pinto sindicato quer renovação da frota no rota...

4
Representantes dos Metalúrgicos do ABC debatem em Brasília a nova política automotiva nacional. PÁGINA 3 RODRIGO PINTO ADONIS GUERRA Sexta-feira 4 DE AGOSTO DE 2017 Edição nº 4114 WWW.SMABC.ORG.BR Companheiros na Samot aprovam acordo de PLR PÁGINA 2 CONTRA AS REFORMAS POR NENHUM DIREITO A MENOS SINDICATO QUER RENOVAÇÃO DA FROTA NO ROTA 2030

Upload: vuxuyen

Post on 17-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: pinto SindiCAto queR RenovAção dA fRotA no RotA 2030fem.org.br/files/pdf/4027b248-1678-410b-949c-d39ec26165d6_tm4114... · cia governamental, logística, questões trabalhistas,

Representantes dos Metalúrgicos

do ABC debatem em Brasília a nova política

automotiva nacional.

PáginA 3ro

drig

o pi

nto

adon

is g

uerr

a

Sexta-feira4 de AgoSto de 2017

edição nº 4114

www.SMABC.oRg.BR

Companheiros na Samot aprovam acordo de PLR

PáginA 2

ContRA AS RefoRMASPoR nenhuM diReito A MenoS

SindiCAto queR RenovAção dA fRotA no RotA 2030

Page 2: pinto SindiCAto queR RenovAção dA fRotA no RotA 2030fem.org.br/files/pdf/4027b248-1678-410b-949c-d39ec26165d6_tm4114... · cia governamental, logística, questões trabalhistas,

hoJe, ÀS 20h30

canal 44.1 hd

fotos: divulgação

Notas e recados

Comprados?Após liberação de R$ 4 bilhões em emendas, os deputados federais rejeitaram denúncia contra Temer, por 263 votos a favor dele e 227 contra.

Como fiCa?Com a rejeição da denúncia por corrupção passiva, o caso só poderá ser retomado quando Temer deixar a presidência, em 31 de dezembro de 2018.

manda nudes – 1O deputado Wladimir Costa, SD-PA, que tatuou o nome de Temer no braço, foi flagrado pedindo “nudes” por mensagem durante a votação na Câmara.

manda nudes – 2 “Mostra a tua bunda. Mostra, afinal, não são suas profissões que a destacam como mulher”, escreveu o parlamentar en-quanto participava da sessão.

aumento de impostos

A ministra Rosa Weber, do STF, deu prazo de cinco dias para que o governo explique o aumento de impostos sobre os combus-tíveis anunciado em julho.

smabc.org.br2 Tribuna Metalúrgica – Sexta-feira, 4 de agosto de 2017

adonis guerra

divulgação

Em assembleia realiza-da na terça-feira, dia 1º, os trabalhadores na Samot, em São Bernardo, aprovaram o acordo de PLR negociado pelo Sindicato com a empresa.

“No ano passado, não teve PLR. Saímos do zero neste ano e foi preciso muita luta para construir o acordo”, afir-mou a CSE na Samot, Maria do Amparo Ramos.

“A empresa alegava dificul-dades financeiras e, mesmo assim, conseguimos recon-quistar a PLR aos trabalhado-res após uma negociação que teve início em abril”, contou.

O pagamento será feito no fim deste mês em uma parcela aos cerca de 380 metalúrgicos. O acordo também inclui a construção de indicadores para a negociação da PLR 2018. “A união dos compa-nheiros foi fundamental na defesa dos interesses e foi assim que enfrentamos as dificuldades”, disse.

REVOLUZNa Revoluz, em Diadema,

os trabalhadores pararam as atividades por cerca de duas

horas na manhã de quarta-feira, dia 2, contra os atrasos no recolhimento do FGTS, férias e pagamento.

“Os companheiros mostra-ram que estão mobilizados e organizados para fazer com que a empresa cumpra com as suas obrigações”, explicou o coordenador de área, Antonio Claudiano da Silva, o Da Lua.

“A paralisação abriu o diá-logo com a fábrica e temos uma reunião marcada para a próxima quarta-feira para tentar construir um acordo

tRABALhAdoReS nA SAMot ReConquiStAM ACoRdo de PLR

Saiba mais

Acordos Marco Interna-cionais, AMIs, são acordos celebrados em nível global entre uma empresa multinacional e o Sindicato Global do setor, cujo objetivo, é fazer com que sejam respeitados os direitos dos trabalhadores contidos no acordo em todas as unidades da empresa no mundo.

O IndustriAll, que é o sin-dicato global do ramo meta-lúrgico, químico e vestuário, representa mais de 50 milhões de trabalhadores em 140 países e possui cerca de 50 AMIs assinados.

Entre empresas do ramo metalúrgico que possuem AMI podemos mencionar: a Volks, Mercedes-Daimler, ZF, Leoni, Ford, ThyssenKrupp, Vallourec, Citroën, Renault e Bosch.

O conteúdo da maioria dos acordos está baseado nos Direitos Fundamentais do Trabalho estabelecidos pela Organização Internacional do Trabalho, a OIT. Muitos acor-dos incluem o compromisso dos fornecedores das empresas a adotarem as mesmas cláusu-las do AMI.

É uma estratégia do sin-

dicalismo internacional para evitar que sejam violados direi-tos humanos e trabalhistas em países onde os sindicatos são frágeis e os governos coniven-tes com esse tipo de prática das empresas, que se aproveitam das populações socialmente vulneráveis e das legislações nacionais muito flexíveis, para intensificar a exploração da mão-de-obra nesses países ou regiões. No Brasil, em tempos de reforma Trabalhista e ter-ceirização, os AMIs podem ser um instrumento útil para os sindicatos.

AcordoS MArco INterNAcIoNAIS: uM INStruMeNto doS SINdIcAtoS

Comente este artigo.

Envie um e-mail para [email protected]

Departamentode Formação

Colunas: Terças - Dieese | Quartas - Jurídico | Quintas - Saúde | Sextas - Formação

que possibilite a regularização das questões o mais rápido possível”, defendeu.

Ao todo, são 160 compa-

nheiros na fábrica de luminá-rias. “Estamos empenhados e na luta para resolver os atra-sos”, concluiu.

Os Metalúrgicos do ABC lamentam o falecimento de Felipe Martins da Silva, filho do companheiro na ZF, Luciano Antonio da Silva, o Barney. O sepultamento foi ontem no cemitério da Pauliceia, em São Bernardo.

O Sindicato lançou no dia 1º de outubro de 2015 a campanha ‘Metalúrgicos do ABC pela Vida’, em busca de um doador de medula óssea para o menino de 3 anos. Ele conseguiu um doador compatível e fez o transplante em março do ano passado. felipe

Revoluz

Samot

NotA de peSAr

Page 3: pinto SindiCAto queR RenovAção dA fRotA no RotA 2030fem.org.br/files/pdf/4027b248-1678-410b-949c-d39ec26165d6_tm4114... · cia governamental, logística, questões trabalhistas,

smabc.org.br 3Tribuna Metalúrgica – Sexta-feira, 4 de agosto de 2017

MetALúRgiCoS defendeM inteReSSeS doS tRABALhAdoReS no RotA 2030

No debate da nova política automo-tiva brasileira, o chamado Rota 2030, que substituirá o Inovar-Au-

to, a partir de janeiro de 2018, o Sindicato busca novos espaços para influenciar as discussões em Brasília, do ponto de vista dos trabalhadores. Seis diferentes grupos de trabalho debatem questões sobre o setor automotivo, com o objetivo de aumentar a competividade global do Brasil.

Na defesa da ferramentaria nacional e do fortalecimento da indústria no processo de elaboração do Programa, os Metalúrgicos do ABC passaram a integrar o debate, após cobrança feita ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, o MDIC, para garantir o espaço dos trabalhadores, os maio-res interessados no assunto.

“As discussões estão extremamente difíceis, somos poucos defendendo uma política industrial nacional. De um lado, o governo fragilizado e sem disposição de investimento, do outro, as empresas focadas em se proteger e em buscar vantagens governamentais, e sem compromisso com a produção nacional”, avaliou o diretor executivo do Sindicato, res-ponsável pelo tema da Indústria, Wellington Messias Damasceno, um dos representantes no debate.

No momento, o Sindicato está inserido em dois grupos de trabalho: Reestruturação da cadeia de autopeças e P&D e engenharia (confira detalhamento no quadro ao lado). A partir da reunião que será realizada no pró-ximo dia 16, participará também do grupo 4 que discute a renovação de frota.

“Criar inspeção veicular sem a renovação de frota é criar uma frota clandestina e querer tomar o meio de subsistência dos caminho-neiros sem nenhuma contrapartida. Precisa-mos fazer a crítica e reforçar a necessidade de inclusão no programa”, avaliou o dirigente.

Em defesa da FerramentariaNesta semana, o presidente do Sindicato,

Wagner Santana, o Wagnão, participou da assinatura do protocolo de intenções para o fortalecimento das ferramentarias com a liberação dos créditos de ICMS, no Consór-cio Intermunicipal Grande ABC. Em junho, Wellington participou do 10º Encontro Nacional das Ferramentarias, o Enafer, e 15ª Conferência Mundial de Ferramentarias, ISTMA, em Joinville, Santa Catarina.

No final de junho, o presidente dos Meta-lúrgicos do ABC defendeu na sede mundial da Toyota no Japão, a importância da vinda de um novo produto para a fábrica de São Bernardo. Para tanto, sustenta o debate de uma política de incentivo diferenciada para a produção de carros híbridos no Brasil, o que traria também ao País novas tecnologias de motores. “Essa política específica poderá ser debatida no âmbito do Rota 2030”, afirmou Wellington.

washington costa / mdic

SAiBA o que eStá Sendo deBAtidoeM CAdAgRuPo detRABALho

gt 03Eficiência energética e novas tecnologias de motorização – emissões e biocombustíveis.

gt 05Produção em baixos volumes – veículos premium, eletrônica embarcada e sistemas automo-tivos estratégicos.

gt 02P&D e engenharia – conecti-vidade e manufatura avançada, com análise da efetividade dos instrumentos utilizados no atual ciclo e de como o País estaria apto a atrair desenvolvimento de produtos globais.

gt 04Segurança veicular – segurança ao longo de toda a vida útil do veículo, o que se estende para Inspeção Técnica Veicular e re-novação de frota.

gt 06Estrutura de custos – elementos que levam à perda de competiti-vidade, complexidade tributária, obrigações acessórias, burocra-cia governamental, logística, questões trabalhistas, acordos automotivos, entre outros.

gt 01Reestruturação da cadeia de autopeças – foco nos fornecedo-res de nível 2, 3 e 4 e o segmento de ferramentaria, e no acesso e apoio ao mercado para as peque-nas e médias empresas.

Page 4: pinto SindiCAto queR RenovAção dA fRotA no RotA 2030fem.org.br/files/pdf/4027b248-1678-410b-949c-d39ec26165d6_tm4114... · cia governamental, logística, questões trabalhistas,

Jô assume a artilharia do Brasileirão com 11 gols. Desde a primeira edição do campeonato, em 1971, o Corinthians nunca teve o goleador máximo.

Após dois meses de recupe-ração de lesão no joelho e na panturrilha, Zeca (foto) retorna ao Santos e disputa a lateral-esquerda com Jean Mota.

Sem nenhuma derrota em 23 atuações, o goleiro Jailson desfalca o Palmeiras após le-var o terceiro cartão amarelo por retardar o tiro de meta.

BRASiLEiRãO

Amanhã – 19hCorinthians x SportArena Corinthians

Domingo – 16hPalmeiras x Atlético-PR

Allianz Parque

Domingo – 16hBahia x São Paulo

Bahia

Domingo – 19hAvaí x Santos

Santa Catarina

Tribuna Esportivafotos: divulgação

São cAetANo

rIbeIrão pIreS

fotos: divulgação

exceto quando alertado, todos os eventos registrados nesta página têm entrada gratuita.

HAStA SIeMpre, FeStA cubANA!O evento contará com apresentações de mú-sicas tradicionais da banda Mayombé Afro Cubano, comidas e be-bidas típicas. Amanhã, às 19h. Espaço Pagu. Rua São Francisco de Assis, 224, Centro. fa-cebook.com/espaco-pagu.

FeStIvAl do cHocolAteShows de Rio Negro e Solimões hoje e do Ira! amanhã, além de gastronomia e artesanato. De hoje a domingo, com shows às 21h. Complexo Ayrton Senna. Av. Prefeito Valdírio Prisco, 193. Ingresso precisa ser trocado antes por 1 kg de alimento. facebook.com/FestivaldoChocolate.

FeStA ItAlIANA Começa a 25ª edição da Festa Italiana, que será realizada nos quatro finais de semana do mês com pratos tradicionais e atrações musi-cais. Amanhã e domingo, a partir das 18h. Paróquia São Caetano. Praça Comendador Ermelino Matarazzo, Fundação.

dIAdeMA

NoIteS perNAMbucANASO projeto Noites Pernambucanas recebe João Grilo e os Canga-ceiros do Capibaribe, que tocam em uma noite de muito mara-catu em homenagem ao Estado natal dos músicos. Hoje, às 21h. Cactus Grill. Rua Abolição, 387, Vila São Pedro. Ingresso R$ 10. Tel. 2669-4519.

SANto ANdré

4 Tribuna Metalúrgica – Sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Redação: Rua João Basso, 231 – Centro – São Bernardo – CEP: 09721-100 – Fone: 4128-4200 – Fax: 4127-3244 – Site: www.smabc.org.br – E-mail: [email protected]. Regional Diadema: Av. Encarnação, 290 – Piraporinha – Fone: 4061-1040 – CEP: 09960-010. Regional Ribeirão Pires: Rua Felipe Sabbag, 149 – Centro – Fone: 4823-6898 – CEP: 09400-130. Diretor Responsável: Aroaldo Oliveira da Silva. Coordenadora: Rossana Lana. Repórteres: Luciana Yamashita e Olga Defavari. Arte e Editoração Eletrônica: Rogério Bregaida. CTP e impressão: Simetal ABC Gráfica e Editora – Fone: 4341-5810. Os anúncios publicados na Tribuna Metalúrgica são de responsabilidade dos próprios anunciantes. O jornal não responde em nenhuma circunstância pela oferta e venda de produtos e serviços.

Publicação diária do Sindicatodos Metalúrgicos do ABC

smabc.org.br