página 4 justiça do amazonas decide que lei maria da penha ...creveu o senador. “acre-ditei que...

8
Página 05 Página 06 Página 07 TURISMO EDUCAÇÃO CURIOSIDADES Wilson Lima garante indenização de 6,4 mil profissionais temporários da educação Turismo ganha prioridade em programa de investimentos do governo federal Afinal, o choro de um cão é através das lágrimas? Página 2 POLÍTICA JUSTIÇA Ex-Presidente Collor pede perdão por bloquear poupança quando era presidente: “Infelizmente, errei!” Justiça do Amazonas decide que Lei Maria da Penha envolve também casais homoafetivos Página 4 CNPJ 28.321.315/0001-50 MANAUS, 19 DE MAIO DE 2020 * Ano 3 * Nº 654 Terça-feira /jornaloportunidadesenoticias @onjornal @_onjornal

Upload: others

Post on 04-Oct-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Página 4 Justiça do Amazonas decide que Lei Maria da Penha ...creveu o senador. “Acre-ditei que aquelas medidas radicais eram o caminho certo. Infelizmente errei. Gostaria de pedir

Página 05

Página 06

Página 07

TURISMO

EDUCAÇÃO

CURIOSIDADES

Wilson Lima garante

indenização de 6,4 mil

profissionais temporários da

educação

Turismo ganha prioridade em programa de

investimentos do governo federal

Afinal, o choro de um cão é

através das lágrimas?

Página 2

POLÍTICA

JUSTIÇA

Ex-Presidente Collor pede perdão por

bloquear poupança quando era presidente:

“Infelizmente, errei!”

Justiça do Amazonas decide que Lei Maria da Penha envolve

também casais homoafetivos

Página 4

CN

PJ 2

8.3

21.

315

/00

01-

50

MANAUS, 19 DE MAIO DE 2020 * Ano 3 * Nº 654Terça-feira /jornaloportunidadesenoticias @onjornal @_onjornal

Page 2: Página 4 Justiça do Amazonas decide que Lei Maria da Penha ...creveu o senador. “Acre-ditei que aquelas medidas radicais eram o caminho certo. Infelizmente errei. Gostaria de pedir

MANAUS, TERÇA-FEIRA 19 DE MAIO DE 2020PolíticaOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 2

Collor pede perdão por bloquear poupança quando era presidente: “Infelizmente, errei!”

O ex-presidente e atual senador por Alagoas Fer-nando Collor (Pros) usou sua conta no Twitter nes-ta segunda-feira (18) para pedir desculpas pelo blo-queio de parte do saldo de cadernetas de poupança e contas-correntes duran-te seu governo, em 1990. Em uma sequência de pu-blicações na rede social, Collor afirmou que a “de-cisão foi dificílima” e que a medida foi tomada para tentar conter a hiperinfla-ção, que chegava a 80% ao mês.

“É chegado o momento de falar, com ainda mais clareza, de um assunto de-licado e importante”, es-creveu o senador. “Acre-ditei que aquelas medidas radicais eram o caminho certo. Infelizmente errei. Gostaria de pedir perdão a todas aquelas pessoas que foram prejudicadas pelo

bloqueio dos ativos”.Parte do Plano Collor

para estabilização da eco-nomia, a MP 168/1990 li-mitou os saques a 50 mil cruzeiros, moeda que substituiu o cruzado novo.

O valor é equivalente a R$ 18 mil reais hoje. A pro-messa do governo à época era desbloquear o restante do dinheiro em um ano. O senador contou que sabia dos riscos envolvidos na

decisão, mas afirmou que o Brasil estava “no limite” e explicou que combater a inflação era seu principal objetivo.

“Os mais pobres eram os maiores prejudicados, per-diam seu poder de compra em questão de dias, pes-soas estavam morrendo de fome. O Brasil estava no limite! Durante a pre-paração das medidas ini-ciais do meu governo, to-mei conhecimento de um plano economicamente viável, mas politicamen-te sensível, com grandes chances de êxito no com-bate à inflação. Era uma decisão dificílima. Mas re-solvi assumir o risco. Sabia que arriscava ali perder a minha popularidade e até mesmo a Presidência, mas eliminar a hiperinflação era o objetivo central do meu governo”.

Fonte: Agência Senado

Governo se nega a entregar exames de Bolsonaro à Câmara

Prefeito anuncia convocação de mais profissionais de saúde

Após 30 dias de prazo, o governo não entregou os resultados dos exames de covid-19 do presidente Jair Bolsonaro à Câmara. Em resposta ao requeri-mento de informações do deputado Rogério Correia (PT-MG), o ministro Jor-ge Oliveira, da Secretária-Geral da Presidência da República, afirmou que os documentos tratam de di-reito individual, da esfera íntima e que não caberia a uma terceira a divulga-ção.

Além disso, Oliveira cita ainda que os resultados já estão disponíveis no Su-premo Tribunal Federal. Os exames foram divulga-

dos no último dia 13 por determinação do Supre-mo Tribunal Federal (STF) após o Estadão pedir na Justiça para ter acesso aos laudos.

Dois exames do labora-tório Sabin com codino-me (Airton Guedes e Rafa-el Augusto Alves da Costa Ferraz), mas o CPF e o RG informados nos papéis são do próprio Bolsonaro. No entanto, o terceiro exame, feito pela Fiocruz, não traz qualquer informação so-bre o paciente - CPF, RG, endereço -, apenas identi-ficando o usuário generi-camente como “paciente 05”. As três coletas foram feitas no mês de março.

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Mu-nicipal de Saúde (Semsa), publicou na edição extra nº 4.841, do Diário Oficial do Município (DOM), deste sábado, 16/5, a lista com os nomes de mais cinco en-fermeiros e 40 técnicos de enfermagem para contra-tação temporária por seis meses. Os 45 profissionais de saúde convocados fo-ram classificados em situ-ação de cadastro reserva no Processo Seletivo Sim-plificado (PSS), do Edital nº 002/2017.

Em vídeo postado em suas redes sociais, neste sábado, à noite, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, destacou a importân-cia da chegada dos 45 no-

vos profissionais de saúde e a atuação deles no com-bate à Covid-19, juntamen-te com as equipes do Mé-dico Sem Fronteiras (MSF), que também vêm atuando na capital contra o novo coronavírus, atendendo in-dígenas.

“Vamos ter um reforço na luta pela vida com mais 45 pessoas para o hospital de campanha e também para cuidar dos nossos indíge-nas, tanto os nascidos em nosso território, quanto os waraos, os indígenas ve-nezuelanos, que também precisam de isolamento imediato. Essa turma, junto com as equipes do Médicos Sem Fronteiras, vai reforçar a nossa missão, que é sal-var vidas”, destaca Arthur.

Page 3: Página 4 Justiça do Amazonas decide que Lei Maria da Penha ...creveu o senador. “Acre-ditei que aquelas medidas radicais eram o caminho certo. Infelizmente errei. Gostaria de pedir

MANAUS, TERÇA-FEIRA 19 DE MAIO DE 2020PolíticaOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 3

Fransuá sugere que beneficiários do Bolsa Universidade reforcem

atendimento na saúde

O vereador Fransuá (PV) apresentou a Indicação 159/2020 à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), sugerindo o chamamento de bolsis-tas e ex-bolsistas de cursos da área da Saúde que re-cebem ou receberam bol-sas de estudo concedidas pela Prefeitura de Manaus, através do programa Bolsa Universidade, para atuar como voluntários em hos-pitais e Unidades Básicas de Saúde (UBS) de referên-cia no atendimento a pa-cientes com diagnóstico

de infecção pelo covid-19. “A medida consiste em fa-zer com que esses profis-sionais atuem como auxi-liares dos profissionais da saúde, realizando procedi-mentos mais simples e re-petitivos, se integrando ao grupo de profissionais que já estão na linha de frente no combate à pandemia”, destaca o parlamentar. Fransuá considera positi-vo o suporte técnico que as vítimas do coronavírus ganharão com a chegada de mais esses profissio-nais.

Para ele, os pacientes que se encontram mui-tas vezes internados, sem um atendimento adequa-do, quer seja por falta de recurso hospitalar ou por insuficiência de profissio-nais, ganharão um refor-ço na atenção e cuidados. Fransuá reforça que é pre-ciso tomar mediadas que possam ajudar no comba-te à pandemia, de forma que a população se mobi-lize e lute contra esse vírus que está destruindo vidas e famílias em nossa cidade e no mundo inteiro.

MPF vai apurar denúncia contra Flávio Bolsonaro

O procurador-geral da República, Augusto Aras, vai analisar a suspeita de vazamento de informa-ções de operação da Po-lícia Federal ao senador Flávio Bolsonaro (Republi-canos-RJ), relatada pelo empresário Paulo Marinho (PSDB-RJ) ao jornal Folha de S.Paulo. Suplente de Flávio, Marinho disse ter ouvido do senador que ele possuía informações sigi-losas acerca de investiga-ções envolvendo o ex-as-sessor Fabrício Queiroz.

“O procurador-geral da República analisará o re-lato junto com a equipe de procuradores que atua em seu gabinete em ma-téria penal”, informou, em nota, a Procuradoria-Ge-ral da República (PGR). O órgão não informou se abrirá um procedimento para investigação. Após a publicação da entrevista, Marinho também recorreu às redes sociais na manhã de ontem, unindo o slo-gan eleitoral de Jair Bolso-naro à frase pronunciada por Sérgio Moro ao deixar o Ministério da Justiça: “Verdade acima de tudo. Fazer a coisa certa acima de todos.”

Marinho, que é suplente do senador Flávio, afirmou que o filho mais velho do presidente Jair Bolsona-ro lhe contou ter recebido informações sigilosas da Polícia Federal (PF) sobre a investigação que então envolvia seu assessor Fa-brício Queiroz. Segundo o relato, um delegado da PF avisou das investigações pouco após o primeiro turno das eleições gerais daquele ano. Em nota, pu-blicada ontem, Flávio Bol-sonaro negou a acusação.

Lei reduz pena aplicada a quem descumprir medidas de isolamento

O Projeto de Lei 2682/20 altera o Código Penal para punir apenas com multa quem descumprir determinação do poder público destinada a im-pedir introdução ou pro-pagação de doença con-tagiosa. Atualmente, a lei prevê que esse crime será punido com deten-ção de um mês a um ano, além de multa. Para ter a pena reduzida, segundo texto que tramita na Câ-

mara dos Deputados, o réu deve ser primário e sua conduta não deve ter servido à propagação da doença.

Mantidas essas condi-ções, o texto prevê ainda que o juiz poderá deixar de punir quem descum-prir medida sanitária alegando “motivo de re-levante valor social ou moral” ou “violenta emo-ção”.

Autor do projeto, o de-

putado Guilherme Der-rite (PP-SP) argumenta que o objetivo não é des-criminalizar a conduta mas sim autorizar o juiz a reconhecer “a baixíssima ofensividade da conduta, a ausência de periculosi-dade social e o reduzidís-simo grau de reprovabili-dade do comportamento que alguns casos concre-tos podem apresentar”.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Page 4: Página 4 Justiça do Amazonas decide que Lei Maria da Penha ...creveu o senador. “Acre-ditei que aquelas medidas radicais eram o caminho certo. Infelizmente errei. Gostaria de pedir

MANAUS, TERÇA-FEIRA 19 DE MAIO DE 2020JustiçaOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 4

Justiça do Amazonas decide que Lei Maria da Penha envolve também casais homoafetivos

A Justiça Estadual, por meio de acórdão de suas Câmaras Reunidas, firmou entendimento de que a “Lei Maria da Penha” (Lei n.º 11.340/2006) pode ser aplicada em situações de violência doméstica en-volvendo casal homoafe-tivo (duas mulheres).

Na análise de um pro-cesso específico envol-vendo um conflito de competência entre uma Vara Criminal e uma Vara Especializada em Violên-cia Doméstica, os desem-bargadores da Corte deci-diram que em processos que envolvem situações fáticas de violência de gê-nero - mesmo que as par-tes sejam duas mulheres - a Ação deve ser julgada por Juizado Maria da Pe-nha.

O processo em questão

teve como relatora a de-sembargadora Joana dos Santos Meirelles, cujo en-

tendimento expresso em seu voto foi seguido por unanimidade pelo cole-

giado de desembargado-res.

O referido processo sur-giu para apurar de qual órgão judiciário é a com-petência para análise de processo criminal mane-jado em virtude de violên-cia doméstica decorrente de casal homoafetivo.

A desembargadora Jo-ana dos Santos Meirel-les, em seu voto, seguido pela Corte, sustentou que a “Lei Maria da Penha” “tem o intuito de prote-ger a mulher da violência doméstica e familiar que lhe cause morte; lesão; sofrimento físico, sexual, psicológico; e dano mo-ral ou patrimonial, mas o crime pode ser cometido em qualquer relação ínti-ma de afeto ou âmbito da unidade doméstica e da família”, disse.

TJ-SP concede domiciliar a asmático condenado por

sequestro e morte

Moraes diz que STF dificulta descumprimento do

federalismo

A desembargadora An-gélica de Almeida, do Tri-bunal de Justiça de São Paulo concedeu liminar para colocar em regime domiciliar um condena-do a 25 anos de prisão por extorsão mediante sequestro que resultou em morte e ocultação de cadáver em razão da pandemia do novo coro-navírus.

A decisão atende a pedi-do da defesa, que alegou que o homem é asmáti-co, integrando o grupo de risco da Covid-19, es-tava em estabelecimento penitenciário superlota-do e não vinha receben-do os medicamentos que

precisa.A liminar foi concedida

no último dia 24 de abril e determinou que o ho-mem permaneça em sua residência, só podendo dela sair mediante auto-rização judicial.

No despacho, a magis-trada diz que ‘ em que pese gravidade dos deli-tos’, a ‘urgência, relevân-cia e necessidade da me-dida’ estão demonstradas tendo em vista o ‘estado de saúde apresentado pelo paciente’ e a pande-mia do novo coronavírus, chegando a mencionar observância à recomen-dação nº 62 do Conselho Nacional de Justiça.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribu-nal Federal (STF), disse on-tem (18), que a Corte vem se colocando como obstá-culo ao descumprimento do federalismo durante o período da pandemia da covid-19. Moraes partici-pou, nesta tarde, de um debate sobre o papel da União, dos estados e mu-nicípios no enfrentamento ao novo coronavírus.

Moraes destacou que o Supremo somente atua quando não há solução entre os governos estadu-ais, municipais e federal.

“O Supremo Tribunal Federal se coloca como obstáculo a mais con-tra eventual desrespeito ao federalismo brasileiro.

Seja desrespeito por parte da União, seja desrespei-to por parte dos estados e municípios. Nem a União pode querer o monopólio do combate à pandemia, nem os estados e muni-cípios podem querer se transformar em repúblicas autônomas”, afirmou o mi-nistro, no debate promovi-do pela TV ConJur, do site Consultor Jurídico.

Moraes também dis-se que a União não pode proibir os estados de es-tabelecerem medidas para restringir o transporte in-termunicipal, e os estados não podem impedir a livre circulação de alimentos e a manutenção dos servi-ços de energia elétrica e de telecomunicações.

Page 5: Página 4 Justiça do Amazonas decide que Lei Maria da Penha ...creveu o senador. “Acre-ditei que aquelas medidas radicais eram o caminho certo. Infelizmente errei. Gostaria de pedir

MANAUS, TERÇA-FEIRA 19 DE MAIO DE 2020EducaçãoOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 5

Wilson Lima garante indenização de 6,4 mil profissionais temporários da educação

O governador Wilson Lima garantiu, ontem (18/05), o pagamento das verbas indenizatórias de 6.449 profissionais da educação temporários que tiveram o contrato fi-nalizado em janeiro des-te ano com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc). Os pa-gamentos, que somam R$ 17,2 milhões, serão reali-zados na próxima sexta-feira (22/05).

“Nós estamos sofrendo muito com essa pandemia do coronavírus. O Estado tem feito um esforço gran-de, enorme, para poder contemplar todas as áre-as, por isso estou trazen-do aqui uma boa notícia. Os funcionários temporá-

rios que foram desligados da Seduc, no início de ja-neiro, vão começar a re-ceber suas indenizações a partir do próximo dia 22 de maio. Serão R$ 17 mi-lhões investidos na nos-sa economia e que serão fundamentais para essas pessoas em um momento

como esse”, disse o gover-nador, em vídeo divulga-do nas redes sociais.

Ele destacou, ainda, que a finalização dos proces-sos de pagamento não impede que os ex-servi-dores que ainda estejam desempregados solicitem o auxílio emergencial do

Governo Federal ou qual-quer benefício social dis-ponível. O governador também reforçou a im-portância da participação dos alunos no programa “Aula em Casa”, que está disponibilizando os con-teúdos letivos por meio da televisão.

Brasil tem 4,8 milhões de crianças e adolescentes sem

internet em casa

Pessoas com deficiências visuais podem solicitar leitura em tela na

prova do Enem até 22 de maio No Brasil, 4,8 milhões de

crianças e adolescentes, na faixa de 9 a 17 anos, não têm acesso à internet em casa. Eles correspondem a 17% de todos os brasileiros nessa faixa etária. Os da-dos, divulgados na sema-na passada semana pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), fazem parte da pesquisa TIC Kids Online 2019, que será lançada na íntegra em junho. O levantamento é feito pelo Centro Regional de Estudos para o Desen-volvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). Os dados fo-ram solicitados pelo Uni-cef para medir, em meio à pandemia do novo coro-navírus, causador da co-

vid-19, quantas crianças e adolescentes estão sem acesso a aulas online e a outros conteúdos da inter-net que garantam a conti-nuidade do aprendizado.

“A gente está em um mo-mento de crise, uma crise aguda em função da pan-demia, que vai ter impacto na vida das crianças e ado-lescentes, como um todo. Do ponto de vista da edu-cação, a gente está com uma questão séria: o que é preciso fazer para que es-sas crianças e adolescen-tes tenham acesso a algum tipo de aprendizagem”, diz o chefe de Educação do Unicef, Ítalo Dutra.

Segundo Dutra, a pande-mia evidencia desigualda-des que já são enfrentadas no cotidiano em todo o país.

Uma das novidades da edição do Exame Na-cional do Ensino Médio (Enem) 2020 é a leitu-ra em tela para pessoas com deficiências visu-ais. Nessa tecnologia, um software possibilita a leitura de textos que estão na tela do com-putador, ao converter, por meio de voz sinte-tizada, tudo o que apa-rece escrito no monitor. A solicitação do recur-so deve ser realizada durante o processo de inscrição, na Página do Participante, no site do Enem, até 22 de maio. Com esse recurso, pes-soas com cegueira, sur-docegueira, baixa visão ou visão monocular têm

mais autonomia porque podem ler a prova na or-dem em que desejarem, repetir a leitura quantas vezes considerarem ne-cessário ou retomarem uma questão no ponto em que escolherem. O software disponibiliza-do será o NVDA, e o sis-tema, o Dosvox. A medi-da é parte da estratégia do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Tei-xeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educa-ção (MEC) e responsável pela aplicação do Enem, para ampliar as opor-tunidades de acesso ao principal instrumento de entrada na educação superior no país.

Page 6: Página 4 Justiça do Amazonas decide que Lei Maria da Penha ...creveu o senador. “Acre-ditei que aquelas medidas radicais eram o caminho certo. Infelizmente errei. Gostaria de pedir

MANAUS, TERÇA-FEIRA 19 DE MAIO DE 2020TurismoOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 6

PUBLICIDADE

EDITORES E JORNALISTAS RESPONSÁVEIS

COMERCIAL

Ana Caroline MoraesMT 1164/AMÍtalo Ramos

PROJETO GRÁFICO:Luiz Alves - MT 1169/[email protected]

Enygleuce (92) 99231-3820Lina Castro (92) 99177-3821Erlan Silva (92) [email protected]

55 (92) 3020-7514 99231-3820 99810-9860www.onjornal.com

CNPJ 28.321.315/0001-50Rua H, nº 10 Cj Eldorado

Manaus - AM - Brasil

CNPJ 28.321.315/0001-50

Turismo ganha prioridade em programa de investimentos do governo federal

Decreto publicado no Diário Oficial da União, qualifica a política de atra-ção de investimentos pri-vados ao setor de turismo no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da Repú-blica (PPI). Assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Econo-mia, Paulo Guedes, o texto prevê a elaboração de es-tudos destinados à imple-mentação de novos em-preendimentos privados e ao aproveitamento turís-tico de ativos culturais e naturais do país. (Confira aqui o decreto)

O planejamento ficará a cargo de um Comitê Inter-ministerial, coordenado pela Secretaria Especial do PPI do Ministério da Eco-nomia e que contará com

representantes da Casa Ci-vil, da Secretaria de Gover-no e dos ministérios do Tu-rismo e do Meio Ambiente, além do Banco Nacional de Desenvolvimento Eco-nômico e Social (BNDES) e

do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Na-cional (IPHAN). O objetivo é definir alternativas regu-latórias que garantam se-gurança jurídica e fomen-tem negócios no setor.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, comemora a decisão e res-salta que a medida vai con-tribuir para a retomada do setor após a pandemia do novo coronavírus.

Agentes financeiros privados poderão operar Fungetur

Operadores do mercado mexicano aprendem a ‘vender’

o turismo do AmazonasUma portaria do Ministério do Turismo publicada na semana passada, permite que agentes financeiros privados também ope-rem o Fundo Geral do Turismo (Fungetur), antes restrito a agentes públicos. A mudança vai permitir que mais instituições ofereçam o crédito específico para o setor do turismo que recebeu, na última semana, um aporte de R$ 5 bilhões por meio da Medida Provisória 963. A portaria prevê, ainda, a possibilidade de empréstimo para Micro Empreendedores Individuais (MEI). Para ter acesso ao crédito, o prestador de serviço turístico precisa estar cadastrado no Cadastur, do Ministério do Tu-rismo.

Poderão ter acesso ao crédito empresas das seguintes áreas: acampamento turístico, agências de turismo, meios de hospedagem, parques temáticos, transportadora turística, casas de espetáculos e equipamentos de ani-mação turística, centro de convenções, em-preendimento de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva, empreendimento de entretenimento e lazer e parques aquáticos, locadora de veículos, organizador(a) de even-tos, prestador de serviços de infraestrutura de apoio a eventos, prestador especializado em segmentos turísticos, além de restauran-tes, cafeterias e bares.

Dez operadores de turismo do mercado mexicano foram capacitados, pela primeira vez, na semana passada, pelo Governo do Estado, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), sobre as potencialidades turísticas do estado mais preservado do Brasil. O roteiro envolvendo os hotéis de selva amazonenses é uma das saídas apontadas pelos agentes no período pós-pandemia da Covid-19.

Por videoconferência, os operadores da agência Journeys DmC de Brasil, com base na Argentina e especializada em vender os destinos do Brasil, aprenderam a comercia-lizar, por meio da capacitação “Amazonas, viva a experiência”, o mercado local,sobre-tudo voltado ao turismo de natureza.

Conforme a assessora técnica de Marke-ting, Kelma Silva, os agentes argentinos veem o turismo de selva do Amazonas como uma saída para o setor, pós-pandemia.

A finalidade da capacitação é para assis-tir ao trade amazonense na reconstrução do segmento – duramente afetado economica-mente pela proliferação do novo coronaví-rus -, na busca da geração de economia e renda para mais de 50 atividades locais.

Page 7: Página 4 Justiça do Amazonas decide que Lei Maria da Penha ...creveu o senador. “Acre-ditei que aquelas medidas radicais eram o caminho certo. Infelizmente errei. Gostaria de pedir

MANAUS, TERÇA-FEIRA 19 DE MAIO DE 2020CuriosidadesOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 7

Cinco sinais da língua querevelam como anda sua saúde

Mostrando a língua por aí, já que esse é um ato muito mal educado. Só que isso só vale para fora de casa. Em casa, devemos dar muita atenção à essa parte do corpo, já que ela pode mostrar muitos si-nais de como está a nossa saúde.

Por ser uma região sensí-vel, nossa língua consegue logo demonstrar qualquer desequilíbrio que ocorra. Veja como está a sua saú-de:

1. Uma língua saudável deve ter essa aparência

O tamanho das papilas não importa, mas ela deve ser rosada e limpa.

A recomendação dos médicos é a limpeza da boa por dois minutos, ao menos 2 vezes ao dia, in-cluindo a escovação da língua e dos dentes.

2. Alguns pontos bran-cos podem aparecer ou a língua pode ficar toda branca.

Isso é a chamada sabur-ra lingual, uma massa de células mortas, bactérias, muco e restos alimenta-

res. Essa condição é uma das

principais causas de mau hálito, mas na maioria das vezes, basta melhorar a higiene.

Mas se for persistente ou causar dor, melhor pro-curar um médico, já que pode significar candidíase oral ou até mesmo algum sinal de câncer.

3. Existe ainda a língua geográfica - Trata-se de uma língua com manchas avermelhadas e lisas na língua. Não é uma doença, e nem está aliada à alguma infecção, é simplesmen-te uma característica da língua. Em alguns casos, pode dar uma sensação de queimação, mas basta não comer nada quente,

salgado, picante ou ácido

4. Língua inchada ou muito vermelha. Pode ter sido um machucado feito por algo quente ou muito picante.

Mas se isso não tiver acontecido, pode indicar a falta de vitaminas (ácido fólico ou vitamina B-12).Uma sensação de dor ou queimação é comum no período após a menopau-sa, o que exige uma pasta de dente mais suave.

5. Feridas ou lesões - Caroços irregulares, úlce-ras e feridas por mais de 6 semanas são mesmo pre-ocupantes. São sinais de infecções, inflamações ou até mesmo câncer.

Afinal, o choro de um cão é através das lágrimas?Através de uma combi-

nação de pistas verbais e não verbais, aprendemos a identificar quando um cão está feliz ou nervo-so. Mas quando se trata de tristeza, a tarefa é mais complicada.

Quando os seres huma-nos estão tristes, choram, mas os cães conseguem fazer o mesmo? Na ver-dade, os cães têm os mes-mos dutos lacrimais que desempenham as mesmas

funções que os humanos, ou seja, libertam as lá-grimas necessárias para manter os olhos úmidos e eliminar os alérgenos.

Apesar disso, ao contrá-rio do que acontece com os humanos, essas lágri-mas não são sinônimo de emoções. Segundo o BarkPost, quando os cães estão tristes, demons-tram-no através de voca-lizações, como choramin-gos, gemidos e uivos.

1 2 3

4 5

Page 8: Página 4 Justiça do Amazonas decide que Lei Maria da Penha ...creveu o senador. “Acre-ditei que aquelas medidas radicais eram o caminho certo. Infelizmente errei. Gostaria de pedir

MANAUS, TERÇA-FEIRA 19 DE MAIO DE 2020Atos legaisOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 8

Ilustríssimos Senhores Condôminos do Condomínio do Edifí-cio Adrianopolis Apart Service, o Sindico do Condomínio do edi-fício, no uso de suas atribuições e na forma convencionalmente prevista, convida os demais condôminos do Condomínio para ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA que se fará realizar no próximo dia 02 de Junho de 2020, e excepcionalmente devi-do a Pandemia do Covid 19, o encontro será efetuado por meio de um aplicativo de conferencia remota online com a utilização da Internet, às 15h00min em primeira convocação, mediante a presença de no mínimo 2/3 dos condôminos, ou às 15h30min, em 2ª e última convocação, com qualquer número de presentes, a fim de deliberarem sobre a seguinte ORDEM DO DIA:

• Eleição de Sindico, Sub Sindico e Conselho Consultivo bi-ênio 2020/2022;

• O que ocorrer.Reforça-se ainda, por este instrumento, que somente terão

direito a voto os condôminos que estiverem em dia com as obri-gações condominiais.

Caso não possam comparecer, V.Sas poderão se fazer re-presentar por terceiro, através de instrumento de procuração, pública ou particular, com firma reconhecida em cartório, com poderes específicos de voto, procuração esta que deverá ser apresentada ao presidente da mesa antes do inicio das delibe-rações.

EDITAL DE CONVOCAÇÃOASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

CONDOMINIO DO EDIFICIO ADRIANOPOLIS APART SERVICECNPJ 84.470.251/0001-20

Processo nº 008/2020ESPECIE: Extrato de Termo de Contrato nº 005/2020-

PMJ, oriundo da Tomada de Preços nº. 004/2020- /PMJ.Contratante: PREFEITURA MUNICIPAL DE JAPU-

RÁ CNPJ sob o nº 04.505.509/0001-47. Contratada: J. L GALVÃO GONÇALVES-ME inscrita no CNPJ sob nº 10.679.901/0001-05

OBJETO: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIA-LIZADA PARA REALIZAR SERVIÇOS DE AMPLIAÇÃO DO PRÉDIO DA FUNDAÇÃO DE VIGILÂNCIA SANITÁ-RIA, CONFORME DETALHADO NO PLANO DE TRA-BALHO E TERMO DE CONVÊNIO N° 387-2018/DPCN, conforme Edital e anexos.

DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIAÓrgão: 2- Poder Executivo05. Secretaria Municipal de SaúdeProj. /Ativ. 1.007 Const. e/ou Ampliação e Aquisição de

Equip. P/ unidade de Saúde.Fonte Recurso: 26. Programa Calha Norte - 10 Recur-

so próprioO PRAZO DE VIGÊNCIA: deste contrato é de 90 dias

a contar 15/05/2020 à 13/08/2020. O PRAZO DE EXE-CUÇÃO: é de 90 dias a contar 15/05/2020 à 13/08/2020. Conforme cronograma físico financeiro.

VALOR DO CONTRATO R$ 504.880,86 (quinhentos e quatro mil, oitocentos e oitenta reais e oitenta e seis centavos).

Data da Assinatura: 15 de maio de 2020Base Legal Lei nº 8666/93.

Japurá/AM em 15 de maio 2020.

GRACINEIDE LOPES DE SOUZAPrefeita Municipal de Japurá

EXTRATO DE TERMO DE CONTRATO Nº 005/2020-PMJ

ESTADO DO AMAZONASPrefeitura Municipal de Japurá

Gabinete do Prefeito

A Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura Municipal de Juruá torna pública a abertura da CONCORRÊNCIA PÚBLICA N.º 002/2020/CPL/ JURUÁ, no dia 22 de junho de 2020, às 10h00min objetivando Contratação em Regime de Empreitada por Menor Preço Global de Empresa Especializada para Pavimentação em concreto no Bairro São Francisco com calçada, meio-fio e sarjeta no Municipio de Jurua/AM, de acordo com as especificações constantes no Projeto Básico e seus anexos.

O Edital e seus anexos encontram-se disponíveis na sede da Prefeitura Municipal de Juruá no período de 19/05/2020 a 19/06/2020, localizada na Rua Francisco de Paula, 98 – Centro – Juruá-AM, no horário das 8h às 12h, de segunda-feira a sexta-feira, podendo ser retirados mediante o pagamento da taxa de R$ 100,00 (Cem reais).

Juruá (AM), 18 de maio de 2020.Comissão Permanente de Licitação – CPL

CONCORRÊNCIA PÚBLICA Nº. 002/2020/CPL/JURUÁAVISO DE LICITAÇÃO

ESTADO DO AMAZONASPrefeitura Municipal de Juruá

Gabinete do Prefeito