boletim informativo - metodistaitaberaba.com.br · orkut: mocidade itaberaba e-mail:...

6
IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA A benção da paternidade D iz o ditado que a gente aprende a valorizar nossos pais quan- do temos nossos próprios filhos. Particularmente, essa premis- sa se fez verdade em minha experiência como pai. Não que eu não respeite ou não valorize meus pais, mas, quando temos que cor- rer com nosso filho para um hospital, por exemplo, percebemos quan- to esforço nossos pais tiveram que despender para zelar por nosso crescimento e desenvolvimento. Esse um ano e cinco meses de paternidade me confirmaram o quan- to meus pais foram abençoadores para comigo. A paternidade não é uma daquelas coisas sobre as quais a gente pode dizer para os outros: “Ah, eu sei o que você está sentindo”. Só sabe o que é ser pai quem o é de fato. Deus, ao enviar Seu Filho ao mundo, também “sentiu na pele” o que é ser pai. A trindade reunida para nos criar decidiu que teríamos se- melhanças com ela, e essa é, sem dúvida, uma das semelhanças mais maravilhosas que temos com o Criador: a capacidade de, conjunta- mente com uma mulher, darmos a vida a outro ser. Podemos dizer que ser pai é algo divino, um atributo que só os se- res humanos possuem. Os outros animais, por serem irracionais, não exercem a paternidade ou a maternidade, mas apenas seguem seu instinto. Os machos fecundam e as fêmeas criam. Não vou entrar aqui no mérito da discussão sobre se animais desenvolvem ou não sen- timentos. O fato é que a Bíblia diz que apenas o homem e a mulher foram feitos à imagem e seme- lhança do Criador (Gn. 1.26). Por isso, ser pai não é ser apenas o progenitor, mas aquele que ama seu filho. Deus não só gerou Seu Filho, por obra do Espírito San- to, como também O amou. Jesus se sentia tão amado pelo Pai que todas as Suas palavras e atitudes transmitiam esse amor eterno. BOLETIM INFORMATIVO • ANO IX • Nº 376 • 14 DE AGOSTO DE 2011

Upload: lykhue

Post on 09-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

IGREJA METODISTA EM ITABERABACONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

A benção da paternidade

D iz o ditado que a gente aprende a valorizar nossos pais quan-do temos nossos próprios filhos. Particularmente, essa premis-sa se fez verdade em minha experiência como pai. Não que eu

não respeite ou não valorize meus pais, mas, quando temos que cor-rer com nosso filho para um hospital, por exemplo, percebemos quan-to esforço nossos pais tiveram que despender para zelar por nosso crescimento e desenvolvimento.

Esse um ano e cinco meses de paternidade me confirmaram o quan-to meus pais foram abençoadores para comigo. A paternidade não é uma daquelas coisas sobre as quais a gente pode dizer para os outros: “Ah, eu sei o que você está sentindo”. Só sabe o que é ser pai quem o é de fato.

Deus, ao enviar Seu Filho ao mundo, também “sentiu na pele” o que é ser pai. A trindade reunida para nos criar decidiu que teríamos se-melhanças com ela, e essa é, sem dúvida, uma das semelhanças mais maravilhosas que temos com o Criador: a capacidade de, conjunta-mente com uma mulher, darmos a vida a outro ser.

Podemos dizer que ser pai é algo divino, um atributo que só os se-res humanos possuem. Os outros animais, por serem irracionais, não exercem a paternidade ou a maternidade, mas apenas seguem seu instinto. Os machos fecundam e as fêmeas criam. Não vou entrar aqui no mérito da discussão sobre se animais desenvolvem ou não sen-timentos. O fato é que a Bíblia diz que apenas o homem e a mulher foram feitos à imagem e seme-lhança do Criador (Gn. 1.26). Por isso, ser pai não é ser apenas o progenitor, mas aquele que ama seu filho. Deus não só gerou Seu Filho, por obra do Espírito San-to, como também O amou. Jesus se sentia tão amado pelo Pai que todas as Suas palavras e atitudes transmitiam esse amor eterno.

BOLETIM INFORMATIVO • ANO IX • Nº 376 • 14 DE AGOSTO DE 2011

Infelizmente, para alguns o pai não passa de seu progenitor, pois não podem ou não puderam desfrutar de uma relação entre pai e filho(a) baseada em amor. Mas, quando enxergamos Deus como Pai, temos a chance de transformar nossa relação com nosso pai terreno, pois en-tendemos que, ainda que ele tenha cometido falhas ou não tenha sido o melhor modelo de pai para nós, Deus supre todas as nossas neces-sidades e podemos então olhar para nosso pai e amá-lo com a mesma misericórdia que Deus, o Pai, tem para conosco.

Acima de qualquer filiação humana, temos a certeza de que somos fi-lhos e filhas de Deus. A prova disso é o fato de Ele ter nos amado a tal ponto que nos deu seu filho unigênito (Jo. 3.16) para que tivésse-mos a condição de ser adotados como Seus filhos e filhas. Só um pai é capaz de amar assim.

Que neste dia todos os filhos e filhas possam pedir a Deus que renove o respeito, o carinho, a admiração e o amor que têm por seus pais. E que os pais possam agradecer a Deus o privilégio de serem portado-res da benção da paternidade, pela qual, por meio da graça e da mi-

sericórdia de Deus, podem continuar a manifestar o poder criador do nosso Senhor. Que, a exemplo de Jesus e de Seu Pai, possamos viver em amor! Feliz Dia dos Pais para nós!

Com carinho e estima paternal,

Rev. Tiago Valentin

“Comporta-te com teus pais como pretendes que teus filhos se comportem contigo.” Giacomo Leopardi, poeta, ensaísta e filólogo italiano (1798-1837)

Sete pecados o quê?Quem nunca ou-viu que acima de to-dos os pecados exis-te uma categoria que reúne os sete piores, considerados mais abomináveis que os outros? Se você não se lembra, vamos re-frescar sua memória:

Gula. Desejo insaciável, além do necessário, em geral por comida ou bebida.Avareza. Apego excessivo e descontrolado por bens materiais e pelo dinheiro, priorizando-os e deixando Deus em segundo plano.

Os Sete Pecados Capitais (Gula) - Hieronymus Bosch (1480), Museo del Prado, Madrid

Luxúria. Desejo passional e egoísta por todo prazer sensual e mate-rial. Também pode ser entendido em seu sentido original, que é o de “deixar-se dominar pelas paixões”.Ira. Sentimento intenso e descontrolado de raiva, ódio ou rancor, que pode gerar desejo de vingança e põe em conflito o agente cau-sador e o irado.Inveja. O invejoso ignora suas próprias bênçãos e prioriza o status de outra pessoa no lugar do próprio crescimento espiritual. É o desejo exagerado por posses, status, habilidades e tudo que o outro tem ou conquista. O invejoso ignora tudo o que ele próprio é e possui para cobiçar o que é do próximo.Preguiça. Aversão ao trabalho, freqüentemente associada ao ócio. É própria de quem vive em estado de falta de capricho, de esmero, de empenho, em negligência, desleixo, morosidade, lentidão e moleza, de causa orgânica ou psíquica, que a leva à inatividade acentuada.Vaidade. É associada a orgulho excessivo, arrogância e soberba.Em Provérbios 6. 16-19, a Palavra diz: “Há seis coisas que o Senhor odeia, sete coisas que ele detesta: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que traça planos per-versos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que espalha mentiras e aquele que provoca discórdia entre irmãos”.

E tantos outros pecados são mostrados na Bíblia como abomináveis para Deus. Afinal, a única coisa que nos distancia do Pai é o pecado. Nós já nascemos pecadores e Jesus padeceu naquela cruz para que eles fossem lavados e nós remidos pelo sangue do Cordeiro.

Mas Deus é tão maravilhoso que deixou o Espírito Santo habitar em nós, a fim de que fôssemos santificados, restaurados para assim estar-mos em comunhão constante com Deus.

Amados, a Bíblia diz que para Deus não existe pecado maior ou me-nor, mas sim pecado, pois todos têm a mesma importância. Então, ’bora sacudir a poeira, reconhecer nossos erros, pedir perdão a Deus e estar sensíveis à voz do Espírito Santo que já habita em nós, para as-sim exalar seu doce perfume, aleluia!

Shalom!

Por Carla Stracke Pimentel

“Não me cabe conceber nenhuma necessidade tão importante durante a infância de uma pessoa que a de sentir-se protegido por um pai.” Sigmund Freud, neurologista austríaco,

fundador da psicanálise (1856-1939)

Um verdadeiro presenteTrês filhos saíram de casa, consegui-ram bons empregos e prosperaram. Anos depois, eles se encontraram e estavam discutindo sobre os pre-sentes que conseguiram comprar para a mãe, que já era bem idosa.Marlon, o mais velho, disse: “Eu consegui comprar uma casa enorme pra nossa mãe. É linda e muito bem localizada”.“Pois eu mandei para ela um Mercedes zerinho, e com motorista!”, re-plicou Maycon, o filho do meio.Marvin, o caçula, sorriu e disse: “Certamente meu presente foi o me-lhor. Vocês sabem como a mamãe gosta da Bíblia. Acontece que ela está praticamente cega e não consegue mais ler. Então mandei pra ela um papagaio marrom raríssimo, que consegue recitar a Bíblia to-dinha. Foram 12 anos de treinamento num mosteiro, por 20 monges diferentes. Tive de doar 100 mil dólares para o mosteiro, mas valeu a pena! Nossa mãe precisa apenas dizer o capítulo e o versículo que o papagaio recita sem um único erro”.Tempos depois, os filhos receberam da mãe uma carta de agradeci-mento pelos presentes:“Marlon, meu filho, a casa que você comprou pra mim é muito gran-de. Eu ocupo apenas um quarto, mas tenho de limpar a casa todinha...“Quanto ao seu presente, Maycon, eu estou muito velha pra sair e via-jar. Fico em casa o tempo todo e nunca uso o Mercedes que você me deu. Além disso, o motorista que você contratou é muito mal educado.“Querido Marvin, você foi o único que teve bom senso pra saber que o que sua mãe realmente gosta é de coisas simples. Aquele frangui-nho estava delicioso! Muito obrigada!”

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diversos. Oremos:

• Pela saúde de Antônio (irmão da Rosa), Manoel Men-donça, Bruno Estrozi, Maria José Cassu (de Santa-na de Parnaíba), Márcia Lílian e Jaira (mãe do Zé);

• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba;• Pelos ministérios e lideranças de nossa igreja;• Pelos pastores de nossa igreja;• Pelo ministério do bispo Adriel Maia, da nossa Região.Os irmãos e irmãs que desejarem incluir pedidos de oração no Boin devem procurar o Pr. Tiago.

IM Itaberaba na internetJá há algum tempo contamos com o nosso site oficial e com a transmissão on-line dos cultos aos os domingos. Agora contamos também com mídias sociais. Veja a seguir nossos endereços on-li-ne. Contamos com a participação de todos e ampla divulgação para quem não é de nossa igreja.

Site Oficial: www.metodistaitaberaba.com.brTransmissão de vídeos: http://justin.tv/metodistaitaberabaFacebook: Igreja Metodista ItaberabaTwitter: www.twitter.com/imitaberabaOrkut: Mocidade ItaberabaE-mail: [email protected] de Comunicação

Não deixe de contribuir com alimentos para compormos a

Cesta do Amor. Traga as doações de preferência no primeiro domingo

de cada mês. Sua participação é fundamental!

Vem aí o Acampamento de CasaisData: De 18 a 20 de novembro;Local: Hotel-Fazenda Morada do Ver-de, em Campo Limpo Paulista;Investimento: R$ 450,00 (por casal).Em breve, mais informações.

Programação de agosto:Dia 14 – Café da manhã do Dia dos Pais e apresentação da peça “O Filho Pródigo”, du-rante o culto;

Dia 21 – Aniversário do Coral, com a partici-pação do Pr. Edson Cézar;

Dia 28 – Aniversário do Coral, com a canta-ta “Jesus, Nome de Poder”.

Dízimos e ofertas“Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor” (Mt. 25.23). Não há crescimento sem inves-timento. Por isso, sua contribuição é funda-mental para o crescimento de nossa igreja. Quem quiser tornar-se contribuinte regular por meio do dízimo deve solicitar um envelo-pe apropriado ao nosso irmão Wesley. Assu-ma esse compromisso com Deus ainda hoje!

Classe de novos membrosNo dia 21 de agosto, iniciaremos uma clas-se para novos membros na Escola Domini-cal. Os(as) interessados(as) devem procurar o Pr. Tiago.

Mantendo a ordem na Casa do SenhorSolicitamos que, ao término de cada progra-mação, os responsáveis organizem os objetos utilizados e os guardem em local apropriado, para que possamos manter a ordem no tem-plo e demais dependências da igreja.Ministério de Administração

Curso “Casados para Sempre”O Ministério da Família oferece aos casais de nossa igreja o curso “Casados para Sempre”, que terá início em de 21 de agosto, no ho-rário da Escola Dominical. Quem tiver inte-resse em participar procure a Fernanda ou o Emerson.

O Filho Pródigo

14/819h00

Promoção:Ministério de Teatro e Ministério de Música e Louvor (com a participação dos grupos de louvor e Coral da IMI.

T E A T R O

Avisos

NOSSA MISSÃOEsforçarmo-nos para espalhar a Santidade bíblica sobre a Terra.NOSSA VISÃOSomos uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, tem amor à Palavra, acolhe aos que se achegam e busca a cura e restauração do corpo, da alma e do espírito.

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571Pastor: Tiago ValentinPastora: Laura ValentinTel. Res: 2339-5057 VISITE NOSSO SITE:

metodistaitaberaba.com.br

Aniversariantes15/8 Leonardo Gomes Silva e Sara Ferreira Rossignoli17/8 Adriana Paes Dias18/8 Doroti Domingues Fenner20/8 Camila Barbosa de Castro

Escala de serviçoSERVIÇO HOJE PRÓX. DOMINGO

INTERCESSÃO Roberto/Edward Manoel/Renata

GUARDADOR DOS CARROS Júlio Felipe Emerson

MINISTÉRIO INFANTIL --- Silvana/Cláudia/Laura

LOUVOR Vida Geração Eleita

OPERADOR DE SOM Cláudio Tiago

OPERADORA DO DATASHOW Eula Bel

DIREÇÃO DO CULTO Silas/Samuel Pra. Laura/Flávia Pini

PREGADOR(A) Pr. Tiago Pr. Edson Cézar

I G R E J A M E T O D I S TA E M I TA B E R A B A

pROGRAMAçãO SEMAnAl3ª FEIRA 4ª FEIRA 6ª FEIRA DOMInGO

Tarde de Oração16h30

Mentoria Espiritual20h

Culto de Libertação20h

Esc. Dominical - 9hCulto Solene - 19h

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.

Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site www.metodistaitaberaba.com.br ouhttp://pt-br.justin.tv/metodistaitaberaba/videos

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã

Folga

8h30 – 11hTiago - 8h30 – 11h

Tiago - - 9hLaura e Tiago

Tarde 14h – 18hTiago

14h – 18hTiago

14h – 18hTiago

14h – 18hTiago

14h (visitas)Laura e Tiago -

Noite 20h (visitas)Laura e Tiago

20hLaura

20h (visitas)Laura e Tiago

20hLaura e Tiago

20hTiago

19hLaura e Tiago