página 4 - sindicato dos bancários da bahia...no dia 27 página 2 página 4 primeiro presidente...

4
www.bancariosbahia.org.br bancariosbahia bancariosbahia Filiado à O BANCÁRIO O único jornal diário dos movimentos sociais no país ASSEMBLEIA COM OS EX-BANEB HOJE, ÀS 18h, NO SINDICATO Edição Diária 7263 | Salvador, segunda-feira, 31.07.2017 Presidente Augusto Vasconcelos MOBILIZAÇÃO Desemprego assola o país. Faltam vagas Poucas vagas para a Corrida no dia 27 Página 2 Página 4 Primeiro presidente denunciado por corrupação, Michel Temer deve saber, na quarta-feira, a decisão da Câmara Federal sobre a denúncia. No mesmo Votos e protestos dia, os trabalhadores fazem manifestação em Brasília para pedir o afastamento imediato do peemdebista. Já passou da hora de cair. Página 3 Conspirador do golpe e traidor, Temer tem imposto uma agenda neoliberal, que prejudica os trabalhadores

Upload: others

Post on 06-Jul-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Página 4 - Sindicato dos Bancários da Bahia...no dia 27 Página 2 Página 4 Primeiro presidente denunciado por corrupação, Michel Temer deve saber, na quarta-feira, a decisão

www.bancariosbahia.org.br bancariosbahia bancariosbahia

Filiado à

O BANCÁRIOO único jornal diário dos movimentos sociais no país

ASSEMBLEIA COM OS EX-BANEBHOJE, ÀS 18h, NO SINDICATO

Edição Diária 7263 | Salvador, segunda-feira, 31.07.2017 Presidente Augusto Vasconcelos

MOBILIZAÇÃO

Desemprego assola o país. Faltam vagas

Poucas vagas para a Corrida no dia 27

Página 2

Página 4

Primeiro presidente denunciado por corrupação, Michel Temer deve saber, na quarta-feira, a decisão da Câmara Federal sobre a denúncia. No mesmo

Votos e protestosdia, os trabalhadores fazem manifestação em Brasília para pedir o afastamento imediato do peemdebista. Já passou da hora de cair. Página 3

Conspirador do golpe e traidor, Temer tem imposto uma agenda neoliberal, que prejudica os trabalhadores

Page 2: Página 4 - Sindicato dos Bancários da Bahia...no dia 27 Página 2 Página 4 Primeiro presidente denunciado por corrupação, Michel Temer deve saber, na quarta-feira, a decisão

o bancário• www.bancariosbahia.org.br Salvador, segunda-feira, 31.07.20172 BRASIL

Alto índice é um dos resultados do golpe. Nada melhorouroSe liMA [email protected]

joão ubaldo

Fundado em 30 de outubro de 1939. Edição diária desde 1º de dezembro de 1989 Fundado em 4 de fevereiro de 1933

O BANCÁRIO

Desemprego assombra. Medo

informativo do Sindicato dos Bancários da Bahia. editado e publicado sob a responsabilidade da diretoria da entidade - Presidente: Augusto Vasconcelos. Diretor de imprensa e Comunicação: Adelmo Andrade.endereço: Avenida Sete de Setembro, 1.001, Mercês, Centro, Salvador-Bahia. CeP: 40.060-000 - Fone: (71) 3329-2333 - Fax: 3329-2309 - www.bancariosbahia.org.br - [email protected] responsável: rogaciano Medeiros - reg. MTe 879 DrT-BA. Chefe de reportagem: rose lima - reg. MTe 4645 DrT-BA. repórteres: Ana Beatriz leal - reg. MTe 4590 DrT-BA e rafael Barreto - reg. SrTe-BA 4863. Estagiária em jornalismo: Bárbara Aguiar e Salete Maso. Projeto gráfico: Márcio Lima. Diagramação: André Pitombo. Impressão: Muttigraf. Tiragem: 10 mil exemplares. Os textos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.

O íNDICE de desempregados no Brasil segue recorde. A taxa de desocupação atingiu 13% no semestre encerrado em junho. São 13,5 milhões de pessoas sem trabalho no país, de acordo com o IBGE (Instituto Brasilei-ro de Geografia e Estatística).

Os números expressam da pior forma possível como as empresas demitem em massa, para preservar os lucros altíssi-mos deixando milhões de famí-lias sem sustento. É o resultado do golpe travestido de impeach-ment de Dilma Rousseff.

Para comprovar basta com-

parar os números. Em 2014, úl-timo ano que Dilma conseguiu governar sem ser sabotada pela dobradinha PMDB-PSDB, o ín-dice de desemprego caiu para 4,8%, o menor da história.

Com o governo Temer e a agenda neoliberal, a situação só piora. A reforma trabalhis-

ta é uma amostra. A tendência é o número de empregados for-mais, que já vem sofrendo redu-ção, cair ainda mais.

Os dados do IBGE mostram que no segundo trimestre hou-ve queda de 1,1 milhão de tra-balhadores com carteira assi-nada ante o mesmo período de 2016. Já o índice de empregados informais, sem as garantias tra-balhistas, cresceu 5,4% - mais 540 mil pessoas.

A mudança já pode ser refle-xo da lei da terceirização, san-cionada por Michel Temer em 31 de março. Ao contrário do que justificava o governo, a prá-tica não abre postos de trabalho e com o desemprego em alta, as empresas se aproveitam para chantagear o cidadão e subme-tê-lo a um trabalho exaustivo e sem direitos.

Sindicato garante mais uma reintegraçãoMAIS uma prova de que vale a pena confiar. O Sindicato dos Bancários da Bahia agiu rápido

e garantiu reintegração recorde de uma funcionária do Itaú, de-mitida neste ano.

Além do Jurídico, respon-sável pelos trâmites legais do processo, a bancária Jucilene Chaves contou com o suporte fundamental da Saúde.

A vitória, destaca o diretor do Sindicato Célio Pereira, é de toda a categoria, que sofre com os cortes das organiza-ções financeiras, de olho em lucro fácil.

A reintegração aconteceu na quinta-feira, na agência Li-berdade, em Salvador. Logo na chegada, Jucilene contou com o apoio das funcionárias Elenita Andrade e Ana Lúcia, que tam-bém passaram por situação se-melhante. O caso mostra a força que os bancários têm quando a luta é coletiva.

Reunião com demitidosO SINDICATO dos Bancários da Bahia continua na luta pela reintegração dos funcionários demitidos pela Desenbahia. Na quinta-feira, houve nova reu-nião na entidade, com as pre-senças dos trabalhadores, para discutir o plano de luta contra a

atitude da empresa.De forma cruel, a Agência de

Fomento do Estado da Bahia demitiu quase 60 empregados. Assim que soube da notícia, o Sindicato tomou uma série de iniciativas. Agora, novas provi-dências jurídicas serão tomadas.

Bancos, campeões de processoOS BANCOS estão entre as 10 empresas com mais processos litigiosos na Justiça do Traba-lho. Na segunda colocação com 9.920 ações está a Caixa, a primeira do setor bancário. Em seguida, na terceira posi-ção, aparece o Banco do Bra-

sil, com 9.913 processos. O ranking das 10 maiores

litigantes tem ainda Santan-der (4.622), Itaú (4.130) e Bra-desco (3.690). Os dados estão no relatório Movimentação Processual do TST (Tribunal Superior do Trabalho).

Funcionária do itaú é reintegrada

Busca por emprego cresce assustadoramente no Brasil. Falta oportunidade

Sindicato se reúne com funcionários demitidos pela Desenbahia. A entidade tem tomado medidas judiciais

Page 3: Página 4 - Sindicato dos Bancários da Bahia...no dia 27 Página 2 Página 4 Primeiro presidente denunciado por corrupação, Michel Temer deve saber, na quarta-feira, a decisão

o bancáriowww.bancariosbahia.org.br • Salvador, segunda-feira, 31.07.2017 3MOBILIZAÇÃO

Denúncia contra o presidente deve ser votada na quartaFABiANA PACheCo [email protected]

paulo pinto

pressão sobre o Congresso

A SEMANA começa movimen-tada em Brasília com o fim do recesso do Congresso Nacional. Quarta-feira, o plenário da Câ-mara Federal deve votar denún-cia contra o presidente Michel Temer por crime de corrupção passiva. O dia será de muitas manifestações pelo país que quer Temer fora.

O brasileiro tem de ficar de olho nos deputados e pressio-nar pela aceitação da denúncia

da PGR (Procuradoria Geral da República). A expectativa é de que a votação seja aberta, nomi-nal e transmitida ao vivo. Mais um motivo para ficar atento ao posicionamento de cada par-lamentar. Importante destacar que o governo liberou bilhões em emendas a deputados para conseguir maioria dos votos.

Enquanto ocorre a sessão, tra-balhadores realizam manifesta-ção, em Brasília, contra Temer e as reformas da Previdência e trabalhista. A ideia é pressionar para que a denúncia de corrup-ção passiva seja aprovada e enca-minhada ao STF (Supremo Tri-bunal Federal). Caso seja aceita na Suprema Corte, Temer é afas-tado preventivamente.

Assembleia com os

ex-BanebHOJE, às 18h, acontece as-sembleia no auditório do Sindicato dos Bancários da Bahia com os emprega-dos do extinto Baneb, para discutir e deliberar sobre o processo trabalhista.

Sem crise. Santander lucra R$ 4,6 bilhõesO SISTEMA financeiro é mes-mo privilegiado. Mesmo com outros setores da economia nacional em crise, o Brasil ga-rantiu ao Santander, mais uma vez, bons resultados. O país re-presentou 26% do lucro líquido da matriz espanhola de janeiro a junho de 2017. A parte bra-sileira da empresa lucrou 4,615 bilhões no primeiro semestre.

Os ganhos subiram 33,1% na comparação com igual período de 2016, quando o banco colo-cou nos cofres R$ 3,466 bilhões.

O Santander como um todo registrou lucro líquido de 3,616

bilhões de euros até junho de 2017, o que representa um cres-cimento de 24% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Sobre a operação brasileira, o Santander apontou avanço da margem de juros, apoiado em volumes, spreads e no plano do passivo. Enquanto aumentam os lucros, a organização finan-ceira penaliza os funcionários, com condições de trabalho ina-dequadas, assédio moral, metas inalcançáveis, alteração unila-teral do plano de saúde, sem contar com a redução do qua-dro de pessoal.

Saúde é a pauta com o bancoREALIZAR exames nas clínicas de saúde indicadas pelo Santan-der é um problema. Denúncias indicam comportamento ten-dencioso por parte dos médi-cos. O Sindicato dos Bancários da Bahia questionou a empresa sobre o assunto, inclusive com provas concretas, durante nego-ciação, na quinta-feira.

O Santander nega que haja orientação aos profissionais e promete apuração rigorosa

das denúncias. O Sindicato vai acompanhar de perto.

SBBA e Federação dos Bancá-rios da Bahia e Sergipe apresen-taram o resultado da pesquisa que comprova insatisfação dos funcionários com a mudança no plano, que saiu do Bradesco Saú-de para o SulAmérica. A dire-ção do Santander ficou de avaliar possíveis melhoras e já descarta a possibilidade de upgrade.

A nova lei trabalhista foi deba-

tida. Os diretores questionaram se a empresa planeja fazer mu-danças. O banco disse que não.

De acordo com o diretor do SBBA, Adelmo Andrade, “o de-bate foi proveitoso. Agora é co-brar do banco uma resposta rá-pida e soluções concretas para as demandas”. A reunião foi convo-cada pelo Sindicato e pela Fede-ração. Também marcaram pre-senças Francisco André Vieira e José Antônio dos Santos.

SBBA entrega pesquisa que revela insatisfação dos bancários com Santander

Brasileiros clamam pela saída de Temer, que está afundando. Séria crise

Page 4: Página 4 - Sindicato dos Bancários da Bahia...no dia 27 Página 2 Página 4 Primeiro presidente denunciado por corrupação, Michel Temer deve saber, na quarta-feira, a decisão

o bancário• www.bancariosbahia.org.br Salvador, segunda-feira, 31.07.20174

SAQUE

CORRIDA DOS BANCÁRIOS

Mais de 1 mil atletas já se inscreveram. Prova é no dia 27roSe [email protected]

Contagem regressiva

TÁ NA HORA Com o fim do recesso parlamentar, a Câmara Federal terá de decidir se libera o processo contra o presiden-te da República no STF. O Palácio do Planalto e as lideranças governistas não param. Cada voto vale ouro, ou melhor, muito dinheiro. A votação está marcada para começar na quarta-feira, mas pode ser adiada. Temer está confiante. Também né, com tanta grana rolando!

TUDO LEGAL O ex-presidente Lula deu uma resposta de alto nível ao ser indagado sobre o bloqueio de R$ 9 milhões. “Per-gunte ao Moro. Ganhei de forma lícita. Eu e Bill Clinton éramos os palestrantes mais bem pagos do Século XXI. O dinheiro está aplicado em Previdência privada, no BB, banco público. Não bo-tei em conta na Suíça”. Falou com convicção. Sem trocadilho.

INVEJA DÓI Além do ódio de classe, agravado diante das se-guidas derrotas nas urnas, as elites ultraconservadoras também nutrem muita inveja de Lula pela projeção que ele conseguiu em nível internacional, como estadista, ícone da democracia social no mundo. O neoliberal Fernando Henrique Cardoso, metido a intelectual, nem encosta. Fica longe. A direita pede a morte.

PAPA POVO Depois da influente CNBB (Conferência Nacio-nal dos Bispos do Brasil), agora é a vez da Ordem dos Jesuístas, organização da qual pertence o Papa Francisco, a se manifestar oficialmente contra as reformas trabalhista e previdenciária do governo Temer. Quer dizer, um posicionamento contrário ao projeto neoliberal. A Igreja Católica, com o novo papado, de-monstra uma retomada gradual à luta em defesa dos pobres. Amém.

DE ALUGUEL Articulista da Globo, Miriam Leitão agora repete todo dia que Temer e Meirelles quebraram a economia brasileira. Está com razão. Agora, não se pode esquecer que os dois foram levados ao poder por um golpe que ela e a empresa onde trabalha apoiaram declaradamente, ou melhor, descarada-mente. Tem mais, até antes do impeachment a jornalista fazia o mesmo discurso, e bem mais raivoso, contra Dilma, Lula, o PT e toda a esquerda. Pura conveniência. Até porque, está evidente que a briga da Globo com Temer é fruto de desentendimento na partilha do golpismo.

AGOSTO bate na porta e os ban-cários que não perdem uma boa atividade física, mas ainda não se inscreveram na Corrida, de-vem se apressar, pois as vagas estão acabando. Cerca de 1 mil atletas já garantiram participa-ção. O cadastro deve ser feito pelo site do Sindicato - banca-riosbahia.org.br.

A prova acontece no dia 27, com largada às 7h, do Parque

Costa Azul. É hora da prepa-ração para chegar condiciona-do e completar bem os 8 qui-lômetros da corrida. Estímulo não vai faltar. Além da torcida ao longo do percurso, os corre-dores têm garantidos pontos de hidratação. Depois, frutas para repor as energias.

A estrutura da Corrida dos Bancários é de primeira. Os atletas têm à disposição ser-viço de massoterapia, para re-laxar as pernas, atendimento médico, um kit com camisa, viseira e mochila e ainda es-paço kids com profissionais super qualificados, para as crianças brincarem enquanto os pais correm.

Quarta tem inauguração no Sindicato dos BancáriosUM SINDICATO repaginado para oferecer conforto e comodidade ao associado. Pen-sando nisso, a atual direção inaugura, na quarta-feira, a partir das 19h, o café, foyer e recepção da entidade.

Além da mudança na concepção do es-paço, foi criado um café para momentos de conversa e descontração entre os associados e parceiros.

A inauguração conta com apresentação da banca Tocoy me Voy. O Sindicato fica lo-calizado na avenida Sete de Setembro, 1001, Mercês, Salvador.

Atletas devem correr. Últimas vagas para a Corrida dos Bancários disponíveis

recepção com nova cara. Sindicato ganha também café e foyer

joão ubaldo - arquivo

rogério almeida