pastoral eu creio em milagres! e...

6
Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De Parnaíba “Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre” Pastoral Eu creio em Milagres! E você? “Descendo a uma cidade samaritana, Filipe proclamou a Mensagem do Messias. Quando o povo ouviu sua pregação e viu os milagres – claros sinais da ação de Deus –, eles se apegaram a cada palavra. Pessoas que não podiam ficar em pé nem andar foram curadas naquele dia. Os espíritos malignos protestavam e faziam estardalhaço, mas eram expul- sos. Houve muita alegria naquela cidade!” (Atos 8:3-8 – A Mensagem: Bíblia em Linguagem Contemporânea). O livro de Atos não mostra simplesmente os atos dos apóstolos em si, mas, sim, os atos do Espírito San- to por meio da vida dos após- tolos que por Ele foram batiza- dos. O texto é claro em nos indi- car que muitos sinais e prodígios eram realizados, pois a Mensa- gem anunciada era a verdade li- bertadora. Se entendemos que a Bíblia é a Palavra de Deus e a revelação da Sua vontade em Cristo Jesus, temos de concor- dar expressamente que milagres, curas, libertações e sinais fazem parte da realidade de um cristão verdadeiro. Por isso, cabe aqui a pergunta: por que hoje não vemos mais tais sinais se sucederem tão recorrentemente em nossas vidas e igrejas? Talvez, a primeira explicação que nos passe pela cabeça seja a manipu- lação da fé de muitos feita única e exclusivamente pela supervaloriza- ção desses sinais. Muitas igrejas (entendam, nem todas) estão cheias de pessoas que querem sentir arrepios, ver curas, gente falando em línguas e profetas trazendo revelações. Muitos(as) estão apenas atrás disso, das bênçãos e dos favores que Deus pode lhes dar. Talvez por isso, pe- “São Pedro Cura os Enfermos com Sua Sombra”, de Masaccio (1425-28) BOLETIM INFORMATIVO | ANO XIII | Nº 588 | 27 DE SETEMBRO DE 2015

Upload: others

Post on 15-Apr-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Pastoral Eu creio em Milagres! E você?metodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/...2015/09/27  · Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De Parnaíba “Jesus

Igreja Metodista Em ItaberabaCongregação Em Santana De Parnaíba

“ Jesus C r i s t o on t em e ho j e é o mesmo, e o se r á pa r a semp re ”

Pastoral

Eu creio em Milagres! E você?“Descendo a uma cidade samaritana, Filipe proclamou a Mensagem do Messias. Quando o povo ouviu sua pregação e viu os milagres – claros sinais da ação de Deus –, eles se apegaram a cada palavra. Pessoas que não podiam ficar em pé nem andar foram curadas naquele dia. Os espíritos malignos protestavam e faziam estardalhaço, mas eram expul-sos. Houve muita alegria naquela cidade!” (Atos 8:3-8 – A Mensagem: Bíblia em Linguagem Contemporânea).

O livro de Atos não mostra simplesmente os atos dos apóstolos em si, mas,

sim, os atos do Espírito San-to por meio da vida dos após-tolos que por Ele foram batiza-dos. O texto é claro em nos indi-car que muitos sinais e prodígios eram realizados, pois a Mensa-gem anunciada era a verdade li-bertadora. Se entendemos que a Bíblia é a Palavra de Deus e a revelação da Sua vontade em Cristo Jesus, temos de concor-dar expressamente que milagres, curas, libertações e sinais fazem parte da realidade de um cristão verdadeiro. Por isso, cabe aqui a

pergunta: por que hoje não vemos mais tais sinais se sucederem tão recorrentemente em nossas vidas e igrejas?

Talvez, a primeira explicação que nos passe pela cabeça seja a manipu-lação da fé de muitos feita única e exclusivamente pela supervaloriza-ção desses sinais. Muitas igrejas (entendam, nem todas) estão cheias de pessoas que querem sentir arrepios, ver curas, gente falando em línguas e profetas trazendo revelações. Muitos(as) estão apenas atrás disso, das bênçãos e dos favores que Deus pode lhes dar. Talvez por isso, pe-

“São Pedro Cura os Enfermos com Sua Sombra”,

de Masaccio (1425-28)

BOLETIM INFORMATIVO | ANO XIII | Nº588| 27 DE SETEMBRO DE 2015

Page 2: Pastoral Eu creio em Milagres! E você?metodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/...2015/09/27  · Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De Parnaíba “Jesus

la exploração indevida de milagres, muitos de nós passamos a duvidar se sinais e prodígios são algo de fato vindo da parte do Senhor.

Essa superexposição de prodígios também causa um efeito contrário, em especial em muitos dos cristãos de confissão mais tradicional. Pre-cisamos entender que existem, sim, milagres, curas, libertações, profe-cias, mas todos com um único propósito: que o incrédulo veja e conhe-ça o poder de Deus. Sim! Os milagres são sinais para quebrantar aque-les que descreem no poder de Deus.

Isso não quer dizer que os que já são crentes em Jesus não podem des-frutar de tais sinais. Mas um cristão maduro não vive pelos sinais, e sim pela Palavra. E é essa Palavra que nos faz entender que, como cristãos maduros, devemos e podemos promover prodígios, por meio do Espíri-to Santo de Deus em nós e pelo nome de Jesus.

O livro de Atos mostra que os apóstolos tinham uma vida de piedade, com intenso tempo de oração, de estudo e anunciação da Palavra. E era essa piedade que lhes revelava o poder do Espírito Santo e os levava a exercer esse poder com fé e ousadia.

O Espírito Santo está disponível para nós e, continua a nos encher para que possamos ser agentes de milagres. Para tanto, é preciso ter fé! Por isso, crer em milagres, em sinais e em prodígios é para aqueles que têm intimidade com a presença de Deus.

A igreja precisa, sim, vivenciar os milagres. Isso a enche de fé e espe-rança, move-a na perseverança e contagia os descrentes, levando-os a se achegar ao único e verdadeiro Deus. Precisamos então nos fazer as seguintes perguntas: temos crido em milagres? Temos visto sinais e pro-dígios? Temos realizado tais sinais?

Eu creio em milagres! E você? Desejo ardentemente que a nossa igreja, eu e você, possamos viver um tempo de avivamento da nossa fé, a fim de que tenhamos a mesma ousadia dos apóstolos e possamos ministrar curas, sinais e prodígios àqueles que estão à nossa volta. E que isso sir-va de testemunho para que muitos venham a crer!

Encha-se de fé e viva os milagres de Deus!

Com amor, Pastorinha,

Laura Valentin

“ Tudo, aliás, é a ponta de um mistério, inclusive os fatos. Ou a ausência deles. Duvida? Quando nada acontece,

há um milagre que não estamos vendo. ”

Guimarães Rosa, escritor mineiro (1908-1967)

Page 3: Pastoral Eu creio em Milagres! E você?metodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/...2015/09/27  · Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De Parnaíba “Jesus

ReflexãoA hora do ribeiro

O capítulo 30 de 1º Samuel conta que Davi, num momento de sua luta contra os amalequitas, havia parti-do com os seus seiscentos homens. Chegaram ao ribeiro de Besor e al-guns deles resolveram ficar ali.

Depois de uma exaustiva viagem pelo deserto, Davi e seus seiscen-

tos homens estavam ansiosos para descansar no discreto conforto do lugar que chamavam de lar. Mas, chegando à cidade de Ziclague, en-contraram suas casas destruídas pelo fogo. O caos reinava por todos os lados, desfilando seus trajes feitos de tragédia e exibindo terror. Tudo es-tava em ruínas e suas famílias haviam sido capturadas.

Tomados por um desespero revoltante e uma indignação enlouquecedo-ra, alguns dos companheiros de Davi até pensaram em apedrejá-lo, co-mo uma forma de puni-lo por levá-los numa viagem que custou a felicida-de e os sonhos de cada um dos guerreiros. No entanto, o futuro rei bus-cou a presença do Senhor, recebeu novas forças do Altíssimo, conquis-tou a confiança dos soldados e os liderou numa jornada de restauração!

Estavam decididos a reconquistar suas esposas e filhos amados e na-da iria impedi-los. Havia uma nuvem de coragem sobre eles! As almas estavam ligadas a um poder que os movia como um exército imbatível!

Foi então que, no trajeto até a batalha, depararam-se com o ribeiro de Besor. Suas águas tranquilas mudariam o rumo de parte desta história.

Cerca de 200 homens não aguentavam dar mais nem um passo! Seus cor-pos queimavam de dor. Seus pés adormeceram. Suas energias se esgota-ram! Eles amavam muito as pessoas que foram escravizadas pelos amale-quitas. Sentiam a agonia da saudade. Tinham medo de não reencontrarem os seus familiares novamente. Sofriam as consequências da perda. Mas não conseguiam continuar. Precisavam do ribeiro. Precisavam de refrigério! Tentar atravessar o rio secaria as últimas gotas de vigor que ainda percor-riam seus corações temerosos. Portanto, era o ribeiro que precisava atra-vessá-los com sua paz, graça e esperança. Era hora de parar.

Davi não se opõe, pelo contrário, permite que eles se deitem na beira do ribeiro enquanto os outros correm para lutar até morte, se for preciso!

Entre muitas outras coisas, podemos aprender algo surpreendente com este cenário bíblico. Quando é hora de ribeiro, não adianta se lançar à

Ribeiro de Besor, no sul de Israel

Page 4: Pastoral Eu creio em Milagres! E você?metodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/...2015/09/27  · Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De Parnaíba “Jesus

guerra! Você quer mudar isto e aquilo. Deseja resolver algumas ques-tões. Anseia por libertar os oprimidos que te pedem socorro. Quer trans-formar o chão queimado num jardim magnífico. Teu interior te convoca, te chama, te impulsiona. E isso é nobre!

Mas, como você entrará nesse ringue com as mãos tão feridas? Como entrará no conflito com as pernas tão machucadas? Como correrá se foi atingido no peito e a bala ainda está alojada e indo cada vez mais fun-do? Isto não será ajuda, será suicídio!

Será que não chegou a hora do ribeiro, do descanso, do refrigério? Será que sua alma não precisa do pão do céu, do afago do Senhor, do apoio da comunidade, de uma parada emergencial?

Deus usou pessoas para ajudarem aqueles que não conseguiam lutar. Deus está agindo! Deus está trabalhando! Ele tem Seus meios e não quer o teu esgotamento!

Deite-se e veja o livramento que vem do Eterno. Você não terá poder até reconhecer que está fraco demais para terminar o que começou.

Clame ao Senhor e Ele te responderá!

Por Thiago Grulha

“ Abandonando o corpo e o espírito a um repouso absoluto de tempos em tempos, ganhamos forças admiráveis. ”

Sêneca, fi lósofo romano (4 a.C.-65 d.C.)

Avisos

No próximo domingo (4/10), não se esqueça de contribuir com alimentos para a Cesta do Amor. Pedimos que traga as doações de preferência no primeiro domingo do mês.

Sua participação é fundamental!

Eleições ministeriaisEstamos encerrando o biênio 2014/2015 e é chegado o tempo de fazer-mos novas eleições para as lideranças dos ministérios e grupos societá-rios para o próximo biênio. Estamos convocando todos os ministérios de nossa igreja e os grupos societários para que se reúnam durante o mês de outubro para realizar as eleições para as coordenações dos ministé-rios e para as diretorias das sociedades. Ficará a cargo de cada coor-denador ou presidente convocar seu respectivo ministério ou sociedade.

Page 5: Pastoral Eu creio em Milagres! E você?metodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/...2015/09/27  · Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De Parnaíba “Jesus

Curso: “Haggai na Sua Igreja” – Módulo 4Vem aí o Módulo 4 do curso “Haggai na Sua Igreja”, o último da série, que também terá a duração de oito horas e abrangerá três matérias: Estilos de Liderança; O Líder e a Espiritualidade; e Discipulado Que Permanece.

Quando: No dia 24/10 (sábado), das 8h30 às 16h30;Local: Igreja Metodista em Itaberaba;Valor por módulo: R$ 45,00;Inscrições: Com o Pr. Tiago, até 18/10 (domingo).

Curso básico sobre discipuladoEstamos oferecendo para toda a igreja um curso que dá as noções e direcionamentos básicos sobre discipulado. Seu objetivo é aperfeiçoar, equipar e estimular cada irmão e irmã de nossa comunidade a viver in-tensamente a dinâmica do discipulado em sua vida. O curso não é di-recionado exclusivamente para líderes de PG, mas para todos(as) que queiram entender melhor o que é o discipulado. Com início no dia 4 de outubro (domingo que vem), no horário da Escola Dominical (9h00), o curso durará dois meses. Para se inscrever, procure o Pr. Tiago.

Aniversariantes27/9 Marcel Fogaça de Oliveira;

2/10 Maurício Morato dos Santos;

3/10 Dulce Gonçalves de Oliveira e Edivaldo Stump.

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diversos. Oremos:

• Pela saúde do Carlos (irmão do Márcio), da Cida (cunhada da Silvana), da d. Cida Barçante, da d. Do-mi, do Eduardo Lemmi Marques (irmão do Cláudio), da d. Elenice (irmã da d. Neusa), da d. Iberci (mãe da Silvana Sanguin), do sr. Jarbas (pai da Helô), do sr. José (marido da d. Nancy), do Leonardo (amigo da Beth Estrozi), da d. Lydia Reyes (mãe da Maria

José), da d. Maria da Penha, da Maria José Cassu (de Santana), da Mônica (professora da Flávia Gonçalves), do Rafael Arrais (sobrinho do sr. Manoel), da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da d. Tereza (sogra da Maria José), da d. Tereza Lemmi Marques (mãe do Cláudio) e do Wanderlei;

• Pela Clínica Neemias;• Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;• Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;• Pela equipe pastoral (pastores Tiago e Laura e seminaristas Lucas,

Edmilson e Michelly);• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;

Page 6: Pastoral Eu creio em Milagres! E você?metodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/...2015/09/27  · Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De Parnaíba “Jesus

www.metodistaitaberaba.com.brwww.facebook.com/

igrejametodista.itaberaba

I g r e j a M e t o d i s t a e m

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)

Rua Alberto Frediany, 853Santana de Parnaíba - SP

Seminaristas: Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571

Pastor: Tiago [email protected]

Pastora: Laura [email protected]

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABACoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves e Pra. Laura Costa ValentinCoordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner

PROGRAMAÇÃO SEMANAL2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 6ª FEIRA SÁB. DOMINGO

Alimentando Vidas (20h00)

Tarde de Oração (16h30)

Novidade de Vida (20h00)

Encontros dos PGs

Encontrosdos Pgs

Culto de Libertação (20h00)

Reun. de Oração (22h30)

Encontros dos Pgs

Or. e Intercessão (8h15)

Escola Dominical (9h00)

Culto solene (19h00)

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia FolgaPr. TiagoPra. Laura

8h30 – 12hTiago

8h30 – 12hLaura - 9h

Tiago e Laura

Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago

14h - 17hTiago e Laura -

Noite 20hTiago e Laura

20hTiago

20hTiago

20hTiago e Laura

19hTiago

19hTiago e Laura

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ouwww.livestream.com/metodistaitaberaba

• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região;• Pelo 42º Concílio Regional, que acontecerá de 30 de outubro a 2 de

novembro de 2015.Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Escala de serviçoSERVIÇO HOJE (27/9) PRÓX. DOMINGO (4/10)

FECHAMENTO DA IGREJA Beth Zé

GUARDADOR DOS CARROS Emerson Dinho

INTERCESSÃO Tiago/Marilene Tiago/Salete

MINISTÉRIO INFANTIL --- Ana Carolina/Mariana/Doroti

LOUVOR Vida Nova Aliança

OPERADOR DE SOM Márcio Álvaro

OPERADORA DO DATASHOW Ziza Bia

OPERADOR DE CÂMERA Gabriel Almir

DIREÇÃO DO CULTO Pr. Tiago/Carla Pra. Laura/Sem. Lucas

PREGADOR Marilene Pr. Tiago