plast coat 830 - p - manual de instruções 2 · 4 esquema explicativo da plastcoat 830 ___ 7 ......

32
Plast Coat 830 2309524 08/2013 - P - Manual de instruções 2 Tradução do manual de instruções de serviço original

Upload: vodan

Post on 03-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Plast Coat 830

2309524

08/2013

- P - Manual de instruções 2

Tradução do manual de instruções de serviço original

2

Plast Coat 830

Aviso!As máquinas de pulverização de argamassa desenvolvem pressões de pulverização muito elevadas.

Atenção, perigo de ferimentos!

1 Nunca tocar com os dedos ou a mão no jacto de pulverização!Nunca aponte a lança de pulverização em direcção a si, outras pessoas ou animais!Os materiais de pulverização são corrosivos ou irritantes!Proteger a pele e os olhos!

2 Antes da colocação em funcionamento deverá observar os seguintes pon-tos de acordo com o manual de instruções:

1. Observar as pressões autorizadas.2. Verifique se as ligações apresentam fugas.

3 As instruções relativas à limpeza e manutenção regulares da máquina de pulverização de argamassa devem rigorosamente observadas.Antes de realizar qualquer trabalho na máquina de pulverização de arga-massa e em cada interrupção de trabalho deverá observar os seguintes pontos:

1. Observar o tempo de endurecimento do material de revestimento.2. Descarregar a lança de pulverização e o tubo de argamassa.3. Desligar a bomba de aspiração.

Esteja atento à segurança!

P

3

Plast Coat 830

Índice

1 NOrMAs dE sEgurANçA ____________________ 4

2 INTrOduçãO AO TrAbAlhO COM A MáquINA dE PulvErIzAçãO dE ArgAMAssA PlAsTCOAT 830 ________________ 6

2.1 Funcionamento com a máquina de pulverização de argamassa PlastCoat 830 _________6

2.2 Materiais de revestimento que podem ser utilizados _6

3 dAdOs TéCNICOs __________________________ 6

4 EsquEMA ExPlICATIvO dA PlAsTCOAT 830 ___ 74.1 Comandos e manômetros no aparelho ____________84.2 Accionamento ________________________________94.3 Compressor (acessórios) ________________________94.4 Tubo de argamassa para a lança de

pulverização pneumática _______________________94.5 Tubo de argamassa para a lança de

pulverização automática _____________________ 104.6 Lança de pulverização _______________________ 10

5 TrANsPOrTE _____________________________ 115.1 Condução _________________________________ 115.2 Transporte com grua ________________________ 115.3 Transporte em veículo _______________________ 11

6 COlOCAçãO EM fuNCIONAMENTO __________ 116.1 Local de instalação __________________________ 116.1.1 Conexão à rede elétrica/ Extensão ______________ 116.2 Primeira colocação em funcionamento __________ 116.2.1 Âmbito de fornecimento _____________________ 116.2.2 Montagem _________________________________ 126.2.3 Montagem do supporte para sacos (acessórios) ___ 126.3 Ligar o tubo de argamassa ____________________ 136.3.1 Lança de pulverização automática ______________ 136.3.2 Lança de pulverização pneumática _____________ 136.4 Compressor (acessórios) ______________________ 136.5 Montagem de acessórios de pulverização

(acessório) _________________________________ 136.6 Ligar a lança de pulverização. __________________ 146.7 Comando remoto (acessórios) _________________ 146.7.1 Montagem do comando remoto _______________ 146.8 Preparar a máquina de pulverização de argamassa 156.8.1 Pré-enxaguar a mangueira de argamassa

(Lança de pulverização automática) ____________ 136.8.2 Pré-enxaguar a mangueira de argamassa

(Lança de pulverização pneumática) ___________ 13

6.8.3 Enchimento do recipiente com uma suporte para sacos __________________________ 16

6.9 Início do processo de pulverização _____________ 166.10 Final do processo de pulverização ______________ 16

7 CONsElhOs gErAIs rElATIvOs à TéCNICA dE uTIlIzAçãO ___________________ 17

7.1 Técnica de pulverização ______________________ 17

8 COlOCAçãO fOrA dE fuNCIONAMENTO E lIMPEzA ________________________________ 17

8.1 Limpar o tubo de argamassa __________________ 178.2 Limpeza do aparelho e substituição do estator ___ 188.3 Limpar a lança de pulverização ________________ 19

9 MANuTENçãO ____________________________ 199.1 Manutenção mecânica _______________________ 199.2 Manutenção eléctrica ________________________ 199.3 Não utilização prolongada ____________________ 199.4 Substituição do rotor ________________________ 19

10 rEsOluçãO dE PrOblEMAs ________________ 20

11 lIsTA dE PEçAs sObrEssAlENTEs dA PlAsT COAT 830 ___________________________ 23

12 lIsTA dE PEçAs sObrEssAlENTEs dA lANçA dE PulvErIzAçãO ______________ 24

13 ACEssórIO PlAsTCOAT 830 ________________ 25

Verificação da máquina de pulverização de argamassa ___ 27Observação sobre a inutilização/eliminação ___________ 27

Conselhos importantes sobre a responsabilidade do produto _______________________________________ 27Declaração de garantia ____________________________ 27Declaração de conformidade CE _____________________ 29Rede de assistência na Europa _______________________ 32

P

Índice

4

Plast Coat 830

1 NOrMAs dE sEgurANçA

Os requerimentos técnicos de segurança para maquinas de transporte de argamassa encontram-se enunciados entre ou-tros em:

a) EN 12001:2003 requerimentos de segurança para Máquinas Transportadoras, Injetoras e Projetoras de betão e Argamassa

devem ser respeitadas todas as normativas de seguridade vigentes em cada pais.

Para um manuseamento seguro das máquinas de pulveriza-ção de argamassa deverão ser observados, em especial, os seguintes conselhos:

utilização da máquina de pulverização de argamassaA máquina de pulverização de argamassa PlastCoat 830 desti-na-se exclusivamente ao processamento dos materiais de re-vestimento indicados na página 6. qualquer outra aplicação não é autorizada. Uma utilização correcta implica igualmen-te a observância de todos os conselhos do manual de instru-ções/instruções de utilização e dos trabalhos de inspecção e de manutenção. As instruções de utilização deverão ser sem-pre guardadas no local de utilização da máquina de pulveriza-ção de argamassa.A máquina de pulverização de argamassa PlastCoat 830 só po-derá ser operada com manómetro. Só deverá ser utilizado o tubo de argamassa indicado pelo fabricante. Utilizar somente os tubos de argamassa indicados para utili-zação com uma pressão e funcionamento de, no mínimo, 40 bar. A máquina de pulverização de argamassa destina-se exclusi-vamente a uma utilização comercial por utilizadores profissio-nais.

Protecção pessoalPara protecção dos olhos, da pele e das vias respiratórias: usar óculos de protecção, vestuário de protecção, luvas e, even-tualmente, creme protector das mãos e aparelhos de pro-tecção respiratória. Não ligar o tubo de argamassa enquanto este estiver sobre pressão. Observar o manómetro! Usar ócu-los de protecção! Nunca orientar a lança de pulverização na direcção de pessoas! Para a protecção das orelhas usar protecções auriculares.Use sapatos de segurança durante o transporte e a execu-ção de trabalhos na máquina. As pessoas que não sejam necessárias à instalação, monta-gem ou operação da máquina devem manter-se afastadas da mesma. Para casos de emergência, o modelo PC 830 está equipado com um interruptor de paragem de emergência.

Máscaras de protecção respiratória Para a protecção contra poeira mineral deverá ser colocada à disposição do operador uma máscara de protecção respirató-ria.

Efectue a ligação à corrente eléctrica apenas através de um ponto de alimentação especial, p. ex. através de uma instalação de protecção contra corrente de fuga com INf ≤ 30 mA.

Evitar que entre sujidade na tomada usada para o coman-do à distância da unidade de comando.

Perigo de lesões físicas devido ao eventual derrame de material.Antes de ligar o equipamento verifique sempre se a torneira de material se encon-tra conectada à lança de pulverização.feche a torneira de material sempre que o trabalho for interrompido.

Nunca operar a máquina de pulverização de argamassa com o rotor aberto ou sem o recipiente colocado. Não agarre o rotor quando este se encontre em movimento. Perigo de esmagamento.Cuidado com os cabelos compridos. Traba-lhar comente com vestuário adequado.Não introduzir objectos ou partes do corpo através da grelha de protecção.Perigo de esmagamento quando dobrar as pelas, durante a montagem da unidade da bomba e a ligação do tubo de argamassa.

limpeza e manutenção Não desacople nunca o tubo de argamassa nem desmonte a máquina ainda pressurizada. Controle a pressão no manôme-tro. Desligue sempre a máquina de pulverização de argamassa antes da manutenção, retirando a ficha da tomada e tomando medidas para não a ligar inadvertidamente. Não pulverizar o motor e a unidade de comando da máquina de pulverização de argamassa com um limpador de jacto de água, de alta pressão ou de vapor de alta pressão. Perigo de curto-circuito por penetração na água.

Equipamento eléctricoTrabalhos no equipamento eléctrico da máquina de pulveriza-ção de argamassasó podem ser realizados por um electricista devidamente qualificado para o efeito. Os equipamentos eléc-tricos devem ser regularmente inspeccionados. Deficiências, tais como ligações soltas ou cabos cortados, devem ser ime-diatamente eliminados.

Manter o autocolante da máquina de pulverização de ar-gamassa limpo e legível.

normas de segurança

P

5

Plast Coat 830

Montagem em superfícies desniveladas

A máquina de pulverização de argamassa tem de ser instalada como se vê na figura, de modo a se evitar seu deslizamento involuntário.

normas de segurança

O seletor tem de ser colocado em “A” sempre que a máquina pare por razões mecânicas ou por falta de corrente, para impedir a sua entrada em funcionamento inadvertida. Existe o perigo de ferimento.

Tubo de argamassa

Atenção: Perigo de ferimentos por injec-ção! Através do desgaste, dobragem e uma utilização incorreta poderão formar-se pontos de fuga na mangueira de argamas-sa. Através de um furo, o líquido pode ser injetado na pele.

A mangueira de argamassa deverá ser integralmente verifica-da antes de cada utilização.Substituir imediatamente um tubo de argamassa danificado.Nunca reparar, você próprio, um tubo de argamassa danifica-do!Evitar dobrar muito, menor raio de dobragem de aproximada-mente 80 cm.Não passar por cima do tubo de argamassa e protegê-lo de objectos afiados e de cantos.Nunca puxar pela mangueira de argamassa para movimentar o aparelho.Não rodar a mangueira de argamassa.Colocar a mangueira de argamassa de forma a que não exista o perigo de tropeçar.

Por motivos de funcionamento, segurança e durabilidade, utilize apenas tubos de arga-massa originais da WAGNER.

Com as mangueiras de argamassa existe o risco de danos.A Wagner recomenda a substituição da man-gueira de argamassa passados 6 anos.

P

6

Plast Coat 830

2.1 fuNCIONAMENTO COM A MáquINA dE PulvErIzAçãO dE ArgAMAssA PlAsTCOAT 830

A alimentação do material de revestimento realiza-se através do recipiente. A hélice de alimentação transporta o material de revestimento para o excêntrico da bomba de parafuso sem-fim. Esta bomba forma a pressão necessária ao transpor-te através do tubo de argamassa. O ar comprimido necessário para a pulverização é conduzido para a lança de pulverização. A máquina pulverização de argamassa pode ser ligada/desli-gada através do comando elétrico, podendo com ele regular-se também o débito de material.Com o débito contínuo regulável do material de revestimento obtém uma pulverização suave e uniforme.

2.2 MATErIAIs dE rEvEsTIMENTO quE POdEM sEr uTIlIzAdOs

• Massaquente-sistemascomligante-cola (sistemas de resina sintética e minerais)• Rebocoàbasederesinasintéticacomumgranuladodeaté

3 mm• RebocoàbasedesilicatoatéK3• RebocoderesinasintéticaàbasedesiliconeatéK3• RebocofinaldebasemineralatéK3• SistemasderebocoleveatéK3• RebocoriscadoatéK3• Rebocosdereforço• Rebocosparareconstruções• Camadadebetãoporoso• Tintaplásticaàbasedequartzo• Materiaisderevestimentoparatelhados• Materiaisderevestimentodeprotecçãocontraincêndios• Massasdeisolamentoàbasemineral• Emulsõesdebetume• Massadeenchimentoparaestruturas• Tintalíquidaàbasedefibras• Argamassaparaisolamentodecaixilhos• Rebocodebasederesinasintética• Primárioadesivo• Tintasdeenchimentotambémfibroso• Materialderevestimentoelástico• Rebocoacústicoàbasederesinasintética• Massasdeenchimentoàbasederesinasintética

Todos os materiais de revestimento têm de ser adequados a processamento com a máquina. Consultar a ficha técnica do produto do material de revestimento a processar.

A utilização de outros materiais de revestimento só pode ve-rificar-se mediante a autorização prévia da WAGNER-Anwen-dungstechnik.

3 dAdOs TéCNICOs

PlastCoat-830

Tensão: 230 V ~, 50 Hz

Fusíveis: 16 A neutro

Cabo de ligação do aparelho: 5 m de comprimento, 3 x 1,5 mm2

Potência do motor P1: 1,8 kW

Débito máx. (água): 12 l/min

Pressão máx. de funcionamento: 40 bar

Granulado máx.: K3mm

Dimensões C x L x A: 1100 x 550 x 820 mm

Conteúdodorecipiente: 45 l

Peso (PC 830): 52 kg

Peso (Lança de pulverização): 2,1 kg

Pressão máx. dos pneus: 2,5 bar

Tipo de protecção: IP 55

Nívelmáx.depressãoacústica: 70 dB (A)*

Ligação do ar de pulverização: Acoplamento rápido DN 7,2 mm

Pressão máx. do ar de pulverização:

10 bar

Quantidade de ar comprimido necessária no mínimo:

280 l/min

Compr. máx. do tubo de arga-massa:

30 m (e 2,5 m chicote do tubo)

Altura máx. de transporte: 20 m

* Local de medição: Intervalo 1 m lateralmente em relação ao aparelho e 1,60 m sobre um pavimento reverberante.

2 INTrOduçãO AO TrAbAlhO COM A MáquINA dE PulvErIzAçãO dE ArgAMAssA PlAsTCOAT 830

A máquina de pulverização de argamassa Plastcoat-830 foi concebida para a aplicação e/ou o processamento de mate-riais de revestimento já misturados.A máquina não foi concebida para ser usada como aparelho de limpeza.

introdução / dados técnicos

P

7

Plast Coat 830

4 EsquEMA ExPlICATIvO dA PlAsTCOAT 830

esquema explicativo

1 Unidade de comando 2 Piloto de controlo (vermelho = indica a existência de uma avaria)

3 Piloto de funcionamento (verde = indica a existência da tensão de rede)

4 Painel de comando com seletor para modo de fun-cionamento e regulador de débito

5 Interruptor de paragem de emergência 6 Conector do tubo de ar - compressor (apenas ver-são pneumática)

7 Conector do tubo de ar - lança de pulverização (só versão pneumática)

8 Estrutura de base com rodas

9 Conector do comando remoto 10 Conector do controlador externo

11 Tubo de argamassa com tubo de ar, completo 12 Lança de pulverização

13 Recipiente 14 Chave especial

15 Unidade da bomba com bomba de parafuso sem-fim interna 16 Manómetro de pressão

17 Acoplamento de ligação para tubo de argamassa 18 Caixa de ferramentas

POWER ERROR

SPEED

RAF

1

54

6

REMOTEControl

ELECPNEUMControler

2

3

78

910

11

12

13

14

15

16

17 18

P

8

Plast Coat 830

4.1 COMANdOs E MANôMETrOs NO APArElhO

1 Regulador do débito 0-102 Seletor para o modo de funcionamento3 Piloto de controlo (Error)4 Piloto de funcionamento (Power)5 Interruptor de paragem de emergência

Através do regulador do débito (fig 3.1) poderá regular, de for-ma contínua, o débito de 0-10.

Com o comando remoto, fornecido em sepa-rado (Art. N° 2308 417), é possível controlar o débito da bomba comodamente a partir da lança de pulverização.

Através do seletor (Fig. 3.2) podem ser selecionados os se-guintes modos:

A

R

F Posição “A” = Automático Configuração base para controlo com lança de pulverização automática, uma lança de pulverização pneumática ou por comando remoto

A

R

F Posição “F” = Ligação manualLiga a máquina de pulverização de argamas-sa.Esta configuração é necessária para:• A desmontagem da unidade da bomba

Com uso da lança pneumática esta configu-ração é adicionalmente necessária para:• A pré-lavagem do tubo de argamassa para

melhoria da capacidade de deslizamento do material

• A limpeza

A

R

F Posição “R” = marcha inversa (tem de se manter retida).Esta configuração é necessária para:• Alívio de pressão do tubo de argamassa• A montagem da unidade da bomba

esquema explicativo

Explicações detalhadas relativo ao uso do botão seletor:Se o seletor se encontrar na posição “A”, a PC 830 pode ser liga-da e/ou desligada através da torneira de material da lança de pulverização automática ou pneumática.Na situação em que nenhuma lança esteja montada (por ex., montagem/desmontagem da unidade da bomba), a máqui-na é ligada pondo o interruptor na posição “F”, e desligada na posição “A”.Como para a limpeza do tubo de argamassa a alimentação de ar tem de ser desligada no compressor, o comando da lança pneumática não funciona através da torneira de material. Por isso, a ligação é feita neste caso também com o botão na po-sição “F”.

Importante: o comando por botão seletor e através da torneira de material tem função equivalente.Isso permite a comutação, em qualquer mo-mento, da posição “A” (comando por torneira de material) para “F”.Logo, use apenas um aparelho de cada vez.

O piloto de funcionamento (verde, Fig. 3.4) indica a existência de tensão e o aparelho está pronto a funcionar.Se estiver conectado o cabo de alimentação, o PC 830 reali-za um teste de funcionamento, enquanto o piloto de contro-lo (vermelho, Fig. 3, 3) pisca. Se tudo estiver bem, começa a piscar uma luz durante cerca de 30 segundos. Se o piloto de controlo acender durante a operação, significa isto que existe uma falha. Informações detalhadas sobre este tipo de avaria na secção „Eliminação de avarias“, pág. 20.

Se o seletor se encontrar na posição “F” quando a ficha for introduzida na tomada, o aparelho não funciona.Comute rapidamente o seletor para “A” e depois outra vez para “F”, para ligar o aparelho.

Interruptor de paragem de emergênciaPressionando o interruptor de emergência, o PC 830 será ime-diatamente desligado.Para voltar a desbloquear o interruptor de emergência é ne-cessário rodá-lo novamente. A máquina permanece desligada depois de desbloquear o interruptor. Para a voltar a ligar terá de posicionar o selector durante breves instantes em “A” e de-pois em “F”.

POWER ERROR

SPEED

RAF

2

1

4

3

5

P

9

Plast Coat 830

4.3 COMPrEssOr (ACEssórIOs)

vKM 592 volume de aspiração 590 l/min

Conselho: Operar o compressor somente de acordo com as instruções de utilização fornecidas.

4.2 ACCIONAMENTO

Em caso de sobrecarga, o accionamento da máquina de pul-verização de argamassa desliga-se automaticamente (piloto de controlo vermelho aceso). Coloque o seletor (Fig. 3.2) em “A” e retire a ficha da tomada.Passa o regulador de débito (Fig. 3.1) para a posição “0”.Aguarde aprox. 5 minutos, voltando depois a ligar a ficha da máquina de pulverização de argamassa. Ajuste o débito de material desejado.

A unidade de accionamento aquece durante o funcionamento. Tal é perfeitamente normal e nenhum sinal de mau funcionamento.

4.4 TubO dE ArgAMAssA PArA A lANçA dE PulvErIzAçãO PNEuMáTICA

1 Ligação de material - máquina de pulverização de arga-massa

2 Ligação do ar de pulverização - alimentação de ar compri-mido

3 Ligação de material - lança de pulverização4 Tubo de argamassa5 Ligação do ar de pulverização - lança de pulverização

21

5 4 3

esquema explicativo

P

10

Plast Coat 830

esquema explicativo

4.5 TubO dE ArgAMAssA PArA A lANçA dE PulvErIzAçãO AuTOMáTICA

1 Ligação de material - máquina de pulverização de arga-massa

2 Conector do cabo de comando / controlador3 Ligação do ar de pulverização - alimentação de ar compri-

mido4 Ligação de material - lança de pulverização5 Tubo de argamassa6 Ligação do ar de pulverização - lança de pulverização7 Conector do cabo de comando/lança de pulverização au-

tomática

321

7 6 5 4

4.6 lANçA dE PulvErIzAçãO

1 Ligação de material2 Torneira combinada de material e de ar

Aberta: torneira de material forma um ângulo de 90° com a lança de pulverização Fechada: a torneira de material aponta para a frente

3 Agulheta de estrutura: Na lança de pulverização poderão ser aplicadas várias agulhetas de estrutura. A dimensão da agulheta orienta-se em função da dimensão do granulado do material de revestimento e do padrão de pulverização desejado.

4 Peça de apoio: A peça de apoio pode, em função da necessidade, ser montada do lado direito ou esquerdo da lança de pulve-rização. A rosca do outro lado pode ser fechada com o tampão de fecho fornecido.

5 Conector do cabo de comando (apenas versão automáti-ca)

6 Regulador da quantidade de ar7 Ligação do ar de pulverização

1 2

3

45

67

P

11

Plast Coat 830

5 TrANsPOrTE

5.1 CONduçãO

Enrole o cabo de alimentação e remova a mangueira.Dobrar as pegas (Fig. 4, 1) para cima.Elevar o PC 830 pelas pegas, para a puxar ou deslocar como-damente à mão.Para dobrar as pegas, rodá-las e pressioná-las para baixo.

1

Transportar o aparelho em escadas so-mente com o auxílio de uma segunda pessoa.

5.2 TrANsPOrTE COM gruA

Pontos de suspensão para correias ou cabos (nenhum cabo de arame) ver figura.

transporte/ colocação em funcionamento

5.3 TrANsPOrTE EM vEÍCulO

Segurar o aparelho no veículo com meios de fixação adequa-dos.

Para evitar a saída de resíduos de material da máquina, limpar antes o aparelho ou fechar o acoplamento de argamassa.

6 COlOCAçãO EM fuNCIONAMENTO

6.1 lOCAl dE INsTAlAçãO

Colocar a máquina de pulverização de argamassa de forma ni-velada para evitar que a máquina possa escorregar.

6.1.1 CONExãO à rEdE EléTrICA/ExTENsãO

Efectue a ligação à corrente eléctrica apenas através de um ponto de alimentação especial, p. ex. através de uma instalação de protecção contra corrente de fuga com INf ≤ 30 mA.

Colocar o cabo de ligação do aparelho de for-ma a que não exista o risco de tropeçar nele.

Proteger de danos, p. ex. de passar por cima.

Secção do tubo mín. 3 x 1,5 mm2 Enrolar total-mente a extensão. Ter em atenção que dispõe de peças de acoplamento e fichas em bom estado de funcionamento.

• Antesdaligaçãoàrede,verificarqueatensãoderedeestáem conformidade com os dados constantes na placa de ca-racterísticas.

6.2 PrIMEIrA COlOCAçãO EM fuNCIONAMENTO

6.2.1 ÂMbITO dE fOrNECIMENTO

A máquina é fornecida pelo fabricante desmontada pelos se-guintes componentes individuais:• Aparelho principal completo, composto de unidade motriz,

unidade de comando, recipiente e armação de transporte com rodas

•Estator• Ferramenta:chaveespecial•Conjunto de tubo• Lança de pulverização•Agente antigripante para bomba

P

12

Plast Coat 830

colocação em funcionamento

6.2.2 MONTAgEM (fIg. 5)

Deslocar a alavanca de fixação (1) para a frente para activar o bloqueio.Soltar os ganchos (2) e dobrá-los para o lado.Retirar a unidade da bomba (3) no depósito do rotor (4).Soltar as portas de capa (5) na unidade da bomba (3) com a cha-ve especial fornecida para separar a unidade da bomba do tubo da bomba (6).Depois pulverize o estator (7) com um lubrificante adequado.Reponha o estator (7) no tubo da bomba (6) de modo que o pivô esteja assente no recorte maior.Volte a aparafusar o tubo da bomba à unidade da bomba (3) com a chave especial.Pulverize o rotor (4) com um adequado aditivo lubrificante para bombas (N° de encomenda 9992 824).Posicione o seletor (8) em “A” e o regulador de débito de mate-rial (9) em „0“.Ligue a ficha de alimentação à rede elétrica. O piloto de funcionamento (10) indica que a unidade está pronta a funcionar.O piloto de controlo vermelho (11) pisca durante o teste de funcionamento durante cerca de 30 segundos.

retirar o comando remoto e os comandos externos. A unidade da bomba só deve ser montada pela pessoa que também trabalhe com a máquina. Não use nunca a máquina de pulverização de argamassa com o rotor aber-to. Não agarre o rotor quando este se encon-tre em movimento. Perigo de esmagamento. Cuidado com os cabelos compridos. Traba-lhar comente com vestuário adequado.

Introduzir a unidade da bomba (3) nas barras da guia e deslizar através do rotor (4).Fixar a unidade da bomba no recipiente.Posicione o regulador de débito (9) em 1 ou 2. Posicionar o seletor (8) na posição “R” e mantê-lo nessa posição para deixar a bomba funcionar para trás.A unidade da bomba é puxada automaticamente para cima pelo rotor.Logo que a unidade da bomba se encontre na posição final, sol-tar o seletor (8).Pendurar os dois ganchos (2) na unidade da bomba e puxar a alavanca de fixação (1) até ao batente para cima, para fixar a uni-dade da bomba.

Depois da montagem da unidade da bomba, fi-xar as porcas de capa (5) na unidade da bomba com a chave especial. Recomenda-se que deixe a máquina funcionar lentamente (seletor na po-sição “F”).

6.2.3 MONTAgEM dO suPOrTE PArA sACOs (ACEssórIOs)

Colocar o suporte para sacos (fig. 6, 1) nos orifícios localizados na parte superior do PC830. Aparafusar por baixo usando os 4 parafusos sextavados.

21

3

4

5

7

6

1

10 POWER ERROR

SPEED

RAF

98

11

P

13

Plast Coat 830

6.3 lIgAr O TubO dE ArgAMAssA

6.3.1 lANçA dE PulvErIzAçãO AuTOMáTICA

•Verificar o posicionamento correcto da unidade da bomba.• Ligar o tubo de argamassa (fig. 7, 1) e proteger com alavan-

cas de fixação (fig. 7, 2).• Ligar a ligação do ar de pulverização no tubo de argamassa

a uma alimentação de ar comprimido, p. ex. ao compressor (acessório).

6.3.2 lANçA dE PulvErIzAçãO PNEuMáTICA

•Verificar o posicionamento correcto da unidade da bomba.• Ligue o tubo da argamassa (fig. 7, 1) e fixe-a com a alavanca

fixadora (fig. 7, 2).•Faça a conexão do pulverizador de ar no tubo de argamas-

sa ao conector da frente na alça (fig. 8, 1) e conecte o tubo de ar do compressor (acessório) ao conector de trás da alça (Fig. 8, 2).

6.4 COMPrEssOr (ACEssórIOs)

Colocar o compressor num local seguro ao lado da bomba de aspiração e ligar à corrente.Conselho: Operar o compressor somente de acordo com as instruções de utilização fornecidas.

6.5 MONTAgEM dE ACEssórIOs dE PulvErIzAçãO (ACEssórIO)

Dependendo da utilização poderão ser utili-zados diversos acessórios na lança de pulveri-zação como p. ex. uma extensão. Uma perspe-tiva geral mais rigorosa poderá ser consultada no capítulo “Acessórios”.

•Soltar o acoplamento rápido e puxar a mangueira de ar (fig. 9, 1) da lança.

• Soltar a porca de capa (2) e remover o tubo de material (3).• Colocar o tubo de material e a mangueira de ar (se exis-

tente) do acessório da lança de pulverização e apertar com a porca de capa. (Fig. 10) Atenção: Não danificar o o-ring (fig. 10, 4).

colocação em funcionamento

2

1

12

3

1

2

4

P

14

Plast Coat 830

6.6 lIgAr A lANçA dE PulvErIzAçãO (fIg. 11)

•Escolha a agulheta adequada ao material:A dimensão da agulheta deve ser, no mínimo, três vezes superior à dimensão do granulado , p. ex.dimensão do granulado reboco à base de resina sintéticadimensão da agulheta

–> 3 mm–> 10 mm

• Montaraagulhetadeestrutura(1)comconenadirecçãodacabeça de pulverização na lança de pulverização.

• Ligar a lança de pulverização (2) na mangueira de material e proteger com alavancas de fixação (3).

• Fecheatorneiradematerial(4)(atorneiradematerialapon-ta para a frente).

• Ligara ligaçãodoardepulverização (5)aotubodeardotubo de argamassa.

• Enroscar a fichade acoplamento (6) para comando à dis-tância no cabo de comando do tubo de argamassa. (apenas versão automática)

• Conecteocabodecomandodotubodeargamassaaoco-nector da bomba. (Fig. 12). (apenas versão automática)

• Coloqueoseletorem“A”.

6.7 COMANdO rEMOTO (ACEssórIOs/ NãO fAz PArTE dO lOTE dE fOrNECIMENTO)

Com o comando remoto é possível ajustar o modo de funcio-namento (Fig. 13, 1) e o débito de material (Fig. 13, 2) sem que seja necessário aproximar-se do aparelho. O comando remoto pode ser fixado à lança de pulverização por meio de uma fita fixadora de cabos.

6.7.1 MONTAgEM dO COMANdO rEMOTO

• Assegure-sedequeoseletor(Fig.14,1)estáem“A”eafichafoi retirada da tomada de corrente elétrica.

• Conecteocabodealimentaçãoaoconector.• Ligueafichadealimentaçãoàredeelétrica.

Quando o comando remoto estiver montado, o PC 830 deixará de poder realizar o comando através do painel de comando do aparelho.

Quando o cabo de alimentação for desconec-tado da bomba, esta se imobilizará automati-camente.

colocação em funcionamento

REMOTEControl

ELECPNEUMControler

2 4

1

3

6

5

1

2

REMOTEControl

ELECPNEUMControler

POWER ERROR

SPEED

RAF

1

P

15

Plast Coat 830

6.8 PrEPArAr A MáquINA dE PulvErIzAçãO dE ArgAMAssA (fIg. 16)

Agente antigripante recomendado para o tubo de arga-massa

A água não serve como agente antigripante.Perigo de entupimento!Use a cola de celulose (por ex. Metylan Tape-tenkleister Art. n° 2312136)

• Encherorecipientecom2a3lcoladecelulose.• Ligar a máquina de pulverização de argamassa à corrente.

O piloto de funcionamento (1) indica que a unidade está pronta a funcionar.

Antes de ligar o equipamento verifique sempre se a torneira de material se encon-tra conectada à lança de pulverização (a torneira de material aponta para a frente).feche a torneira de material sempre que o trabalho for interrompido.

• Coloqueoseletor(2)em“A”.• Posicioneoreguladordedébito(3)em„3“.

6.8.1 Pré-ENxAguAr A MANguEIrA dE ArgAMAssA (lANçA dE PulvErIzAçãO AuTOMáTICA)

• Fechar o regulador da quantidade de ar (fig. 17, 2).

Não dobrar o tubo de argamassa!Proteger contra danos, p. ex. de lhe passar por cima, bem como de objectos pontia-gudos ou cantos.

• Manteralançadepulverizaçãosobreumbaldevazio.• Abraatorneiradematerial(Fig.17,1)nalançadepulveriza-

ção (torneira de material faz ângulo de 90° com a lança de pulverização), a máquina de pulverização de argamassa é ligada.

• Quando sair cola de celulose pela agulheta, fechar a torneira de material (fig. 17, 1) (a torneira de material aponta para a frente).

• Encherorecipientecommaterialderevestimento.

Encher apenas metade do recipiente de ma-terial de revestimento mineral.

• Manter a lança de pulverização novamente sobre o balde.• Abraatorneiradematerial(Fig.17,1)nalançadepulveriza-

ção.• Logoquesaiamaterialderevestimentonalançadepulveri-

zação, feche a torneira (Fig. 17, 1). A máquina de pulverização de argamassa está agora abas-tecida e pronta a funcionar.

colocação em funcionamento

1 2 3

1

2

P

16

Plast Coat 830

6.8.2 Pré-ENxAguAr A MANguEIrA dE ArgAMAssA (lANçA dE PulvErIzAçãO PNEuMáTICA)

• Desligarocompressor.

Não dobrar o tubo de argamassa!Proteger contra danos, p. ex. de lhe passar por cima, bem como de objectos pontia-gudos ou cantos.

• Manteralançadepulverizaçãosobreumbaldevazio.• Coloque o seletor em “F”.• Abraatorneiradematerial(Fig.18,1)nalançadepulveriza-

ção. (Torneira de material faz ângulo de 90° com a lança de pulverização)

• Quando sair cola de celulose pela agulheta, fechar a torneira de material (fig. 18, 1) (a torneira de material aponta para a frente).

• Coloqueoseletorem“A”.• Encherorecipientecommaterialderevestimento.

Encher apenas metade do recipiente de ma-terial de revestimento mineral.

• Manter a lança de pulverização novamente sobre o balde.• Coloque o seletor em “F”.• Abraatorneiradematerial(Fig.18,1)nalançadepulveriza-

ção.• Logoquesaiamaterialderevestimentonalançadepulveri-

zação, feche a torneira (Fig. 18, 1). • Coloqueoseletorem“A”. • Ligarocompressor.

A máquina de pulverização de argamassa está agora abas-tecida e pronta a funcionar.

6.8.3 ENChIMENTO dO rECIPIENTE COM uMA suPOrTE PArA sACOs (ACEssórIOs)

• Coloque o saco sobre o suporte de modo que o topo esteja virado na direção da abertura.

• Corte o saco para abrir.• Despeje o material de revestimento para dentro do reci-

piente.

Perigo de esmagamentoNão introduza as mãos por debaixo do cilindro.

• Coloque o cilindro de pressão sobre o fundo do saco e faça-o rolar depois várias vezes em direção ao topo do saco.

Encher apenas metade do recipiente de mate-rial de revestimento mineral.

• Limpe a boca do saco raspando o resto do material de reves-timento com uma espátula.

colocação em funcionamento

6.9 INÍCIO dO PrOCEssO dE PulvErIzAçãO

• Abriroreguladordaquantidadedear(fig.18,3)eatorneirade material (fig. 18, 1) na lança de pulverização.

• Regular a quantidade de material usando o regulador do débito (fig. 18, 2) da unidade de comando e a quantidade de ar através do regulador da quantidade de ar (fig. 18, 3) de acordo com o padrão de pulverização.

Importante: Não deixar a máquina de pulverização de argamassa funcionar em seco. desligar imediatamente o aparelho quando deixar de sair material pela saída da agulheta ou quando o jato de pulve-rização ficar irregular. sobre a possível causa e resolução do problema consulte o capítulo “resolução de problemas”.

desgaste elevado na torneira de material.Ajuste a quantidade de material através do regulador de débito e não na torneira de material.

6.10 fINAl dO PrOCEssO dE PulvErIzAçãO

• Fecharatorneiradematerial(fig.18,1).• Fecharoreguladordaquantidadedear(fig.18,3).

feche sempre a torneira de material no fim de cada ciclo de injeção.

1

3

2

POWER ERROR

SPEED

RAF

P

17

Plast Coat 830

8 COlOCAçãO fOrA dE fuNCIONAMENTO E lIMPEzA

Não proceder a uma limpeza do motor e da unidade de comando a húmido. Nunca pulverizar com um jacto de água, um lim-pador de alta pressão ou de vapor de alta de pressão. Perigo de curto-circuito por penetração na água.

8.1 lIMPAr O TubO dE ArgAMAssA

• Bombearorecipienteatéficarvazio.

7.1 TéCNICA dE PulvErIzAçãO

Durante a pulverização, conduzir a lança de pulverização num intervalo uniforme de 30 – 60 cm relativamente ao objecto a pulverizar. Se tal não for observado, poderá verificar-se um pa-drão de pulverização irregular.O padrão da pulverização depende do material de revestimen-to, da viscosidade, da dimensão da agulheta, da regulação do débito e da quantidade de ar pulverizado.

Exemplos:

Estrutura fina –> grande quantidade de ar pul-verizado

Estrutura grosseira –> pequena quantidade de ar pulverizado

Maior débito –> maior quantidade de ar pulve-rizado

Testar a estrutura desejada sobre uma superfície de amostra.A limitação lateral do jacto de pulverização não deve ser mui-to acentuada, por conseguinte, o intervalo entre a lança de pulverização e o objecto deve ser seleccionado em conformi-dade. A margem de pulverização deve ser gradual para facilitar a so-breposição da camada seguinte.Se a lança de pulverização for sempre conduzida paralela e num ângulo de 90° relativamente ao objecto a pulverizar, for-mar-se-á uma menor neblina de pulverização.Conselho: Grãos e pigmentos irregulares conduzem a um maior desgaste da bomba, do tubo de argamassa, da torneira de material e da agulheta.

Para o manuseamento do tubo de de arga-massa aquando de trabalhos na estrutura de apoio reconheceu-se como mais vantajoso colocar a mangueira sempre do lado de fora da estrutura.

7 CONsElhOs gErAIs rElATIvOs à TéCNICA dE uTIlIzAçãO

conselhos gerais relativos à técnica de utiliz ação

Importante: Não deixar a máquina de pulverização de argamassa funcionar em seco. desligar imediatamente o aparelho quando deixar de sair material pela saída da agulheta ou quando o jato de pulve-rização ficar irregular. sobre a possível causa e resolução do problema consulte o capítulo “resolução de problemas”.

• Desligueamáquinadepulverizaçãodeargamassaeocom-pressor.

• Fecharatorneiradematerial• Retiraraagulhetadeestruturada lançadepulverizaçãoe

proceder à sua limpeza.• Encherorecipientecomáguaemanteralançadepulveriza-

ção sobre um recipiente vazio. Importante: Não deixar a máquina de pulverização de argamassa funcionar em seco. durante a limpeza, reen-cher sempre o recipiente com água suficiente.

• Posicioneoreguladordedébitoem„5“.• Nocasodalançaautomática,abraatorneiradematerialna

lança de pulverização; na lança pneumática coloque o sele-tor na posição “F”.

• Façaabombagemdomaterialdotuboparaorecipienteatéo material sair já bastante líquido.

• Nalançaautomática,fecheatorneiradematerialnalançade pulverização; na lança pneumática coloque o seletor na posição “A”.

O tubo de argamassa tem de estar sem pressão.Eventualmente, colocar o seletor por bre-ves instantes na posição “r” (para trás).Observar o manómetro ––> 0 bar.usar óculos de protecção.

• Desacopleotubodeargamassadaunidadedabomba.• Desacoplealançadepulverizaçãodotubo.• Colocaraesferadelimpezanotubodeargamassaevoltara

ligar o tubo de argamassa.• Coloqueoseletorem“F”.• Passadosalgunssegundos,aesferadelimpezasairádalan-

ça de pulverização• Dependendodomaterialderevestimentoautilizar,repetir

o procedimento de limpeza 3 – 4 vezes

O tubo de argamassa tem de estar sem pressão.Eventualmente, colocar o seletor por bre-ves instantes na posição “r” (para trás).Observar o manómetro ––> 0 bar.usar óculos de protecção.

• Coloqueoseletorem“A”.• Desacopleotubodeargamassadaunidadedabomba.

P

18

Plast Coat 830

colocação fora de funcionamento e limpez a

7

6

5

43

59

POWER ERROR

SPEED

RAF

21

8

10

Existem outras possibilidades de limpeza usando um adaptador de limpeza (acessório).Este adaptador de limpeza pode ser ligado a um tubo de água ou a uma torneira de água com o acoplamento inteligente.Introduzir a esfera de limpeza no tubo de ar-gamassa e ligar ao adaptador de limpeza para depois enxaguar com água.

8.2 lIMPEzA dO APArElhO E subsTITuIçãO dO EsTATOr

• Limpe a máquina de pulverização de argamassa. Para o efeito, alimentar a bomba com agente antigripante de grafite ou detergente para a louça misturado com água

desmontagem

A máquina de pulverização de argamassa tem de estar despressurizada.Eventualmente, colocar o seletor por bre-ves instantes na posição “r” (para trás).Observar o manómetro ––> 0 bar.usar óculos de protecção.

Retirar o comando remoto e os comandos externos. A unidade da bomba só deve ser removida pela pessoa, que também trabalha com a máquina.

• Coloque o seletor (1) em “A” e o regulador de débito (2) em „0“.

• Soltar as porcas de capa no tubo da bomba com a chave especial (aprox. um quarto de volta)

• Deslocar a alavanca de fixação (3) para a frente para activar o bloqueio.

• Soltarosganchos(4)edobrá-losparaolado.• Posicione o regulador de débito (2) em 1 ou 2.• Comumamãoseguraro recipiente.Deslocaroseletor (1)

para a posição “F”. Logo que a unidade da bomba (5) se sol-tar, passe o seletor para “A”, removendo a unidade da bom-ba.

• remova a ficha da tomada. • Solte/Desaperteotubodabomba(6)daunidadedabomba

(5), usando a chave especial fornecida com o equipamento. • Removaoestator(7)dotubodabomba.

limpar a unidade da bombaLimpar a unidade da bomba (5) com um jacto de água e uma escova fina e comprida adequada.Limpar o recipiente (8) com um jacto de água e uma escova adequada.Limpar a grelha de protecção com um pincel para radiador.Limpar cuidadosamente o rotor (9) , o estator (7) e o tubo da bomba (6) igualmente com água e, se necessário, com uma escova.

Limpar a vedação plana (10).Depois pulverize o rotor (9) e o estator (7) com um lubrificante adequado.Manter as roscas da estrutura da bomba e do tubo da bomba limpas, por forma a evitar fugas após a montagem.

MontagemReponha o estator (7) no tubo da bomba (6) de modo que o pivô esteja assente no recorte maior.Volte a aparafusar o tubo da bomba à unidade da bomba (5) com a chave especial.

P

19

Plast Coat 830

8.3 lIMPAr A lANçA dE PulvErIzAçãO

• Limpar a agulheta de estrutura• Limpar os orifícios de ar da agulheta de estrutura com uma

agulha de limpeza.• Limparelubrificaroo-ring(fig.20,1).• Limpar o interior da lança de pulverização e do tubo de ma-

terial com uma escova fina e comprida (0342 329).• Limpar bem todas as roscas.• Enxaguaralançadepulverizaçãocomágualimpa.Paraisso

abrir e fechar a torneira de material três vezes.

1

9 MANuTENçãO

ATENÇÃO! Antes de qualquer trabalho de manu-tenção deverá cortar a alimentação eléctrica da máquina, retirando a ficha, pois caso contrário pode existir o risco de curto-circuito!As reparações só podem ser realizadas por pes-soal devidamente qualificado, tendo em conta a sua formação e experiência. O aparelho deve-rá ser verificado por um electricista qualificado após cada reparação.

A máquina de pulverização de argamassa foi concebida de forma a requer um mínimo de conservação e manutenção. No entanto, deverão ser regularmente realizados os seguintes trabalhos e/ou verificação de componentes:

9.1 MANuTENçãO MECÂNICA

•Manter as roscas do tubo da bomba e da estrutura da bom-ba limpas e, se necessário, proceder à sua vedação

•As vedações de todos os acoplamentos e peças de ligação têm de ser verificadas quanto à sua estanqueidade. As ve-dações desgastadas terão de ser também substituídas

• Antesdecadacolocaçãoemfuncionamento,verificarquan-to a danos:

- Tubo de argamassa - Cabo de rede - Unidade de comando - Cabo de ligação do comando remoto (caso exista)

9.2 MANuTENçãO EléCTrICA

•O accionamento eléctrico e as respectivas aberturas de ven-tilação têm de ser mantidos sem sujidade e não podem ser limpos com água. Perigo de curto-circuito

9.3 NãO uTIlIzAçãO PrOlONgAdA

Em caso de não utilização da máquina de pulverização de argamassa durante um período de tempo prolongado é ne-cessário realizar uma limpeza exaustiva e protegê-la contra o risco de corrosão.

Retirar o estator da unidade da bomba para que esta não fique presa no rotor.

9.4 subsTITuIçãO dO rOTOr (fIg. 21)

• Desaperte o parafuso de fixação (1) e remova o rotor (2) usa-do.

• Monte o novo rotor com o novo parafuso de fixação.• ColeoparafusodefixaçãocomLoctite243.

Atenção: Use apenas Loctite 243!

colocação fora de funcionamento e limpez a / manutenção

1 2

P

20

Plast Coat 830

avaria possÍvel causa resoluçãoA máquina de pulverização de argamassa não funciona. O piloto de funcionamento (ver-de) acende

O regulador de débito está em „0“

Cabo de comando da lança não conec-tado ou danificado

Aumentar o débito de material

Verifique o estado do cabo de comando

A máquina de pulverização de argamassa não funciona. Piloto de funcionamento (ver-de) apagado

Falha de corrente - Encaixar o conector de rede- Verificar o cabo de ligação relativamente a eventuais danos e se necessário, substituí-lo- Verificar a alimentação de energia

A máquina de pulverização de argamassa não funciona. Piloto de controlo (vermelho) aceso

A máquina de pulverização de arga-massa foi sobrecarregada/sobreaque-ceu

Feche a torneira de material e retire a ficha da to-mada.Voltar a ligar a máquina de pulverização de arga-massa passados aproximadamente 5 minutos.

A máquina de pulverização de argamassa não pode ser ligada/desligada através do comando remoto.

O comando remoto não está ligado ou está com defeito.

Ligar o comando remoto, verificar os pontos de acoplamento e verificar o comando remoto quan-to à existência de danos.

Amáquina de pulverização de argamassa não consegue rodar o rotor.

Rotor agarrado ao estator.A bomba não foi lubrificada com agen-te antigripante para bombas .

Colocar o seletor brevemente na posição “F” (para a frente) – “R” (para trás).Se o problema não pude ser solucionado, contate o serviço pós-venda da Wagner.

A máquina de pulverização de argamassa forma pressão no tubo de argamassa. Não é transportado nenhum material de revestimento até à lança de pulverização.

Limitação de material de revestimento no tubo de argamassa. O tubo de ar-gamassa não foi pré-enxaguado com cola de celulose.

Aliviar o tubo de argamassa – rodar o seletor para a posição “R” (para trás).Bombear de novo o material de revestimento para o depósito superior.

O tubo de argamassa tem de es-tar sem pressão.Observar o manómetro ––> 0 bar.usar óculos de protecção.

Desacople o tubo de argamassa e lave-a com uma mangueira de água. Se o entupimento tiver sido solucionado, encher o tubo de argamassa com cola de celulose. Voltar a ligar o tubo de argamassa.

10 rEsOluçãO dE PrOblEMAs

resolução de problemas

P

21

Plast Coat 830

resolução de problemas

avaria possÍvel causa resoluçãoDurante a pulverização deixa repentinamente de sair material de revestimento.

Entupimento da agulheta da estrutura devido a sujidade do material de re-vestimento ou a um granulado dema-siado elevado.

Agulheta de estrutura demasiado pe-quena

Limitação de material de revestimento no tubo de argamassa. O tubo de ar-gamassa não foi pré-enxaguado com cola de celulose.

A bomba aspirou ar.

Desligar a máquina de pulverização de argamassa.Fechar a torneira de material na lança de pulveri-zação.Remover a agulheta da estrutura e limpar.

Seleccionar uma agulheta de estrutura maiorRegra geral: Dimensão do granulado x 3 ––> dimensão da agulheta

Aliviar o tubo de argamassa – rodar o seletor para a posição “R” (para trás).Bombear de novo o material de revestimento para o depósito superior.

O tubo de argamassa tem de es-tar sem pressão.Observar o manómetro ––> 0 bar.usar óculos de protecção.

Desacople o tubo de argamassa e lave-a com uma mangueira de água. Se o entupimento tiver sido solucionado, encher o tubo de argamassa com cola de celulose. Voltar a ligar o tubo de argamassa.

Reencher o recipiente com material de revesti-mento e voltar a bombear até que saia material de revestimento sem bolhas.Atenção:reponha sempre a quantidade suficiente de material de revestimento.Não deixar a bomba funcionar em seco. A bom-ba aquece, daí risco de paragem.

Padrão de pulverização sujo e não uniforme.

Os canais de ar na agulheta da estrutu-ra estão parcialmente entupidos com material de revestimento.

Ajuste incorreto da quantidade de ar.

Máquina de pulverização de argamas-sa mal limpa

A bomba aspirou ar.

Desligar a máquina de pulverização de argamassa.Fechar a torneira de material na lança de pulveri-zação.Retirar a agulheta de estrutura. Limpar os canais de ar da agulheta de estrutura.

Ajuste outra quantidade de ar.

Limpe completamente a máquina de pulverização de argamassa

Reencher o recipiente com material de revesti-mento e voltar a bombear até que saia material de revestimento sem bolhas.Atenção:reponha sempre a quantidade suficiente de material de revestimento.Não deixar a bomba funcionar em seco. A bom-ba aquece, daí risco de paragem.

P

22

Plast Coat 830

Se não se verificar nenhuma das causas de avaria indicadas, deixar que esta seja reparada num serviço de assistência a clientes da WAGNER.

avaria possÍvel causa resoluçãoA pressão no manómetro sobe acima dos 40 bar.

O material de revestimento tem uma viscosidade demasiado elevada.

O diâmetro do tubo de argamassa é demasiado pequeno.

Tubo de argamassa demasiado longo.

Limitação de material de revestimento no tubo de argamassa. O tubo de ar-gamassa não foi pré-enxaguado com cola de celulose.

Diluir o material de revestimento.

Utilizar um tubo de argamassa com um diâmetro maior.

Utilizar um tubo de argamassa mais curto.

Aliviar o tubo de argamassa – rodar o seletor para a posição “R” (para trás).Bombear de novo o material de revestimento para o depósito superior.

O tubo de argamassa tem de es-tar sem pressão.Observar o manómetro ––> 0 bar.usar óculos de protecção.

Desacople o tubo de argamassa e lave-a com uma mangueira de água. Se o entupimento tiver sido solucionado, encher o tubo de argamassa com cola de celulose. Voltar a ligar o tubo de argamassa.

A máquina de pulverização de argamassa não transporta material de revestimento sufi-ciente.

O débito seleccionado é demasiado baixo.O diâmetro do tubo de argamassa é demasiado pequeno.

Fechar o estator.

Agulheta de estrutura demasiado pe-quena.

Regular o débito para uma definição superior.

Utilizar um tubo de argamassa com um diâmetro maior.

Montar um novo estator e, se necessário, também um novo rotor.Atenção: Pulverizar com agente antigripante para bombas.

Seleccionar uma agulheta de estrutura maiorDimensão do granulado x 3 ––> dimensão da agulheta

Sai material de revestimento pela abertura de controlo (1)

1

A anilha de vedação do eixo entre a unidade da bomba e a unidade de ac-cionamento está desgastada.

Interrompa imediatamente o trabalho, pois caso contrário pode entrar material de revestimento para o mecanismo de acionamento e provocar avaria.Limpe a máquina e entre em contato com o servi-ço pós-venda da Wagner.

resolução de problemas

P

23

Plast Coat 830

11 lIsTA dE PEçAs sObrEssAlENTEs dA PlAsT COAT 830

lista de peças sobressalentes plastcoat 830

pos.

nº d

e en

com

enda

desi

gnaç

ão

103

42 3

14Ve

daçã

o do

aco

plam

ento

M 2

7

223

05 0

09Ac

opla

men

to M

27

com

plet

o

323

13 5

40M

anóm

etro

com

plet

o

423

16 8

12Pe

ça fi

nal d

o tu

bo d

a bo

mba

com

plet

o

523

04 9

54Es

tato

r

623

12 8

22Pe

ça in

terc

alar

do

tubo

da

bom

ba c

ompl

eto

723

15 5

21Ve

daçã

o do

reci

pien

te

823

15 8

56Re

cipi

ente

923

04 9

86Ro

tor

1023

14 4

80Ei

xo d

e al

imen

taçã

o

1123

04 9

89Ve

daçã

o do

eix

o de

alim

enta

ção

pos.

nº d

e en

com

enda

desi

gnaç

ão12

2306

946

Para

fuso

de

fixaç

ão (1

)

1323

16 8

16Ro

da e

cal

ota

(1)

1423

09 1

24A

lava

nca

de fi

xaçã

o co

mpl

eta

(dire

ita)

1523

09 1

15A

lava

nca

de fi

xaçã

o co

mpl

eta

(esq

uerd

a)

1623

09 5

72In

terr

upto

r de

fluxo

vol

umét

rico

com

plet

o (s

ó ve

rsão

pne

umát

ica)

1723

16 8

14Pe

ga d

ireita

(inc

luin

do p

araf

uso

e po

rca)

1823

16 8

15Pe

ga e

sque

rda

(incl

uind

o pa

rafu

so e

por

ca)

1923

07 7

92Co

ntro

lado

r com

plet

o

2523

08 5

35Ch

ave

espe

cial

1

23

4

56

7

8

910

11

1212 13

14

15

16

171819

20

P

24

Plast Coat 830

lista de peças sobressalentes da lança de pulveriz ação

12 lIsTA dE PEçAs sObrEssAlENTEs dA lANçA dE PulvErIzAçãO

posi-ção

nº de enco-menda

designação

2334 115 Lança de pulverização automática2334 116 Lança de pulverização pneumática2322 199 Cabeça de pulverização completa

(constituída por posição 1-6)1 2321 045 Porca de capa2 0342 350 Anilha de vedação3 0268 781 Agulheta de estrutura 8 (padrão)6 2322 488 O-ring 25 x 2,57 2323 764 Estrutura esquerda

posi-ção

nº de enco-menda

designação

8 2319 220 Alavanca9 2323 782 Estrutura direita10 0348 216 Sensor Reed compl.

(apenas versão automática)11 2336 554 Parafuso de cabeça lenticular

(2 unidades)12 2324 716 Peça de apoio13 2336 221 Tampões de fecho (2 unidades)

1234

56

7

8

910

1211

13

P

25

Plast Coat 830

13 ACEssórIO PlAsTCOAT 830

acessório plastcoat 830

pos. best.-nr. benämning1 2334 115 Lança de pulverização automática

2 2334 116 Lança de pulverização pneumática

3 2334 120 Lança de pulverização para tectos (150 cm, versão automática)

4 2334 119 Lança de pulverização para tectos (150 cm, versão pneumática)

5 2334 121 Lança para reboco de base (versão automática)

6 2334 122 Lança para reboco de base (versão pneumática)

7 Agulheta de estrutura para a lança de pulverização automática, lança de pulverização pneumática e lan-ça de pulverização para tectos :

0268 779 Agulheta de estrutura 4

0348 915 Agulheta de estrutura 5

0268 780 Agulheta de estrutura 6

0348 916 Agulheta de estrutura 7

0268 781 Agulheta de estrutura 8 (padrão)

0348 917 Agulheta de estrutura 9

0268 782 Agulheta de estrutura 10

0342 327 Agulheta de estrutura 12

0268 905 Conjunto de agulhetas de estrutura 4, 6, 8, 10

8 0268 726 Conjunto de agulhetas para encastra-dos 14, 16, 18

9 2334 123 2334 124

Extensão 80 cm Extensão 200 cm

10 2334 125 Acessório de colagem

11 2334 126 Acessório de enchimento/dosagem

12 Tubo de argamassa (incluindo mangueira de ar e cabo de comando) para a lança de pulverização au-tomática (2334115, 2334120, 2334121)

2334 131 Tubo de argamassa DN 19 – 2 m,Ligação V 27 com articulação

0342 706 Tubo de argamassa DN 19 – 10 m,Ligação V 27

0348 930 Tubo de argamassa DN 19 – 20 m,Ligação V 27

0348 912 Tubo de argamassa DN 27 – 10 m,Ligação V 27

0348 946 Tubo de argamassa DN 35 – 13,3 m,Ligação V 27

pos. best.-nr. benämning13 0342 314 Vedação do acoplamento fixo M 27

14 Tubo de argamassa (incluindo mangueira de ar) para a lança de pulverização pneumática (2334116, 2334119, 2334122)

0342 736 Tubo de argamassa DN 19 – 10 m,Ligação V 27

0342 737 Tubo de argamassa DN 27– 10 m,Ligação V 27

2324 927 Tubo de argamassa DN 19 – 2 m,Ligação V 27 com articulação

2311 632 Tubo de argamassa DN 25– 10 m,Ligação V 27

15 2337 672 Cabeça transversal de pulverização

16 0342 916 Agulha de limpeza

17 0342 330 Esfera de limpeza para DN 19 mm

0342 331 Esfera de limpeza para DN 25/27 mm

18 0342 329 Escova fina e comprida para limpeza interior da unidade de saída e da lan-ça de pulverização

19 9992 824 Agente antigripante para bomba 500 ml

20 0342 215 Suporte do tubo

21 0342 241 AdaptadordelimpezaM27–GK

0348 948 AdaptadordelimpezaM35–GK

22 2311 921 CompressorVKM592,230V~,50Hz,Volume de aspiração 590 l/min

23 2318 389 Suporte para sacos com cilindro de pressão

24 2308 417 Comando remoto

25 2309 961 Extensão de cabo para comando re-moto 15 m (sem imagem)

26 2311 692 Cabo de comando para a lança de pulverização automática 14 m (sem imagem)

27 2312 136 Lubrificante para a mangueira da argamassa (Metylan Tapetenkleister) 125 g (sem imagem)

P

26

Plast Coat 830

PlastCoat 830 Imagem de acessórios

plastcoat 830 figura de acessórios

1

2

19

2021

14

18

17

2223

24

1313

12

16

9

10

11

3

4

5

6

7 8

15

P

27

Plast Coat 830

vErIfICAçãO dA MáquINA dE PulvErIzAçãO dE Ar-gAMAssA Por razões de segurança, recomendamos que o aparelho seja revisto por um técnico qualificado sempre que tal o justifique - ou no mínimo cada 12 meses -, de modo a garantir a conti-nuação de uso sem risco.Nos aparelhos fora de serviço, a revisão pode ser adiada até à próxima colocação em funcionamento. No entanto, devem ser cumpridos também todos os regulamentos nacionais de inspecção e manutenção (eventualmente diferentes).Se necessitar mais esclarecimentos, dirija-se aos serviços de apoio ao cliente da Wagner.

ObsErvAçãO sObrE A INuTIlIzAçãO/ElIMINAçãO

Nos termos da Directiva europeia 2002/96/CE relativa aos resíduos de equipamentos eléctricos e da sua transposição para o direito nacional, este produto não deve ser eliminado no lixo doméstico, mas deve ser reencaminhado para recicla-gem!.

O seu antigo aparelho da Wagner poderá ser entregue para eliminação e reciclagem nas nossas instalações ou junto de um dos nossos representantes. Para o efeito, dirija-se a um serviço de assistência, a um dos nossos representantes ou directamente a nós.

CONsElhOs IMPOrTANTEs sObrE A rEsPONsAbIlIdA-dE dO PrOduTO

De acordo com a entrada em vigor de um regulamento CE, o fabricante só se responsabiliza pelo seu produto de forma ilimitada no caso de todas as peças serem genuínas ou forne-cidas por ele, e se os aparelhos forem corretamente montados e operados. A utilização de acessórios e de peças sobressalen-tes de outros fabricantes pode anular, total ou parcialmente, a responsabilidade quando a utilização de acessórios ou de peças sobressalentes de outros fabricantes conduzir a uma fa-lha do produto. em casos extremos, a utilização do aparelho poderá ser proibida pelas autoridades competentes.

Apenas a utilização de acessórios e peças sobressalentes ori-ginais da WAGNER garante a observância de todas as normas de segurança.

dEClArAçãO dE gArANTIA

(Edição de 01.02.2009)

1. Âmbito da garantia

Todos os aparelhos profissionais de aplicação de tinta da Wag-ner (seguidamente designados de Produtos) são cuidadosa-mente verificados, testados e estão sujeitos a rigorosos con-trolos de qualidade realizados pela Wagner. Por conseguinte, a Wagner atribui exclusivamente ao utilizador comercial ou profissional, que tenha adquirido o produto num revende-dor autorizado (seguidamente designado de “Cliente”), uma garantia alargada para os produtos indicados na Internet em www.wagner-group.com/profi-guarantee.As reclamações do comprador ao abrigo da garantia por de-feito decorrentes de contrato de compra junto do vendedor, bem como todos os direitos legais não são limitados pela pre-sente garantia.A garantia é prestada sendo que será decisão nossa optar pela substituição ou reparação do produto ou de peças individuais ou ainda pela aceitação da devolução do produto contra o re-embolso do valor de compra pago pelo comprador. Os custos de material e de mão-de-obra serão suportados por nós. Os produtos ou peças substituídos passarão a ser propriedade nossa.

2. Período de garantia e registo

O período de garantia é de 36 meses, no caso de utilização industrial ou de utilização intensiva, tal como, em especial, no caso de funcionamento por turnos ou de 12 meses no caso de aluguer. No caso de aparelhos operados a gasolina ou pneumáticos, a garantia é igualmente de 12 meses.O período de garantia inicia-se no dia da entrega do aparelho pelo revendedor autorizado. Para o efeito, considera-se a data da factura original da compra.O período de garantia será prolongado 24 meses para todos os produtos adquiridos a partir de 01.02.2009 junto de um re-vendedor autorizado , no caso de o comprador desses apare-lhos proceder ao respectivo registo a realizar no prazo de 4 se-manas a contar a partir do dia da entrega junto do revendedor autorizado e nos termos das disposições que se seguem. O registo realiza-se na Internet em www.wagner-group.com/profi-guarantee. Como comprovativo é válido o certificado de garantia, bem como a factura original da compra, ambas in-dicando a data da compra. O registo só é possível quando o comprador declarar a sua concordância com a retenção dos seus dados que aí deverão ser introduzidos.As prestações no âmbito da garantia não prolongam nem re-novam o período de garantia do produto.Depois de decorrido o respectivo período de garantia não po-derão ser apresentadas reclamações no âmbito da garantia.

verificação / eliminação / certificado de garantia

P

28

Plast Coat 830

3. Procedimento

Se, no decurso do período de garantia, se verificarem defei-tos de material, de fabrico ou do desempenho do aparelho, deverão as reclamações verificar-se num prazo máximo de 2 semanas. O revendedor autorizado que forneceu o aparelho é a entida-de responsável pela recepção das reclamações no âmbito da garantia. No entanto, as reclamações no âmbito da garantia também podem ser apresentadas num dos nossos centros de assistência a clientes indicados nas instruções de utilização. O produto tem de ser enviado ou apresentado em conjunto com a factura original de compra que inclui a data de compra e a designação do produto. Para a apresentação de um pedido de prolongamento da garantia deverá ainda anexar-se o cer-tificado de garantia. Os custos bem como o risco de perda ou de danos do pro-duto durante o transporte de e para o centro que assegura a aplicação da garantia ou que entrega novamente o produto reparado, são assumidos pelo cliente.

4. Exclusões da garantia

As reclamações no âmbito da garantia não podem ser consi-deradas

no caso de peças sujeitas a um desgaste natural decorrente -da utilização ou outra circunstância, bem como falhas do produto cujas causas possam ser imputadas a desgaste natural decorrente da utilização ou outra circunstância. Aqui incluem-se, em especial, cabos, válvulas, embalagens, agulhetas, cilindro, êmbolos, peças da estrutura de transmissão de produtos, filtro, tubos, vedações, rotores, estatores, etc.. Os danos decorrentes de desgaste são principalmente provocados por materiais de revestimento abrasivos, como por exemplo tintas de dispersão, materiais de reboco, enchimentos, colas, vernizes, bases de quartzo. no caso de falhas em aparelhos decorrentes da não observância -dos conselhos de utilização, utilização inadequada ou incorrecta, montagem incorrecta, reparação por parte do vendedor ou de terceiros, uma utilização que não esteja de acordo com as instruções, condições ambientais anómalas, materiais de revestimento inadequados, influências químicas, electroquímicas ou eléctricas, condições de utilização tecnicamente inapropriadas, funcionamento com a tensão/frequência de corrente errada, sobrecarga ou manutenção ou conservação e/ou limpeza inadequadas.no caso de falhas em aparelhos decorrentes da utilização de -acessórios, peças complementares ou peças sobressalentes que não sejam originais da Wagner.no caso de produtos, nos quais tenham sido realizadas -alterações ou correcções.nocasodeprodutosaosquaisonúmerodesérietenhasido -removido ou este esteja ilegívelno caso de produtos, nos quais tenham sido realizadas -tentativas de reparação por pessoas não autorizadas.no caso de produtos com desvios mínimos às características -

nominais que não influenciem ou apenas influenciem ligeiramente o valor e a utilidade do aparelho.no caso de produtos, que tenham sido parcial ou -completamente desmontados.

5. disposições complementares

As garantias acima indicadas são exclusivamente válidas para produtos adquiridos a um revendedor autorizado da UE, CEI, Austrália e utilizados no seio do respectivo país.Se a verificação indicar que a garantia não é aplicável, a repa-ração será por conta do cliente.As presentes disposições regulamentam integralmente as re-lações jurídicas com a Wagner. Outras reclamações, em espe-cial por danos e perdas, seja qual for a sua forma, decorrentes do produto ou da sua utilização, estão excluídas excepto as abrangidas pelo âmbito de aplicação da legislação em vigor em matéria de responsabilidade pelos produtos. As reclamações por defeitos dos produtos realizadas junto dos revendedores mantêm-se inalteradas.Esta garantia rege-se pelo direito alemão. A língua de contra-to é o alemão. Em caso de divergência entre o significado da versão alemã e a versão estrangeira deste texto, prevalece o significado da versão alemã do texto.

J. Wagner GmbHDivision Professional FinishingOtto Lilienthal Strasse 18 88677 MarkdorfRepúblicaFederaldaAlemanha

Reservado o direito de alterações ∙ Printed in Germany

certificado de garantia

P

29

Plast Coat 830

declaração de conformidade ce

J

. Wag

ner G

mbH

Otto

Lili

enth

al-S

tr.18

D-8

8677

Mar

kdor

f

IE

DK

PS

Dic

hiar

azio

ne d

i co

nfor

mitá

Dec

lara

ción

de

conf

orm

idad

Kon

form

itets

erkl

ærin

gD

ecla

racã

o de

co

nfor

mid

ade

Förs

äkra

n

Si d

ichi

ara

che

il m

odel

lo

Mac

chin

a sp

ruzz

atric

e di

mal

ta

por l

a pr

esen

te, d

ecla

ram

os q

ue la

Máq

uina

pul

veriz

ador

a de

mor

tero

H

erm

ed e

rklæ

res,

at p

rodu

ktty

pen

M

ørte

lspr

øjte

mas

kine

nC

om a

pre

sent

e, d

ecla

ram

os q

ue o

m

odel

o da

H

ärm

ed in

tyga

r vi a

tt S

pack

elan

lägg

ning

en

WA

GN

ER P

C-8

30,

230

V, 5

0Hz

é co

nfor

me

alle

seq

uent

i dis

posi

zion

ipe

rtine

nti:

satis

face

las

disp

osic

ione

s pe

rtine

ntes

siq

uien

tes:

er

i ov

eren

sste

mm

else

med

følg

ende

be

stem

mel

ser:

está

em

con

form

idad

e co

m a

s di

spos

içõe

s pe

rtine

ntes

, a s

aber

: är

kon

stru

erad

enl

igt f

ölja

nde

gälla

nde

best

ämm

else

r:

2006

/42

CE,

200

4/10

8 C

E20

06/9

5 EG

2006

/42

CE,

200

4/10

8 C

E20

06/9

5 EG

2006

/42

CE,

200

4/10

8 C

E20

06/9

5 EG

2006

/42

CE,

200

4/10

8 C

E20

06/9

5 EG

2006

/42

CE,

200

4/10

8 C

E20

06/9

5 EG

Nor

me

arm

oniz

zate

app

licat

e,in

par

ticol

are:

N

orm

as a

rmon

izad

as u

tiliz

adas

, pa

rticu

larm

ente

:H

arm

onis

ered

e st

anda

rder

, der

ble

v an

vend

t, i

saer

dele

shed

: N

orm

as h

arm

oniz

adas

util

izad

as, e

m

parti

cula

r:Ti

lläm

pade

har

mon

iser

ade

stan

dard

er, i

syn

nerh

et:

Nor

me

e sp

ecifi

cazi

oni t

ecni

che

nazi

onal

i app

licat

e, in

par

ticol

are:

Nor

mas

y e

spec

ifica

cion

es té

cnic

as

naci

onal

es q

ue s

e ut

iliza

ron,

pa

rticu

larm

ente

:

Nat

iona

le s

tand

arde

r og

tekn

iske

sp

ecifi

catio

ner,

der b

lev

anve

ndt,

i sa

erde

lesh

ed:

Nor

mas

e e

spec

ifica

ções

nac

iona

is

utili

zada

s, e

m p

artic

ular

: Ti

lläm

pade

nat

ione

lla, t

ekni

ska

spec

ifika

tione

r, i s

ynne

rhet

:

BG

R 1

83

_

____

____

____

___

___

____

____

____

____

_

Sig

natu

re

Vic

e P

resi

dent

Pro

duct

Hea

d of

Dev

elop

men

t

P

lann

ing

& S

trate

gy

Hr.

T. J

elts

ch (M

r.)

H

r. J.

Ulb

rich

(Mr.)

Res

pons

abile

del

la d

ocum

enta

zion

e

Res

pons

able

de

la d

ocum

enta

ción

Dok

umen

tatio

nsan

svar

lig

R

espo

nsáv

el p

ela

docu

men

taçã

o

Dok

umen

tatio

nsan

svar

ig

EN IS

O 1

2100

-1/-2

, EN

120

01, E

N 6

0204

-1, E

N 5

5014

, EN

610

00-3

-2 :0

6, E

N 6

1000

-3-3

:08,

EN

610

00-6

-1:0

7, E

N 6

1000

-6-3

:07

P

30

Plast Coat 830

declaração de conformidade ce

J

. Wag

ner G

mbH

Otto

Lili

enth

al-S

tr.18

D-8

8677

Mar

kdor

f

DG

BF

NL

Kon

form

itäts

erkl

ärun

gD

ecla

ratio

n of

con

form

ityD

écla

ratio

n de

con

form

itéK

onfo

rmite

itsve

rkla

ring

Hie

rmit

erkl

ären

wir,

daß

die

Bau

art v

on

Mör

tels

pritz

mas

chin

eH

erew

ith w

e de

clar

e th

at th

e su

pplie

d ve

rsio

n of

M

orta

r spr

ayin

g m

achi

ne

Par

la p

rése

nte,

nou

s dé

clar

ons,

que

le

type

de

Mac

hine

à p

roje

ter l

e m

ortie

r

hier

med

e ve

rkla

ren

wij,

dat

de

in d

e ha

ndel

ge

brac

hte

mac

hine

M

orte

lspu

itmac

hine

WA

GN

ER P

C-8

30,

230

V, 5

0Hz

folg

ende

n ei

nsch

lägi

gen

Bes

timm

unge

n en

tspr

icht

:co

mpl

ies

with

the

follo

win

g pr

ovis

ons

appl

ying

to it

: co

rresp

ond

aux

disp

ositi

ons

perti

nent

es

suiv

ante

s:vo

ldoe

t aan

de

eise

n va

n de

in h

et v

ervo

lg

geno

emde

bep

alin

gen:

2006

/42

EG, 2

004/

108

EG,

2006

/95

EG20

06/4

2 EG

, 200

4/10

8 EG

,20

06/9

5 EG

2006

/42

EG, 2

004/

108

EG,

2006

/95

EG20

06/4

2 EG

, 200

4/10

8 EG

,20

06/9

5 EG

Ang

ewen

dete

har

mon

isie

rte N

orm

en,

insb

eson

dere

:A

pplie

d ha

rmon

ized

sta

ndar

ds, i

n pa

rticu

lar:

Nor

mes

har

mon

isée

util

isée

s, n

otam

men

t:G

ebru

ikte

geh

arm

onis

eerd

e no

rmen

, in

het

bijz

onde

re:

EN IS

O 1

2100

-1/-2

, EN

120

01, E

N 6

0204

-1, E

N 5

5014

, EN

610

00-3

-2 :0

6, E

N 6

1000

-3-3

:08,

EN

610

00-6

-1:0

7, E

N 6

1000

-6-3

:07

Ang

ewen

dete

nat

iona

le te

chni

sche

S

pezi

fikat

ione

n, in

sbes

onde

re:

App

lied

natio

nal t

echn

ical

sta

ndar

ds a

nd

spec

ifica

tions

, in

parti

cula

r:N

orm

es e

t spe

cific

atio

ns te

chni

ques

na

tiona

les

qui o

nt é

té u

tilis

ées,

no

tam

men

t:

Geb

ruik

te n

atio

nale

tech

nisc

he n

orm

en e

n sp

ecifi

catie

s, in

het

bijz

onde

re:

BG

R 1

83

___

____

____

____

_

__

____

____

____

____

__

Sig

natu

re

Vic

e P

resi

dent

Pro

duct

Hea

d of

Dev

elop

men

t

P

lann

ing

& S

trate

gy

Hr.

T. J

elts

ch (M

r.)

H

r. J.

Ulb

rich

(Mr.)

Dok

umen

tatio

nsve

rant

wor

tlich

er

R

espo

nsib

le p

erso

n fo

r doc

umen

ts

R

espo

nsab

le d

e la

doc

umen

tatio

n

Doc

umen

tatie

vera

ntw

oord

elijk

e

P

31

Plast Coat 830 P

32

Plast Coat 830

assistência europa

rede de assistência na Europa / European service network / réseau de service après-vente en Europe /rete di assistenza europea / Europa – servicenetwerk

www.wagner-group.com

A J. Wagner Ges.m.b.H.Ottogasse 2/202333 LeopoldsdorfÖsterreichTel. +43/ 2235 / 44 158Telefax +43/ 2235 / 44 163offi [email protected]

dK Wagner Spraytech Scandinavia A/SHelgeshøj Allé 282630 TaastrupDenmarkTel. +45/43/ 27 18 18Telefax +45/43/ 43 05 [email protected]

gb WagnerSpraytech(UK)LimitedThe Coach House2 Main RoadMiddleton Cheney OX17 2NDGreat BritainUK-Helpline01295714200Fax 01295 [email protected]

b Wagner Spraytech Benelux b.v.Veilinglaan 56-581861 Meise-WolvertemBelgiumTel. +32/2/269 46 75Telefax +32/2/269 78 [email protected]

E Wagner Spraytech Iberica S.A.P.O. Box 132, Crta. N-34008750 Molins de ReyBarcelona / EspaniaTel. +34/93/6800028Telefax +34/93/[email protected]

I Wagner colora SrlVia Italia 3420060 Gessate – MIItaliaTel. 02.959292.1Telefax [email protected]

Ch Wagner International AGIndustriestrasse 229450 AltstättenSchweizTel. +41/71 / 7 57 22 11Telefax +41/71 / 7 57 22 [email protected]

f Wagner France S.a.r.l12 Avenue des Tropiques Z.A. de Courtaboeuf 91978 Les Ulis CedexFranceTel. 0 825 011 111Telefax +33 (0) 1 69 81 72 57 [email protected]

Nl Wagner Spraytech Benelux b.v.De Heldinnenlaan 200,3543 MB UtrechtNetherlandsTel. +31/ 30/241 41 55Telefax +31/ 30/241 17 [email protected]

d J. Wagner GmbHOtto-Lilienthal-Straße 18D-88677 MarkdorfPostfach 11 20D-88669 MarkdorfDeutschlandTel.: +49 / 75 44 / 505 -1664Fax: +49 / 75 44 / 505 [email protected]

Cz Wagner, spol. s r.o.Nedasovská str. 345155 21 Praha 5 -ZlicínCzechiaTel. +42/ 2 / 579 50 412Telefax +42/ 2 / 579 51 [email protected]

s Wagner SpraytechScandinavia A/SHelgeshøj Allé 282630 TaastrupDenmarkTel. +45/43/ 21 18 18Telefax +45/43/ 43 05 [email protected]

P