plano de ensino polÍtica de seguridade social iii previdÊncia social

10
Plano de ensino Plano de ensino POLÍTICA DE SEGURIDADE POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL III SOCIAL III PREVIDÊNCIA SOCIAL PREVIDÊNCIA SOCIAL

Upload: stefany-medina-do-amaral

Post on 07-Apr-2016

224 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: Plano de ensino POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL III PREVIDÊNCIA SOCIAL

Plano de ensinoPlano de ensino

POLÍTICA DE SEGURIDADE POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL IIISOCIAL III

PREVIDÊNCIA SOCIALPREVIDÊNCIA SOCIAL

Page 2: Plano de ensino POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL III PREVIDÊNCIA SOCIAL

1) EMENTA:1) EMENTA:

Política de previdência social: gênese e Política de previdência social: gênese e determinantes. Organização e determinantes. Organização e funcionamento da previdência social: funcionamento da previdência social: gestão, financiamento, controle e gestão, financiamento, controle e benefícios. Sistema previdenciário benefícios. Sistema previdenciário brasileiro: público e privado. Tendências brasileiro: público e privado. Tendências atuais do sistema previdenciário. Reforma atuais do sistema previdenciário. Reforma da previdência no Brasil. A intervenção do da previdência no Brasil. A intervenção do assistente social na política previdenciária.assistente social na política previdenciária.

Page 3: Plano de ensino POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL III PREVIDÊNCIA SOCIAL

2) JUSTIFICATIVA:2) JUSTIFICATIVA:

A disciplina de seguridade social III tem como foco a Política de A disciplina de seguridade social III tem como foco a Política de Previdência Social. Esta disciplina possibilitará desenvolver Previdência Social. Esta disciplina possibilitará desenvolver habilidades e competências fundamentais para a intervenção habilidades e competências fundamentais para a intervenção profissional do assistente social no trato das especificidades requeridas profissional do assistente social no trato das especificidades requeridas em relação à Política Previdenciária, quer a partir de demandas em relação à Política Previdenciária, quer a partir de demandas profissionais, dos usuários ou institucionais. Objetiva discutir a política profissionais, dos usuários ou institucionais. Objetiva discutir a política de previdência social tendo como eixo norteador a gênese e de previdência social tendo como eixo norteador a gênese e determinantes, organização, tendências, reformas e o trabalho do determinantes, organização, tendências, reformas e o trabalho do assistente social nesta política. A disciplina mantém interfaces com as assistente social nesta política. A disciplina mantém interfaces com as demais disciplinas do semestre em curso, tratando os conhecimentos demais disciplinas do semestre em curso, tratando os conhecimentos adquiridos para a intervenção do assistente social no conjunto das adquiridos para a intervenção do assistente social no conjunto das competências da profissão, comprometidas com os princípios éticos. O competências da profissão, comprometidas com os princípios éticos. O domínio dos conteúdos desta disciplina tem a perspectiva de aproximar domínio dos conteúdos desta disciplina tem a perspectiva de aproximar os alunos do exercício profissional na política de previdência social.os alunos do exercício profissional na política de previdência social.

Page 4: Plano de ensino POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL III PREVIDÊNCIA SOCIAL

3) OBJETIVOS:3) OBJETIVOS:

3.1) OBJETIVO GERAL:3.1) OBJETIVO GERAL:Instrumentalizar o/a acadêmico/a para a compreensão e intervenção naInstrumentalizar o/a acadêmico/a para a compreensão e intervenção napolítica de previdência social.política de previdência social.

3.2) OBJETIVOS ESPECIFICOS:3.2) OBJETIVOS ESPECIFICOS:3.2.1) Subsidiar os alunos com elementos históricos e determinantes da 3.2.1) Subsidiar os alunos com elementos históricos e determinantes da política de previdência social, da sua organização e funcionamento.política de previdência social, da sua organização e funcionamento.3.2.2) Situar os alunos das tendências e reformas da Política de3.2.2) Situar os alunos das tendências e reformas da Política dePrevidência Social e seu rebatimento no cotidiano dos usuários;Previdência Social e seu rebatimento no cotidiano dos usuários;3.2.3) Potencializar os alunos para atuar na área profissional, com vistas a3.2.3) Potencializar os alunos para atuar na área profissional, com vistas asubsidiar a prática do cotidiano, no que se refere à Política Previdenciária;subsidiar a prática do cotidiano, no que se refere à Política Previdenciária;Subsidiar os alunos no que se refere à política Previdenciária, paraSubsidiar os alunos no que se refere à política Previdenciária, paramaterializar na prática a atuação profissional.materializar na prática a atuação profissional.

Page 5: Plano de ensino POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL III PREVIDÊNCIA SOCIAL

4) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:4) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

4.1) Política de previdência social: gênese e determinantes da previdência 4.1) Política de previdência social: gênese e determinantes da previdência social no Brasil. social no Brasil. 4.1.1) Trabalho e Estado - abordagens fundamentais no entendimento da4.1.1) Trabalho e Estado - abordagens fundamentais no entendimento dapolítica previdenciária brasileira.política previdenciária brasileira.4.1.2) O sistema de proteção social e a previdência social brasileira.4.1.2) O sistema de proteção social e a previdência social brasileira.

4.2) O Estado brasileiro e a construção da política previdenciária4.2) O Estado brasileiro e a construção da política previdenciária4.2.1) Organização e funcionamento da previdência social:4.2.1) Organização e funcionamento da previdência social:gestão, financiamento, controle e benefícios. gestão, financiamento, controle e benefícios. 4.2.2) Benefícios previdenciários e assistenciais.4.2.2) Benefícios previdenciários e assistenciais.

Page 6: Plano de ensino POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL III PREVIDÊNCIA SOCIAL

4.4) Tendências atuais do sistema previdenciário. 4.4) Tendências atuais do sistema previdenciário.

4.5.) As reformas da política previdenciária brasileira4.5.) As reformas da política previdenciária brasileira

4.6) Serviço Social e política previdenciária pública - resgate e4.6) Serviço Social e política previdenciária pública - resgate econstrução. construção. 4.6.1) A desestruturação do Serviço Social no INSS: o impacto da4.6.1) A desestruturação do Serviço Social no INSS: o impacto dareforma previdenciária e administrativa e os desafios apontados para areforma previdenciária e administrativa e os desafios apontados para aprofissão.profissão.4.6.2) A intervenção do assistente social na política previdenciária. 4.6.2) A intervenção do assistente social na política previdenciária. 4.6.3) O Serviço Social na previdência social: funções, estratégias de4.6.3) O Serviço Social na previdência social: funções, estratégias deatuação. atuação.

Page 7: Plano de ensino POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL III PREVIDÊNCIA SOCIAL

5) METODOLOGIA:5) METODOLOGIA:

A disciplina de Seguridade Social III será A disciplina de Seguridade Social III será ministrada a partir da distribuição do conteúdo ministrada a partir da distribuição do conteúdo programático através de seis unidades, conforme programático através de seis unidades, conforme exposto no item conteúdo programático.exposto no item conteúdo programático.

Os conteúdos serão desenvolvidos mediante: Os conteúdos serão desenvolvidos mediante: aulas expositivas; diálogo interativo aulas expositivas; diálogo interativo professor/aluno; leituras individuais e discussões professor/aluno; leituras individuais e discussões coletivas de textos, trabalhos em grupos e coletivas de textos, trabalhos em grupos e avaliações individuais.avaliações individuais.

Page 8: Plano de ensino POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL III PREVIDÊNCIA SOCIAL

6) AVALIAÇÃO:6) AVALIAÇÃO:Serão utilizados como critérios de avaliação:Serão utilizados como critérios de avaliação:

-clareza e coerência na exposição e análise dos trabalhos apresentados -clareza e coerência na exposição e análise dos trabalhos apresentados (verbalmente e/ou em textos);(verbalmente e/ou em textos);-compromisso acadêmico diante da elaboração individual e ou grupal dos -compromisso acadêmico diante da elaboração individual e ou grupal dos trabalhos;trabalhos;- participação, interesse e envolvimento nas discussões realizadas em sala; - participação, interesse e envolvimento nas discussões realizadas em sala; -articulação e apreensão das discussões teóricas com a realidade social -articulação e apreensão das discussões teóricas com a realidade social circundante.circundante.-leitura dos textos indicados;-leitura dos textos indicados;

Serão utilizados como instrumentos de avaliação: Serão utilizados como instrumentos de avaliação: -Exercícios individuais e grupais, sendo que a avaliação de G1 contará com: -Exercícios individuais e grupais, sendo que a avaliação de G1 contará com: trabalho individual (20%); estudo dirigido (20%); trabalho individual (20%); estudo dirigido (20%); prova (60%). prova (60%). -Avaliação de G2 prova (100%).-Avaliação de G2 prova (100%).-os trabalhos entregues sofra do prazo estabelecido terão decréscimo de 1-os trabalhos entregues sofra do prazo estabelecido terão decréscimo de 1ponto.ponto.

Page 9: Plano de ensino POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL III PREVIDÊNCIA SOCIAL

REFERENCIAS:REFERENCIAS:

SILVA, Ademir Alves da. SILVA, Ademir Alves da. A gestão da seguridade social brasileira: A gestão da seguridade social brasileira: entre a entre a política pública e o mercado . 2. ed. São Paulo: Cortez, 2007. 255 p. política pública e o mercado . 2. ed. São Paulo: Cortez, 2007. 255 p. VIANNA, Maria Lucia Teixeira Werneck. VIANNA, Maria Lucia Teixeira Werneck. A americanização (perversa) da A americanização (perversa) da seguridade social no Brasil: seguridade social no Brasil: estratégias de bem-estar e políticas públicas. estratégias de bem-estar e políticas públicas. Rio de Janeiro: Revan, 2000. 286 p. Rio de Janeiro: Revan, 2000. 286 p. FALEIROS, Vicente de Paula. FALEIROS, Vicente de Paula. A política social do estado capitalista: A política social do estado capitalista: as as funções da previdência e da assistência sociais. 7. ed. Sao Paulo: Cortez, funções da previdência e da assistência sociais. 7. ed. Sao Paulo: Cortez, 1995. 175 p.1995. 175 p.

Page 10: Plano de ensino POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL III PREVIDÊNCIA SOCIAL

REFERENCIAS :REFERENCIAS :

BRAGA, Lea E CABRAL, Maria do Socorro Reis (Orgs). Serviço Social na BRAGA, Lea E CABRAL, Maria do Socorro Reis (Orgs). Serviço Social na Previdência: trajetória, projetos profissionais e saberes. São Paulo: Cortez, Previdência: trajetória, projetos profissionais e saberes. São Paulo: Cortez, 2007.2007.Boschetti, Ivanete. Seguridade Social e Trabalho: paradoxos na construção Boschetti, Ivanete. Seguridade Social e Trabalho: paradoxos na construção das políticas de previdencia e assistencisocial no Brasil. Brasilia: UNB, 2006.das políticas de previdencia e assistencisocial no Brasil. Brasilia: UNB, 2006.CARTAXO, Ana Maria Baima. Estratégias de sobrevivência: a CARTAXO, Ana Maria Baima. Estratégias de sobrevivência: a previdência e o serviço social. São Paulo: Cortez,1995. previdência e o serviço social. São Paulo: Cortez,1995. Plano de Beneficios da Previdência Social. Brasilia: MPAS, 1997.Plano de Beneficios da Previdência Social. Brasilia: MPAS, 1997.Regulamento da Previdência Social: decreto 3048. Brasilia: MPAS,1999.Regulamento da Previdência Social: decreto 3048. Brasilia: MPAS,1999.Boschetti Ivanete. Seguridade Social e projeto ético-p,olítico do ServiçoBoschetti Ivanete. Seguridade Social e projeto ético-p,olítico do ServiçoSocial: que direitos para qual cidadania? In: Serviço Social e Sociedade 79. Social: que direitos para qual cidadania? In: Serviço Social e Sociedade 79. São Paulo: Cortez, 2004.São Paulo: Cortez, 2004.Maria Lucia Lopes da Silva. Um novo fazer profissional.In: capacitação em SS Maria Lucia Lopes da Silva. Um novo fazer profissional.In: capacitação em SS e política Social. O trabalho do Assistente Social e as políticas sociais.e política Social. O trabalho do Assistente Social e as políticas sociais.Brasilia: UNB, 2000Brasilia: UNB, 2000..