pes.15 - colocação de esquadria metálica

3
C onstrutora Ltda. Colocação de Esquadria Metálica Versão 04 Data 04/2003 PES.15 Responsável OBRA 1. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA Projeto de arquitetura, projeto de contrapiso (quando houver), projeto de fachada (quando houver), projeto de alvenaria (quando houver) e NR - 18. 2. MATERIAIS E EQUIPAMENTOS Batentes, portas ou janelas; Cunhas de madeira; Martelo, prumo de face e nível de bolha; Régua de alumínio, trena metálica; Argamassa rígida; Bisnaga para aplicação de argamassa; Espuma de poliuretano em spray c/ pistola aplicadora; Contramarco de concreto; Desempenadeira de madeira; Colher de pedreiro; Furadeira elétrica e brocas; Pregos, parafusos e buchas; Chave de fenda. Argamassa flexível; Prumo de face e nível de bolha; EPI’s. 3. MÉTODO EXECUTIVO 3.1. Condições para o início dos serviços A alvenaria deve estar concluída, fixada e/ou respaldada, com vãos prontos e limpos sem rebarbas de graute ou argamassa. Os níveis finais do piso e das paredes devem estar definidos e marcados. No caso de laje pré-fabricada, esta já deve ter sido colocada para se evitar quebras no contramarco. No caso de fixação por parafusos, os blocos de alvenaria que estiverem posicionados nas alturas em que serão parafusados os batentes devem estar preenchidos com argamassa. No caso de fixação por grapas, os furos ou cortes para fixação das grapas devem estar executados nas laterais dos vãos. As esquadrias devem estar com as ombreiras e travessas preenchidas com argamassa (com acabamento áspero) e sempre que possível com os furos de fixação protegidos por tiras de isopor ou as grapas soldadas, em função do tipo de fixação. 3.2 Execução do serviço /home/website/convert/temp/convert_html/5571f86249795991698d4eff/document.doc 1

Upload: fabiana-santos

Post on 25-Jun-2015

459 views

Category:

Documents


46 download

TRANSCRIPT

Page 1: PES.15 - Colocação de esquadria metálica

Construtora Ltda.

Colocação de Esquadria Metálica

Versão

04Data

04/2003

PES.15Responsável

OBRA

1. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA

Projeto de arquitetura, projeto de contrapiso (quando houver), projeto de fachada (quando houver), projeto de alvenaria (quando houver) e NR - 18.

2. MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

Batentes, portas ou janelas;

Cunhas de madeira;

Martelo, prumo de face e nível de bolha;

Régua de alumínio,

trena metálica;

Argamassa rígida;

Bisnaga para aplicação de argamassa;

Espuma de poliuretano em spray c/ pistola aplicadora;

Contramarco de concreto;

Desempenadeira de madeira;

Colher de pedreiro;

Furadeira elétrica e brocas;

Pregos, parafusos e buchas;

Chave de fenda.

Argamassa flexível;

Prumo de face e nível de bolha;

EPI’s.

3. MÉTODO EXECUTIVO

3.1. Condições para o início dos serviços

A alvenaria deve estar concluída, fixada e/ou respaldada, com vãos prontos e limpos sem rebarbas de graute ou argamassa. Os níveis finais do piso e das paredes devem estar definidos e marcados.

No caso de laje pré-fabricada, esta já deve ter sido colocada para se evitar quebras no contramarco.

No caso de fixação por parafusos, os blocos de alvenaria que estiverem posicionados nas alturas em que serão parafusados os batentes devem estar preenchidos com argamassa.

No caso de fixação por grapas, os furos ou cortes para fixação das grapas devem estar executados nas laterais dos vãos.As esquadrias devem estar com as ombreiras e travessas preenchidas com argamassa (com acabamento áspero) e sempre que possível com os furos de fixação protegidos por tiras de isopor ou as grapas soldadas, em função do tipo de fixação.

3.2 Execução do serviço

Posicionar o batente no prumo, encostando os pés das ombreiras sobre o nível da base do vão e mantendo a folga existente entre o batente e o vão igualmente espaçada para ambos os lados. Posicionar uma régua de alumínio entre as taliscas da parede do vão e alinhar o batente junto a ela.

Verificar o prumo e o nível das ombreiras, utilizando um prumo de face e nível. Qualquer diferença deve ser ajustada por meio de cunhas de madeira.

Fixar as ombreiras com cunhas de madeira instaladas contra as faces do vão, para travar o conjunto, distanciadas cerca de 10 cm dos pontos de fixação (grapas ou furação).

/tt/file_convert/5571f86249795991698d4eff/document.doc 1

Page 2: PES.15 - Colocação de esquadria metálica

Construtora Ltda.

Colocação de Esquadria Metálica

Versão

04Data

04/2003

PES.15Responsável

OBRA

Para a fixação dos batentes nos vãos devem ser tomados cuidados de modo a não envergar as ombreiras e as travessas pela colocação de cunhas, que devem ser postas o mais próximo possível dos cantos dos batentes,

No caso de batentes fixados por parafusos, fixar o batente na alvenaria, utilizando-se de furadeira, brocas, buchas e parafusos.

No caso de fixação por grapas, realizar o chumbamento das grapas, molhando as superfícies e aplicando argamassa plástica. Após, no mínimo 24 horas, retirar as cunhas e completar o chumbamento através do enchimento dos vãos entre o batente e a alvenaria com argamassa. Retirar os excessos de argamassa e dar o acabamento final desejado com uma desempenadeira de madeira.

3.2.1 Uso de Contramarcos Pré-moldados de ConcretoPosicionar o contramarco faceando a parede interna, usando as cunhas de madeira para fixar o contramarco. Alinhar e nivelar a peça.Preencher os vãos entre o contramarco e a alvenaria com argamassa flexível.Após preencher todos os espaços com a argamassa deve-se passar a colher de pedreiro nas abas do contramarco para retirar os excessos.Na montagem do andaime fachadeiro para execução do revestimento externo deve-se também preencher os vãos externos na interface contramarco/alvenaria com argamassa flexível antes do chapisco.Atenção para instalar o contramarco com a pingadeira com a borda arredondada para baixo, caso contrário, pode haver infiltração de água.P\ra a janela, a face reta do contramarco funciona como pingadeira evitando a entrada de água pelo próprio contramarco (parte superior) e a face arredondada facilitando a saída de água (parte inferior). É necessário chumbar o contramarco no mesmo dia da colocação, pois somente as cunhas não são suficientes para manter a peça no vão, podendo provocar um acidente de trabalho.Os caixilhos serão colocados com parafuso e bucha.Manter o ambiente de trabalho limpo após o término dos serviços.

FVS.17 – Colocação de Esquadria – metálica e de madeira

FVS.47 – Colocação de Contramarcos Pré-Moldados de Concreto

Elaborado / Revisado por Aprovado por:

/ / / /Comitê da Qualidade Data Comitê da Qualidade Data

/tt/file_convert/5571f86249795991698d4eff/document.doc 2