pauta de reivindicação 2015

4
PAUTA DE REIVINDICAÇÕES Aprovada na Assembleia Geral dos/as Trabalhadores/as em Educação de Pernambuco no dia 27 de março de 2015. EIXOS DA CAMPANHA SALARIAL EDUCACIONAL 2015 EIXO I – VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL A) Salários: 01. Reajuste do piso salarial dos professores (13,01%), extensivo para todos os profissionais em educação (data base em 01 de janeiro para os Professores e 01 de junho para os Administrativos, Analistas e Psicólogos). 02. Apresentação de planilha, por parte do Governo do Estado, para viabilizar o compromisso de campanha, assumido pelo atual Governador, de dobrar os salários dos professores até o final de sua gestão (2018). 03. Aplicar os percentuais de gratificação de localização especial previstos no artigo 3°, inciso I, alíneas “a” e “b” da Lei N° 12.965/2005, a todos os trabalhadores em educação lotados nas escolas do Programa Integral, criado pela Lei Complementar N° 125/2008, retirando os tetos fixados. 04. Incorporar ao vencimento base dos professores a gratificação das escolas de referência, contemplando também os demais professores da rede. 05. Salário Educador para todos/as, incluindo os/as aposentados/as, no mês de outubro, substituindo o BDE, 06. Aplicar a Gratificação de Localização Especial para os/as Trabalhadores/as em Educação lotados nas Escolas das Unidades Prisionais. 07. Considerar como vencimento base dos contratos temporários, o valor da classe I, faixa salarial A do Plano de Cargos e Carreira do Magistério. B) Carreira 08. Atualizar as grades de vencimento dos Funcionários Administrativos para contemplar os concluintes do PROFUNCIONÁRIO, os graduados e pós-graduados. 09. Reformular o Plano de Cargos e Carreira contemplando professores, analistas educacionais, funcionários

Upload: daniel-filho

Post on 21-Dec-2015

1.175 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Campanha salarial 2015 dos professores da rede estadual de PERNAMBUCO

TRANSCRIPT

Page 1: Pauta de Reivindicação 2015

PAUTA DE REIVINDICAÇÕES Aprovada na Assembleia Geral dos/as Trabalhadores/as em Educação de Pernambuco

no dia 27 de março de 2015.

EIXOS DA CAMPANHA SALARIAL EDUCACIONAL 2015

EIXO I – VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

A) Salários:01. Reajuste do piso salarial dos professores (13,01%), extensivo para todos os profissionais em

educação (data base em 01 de janeiro para os Professores e 01 de junho para os Administrativos, Analistas e Psicólogos).

02. Apresentação de planilha, por parte do Governo do Estado, para viabilizar o compromisso de campanha, assumido pelo atual Governador, de dobrar os salários dos professores até o final de sua gestão (2018).

03. Aplicar os percentuais de gratificação de localização especial previstos no artigo 3°, inciso I, alíneas “a” e “b” da Lei N° 12.965/2005, a todos os trabalhadores em educação lotados nas escolas do Programa Integral, criado pela Lei Complementar N° 125/2008, retirando os tetos fixados.

04. Incorporar ao vencimento base dos professores a gratificação das escolas de referência, contemplando também os demais professores da rede.

05. Salário Educador para todos/as, incluindo os/as aposentados/as, no mês de outubro, substituindo o BDE,

06. Aplicar a Gratificação de Localização Especial para os/as Trabalhadores/as em Educação lotados nas Escolas das Unidades Prisionais.

07. Considerar como vencimento base dos contratos temporários, o valor da classe I, faixa salarial A do Plano de Cargos e Carreira do Magistério.

B) Carreira08. Atualizar as grades de vencimento dos Funcionários Administrativos para contemplar os

concluintes do PROFUNCIONÁRIO, os graduados e pós-graduados.09. Reformular o Plano de Cargos e Carreira contemplando professores, analistas educacionais,

funcionários administrativos e psicólogos, assegurando a progressão por desempenho prevista na Lei N° 11.559/1998.

10. Definir as atribuições das funções do cargo de Analista Educacional.11. Possibilitar aos Funcionários Administrativos jornadas de 30 ou 40 horas semanais.

C) Condições de Trabalho12. Atender as demandas das escolas: relativas à segurança, espaço físico, infraestrutura,

quantitativo de estudantes por turma, equipamento, mobiliário, material didático, material de expediente, quadras esportivas (construção, cobertura e manutenção, inclusive da limpeza), internet de qualidade e outras demandas.

13. Reconstrução da Escola Maquinista Amaro Monteiro (Palmares), destruída pela enchente. 14. Construção de sede para o Arquivo Público.

Page 2: Pauta de Reivindicação 2015

15. Climatização de salas de aula. 16. Retirar câmeras de salas de professores. 17. Garantir o ensino noturno regular nas escolas estaduais. 18. Limitar as atribuições do professor no SIEPE ao registro de notas e faltas.

EIXO II - BENEFÍCIOS

19. Reajuste do vale-refeição, conforme proposição do Fórum dos Servidores Estaduais.20. Assegurar o atendimento, humanizado e ágil, da Junta Médica (perícia médica) na Região

Metropolitana e nas Gerências Regionais de Educação no interior do Estado.21. Melhorar e agilizar o atendimento à saúde dos trabalhadores em educação, através do

SASSEPE, em todas as regiões do Estado.22. Contemplar toda a categoria com o Bônus para Bienal do Livro, incluindo os aposentados, e

estender este benefício aos estudantes das escolas estaduais.23. Pagar, com correções e imediatamente, os valores descontados indevidamente pelo antigo

IPSEP.24. Reajustar o valor de diária paga ao trabalhador em educação quando em serviço fora do seu

local fixo de trabalho.25. Assegurar toda e qualquer licença para professores das escolas de referência e técnicas, sem

prejuízo para a gratificação.26. Corrigir o valor da gratificação de locomoção e de difícil acesso.27. Contemplar com o benefício do Vale Alimentação, nos dois vínculos, o/a trabalhador/a em

Educação portador de duas matrículas. 28. Implantar o vale-alimentação para os contratos temporários.29. Implementar o Vale transporte em pecúnia para os/as profissionais em educação que não

possuem transporte público regulamentado na cidade em que trabalham, independente de gratificação de difícil acesso.

30. Reajustar o valor do difícil acesso para 40% do vencimento base.31. Instituir o vale cultura para todos os segmentos da educação. 32. Gratificação de insalubridade para professores de Química e Biologia com aulas de

Laboratório. 33. Instituir gratificação de insalubridade para os profissionais da educação lotados no Arquivo

Público e na Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco, bem como nas bibliotecas escolares.

EIXO III – QUESTÕES ADMINISTRATIVAS

34. Realizar em 2015, concurso público para todos os segmentos da educação, inclusive para os componentes curriculares de áreas técnicas das escolas técnicas.

35. Responder as demandas de solicitação de aposentadoria até 45 dias, a partir da data do protocolo do requerimento.

36. Incorporar ao salário base a gratificação de adicional noturno (207) dos administrativos, que por força de medidas adotadas anteriormente não foram contemplados com a referida incorporação.

Page 3: Pauta de Reivindicação 2015

37. Garantir a liberação de 50% da carga horária para os cursos de Especialização e a liberação de 100% da carga horária para os cursos de Mestrado e Doutorado de no mínimo 20% do quadro efetivo de cada local de trabalho e oportunizar o ingresso de professores em Especializações, Mestrado e Doutorado.

38. Atender todas as demandas de licença prêmio solicitadas com, no mínimo, 30 dias de antecedência ao período de gozo, assim como, permitir o gozo de todas as licenças prêmio sem interrupção, para o/a trabalhador/a que já possui os critérios para a aposentadoria ou garantir o pagamento em pecúnia no ato da referida aposentadoria a critério do servidor.

39. Viabilizar o impedimento de cobrança de anuidade, pelo Conselho de Educação Física, aos Professores de Educação Física, em suas atividades laborais na Rede Estadual de Ensino.

40. Liberação imediata dos pagamentos referentes a processos retidos na Secretaria de Administração.