perspectivas fevereiro 14

4
PRAXE FA-UL O que é a praxe na FA? ESPHERA A revista da AEFA está de volta NOVO BAR E se... existisse um novo Bar na Faculdade? PERSPECTIVAS Newsletter da Associação de Estudantes da FA U.Lisboa fevereiro 14'

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitectura - U.Lisboa

TRANSCRIPT

Page 1: Perspectivas Fevereiro 14

PRAXE FA-UL

O que é a praxe na FA?

ESPHERA

A revista da AEFA está de volta

NOVO BAR

E se... existisse um novo Bar na Faculdade?

PERSPECTIVASNewsletter da Associação de Estudantes da FA U.Lisboa

fevereiro 14'

Page 2: Perspectivas Fevereiro 14

EDITORIALperspectivas fevereiro

Janeiro é um mês de reflexão. É tempo de fazer o balanço do ano que passou e olhar para o futuro com espectativas redobradas. É altura de avançar com mais projectos e iniciativas, com a mesma ambição que caracterizou a primeira metade deste mandato. A PERSPECTIVAS vem, nesta linha, mostrar aquilo que nos propomos a desenvolver nos meses que ainda estão para vir. A postura de Informação mantém-se mais forte do que nunca e é nela que depositamos grande parte das nossas energias.

A equipa que trabalhará em 2014 está empenhada em deixar a sua marca nesta academia. Mas isto só será possível com o apoio dos alunos. Queremos uma Associação de alunos, para alunos, com alunos.

Vamos, juntos, provar que vale a pena continuar a acreditar numa escola melhor para todos!

Com o inicio do 2º Semestre, recomeçam também os treinos das modalidades colectivas da AEFA. É então altura de fazer um balanço do que já se passou e frizar o excelente desempenho que os nossos atletas têm tido neste ano lectivo. A nível individual, destacamos a aluna Jéssica Vieira, que em representação da AEFA, fixou o novo recorde Nacional Universitário de 50m livres no CNU de Natação – Piscina Curta, finalizando assim uma excelente prestação com um 1º lugar.

Os campeonatos Universitários estão acessíveis a todos os que pretendam representar da melhor forma a AEFA que terá todo o gosto em apoiar os seus alunos.

Informa-te mais em: [email protected]

DESPORTOinício do 2º semestre

A existência de um outro bar na faculdade de arquitetura tem sido discutida há algum tempo. Como tal a AEFA agarrou o desafio da sua criação.

Existindo já um bar na faculdade, também este da Associação de Estudantes, o novo bar aparece como um novo espaço de cafetaria para a comunidade académica.

O futuro bar, localizar-se-á num espaço ate agora menos aproveitado, mas no entanto com grande potencial que se situa entre o pavilhão de Moda e o de Mestrados.

Este novo espaço tem como objetivos dar a opção de escolha aos alunos, funcionários e professores acabando ou reduzindo as intermináveis filas de espera.

A AEFA espera também que este seja um espaço descontraído e agradável contando com uma estrutura munida de lugares no interior bem como de uma esplanada ampla.

NOVO BARe se existisse um novo na Faculdade?

projecto do novo bar

Page 3: Perspectivas Fevereiro 14

A entrada no mundo universitário significa uma fase completamente nova nas vidas de cada um de nós, diferente, assustadora e uma preparação para a vida adulta. Sendo tradição centenária da praxe (tradição mais antiga que a própria República, com origens em Coimbra, no séc XVIII), veio ocupar a grande lacuna existente entre a vida até então dos novos alunos e o novo capítulo que se inicia.

As actividades pensadas nas praxes, tem sempre a intenção de fomentar a interação entre os novos colegas, utilizando jogos, charadas, etc., onde os novos alunos se aprendem a rir com os outros, mas mais importante, a rir-se de si mesmos. Não menos importante, a praxe também promove um espirito de solidariedade, irmandade e companheirismo, algo fundamental para um desenvolvimento psico-social saudável, necessário à vida adulta.

Sabemos que a cada dia que passa o mercado de trabalho é mais exigente para com os que nele entram. Por esse motivo, antes desse passo, há-que dar tempo para fazer novas amizades e conhecer novas pessoas. Quem sabe se não será um amigo de praxe que um dia mais tarde irá dar aquele empurrão importante na procura do novo emprego?

Como em todos os grupos, instituições, etc, há pessoas bem e mal formadas. Tal como em Portugal, temos bom e mau jornalismo, bons e maus agentes da autoridade, bons e maus políticos, também neste caso concreto vamos encontrar bons praxantes e maus praxantes. Não devemos é, portanto, fazer um juízo de valor com uma conotação negativa no que toca à praxe, tal como ninguém se baseia no lado negativo dos exemplos dados para concluir que todo o jornalismo é mau e que todos os agentes e políticos são corruptos.

Como em tudo devemos, antes de fazer qualquer juízo de valor, analisar as premissas e não nos deixarmos cair em incoerências de pensamento. Proibir a praxe não é solução! Antes disso, devemos sensibilizar as comissões de praxe, curso ou derivados, no sentido de uma maior atenção e controlo pelo bem-estar tanto dos novos alunos como dos alunos praxantes.

PRAXE FA-ULa palavra da comissão de praxe

Maria Forte

ESPHERAa revista da AEFA

É já no próximo mês de Março que será lançada a 7ª edição da revista Esphera. Uma publicação da AEFA-UL com o objectivo de dar a conhecer o que se tem feito nas áreas de Estudo da Faculdade de Arquitectura.

Esta é uma revista que pretende posicionar-se ao lado de outras do ramo e, tal como nas edições anteriores, constaram da próxima edição artigos, entrevistas e vivências tanto de professores, alunos e profissionais das áreas de Arquitectura e Design.

Assumindo um grande aumento a nível de tiragem relativamente às anteriores, esta 7ª Esphera pretende sair das portas da Faculdade para o panorama Nacional, bem como fazer-se chegar ao público Angolano, Moçambicano e Brasileiro.

Numa visão de carácter científico, critico e dinâmico, a Esphera espera ter um impacto positivo tanto na comunidade académica como fora dela.

Page 4: Perspectivas Fevereiro 14

POEMADinis RicardoLuz! Segredo ou razão?

curso: MIARQ

Luz! Que luze leve da lajeLatente ao mosaico rouco de um chão- Sou paisagem, sou cidade, e deste vão:Desafio-te ao olhar, à tentação!É a matéria, o concreto majestralQue demonstra a luminância luzirSe percorres lento e ovalNo material, no sentir...

Iluminado ou de venda a ver,É no espaço que vai viver!

Será um olhar tão comichoso,tão austero, elegante e/ou vaidoso?Não diria que a luz é só visão...Porque jamais é razão!

2ª S D6ª3ª 4ª 5ª

1 2

3 4 5 6 7 8 9

10 11 12 13 14 15 16

17 18 19 21 22 23

24 25 26 27 28

20

20 AEIST x AEFA (futebol)

AEFA x FCSH (futebol)13

Tremoçada AEFA20

ISCAL x AEFA (voleibol M.)

AEFA x AAULusíada (futebol)

UL x AEIST (basquetebol F.)

24

27

27

8

88

8

8

996

6

6

62

1

11

17

7

74

4

3

3

5

55 1

3

8

8

8

8

8

88

8

8

9

9

9

9

9

9

9

9

96

6

6

6

6

6

6

6

62

2

2

2

2

2

2

2

2

1

11

1

1

1

1

17

7

7

7

7

7

7

7

74

4

4

4

4

4

4

4

4

3

3

3

3

3

3

3

3

5

55

5

5

5

5

5

5

1

3

SOLUÇÃO