pequeno dicionário do instrumento - centro cultural são ...centrocultural.sp.gov.br/pdfs/folder...

14
com Orquestra Experimental de Repertório regente titular e diretor artístico Maestro Jamil Maluf Pequeno dicionário do instrumento

Upload: phamcong

Post on 10-Nov-2018

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

comOrquestra Experimental de Repertório

regente titular e diretor artísticoMaestro Jamil Maluf

Pequeno dicionáriodo instrumento

2

O que é?O Pequeno Dicionário do Instrumentoé uma série didática que tem comoobjetivo incentivar e ampliar oconhecimento dos alunos sobre ouniverso musical, suas diversasfamílias de instrumentos e a formaçãode uma orquestra.

Como funciona?Além do Maestro Jamil Maluf,dezesseis monitores/músicos daOrquestra Experimental deRepertório apresentam ao público,individualmente, seus respectivosinstrumentos e funções. Em seguidaé escolhida uma criança parareceber uma aula introdutória a uminstrumento de cada família.

O que são as famílias deinstrumentos?São categorias nas quais osinstrumentosmusicais são classificados

de acordo com o material com o qualsão produzidos ou pela maneira comoo som é produzido.

Quais são as famílias musicais?De maneira geral, as famílias musicaispodem ser classificadas como: cordas,madeiras, metais e percussão.

Família das cordas: formada pelosviolinos, violas, violoncelos econtrabaixos. A harpa também é uminstrumento de cordas dedilhadas.Família dos sopros de madeira:formada pela flauta, oboé, clarinetee fagote.Família dos sopros de metal :formada pela trompa, trompete,trombone e tuba.Família da percussão: formadade diversos instrumentos. O pianoé também um instrumento decordas percutidas.

Centro Cultural São PauloRua Vergueiro, 1000 - Paraíso.O grupo deve comparecer com 15minutos de antecedência e aguardar achegada do monitor próximo à Centralde informações.

Esta programação, elaborada edirigida pelo maestro Jamil Maluf, érealizada no Centro Cultural São Pauloem parceria com o Núcleo deAçãoEducativa.

Inscrições e informaçõesQuintas, das 14h às 15h - SalaAdoniran Barbosa - 50 alunospor turmaAs escolas devem agendar avisita pelo telefone 3277-3611,ramal 205, no Núcleo de AçãoEducativa, das 10h às 12h e das13h30 às 17h, com Eliana.

3

Sites recomendadoswww.dsokids.comwww.centrocultural.sp.gov.br - WebRadio - programa Alta Fidelidadewww.theatromunicipal.com.br

Sugestão de atividadesAntes da visita - DescobrindoDesenhar instrumentos que osalunos imaginam que sejamcomponentes de uma orquestra (osdesenhos deverão ser guardadospara análise posterior à visita).

Pesquisar sobre a origem dapalavra orquestra, seu significado esuas diferentes formações ao longodo tempo.O vídeo Conhecendo a Orquestraestá disponível no Núcleo deAçãoEducativa do CCSP para empréstimoao professor e pode ser utilizado entrea data do agendamento e a

participação na programação.

Exercícios de composição:Desenvolver em grupo atividades epesquisas comparativas com outraslinguagens. Exemplos:Composição literária é aorganização de idéias em um textoem prosa ou verso.

Composição plástica é a organizaçãode elementos visuais (ponto, linha,cor, forma, volume, etc) dentro de umcampo visual (espaço), que pode serbi ou tridimensional.

Composição musical é a organizaçãode sons diferentes, notas musicais eseu próprio silêncio (pausas) em umespaço de tempo.

Depois da visita - ExplorandoDividir a sala em grupos e nomearuma família de instrumentos para cada

um. Por meio da memória, cada alunodeverá desenhar um instrumentopertencenteaesta família.Comparar o desenho feito antes davisita e verificar quais instrumentosnão pertencem a uma orquestra;listar outros instrumentos que nãocompõem uma orquestra e o tipo desons que produzem.

Desenvolver a percepção musicalpor meio da correspondência comoutras linguagens:

Artes plásticasEstimuladosporqualquermúsicaerudita, que pode ser escolhida peloprofessor, osalunospodemcriar umpainel coletivoou fazer umdesenhoindividual conformeassensaçõesproduzidaspelossons.Após identificar avariedadedoselementos (linhas,curvas, elementos sobrepostos, cores)relacioná-los comossons, notase

4

Por meio da organização de sons eritmos individuais forma-se umacomposição musical coletiva. Oprofessor poderá apontar ascaracterísticas dos sons como altura,duração, intensidade, timbre e ritmo.O mesmo exercício pode serincrementado com a confecção deinstrumentos musicais de sucata.

A relação entre a música e outraslinguagens pode ser evidenciadatrabalhando criações que estão emsuas interfaces: o balé (música edança); a ópera (música e teatro) eoutras peças musicais, como oconcerto Os quadros de umaexposição, de Moussorgski, quedemonstra as afinidades entre músicae artes plásticas e a 9a Sinfonia, deBeethoven, baseada no poema OdeàAlegria, de Schiller, que mostra ovínculo que se pode estabelecer entremúsica e literatura.

ritmos. Casooprofessor tenhadesenvolvido a atividade decomposiçãoantesdavisita, pode-seestabelecer umparalelo.

Artes CênicasPPPPPor meio da linguagem do cinema-mudo (um filme de Charles Chaplin,por exemplo) apresentar aos alunosqual a relação da música com a açãodramática. Depois disso,desenvolver uma situação dramáticaestimulada por uma música erudita, acritério do professor.

Percepção corporal e sonoraSeqüência minimal: Dispor osalunos em círculo. Individualmente,cada um deverá produzir um som.Iniciando-se a execução de umsom, serão acrescentados osdemais. Ao final, todos os sonsserão combinados simultaneamente.

Pode-se, ainda, realizar umtrabalho de investigação sobre asdiferenças entre música popular,erudita e folclórica e pesquisarsobre os compositores e sobre aorigem dos instrumentos.

5

O nome vem da palavra francesa hautbois que significamadeira de alta projeção de som. Para produzir o som utilizaumapalheta dupla: estrutura feita dedois pedaçosdebambu,amarrados num pequeno tubo de cortiça e metal.Da mesma família do oboé, o corne inglês produz um sommais grave.

Família dos sopros de madeira

FlautaTrata-se do mais antigo instrumento de sopro, tendo dadoorigem aos outros.As primeiras flautas são pré-históricas,feitas de osso animal. Com o passar do tempo, diferentesmateriais foramempregadosnasuaconfecção, comobambu,madeira e mais recentemente o metal. As chaves emecanismos também foram incorporados para facilitar odedilhado e melhorar a afinação. A flauta transversalmoderna, hoje utilizada nas orquestras, é geralmente feitade prata e possui 17 chaves. Outro instrumento similar,também utilizado nas orquestras, é o flautim, uma pequenaflauta de som mais agudo.

Famílias dos instrumentos Oboé

6

Inventado em 1700, baseado no charamela, um antigoinstrumento, o clarinete foi um dos instrumentos maismodernos a serem introduzidos na orquestra, até então. Écilíndrico, de palheta simples presa a uma peça chamadaboquilha, usada para a produção do som. Existem váriostamanhos diferentes de clarinetes, entre eles a requinta, oclarone e o clarinete contrabaixo.

Trata-se de um tubo cônico de madeira, comaproximadamente 2,5 metros. Para facilitar a vida doinstrumentista esse tubo foi dobrado, daí o nome fagote,proveniente do italiano fagotto, que significa um feixe demadeira.Assim comoooboé, utiliza umapalheta dupla paraa produção do som.

Clarinete Fagote

7

Os primeiros trompetes foram construídos utilizando-segrandes conchas. Cerca de 2000 a.C já havia instrumentosconfeccionados em prata e bronze com formato longo. NaEuropa Medieval, em 1300, ele adquiriu uma forma curtapassando, posteriormente, para um formato sinuoso. Em1800, foram acrescentados furos e válvulas.

TrompaSurgida no século XVI, na França, utiliza a vibração doslábios para a produção do som. As primeiras trompaseram feitas de conchas, madeira, chifre e metal, materialutilizado atualmente.

Família dos sopros de metal

Trompete

8

Os primeiros trombones surgiram em meados do século XV,derivados de modelos graves de trompetes com adição deuma vara deslizante em forma de “U”. Neste mesmo períodousa-se também o nome de sacabuxa, que significa “puxa aponta”. O trombone se divide em duas partes: campana oupavilhão(em forma cilíndrica) e vara deslizante (em formade “U”)

TubaSurgida no século XIX, a tuba toca as notas mais graves dosinstrumentos de metal. Muito utilizada em bandas militares(modelo souzafone) e orquestras (tuba contrabaixo), faz,normalmente, o acompanhamento harmônico mas existemdiversos concertos para este instrumento.

souzafone

Trombone

9

Família das cordas

ViolinoNão se sabe com exatidão onde e quando o violino surgiu.Acredita-se que ele tenha sido criado no século XVI, pois oprimeiro registro da imagem de um violonio, uma tela deGaudenzio Ferrari, data de 1530. O mais famoso fabricantede violinos foiAntonio Stradivarius (1644-1737), um italianoda cidade de Cremona, e o maior virtuoso de violino foiNiccoló Paganini (1782-1840), de Gênova.

As primeiras violas surgiram por volta de 1535, no Norteda Itália, quase simultaneamente ao violino. No final doséculo XVIII, os instrumentos desta família sofreram umagrande transformação com o surgimento do arco modernoe com as alterações que foram feitas na sua construção.Para que acompanhassem a maior dimensão das salas deconcerto, essas mudanças visavam a ampliar a suasonoridade. A queixeira e a espaleira foram concebidasno século XIX para facilitar a técnica da mão esquerda epermitir maior virtuosidade.

Viola

10

ViolonceloMaisgravequeoviolinoeaviola, é tocadonaposiçãovertical,apoiado numa haste chamada espigão. O violoncelo foiinventado alguns anos depois do violino e no princípiochamava-se baixo do violino. Seu timbre penetrante torna-oum dos instrumentos mais belos da orquestra, apto tanto àexpressão de uma melodia quanto ao acompanhamento devoz oude instrumentos mais agudos.

Maior instrumento da família das cordas, tem também asonoridade mais grave entre eles. Seu formato éligeiramente diferente dos formatos do violino, da viola edo violoncelo. Os primeiros contrabaixos tinham trêscordas, hoje possuem quatro ou cinco. Para tocá-lo, oinstrumentista deve estar de pé ou parcialmente sentadonuma cadeira alta. Trata-se de um instrumento muitoversát i l , que pode ser ut i l izado tanto paraacompanhamento quanto para solos.

Contrabaixo

11

Cordas dedilhadas

HarpaSurgida há mais de 5000 anos na África.Teve papel dedestaque no antigo Egito, tendo sido depois assimilada pelacultura celta e pela tradição cristã. No século XIX, alcançousua forma atual, com 47 cordas e sete pedais, e passou aintegrar as orquestras sinfônicas.

Desenvolvido em 1726, a partir do emprego de martelospara percutir as cordas, o piano é um instrumento solista,mas também muito utilizado para acompanhamento decantores e outros instrumentos da orquestra. Existem doistipos de piano: o vertical, conhecido como piano dearmário, pois suas cordas são esticadas “em pé”; e ohorizontal, chamado de piano de cauda, com cordasesticadas de forma “deitada”.

Cordas percutidas

Piano

12

tamborim

Família da percussão

PercussãoEntre os instrumentos mais antigos estão os de percussão.Desde a pré-história o homem já produzia sons batendoem troncos, pedras, ossos e também contra o próprio corpo.A percussão atua com um ou vários instrumentos solistasem diversas composições e foi a última família a sedesenvolver dentro da Orquestra Sinfônica. Os sons dostímpanos, bombos, tambores, blocos de madeira, pratos,gongos, triângulos, xilofones, marimbas, e tantos outros,foram lentamente introduzidos na orquestra a partir dascomposições de Mozart.

glockenspiel

carrilhão prato

caixa

ganzá

pandeiro

triângulo

bombos

gongotímpano

13

Núcleo de Ação EducativaCoordenaçãoManuelina Duarte

MonitoresAyumi Numata (estagiária)Francisco OrtizLucas Simabukulo(estagiário)Luciana MantovaniFabiana Campacci Friscio (estagiária)Maria Elisa Rizzi Cintra (estagiária)Patrícia Tamashiro (estagiária)Simone Alves Costa (estagiária)William Ungari(estagiário)

Apoio no agendamentoAna Maria CampanhãEliana Conrado

Projeto GráficoSolange Pereira Belfort

IlustraçãoFrancisco Ortiz

impresso na gráficado centro cultural são [email protected]

14

Orquestra Experimental de Repertório

Diretor Artístico e Regente titularMaestro Jamil Maluf

Regente AssistenteMaestro Paulo Nogueira

Músicos - monitores:Marcos KiehlIsrael MunizAlexandre TravassosJosé Eduardo FloresWeslei de LimaLuciano de MeloJoão Paulo MoreiraSérgio TeixeiraRichard Fraser dos SantosKarin QuelartMarcelo da SilvaDavi Lourenço (spalla)Luiz Fernando DutraEmerson de BiaggiMauro BrucoliLuiz Gustavo Pereira