página 2 pá página 7 página 62 jornal da uesc ano xii nº 129 - abril 2010 centes do seu uso ao...

8
ção, estão em funcionamento 18 cursos de Especialização e 11 cursos de Mestrado. A Uni- versidade já possui também dois Doutorados: o primeiro, em Genética e Biologia Mole- cular; e o segundo, em Desen- volvimento e Meio Ambiente, vinculado ao Prodema. Nas ações da exten- são, elo importante entre a comunidade acadêmica e a sociedade, os projetos têm atendido anualmen- te uma média de 120 mil pessoas. A instituição tem se destacado também na área de pesquisa, com di- versos projetos aprovados. Conforme dados do MEC, a UESC está entre as du- as universidades públicas na Bahia melhor avaliadas pelo Enade. Ano XII - Nº 129 15 a 30 de ABRIL /2010 Página 6 TRAUMA UESC presen- te em livro Página 2 LANÇAMENTO Projeto de Estru- turas de Madeira Universidade completa 36 anos A Universidade Esta- dual de Santa Cruz (UESC) comple- tou 36 anos em 22 de abril de 2010, sendo hoje considerada a mais importante instituição re- gional do Sul da Bahia. Funda- da em 1974, sob a denominação de Fespi - Federação das Esco- las Superiores de Ilhéus e Itabuna, foi transformada em UESC em dezembro de 1991 por ato do Gover- no da Bahia. Em 16 de ju- lho de 1999, obteve o reco- nhecimento como institui- ção universitária de fato e de direito, e em 5 de abril de 2006, foi recredenciada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE). A UESC é uma autar- quia dotada de personali- dade jurídica, com autono- mia didático-científica, admi- nistrativa, financeira e patrimo- nial, vinculada à Secretaria de Educação do Estado e integra- da ao Sistema Estadual de Ensi- no. Atualmente, oferece 29 cur- sos de Graduação, sendo 18 Ba- charelados e 11 Licenciaturas. Na área de Pós-Gradua- Página 7 TURISMO CULTURAL Na visão de 19 autores GEOGRAFIA Trote Integrativo Promovida pelo Diretório Acadêmico do curso de Geografia, acontece a sétima edição do Acam- pamento Geográfico. Página 2 NACC I Seminário de Direito Penal O Núcleo Acadêmico de Ciências Criminais realizou o seu primeiro evento. Página 8 Foto: José Nazal Doutores 254 Mestres 323 Especialistas 105 Graduados 27 Total 709 Professores por Titulação Pá LA Pr tu Jornal da Universidade Estadual de Santa Cruz

Upload: others

Post on 10-Oct-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Página 2 Pá Página 7 Página 62 Jornal da UESC Ano XII Nº 129 - ABRIL 2010 centes do seu uso ao redor do mundo." O livro, com 226 pági-nas, é uma importante con-tribuição aos

ção, estão em funcionamento 18 cursos de Especialização e 11 cursos de Mestrado. A Uni-versidade já possui também dois Doutorados: o primeiro, em Genética e Biologia Mole-cular; e o segundo, em Desen-volvimento e Meio Ambiente, vinculado ao Prodema.

Nas ações da exten-são, elo importante entre a comunidade acadêmica e a sociedade, os projetos têm atendido anualmen-te uma média de 120 mil pessoas. A instituição tem se destacado também na área de pesquisa, com di-versos projetos aprovados. Conforme dados do MEC, a UESC está entre as du-as universidades públicas na Bahia melhor avaliadas pelo Enade.

Ano XII - Nº 129 15 a 30 de ABRIL /2010

Página 6TRAUMAUESC presen-te em livro

Página 2LANÇAMENTOProjeto de Estru-turas de Madeira

Universidade completa 36 anos

A Universidade Esta-dual de Santa Cruz (UESC) comple-

tou 36 anos em 22 de abril de 2010, sendo hoje considerada a mais importante instituição re-gional do Sul da Bahia. Funda-da em 1974, sob a denominação de Fespi - Federação das Esco-las Superiores de Ilhéus e Itabuna, foi transformada em UESC em dezembro de 1991 por ato do Gover-no da Bahia. Em 16 de ju-lho de 1999, obteve o reco-nhecimento como institui-ção universitária de fato e de direito, e em 5 de abril de 2006, foi recredenciada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE).

A UESC é uma autar-quia dotada de personali-dade jurídica, com autono-

mia didático-científi ca, admi-nistrativa, fi nanceira e patrimo-nial, vinculada à Secretaria de Educação do Estado e integra-da ao Sistema Estadual de Ensi-no. Atualmente, oferece 29 cur-sos de Graduação, sendo 18 Ba-charelados e 11 Licenciaturas.

Na área de Pós-Gradua-

Página 7TURISMO CULTURALNa visão de 19 autores

GEOGRAFIA

Trote Integrativo

Promovida pelo Diretório Acadêmico do curso de Geografi a, acontece a sétima edição do Acam-pamento Geográfi co. Página 2

NACCI Seminário de Direito Penal

O Núcleo Acadêmico de Ciências Criminais realizou o seu primeiro evento. Página 8

Foto

: Jos

é N

azal

Doutores 254 Mestres 323 Especialistas 105 Graduados 27 Total 709

Professores por Titulação

PáLAPrtu

Jornal da Universidade Estadual de Santa Cruz

Page 2: Página 2 Pá Página 7 Página 62 Jornal da UESC Ano XII Nº 129 - ABRIL 2010 centes do seu uso ao redor do mundo." O livro, com 226 pági-nas, é uma importante con-tribuição aos

2 Jornal da UESC Ano XII Nº 129 - ABRIL 2010

centes do seu uso ao redor do mundo."

O livro, com 226 pági-nas, é uma importante con-tribuição aos profi ssionais de engenharia. O seu con-teúdo está centrado nos as-pectos da utilização e pro-jeto dos pilares de madeira composta; problemas de se-gunda ordem e estabilidade de pilares de madeira; resis-tência dos pilares de madei-ra; dimensionamento de pi-lares de madeira composta; rigidez das ligações das pe-ças compostas; interligação experimental; análise dos re-sultados e projeto de um pi-lar de madeira composta.

Ricardo Alvim é enge-nheiro civil graduado pela

P rojeto de Estrutu-ras de Madeira – Peças Compostas

Comprimidas é o título do livro do professor doutor Ricardo de C. Alvim, edi-tado pela Editora Edgard Blucher, de São Paulo. No livro, ele apresenta os re-sultados de estudos so-bre a resistência de peças comprimidas de madei-ra composta. A publi-cação, baseada em tese de doutorado do autor, versa sobre pilares de madeira, conhecimen-tos que se estendem às demais peças fl exo-comprimidas.

- Apresenta-se uma extensa investigação expe-rimental sobre o tema, condu-zida de modo a calibrar a rigi-dez efetiva dessas peças, consi-derando-se o efeito das perdas pelas ligações pregadas. Dessa forma, foram avaliados os cri-térios de projeto da atual Nor-ma Brasileira de Projeto de Es-truturas de Madeira - revela o professor Alvim. Ao texto foi acrescentado um exemplo de projeto de pilar composto, on-de um novo modelo analítico de cálculo é apresentado.

Segundo o autor, "espera-se orientar e difundir o em-prego da madeira como so-lução de primeira escolha no projeto e dimensionamen-to das estruturas de grande porte no Brasil, contribuin-do com o melhor conheci-mento de suas potencialida-des, a partir de exemplos re-

Editora paulista publica livro do professor Ricardo Alvim

Lançamento

Editado pela Assessoria de Comunicação AscomDistribuído gratuitamente

Telefone: (73) 3680-5027www.uesc.brE-mails: [email protected]

Reitor: Prof. Antonio Joaquim Bastos da Silva. Vice-reitora: Profª Adélia Pinheiro. Editor: Edvaldo P. de Oliveira – Reg. Prof. nº 530 DRT/BA. Redatores: Jonildo Glória e Valério Magalhães. Fotos: Marcos Maurício, Jonildo Glória e Laíse Galvão. Prog. Visual: George Pellegrini. Diagr. , Infográfi cos/Ilustr.: Marcos Maurício. Sup. Gráfi ca: Luiz Farias. Fotolito: Cristovaldo Caitano. Impressão: José NIlton e Davi Ma-cêdo. Acabamento: Nivaldo Lisboa / Eva Damaceno. End.: Rod. BA-415, Km 16 (trecho Ilhéus-Itabuna) – CEP 45662-900-Ilhéus-BA.

Esta edição foi impressa em papel couchê liso 130g, oriundo de madeira de refl orestamento

O Diretório Acadêmi-co de Geografi a da UESC, em conjunto com o Colegia-do do curso, realizou a séti-ma edição do Acampamen-to Geográfi co. A atividade te-ve como objetivo proporcio-nar momentos de interação e troca de experiências entre calouros e veteranos do curso de Geografi a, em substituição às antigas práticas (trotes) re-alizadas na instituição.

O Acampamento, es-te ano, segundo os seus or-ganizadores, foi além da ex-pectativa, uma vez que a in-teração entre estudantes contou também com a par-ticipação dos professores do

curso. O evento, realizado em março, no Camping e Pousada “Tô de Férias”, no km 28 da ro-dovia Ilhéus – Una, teve a par-ticipação de 75 estudantes dos cursos de licenciatura e bacha-relado em Geografi a.

O estudante Alan Azevedo, coordenador do Diretório Aca-dêmico de Geografi a, disse que o Acampamento foi marcado por diversas atividades esporti-vas e culturais, além de bate-pa-pos com os professores e estu-dantes recém-graduados. Estes relataram um pouco das suas vivências na Universidade aos novatos e discorreram sobre as perspectivas abertas ao geógra-fo licenciado e/ou bacharel.

Acampamento Geográfi co

Integração entre calouros e veteranos

A obra é uma contribuição importan-

te aos profissionais de engenharia

Ufba, mestre, doutor e pós-doutor em Engenharia Civil/Estruturas pela USP. Profes-sor adjunto do Departamen-to de Ciências Exatas e Tec-nológicas da UESC e do cur-

so de Engenharia Civil da FTC-Itabuna, é projetista de estruturas de concreto, aço e madeira. O livro pode ser ad-quirido na Livraria Cultura, em São Paulo.

Page 3: Página 2 Pá Página 7 Página 62 Jornal da UESC Ano XII Nº 129 - ABRIL 2010 centes do seu uso ao redor do mundo." O livro, com 226 pági-nas, é uma importante con-tribuição aos

3 Jornal da UESCAno XIINº 129 - ABRIL2010

O Programa de Pós-gradua-ção em Biolo-

gia e Biotecnologia de Mi-crorganismos (PPGBBM) da UESC promoveu, no período de 15 a 20 de março último, o curso de Biomonitoramento Am-biental e Genética Toxi-cológica. Com a duração de 30 horas, participaram do curso 19 alunos de di-ferentes áreas, principal-mente do Renorbio, do PPGBBM, do Programa de Pós-graduação em Ge-nética e Biologia Molecu-lar, entre outros. As aulas foram ministradas pelos doutores João A.P. Hen-riques, Miriam Benício e Izabel Vianna Villela, do-centes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Um dos pontos im-portantes do curso foi a apresentação do “Teste de Salmonella/Micros-somo”, que é usado pa-ra avaliar a seguridade de

Pós-graduaçã[email protected]

A atividade foi financiada pelo pro-jeto Casadinho/CNPq, coordenada pela professora Cristina Pungartnik

novos produtos ou de ele-mentos químicos conhe-cidos. O professor Hen-riques é membro da Aca-demia Brasileira de Ciên-cias e pesquisador 1A do Conselho Nacional de De-senvolvimento Científi -co e Tecnológico (CNPq), com experiência interna-cional na área de avalia-ção toxicológica de pro-dutos ambientais – solo, ar, águas – e de produtos químicos.

A doutora Cristina Pungartnik, professora

adjunta de Biofísica da UESC, disse que os alu-nos tiveram contato teó-rico e prático “com essa técnica amplamente usa-da pelos grandes labora-tórios mundiais para re-alizar ensaios de genética toxicológica, bem como, a oportunidade de apren-der com profi ssionais ex-perientes da área”. E ex-plicou que “esse teste é utilizado por lei como um dos primeiros a ser apli-cado em caso de avaliação genotóxica para produtos

com possível aplicação em seres humanos”.

A atividade foi fi nan-ciada pelo projeto Casa-dinho/CNPq, coordena-do pela professora Cristi-na Pungartnik, e fruto de parceria entre os PPG de Biologia e Biotecnologia de Microrganismos da UESC e de Biologia Celu-lar e Molecular da UFR-GS, “de modo a aproxi-mar cientistas de ambos os programas e aumentar a interação entre esses programas”, concluiu.

Análise dos resultados após aula prática na sala de la-vagem do CBG

Aula teórica de a nálise dos resultadosParticipantes inscritos ao final do curso

Programa de pós-graduação realizacurso de biomonitoramento ambiental

O teste é um dos primeiros aplicados em caso de avaliação genotóxica

Professores Dr. João A. P. Henriques (em pé com uma aluna), Dra. Isabel Viana (em pé à direita) e Dra Miriam Benício

Page 4: Página 2 Pá Página 7 Página 62 Jornal da UESC Ano XII Nº 129 - ABRIL 2010 centes do seu uso ao redor do mundo." O livro, com 226 pági-nas, é uma importante con-tribuição aos

4 Jornal da UESC Ano XII Nº 129 - ABRIL 2010

Turismo [email protected]

Com o selo da Editus, edito-ra da Universi-

dade Estadual de Santa Cruz, foi lançado o livro Turismo Cultural – Es-tratégias, Sustentabilida-de e Tendências. A pu-blicação, organizada pe-los professores Gusta-

vo da Cruz, coordenador do Mestrado em Cultura e Turismo da UESC, em conjunto com Patrícia de Camargo, professora do Master Internacional de Turismo da ULPGC – Es-panha, aborda todas as facetas do fenômeno do turismo cultural na visão

Livro aborda todas as facetas do fenô-meno do turismo cultural na visão de

educadores brasileiros e estrangeiros.

Foto

s Clo

doal

do R

ibei

ro

Editus lança livro inédito na área de turismo cultural

Atrativos-estrela do turismo cultural abordados por educadores

de mais de uma dezena de educadores brasilei-ros e estrangeiros.

Os conceitos, os im-pactos da atividade na identidade de um povo, a necessidade de inter-pretar o patrimônio pa-ra o turista e o residente, o marketing dos produ-tos considerados cultu-rais integram o conteúdo editorial desse trabalho, considerado inédito, na área de turismo cultural.

O professor Gustavo da Cruz diz tratar-se de um livro para profi ssio-nais do turismo e, tam-bém, para aqueles que pretendem compreender como o patrimônio cultu-ral atrai, a cada ano, mais e mais pessoas. “Pesso-as que são capazes de en-frentar horas de fi la pa-ra estar cara a cara com

um quadro de Picasso, ou viajar quilômetros para degustar o vinho de uma determinada safra pro-duzido de uma maneira especial”.

Ao todo, 19 autores de procedências distintas – Brasil, Equador, Peru, Es-panha, Itália e Argentina – que constroem um marco teórico ilustrado com de-zenas de casos práticos. O livro está dividido em cin-co capítulos e pretende contribuir para preencher uma lacuna no mercado editorial brasileiro quanto ao tema turismo cultural, principalmente nas su-as relações com o marke-ting, patrimônio imaterial e museus.

A publicação está divi-dida em cinco capítulos: “Turismo Cultural: dos conceitos aos impactos”; “Construção de Produ-tos Turísticos-Culturais Sustentáveis”; “Marke-ting, Imagem e Certifi ca-ção para o Turismo Cul-tural”; “Patrimônio Ima-terial e Turismo: relações possíveis”; e “Os Atrati-vos-estrela do Turismo Cultural: os museus”.

O livro pode ser com-prado em diversos pon-tos de venda na UESC.In-formações em [email protected] ou pelo telefone (73) 3680-5240.

Exposição de arte regional permanente na sede da Maramata, em Ilhéus (E), e o Teatro Municipal de Ilhéus são importantes produtos culturais.

Page 5: Página 2 Pá Página 7 Página 62 Jornal da UESC Ano XII Nº 129 - ABRIL 2010 centes do seu uso ao redor do mundo." O livro, com 226 pági-nas, é uma importante con-tribuição aos

5 Jornal da UESCAno XIINº 129 - ABRIL2010

A editora da Univer-sidade Estadual de Santa Cruz, Editus

e o grupo de pesquisa Iden-tidade Cultural e Expressões Regionais (ICER), vincula-do ao Departamento de Le-tras e Artes (DLA), promo-veram o lançamento do li-vro Casinha-que-anda: uma aventura inesquecível, de Ti-ca Simões, nome autoral da professora doutora Maria de Lourdes Netto Simões. O li-vro de fi cção/aventura resulta de trabalho contemplado com a Bolsa de Criação Literária Funart/2009 e traz a ilustra-ção de George Pellegrini.

O lançamento aconteceu, em Itabuna, no Centro de Cul-tura Adonias Filho, dia 26 de abril, e em Ilhéus, no Teatro Municipal, no dia 27 de abril.

O lançamento foi um primeiro contato das crianças com o livro.

Turismo [email protected]

Livro de aventura e turismo estimula Projeto de Educação Patrimonial

Escolas públicas e privadas dos municípios de Itabuna e Ilhéus podem participar do projeto.

Professores do ensino médio levaram seus alunos ao lançamento.

O designer George Pellegrini e a profa. Maria Luiza Nora, diretora da Editus

A autora autografou vários exemplares.

Durante a soleni-dade, houve in-terpretação ar-tística pelo Gru-po de Arte da UESC – NAU. Os eventos con-taram com o apoio da Funda-ção Cultural de Ilhéus (Fundaci), da Fundação Ita-bunense de Cul-tura e Cidadania (Ficc), do Ponto de Cultura e da Fundação Cultu-ral do Estado da Bahia (Funceb).

Um "mo-torhome" fi gu-rou como ele-mento de ce-nário, onde os livros foram vendidos a pre-ço promocional de lançamento. A ação do livro junto aos leito-res prevê des-dobramentos relativos à re-cepção da obra,

em escolas de primeiro grau de Ilhéus e Itabuna, no âm-bito da educação patrimonial - cultural e natural. O lança-mento signifi cou um primei-

ro contato das crianças com o livro e evento disparador do projeto sobre Educação Patri-monial, com base na Literatu-ra. Todas as escolas públicas e privadas dos municípios de Itabuna e Ilhéus podem ter participação no projeto.

As inscrições das esco-las interessadas para o proje-to devem ser feitas na Editus, no período de 29 de abril a 15 de maio. A UESC oferecerá 10 exemplares para a biblioteca de dez escolas públicas e três exemplares para a bibliote-ca de cinco escolas privadas, além de disponibilizar exem-plares a preço de capa, espe-cialmente para os participan-tes do projeto.

O projeto será realizado em três etapas: na primeira o lançamento do livro; a se-gunda, com a distribuição de quota de livros às escolas par-ticipantes do projeto, para lei-tura em classe, objetivando orientação patrimonial; e fi -nalmente, a discussão sobre o livro, com a sua autora, em cada escola inscrita.

Foto

Clo

doal

do R

ibei

roFo

tos M

arco

s Mau

ricio

A nova casinha chamada Oca-ata-aruai e a capa do livro com a antiga "casinha-que-anda".

Page 6: Página 2 Pá Página 7 Página 62 Jornal da UESC Ano XII Nº 129 - ABRIL 2010 centes do seu uso ao redor do mundo." O livro, com 226 pági-nas, é uma importante con-tribuição aos

6 Jornal da UESC Ano XII Nº 129 - ABRIL 2010

TRAUMA – Um livro com foco num problema grave de saúde pública

TRAUMA – es-te o título do li-vro que trata de

um dos mais graves pro-blemas de saúde pública, particularmente, no Bra-sil. Causa de morte nas primeiras quatro décadas da vida de uma pessoa, o trauma detém a lamen-tável estatística de 150 mil mortes violentas por ano e centenas de milha-res de sequelados – para-plégicos, amputados, ce-gos e pessoas socialmen-te marginalizadas – além de um custo em atendi-mento médico-hospita-lar estimado em R$ 9 bi-lhões/ano.

Realização da Socie-dade Panamericana do

Saú[email protected]

Trauma - causa de morte nas primeiras quatro décadas de

idade de uma pessoa.

Trauma e editado pela Editora Atheneu, o livro tem a participação de 100 autores estrangeiros e 64 nacionais. Entre os bra-sileiros, o médico e pro-fessor Irany Salomão au-tor do capítulo “Aciden-tes Ofídicos”, trabalho que credita à equipe. Co-ordenador geral da Liga Acadêmica do Trauma e Emergência da UESC, o artigo tem a sua origem no projeto de extensão “Educação Permanen-te em Trauma: Articula-ção Ensino-Serviço”, com a participação de gradu-andos dos cursos de Me-dicina e Enfermagem da Universidade.

O projeto existe há

A LIGA TEM A SEU CRÉDITO A APRESENTAÇÃO DE MAIS DE UMA CENTENA DE TRABALHOS

O professor Irany e o livro

cinco anos amparado em convênio entre a UESC e o Hospital Geral Luiz Via-na Filho (HGLVF), em Ilhéus. Sua fi nalidade é ensinar aos graduandos de medicina e de enfer-magem da Universidade, de maneira teórico-práti-ca, princípios básicos do reconhecimento e trata-mento das afecções rela-cionadas ao trauma. Ou-tra meta é proporcionar a oportunidade de incorpo-ração às atividades docen-tes, realizando nos grupos de discussão tarefas espe-cífi cas junto ao professor-coordenador do estágio.

As ações do proje-to disponibilizam tam-bém aos graduandos a possibilidade de atuarem

em pesquisa e extensão, principalmente, na cole-ta de dados para a reali-zação de trabalhos cientí-fi cos. E, ainda, promover uma substancial melhora na qualidade assistencial no Serviço de Urgência do HGLVF com os estágios supervisionados propor-cionados aos estudantes. O coordenador da área de Enfermagem no projeto é o professor Carlos Vitório de Oliveira.

O grupo que integra a Liga tem a seu crédito a apresentação de mais de uma centena de tra-balhos em eventos diver-sos, todos relacionados ao trauma. Essas ativi-dades envolvem estudos epidemiológicos sobre

acidentes automo-bilísticos no Sul da Bahia, agressões in-terpessoais com o uso de armas de fo-go e branca, aciden-tes ofídicos, atuação do Samu, acidentes na rodovia Ilhéus-Itabuna, aciden-tes automobilísticos em alcoolizados e a atuação do Hospital Geral Luiz Viana Fi-lho como referência no tratamento de pacientes traumati-zados, entre outros trabalhos.

Professor Carlos Vitório, coordenador da Liga na área de Enfermagem

Foto

Van

usa

de Je

sus

Foto

Mar

cos M

auric

io

Page 7: Página 2 Pá Página 7 Página 62 Jornal da UESC Ano XII Nº 129 - ABRIL 2010 centes do seu uso ao redor do mundo." O livro, com 226 pági-nas, é uma importante con-tribuição aos

7 Jornal da UESCAno XIINº 129 - ABRIL2010

Um total de 3.020 vagas, distribuídas entre 19 municípios da área de inserção da UESC, estão sendo oferecidas, este ano, para acesso de alu-nos de escolas públicas ao curso preparatório Universidade Para Todos. O UPT é fruto de convênio entre a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, a Universidade e prefeituras. Os municípios contemplados pelo curso são: Buerarema e Camacan (60 vagas cada), Canavieiras e Coara-

ci (120 vagas cada), Floresta Azul (60), Gandu (120), Ibi-caraí (60), Ilhéus e Itabuna (880 vagas cada um), Itacaré (60), Itajuípe (120), Itapé, Jussari, Lo-manto Júnior, Pau Brasil, São José da Vitória, Ubaitaba, Una e Uruçuca (60 vagas cada um).

Centenas de estudantes, professores e funcionários da UESC acorreram à rótula do Pavilhão Jorge Amado pa-ra participar da campanha de vacinação contra a gripe In-fl uenza A (H1N1), na primei-ra quinzena de abril. A ação foi realizada por servidores da se-cretaria municipal de Saúde de Ilhéus. Desde 2009 a Uni-versidade desenvolve campa-nha de prevenção à Infl uenza A, adotando as medidas pro-fi láticas cabíveis no âmbito da instituição. Nenhum caso da doença foi notifi cado, até ho-je, em pessoas da comunidade acadêmica.

Vacinação

Cultura

Mudança no DCAC

A II Conferência Nacional de Cultura realizada em Brasília, de 11 a 14 de março, com a partici-pação do ministro Juca Ferreira, foi um momento de afi rmação da cultura. A Universidade Estadu-al de Santa Cruz esteve represen-tada pelo professor Samuel Mattos (foto), diretor do Departamento de Letras e Artes. A aprovação do Marco Regulatório da Cultura, que já tramita no Congresso Nacional, foi a proposta mais votada. O mar-co é composto pelo Sistema Nacio-nal de Cultura (SNC), Plano Nacio-nal de Cultura (PNC) e a Propos-ta de Emenda Constitucional (PEC 150/2003), que vincula à cultura 2% da receita federal, 1,5% das es-taduais e 1% das municipais.

Os professores Mayana Bran-dão dos Santos (foto) e Raimun-do Cosme de Araújo são os novos diretor e vice, respectivamente, do Departamento de Ciências Admi-nistrativas e Contábeis (DCAC) da UESC. A posse aconteceu dia 5 de abril, com a presença de professo-res e alunos do departamento e di-rigentes da Universidade. A nova diretora substitui a professora Ma-ria Josefi na Vervloet Fontes.

[email protected]

Dezenove municípios contemplados com o UPT na área de inserção da UESC

Universidade Para Todos

O reitor Antonio Joaquim Bas-tos, aprovou, ad referendum do conselho pleno do Consepe, os processos de reconhecimento dos cursos de Licenciatura em Peda-gogia para o Ensino da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensi-no Fundamental - Proação fora da Sede, nos núcleos de Porto Se-guro e Camacan, no Sul da Bahia. A aprovação pelo Consepe é con-dição exigida para submissão dos processos ao Conselho Estadual de Educação (CEE).

Proação

Laís

e G

alvã

o

Page 8: Página 2 Pá Página 7 Página 62 Jornal da UESC Ano XII Nº 129 - ABRIL 2010 centes do seu uso ao redor do mundo." O livro, com 226 pági-nas, é uma importante con-tribuição aos

8 Jornal da UESC Ano XII Nº 129 - ABRIL 2010

Graduaçã[email protected]

O Departamento de Letras e Artes abriga três cursos de graduação: Letras, Comunicação Social e Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais

NACC realiza o I Seminário de Direito Penal

Os doutores Djalma Eu-tímio e Kari-

ne Costa Rehen da Silva, professores da UESC, foram os palestrantes do Seminário de Direi-to Penal, realizado, nes-te mês (6), no auditó-rio do Pavilhão do Cur-so de Direito da Univer-sidade. O seminário foi o primeiro evento or-ganizado pelo Núcleo Acadêmico de Ciências Criminais (Nacc), ini-ciativa dos estudantes do 5º semestre. A me-sa dos trabalhos, pre-sidida pela professora Sônia Maron, conduziu a programação segundo

O SEMINÁRIO FOI O ORGANIZADO PELO NÚCLEO ACADÊMICO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS (NACC)

Os professores Samuel Leandro Oliveira de Mattos e Lúcia Regina Fonseca Net-to são, respectivamente, os novos diretor e vice do De-partamento de Letras e Ar-tes (DLA) da UESC. A posse ocorreu este mês (5), em so-lenidade presidida pela pró-reitora de Graduação, pro-fessora Flávia Moura Costa. Substituíram os professores Vania Lucia de Menezes Tor-ga e Cláudio do Carmo Gon-çalves, que cumpriram um mandato de dois anos.

A cerimônia, prestigiada pela administração superior da Universidade, coordena-dores de colegiados, Asso-ciação dos Docentes e pro-

fessores do Depar-tamento, foi pre-cedida da fala da profª Vania que fez uma ligeira expo-sição das ações de-senvolvidas por sua gestão à frente da-quela unidade de-partamental, agra-decendo o apoio re-cebido dos profes-sores e de outros setores da Universi-dade, desejando su-cesso aos seus su-cessores.

O professor Sa-muel Mattos disse identifi car-se com o Departamento de Letras, desde as su-as atividades na Pró-

Reitoria de Extensão e no Cole-giado do LEA. Agradeceu a con-fi ança depositada nele e na pro-fessora Lúcia Netto, esperando contar com o apoio dos inte-grantes do DLA para “vencer os desafi os da nova missão”. A pró-reitora de Graduação encerrou o ato de posse destacando a im-portância do Departamento no contexto da Universidade.

O Departamento de Letras e Artes abriga três cursos de graduação: Letras, Comunica-ção Social e Línguas Estrangei-ras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEA), o Centro de Estudos Portugueses Hélio Simões, o Núcleo de Artes da Universidade (NAU), o Proler e vários projetos.

POSSE

Troca de comando no Departamento de Letras

Prof. Samuel Leandro Oliveira de Mattos

O professor e juiz Marcos Bandeira é o coordenador científico do Nacc.

a temática es-tabelecida pe-la coordenação do evento.

O Núcleo, criado em 2009, tem co-mo coordenador cien-tífico, o professor e juiz Marcos Bandeira e, co-mo meta, a publicação de artigos jurídicos, or-ganização de palestras e outras atividades, não só no campo do Direito Penal, mas também nas demais áreas das ciên-cias jurídicas. Presidido pelo aluno Lyvancleves Bispo, o Nacc constitui mais um suporte impor-tante no ensino-apren-dizagem dos acadêmicos de Direito, cuja presen-ça no seminário foi con-siderada positiva pelos organizadores da ativi-dade.

Laís

e G

alvã

o