(plano de actividades do curso 2014-2015 u sénior site cmvv)

44
Plano de Actividades do Curso da “Universidade” Sénior Padre Joaquim Espanca de Vila Viçosa 2014/2015 1 1. PLANO DE ESTUDOS DO CURSO 2014/2015 A “Universidade” Sénior de Vila Viçosa organiza, em cada ano lectivo, um Plano de Estudos do qual constam as iniciativas educacionais, culturais e socias que serão concretizadas no período em causa. O referido Plano de Estudos do Curso 2014/2015 consta de seis áreas curriculares que englobam, no seu conjunto, dez disciplinas e o canto coral, devendo cada aluno que pretenda frequentar o Curso inscrever-se no mínimo em duas disciplinas, de acordo com as Normas vigentes. Neste sentido, as disciplinas podem ser escolhidas com base em três critérios: 1) Os interesses de cada aluno, que escolhe as disciplinas de que gosta mais ou para que se sente mais vocacionado; 2) Os horários disponíveis (cada aluno tem de escolher os seus horários, tendo em conta a sua disponibilidade e a sobreposição das horas das disciplinas); 3) As vagas na disciplina (cada discente tem de escolher as disciplinas consoante as vagas existentes na disciplina pretendida). Do vasto leque de disciplinas possíveis, de carácter mais académico ou mais prático, seleccionámos as mais exequíveis, quer em função da sua leccionação, quer em função dos interesses dos alunos, de acordo com um carácter prático e utilitário. Antes de iniciar um trabalho deste tipo, devemos, porém, fornecer uma reflexão e um enquadramento no âmbito da componente do plano de estudos.

Upload: doankiet

Post on 14-Feb-2017

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: (Plano de Actividades do Curso 2014-2015 U Sénior Site CMVV)

Plano de Actividades do Curso da “Universidade” Sénior Padre Joaquim

Espanca de Vila Viçosa

2014/2015

1

1. PLANO DE ESTUDOS DO CURSO 2014/2015

A “Universidade” Sénior de Vila Viçosa organiza, em cada ano lectivo, um Plano de Estudos do qual constam as iniciativas educacionais, culturais e socias que serão concretizadas no período em causa.

O referido Plano de Estudos do Curso 2014/2015 consta de seis áreas curriculares que englobam, no seu conjunto, dez disciplinas e o canto coral, devendo cada aluno que pretenda frequentar o Curso inscrever-se no mínimo em duas disciplinas, de acordo com as Normas vigentes. Neste sentido, as disciplinas podem ser escolhidas com base em três critérios:

1) Os interesses de cada aluno, que escolhe as disciplinas de que gosta mais ou para que se sente mais vocacionado;

2) Os horários disponíveis (cada aluno tem de escolher os seus horários, tendo em conta a sua disponibilidade e a sobreposição das horas das disciplinas);

3) As vagas na disciplina (cada discente tem de escolher as disciplinas consoante as vagas existentes na disciplina pretendida).

Do vasto leque de disciplinas possíveis, de carácter mais académico ou mais prático, seleccionámos as mais exequíveis, quer em função da sua leccionação, quer em função dos interesses dos alunos, de acordo com um carácter prático e utilitário.

Antes de iniciar um trabalho deste tipo, devemos, porém, fornecer uma reflexão e um enquadramento no âmbito da componente do plano de estudos.

Page 2: (Plano de Actividades do Curso 2014-2015 U Sénior Site CMVV)

Plano de Actividades do Curso da “Universidade” Sénior Padre Joaquim

Espanca de Vila Viçosa

2014/2015

2

Como é evidente, o processo de adaptação e renovação que contém este documento, aponta claramente para uma nova concepção do plano de estudos, propósito que implica uma alteração da prática educativa, sobretudo, com implicações ao nível do Inglês, Informática, História Local e Cultura Geral .

Transpondo estas finalidades para o caso do Inglês verificamos que o mesmo desperta entre os alunos uma apetência muito expressiva, dado que às vezes é necessário para viajar, para escutar música, para ler instruções de aparelhos eléctricos, para utilizar sistemas informáticos, etc. Acresce que esta disciplina ajuda desenvolver a atenção, a memória e a percepção dos alunos, aspectos que reputamos de muito importantes.

Dos princípios atrás expostos, resulta que em termos metodológicos o

programa da disciplina deverá conceber-se a partir de uma perspectiva comunicativa e activa, apenas com a gramática que seja absolutamente necessária e muita compreensão do inglês escrito apoiado em pequenas conversas, baseadas em textos escritos. Os temas deverão assumir uma componente prática e utilitária, orientados para a adquisição de conhecimentos básicos do idioma inglês.

No que se refere à organização da disciplina, a prática tem mostrado, porém, que o modelo deverá privilegiar dois níveis: Inglês I (que não implica qualquer conhecimento da língua); Inglês II (que corresponde ao nível de continuação mais avançada, sobretudo, no que se refere à consolidação e ampliação dos conhecimentos adquiridos no nível I).

Estas disciplinas deverão ser, preferentemente, leccionadas na mesma tarde e em horas sucessivas: primeiro o Nível II e a seguir o I, de forma a permitir que eventuais interessados possam frequentar o nível básico desta disciplina, como forma de revisão de conteúdos.

Em síntese, no plano de estudo as línguas ocupam um lugar importante, pelo

que deve ter continuidade o reforço das disciplinas ligadas às línguas, como é o caso do Inglês e da Língua Portuguesa. Esta última iniciada no Curso anterior, deverá ter no Curso 2014/2015 uma frequência semanal.

Sendo o envelhecimento activo uma nova realidade e as “Universidades” Seniores uma das respostas sociais para esta situação, as aulas de Tecnologias de Informação e de Comunicação são muito procuradas pelos alunos seniores. Neste sentido, como acontece, aliás, com o Inglês, a Informática é uma disciplina com

Page 3: (Plano de Actividades do Curso 2014-2015 U Sénior Site CMVV)

Plano de Actividades do Curso da “Universidade” Sénior Padre Joaquim

Espanca de Vila Viçosa

2014/2015

3

indiscutível valor formativo, social e comunicativo. Por exemplo, as ferramentas da Internet são uma possibilidade colocar os seniores num caminho de novas aprendizagens que possam melhorar a sua qualidade de vida. Um outro aspecto importante tem a ver com a possibilidade de os idosos se sentirem como membros de uma comunidade ampla e virtual, assim como entrar em contacto com parentes e amigos, sentindo-se incluídos na sociedade tecnológica actual.

Mas, sob o ponto de vista organizacional, parece-nos positivo desenvolver uma nova gestão dos tempos curriculares, mantendo, no entanto, as sessões de uma hora em cada semana.

É evidente que este entendimento não pode ser desligado do carácter eminentemente prático desta disciplina, que requer, por isso, um acompanhamento e um apoio permanente do professor para facilitar a aprendizagem, podendo o docente ser coadjuvado por estagiários voluntários.

A principal inovação no âmbito desta disciplina, situa-se, tal como aconteceu com o Inglês, ao nível do seu desdobramento em Informática I e II. Por isso, para o aluno se inscrever no nível I não é necessário nenhum conhecimento de Informática.

Por seu lado, para se inscrever em Informática II é necessário que o aluno reúna uma das seguintes condições: que tenha frequentado Informática I; ou que domine a utilização básica do computador (uso do rato e do teclado, assim como a utilização básica do sistema operativo Windows e que tenha uma utilização mais ou menos continuada do computador).

Nesta renovação do plano educativo, com a junção da disciplina de História Local com a Cultura Geral, dando lugar à Disciplina de História Local, Arte e Cultura , o estudo da história, cultura e arte local ocupam um lugar de destaque, que passarão a revestir um carácter mais abrangente, transdisciplinar e prático, constituindo uma área para que convergem os contributos das duas anteriores disciplinas. Apresenta, ainda, a vantagem de ser leccionada por três docentes.

A acrescentar a estas questões há que sublinhar a criação de duas disciplinas novas: Economia Doméstica e Direito e Cidadania. No que respeita ao primeiro caso, os estudos económicos que incidem em especial sobre a estrutura da economia familiar e a sua relação com outros aspectos de natureza prática e utilitária, poderão ser mais interessantes, motivadores e compreendidos com mais nitidez e precisão do que conceitos demasiados abstractos e distanciados da realidade concreta.

Page 4: (Plano de Actividades do Curso 2014-2015 U Sénior Site CMVV)

Plano de Actividades do Curso da “Universidade” Sénior Padre Joaquim

Espanca de Vila Viçosa

2014/2015

4

O quadro abaixo indicado permite uma leitura fácil da oferta disciplinar, assim como da respectiva carga horária das disciplinas, que deverão funcionar com um mínimo de 15 alunos.

Área curricularÁrea curricularÁrea curricularÁrea curricular DisciplinasDisciplinasDisciplinasDisciplinas N.º de N.º de N.º de N.º de horashorashorashoras Local das aulasLocal das aulasLocal das aulasLocal das aulas

Ciências Sociais e e Humanas

História Local, Arte e Cultura

30

Sede da “Universi-

dade” Sénior

Ciências Jurídicas

e Económicas

Economia Doméstica

29

Sede da “Universi-

dade” Sénior

Direito e Cidadania

31

Sede da “Universi-

dade” Sénior

Tecnologias da a Informação e da e Comunicação

Informática I 30

Sala de computadores Informática II 30

Expressão Artística

e Física

Pintura e Artesanato

30

Sede da “Universi-

dade Sénior

Actividade Física

para Seniores

59

Piscina Municipal

Ginásio SCMVV

Estudos Linguísticos

Inglês I

.......................................

Inglês II

31

....................

31

Sede da “Universi-

dade Sénior”

Língua Portuguesa

30

Sede da “Universi-

dade” Sénior

Expressão Musical

Canto Coral

56

Cine-Teatro Flor-

bela Espanca

Page 5: (Plano de Actividades do Curso 2014-2015 U Sénior Site CMVV)

Plano de Actividades do Curso da “Universidade” Sénior Padre Joaquim

Espanca de Vila Viçosa

2014/2015

5

Neste modelo de funcionamento preconizado para a “Universidade” Sénior, o Canto Coral poderá vantajosamente ter uma maior participação no panorama musical e cultural do concelho, designadamente através de actuações públicas inseridas em determinados momentos significativos e comemorações, como por exemplo Cantar os Reis, e fomentar a parceria musical com outras grupos e bandas locais.

No que tange aos locais das actividades, para além dos indicados no mapa acima exposto, as actividades poderão ter lugar no Arquivo Municipal, no Cine-Teatro Florbela Espanca e em outras instalações cedidas para o efeito pelas instituições organizadoras, ou parceiras, de acordo com as suas disponibilidades.

No fundo, pretendemos utilizar mais que um local para as suas actividades, de forma a evitar a centralização das mesmas e das pessoas num único espaço.

2. CALENDÁRIO DO CURSO 2014/2015

PeríodoPeríodoPeríodoPeríodo

InícioInícioInícioInício

TermoTermoTermoTermo

1.º

6 Outubro de 2014

16 de Dezembro de 2014

2.º

5 de Janeiro de 2015

27 de Março de 2015

3.º

14 de Abril de 2015

19 de Junho de 2015

Interrupções das actividades lectivas De 17 de Dezembro de 2014 a 2 de Janeiro de 2015

Page 6: (Plano de Actividades do Curso 2014-2015 U Sénior Site CMVV)

Plano de Actividades do Curso da “Universidade” Sénior Padre Joaquim

Espanca de Vila Viçosa

2014/2015

6

1.ª

2.ª

De 16 a 18 de Fevereiro de 2015

3.ª

De 30 de Março a 13 de Abril de 2015

3. INSCRIÇÃO E FREQUÊNCIA NO CURSO 2014/2015

Como é habitual, os alunos que pretendam frequentar o Curso 2014/2015 deverão renovar ou actualizar a inscrição, dado que no caso vertente ocorrem alterações na oferta disciplinar ou, eventualmente, casos de discentes que pretendam alterar as suas preferências ou dados pessoais.

No caso de novos alunos, os mesmos deverão proceder à sua inscrição de acordo com os procedimentos que vigoraram para o Curso 2013/2014, nomeadamente através do preenchimento de Ficha de Inscrição, própria, dentro do prazo estabelecido para o efeito, de acordo com a proposta que segue em anexo à presente planificação.

4. HORÁRIO DO CURSO

No que concerne ao horário do Curso 2014/2015, pretende-se que o mesmo seja abrangente e flexível, decorrendo as aulas de Segunda a Sexta-feira, com a duração máxima de 4 horas/dia. As actividades decorrerão em horário matinal e vespertino, em função da disciplina ou actividade escolhida.

Uma das vertentes propulsoras consiste em evitar a deslocação dos alunos,

Page 7: (Plano de Actividades do Curso 2014-2015 U Sénior Site CMVV)

Plano de Actividades do Curso da “Universidade” Sénior Padre Joaquim

Espanca de Vila Viçosa

2014/2015

7

no mesmo dia, de um local para outro, o que determina a ocupação dos cinco dias úteis da semana. Acresce a necessidade de articular o horário de alguma disciplina com a disponibilidade profissional e pessoal do respectivo professor.

As restantes actividades, como é o caso de visitas de estudo e itinerários culturais, poderão ocorrer durante toda a semana, em horários a combinar com os alunos. No entanto, dada a dimensão do programa das actividades complementares, que tem como público-alvo toda a população discente, parece-nos conveniente deixar uma tarde livre no horário, com o objectivo de concentrar nesse período a grande maioria das mencionadas actividades complementares.

De acordo com os princípios acima expostos, apresentamos o horário do Curso 2014/2015, constante do Anexo N.º 1, que é parte integrante deste documento.

5. PLANO DE ACTIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO 201 4/2015

A importância que o Plano de Actividades assume no desenvolvimento do

Curso 2014/2015, em correlação, aliás, com a renovação, flexibilidade e diversidade do seu programa de actividades complementares, justificam, inequivocamente, uma secção própria e um comentário alargado.

Partindo do pressuposto de que este Curso poderá imprimir um novo impulso e uma certa renovação para seguir na senda da construção de um projecto amigo do envelhecimento activo, das pessoas idosas e da solidariedade entre as gerações, apresentam-se novas propostas de acção e recomendações que possibilitem dar continuidade à dinâmica impulsionada pelo labor desenvolvido neste domínio.

A “Universidade” Sénior de Vila Viçosa organiza, em cada ano Curso, um Plano de Actividades do qual constam as iniciativas educacionais sociais e culturais que serão concretizadas no período em causa.

Page 8: (Plano de Actividades do Curso 2014-2015 U Sénior Site CMVV)

Plano de Actividades do Curso da “Universidade” Sénior Padre Joaquim

Espanca de Vila Viçosa

2014/2015

8

Neste campo, o Plano do Curso 2014/2015, encontra-se, basicamente, alicerçado nos seguintes princípios orientadores:

• Oferecer um projecto diversificado, abrangente e inovador, inspirado nas ideias e nas práticas inerentes aos modelos da formação ao longo da vida e do envelhecimento activo, através do desenvolvimento de programas com uma vocação educativa, cultural e social, orientada especificamente para a população sénior;

• Promover a integração social e cultural dos estudantes seniores, contribuindo, não apenas para o seu desenvolvimento pessoal e interpessoal, mas permitindo-lhes também definir e descobrir novos percursos de vida, por exemplo através da sua intervenção em acções de voluntariado;

• Aproveitar as experiências e os conhecimentos dos alunos, utilizando métodos pedagógicos que os coloquem numa situação activa no que se refere às aprendizagens, e dinamizar o trabalho em grupos, enfatizando uma partilha de conhecimentos;

• Divulgar e estender as actividades à comunidade local de forma a consciencializar para a importância da temática do envelhecimento activo, nas suas diversas dimensões (incluindo a intergeracionalidade e o diálogo entre as gerações) e da qualidade de vida.

Page 9: (Plano de Actividades do Curso 2014-2015 U Sénior Site CMVV)

Plano de Actividades do Curso da “Universidade” Sénior Padre Joaquim

Espanca de Vila Viçosa

2014/2015

9

A “Universidade” Sénior de Vila Viçosa procura, através do seu Plano de Actividades, conjugar a experiência acumulada com os interesses, as motivações e a heterogeneidade dos alunos, proporcionando-lhes actividades capazes de fomentar a participação cívica, o lazer e o convívio através da realização de visitas de estudo, conferências, intercâmbios culturais, cursos breves, acções singulares, acções de sensibilização, aulas abertas, comemorações e efemérides, etc.

Convém ter em atenção que o Plano de Actividades proposto não se focaliza somente nas finalidades educativas e culturais, mas privilegia, também, outras finalidades como a socializadora e a intergeracional, que, aliás, se enquadram na matriz cultural e social, que estão na base da criação da “Universidade” Sénior de Vila Viçosa.

Nesta conformidade, serão disponibilizadas à população discente, oportunidades de aprendizagem e actividades culturais e sociais organizadas, principalmente, em torno de cinco grupos distintos de ofertas:

• ESPAÇOS CURRICULARES DE APRENDIZAGEM LIVRE: entendidos como oportunidades de participação da população em algumas das actividades educativas, culturais e socias organizadas pela “Universidade” Sénior de Vila Viçosa, no âmbito da sua oferta formativa regular, previamente definidas pelos docentes responsáveis pelas unidades curriculares em que as mesmas ocorrem e oportunamente divulgadas, no âmbito do seu projecto educativo para cada ano Curso;

• CURSOS BREVES: concebidos como momentos de formação de curta duração concebidas e concretizadas, de acordo com interesses e necessidades individuais dos alunos e adaptadas aos recursos existentes, em cada momento na “Universidade” Sénior de Vila Viçosa e nas instituições parceiras, caso existam.

Page 10: (Plano de Actividades do Curso 2014-2015 U Sénior Site CMVV)

Plano de Actividades do Curso da “Universidade” Sénior Padre Joaquim

Espanca de Vila Viçosa

2014/2015

10

• ACÇÕES SINGULARES : são oportunidades de aprendizagem de índole pontual, que revestem vários formatos (Palestras, Conferências, Seminários, Mesas-Redondas, Acções de Sensibilização, etc.), que deverão ser abertas à população local;

• VISITAS DE ESTUDO: são oportunidades de aprendizagem que pressupõem a deslocação dos alunos seniores até junto do objecto da respectiva aprendizagem, que poderão correr dentro do próprio concelho, da região, do país ou até, no âmbito internacional;

• OUTROS FORMATOS : No sentido de procurar adaptar as actividades às experiências e necessidades vividas pelos alunos, podem ter lugar outros mecanismos de formação com geometria funcional e temporal diversificada, sempre que as circunstâncias o aconselhem e as condições o permitam.

Por tudo isto, parece-nos pertinente reforçar a presença das actividades complementares no programa do Curso 2014/2015, prevalecendo, pois, uma nítida sobrevalorização desta importante componente.

Apresentados, ainda que de modo sucinto, o enquadramento e os princípios orientadores que se encontram subjacentes ao Plano de Actividade do Curso 2014/2015, passemos, agora, a verificar de forma mais detalhada como se processa o desenvolvimento, os temas e os conteúdos das actividades paralelas, que revestirão distintas e diversificadas áreas de intervenção.

Assim sendo, serão disponibilizadas aos alunos oportunidades de aprendizagem organizadas em torno dos seguintes grupos diversificados de ofertas.

6 – COMEMORAÇÃO DA SEMANA DO IDOSO/SESSÃO DE ABERTURA DO CURSO 2014/2015 DA “UNIVERSIDADE” SÉNIOR DE VILA VIÇOSA

Page 11: (Plano de Actividades do Curso 2014-2015 U Sénior Site CMVV)

Plano de Actividades do Curso da “Universidade” Sénior Padre Joaquim

Espanca de Vila Viçosa

2014/2015

11

Se o Plano de Actividades pode ser considerado, como vimos, um vector fundamental do funcionamento da “Universidade” Sénior de Vila Viçosa, a Sessão de Abertura do Curso 2014/2015 é um momento importante, dado que um bom começo poderá ter uma influência determinante no seu posterior desenvolvimento, constituindo, igualmente, uma motivação acrescida.

Convém ter em atenção que o Dia Internacional do Idoso é comemorado anualmente a 1 de Outubro, coincidindo este ano numa quarta-feira. Este dia foi instituído, em 1991, pela Organização das Nações Unidas e tem como principal objectivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento activo e para a necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa.

O envelhecimento activo desafia os seniores a conduzir a sua vida quotidiana aproveitando ao máximo as oportunidades que estão ao seu alcance de acordo com as suas necessidades, capacidades e aspirações. São diversos os factores relevantes a considerar nessa trajectória, entre os quais destacamos a actividade física, a actividade mental, a aprendizagem contínua, o bem-estar emocional, as relações sociais, o voluntariado, e os apoios disponíveis na comunidade.

Trata-se, pois, de um dia muito próximo da data habitual da Sessão de Abertura da “Universidade” Sénior de Vila Viçosa. Por isso, nada melhor para comemorar o Dia Internacional do Idoso do que inaugurar o Curso 2014/2015, nas proximidades desta data, podendo ocorrer nesta fase a Semana do Idoso, englobando:

• A sessão de abertura do Curso 2014/2015 (no dia 4 de Outubro de 2014, Sábado), com uma conferência inaugural dedicada a este tema;

• O início das aulas (6 de Outubro de 2014, Segunda-feira), cujo tema transversal da primeira aula das diferentes disciplinas seria dedicado a esta temática;

• Conferências; (Esta iniciativa tem como objectivo principal analisar os indicadores de qualidade das pessoas mais idosas, de acordo com as teorias acerca do envelhecimento activo e de acordo com os seguintes conteúdos da palestra:

Page 12: (Plano de Actividades do Curso 2014-2015 U Sénior Site CMVV)

Plano de Actividades do Curso da “Universidade” Sénior Padre Joaquim

Espanca de Vila Viçosa

2014/2015

12

1. Felicidade e bem-estar, como regulador da qualidade de vida; 2. Reforma e qualidade de vida; 3. Redes de apoio social: família, grupo de amigos, apoios sociais comunitários; 4. Relações intergeracionais).

• Sessões de actividade física;

• Um programa de rádio.

Nesta conformidade, apresentamos uma proposta de modelo de programa geral das COMEMORAÇÕES DA SEMANA DO IDOSO.

SESSSESSSESSSESSÃÃÃÃO DE ABERTURA DO O DE ABERTURA DO O DE ABERTURA DO O DE ABERTURA DO CURSO 201CURSO 201CURSO 201CURSO 2014444/201/201/201/2015555 |||| 4444 OUTOUTOUTOUT’ 1’ 1’ 1’ 14444

LLLLocal: A definirocal: A definirocal: A definirocal: A definir

15 H 30 | Sessão de Abertura do Curso 2014/2015

• Intervenção dos representantes das instituições organizadoras e do

Instituto do Envelhecimento

16 H 00 | Conferência de Abertura do Curso 2014/2015

“O Futuro dos Idosos em Portugal”

Prof.ª Doutora Mariana Ferreira de Almeida (Investigadora no Instituto do Envelhecimento)

Page 13: (Plano de Actividades do Curso 2014-2015 U Sénior Site CMVV)

Plano de Actividades do Curso da “Universidade” Sénior Padre Joaquim

Espanca de Vila Viçosa

2014/2015

13

16 H 30 – Breve apresentação do Curso 2014/2015

1 16 H 45 | Concerto de Abertura do Curso

17 H 30 | Encerramento

CONFERÊNCIAS COMEMORATIVA DA SEMANA DO IDOSO |||| 7 OUT7 OUT7 OUT7 OUT’ 1’ 1’ 1’ 14444

L L L L Local: CineLocal: CineLocal: CineLocal: Cine----Teatro Florbela Espanca Teatro Florbela Espanca Teatro Florbela Espanca Teatro Florbela Espanca

15 H 30 | 1.ª CONFERÊNCIA:

“Envelhecimento Activo e Saudável: Estamos preparados para envelhecer” ?

Maria Joaquina Madeira

(Coordenadora do Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações)

16 H 00 | 2.ª CONFERÊNCIA:

Page 14: (Plano de Actividades do Curso 2014-2015 U Sénior Site CMVV)

Plano de Actividades do Curso da “Universidade” Sénior Padre Joaquim

Espanca de Vila Viçosa

2014/2015

14

“Qualidade de vida e envelhecimento: A visão dos alunos sobre as suas condições de vida”

(Alunos/professores da “Universidade” Sénior de Vila Viçosa)

16 H 30 | Momento de Poesia

(Alunos da “Universidade” Sénior de Vila Viçosa)

16 H 45 | Momento Musical

17 H 30 | Encerramento

COMEMORAÇAO DA SEMANA DO IDOSO COMEMORAÇAO DA SEMANA DO IDOSO COMEMORAÇAO DA SEMANA DO IDOSO COMEMORAÇAO DA SEMANA DO IDOSO |||| 08080808 OUTOUTOUTOUT’ 1’ 1’ 1’ 14444

L L L L Local: Rádio CampanLocal: Rádio CampanLocal: Rádio CampanLocal: Rádio Campanáááário de Vila Viçosa rio de Vila Viçosa rio de Vila Viçosa rio de Vila Viçosa

15 H 00 | ENCONTRO COM OS SENIORES: O Tempo da Vida - Presente e Futuro da “Universidade” Sénior de Vila Viçosa • Representante(s) das instituições parceiras

• Representante dos professores

• Representante dos alunos

Esta componente do evento, assume a forma de entrevista transmitida directamente pela Rádio Campanário – A Voz de Vila Viçosa, com a participação de representante(s) das instituições parceiras, um representante dos professores e um representante dos alunos, dedicada a vários temas relacionados com o envelhecimento

Page 15: (Plano de Actividades do Curso 2014-2015 U Sénior Site CMVV)

Plano de Actividades do Curso da “Universidade” Sénior Padre Joaquim

Espanca de Vila Viçosa

2014/2015

15

activo e onde se fale das relações intergeracionais e da acção da “Universidade” Sénior de Vila Viçosa no processo de sensibilizando para a importância da vida activa.

7. AULAS DE FORMAÇÃO ABERTA: “ ESCOLA SEM MUROS: SABER MAIS NÃO TEM IDADE”

Através de roteiros e visitas guiadas a locais de interesse artístico e arquitectónico, é proporcionado um melhor conhecimento do Concelho aos seniores. Pretende-se, em última instância, conjugar as actividades de lazer e o usufruto do tempo livre, com o enriquecimento de conhecimentos ao nível da história, do património e da flora local.

Esta vertente do programa assume a forma de roteiros artísticos e paisagísticos guiados, fora da sala de aula, no âmbito desta temática, integradas na disciplina na de História Local, Arte e Cultura, numa perspectiva de “escola sem muros” que importa conhecer. Este programa tem como alvo preferencial todos os alunos da “Universidade” Sénior de Vila Viçosa e como eixo comum os seguintes temas:

7.1 A Rota do Azulejo: Paredes que Falam

A forma de revestimento que conhecemos como “azulejo”, assume em Vila Viçosa uma importância singular, que encerra nos espaços interiores de inúmeros edifícios um património azulejar do maior interesse. Trata-se de uma motivadora forma de aquisição de conhecimentos e de um tema do agrado dos alunos, tendo as visitas como objecto os seguintes locais:

� Igreja de Santo António;

� Nossa Senhora da Conceição;

� Palácio Ducal (Sala da Música).

7.2 ARTE PÚBLICA: A estatuária e a descoberta das figuras locais

Page 16: (Plano de Actividades do Curso 2014-2015 U Sénior Site CMVV)

Plano de Actividades do Curso da “Universidade” Sénior Padre Joaquim

Espanca de Vila Viçosa

2014/2015

16

O rico e variado conjunto de estátuas de Vila Viçosa proporciona o contacto

directo com figuras marcantes da vida da comunidade, permitindo, deste modo, uma melhor compreensão da articulação dos distintos níveis das realidades históricas, que muitas vezes não despertam o interesse de quem está habituado a passar-lhe, quotidianamente, ao lado.

Considerando que a estatuária constitui um recurso pedagógico para a abordagem de temas da história local e de personagens marcantes da vida da comunidade, serão estudadas várias personalidades de projecção local, de acordo com uma selecção baseada na tipologia, características da estátuas, localização, escultor, inauguração, motivos da homenagem e, naturalmente a personalidade representada, sobretudo no que se refere à sua relação com o contexto local, representação e valor simbólico, assim como o tipo e características da estátua, registo do autor e da época de construção.

O principal objectivo deste espaço de aprendizagem consiste em estudar de forma

sucinta as personalidades representadas, nas suas relações com o contexto histórico em que viveram,

A selecção dos monumentos obedeceu a uma conjugação de vários pressupostos,

entre os quais destacamos: o carácter simbólico e singular, no panorama local e nacional, a diversidade de épocas e de figuras representadas.

Distinguiremos nesta oferta educativa e cultural quatro obras escultórias fundamentais:

• O Cruzeiro de Vila Viçosa (classificado como monumento nacional desde 1910, é constituído por uma cruz abraçada pela serpente, que representa uma raríssima e estranha representação do Salvador crucificado);

• A Estátua equestre de D. João IV (a mais conhecida e representativa da obra escultórica do concelho de Vila Viçosa);

• A Estátua de Públia Hortênsia de Castro (não é difícil constatar que os vários regimes e épocas, em função dos seus valores, privilegiaram a representação de homens, pelo que esta humanista calipolense constitui, porventura, um caso menos

Page 17: (Plano de Actividades do Curso 2014-2015 U Sénior Site CMVV)

Plano de Actividades do Curso da “Universidade” Sénior Padre Joaquim

Espanca de Vila Viçosa

2014/2015

17

conhecido, mas nem por isso menos importante, pelo que justifica a nossa atenção);

• Monumento ao “Conjurado” (trata-se de uma obra escultórica, que, ao contrário das anteriores, ocupa uma posição muito discreta no espaço público, apesar do seu valor histórico e das suas ligações à história local e nacional).

7.3 Os Jardins e os Espaços Verdes de Vila Viçosa: As suas Árvores e Plantas

Do vasto leque de temáticas possíveis, incluímos no programa deste projecto uma problemática relacionada com os elementos do acervo paisagístico, perfeitamente plasmado no conceito de “Vila Viçosa Florida” , constituindo uma proposta de trabalho que comporta um considerável prazer cultural e intelectual para esta faixa etária. Na verdade, durante séculos muitos autores e poetas cantaram o nome de Vila Viçosa, fazendo referência à harmonia dos belos jardins, às espécies vegetais, às ruas ornadas de flores, aos hortos de recreio e aos vergéis, que estão presentes de forma singular neste ideário e nesta construção do espaço.

Sobram, pois, motivos, que o decorrer dos tempos veio a confirmar, para incluir esta problemática no programa de actividades da “Universidade” Sénior de Vila Viçosa.

Nesta caso, foram seleccionados os seguintes espaços a serem visitados:

• Os jardins do Paço Ducal (Jardim das Damas e Jardim da Duquesa ou do

Bosque);

• Horta do Reguengo;

• Mata Municipal.

7.4 CICLO DE CONFERÊNCIAS INTITULADO “VIDA AUTÓNOMA: SAÚDE, BEM-ESTAR E CONDIÇÕES DE VIDA DOS IDOSOS”

As Acções Singulares podem ser consideradas um espaço importante no Plano de

Page 18: (Plano de Actividades do Curso 2014-2015 U Sénior Site CMVV)

Plano de Actividades do Curso da “Universidade” Sénior Padre Joaquim

Espanca de Vila Viçosa

2014/2015

18

Actividades do Curso 2014/2015. São uma oportunidade de aprendizagem de natureza mais pontual que, no caso vertente, assumem o formato de Ciclo de Conferências.

Na génese da realização deste Ciclo de Conferências encontram-se vários motivos

nucleares. Desde logo, o conceito global de "envelhecimento activo", que aponta claramente para a importância da manutenção da autonomia e da independência dos idosos, sobretuto ao nível da valorização das suas competências individuais e do aumento da qualidade das condições de vida e dos cuidados de saúde. Por isso, a operacionalização deste conceito é de primordial importância numa sociedade em que o aumento da longevidade é um facto. Não irei deter-me sobre os detalhes deste Ciclo de Conferências, pois não é o objectivo deste espaço. No entanto, a sua inclusão no Plano de Actividades do Curso 2014/2015, poderá dar uma boa resposta a alguns aspectos relacionados com o bem-estar e as condições de sáude e de vida dos idosos, aspectos que foram bastante valorizados pelos discentes em edições transactas.

Acresce que constituem uma oportunidade de participação da população em algumas das actividades de aprendizagem disponibilizadas pela “Universidade” Sénior de Vila Viçosa.

O Ciclo de Conferências será estruturado em três sessões sucessivas, subordinadas aos seguintes temas:

“Os riscos de desenvolvimento de sintomas depressivos nos idosos”

Data da realização: 22 de Outubro de 2014 (Quarta-Feira)

Início: 15 h 00

Local: Cine-Teatro Florbela Espanca

Conferencista: Especialista em Psiquiatria

“A gripe depois dos 65 anos”

Data da realização: 29 de Outubro de 2014 (Quarta-Feira)

Início: 15 h 00

Local: Cine-Teatro Florbela Espanca

Page 19: (Plano de Actividades do Curso 2014-2015 U Sénior Site CMVV)

Plano de Actividades do Curso da “Universidade” Sénior Padre Joaquim

Espanca de Vila Viçosa

2014/2015

19

Conferencista: Especialista Medicina Geral e Familiar

“A importância da podologia”

Data da realização: 5 de Novembro de 2014 (Quarta-Feira)

Início: 15 h 00

Local: Cine-Teatro Florbela Espanca

Conferencista: Especialista de Podologia

7.5 COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA POUPANÇA Esta actividade revestirá a forma de uma sessão informativa subordinada ao tema: “Ninguém Poupa Para Nós Próprios”. Considerando a época de crise que actualmente vivemos em Portugal e que nos afecta a todos, mas em especial os reformados, parece-nos pertinente celebrar o Dia Mundial da Poupança, no dia 31 de Outubro, data instituída desde 1924, no âmbito da disciplina de Economia Doméstica. Para dinamizar a sessão poderemos contar com os docentes da referida disciplina, que prestarão esclarecimentos sobre o tema e colocarão em debate as diferentes formas e os meios de poupança junto dos alunos seniores.

Data da realização: 31 de Outubro de 2014 (Sexta-Feira)

Início: 15 h 00

Page 20: (Plano de Actividades do Curso 2014-2015 U Sénior Site CMVV)

Plano de Actividades do Curso da “Universidade” Sénior Padre Joaquim

Espanca de Vila Viçosa

2014/2015

20

Local: Cine-Teatro Florbela Espanca

Dinamização: Professores de Economia Doméstica da “Universidade” Sénior de Vila Viçosa

7.6 MAIS EXERCÍCIO, MELHORES ANOS - PERCURSOS NA MINHA TERRA

Esta área de intervenção do plano de actividades complementares revestirá a forma de pequenos percursos pedestres, de baixa/média dificuldade, organizados pela disciplina de Actividades Físicas para Seniores de forma regular ao longo do Curso, que no ano transacto contou com a adesão de muitos alunos.

Tratam-se de percursos temáticos, integrados em determinadas comemorações (por exemplo o Dia do Coração, o Dia do Diabético, O Dia da Espiga, etc.), com um tema definido e com uma lógica interdisciplinar, em que se pretende percorrer um determinado itinerário, proporcionando um conjunto de informações que ajudem os participantes a compreender o meio e o património histórico e arquitectónico do município.

Para cada caso, serão elaborados programa específicos.

7.7 JORNAL DA “UNIVERSIDADE” SÉNIOR DE VILA VIÇOSA

O jornal da “Universidade” Sénior pretende veicular informação relevante relacionada não só com as actividades da “Universidade” Sénior de Vila Viçosa, em particular, mas também com a problemática relacionada com os idosos, em geral, num formato fácil de manusear, com periodicidade trimestral, coincidindo a sua apresentação com a parte final de cada período escolar.

O modelo de jornal aqui preconizado é predominantemente noticioso, sobre questões e conteúdos de interesse para os idosos, quer internos, quer externos. Com efeito, muitos são os temas que podem ser tratados através de um jornal.

Os alunos em primeiro lugar deverão tomar contacto com diversos jornais, sendo alertados para as suas principais características: forma, estrutura, secções e títulos, conteúdos, indicação dos autores das notícias, periodicidade, etc.

Page 21: (Plano de Actividades do Curso 2014-2015 U Sénior Site CMVV)

Plano de Actividades do Curso da “Universidade” Sénior Padre Joaquim

Espanca de Vila Viçosa

2014/2015

21

É importante que da edição do jornal, resulte uma actividade transversal, multidisciplinar, utilitária e globalizante, onde se entrelacem os aspectos informativos com os formativos, privilegiando, ainda, uma vocação aberta no sentido de conter informações sobre diferentes temas, provenientes de figuras, associações e instituições externas à “Universidade” Sénior de Vila Viçosa. Por outro lado, o Jornal poderá ter uma entrevista, na secção primeiro plano, com uma personalidade relacionada com projectos e programas no âmbito dos idosos. Em cada edição, o tema de capa deverá estar em relevo, através de uma notícia mais desenvolvida sobre este tema.

Também na secção agenda, a publicar, nas últimas páginas poderá trazer a actividade da “Universidade” Sénior de Vila Viçosa nos três meses seguintes ao da publicação do Jornal, estipulando uma cor para cada tipo de evento e de acordo com uma estrutura normalizada.

7.8 CICLO DE SESSÕES INFORMATIVAS “POLÍTICAS SOCIAIS, DE SAÚDE E ASSISTENCIAIS DE PROXIMIDADE: QUAIS AS RESPOSTAS SOCIAIS” ?

Tendo em conta a relevância das políticas e das respostas sociais e assistenciais do

concelho de Vila Viçosa, e, em muitos casos, o seu amplo desconhecimento, considera-se que esta iniciativa constitui uma oportunidade de partilha e de acesso a conhecimentos sobre os vários tipos de respostas sociais e cuidados de saúde prestados por Instituições Privadas Com Fins Lucrativos ou por Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) ou equiparadas, como a Santa Casa da Misericórdia, os Centros Sociais e Paroquiais, a Cáritas Paroquial entre outras. São respostas apoiadas pelo Instituto da Segurança Social, I.P. para favorecer a autonomia e a participação das pessoas idosas, emfunção das necessidades e do grau de autonomia da pessoa. Por isso, o objectivo principal deste ciclo de sessões informativas é o de informar sobre os cuidados sociais, assistenciaise de saúde existentes a nível concelhio, da competência dos serviços de proximidade.

1.ª Sessão informativa “Redes de apoio social camarário”

Page 22: (Plano de Actividades do Curso 2014-2015 U Sénior Site CMVV)

Plano de Actividades do Curso da “Universidade” Sénior Padre Joaquim

Espanca de Vila Viçosa

2014/2015

22

Dia da realização: 19 de Novembro de 2014

Hora: 15 h 30

Local da realização: Cine-Teatro Florbela Espanca.

Orador: Representante da Câmara Municipal de Vila Viçosa

2.ª Sessão informativa: “A actividade assistencial, humanitária e social da Cruz Vermelha a nível local”

Dia da realização: 26 de Novembro de 2014

Hora: 15 h 30

Local da realização: Unidade de Cuidados Continuados da Cruz Vermelha

Orador: Representante da Cruz Vermelha de Vila Viçosa

3.ª Sessão informativa: “Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa - Os serviços e as respostas sociais e assistencias para a terceira idade”

Dia da realização: 03 de Dezembro de 2014

Hora: 15 h 30

Local da realização: Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa

Orador: Representante da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa

4.ª Sessão informativa: “Cáritas Paroquial de Vila Viçosa - Áreas de intervenção comunitária, acompanhamento social e de bem-estar"

Dia da realização: 10 de Dezembro de 2014

Page 23: (Plano de Actividades do Curso 2014-2015 U Sénior Site CMVV)

Plano de Actividades do Curso da “Universidade” Sénior Padre Joaquim

Espanca de Vila Viçosa

2014/2015

23

Hora: 15 h 30

Local da realização: Cáritas Paroquial de Vila Viçosa

Orador: Representante da Cáritas Paroquial de Vila Viçosa

7.9 ITINERÁRIOS CULTURAIS

Os itinerários culturais revestirão a forma de visitas de estudo, que são oportunidades de aprendizagem que implicam a deslocação dos seniores até ao objecto da respectiva aprendizagem, cuja selecção e preparação obedeceu aos seguintes princípios metodológicos:

• adequação aos objectivos e princípios orientadores da “Universidade” Sénior de Vila Viçosa, assim como aos interesses dos alunos, através da complementariedade entre a componente cultural e a social e lúdica;

• continuação do trabalho desenvolvido no corso anterior no domínio do estudo e conhecimento dos nossos principais conjuntos históricos, culturais, artísticos e arquitectónicos;

• articulação com a sequência de conteúdos a leccionar ao longo do Curso 2014/2015;

• riqueza histórica, artística e arquitectónica dos locais seleccionados que permitem aos alunos participantes o contacto directo com importantes bens do património nacional;

• viabilidade de acesso, quer em função da localização geográfica dos locais a visitar, quer em função do tempo e recursos disponíveis.

Page 24: (Plano de Actividades do Curso 2014-2015 U Sénior Site CMVV)

Plano de Actividades do Curso da “Universidade” Sénior Padre Joaquim

Espanca de Vila Viçosa

2014/2015

24

7.9.1 SENIORES DE VILA VIÇOSA VISITAM O PARLAMENTO

Pretende-se com esta visita ao Palácio de S. Bento, sede da Assembleia da República, que os alunos da “Universidade” Sénior de Vila Viçosa tenham oportunidade de assistir ao Debate Quinzenal com a presença do Primeiro-Ministro, que comparece quinzenalmente perante o plenário para uma sessão de perguntas dos deputados. Esta actividade inclui uma visita às instalações do Palácio de São Bento, majestoso edíficio de estilo neoclássico, focalizada na história do Palácio, nos aspectos mais emblemáticos dos vários espaços e nas atividades e competências do Parlamento, onde serão evidenciados os aspectos arquitetónicos e patrimoniais do Parlamento. Durante esta visita, os participantes poderão ser cumprimentados pelos Deputados eleitos por Évora, João Oliveira e Carlos Zorrinho, e conhecer o funcionamento de diversos serviços e espaços parlamentares.

Data da realização: 14 de Novembro de 2014.

7.9.2 VISITA À ESTUFA FRIA E PASSEIO TURÍSTICO POR LISBOA NO ELÉCTRICO 28 DA CARRIS

Contam-se pelos dedos da mão as vezes que pensamos que no centro de Lisboa há um oásis, com cerca de 300 espécies de plantas. A Estufa Fria

Page 25: (Plano de Actividades do Curso 2014-2015 U Sénior Site CMVV)

Plano de Actividades do Curso da “Universidade” Sénior Padre Joaquim

Espanca de Vila Viçosa

2014/2015

25

de Lisboa, que recentemente recebeu obras de ampliação e beneficiação, é um dos mais importantes espaços verdes existentes na cidade. Autêntico museu vivo, constitui um dos ex libris de Lisboa, sendo um dos locais mais visitados por alunos e turistas. Inicialmente pensada como um abrigo para plantas, a Estufa Fria de Lisboa é um dos espaços verdes mais aprazíveis da capital, onde se pode desfrutar de agradáveis momentos por entre lagos, cascatas, regatos, obras de estatuária, e centenas de espécies de diferentes plantas oriundas de todo o mundo, que transmitem aos seus visitantes uma paz de espírito de excelência.

Um dos ícones da Carris, o eléctrico 28, atravessa Lisboa desde os Prazeres até à Graça, passando por outras zonas históricas da capital como o Castelo de São Jorge, a zona de S. Vicente de Fora, Alfama, Chiado e a Estrela. É um longo passeio subir e a descer as colinas e ruas estreitas da cidade, num pitoresco meio de transporte caracterizado pela cor amarela e pelo constante tilintar da campainha. É mais do que um simples meio de transporte, é uma forma original de passear e de apreciar todo o património histórico e natural que Lisboa tem para oferecer. Como corolário, do seu centenário funcionamento (assinalou, no passado dia 1 de março, 100 anos de actividade), o elétrico 28 da Carris foi recentemente distinguido pelo portal turístico TripAdvisor com o Certificado de Excelência 2014, um reconhecimento dos utilizadores do portal para aquela que é definida como uma das rotas mais emblemáticas da cidade de Lisboa.

Data da realização: 29 de Abril de 2015.

Page 26: (Plano de Actividades do Curso 2014-2015 U Sénior Site CMVV)

Plano de Actividades do Curso da “Universidade” Sénior Padre Joaquim

Espanca de Vila Viçosa

2014/2015

26

7.9.3 ITINERÁRIO DAS ARTES TRADICIONAIS ALENTEJANAS : OS TAPETES E AS ESCULTURAS DE TERRACOTA DE ARRAIOLOS E AS MANTAS A LENTEJANAS DE REGUENGOS DE MONSARAZ

As artes tradicionais do Alentejo encontram-se em ciclo de mudança. Já passou o tempo em eram apenas identificadas com as faces rugosas dos velhos mestres que trabalhavam o barro, o ferro, o estanho, a madeira, a cortiça, o bunho, o couro, as peles ou o corno, e com as mãos hábeis das mulheres que pintavam a louça do quotidiano, faziam rendas e bordados ou passavam horas infindas em volta dos seus teares.

Nos nossos dias, assistimos ao desencadear de uma nova geração de artesãos. Entre as artes que estão a conquistar o direito ao futuro, destacamos aqui apenas três expressões: tapetes, a escultura em terracota e as mantas.

Hoje, os principais centros de produção que fizeram escola nestas artes e que continuam vivos são: Arraiolos e Reguengos de Monsaraz.

No âmbito deste projecto foram seleccionadas as seguintes visitas: Visita de Estudo ao Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos e à colecção de “Bonecos de Estremoz”, patente no Museu Municipal de Estremoz

O Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos, situa-do a cerca de 60 Km de Vila Viçosa, é um espaço museoló-gico, que tem

Page 27: (Plano de Actividades do Curso 2014-2015 U Sénior Site CMVV)

Plano de Actividades do Curso da “Universidade” Sénior Padre Joaquim

Espanca de Vila Viçosa

2014/2015

27

como missão promover o estudo e a divulgação do Tapete de Arraiolos, assim como a sua conservação, protecção, valorização e reconhecimento enquanto património histórico, artístico e etnográfico, tanto na sua vertente material, como imaterial. Os Tapetes de Arraiolos, bordados ao longo de séculos, chegaram até nós graças ao labor, engenho e arte de várias gerações de bordadeiras que, ainda hoje, continuam a criar, ponto a ponto, os desenhos da tradição. Neste contexto, a referida instituição museológica, assume-se como um centro de divulgação e estudo das áreas da Etnografia, História e Artes Ornamentais que pretende estabelecer e promover relações com os diferentes públicos e comunidades, sendo o tapete de Arraiolos o ponto de partida e de chegada de uma viagem pela arte e pelo artesanato de feição portuguesa. Trata-se, pois, de um novo espaço de aprendizagem e de sociabilidades, levando a cabo várias atividades no âmbito das suas colecções, temáticas expositivas e áreas de actuação, simultaneamente como um espaço de investigação e estudo, considerado, recentemente, como um dos Melhores Projetos Públicos no âmbito do “Turismo do Alentejo”, iniciativa promovida pela Turismo do Alentejo, ERT. Os principais objectivos desta visita consistem em conhecer a história, origens e influências do tapete de Arraiolos, o seu processo artesanal de produção, as suas técnicas ao longo dos séculos e os materiais utilizados, sem esquecer naturalmente os seus actores.

A Aldeia da Terra, autêntico jardim de esculturas, está situada ao ar livre e em permanentemente em construção. Trata-se de um enorme “Presépio” pagão, situado nas proximidades de Arraiolos, constituído por milhares de pequenas esculturas em terracota que ocupam uma área de três mil metros quadrados, encontrando-se em constante crescimento. Todos os dias são elaboradas novas peças, cheis de cor, de movimento, de emoções e de imaginação, sendo construídas no próprio local e à vista de todos, adquirindo vida em frente a quem as visita. Ao Projecto "ALDEIA DA TERRA" foi atribuída recentemente a declaração de Interesse Cultural. A Aldeia da terra está a tomar forma como um espaço de mostra permanente

Page 28: (Plano de Actividades do Curso 2014-2015 U Sénior Site CMVV)

Plano de Actividades do Curso da “Universidade” Sénior Padre Joaquim

Espanca de Vila Viçosa

2014/2015

28

da Oficina da terra, vocacionado para uma visitas pedagógicas, no local onde já estão a funcionar as Oficinas

Data da realização: 4 de Março de 2015

Visita de estudo à Fábrica Alentejana de Lanifícios de Mizette Nielsen (Reguengos de Monsaraz)

As mantas alentejanas co- meçaram por ser utilizadas pelos pastores para se protegerem do frio, mas hoje em dia são peças muito bonitas utilizadas como tapetes, cortina- dos, colchas e tapeçarias deco- rativas. Esta arte quase extinta, símbolo da cultura alentejana, é criada numa fábrica em Reguengos de Monsaraz. Reguengos de Monsaraz, objecto da visita agora proposta. Na fábrica onde as mantas alentejanas ganham vida, são apenas três pares de mãos e três pares de pés de tecedeiras que produzem todo o tipo de artigos a partir das típicas mantas alentejanas.

Para qualquer uma das visitas acima indicadas, será distribuído a todos os alunos participantes um texto de apoio e efectuada uma aula prévia de preparação e motivação, o que, certamente, permitirá um melhor enquadramento geral da actividade, contribuindo para aumentar a interacção dialéctica entre os alunos e os temas a abordar.

Page 29: (Plano de Actividades do Curso 2014-2015 U Sénior Site CMVV)

Plano de Actividades do Curso da “Universidade” Sénior Padre Joaquim

Espanca de Vila Viçosa

2014/2015

29

Em termos gerais, a preparação da visita inicia-se na aula que a antecede, onde serão expostos os seus objectivos, bem como alguma informação relevante sobre os locais e os bens a visitar.

Data da realização: 25 de Março de 2015 (Constituindo uma actividade de final de período escolar).

7.10- COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Fórum Cultural/Palestra: “As grandes Mulheres Calipolenses na História”

Numa instituição frequentada de forma muito expressiva por mulheres, pretende-se chamar a atenção para o seu papel e dignidade, de forma a levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher.

A palestra contará com a presença de um(a) reputado(a) especialista. Esta sessão estutura-se em duas partes: cerca de 30 minutos de exposição teórica e igual período para perguntas e respostas.

Data da realização: 11 de Março de 2015 (Quarta-Feira)

Início: 15 h 00

Local: Cine-Teatro Florbela Espanca

Palestrante: Docente do Departamento de Ciências Sociais e Humanas do Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa

Page 30: (Plano de Actividades do Curso 2014-2015 U Sénior Site CMVV)

Plano de Actividades do Curso da “Universidade” Sénior Padre Joaquim

Espanca de Vila Viçosa

2014/2015

30

7.11 COMEMORAÇÃO DO DIA DA “UNIVERSIDADE” SÉNIOR PA DRE JOAQUIM ESPANCA DE VILA VIÇOSA

A comemoração do dia da “Universidade” Sénior de Vila Viçosa constitui uma forma a manter um elo de ligação entre todos os seus membros e, ao mesmo tempo, reforçar a sua ligação com a comunidade local.

Esta Dia servirá de mote para a realização de várias actividades, com particular incidência para o Dia Aberto, cujo propósito é o de envolver o público nas várias facetas da vida desta instituição e no ambiente humano, educativo e social de quem faz parte deste projecto, e, sobretudo, o que motiva os seus alunos e professores e o impacto que tem na vida dos seniores.

Nesta ocasião, os alunos e professores guiarão os visitantes numa viagem pelo que se faz no dia-a-dia da “Universidade” de uma forma acessível e divertida, com muitas oportunidades para fazer perguntas, debater ideias, conversar e dar sugestões, com pessoas de todas as idades. Trata-se de uma actividade para todas as idades.

Nesta iniciativa, os visitantes poderão vaticinar sobre o futuro da “Universidade” Sénior, através de palavras ou imagens inscritas num painel que descreverão como imaginam a Universidade daqui a 5 anos.

Caso o número de participantes seja elevado, far-se-ão visitas com partidas de 45 em 30 minutos, a partir das 10 h 00.

O programa inclui a exibição de um vídeo, que possibilita um olhar para a “Universidade” Sénior de Vila Viçosa através de imagens, como forma de criar pontos de contacto entre as várias etapas e realidades: a de hoje, a de pessoas que a frequentam e as que podem a podem vir a frequentar no futuro.

COMEMORAÇCOMEMORAÇCOMEMORAÇCOMEMORAÇÃÃÃÃO DO DIA DA “UNIVERSIDADE” SÉNIOR DE VILA O DO DIA DA “UNIVERSIDADE” SÉNIOR DE VILA O DO DIA DA “UNIVERSIDADE” SÉNIOR DE VILA O DO DIA DA “UNIVERSIDADE” SÉNIOR DE VILA VIÇOSAVIÇOSAVIÇOSAVIÇOSA |||| Data a definir Data a definir Data a definir Data a definir

LocaLocaLocaLocaisisisis: : : : Sede da “Universidade” Sede da “Universidade” Sede da “Universidade” Sede da “Universidade” Sénior de Vila ViçosaSénior de Vila ViçosaSénior de Vila ViçosaSénior de Vila Viçosa

CineCineCineCine----Teatro Florbela Espanca Teatro Florbela Espanca Teatro Florbela Espanca Teatro Florbela Espanca

Page 31: (Plano de Actividades do Curso 2014-2015 U Sénior Site CMVV)

Plano de Actividades do Curso da “Universidade” Sénior Padre Joaquim

Espanca de Vila Viçosa

2014/2015

31

MANHÃ

10 H 00 | Dia Aberto: “Com as mãos na massa: Venha ver e dar a sua opinião”

Visitas guiadas à Sede da “Universidade” Sénior de Vila Viçosa

Duração: 60min

Público alvo: Todas as idades

11 H 30 | “ À conversa com a Dr.ª Ana Rocha”

(Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Vila Viçosa)

TARDE

15 H 30 | Visionamento e comentário do vídeo “A Universidade Sénior de Vila Viçosa 2008/2015 – Memorial de uma obra cultural e social”

16 H 00 | Inauguração e visita à exposição de trabalhos realizados pela “Universidade” Sénior de Vila Viçoasa

17 H 00 | Chá Dançante (Com as músicas apropriadas para relembrar os anos de juventude)

Page 32: (Plano de Actividades do Curso 2014-2015 U Sénior Site CMVV)

Plano de Actividades do Curso da “Universidade” Sénior Padre Joaquim

Espanca de Vila Viçosa

2014/2015

32

7.12 ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO, SUBORDINADO AO TEMA:

“ Idosos em Segurança: Burlas, notas falsas e conto do vigário”

O Núcleo de Programas Especiais da GNR efectuará um breve curso breve sobre burlas, notas falsas e conto do vigário, na lógica de uma metodologia de prevenção da pequena criminalidade.

A iniciativa tem como finalidade sensibilizar as pessoas para a existência da pequena criminalidade e os perigos a que estão sujeitos, promover a aprendizagem de mecanismos de defesa no dia a dia, bem como desenvolver a aprendizagem de dicas para a detecção de notas falsas.

Esta acção será promovida pela “Universidade Sénior” e pelo Núcleo de Programas Especiais da Guarda Nacional Republicana.

Data da realização: 22 de Abril de 2015 (Quarta-Feira)

Início: 15 h 00

Local: Cine-Teatro Florbela Espanca

Palestrante: Núcleo de Programas Especiais da GNR

7.13 PROJECTO INTERGERACIONAL: “SAÚDE, CIÊNCIA, E…. OS JOVENS E IDOSOS”

Trata-se de um projecto dirigido aos alunos do 10.º, 11.º e 12.º anos do curso de Ciências e Tecnologias do Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa, com a colaboração aos alunos e professores da “Universidade” Sénior Padre Joaquim Espanca de Vila Viçosa.

Uma etapa importante do trabalho pressupõe um levantamento da situação actual em termos dos principais problemas de saúde que afectam os mais idosos. Por isso, os avós, em particular, e os idosos, em geral, são pessoas experientes que

Page 33: (Plano de Actividades do Curso 2014-2015 U Sénior Site CMVV)

Plano de Actividades do Curso da “Universidade” Sénior Padre Joaquim

Espanca de Vila Viçosa

2014/2015

33

poderão transmitir as suas preocupações quanto ao futuro e as suas opiniões sobre a temática e dar ideias sobre entidades onde podem procurar informação. Neste sentido, é possível contar com a colaboração e a participação dos alunos e dos professores da “Universidade” Sénior de Vila Viçosa.

O desenvolvimento do trabalho, dada a temática, poderá ter: um ponto dedicado ao "ENVELHECIMENTO & SAÚDE: DIAGNÓSTICO ACTUAL", onde explicitam os dados que obtiveram sobre as questões relacionadas com a saúde da população mais idosa, bem como possíveis desenvolvimentos da Ciência e dos Cuidados em Saúde a nível local; um ponto dedicado ao "ENVELHECIMENTO & SAÚDE: QUE FUTURO?", onde transmitem opiniões/ideias/sugestões para o futuro (em termos da Ciência e dos Cuidados em Saúde, o que pode ainda ser feito, pelas instituições, pelos prestadores de cuidados e pelos próprios cidadãos, de forma a viverem uma vida longa, activa, saudável e gratificante).

O projecto consiste em formar uma equipa de 2/3 com o objectivo de elaborar, em conjunto, um trabalho escrito no qual procurem responder a três questões nucleares:

• Quais os problemas de saúde que mais afectam a população idosa do Alentejo ?

• Quais as principais causas que estão na sua génese?

• No âmbito da saúde e dos Cuidados em Saúde, o que tem sido e pode ainda ser feito, pelas instituições, pelos prestadores de cuidados de saúde e pelos próprios idosos, de maneira a viverem uma vida longa, activa e saudável?

Page 34: (Plano de Actividades do Curso 2014-2015 U Sénior Site CMVV)

Plano de Actividades do Curso da “Universidade” Sénior Padre Joaquim

Espanca de Vila Viçosa

2014/2015

34

NORMAS

1. Destinatários

O concurso dirige-se a todos os alunos inscritos no ano lectivo de 2014/2015, no 10.º, 11.º ou 12.º anos do Ensino Secundário, do curso de Ciências e Tecnologias.

2. Número de equipas por escola

Cada Agrupamento/Escola pode inscrever mais do que uma equipa, sem número limita.

3. Número de alunos por equipa

Cada equipa concorrente deve ser formada por 2/3 alunos do mesmo Agrupamento/Escola (podem juntar à equipa alguns do avós ou alunos da “Universidade” Sénior Padre Joaquim Espanca de Vila Viçosa (não obrigatório).

4. Número de trabalhos por equipa

Cada equipa apenas pode submeter um trabalho.

5. Supervisão/coordenação

Cada equipa concorrente deve ser coordenada por um(a) Professor(a) que não tem de ser obrigatoriamente professor de qualquer membro da equipa.

6. Autoria

Os trabalhos devem reflectir o trabalho de pesquisa, de raciocínio e de escrita desenvolvidos unicamente pelos concorrentes.

Page 35: (Plano de Actividades do Curso 2014-2015 U Sénior Site CMVV)

Plano de Actividades do Curso da “Universidade” Sénior Padre Joaquim

Espanca de Vila Viçosa

2014/2015

35

7. Inscrição

a) A inscrição deve ser efectuada online, até ao dia 14 de Novembro de 2014 (antes dessa data, é conveniente ver o formulário de inscrição e comprovar a existência de todos os elementos necessários).

b) A inscrição a que se refere a alínea anterior deve ser feita através do preenchimento da Ficha online, contendo os seguintes elementos:

• o nome da equipa;

• a identificação dos 2/3 elementos da equipa (nome, endereço da residência, telefone e/ou e-mail pessoal, ano escolar de frequência);

• a identificação do Professor que supervisiona o trabalho (nome, telefone e e-mail);

• o nome e endereço do Agrupamento/Escola.

8. Envio dos ensaios

Os trabalhos devem ser enviados, para o email [email protected], até 6 de Fevereiro de 2015.

9. Ficha de Inscrição

O envio de cada ensaio deve ser acompanhado pela Ficha de Inscrição, preenchida e digitalizada, contendo:

• o título do trabalho;

• o número total de páginas;

Page 36: (Plano de Actividades do Curso 2014-2015 U Sénior Site CMVV)

Plano de Actividades do Curso da “Universidade” Sénior Padre Joaquim

Espanca de Vila Viçosa

2014/2015

36

• a identificação e contactos dos membros da equipa;

• as assinaturas dos elementos da equipa;

• a assinatura do professor coordenador;

• o carimbo e a assinatura do Director do Agrupamento/Escola.

10. Âmbito do trabalho

Região do Alentejo.

11. Apresentação e estrutura do trabalho

O trabalho deverá ter na primeira página o título do trabalho, mas não o nome dos alunos, equipa ou escola, devendo obedecer à seguinte apresentação:

• Ser escrito em letra tamanho 12 (tipo de letra Arial, Calibri ou Times);

• Apresentar duplo espaço entre as linhas (facultativo);

• Ter capa;

• Possuir Índice;

• Corpo do Trabalho deverá ter no máximo 4 páginas escritas só de um lado, com Introdução (neste capítulo é importante estar presente: os objectivos do trabalho; o âmbito/abrangência/alvo; as metodologias utilizadas); Desenvolvimento e Conclusão (as 4 páginas não incluem a capa, o índice, as referências bibliográficas ou qualquer anexo);

• Ter as páginas numeradas;

Page 37: (Plano de Actividades do Curso 2014-2015 U Sénior Site CMVV)

Plano de Actividades do Curso da “Universidade” Sénior Padre Joaquim

Espanca de Vila Viçosa

2014/2015

37

• Bibliografia (incluir uma página adicional de referências bibliográficas, onde sejam correctamente identificadas as consultas efectuadas e utilizadas na realização do ensaio, podendo e incluir cópias de elementos consultados);

• Anexos (se necessário) .

12. Devolução dos ensaios

Os ensaios não serão devolvidos aos autores.

13. Anulação de trabalhos

Os ensaios que violarem alguma regra não serão avaliados nem devolvidos aos autores. Mediante parecer do Júri, não serão considerados ensaios que recorram a linguagem, ideias ou imagens violentas ou que possam ferir susceptibilidades.

14. Avaliação

A avaliação dos trabalhos dos participantes será efectuada por um Júri constituído por professor de Informática do Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa (que não coordenou nenhuma equipa), um professor da “Universidade” Sénior Padre Joaquim Espanca de Vila Viçosa, um médico do Centro de Saúde de Vila Viçosa e um representante da Câmara Municipal de Vila Viçosa, seguindo cinco parâmetros de avaliação, com ponderação idêntica:

a) Compreensão Até que ponto o trabalho traduz o que era proposto pelo prémio?

b) Organização O ensaio é desenvolvido de uma forma lógica e clara?

c) Criatividade São utilizados diferentes instrumentos e criatividade na abordagem escolhida?

Page 38: (Plano de Actividades do Curso 2014-2015 U Sénior Site CMVV)

Plano de Actividades do Curso da “Universidade” Sénior Padre Joaquim

Espanca de Vila Viçosa

2014/2015

38

d) Estilo ou expressão escrita A linguagem é utilizada de forma concisa e correcta do ponto de vista gramatical, ortográfico e de pontuação?

e) Conclusão A conclusão deriva naturalmente do tema do artigo escolhido? Até que ponto é coerente e convincente?

15. PRÉMIOS

Cada um dos alunos da equipa vencedora, assim como cada um dos professores que coordenam os trabalhos da equipa vencedora, receberão prémios a definir pela Câmara Municipal de Vila Viçosa.

Todos os participantes (alunos e professores), receberão um Certificado de Participação.

7.14 “UNIVERSIDADE” SÉNIOR TRANSFRONTEIRIÇA DE VERÃ O 2015

Page 39: (Plano de Actividades do Curso 2014-2015 U Sénior Site CMVV)

Plano de Actividades do Curso da “Universidade” Sénior Padre Joaquim

Espanca de Vila Viçosa

2014/2015

39

Estamos convictos de que existem condições objectivas e fundamentadas para realizar um Curso Sénior de Verão em Vila Viçosa, complementado por um programa de actividades culturais e sociais preparadas para o efeito, no âmbito de um acordo de cooperação entre a “Universidade” Sénior de Vila Viçosa e o Programa Universitário "Universidad de Mayores" da Universidade de Extremadura.

Trata-se da primeira iniciativa deste género na nossa região, a realizar em terras calipolenses, o que evidencia o seu carácter inédito, unindo alunos seniores do espaço transfronteiriço, em torno de temas de interesse comum.

Em síntese, o projecto permitirá abordar, sob diferentes perspectivas, vários aspectos relacionados com problemáticas que nos parecem actuais e pertinentes, num momento de recrudescimento da importância das relações transfronteiriças e da intensificação das nossas relações com a Universidade de Extremadura.

Pretende-se, por outro lado, com esta iniciativa dar um passo em frente na ligação da “Universidade” Sénior Padre Joaquim Espanca com o exterior, servindo, igualmente, para afirmar o seu projecto a nível local e internacional, assim como reforçar a implicação dos alunos, professores e instituições organizadoras. Ajudar os processos de cooperação entre as duas Universidades seniores é um dos aspectos mais positivos deste projecto e um factor importante de progresso educacional, social e cultural.

O projecto tem como objectivo principal aproximar diferentes realidades, temáticas e regiões e integra um conjunto de visitas culturais e de palestras pluridisciplinares, que se debruçam sobre áreas tão diversas como a história, a arte, a cultura e a educação, visando tirar partido de um enquadramento territorial que lhes confere especial relevância e concretização.

Em termos gerais, o Curso deverá ter uma duração mínima de dois dias, desdobrado em sessões de manhã e tarde. Neste sentido, parece-nos adequado privilegiar a modalidade baseada na apresentação de conteúdos durante a parte da manhã, seguida de visitas guiadas durante a parte da tarde (a aula teórica será relembrada, de um modo agradável e estimulante, com o calcorrear das ruas e dos sítios abordados), incluindo obviamente, o programa a Recepção e a Entrega de Documentação, bem como o Encerramento do Curso e a Entrega dos Diplomas.

Numa aproximação ao conceito e estrutura do Curso de Verão, esta proposta enfatiza uma modalidade baseada na apresentação de comunicações introdutórias aos temas propostos (20 minutos), seguidas de mesas redondas.

Page 40: (Plano de Actividades do Curso 2014-2015 U Sénior Site CMVV)

Plano de Actividades do Curso da “Universidade” Sénior Padre Joaquim

Espanca de Vila Viçosa

2014/2015

40

O programa poderia incluir as seguintes actividades:

Período de realização: 1.ª semana de Junho de 2015

Sede: Vila Viçosa

Local de realização: A definir

Programa

DIA 1: Vila Viçosa

09 H 00 – Recepção e recolha de documentação

09 H 30 - Inauguração Oficial (autoridades institucionais)

10 H 00 - Mesa Redonda 1: “História e Património da Península Ibérica - Cidades e Vilas Abaluartadas na Raia: Badajoz e Vila Viçosa”

Conferência introdutória

2 membros de cada lado da fronteira

11 H 00 – Pausa

11 H 15 - Mesa Redonda 2: “Casas Aristocráticas da Península Ibérica: Enlaces Matrimoniais entre os Braganças e a Casa Medina Sidónia”

Page 41: (Plano de Actividades do Curso 2014-2015 U Sénior Site CMVV)

Plano de Actividades do Curso da “Universidade” Sénior Padre Joaquim

Espanca de Vila Viçosa

2014/2015

41

As Mesas Redondas respeitarão sempre a mesma estrutura.

12 H 15 - Debate

13 H 00 – Almoço

15 H 30 – Visitas guiadas a Vila Viçosa

18 H 00 – Encontro de Coros e Grupos Musicais seniores

● Coro do Programa "Universidade de Maiores" da Universidade de Extremadura

● Coro da Universidade Sénior de Vila Viçosa

● 2 Coros convidados

DIA 2:

09 H 30 - Mesa Redonda 3: “Cooperação institucional: contributo

para a promoção cultural e desenvolvimento transfronteiriço”

10 H 30 - Pausa

11 H 00 - Mesa Redonda 4: “ Educação e formação de Idosos:Novos tempos, Novos reptos para as Universidades Seniores”

12 H 00 - Debate

12 H 30 – Conclusões/Encerramento

Page 42: (Plano de Actividades do Curso 2014-2015 U Sénior Site CMVV)

Plano de Actividades do Curso da “Universidade” Sénior Padre Joaquim

Espanca de Vila Viçosa

2014/2015

42

7.15. VIAGEM DE FIM DE CURSO 2014/2015

Trata-se de um projecto que tem como principais objectivos potenciar o desenvolvimento pessoal dos alunos, assim como as relações intergeracionais, conhecer experiências de vanguarda no domínio da gestão, conservação e promoção do património histórico, arquitectónico e cultural, promover a colaboração institucional e o intercâmbio de experiências no âmbito de programas para as pessoas idosas e estimular o desenvolvimento de relações interpessoais entre alunos da “Universidade Sénior” de Vila Viçosa, numa perspectiva de abordagem transversal dos temas e conteúdos previstos para esta experiência.

Período de realização

Dada a natureza do evento, com especial incidência para a componente programática e o âmbito geográfico, parece-nos conveniente que o mesmo tenha lugar no final de Maio de 2015.

Destinatários

Alunos da “Universidade Sénior” de Vila Viçosa.

Professores (antigos e actuais) da “Universidade Sénior” de Vila Viçosa.

Representantes das instituições organizadoras da “Universidade Sénior” de Vila Viçosa.

Programa

Page 43: (Plano de Actividades do Curso 2014-2015 U Sénior Site CMVV)

Plano de Actividades do Curso da “Universidade” Sénior Padre Joaquim

Espanca de Vila Viçosa

2014/2015

43

Uma componente importante do programa tem a ver com a definição exacta do núcleo central desta actividade, designadamente, os locais a visitar, estruturação dos tempos e selecção dos aspectos a estudar, que será definido oportunamente.

7.16 CERIMÓNIAS INSTITUCIONAIS

Julgamos apropriado incorporar certos rituais académicos, de forma a permitirem momentos de convívio, de coesão de grupo e de socialização, como é o caso, por exemplo, da sessão de encerramento do Curso 2014/2015, de acordo com a seguinte proposta de programa.

SESSSESSSESSSESSÃÃÃÃO O O O DE ENCERRAMENTO DO CURSO 201DE ENCERRAMENTO DO CURSO 201DE ENCERRAMENTO DO CURSO 201DE ENCERRAMENTO DO CURSO 2014444/201/201/201/2015555 |||| 22220000 JUN ’ 1JUN ’ 1JUN ’ 1JUN ’ 15555

Local: A definirLocal: A definirLocal: A definirLocal: A definir

11 H 00 | Início da Sessão de Encerramento

• Breve conferência de Encerramento do Curso 2014/2015

(Representante da RUTIS-Associação Rede de Universidades da Terceira Idade ou do Instituto do Envelhecimento da Universidade de Lisboa)

• Intervenção dos representantes das instituições organizadoras

12 H 45 | Entrega de diplomas e de faixas aos alunos

12 H 15 | Entrega de recordações aos professores

Page 44: (Plano de Actividades do Curso 2014-2015 U Sénior Site CMVV)

Plano de Actividades do Curso da “Universidade” Sénior Padre Joaquim

Espanca de Vila Viçosa

2014/2015

44

13 H 30 | Recital de poemas por alunos da “Universidade” Sénior de Vila Viçosa

12 H 45 | Almoço-convívio

15 H 00 | Espectáculo musical de Final de Curso

Actuação do Coro da “Universidade” Sénior de Vila Viçosa

Momento de Fados/Teatro