patrocínio paulista · web viewmuitos vegetais servem para a alimentação das pessoas e dos...

14
ATIVIDADES DA SEMANA DE 29/06 A 03/07 – 4º ANOS A e C MATEMÁTICA ATIVIDADES DE MATEMÁTICA

Upload: others

Post on 31-Jan-2021

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ATIVIDADES DA SEMANA DE 29/06 A 03/07 – 4º ANOS A e C

MATEMÁTICA

ATIVIDADES DE MATEMÁTICA

RESOLVA AS DIVISÕES

PORTUGUÊS

CIÊNCIAS - SAÚDE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

A boa alimentação é fundamental para manter a saúde.Mas além dela, há outros itens essenciais para uma vida saudável, como a limpeza dos ambientes e a higiene pessoal. Os hábitos de higiene ajudam a prevenir doenças porque reduzem a quatidade de microrganismos , muito deles, prejudiciais ao ser humano, que entram em contato com o corpo.

A falta de condições de higieneadequadas pode ser um grave problema. Um exemplo que você estudou ocorria nos navios negreiros, nos quais os africanos escravizados eram trazidos para o Brasil. As péssimas condições de higiene às quais eles eram submetidos eram uma das causas de sérios problemas de saúde.

HIGIENE E SAÚDE PESSOAL

Para manter a saúde e prevenir doenças, é fundamental cultivar bons hábitos de higiene, como: tomar banho diariamente e lavar os cabelos, escovar os dentes depois das refeições e antes de dormir, manter as unhas limpas e cortadas, lavar as mãos depois de ir ao banheiro e também antes de comer ou pegar alimentos. Nos dias de hoje é fundamental lavar bem as mãos e usar álcool gel.

Além de cuidar da higiene do corp, é preciso: lavar frutas e verduras antes de comê-las; beber água filtrada ou fervida; manter os alimentos cobertos e protegidos de insetos. Alimentar-se de forma adequada, dormir bem, praticar atividade fisíca e desfrutar de momentos de lazer.

A TRANSMISSÃO DE DOENÇAS

Algumas doenças são causadas por microrganismos e passadas de pessoa para pessoa. Essas doenças são chamadas doenças contagiosas.

Uma pessoa saudável deve evitar contato com pessoas com doenças transmissíveis, pois se o seu corpo não estiver bem protegido, ela poderá adoecer. Além disso, é sempre bom lavar as mãos com frequência. É bom lembrar que animais também transmitem doenças e, portanto, não se deve beijar seu pelo ou focinho e nem deixar lamberem seu rosto e boca. VACINA

Vacina é uma substância que protege nosso corpo contra micro-organismos, como vírus e bactérias. A vacina tem que ser tomada para prevenir as doenças, ou seja, para impedir que elas ocorram. Essa prevenção é importante porque alguns desses micro-organismos agem muito rápido quando entram em nosso corpo e sua ação deve ser bloqueada bem rápido. Do que são feitas por incrível que pareça, as vacinas são feitas com o próprio micro-organismo que causa a doença, mas só que eles estão mortos e só servem como uma forma do organismos perceber que algo estranho entrou nele e começar a reagir, produzindo anticorpos, ou seja, elementos de defesa do organismo. Epidemias quando há uma doença que ataca um grande número de pessoas em uma mesma localidade e em uma mesma época, há uma epidemia. Algumas epidemias se propagam muito rápido, aí o governo também tem que ser rápido e iniciar a vacinação. Foi o que ocorreu com a epidemia da gripe H1N1, que ocorreu há alguns anos atrás. Hoje estão tentando descobrir a vacina para acabar com a epidemia do Covid 19.

HISTÓRIA

A ESCRAVIDÃO NAS CIDADES

A mineração atraiu grande número de pessoas para as regiões das minas. Isso possibilitou o surgimento de algumas vilas e cidades e o crescimento de outras que já existiam na época.

Nas vilas e cidades, o comércio cresceu e desenvolveram-se muitas atividades e ofícios. Alfaiates, sapateiros, ferreiros, barbeiros, carpinteiros, pedreiros, ourives, escultores, músicos, pintores e muitos outros profissionais atendiam a população.

Ao escravizados realizavam diversas tarefas nas cidades. Levavam recados, transportavam pessoas, vendiam mercadorias, faziam o calçamento e a pavimentação das ruas, entre outras atividades.Resistência à escravidão

Os escravos organizaram-se de diferentes maneiras contra a escravidão, e existiram as revoltas violentas que resultavam no assassinato de senhores e feitores, nas fugas coletivas ou individuais, na recusa em realizar o trabalho, na criação de mocambos e quilombos etc. No século XIX, muitos escravos começaram a procurar autoridades – como a polícia – para denunciar abusos praticados por seus senhores.

A primeira demonstração de resistência dos africanos já se manifestava no embarque deles nos navios negreiros. Os primeiros dias dos africanos aprisionados nos tumbeiros eram os mais perigosos para os traficantes. Por isso, a refeição nos primeiros dias era deliberadamente distribuída em porções menores. A fome era utilizada como arma para controlar os africanos.

Os traficantes também possuíam outros escravos em sua tripulação que eram utilizados como intérpretes. Esses escravos intérpretes falavam os idiomas nativos de muitos povos africanos e, assim, alertavam os traficantes caso ouvissem algum rumor de revolta. Quanto mais próximo da costa, maior a possibilidade de os escravos rebelarem-se.

Quilombos de Palmares

O grande símbolo da resistência dos escravos africanos no Brasil foram os quilombos. A palavra quilombo, no dialeto quimbundo (falado pelos povos bantos), era utilizada para se referir a um acampamento militarizado. Esse tipo de estrutura surgiu no Brasil em meados do século XVI e ficou conhecido depois do surgimento do Quilombo dos Palmares.

Para sobreviver, os quilombos cultivavam alimentos, criavam animais e caçavam. Também fabricavam armas, ferramentas e objetos de palha. Muitas vezes , comercializavam produtos com os habitantes das vilas e dos povoados próximos.

Entre os habitantes dos quilombos não estavam apenas os ex- escravizados . Havia brancos pobres que, até então , não tinham lugar para morar, e também alguns indígenas que haviam fugido da escravização.

Construído na região do atual estado de Alagoas, o Quilombo dos Palmares, ele foi o mais conhecido e chegou a contar com 20 mil habitantes e teve em Zumbi o seu grande líder.

HISTÓRIA - A REVOLTA DOS MALÊS

A Revolta dos Malês, ocorreu em 1835, em Salvador.

Os revoltosos lutavam por sua liberdade e pelo direito de conservar as tradições culturais e religiosas de seus povos. A rebelião foi reprimida pelo governo da Bahia. Cerca de setenta escravizados morreram nos confrontos e mais de quinhentos foram presos ou castigados .

Notícias sobre a rebelião se espalharam pelo Brasil. Isso levou as autoridades a endurecer ainda mais a vigilância sobre os escravizados.

GEOGRAFIA - ATIVIDADES ECONÔMICAS

A população do município aproveita os recursos da paisagem natural para cuidar da produção, distribução e consumo de produtos úteis às pessoas.

Assim, as pessoas desenvolvem vários tipos de atividades: agricultura, pecuária,pesca.mineração, indústria, comércio e prestação de serviços.

Cada uma dessas atividades é uma contribuição importante para o desenvolvimento econômico do município.

AGRICULTURA

Agricultura é a atividade econômica que se encarrega de cultivar a terra, ou seja , de preparar o solo, plantar e colher os vegetais para consumo interno ou para exportação.

Quem pratica a agricultura recebe o nome de lavrador ou agricultor.

Muitos vegetais servem para a alimentação das pessoas e dos animais, como o arroz, os legumes, as verduras e as frutas. Outros, chamados de matérias-primas, são aproveitados para fabricar novos produtos: o algodão , por exemplo serve para fabricar tecidos.

O cultivo natural de produtos agrícolas depende do clima e do solo.

Alguns vegetais, como o algodão e a laranja, necessitam de clima quente. O trigo e a uva desenvolvem-se em lugares de clima mais frio.

Existem muitos tipos de solo. Alguns são especiais para o cultivo de arroz; outros são mais apropriados para o plantio da soja; e outros ainda favorecem outros tipos de cultura.

Para obter bons produtos do solo, é preciso cuidar bem dele. Os principais cuidados são:

+ evitar a queimadas do mato como forma de limpar o solo para o plantio;

+ drenar os terrenos alagados, retirando todo o excesso de água;

+ adubar a terra; plantar colher na época certa; irrigar os terrenos secos;

+ evitar o uso indevido de agrotóxicos, porque os produtos químicos que combatem as doenças e os insetos acabam prejudicando o solo, o ar, a água e o próprio home