paróquias de caminha e vilarelho - paroquiadecaminha.com · qual o impacto que a sua proposta de...

4
A liturgia deste domingo coloca no centro da nossa reflexão a figura de Jesus: quem é Ele e qual o impacto que a sua proposta de vida tem em nós? A Palavra de Deus que nos é proposta impele-nos a descobrir em Jesus o “messias” de Deus, que realiza a libertação dos homens através do amor e do dom da vida; e convida cada “cristão” à identificação com Cristo – isto é, a “tomar a cruz”, a fazer da própria vida um dom generoso aos outros. O Evangelho (Lc 9,18-24) confronta-nos com a pergunta de Jesus: “e vós, quem dizeis que Eu sou?” Paralelamente, apresenta o caminho messiânico de Jesus, não como um caminho de glória e de triunfos humanos, mas como um caminho de amor e de cruz. “Conhecer Jesus” é aderir a Ele e segui-l’O nesse caminho de entrega, de doação, de amor total. A primeira leitura (Zac 12,10-11;13,1) apresenta-nos um misterioso profeta “trespassado”, cuja entrega trouxe conversão e purificação para os seus concidadãos. Revela, pois, que o caminho da entrega não é um caminho de fracasso, mas um caminho que gera vida nova para nós e para os outros. João, o autor do Quarto Evangelho, identificará essa misteriosa figura profética com o próprio Cristo. A segunda leitura (Gal 3, 26-29) reforça a mensagem geral da liturgia deste domingo, insistindo que o cristão deve “revestir -se” de Jesus, renunciar ao egoísmo e ao orgulho e percorrer o caminho do amor e do dom da vida. Esse caminho faz dos crentes uma única família de irmãos, iguais em dignidade e herdeiros da vida em plenitude. In “Dehonianos” E E COS COS DA DA M M ATRIZ ATRIZ Boletim Paroquial Paróquias de Caminha e Vilarelho Ano LIII - Nº 1055 - de 19 a 25 de Junho de 2016 XII DOMINGO DO TEMPO COMUM

Upload: hoangtuong

Post on 18-Nov-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

A liturgia deste domingo coloca no centro da nossa reflexão a figura de Jesus: quem é Ele e qual o impacto que a sua proposta de vida tem em nós? A Palavra de Deus que nos é proposta impele-nos a descobrir em Jesus o “messias” de Deus, que realiza a libertação dos homens através do amor e do dom da vida; e convida cada “cristão” à identificação com Cristo – isto é, a “tomar a cruz”, a fazer da própria vida um dom generoso aos outros. O Evangelho (Lc 9,18-24) confronta-nos com a pergunta de Jesus: “e vós, quem dizeis que Eu sou?” Paralelamente, apresenta o caminho messiânico de Jesus, não como um caminho de glória e de triunfos humanos, mas como um caminho de amor e de cruz. “Conhecer Jesus” é aderir a Ele e segui-l’O nesse caminho de entrega, de doação, de amor total. A primeira leitura (Zac 12,10-11;13,1) apresenta-nos um misterioso profeta “trespassado”, cuja entrega trouxe conversão e purificação para os seus concidadãos. Revela, pois, que o caminho da entrega não é um caminho de fracasso, mas um caminho que gera vida nova para nós e para os outros. João, o autor do Quarto Evangelho, identificará essa misteriosa figura profética com o próprio Cristo. A segunda leitura (Gal 3, 26-29) reforça a mensagem geral da liturgia deste domingo, insistindo que o cristão deve “revestir-se” de Jesus, renunciar ao egoísmo e ao orgulho e percorrer o caminho do amor e do dom da vida. Esse caminho faz dos crentes uma única família de irmãos, iguais em dignidade e herdeiros da vida em plenitude.

In “Dehonianos”

EECOSCOS DADA MMATRIZATRIZ Boletim Paroquial

Paróquias de Caminha e Vilarelho

Ano LIII - Nº 1055 - de 19 a 25 de Junho de 2016

XII DOMINGO DO TEMPO COMUM

Não vos esqueçais

de ser felizes

Conta-se que no século passado, um turista

americano foi à cidade do Cairo, no Egipto,

com o objectivo de visitar um famoso sábio.

As suas únicas peças de mobília eram uma

cama, uma mesa e um banco.

- Onde estão os seus móveis? Perguntou o

turista.

E o sábio bem depressa olhou ao seu redor e

perguntou também: - E onde estão os seus...?

- Os meus?!... Surpreendeu-se o turista,

acrescentando: mas eu estou aqui só de pas-

sagem!...

- E eu também!... retorquiu o sábio, acrescen-

tando: “A vida na Terra é somente uma pas-

sagem... no entanto, alguns vivem como se

fossem ficar aqui eternamente e até se

esquecem de serem felizes”.

NÃO SOMOS SERES HUMANOS, PASSANDO

POR UMA ÊXPERIÊNCIA ESPIRITUAL...,

SOMOS, SIM, SERES ESPIRITUAIS, PASSANDO

POR UMA EXPERIENCIA HUMANA.

O tempo é como um rio. Você nunca poderá

tocar na mesma água duas vezes, porque a

água que já passou, nunca passará novamen-

te. Aproveite, pois, cada minuto da sua vida e

lembre-se: Nunca busque boas aparências

porque elas mudam com o tempo. Também

não procure pessoas perfeitas, porque elas,

simplesmente, não existem. Mas busque,

acima de tudo um alguém que conheça o seu

verdadeiro valor.

Na vida procure valorizar quatro amores:

Deus, a vida, a família e os amigos. Deus por-

que é o dono da vida; a vida porque é curta; a

família porque é única; e os amigos verdadei-

ros porque são raros!

E só assim serás feliz. In Ponto de Encontro

Recebeu no passado sábado, dia 11 de Junho de 2016, o Sacramento do Baptismo, o meni-no Pedro Martim Trindade Mendes Ferreira, nascido a 11 de Dezembro de 2015. É filho de Pedro da Costa Mendes Ferreira e Joana Cris-tina Araújo Trindade Mendes Ferreira. O Pedro teve como padrinhos: João Mouat Dantas e Joana Guardão Cavalheiro. Parabéns ao Pedro...

À semelhança dos anos anteriores, o Conse-lho para os Assuntos Económicos vai organi-zar a festa em honra de S. João, não só para vivermos melhor este dia e este homem con-siderado o “maior entre os filhos de mulher” mas também para com tempo conseguirmos fundos para o restauro da capela. A festa vai ser simples: 18:30 Missa Cantada, seguida de procissão. No final teremos como habitualmente sardinha, convívio e mais algu-ma coisita.... Apelamos à participação de todos!

VIDA CRISTÃ

FESTAS DE S. JOÃO

Dia 19: - Rosa Maria F. da Silva Carvalho; - Vítor Martins Santos; - Mariana Soares Oliveira; - Armando Nunes de Sá; - Ana Sofia Gonçalves Vila Pouca. Dia 20: - Ana Margarida da Silva C. Faria; - Catarina Cerqueira Terra; - Paulo Ricardo C. Correia Araújo; - Adelina Maria Amorim; - Cármen Meira da Costa Passos; - João Miguel Fonseca Soares. Dia 21: - Américo Salsa; - Maria Eduarda X. da Fonseca O. Rodrigues; - Maria da Agonia Martins Pires; - Luís Miguel M. Lapela Magalhães; - Fernando José Mezia Carril; - Ana Carolina da Silva Bernardo; - Francisco José da Silva Bernardo; - Carolina Costa Pinto; - Diogo Sá. Dia 22: - Capitolina Maria Gonçalves Morte; - Maria Beatriz B. Franco Araújo; - Isabel Maria Gonçalves Soares; - Maria Manuela Fernandes Pereira; - António Tiago Rio Tinto Esteves; - José Garcia Rodrigues. Dia 23: - Paulo Alexandre Gonçalves; - Maria Albertina L. Lages Barbosa; - Fernando Joaquim Fernandes de Castro. Dia 24: - António Luís Fernandes; - Ernesto João N. Casal da Veiga; - Miguel António da Silva Valadares; - Francisco Manuel Domingues da Cunha; - Ana Maria Ribas da Silva; - Maria da Conceição Vila Pouca S. Dores; - Carlos Alberto Rocha de Sousa. Dia 25: - Maria Fernanda T. Guerreiro Pedroso; - Manuela Piedade de Sousa; - Manuel Dias de Sousa; - Luís Carlos F. Gonçalves Vilarinho.

Também em Vilarelho vai-se festejar o S. João, no próximo Sábado dia 25 de Junho de 2016, a partir das 19:00h, no parque de Senandes, com uma sardinhada, convívio e muita alegria.... Convida-se toda a população a participar! NÃO FALTE!!!

Diferentes nomes da alegria A origem da palavra «alegria» deriva do latim alacritas, que significa «entusiasmo», «animação», «fervor», «ardor»… Outra variante da palavra latina para alegria é laetitia, que, em português, se pronuncia letícia. Significa «gozo», «satisfação», «proveito», «estar bem». Como nome de pessoa, significa «aquela que traz alegria». Uma terceira expressão latina para alegria é gaudium, que em português deu origem a «gáudio». Refere-se a «contentamento», «regozijo». Como superlativo de gáudio temos jubilum, que em português é «júbilo». Exprime a ideia de grande contentamento, de euforia. Do latim animatio veio a palavra «animação», que exprime a qualidade da pessoa animada e que tem o poder de animar. Do mesmo espírito é a palavra portuguesa «entusiasmo», mas cuja raz está no grego, em três palavras en, theos e asm, e literal-mente significa «inspirado por Deus» ou «Deus em ação em nós» E nos termos latinos felix e beatus a alegria associa-se a bênção: felix é o beneficiado pela fecundidade e beatus é o que tem sorte.

CURIOSIDADES!

Entrevista de emprego Um homem vai a uma entrevista de empre-go e pergunta quanto vai receber por mês, ao que o empresário responde: - Nos primeiros seis meses 600 euros… Depois 1000 euros. E diz o homem: - Então eu venho daqui a seis meses…

SORRIA!

ANIVERSÁRIOS

Serviço Religioso

FICHA TÉCNICA Propriedade: Paróquia de Nossa Senhora da Assunção de Caminha • Director: Pe. José Filipe Sá

Colaborador: Ricardo Miguel Lourenço Lagoa • Publicação: Semanal • Tiragem: 300 Ex. • Tel.: 258 921 413 E-mail: [email protected] • Site: paroquiadecaminha.com - Isento a) nº1 art 12º DR 8/1999 de 9 Junho

DIA HORA/LOCAL INTENÇÕES

Todos os Dias 08:00 Eucaristia no Convento de St. António

Terça Dia 21

19:00 Matriz

São Luís Gonzaga, Religioso - Maria Ercília Insuelas Carvalho - m. c. Confraria do Bom Jesus dos Mareantes; - Secundino José Viana Monteiro e sua mãe Júlia Viana Monteiro.

Quarta Dia 22

08:30 Misericórdia

- João Luís Lourenço Ribeiro, avós e padrinho; - António de Matos Gavinho, António Maria Machado e Laura Lopes Marinho Guerreiro.

Quinta Dia 23 18:00 Eucaristia na Capela de Nossa Senhora da Agonia

Sexta Dia 24

16:00

18:30 S. João

NASCIMENTO DE S. JOÃO BAPTISTA Eucaristia na Casa de Repouso do Bom Jesus dos Mareantes

Eucaristia Cantada em honra de S. João seguida de procissão

Sábado Dia 25

19:00 Matriz

- Maria de Lurdes Jorge de Matos, Rosa Pires, António Gomes e Meni-no Jesus de Praga; - Maria Cândida Gavinho (5º Aniv.) e marido Manuel António Ramos; - Maria Beatriz Azevedo da Cunha Felgueiras Carvalho (Aniv.); - Maria Ercília Insuelas Carvalho - m. c. Confraria do Bom Jesus dos Mareantes; - João Vieira; - Maria Herculana Alves dos Santos, António Morte Viriato dos Santos, Carmem Alonso e João de Matos; - Teresa Taveira Alves; - João Fernandes Porto; - Maria Celeste Gandarachão Alves pais e família.

Domingo Dia 26

09:00 Vilarelho

10:30 Misericórdia

12:00 Matriz

XIII DOMINGO DO TEMPO COMUM - Acção de Graças a S. João; - José António Tenedório (Aniv.) sua esposa, filha e genros; - Laura dos Anjos Gonçalves Barbosa (Aniv.) e marido; - Rosa Barreiros Monteiro (Aniv.), seus pais, irmão António e filha Natália; - Maria Adélia Gonçalves Barbosa e pais; - Joana Maria Loureiro; - Luís da Veiga Ferro, pais e sogros; - Maria da Conceição Barbosa Gil; - Faustino Ribas, esposa, Domingos Vila Pouca e esposa; - Manuel da Silva Araújo e familiares falecidos; - Manuel Joaquim de Matos, António Oliveira Gomes e Rosalina dos Anjos Gomes. Irmãos e Benfeitores da Santa Casa da Misericórdia

Povo de Deus

Todos os Sábados, até ao final do Ano da Misericórdia, o pároco está disponível para o Sacramento da Reconciliação, às 18:00h na Igreja Matriz.