planejamento estratégico

6
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ GESTÃO DA SAÚDE E ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR Trabalho Final da Disciplina PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2014

Upload: diegououo

Post on 27-Dec-2015

11 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Trabalho final de planejamento estratégico

TRANSCRIPT

Page 1: planejamento estratégico

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

GESTÃO DA SAÚDE E ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR

Trabalho Final da Disciplina

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM SAÚDE

Rio de Janeiro

2014

Page 2: planejamento estratégico

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA REVITALIZAÇÃO DA REDE DE HOSPITAIS FLOR DE LIZ

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Planejamento Estratégico em saúde para obtenção de avaliação.

Orientador: Celia Lima Paradela

Ivonete Moureira de Souza

Campus João Uchoa

Page 3: planejamento estratégico

HOSPITAL FOR DE LIZ

História

Uma empresa brasileira cuja imagem é excelente no mercado de medicina e saúde, com filiais em algumas regiões do Brasil, mantendo um atendimento de referência na região do nordeste, tendo seu maior referencial na região sudeste especificamente no Rio de Janeiro e São Paulo, buscando ir além das dificuldades, para oferecer um atendimento de saúde Total.

No Rio de Janeiro onde está localizada sua matriz, oferece aos seus clientes uma localização de excelente visual, onde o verde e o ar puro buscam o constante equilíbrio para uma perfeita saúde. Atendimento humanizado e personalizado nas mais diferentes especialidades médicas e medicina preventiva.

Visão

Melhorar a qualidade de vida por meio de ações articuladas promovendo atenção integral á saúde.

Missão

Promover a saúde e o conhecimento com excelência e responsabilidade social.

Valores

- Ética

- Humanização

- Promoção do trabalho em equipe

- Confiança

- Respeito

Identificando os Problemas

O primeiro e principal aspecto a ser colocado é o exercício de olhar o futuro e avaliar a capacidade da empresa de moldar este futuro e gerar seguidamente o sucesso nos anos e décadas que virão. Enfim faltou um planejamento a longo prazo. A pergunta como serei no futuro? Deve ser uma constante para cada gestor. Qualquer empresa que se comporte mais como passageiro do que como motorista na estrada do futuro descobrirá que seus valores e habilidades se tornarão progressivamente menos sintonizados com a realidade em constante mudança no setor.

Uma empresa perde seus atuais negócios quando diminui mais rápido do que melhora sua eficiência. Uma empresa perde os futuros negócios quando melhora sua

Page 4: planejamento estratégico

eficiência sem mudar. Hoje as empresas não criadas para durar 100 anos, Hoje temos a certeza que nada é igual por muito tempo precisamos estar preparados para as mudanças.

Basearia me no modelo das 5 forças de Porter para tentar solucionar o problema da concorrência enfrentada pelo hospital “Flor de Liz”. Buscando valores somados ao tempo para tornar as metas possíveis.

O modelo das Cinco Forças de Porter foi concebido por Michael Porter em 1979 e destina-se à análise da competição entre empresas. Considera cinco factores, as "forças" competitivas, que devem ser estudadas para que se possa desenvolver uma estratégia empresarial eficiente. Porter refere-se a essas forças como microambiente, em contraste com o termo mais geral macroambiente. Utilizam dessas forças em uma empresa que afeta a sua capacidade para servir os seus clientes e obter lucros. Uma mudança em qualquer uma das forças normalmente requer uma nova pesquisa (análise) para re-avaliar o mercado.

– Rivalidade entre os concorrentes– Poder de negociação dos clientes– Poder de negociação dos fornecedores– Ameaça de entrada de novos concorrentes– Ameaça de entrada de novos concorrentes

Porter avalia que a estratégia competitiva de uma empresa deve aparecer a partir da abrangência das regras da concorrência que definem a atratividade de uma indústria.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O foco das organizações atualmente não deve ser o crescimento do faturamento, algo que muitas empresas insistem equivocadamente em priorizar, mas a estratégia em si é mais importante do que qualquer projeção de crescimeno de mercado. (Michael Porter)

Percebo pelo relatório apresentado que o maior fator de concorrência está no serviços de fisioterapia.

Sugiro a terceirização desse serviço com foco na aquisição de equipamentos modernos abrindo espaço para que a clientela e também os funcionários possam ser acompanhados como forma de prevenção para várias doenças, e assim melhorar o rendimento profissional.

Quanto as baixas na internação e nos serviços de Radiologia, é fato que nossos clientes são a mola que alavanca as instutuíções de saúde, sugiro priorizar os canais de acesso aos clientes revendo a parte física do ambiente hospitalar tornando-o mais aprazível possivel aproximando ao máximo de um ambiente famíliar.Buscar nos concorrentes os fatores que tem atraído os clientes e retomar as bases de vantagens competitivas.

Page 5: planejamento estratégico

Nenhuma organização poderá subexistir se não conseguir se manter, no entanto a experiência tem mostrado que a estratégia é mais importante que o lucro. Pois com uma boa estraégia os lucros serão inevitáveis.

Desenvolver habilidades e capacidades específicas na empresa facilitará a procura e aprimora a oferta do serviço.

Criar um mercado de participação. Ou seja, agrupar clientes com necessidades semelhantes e oferecer atendimento personalizado para cada uma delas.

Investimento Seguro

Sendo a rede conhecida e com uma excelente imagem no mercado como foi mencionado no relatório, tenho como sugestão para o investimento dos R$45.500.000 que seje gasto em melhoria de saários e aumento do quadro de profissionais qualificados, investir em educação continuada, novos equipamentos para os laboratórios, manter um espaço bem aparelhado bem equipado para a fisioterapia e terceirizar esse serviço.

Quanto a venda de materiais hospitalares sugiro que também seja terceirizada e que os vendedores trabalhem em regime de comissão.

Manter a marca e logotipo da rede flor de Liz em todo trabalho prestado. E uma rede de marketing de qualidade, internet é um ótimo recurso de baixo custo.

“As empresas que terão sucesso no futuro farão essa síntese”, complementa, alertando, no entanto, que “as companhias não podem resolver todos os problemas da sociedade”. Segundo ele, a impressão que se tem é que há muito destaque para o “quanto” se gasta e pouco estudo sobre o “como” é gasto... “Não adianta ‘espalhar’ dinheiro por toda a parte para tentar ser socialmente responsável. É preciso que as ações sociais, assim como as corporativas, sigam a estratégia, estejam alinhadas”, explica. “Um banco deve ajudar a população de baixa renda a poupar, a financiar moradia, porque é disso que ele entende”, afirmou o especialista em recente entrevista. Para Porter, um caminho para as empresas é selecionar de maneira estratégica os seus investimentos em responsabilidade social e concentrá-los em projetos que tenham relação com o seu negócio.( Michael Porter.)

CONCLUSÃO

Eu Ivonete moureira de Souza, acredito que o futuro vai pertencer às empresas que conseguirem explorar o potencial da centralização das prioridades. As ações e os recursos nos seus processos.

Page 6: planejamento estratégico

BIBLIOGRAFIA

– PRAHALAD, C.K & HAMEL, G.: Competindo pelo futuro – estratégias inovadoras para obter controle do seu setor e criar os mercados de amanhã; Rio de janeiro: Campus, 2005.

– FURTADO, Celso. O Capitalismo Global. 5 ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2001.

– PRAHALAD, C. K.; RAMASWAMY Venkat. O Futuro da Competição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

– PORTER, Michael. Competição. 10 ed. Rio de janeiro: Campus, 1999.

– DUNCKER, Peter. Administrando Para o Futuro. São Paulo: Thomson Pioneira, 1998.

– www.pt.wikipedia.org