pesquisa acadêmica e a autonomia do pensamento

14
GEFOPI Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade A PESQUISA ACADÊMICA E A AUTONOMIA DO PENSAMENTO: uma possibilidade de construção Ana Paula Arantes da Silva Bolsista de Pesquisa CNPq

Upload: andrea-kochhann

Post on 25-Jan-2017

220 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

GEFOPI Grupo de Estudos em

Formação de Professores e Interdisciplinaridade

A PESQUISA ACADÊMICA E A AUTONOMIA DO PENSAMENTO: uma

possibilidade de construção

Ana Paula Arantes da Silva Bolsista de Pesquisa CNPq

O presente trabalho compõe os estudos realizados pelo projeto de pesquisa “APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A FILOSOFIA COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA”, sendo este vinculado ao GEFOPI- Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade”.

Na atualidade a produção do conhecimento e a autonomia do pensamento passam pelas bases da filosofia e do processo de pesquisa em que o sujeito embrenha seus caminhos. Demo (2009) assevera que é essencial o “conhecimento com as próprias mãos” e os cursos de formação devem propiciar essa formação. Demo (2009, p.49) afirma que “somente tem algo a ensinar quem pesquisa” e por isso os professores dos cursos de formação precisam pesquisar e despertar em seus alunos o gosto pela pesquisa.

O nosso estudo busca compreender como se efetiva o currículo do curso de Pedagogia, na Universidade Estadual de Goiás, no Câmpus de São Luís de Montes Belos, no tocante a pesquisa e por isso é necessário estudar a formação do pedagogo com bases nos documentos legais. Dessa forma visa-se apresentar a história do curso de Pedagogia no Brasil, com embasamento em sua historicidade, por meio de seus marcos legais, acontecimentos no decorrer dos anos e discussão das mudanças ocorridas na Resolução CNE/CP n. 01/2006, e também na formação do profissional.

O curso de Pedagogia teve três marcos legais de características tecnicistas e um marco legal de característica mais crítica.

• o modelo do Padrão Federal 3+1• Parecer 251• Parecer 252 ( Reforma do Ensino Superior)• Resolução CNE/CP n. 01/2006

OBJETIVOS

Os objetivos do trabalho são apresentar a história do curso de Pedagogia no Brasil, mostrar a importância da pesquisa na formação do Pedagogo, analisar o currículo vigente e mapear os projetos de pesquisa realizada no curso de Pedagogia na UEG no Câmpus de São Luís de Montes Belos, apresentar a relação dos projetos de pesquisa com os trabalhos de conclusão de curso e realizar o levantamento de dados dos egressos que pesquisaram e fizeram suas monografias das pesquisas do locus no tocante a caminhada científica, por meio de isso argumentar como a filosofia e a metodologia da aprendizagem significativa favorecem a autonomia do pensamento.

 METODOLOGIA 

Pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico com análise documental, tendo como coleta de dados informações obtidas na secretaria, na biblioteca e no site do Câmpus.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

No processo de aprendizagem pautada pela pesquisa, infere-se a necessidade de uma relação dialética, pois através dela pode ser possível uma conexão autêntica e proveitosa, no sentido de buscar a autonomia do aluno, colocando-o no centro do processo de aprendizagem.

Com o objetivo de mostrarmos a importância da pesquisa para a formação do pedagogo, no tocante ao câmpus de São Luís de Montes Belos, analisamos os projetos de pesquisa e monografia do curso de Pedagogia, no período de 2004 até 2015, sendo que foi realizada uma coleta de dados por meio da secretária acadêmica, biblioteca e site da instituição. Coletados com o objetivo de fazer uma relação dos projetos de pesquisa com a monografias do curso, no que se refere a realização da pesquisa para esse fim.

Dos projetos realizados nessa década, foram iniciados 33 projetos, sendo que 30 foram concluídos. Destes tiveram 20 com bolsistas. Desses bolsistas apenas 11 foram financiados. De todos os projetos apenas 16 viraram monografias. De modo que com a coleta de dados apuramos que apenas alguns professores trabalharam com pesquisas vincula a monografia. Observamos que o número de professores que trabalharam com projetos de pesquisa que tem bolsistas e que viram monografia foi de apenas 3 professores. Sendo que 13 dos 16 projetos de pesquisa que viraram monografia foram orientados por um mesmo professor.

Considerações Finais

Salientamos a importância da pesquisa por meio da iniciação cientifica e também por meio dos professores, desse modo estaremos formando seres com pensamentos mais críticos e com autonomia de pensamento. Demo (2006) aponta que somente tem algo a ensinar que produz com as próprias mãos. Por meio da análise feita podemos observar o perfil do pedagogo formado na Universidade Estadual de Goiás.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Universidade Estadual de Goiás pelo o apoio concedido, para desenvolver os meus conhecimentos e aprimorar meu senso crítico, de forma que houve um aprofundamento dos teóricos estudados, contribuindo assim para a minha iniciação cientifica. Ao CNPq por ter me disponibilizado uma bolsa para o desenvolvimento da pesquisa, pois sem esse apoio as dificuldades poderiam impedir os trabalhos e com isso fragilizar a investigação.

REFERÊNCIAS

 

AUSUBEL, D.P. A Aprendizagem Significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982. BRASIL. Lei n. 4.024/1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. In: www.jusbrasil.com.br/legislacao. BRASIL. Parecer CNE/CP n. 03/2006. Altera o art. 14 do Parecer CNE/CP n. 05/2005.  BRASIL. Parecer CNE/CP n. 05/2005. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia.  BRASIL. Parecer CNE/CP n. 251/1962. Currículo mínimo e duração do curso de pedagogia. Documenta, n.11, Rio de Janeiro, p.59, 1963. 

BRASIL. Parecer CNE/CP n. 252/1969. Institui as habitações para o Curso de Pedagogia. BRASIL. Resolução CNE/CP. n. 01/2006. Apresenta a identidade do pedagogo. Diário Oficial da União (DOU), Poder Executivo, Brasília, DF, 15 de maio, 2006. BRZEZINSKI, Iria. As políticas de formação de professores e a identidade unitas multiplex do pedagogo: professor-pesquisador-gestor. In: SILVA, Marcos Antônio e BRZEZINSKI, Iria Formar professores-pesquisadores: construir identidades. Goiânia: PUC Goiás, 2011. DEMO, P. Pesquisa: princípio participativo e educativo. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2009. 

DEMO, P. Educar pela pesquisa. 2 ed. Campinas, SP: Cortez, 1997. DEMO, Pedro. Professor do Futuro e Reconstrução do Conhecimento. 4 ed. Petrópolis, RJ:Vozes, 2004. MACHADO, A. K. O desenvolvimento curricular do Curso de Pedagogia na Universidade Estadual de Goiás (2000-2010). Dissertação do Mestrado em Educação. Pontifícia Católica de Goiás, 2013. TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.