. Me dão todos os vícios que por ignorância ou interesse

de intriga são por eles considerados ridículos e no entanto assim que fiz de uma realidade penosa a “Maria”, não teve nenhum que caçoasse falando que aquilo era idealização para desencami-nhar os que me acreditam nem sei o quê, mas todos falaram que era fulana de tal. Mas si agora toco neste assunto em que me porto com absoluta e elegante discrição social, tão absoluta que sou incapaz de convidar um companheiro daqui a sair sozinho comigo na rua (veja como tenho minha vida mais regulada que máquina de precisão) e se saio com alguém é porque esse alguém me convida. Si toco no as-sunto, é porque se poderia tirar dele um argumento para explicar minhas amizades platônicas, só minhas.

Ah, Manu, disso só eu mesmo pos-so falar. E me deixe que ao menos para você, com quem apesar das delicadezas da nossa amizade, sou de uma sinceridade absoluta, me deixe afirmar que não tenho nenhum se-

questro não. Os sequestros num caso como este, onde o físico que é burro e nunca se esconde entra em linha de conta como argumento decisivo, os sequestros são impossíveis.

Eis aí os pensamentos jogados no papel sem conclusão nem consequên-cia. faça deles o que quiser.”

Em outra parte da carta, não rela-cionada a esse trecho omitido, Mário se refere à amizade com Oswald de Andrade, de quem se tornaria desafeto. É “Oswaldo” o nome substituído por “X” no trecho em que o modernista escreve: “E o mais bonito, Manu, é que o X não é meu amigo, fique sabendo. Eu é que sou amigo dele”.

A carta veio à tona por deter-minação da Controladoria-Geral da União, atendendo a pedido, via Lei de Acesso à Informação, do jorna-lista Marcelo Bortoloti, da revista “Época”, em fevereiro.

Por Luiza Franco e Raquel Cozer

O acesso à única carta de Mário de Andrade pertencente ao acervo de Manuel Bandeira na Casa de Rui Barbosa desde 1978 que ainda não havia sido aberta a pesquisadores foi liberado ontem. A carta foi publicada originalmente em 1958

Em carta, escritor cita a sua ‘tão falada’ homossexualidade

Na mesma carta, Mário de Andrade se refere à amizade com Oswald de Andrade, de quem se tornaria desafeto

REPRODUÇÃO

Festival chega a Porto Velho em agosto

Desde sua criação, o Mova-se Festival de Dança: Solos, Duos e Trios incentiva o intercâmbio entre os artistas da área da dança. Esta sexta edição, a ser reali-zada de 12 a 16 de agosto em Manaus, contará com um braço em Porto Velho. A cidade receberá o evento de 7 a 9 de agosto, no Teatro Estadual Palácio das Artes Rondônia. A entrada é franca.

O idealizador do Mova-se, João Fer-nandes, explicou que esta já era uma vontade antiga. “Ano passado, nós fi-zemos um ensaio dessa proposta de levá-lo para outra localidade da região Norte, mas essa é a primeira vez que solidificamos essa ideia. A finalidade do Mova-se é promover o intercâmbio entre os artistas. Percebendo atividades não continuadas em outros Estados, nós decidimos levar o festival para cada Estado do Norte, com o intuito de se criar uma rede”, afirmou o gestor.

As companhias já confirmadas para se apresentar na capital de Rondônia são Corpo de Dança do Amazonas (CDA), com o espetáculo “A Sagração da Primavera”, e Grupo Meme de Pesquisa do Movimento (RS), com o premiado “Teresinhas”. “A Sagração da Primavera” inspira-se no Ritual da Menina Moça, tradicional festividade dos povos do Alto Solimões. A montagem, apesar de possuir características universais, apre-senta traços da cultura amazônica.

Buscando inspiração no texto de Vinícius de Moraes que, na visão do diretor, soube captar como poucos a essência feminina, o espetáculo “Te-resinhas” oferece ao espectador uma reflexão sobre a mulher e suas esco-lhas. Inspirado no testemunho de sua mãe, Teresinha Machado Guimarães, o diretor e coreógrafo Paulo Guimarães leva ao palco os papéis de mãe, mulher, filha, amiga e companheira.

A sexta edição do Mova-se é realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Banco da Amazônia e O Boticário na Dança, com apoio do Governo do Estado do Amazonas, Pre-feitura Municipal de Manaus e Univer-sidade do Estado do Amazonas (UEA). A iniciativa é do Casarão de Ideias, Cia. de Ideias e Ministério da Cultura (MinC).

DANÇA

02_15 PLATEIA FIMSEMANA.indd 2-15 18/6/2015 19:01:12

Plateia16MANAUS, SEXTA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2015

[email protected], SEXTA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2015

ESTE

É U

M S

UPLE

MEN

TO D

O JO

RNAL

EM

TEM

PO, N

ÃO P

ODE

SER

VEN

DIDO

SEP

ARAD

AMEN

TE

DIVULGAÇÃO

Estreia em palco(Págs. 4 e 5)

Madonna faz referência ao próprio legado

São Paulo, SP (FOLHAPRESS) – A cantora Madonna lançou na manhã de quarta-feira (17) o clipe para a música “Bitch I’m Madonna”, terceiro single de seu último disco, “Rebel Heart”, lançado em março. No vídeo, a cantora percorre cômodos e corredores de um hotel dan-çando e beijando quem ela encontra pelo caminho. Qualquer semelhança com “Jus-tify My Love”, não é mera coincidência.

Se naquele clipe a mensagem era mais hedonista, aqui o recado é outro. A Madonna de 1990 e a Madonna de 2015 são bem diferentes, mas nem tanto. Em “Justify...”, a cantora discutia sexualidade de forma escancarada; no atual, ainda que simbolicamente, ela brinca com a ideia de que uma pessoa de 56 anos ainda pode ser divertida, inconsequente e se rebelar contra as expectativas da maioria das pessoas sobre o seu comportamento e a sua aparência (quem disse que senhoras não podem tingir o cabelo de rosa?).

Seja incluindo seu nome no título da música ou convidando as “novas Madon-nas” (Miley Cyrus, Beyoncé e Katy Perry) a participar do clipe, a cantora derruba expectativas e continua sua jornada de rebeldia contra as convenções.

Ao contrário de boa parte de seus fãs e do público geral que acompanha sua carreira, Madonna não envelheceu e tam-pouco encaretou. Agora, porém, ela com-partilha sua mensagem com qualquer um que queira se empoderar e repetir com ela, “bitch, I’m Madonna”. Essa festa só acabará quando ela quiser.

CLIPE

No clipe de “Bitch I’m Madonna”, a popstar aniquila expectativas

DIV

ULG

AÇÃO

01_16 PLATEIA FIMSEMANA.indd 16-1 18/6/2015 18:58:27