pedagogia de projetos curso

13
PEDAGOGIA PEDAGOGIA DE DE PROJETOS PROJETOS

Upload: nadiaperes

Post on 06-Jun-2015

12.863 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Pedagogia De Projetos Curso

PEDAGOGIA PEDAGOGIA DE DE

PROJETOSPROJETOS

Page 2: Pedagogia De Projetos Curso

O que são projetos?

Os Projetos de Trabalho contribuem para uma resignificação dos espaços de aprendizagem de tal forma que eles se voltem para a formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes (HERNANDEZ, 1998).

Page 3: Pedagogia De Projetos Curso

O que são projetos?

• Uma proposta de intervenção pedagógica que dá a atividade de aprender um sentido novo, onde as necessidades de aprendizagem aparecem nas tentativas de resolver situações problemáticas. Um projeto possibilita, assim, que os alunos, ao decidirem, opinarem, debaterem; construam sua autonomia e seu compromisso com o social, formando-se como sujeitos culturais.

Page 4: Pedagogia De Projetos Curso

Quais as características fundamentais do trabalho com

Projeto?

A responsabilidade e autonomia dos alunos são essenciais.

Abrantes (1995:62 ) aponta algumas características fundamentais do trabalho com projetos:

Page 5: Pedagogia De Projetos Curso

• A autenticidade é uma característica fundamental de um projeto.

• Um projeto envolve complexidade e resolução de problemas.

• Um projeto tem um caráter faseado: um projeto percorre várias fases: escolha do objetivo central e formulação dos problemas, planejamento, execução, avaliação, divulgação dos trabalhos.

Page 6: Pedagogia De Projetos Curso

Os Projetos de Trabalho trazem nova concepção de sequenciação fundada na dinâmica, no processo de "ir e vir", onde os conteúdos vão sendo vistos de forma mais abrangente e aprofundada, dependendo do conhecimento prévio e da experiência cultural dos alunos.

Page 7: Pedagogia De Projetos Curso

Os projetos de trabalho, assim, geram necessidades de aprendizagem de novos conteúdos que poderão ser aprofundados, repercutindo sobre as situações e intervenções dos alunos em outra situações da vida escolar.

Page 8: Pedagogia De Projetos Curso

Como surge um projeto?

Alguns profissionais defendem a posição de que o projeto deve partir, necessariamente, dos alunos, pois, se não, ele seria imposto.

Outros defendem a idéia de que os temas devem ser propostos pelo professor, de acordo, com a sua intenção educativa, pois, de outra forma, cairia em uma postura espontaneista.

Page 9: Pedagogia De Projetos Curso

O que caracteriza o trabalho com projetos não é a origem do tema, mas o tratamento dado a esse tema, no sentido de torná-lo uma questão do grupo como um todo e não apenas de alguns alunos ou do professor.

Page 10: Pedagogia De Projetos Curso

Quais as etapas de um projeto?

No desenvolvimento de um projeto, três etapas devem ser configuradas: problematização, desenvolvimento e síntese

a) Problematização

É o início do projeto. Nessa etapa, os alunos irão expressar suas idéias e, conhecimentos sobre o problema em questão.

Page 11: Pedagogia De Projetos Curso

Nessa fase, o professor levanta o que os alunos já sabem (certezas provisórias) e o que ainda não sabem (dúvidas temporárias) sobre o tema em questão. É também a partir das questões levantadas nesta etapa que o projeto é organizado pelo grupo.

Page 12: Pedagogia De Projetos Curso

b) Desenvolvimento

É o momento em que se criam as estratégias para buscar respostas às questões e hipóteses levantadas na problematização.

É preciso que os alunos se deparem com situações que os obriguem a comparar pontos de vista, rever suas hipóteses, colocar-se novas questões, deparar-se com outros elementos postos pela ciência.

Ex: saída do espaço escolar, a organização em pequenos e/ou grandes grupos, o uso da biblioteca, internet, enciclopédias, a vinda de pessoas convidadas à escola, dentre outras ações.

Page 13: Pedagogia De Projetos Curso

c) Síntese Em todo o processo, as convicções iniciais vão

sendo superadas e outras mais complexas vão sendo construídas. As novas aprendizagens passam a fazer parte dos esquemas de conhecimento dos alunos e vão servir de conhecimento prévio para outras situações de aprendizagem mostrando, assim, que os alunos são capazes de estabelecer relações e utilizar o conhecimento aprendido, quando necessário.