pastoral mudança de hábito u - metodistaitaberaba.com.br · as. mudar hábitos não é fácil,...

6
Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De Parnaíba “Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre” Pastoral Mudança de hábito “Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará” (Tiago 4:10). U ma das tarefas mais difíceis que temos de enfrentar em nossa vida é a de reconhe- cer que há momentos em que es- tamos errados e que precisamos mudar. Todos nós passamos por situações que nos incomodam, coisas que acontecem nas mais di- ferentes áreas da nossa vida, que nos tiram a paz, que nos entriste- cem, que nos aborrecem. Mas é preciso observar que nunca estamos isen- tos de uma porcentagem da responsabilidade pelas situações em que nos encontramos. As pessoas envolvidas, os lugares e as circunstâncias tam- bém têm sua responsabilidade, mas nós não podemos ignorar a nossa parte. Eis aí o ponto de maior dificuldade: reconhecer onde estamos errando, assu- mir nossa responsabilidade e, o mais importante, mudar. Quando há algo er- rado acontecendo, nossa reação natural é a autodefesa, transferindo a maior carga ou toda a culpa do que está errado para quem quer que esteja envol- vido. Por exemplo, há pessoas que reclamam que a igreja tem muitas ativi- dades e que não estão dando conta, mas nem pensam em rever sua agen- da social, pois entendem que a responsável pela sua falta de tempo é a igre- ja, e não todos os outros compromissos que elas têm nos fins de semana! Outras reclamam do comportamento dos filhos, mas não conseguem per- ceber que, na verdade, eles muitas vezes só estão reproduzindo o compor- tamento dos pais. Então, quem tem que mudar? Vemos famílias desmoro- nando, casamentos faz de conta, mas nenhum dos envolvidos pensa em fi- car mais tempo em casa, pois ganhar dinheiro é o mais importante. Podería- mos fazer uma lista infindável de situações e os argumentos usados para se justificar serão sempre para provar que a culpa é de outra pessoa, e não de quem está se defendendo. Mas Jesus nos convida a gerar frutos dignos de arrependimento. Com frequ- ência, uma situação só vai se alterar se nós nos modificarmos antes. E pa- ra isso precisamos ter humildade e discernimento para enxergar nossa vida como de fato ela é, sem empurrar para os outros a responsabilidade pela si- tuação em que nos encontramos. A saída mais fácil é sempre responsabili- zar o outro, pois assim eu me isento, continuo na zona de conforto e não te- nho de mudar. No entanto, continuo mal e fazendo mal para as pesso- BOLETIM INFORMATIVO | ANO XIV | Nº 639 | 16 DE OUTUBRO DE 2016

Upload: ngokhanh

Post on 23-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Igreja Metodista Em ItaberabaCongregação Em Santana De Parnaíba

“Jesus Cr i s to on tem e ho je é o mesmo, e o se rá pa ra sempre”

Pastoral

Mudança de hábito“Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará” (Tiago 4:10).

Uma das tarefas mais difíceis que temos de enfrentar em nossa vida é a de reconhe-

cer que há momentos em que es-tamos errados e que precisamos mudar. Todos nós passamos por situações que nos incomodam, coisas que acontecem nas mais di-ferentes áreas da nossa vida, que nos tiram a paz, que nos entriste-

cem, que nos aborrecem. Mas é preciso observar que nunca estamos isen-tos de uma porcentagem da responsabilidade pelas situações em que nos encontramos. As pessoas envolvidas, os lugares e as circunstâncias tam-bém têm sua responsabilidade, mas nós não podemos ignorar a nossa parte.

Eis aí o ponto de maior dificuldade: reconhecer onde estamos errando, assu-mir nossa responsabilidade e, o mais importante, mudar. Quando há algo er-rado acontecendo, nossa reação natural é a autodefesa, transferindo a maior carga ou toda a culpa do que está errado para quem quer que esteja envol-vido. Por exemplo, há pessoas que reclamam que a igreja tem muitas ativi-dades e que não estão dando conta, mas nem pensam em rever sua agen-da social, pois entendem que a responsável pela sua falta de tempo é a igre-ja, e não todos os outros compromissos que elas têm nos fins de semana!

Outras reclamam do comportamento dos filhos, mas não conseguem per-ceber que, na verdade, eles muitas vezes só estão reproduzindo o compor-tamento dos pais. Então, quem tem que mudar? Vemos famílias desmoro-nando, casamentos faz de conta, mas nenhum dos envolvidos pensa em fi-car mais tempo em casa, pois ganhar dinheiro é o mais importante. Podería-mos fazer uma lista infindável de situações e os argumentos usados para se justificar serão sempre para provar que a culpa é de outra pessoa, e não de quem está se defendendo.

Mas Jesus nos convida a gerar frutos dignos de arrependimento. Com frequ-ência, uma situação só vai se alterar se nós nos modificarmos antes. E pa-ra isso precisamos ter humildade e discernimento para enxergar nossa vida como de fato ela é, sem empurrar para os outros a responsabilidade pela si-tuação em que nos encontramos. A saída mais fácil é sempre responsabili-zar o outro, pois assim eu me isento, continuo na zona de conforto e não te-nho de mudar. No entanto, continuo mal e fazendo mal para as pesso-

BOLETIM INFORMATIVO | ANO XIV | Nº 639 | 16 DE OUTUBRO DE 2016

as. Mudar hábitos não é fácil, mas, se o modo como estou acostumado a agir não me faz bem e, pior ainda, prejudica os outros, então eu preciso mudar.

Deus pode mudar toda e qualquer situação, mas o que promove ou o que ini-cia essa transformação é a nossa contrição e o nosso reconhecimento dian-te de Deus de que não somos perfeitos e que, por mais que tentemos fazer a coisa certa, muitas vezes erramos e precisamos ter a humildade de reco-nhecer isso para poder mudar. Somos chamados a parar de julgar as pesso-

as, a parar de fazer fofoca, a parar de murmurar e reclamar o tempo todo, a parar de transferir para os outros a nossa responsabilidade.

Do amigo e pastor,

Rev. Tiago Valentin

“ Você não pode mudar seu futuro, mas pode mudar seus hábitos. E seguramente seus hábitos irão mudar seu futuro. ”

A. P. J. Abdul Kalam, político e escritor indiano (1931-2015)

AtualidadeJesus livra cristãos de ataque terrorista, usando uma tempestade de areia

Cerca de 50 cristãos do Oriente Mé-dio relataram ter experimentado di-retamente a proteção poderosa de Jesus Cristo diante do perigo de um ataque terrorista.

Segundo a organização cristã Bibles for Mideast (Bíblias para o Oriente Médio), 24 novos convertidos do Is-lã para o cristianismo foram batiza-

dos em cerimônia conduzida pela própria missão numa praia, na manhã do úl-timo dia 2 de outubro, após terem jejuado por três dias. O batismo coletivo foi realizado a pedido dos novos convertidos.

“Cerca de 50 pessoas, incluindo os candidatos ao batismo, participaram do culto”, conta Rizwan, um dos novos batizados. “Todos nós fomos de ônibus. Após a cerimônia e as orações, entramos no veículo para voltar à nossa igre-ja e celebrar o culto de adoração e a Ceia do Senhor. No caminho, alguns ter-roristas islâmicos nos cercaram com três ou mais carros e começaram a ati-rar com armas de fogo contra nós.”

A organização, que estava mantendo sigilo sobre a celebração do batismo, diz que não sabe como essa informação acabou vazando para os terroristas. “Tal-vez eles tivessem planejado nos matar na praia, durante o culto de batismo. Mas, de alguma forma, terminamos a nossa celebração mais cedo e já está-vamos voltando para casa quando fomos surpreendidos”, continua Rizwan.

Ele confessa que ficou sem reação ao se deparar com tamanho perigo: “Re-almente, eu não sabia o que fazer. Então comecei a orar ao Senhor, claman-do por Sua poderosa proteção. O motorista do ônibus aumentou a velocida-de para tentar fugir do ataque. Mas os terroristas nos seguiam com a mes-

Tempestade de areia no Oriente Médio

ma velocidade. As pessoas daquele ônibus pensavam que todos nós sería-mos assassinados”.

Mas a resposta às orações de Rizwan veio de forma surpreendente. “De re-pente, vimos uma tempestade gigante de areia se formando por trás do nos-so ônibus. No começo, todos ficamos com medo dela. Pensávamos que não íamos conseguir continuar a fuga, sendo enfim alcançados pelos terroristas. Mas – louvado seja o Senhor! – todos sentimos que Jesus Cristo apareceu so-bre a tempestade de areia, como um ser poderoso e maravilhoso, mostrando Suas mãos protetoras e amáveis em nossa direção, com um doce sorriso. Je-sus nos salvou. Ele mesmo bloqueou o caminho dos terroristas, usando uma tempestade de areia!”, relata.

Rizwan conta que, após perceberem que o ônibus conseguiu se afastar dos car-ros dos terroristas, todos os cristãos que estavam com ele conseguiram expres-sar sua gratidão a Deus pelo livramento, mesmo que ainda fosse possível ouvir os disparos contra o seu veículo. “Nós novamente ouvimos os tiros em nossa di-reção. Mas não víamos os veículos deles atrás de nós. Louvando e agradecen-do ao Senhor, conseguimos voltar para a igreja em segurança e com grande ale-gria”, celebra. “Mais uma vez, louvamos e agradecemos ao Nosso Senhor Jesus Cristo por mostrar-nos o amor e o cuidado que Ele tem para com Seus filhos!”

Fonte: Guia-me

“ O milagre não prova o impossível; serve, apenas, como confirmação do que é possível. ”

Moisés Maimônides, médico, filósofo e teólogo judeu (1135-1204)

ReflexãoGuarde-se da corrupção“A religião pura e imaculada, para com Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo” (Tiago 1:27).

Alguns dos fariseus se chegaram a Jesus perguntando quando “havia de vir o reino de Deus” (Lc 17:20). Mais de três anos se tinham passa-do desde que João Batista dera a mensagem que, qual toque de cla-rim, soara através da Terra: “É che-gado o reino dos Céus” (Mt 3:2). E até então esses fariseus não tinham visto indicação alguma do estabele-

cimento do reino. Muitos dos que haviam rejeitado a João, e a cada passo se opunham a Jesus, insinuavam que Sua missão fracassara.

Jesus respondeu: “O reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem di-rão: Ei-lo aqui, ou ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está dentro de vós” (Lc 17:20-21). O reino de Deus começa no coração. Não busquemos, aqui e ali, manifestações de poder terrestre para assinalar-lhe a vinda.

O governo sob o qual Jesus viveu era corrupto e opressivo; clamavam de todo lado sobre os abusos – extorsões, intolerância e abusiva crueldade. Não obs-tante, o Salvador não tentou nenhuma reforma civil. Não atacou nenhum abu-

Corinto, Grécia

so nacional nem condenou os inimigos da nação. Não interferiu com a autori-dade nem com a administração dos que se achavam no poder. Aquele que foi o nosso exemplo conservou-Se afastado dos governos terrestres. Não porque fosse indiferente às misérias do homem, mas porque o remédio não residia em medidas meramente humanas e externas. Para ser eficiente, a cura deve atin-gir o próprio homem, individualmente, e regenerar seu coração.

Não será pelas decisões dos tribunais e conselhos, nem pelas assembleias legislativas, nem pelo patrocínio dos grandes do mundo que haverá de esta-belecer-se o reino de Cristo, mas pela implantação de Sua natureza na hu-manidade, mediante o operar do Espírito Santo. “A todos quantos o recebe-ram, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade do varão, mas de Deus” (Jo 1:12-13). Aí está o único poder capaz de erguer a humanidade. E o instrumento humano para a realização dessa obra é o ensino e a observân-cia da Palavra de Deus.

Quando o apóstolo Paulo começou seu ministério em Corinto, populosa, rica e ímpia cidade grega, poluída pelos revoltantes vícios do paganismo, ele dis-se: “Nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucifica-do” (1 Co 2:2). Escrevendo posteriormente a alguns que foram corrompidos pelos mais vis pecados, pôde dizer: “Mas haveis sido lavados, mas haveis si-do santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pe-lo Espírito de nosso Deus” (1 Co 6:11).

Hoje, como no tempo de Cristo, a obra do reino de Deus não se acha a car-go dos que reclamam o reconhecimento e apoio dos dominadores terrestres e das leis humanas, mas dos que estão declarando ao povo, em Seu nome, as verdades espirituais que operarão a experiência de Paulo nos que as rece-berem: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim” (Gl 2:20). Então eles trabalharão, como Paulo, em benefício dos ho-mens. Disse ele: “De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, co-mo se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, roga-mos que vos reconcilieis com Deus” (2 Co 5:20).

“E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12:2).

Adaptado do livro “O Desejado de Todas as Nações”.Avisos

Encontro da Saudade – Louvorzão 70/80/90O Culto da Saudade é uma celebração de louvor e adoração a Deus com cân-ticos espirituais que marcaram época e permanecem até hoje em nossas lem-branças e em nossos lábios.

Quando: 29 de outubro de 2016, às 19h30;

Local: Igreja Presbiteriana Independente da Freguesia do Ó;

Endereço: Rua Dom Meinrado, 465, Freguesia do Ó;

Participações: Corais e Ministérios de Louvor da Igreja Presbiteriana Inde-pendente da Freguesia do Ó, Igreja Presbiteriana da Independente da Vila Pal-meiras e Igreja Metodista em Itaberaba.

Aniversariantes16/10 Laura Ladeia Gomes Silva;

17/10 Cinthia Caroline da Silva Lima e Leonardo Gonçalves Tolino;

18/10 Umbelina Oliveira Cerqueira;

19/10 Gabriel Ladeia Gomes Levy Cotes;

21/10 Ana Caroliny Sgai Dutra e Erick Novaes Gomes;

22/10 José Eduardo Cândido de Freitas.

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermi-dades e problemas diversos. Oremos:

• Pela saúde da d. Alda, do Carlos (irmão do Márcio), da Cida (cunhada da Silvana), da d. Ci-da Barçante, da d. Domi, da Edelita (irmã da Ma-rilene), da Ester Laguna, da Fabiana (sobrinha da Maria José), da Gina, do sr. Jarbas (pai da He-lô), do sr. José (marido da d. Nancy), da d. Ju-raci, do Luciano Amorim (primo da Claudia Dal-beto), da d. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da

d. Maria da Penha, da Maria José Cassu (de Santana de Parnaíba), do Paulo (marido da Rose Assunção), do Pedro (sobrinho da Maria José ), do Rafael Ar-rais (sobrinho do sr. Manoel), da Rita (sobrinha do Benjamin), da Rosimeire (ir-mã da Roseli de Brito), da Silvana Ovídio, da d. Tereza (sogra da Maria José), da d. Tereza Lemmi Marques (mãe do Cláudio), do Wanderlei, do William (de Santana de Parnaíba) e do Wilson (cunhado da Maria José);

• Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;• Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;• Pela equipe pastoral (pastores Tiago e Laura e seminaristas Lucas, Edmil-

son e Michelly);• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região;• Pelo Acampamento Transbordante 2016.Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Conferência de Adoração e Missão Toque de PoderTema: “Quando o Céu Invade a Terra”;Quando: De 17 a 19 de outubro de 2016, sempre às 20h00;Local: Catedral Metodista de São Paulo (próximo ao metrô São Joaquim);Participações: Pr. Jeremias Pereira, Pr. Neil Barreto, Pr. Edson Teixeira, Rodrigo Soeiro, Hygor Junker e Mini. Toque de Poder;Mais informações e inscrições: Pelo site www.toquedepoder.com.br.

www.metodistaitaberaba.com.brwww.facebook.com/

igrejametodista.itaberaba

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.

Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba

(Congregação)

Rua Alberto Frediany, 853Santana de Parnaíba - SP

Seminaristas: Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571Pastor: Tiago [email protected]: Laura [email protected]

Seminarista: Lucas Gomes

programação semanal2ª feira 3ª feira 4ª feira 6ª feira sáb. domingo

Alimentando Vidas (20h00)

Tarde de Oração (16h30)

Novidade de Vida (20h00)

Encontros dos PGs

Encontros dos Pgs

Culto de Libertação (20h00)

Reun. de Oração (22h30)

Encontros dos Pgs

Or. e Intercessão (8h15)

Escola Dominical (9h00)

Culto solene (19h00)

Horários de eXpedienTe dos pasTores na igreJaSegunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia Folga Pr. Tiago

Pra. Laura

8h30 – 12hTiago

8h30 – 12hLaura - 9h

Tiago e Laura

Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago

14h - 17hTiago e Laura -

Noite 20hTiago e Laura

20hTiago

20hTiago

20hTiago e Laura

19hTiago

19hTiago e Laura

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ou www.livestream.com/metodistaitaberaba

boleTim informaTivo (boin) da igreJa meTodisTa em iTaberabaCoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfica: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves, Fábio Martelozzo Mendes e Pra. Laura Costa ValentinCoordenadora do M. de Comunicação: Aline Gomes

Escala de ServiçoSERVIÇO HOJE (16/10) PRÓX. DOMINGO (23/10)

FECHAMENTO DA IGREJA Zé Fenner Weslley

GUARDADOR DOS CARROS Dinho Marcel

INTERCESSÃO Silas/Tiago Tiago/Maria José

MINISTÉRIO INFANTIL Não haverá atividades Angélica/Carol/Lucas

LOUVOR Geração Eleita Nova Aliança

OPERADOR DE SOM Tiago Álvaro

OPERADORA DO DATASHOW Bel Bia

OPERADOR DE CÂMERA Guto Almir

DIREÇÃO DO CULTO Pr. Tiago/Emerson Sem. Lucas/Marilene

PREGADOR Sem. Lucas Pr. Tiago